Anda di halaman 1dari 24

Completas

Orao da noite da Liturgia das horas ou Ofcio Divino segundo o Rito Romano reformado segundo os decretos do Conclio Vaticano II e promulgado por Sua Santidade o Papa Paulo VI Pertence a ______________________________________
1

P - presidente; R - resposta; L - leitor ou cantor; T - todos Na celebrao individual todas as partes so ditas pelo celebrante.

1 Invocao inicial
P R P R Deus, vinde em nosso auxlio. Senhor, socorrei-nos e salvai-nos. Glria ao Pai, e ao Filho, e ao Esprito Santo. Como era no princpio, agora e sempre. men. Aleluia. (Faz-se o sinal da cruz.)

O Aleluia omite-se desde a Quarta-feira de Cinzas at ao Sbado Santo inclusive. Neste momento ser oportuno fazer o exame de conscincia ou reviso do dia, que, na celebrao comunitria, pode ser inserido num dos actos penitenciais seguintes: I P Confessemos os nossos pecados. T Confesso a Deus todo-poderoso e a vs, irmos, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, actos e omisses, por minha culpa, (Bate-se com a mo direita no peito.) minha to grande culpa. E peo Virgem Maria, aos Anjos e Santos e a vs, irmos, que rogueis por mim a Deus, Nosso Senhor. P Deus todo-poderoso tenha compaixo de ns, perdoe os nossos pecados e nos conduza vida eterna. R men. II P R P R P Tende compaixo de ns, Senhor, Porque somos pecadores. Manifestai, Senhor, a Vossa misericrdia, E dai-nos a vossa salvao. Deus todo-poderoso tenha compaixo de ns, perdoe os nossos pecados e nos conduza vida eterna. 2

R men. III P Senhor, que viestes chamar os coraes arrependidos, Senhor, tende piedade de ns. (Ou: Senhor, misericrdia; ou: Kyrie, eleison.) R Senhor, tende piedade de ns. (Ou: Senhor, misericrdia; ou: Kyrie, eleison.) P Cristo, que viestes chamar os pecadores, Cristo, tende piedade de ns. (Ou: Cristo, misericrdia; ou: Christe, eleison.) R Cristo, tende piedade de ns. (Ou: Cristo, misericrdia; ou: Christe, eleison.) P Senhor, que intercedeis por ns junto do Pai, Senhor, tende piedade de ns. (Ou: Senhor, misericrdia; ou: Kyrie, eleison.) R Senhor, tende piedade de ns. (Ou: Senhor, misericrdia; ou: Kyrie, eleison.) P Deus todo-poderoso tenha compaixo de ns, perdoe os nossos pecados e nos conduza vida eterna. R men.

2 Hino
Durante o Advento, canta-se o hino V. Durante o Tempo do Natal at Epifania, canta-se o hino X. Durante o Tempo do Natal depois da Epifania, canta-se o hino V. Durante a Quaresma, canta-se um dos hinos I ou VI. Durante a Semana Santa, canta-se o hino I. Durante o Tempo Pascal at Ascenso do Senhor, canta-se um dos hinos II, XI ou XII. Desde a Ascenso do Senhor at ao Pentecostes, canta-se um dos hinos XI ou XII. Durante o Tempo Comum: Aos Domingos e solenidades, canta-se o hino I. s Segundas-feiras, canta-se um dos hinos I, II ou VII. s Teras-feiras, canta-se um dos hinos I, III ou VII. s Quartas-feiras, canta-se um dos hinos I, IV ou VII. s Quintas-feiras, canta-se um dos hinos I, V ou VII. s Sextas-feiras, canta-se um dos hinos I, VI ou VII. Aos Sbados e nas vsperas das solenidades, canta-se um dos hinos I ou VII. Em qualquer dia do ano, pode cantar-se em vez do hino indicado um dos hinos VIII ou IX, ou mesmo, por motivos de ordem espiritual ou pastoral, outro hino da Liturgia.

I Se me envolve a noite escura E caminho sobre abismos de amargura, Nada temo porque a Luz est comigo. Se me colhe a tempestade E Jesus vai a dormir na minha barca, Nada temo porque a Paz est comigo. Se me perco no deserto E de sede me consumo e desfaleo, Nada temo porque a Fonte est comigo. II Fica connosco, Senhor, durante a noite ou. Fica connosco, Senhor, porque anoitece. De noite descia a escada misteriosa, Junto da pedra onde Jacob dormia. De noite celebravas a Pscoa com teu povo, Enquanto, nas trevas, caam os inimigos. De noite ouviu Samuel trs vezes o seu nome E em sonhos falavas aos santos Patriarcas. De noite, num prespio, nasceste, Verbo eterno, E os Anjos e uma estrela anunciaram a tua presena. noite celebraste a primeira Eucaristia No meio dos teus amigos na ltima Ceia. De noite agonizaste no Jardim das Oliveiras E recebeste o beijo frio da traio. A noite guardou o teu Corpo no sepulcro E viu a glria da tua ressurreio. Se os descrentes me insultarem E se os mpios mortalmente me odiarem, Nada temo porque a Vida est comigo. Se os amigos me deixarem Em caminhos de misria e orfandade, Nada temo porque o Pai est comigo. Se me envolve a noite escura E caminho sobre abismos de amargura, Nada temo porque a Luz est comigo.

Na noite da nossa vida, com a luz da f acesa, Esperamos alegres a tua ltima vinda. III Ns Te louvamos, Senhor, Ao terminar este dia. Desce a noite sobre ns, Mas a f nos alumia. Obrigado pela vida, Tua ddiva paterna. Que a apresentemos sem mancha No esplendor da lua eterna. Obrigado pelo muito Que neste dia nos deste E perdoa-nos o pouco Que de ns Tu recebeste. IV Clara Luz do Cordeiro, J a noite me invade, Mas fique em mim de vela A tua claridade. Dia e noite, Senhor, Teu brao me sustente: Que todo o mal se afaste E todo o bem se aumente. V Luz terna, suave, no meio da noite, Leva-me mais longe No tenho aqui morada permanente: Leva-me mais longe Enquanto os olhos dormem, Vigie o corao; Teu Anjo me acompanhe E arrede a tentao. Cai a noite; a tua graa Nas trevas me alumia, At que venha a aurora Trazer-me o eterno dia. Porque s Pai e s amigo, Sentindo-Te a nosso lado, Damos ao sono da noite O corao sossegado. A Ti, Deus Pai de bondade E a Jesus, Nosso Senhor, E ao Esprito Parclito, Honra, glria e louvor!

Que importa se to longe, para mim, A praia aonde tenho de chegar, Se sobre mim levar constantemente Poisada a clara luz do teu olhar? Nem sempre Te pedi como hoje peo Para seres a luz que me ilumina; Mas sei que ao fim terei abrigo e acesso Na plenitude da tua luz divina. VI Senhor meu Deus, humildemente peo O teu amor de Pai e o teu perdo, Embora eu saiba que o no mereo. Defende e acolhe a humilde devoo, Reforma sempre na verdade santa O antigo pensamento errado e vo. VII Esplendor que vem de Deus, Luz da Luz, fonte de vida: Brilhai sobre a humanidade Nas trevas escurecida. Sois o Filho muito amado Em quem o Pai se compraz: Sol da graa e da justia, Caminho da nossa paz. VIII Ao terminar este dia, Ns vos pedimos, Senhor: No nos falte a vossa bno Nem a vossa piedade.

Esquece os meus passos mal andados, Meu desamor perdoa e meu pecado. Eu sei que vai raiar a madrugada E no me deixars abandonado. Se Tu me ds a mo, no terei medo, Meus passos sero firmes no andar. Luz terna, suave, leva-me mais longe: Basta-me um passo para a Ti chegar.

Louvado seja Deus, minha esperana: Ao cair sobre a terra a noite escura, Renova em mim a paz e a confiana. Louvor se d ao Pai omnipotente, Ao Filho, imagem sua e formosura, E ao Esprito de ambos procedente.

Vinde iluminar a terra E abras-la em vosso amor: Luz plena e verdadeira, Ficai connosco, Senhor. Glria a Vs, Senhor Jesus, E a Deus Pai omnipotente E ao Esprito Parclito. Glria a Deus eternamente!

S adormecendo em Vs Nosso corao repousa, Para Vos louvar, cantando, primeira luz da aurora.

Fortalecei-nos a vida Ao calor da vossa graa E acendei com vossa luz As trevas da nossa noite. IX Cristo, luz que dissipais Todas as trevas da noite E, com olhos, de clemncia, Acompanhais os errantes. Senhor, ns Vos imploramos Que benigno nos guardeis E nos deis durante o sono Horas de santo repouso. Mesmo dormindo tenhamos O corao acordado E vossa mo nos proteja Amorosa e providente. X Deus fez brilhar em ns a sua luz Para que nela vssemos a imagem Do esplendor da glria de Deus, Que se reflecte em Cristo, sol da vida. Olhos na luz que nos revela o dia, A luz nos leve ao dia do Senhor. O seu claro desfaa as nossas trevas E reine a paz em nossos coraes. XI Jesus, Redentor da vida, Palavra do Pai eterno, Fulgor da luz invisvel, Nosso guarda vigilante,

Salvai-nos, Pai glorioso, Por Jesus Cristo Senhor, Que convosco e o Santo Esprito Vive e reina eternamente.

Defendei as nossas vidas De todos os inimigos E dai fora aos vossos servos No vosso sangue redimidos. A Vs, Cristo, Rei piedoso, A Deus Pai e ao Santo Esprito, Honra, glria e louvor Pelos sculos dos sculos.

O nosso Deus, o Pai da glria eterna, Se digne abrir ao Cu o nosso olhar E nos conceda a herana jubilosa Que nos reserva em Cristo Salvador. Honra e louvor e glria ao Pai do Cu, Por Jesus Cristo, seu amado Filho, Na unidade do Esprito Santo. Honra e louvor ao Deus da eternidade!

Criador de todo o mundo, Juiz de todos os tempos: Depois das nossas fadigas, D-nos a noite serena.

vencedor dos infernos, Salva-nos do Inimigo; Redimidos pelo teu Sangue, Jamais o mal nos seduza. Ainda que o sono vena Os nossos corpos cansados, Nunca as nossas almas cedam Ao peso da sonolncia. XII Na glria do teu rosto contemplamos, Jesus, Filho Unignito de Deus, A beleza divina que floresce Nas moradas eternas l dos Cus. Se a luz da eterna vida que pregaste As trevas deste mundo recusaram, D, Deus benigno, a tua plenitude queles que em Ti creram e Te amaram.

Jesus, vencedor da morte, Vive em glria eternamente Com o Pai que revelaste E com o Esprito Santo.

Companheiro do homem peregrino, Atravs dos perigos desta vida, Conduz os nossos passos, sempre firmes, A caminho da Terra Prometida. Louvor e glria a Ti, Pai celeste, E ao Filho, tua imagem e esplendor, E ao Esprito de ambos procedente: Ambos unidos num eterno amor.

3 Salmodia
Na celebrao comunitria, a assembleia pode sentar-se. No canto ou recitao dos salmos, podem adoptar-se diversas modalidades: ou tudo seguido, ou alternando os versculos ou as estrofes, quer entre dois coros quer entre duas partes da assembleia, ou ainda em forma responsorial. Aos Domingos e solenidades e durante o Trduo Pascal, reza-se o salmo 91. s Segundas-feiras, reza-se o salmo 86. s Teras-feiras, reza-se o salmo 143. s Quartas-feiras, rezam-se os salmos 31 e 130. s Quintas-feiras, reza-se o salmo 16. s Sextas-feiras, reza-se o salmo 88. Aos Sbados e nas vsperas das solenidades, rezam-se os salmos 4 e 134. Durante as oitavas do Natal e da Pscoa, reza-se ou o salmo 91 ou os salmos 4 e 134. Em qualquer dia da semana, pode rezar-se em vez do salmo indicado ou o salmo 91 ou os salmos 4 e 134, ou mesmo, por motivos de ordem espiritual ou pastoral, outro salmo diferente.

No fim de cada salmo reza-se o Glria ao Pai. Antes dos salmos e depois do Glria ao Pai (e tambm entre as estrofes no canto ou recitao responsorial) reza-se a antfona que est no fim de cada salmo. Porm durante o Tempo Pascal essa antfona sempre substituda pela seguinte: Antfona no Tempo Pascal Aleluia, Aleluia, Aleluia. Salmo 4 Aco de graas Quando Vos invocar, ouvi-me, Deus de justia, * Vs que na tribulao me tendes protegido, compadecei-Vos de mim * e ouvi a minha splica. At quando, homens, sereis duros de corao? * Porque amais a vaidade e procurais a mentira? Sabei que o Senhor faz maravilhas pelos seus amigos; * o Senhor me atende quando O invoco. Tremei e no pequeis, * no silncio dos vossos leitos falai ao vosso corao. Oferecei sacrifcios de justia * e confiai no Senhor. Muitos dizem: Quem nos far felizes?. * Fazei brilhar sobre ns, Senhor, a luz da vossa face. Dais ao meu corao uma alegria maior * do que a deles na abundncia de trigo e vinho. Em paz me deito e adormeo tranquilo * porque s Vs, Senhor, me fazeis repousar em segurana. Antfona fora do Tempo Pascal Compadecei-Vos de mim, Senhor, e ouvi a minha splica.

Salmo 16 (15) O Senhor a minha herana Defendei-me, Senhor: Vs sois o meu refgio. * Digo ao Senhor: Vs sois o meu Deus, sois o meu nico bem. Para os santos da terra, admirveis em seu poder, * via todo o meu afecto. Os que seguem deuses estranhos * redobrem as suas penas. No serei eu a fazer-lhes libaes de sangue, * nem a invocar seus nomes com meus lbios. Senhor, poro da minha herana e do meu clice, * est nas vossas mos o meu destino. Couberam-me em partilhar terras aprazveis: * muito me agrada a minha sorte. Bendigo o Senhor por me ter aconselhado, * at de noite me inspira interiormente. O Senhor est sempre na minha presena, * com Ele a meu lado no vacilarei. Por isso o meu corao se alegra e a minha alma exulta * e at o meu corpo descansa tranquilo. Vs no abandonareis a minha alma na manso dos mortos * nem deixareis o vosso fiel sofrer a corrupo. Dar-me-eis a conhecer os caminhos da vida, * alegria plena em vossa presena, delcias eternas vossa direita. Antfona fora do Tempo Pascal O meu corpo descansar tranquilo.

10

Salmo 31 (30), 1-6 Apelo na aflio Em Vs, Senhor, me refugio, jamais serei confundido, * pela vossa justia, salvai-me. Inclinai para mim os vossos ouvidos, * apressai-Vos em libertar-me. Sede a rocha do meu refgio * e a fortaleza da minha salvao; porque Vs sois a minha fora e o meu refgio, * por amor do vosso nome, guiai-me e conduzi-me. Livrai-me da armadilha que me prepararam, * porque Vs sois o meu refgio. Em vossas mos entrego o meu esprito, * Senhor, Deus fiel, salvai-me. Antfona fora do Tempo Pascal Senhor, sede o meu refgio e a fortaleza da minha salvao. Salmo 86 (85) Orao do pobre na adversidade Inclinai, Senhor, o vosso ouvido e atendei-me, * porque sou pobre e desvalido. Defendei a minha vida, pois Vos sou fiel, * salvai o vosso servo, que em Vs confia, meu Deus. Tende piedade de mim, Senhor, * que a Vs clamo todo o dia. Alegrai a alma do vosso servo, * porque a Vs, Senhor, elevo a minha alma. Vs, Senhor, sois bom e indulgente, * cheio de misericrdia para com todos os que Vos invocam. Ouvi, Senhor, a minha orao, * atendei a voz da minha splica.

11

No dia da minha aflio por Vs clamo, * porque sei que me escutais. No tendes igual entre os deuses, Senhor, * nada h que se compare s vossas obras. Todos os povos que criastes viro adorar-Vos, Senhor, * e glorificar o vosso nome, porque Vs sois grande e operais maravilhas, * Vs sois o nico Deus. Ensinai-me, Senhor, o vosso caminho, * para que eu ande na vossa presena. Concentrai todo o meu corao * no temor do vosso nome. Louvar-vos-ei de todo o corao, Senhor meu Deus, * e glorificarei o vosso nome para sempre, porque tem sido grande a vossa misericrdia para comigo * e livrastes a minha alma das profundezas do abismo. Meu Deus, os soberbos levantam-se contra mim, * a multido furiosa atenta contra a minha vida e no Vos tem presente diante dos olhos. Mas Vs, Senhor, sois um Deus bondoso e compassivo, * paciente e cheio de misericrdia e fidelidade. Voltai para mim os vossos olhos * e tende piedade de mim. Dai fora ao vosso servo, * salvai o filho da vossa escrava. Dai-me um sinal da vossa benevolncia, * para que os meus inimigos, cheios de vergonha, vejam que Vs, Senhor, me socorrestes * e me consolastes. Antfona fora do Tempo Pascal Senhor, sois um Deus paciente e cheio de misericrdia.

12

Salmo 88 (87) A orao dum homem gravemente enfermo Senhor Deus, meu Salvador, * dia e noite clamo na vossa presena. Chegue at Vs a minha orao, * inclinai o ouvido ao meu clamor. A minha alma est saturada de sofrimento, * a minha vida chegou s portas da morte. Sou contado entre os que descem sepultura, * sou um homem j sem foas. Estou abandonado entre os mortos, * como os cados que jazem no sepulcro, de quem j no Vos lembrais * e que foram sacudidos da vossa mo. Lanastes-me na cova mais profunda, * nas trevas do abismo. Pesa sobre mim a vossa ira, * todas as vossas ondas caram sobre mim. Afastastes de mim os meus conhecidos, * fizestes-me para eles objecto de horror. Estou preso e no posso libertar-me, * meus olhos se apagaram de tanto sofrer. Clamo a Vs, Senhor, todo o dia, * estendo para Vs as minhas mos. Fareis Vs maravilhas pelos mortos? * Iro levantar-se os defuntos para Vos louvar? Haver no sepulcro quem fale da vossa bondade, * ou da vossa fidelidade no reino dos mortos? Sero conhecidas nas trevas as vossas maravilhas, * na terra do esquecimento a vossa justia?

13

Eu, porm, clamo por Vs, Senhor, * de manh, a minha orao sobe vossa presena. Porque ento me afastais de Vs, Senhor, * porque escondeis de mim o vosso rosto? Infeliz de mim que agonizo desde a infncia, * j no posso mais suportar os vossos castigos. Sobre mim passou a vossa ira * e os vossos terrores me aniquilaram; Como vagas me cercaram o dia inteiro * e todos juntos caram sobre mim. Afastastes meus amigos e companheiros, * s as trevas me fazem companhia. Antfona fora do Tempo Pascal Dia e noite clamo na vossa presena, Senhor. Salmo 91 (90) Sob a proteco de Deus Tu que habitas sob a proteco do Altssimo * e moras sombra do Ominipotente, diz ao Senhor: Soi o meu refgio e aminha cidadela; * meu Deus, em Vs confio. Ele te livrar do lao do caador * e do flagelo maligno. Cobrir-te- com suas penas, * debaixo de suas asas encontrars abrigo. A sua fidelidade escudo e couraa. No temers o pavor da noite, * nem a seta que voa de dia; nem a epidemia que se propaga nas trevas, * nem a peste que alastra em pleno dia. Podem cair mil tua esquerda e dez mil tua direita, * que tu no sers atingido.

14

Com teus prprios olhos poders contemplar * e ver a paga dos pecadores. Porque o Senhor o teu refgio, * o Altssimo a tua fortaleza. Nenhum mal te acontecer, * nem a desgraa se aproximar da tua tenda, porque Ele mandar aos seus Anjos * que te guardem em todos os teus caminhos. Na palma das mos te levaro, * para que no tropeces em alguma pedra. Poders andar sobre vboras e serpentes, * calcar aos ps o leo e o drago. Porque em mim confiou, hei-de salv-lo; * hei-de proteg-lo pois conheceu o meu nome. Quando Me invocar, hei-de atend-lo, * estarei com ele na tribulao, hei-de libert-lo e dar-lhe glria. Favorec-lo-ei com longa vida * e lhe mostrarei a minha salvao. Antfona fora do Tempo Pascal O Senhor te cobrir com suas asas: no temers o pavor da noite. Salmo 130 (129) Penitncia e confiana em Deus Do profundo abismo chamo por Vs, Senhor: * Senhor, escutai a minha voz. Estejam vossos ouvidos atentos * voz da minha splica. Se tiverdes em conta as nossas faltas, * Senhor, quem poder salvar-se? Mas em Vs est o perdo, * para serdes temido com reverncia.

15

Eu confio no Senhor, * a minha alma confia na sua palavra. A minha alma espera pelo Senhor, * mais do que as sentinelas pela aurora. Mais do que as sentinelas pela aurora, * Israel espera pelo Senhor, porque no Senhor est a misericrdia * e com Ele abundante redeno. Ele h-de libertar Israel * de todas as suas faltas. Antfona fora do Tempo Pascal Do abismo profundo chamo por Vs, Senhor. Salmo 134 (133) Orao da noite no templo Bendizei o Senhor, * todos os servos d o Senhor, que estais no templo do Senhor * durante as horas da noite. Levantai as mos para o santurio * e bendizei o Senhor. De Sio te abenoe o Senhor * que fez o cu e a terra. Antfona fora do Tempo Pascal Durante as horas da noite, bendizei o Senhor. Salmo 143 (142), 1-11 Orao do pobre na adversidade Ouvi, Senhor, a minha orao, * pela vossa fidelidade, escutai a minha splica; atendei-me, pela vossa justia. No chameis a juzo o vosso servo, * porque ningum justo diante de Vs.

16

O inimigo persegue a minha alma, * lanou por terra a minha vida, atirou comigo para as trevas, * como se h muito tivesse morrido. Quebrantou-se-me o nimo, * gelou-se-me o corao dentro do peito. Recordo os dias de outrora, * medito em todas as vossa obras e considero as maravilhas que operastes. Estendo para Vs as minhas mos: * como terra sem gua, a minha alma tem sede de Vs. Ouvi-me, Senhor, sem demora, * porque se apaga a minha vida. No me escondais a vossa face: * seria como os que descem ao sepulcro. Fazei-me sentir, desde a manh, a vossa bondade, * porque em Vs confio. Mostrai-me o caminho a seguir, * porque a Vs elevo a minha alma. Livrai-me dos meus inimigos, * porque em Vs ponho a minha esperana. Ensinai-me a cumprir a vossa vontade, * porque sois o meu Deus. O vosso esprito de bondade * me conduza por caminho recto. Por vosso nome, Senhor, conservai-me a vida, * por vossa clemncia, tirai da angstia a minha alma. Antfona fora do Tempo Pascal No me escondais , Senhor, a vossa face, porque em Vs confio.

17

4 Leitura da Palavra de Deus


Em qualquer dia da semana, pode tomar-se a leitura dos Domingos ou a leitura dos Sbados, ou mesmo, por motivos de ordem espiritual ou pastoral, escolher uma leitura diferente. Aos Domingos e solenidades e durante o Trduo Pascal Apocalipse 22, 4-5 Vero a face do Senhor, e o nome do Senhor estar escrito nas suas frontes. Nunca mais haver noite, nem precisaro da luz da lmpada nem da luz do sol, porque brilhar sobre eles a luz do Senhor Deus, e reinaro pelos sculos dos sculos. s Segundas-feiras 1 Tessalonicenses 5, 9-10 Deus destinou-nos para alcanarmos a salvao por Nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu por ns, a fim de que, velando ou dormindo, vivamo s unidos a ele. s Teras-feiras 1 Pedro 5, 8-9 Sede sbrios e estais vigilantes: o vosso inimigo, o demnio, anda vossa volta, como leo que ruge procurando a quem devorar. Resisti-lhe firmes na f. s Quartas-feiras Efsios 4, 26-27 No pequeis. No se ponha o sol sobre o vosso ressentimento. No deis lugar ao demnio. s Quintas-feiras 1 Tessalonicenses 5, 23 O Deus da paz vos santifique totalmente, para que todo o vosso ser esprito, alma e corpo se conserve irrepreensvel para a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo. s Sextas-feiras Jeremias 14, 9 Estais no meio de ns, Senhor, e sobre ns foi invocado o vosso nome. No nos abandoneis, Senhor nosso Deus. Aos Sbados e nas vsperas das solenidades Deuteronmio 6, 4-7 Escuta, Israel. O Senhor nosso Deus o nico Senhor. Amars o Senhor teu Deus com todo o teu corao, com toda a tua alma e com todas as tuas foras. As palavras que hoje 18

te prescrevo ficaro gravadas no teu corao. Hs-de recomend-las a teus filhos, e nelas meditars, quer estando sentado em casa quer andando pelos caminhos, quando te deitas e quando te levantas.

5 Resposta Palavra de Deus


Depois da leitura, pode observar-se algum tempo de silncio, segundo a convenincia. Prope-se tambm o cntico seguinte: Antfona na Quinta-feira Santa Por nosso amor, Cristo obedeceu at morte. Antfona na Sexta-feira Santa Por nosso amor, Cristo obedeceu at morte e morte de cruz. Antfona no Sbado Santo Por nosso amor, Cristo obedeceu at morte e morte de cruz. Por isso Deus o exaltou e lhe deu um nome que est acima de todos os nomes. Antfona na Oitava da Pscoa Este o dia que o Senhor fez: exultemos e cantemos de alegria. Aleluia. Responsrio breve no Tempo Pascal Em vossas mos, Senhor, entrego o meu esprito. Aleluia, Aleluia. Em vossas mos, Senhor, entrego o meu esprito. Aleluia, Aleluia. Senhor, Deus fiel, meu salvador. Aleluia, Aleluia. Glria ao Pai e ao Filho e ao Esprito Santo. Em vossas mos, Senhor, entrego o meu esprito. Aleluia, Aleluia. Responsrio breve fora do Tempo Pascal Em vossas mos, Senhor, entrego o meu esprito. Em vossas mos, Senhor, entrego o meu esprito. Senhor, Deus fiel, meu salvador. Em vossas mos, Senhor, entrego o meu esprito. Glria ao Pai e ao Filho e ao Esprito Santo. Em vossas mos, Senhor, entrego o meu esprito.

L R L R L R

L R L R L R

19

6 Cntico evanglico
Na celebrao comunitria, a assembleia levanta-se. O cntico evanglico reza-se como a salmodia. Lucas 2, 29-32 Cristo, luz das naes e glria de Israel Agora, Senhor, segundo a vossa palavra, * deixareis ir em paz o vosso servo, porque meus olhos viram a salvao, * que oferecestes a todos os povos: luz para se revelar s naes * e glria de Israel, vosso povo. (Faz-se o sinal da cruz.)

Antfona no Tempo Pascal Salvai-nos, Senhor, quando velamos e guardai-nos quando dormimos, para estarmos vigilantes com Cristo e descansarmos em paz. Aleluia. Antfona fora do Tempo Pascal Salvai-nos, Senhor, quando velamos e guardai-nos quando dormimos, para estarmos vigilantes com Cristo e descansarmos em paz.

7 Orao final
P Oremos. Em vez da orao indicada, pode sempre tomar-se a das solenidades. Aos Domingos P Humildemente vos pedimos, Senhor, que, depois de termos celebrado neste dia o mistrio da ressurreio de Vosso Filho, descansemos na vossa paz, livres de todo o mal, e de novo nos levantemos na alegria da manh para cantamos os vossos louvores. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.

20

s Segundas-feiras P Concedei, Senhor, ao nosso corpo um descanso salutar e fazei que a semente do reino que hoje sememos com o nosso trabalho germine e cresa para a colheita da vida eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo. s Teras-feiras P Iluminai, Senhor, esta noite e concedei-nos um descanso tranquilo, para que amanh nos levantemos em vosso nome e possamos contemplar, alegres e felizes, o nascer do novo dia. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo. s Quartas-feiras P Senhor Jesus Cristo, que sois manso e humilde de corao e ofereceis aos que Vos seguem um jugo suave e uma carga leve, aceitai os desejos e as aces deste dia que terminou, e fazei que possamos descansar durante a noite, para continuarmos fiis e constantes no vosso servio. Vs que sois Deus com o Pai na unidade do Esprito Santo. s Quintas-feiras P Senhor nosso Deus, concedei-nos um descanso tranquilo que restaure as nossas foras fatigadas pelo trabalho do dia, a fim de que, fortalecidos pela vossa ajuda, Vos sirvamos sempre com generosidade de corpo e alma. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo. s Sextas-feiras P Concedei-nos, Deus todo-poderoso, que, permanecendo no descanso da noite unidos a Cristo Jesus, que na morte repousou dos trabalhos da sua paixo, possamos, ao surgir o novo dia, ressuscitar com Ele para uma vida nova. Ele que Deus convosco na unidade do Esprito Santo. Aos Sbados P Guardai-nos, Senhor, durante esta noite, a fim de que, levantando-nos por vossa graa ao romper da manh, nos alegremos com a ressurreio de Jesus Cristo, vosso Filho, Ele que Deus convosco na unidade do Esprito Santo. 21

Nas solenidades que no coincidem com o Domingo e nas vsperas das solenidades P Visitai, Senhor, esta morada e afastai dela as ciladas do inimigo. Habitem nela os vossos santos Anjos e nos guardem em paz. E a vossa bno esteja sempre connosco. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo. Conclui-se a orao da seguinte forma: R men. P O Senhor omnipotente nos d uma noite tranquila e no fim da vida uma santa morte. R men. Termina-se com uma das antfonas seguintes Virgem Maria: I Salve, Rainha, Me de misericrdia, vida, doura e esperana nossa, salve, A vs bradamos, os degredados filhos de Eva, a Vs suspiramos, gemendo e chorando, neste vale de lgrimas. Eia, pois, Advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a ns volvei. E depois deste desterro, nos mostrai Jesus, bendito fruto do vosso ventre. clemente, piedosa, doce Virgem Maria. II Santa Me do Redentor, Porta do Cu, Estrela do mar, socorrei o povo cristo que procura levantar-se do abismo da culpa. Vs que, acolhendo a saudao do Anjo, gerastes, com admirao da natureza, o vosso santo Criador, sempre Virgem Maria, tende misericrdia dos pecadores.

22

III Deus Vos salve, Rainha dos Cus, Deus vos salve, Senhora dos Anjos, Deus vos salve, Raiz e Porta por onde veio a luz ao mundo. Alegrai-vos, Virgem gloriosa, a mais bela entre todas as mulheres. Santa Me de Deus, intercedei por ns, diante do vosso Filho. IV vossa proteco nos acolhemos, Santa Me de Deus. No desprezeis as nossas splicas em nossas necessidades; mas livrai-nos de todos os perigos, Virgem gloriosa e bendita. V Ave Maria, cheia de graa, o Senhor convosco, bendita sois Vs entre as mulheres e bendito o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Me de Deus, rogai por ns, pecadores, agora e na hora da nossa morte. men. VI No Tempo Pascal: Rainha do Cu, alegrai-Vos, Aleluia, porque aquele que trouxestes em vosso ventre, Aleluia, ressuscitou como disse. Aleluia. Rogai por ns a Deus. Aleluia.

23

O Ofcio Divino, segundo a antiga tradio crist, destina-se a consagrar, pelo louvor a Deus, o curso diurno e nocturno do tempo. SC 84 A orao pblica e comunitria do povo de Deus com razo considerada uma das principais funes da Igreja. () Estas oraes, feitas em comunidade, foram-se progressivamente organizando, at que vieram a constituir um ciclo horrio bem definido. Esta Liturgia das Horas, ou Ofcio Divino, embora enriquecido de leituras, antes de mais orao de louvor e de splica: orao da Igreja, com Cristo e a Cristo. IGLH 1, 2 O sacerdcio de Cristo tambm participado por todo o Corpo da Igreja. Os baptizados, mediante a regenerao e a uno do Esprito Santo, so consagrados como casa espiritual e sacerdcio santo; e por esta forma, ficam habilitados a exercer o culto da Nova Aliana, culto este proveniente, no das nossas foras, mas dos mritos e dom de Cristo. IGLH 7 A obra da redeno e da perfeita glorificao de Deus realiza-a Cristo no Esprito Santo por meio da Igreja. E isto, no somente na celebrao da Eucaristia e na administrao dos Sacramentos, mas tambm, e dum modo primacial, na Liturgia das Horas. Nela est Cristo presente, quando a assembleia est reunida, quando proclamada a palavra de Deus, quando ora e salmodia a Igreja. IGLH 13 Os grupos de leigos, onde quer que se encontrem reunidos, () so igualmente convidados a desempenhar esta funo da Igreja, celebrando alguma parte da Liturgia das Horas. IGLH 27 As Completas so a ltima orao do dia. Rezam-se antes de iniciar o descanso nocturno, ainda que, eventualmente, j passe da meia noite. IGLH 84 ndice pgina 1 2 3 4 5 6 7 Invocao inicial .......................................................................................................................1 Hino.............................................................................................................................................3 Salmodia .....................................................................................................................................8 Leitura da Palavra de Deus....................................................................................................18 Resposta Palavra de Deus...................................................................................................19 Cntico evanglico..................................................................................................................20 Orao final..............................................................................................................................20

24

Anda mungkin juga menyukai