Anda di halaman 1dari 4

Os Processos de Fabricao Mecnica

CONFORMAO MECNICA

a) Fundio

d) Metalurgia do p

b) Usinagem

Prof: Mirella Boery AULA: 01


c) Soldagem

e) Conformao Mecnica

Breve Histrico
Os processos de conformao mecnica tem sua origem na prhistria. Antes de 4000AC os homens das cavernas empregavam ouro e cobre nativos e meteoritos ricos em ferro, sem fundi-los, para a confeco de pequenos artefatos metlicos. Este metais eram martelados para adquirirem a forma desejada e endurecerem (encruarem).

CARACTERSTICAS
Os processo de conformao mecnica alteram a geometria do material atravs de foras aplicadas por ferramentas adequadas que podem variar desde pequenas matrizes at grandes cilindros, como os empregados na laminao. Em funo da temperatura e do material utilizado a conformao mecnica pode ser classificada como trabalho a frio, a morno e a quente. Cada um destes trabalhos fornecera caractersticas especiais ao material e pea obtida.

O QUE CONFORMAO
Conformao o processo mecnico onde se obtm peas atravs da compresso de materiais slidos em moldes, utilizando a deformao plstica da matria-prima para o preenchimento das cavidades dos moldes. O processo pode ou no ser executado com o aquecimento da materia-prima, para facilitar o processo ou para modificar as caractersticas mecnicas da pea final.

CONFORMAO
Com conformao a quente pode-se conformar peas com menos gasto de energia (mais produtividade) e no tornando necessrio um tratamento trmico, pois a conformao a quente feita com temperaturas acima do ponto critico do diagrama ferro-carbono, logo a essa temperatura a estrutura se recristaliza. Na conformao a frio temos a vantagem de ter um melhor acabamento final na pea, e o material da pea fica encruado, isso ajuda a aumentar a resistncia mecnica, mas diminui a ductilidade.

Deformao a quente
VANTAGENS Permite o emprego de menor esforo mecnico para a mesma deformao (necessita-se ento de mquinas de menor capacidade se comparado com o trabalho a frio). Promove o refinamento da estrutura do material, melhorando a tenacidade Elimina porosidades Deforma profundamente devido a recristalizao DESVANTAGENS: Exige ferramental de boa resistncia ao calor, o que implica em custo O material sofre maior oxidao, formando casca de xidos No permite a obteno de dimenses dentro de tolerncias estreitas

Deformao a frio
VANTAGENS Aumenta a dureza e a resistncia dos materiais, mas a ductilidade diminui Permite a obteno de dimenses dentro de tolerncias estreitas Produz melhor acabamento superficial DESVANTAGENS Pequenas redues e maior nmero de passes Necessidade de ferramental de alta resistncia mecnica e ao impacto Necessidade de recozimentos intermedirios para eliminao do encruamento

Esquema Geral dos Processos de Conformao

Variveis
Matria prima:
Composio qumica Microestrutura Propriedades mecnicas Acabamento superficial

Ferramenta:
Geometria Dimenses Material empregado Acabamento superficial

Equipamento:
Capacidade Velocidade Forma de atuao

Variveis
Processo:
Temperatura Lubrificao Taxa de deformao Grau de deformao

Classificao dos Processos de Conformao

Produto:
Microestrutura Propriedades mecnicas Acabamento superficial Geometria e dimenses.

Classificao dos Processos de Conformao

PROCESSOS DE CONFORMAO

FORJAMENTO LAMINAO TREFILAO EXTRUSO

PROCESSOS DE CONFORMAO

PROCESSOS DE CONFORMAO
LAMINAO:

FORJAMENTO: conformao por esforos compressivos tendendo a fazer o material assumir o contorno da ferramenta conformadora, chamada matriz ou estampo.

conjunto de processos em que se faz o material passar atravs da abertura entre cilindros que giram, modificando-lhe (em geral reduzindo) a seo transversal; os produtos podem ser placas, chapas, barras de diferentes sees, trilhos, perfis diversos, anis e tubos.

PROCESSOS DE CONFORMAO
TREFILAO:

PROCESSOS DE CONFORMAO
EXTRUSO: processo em que a pea empurrada contra a matriz conformadora, com reduo da sua seo transversal. A parte ainda no extrudada fica contida num recipiente ou cilindro (container); o produto pode ser uma barra, perfil ou tubo.

reduo da seo transversal de uma barra, fio ou tubo, puxando-se a pea atravs de uma ferramenta (fieira ou trefila ).

Variao da tenso de compresso

QUESTIONRIO
Qual a vantagem em realizar a conformao mecnica a frio? Cite a diferena entre laminao e trefilao. O que forjamento? Qual a vantagem de se obter uma pea por forjamento? Como a conformao mecnica pode ser classificada?

Anda mungkin juga menyukai