Anda di halaman 1dari 6

NDICE INTRODUO Constituio do Corpo (Clulas) DESENVOLVIMENTO Clulas Unicelulares e Pluricelulares exemplos CONCLUSO

BIBLIOGRAFIA

INTRODUO

O nosso corpo - e o corpo da maioria dos seres vivos - formado por clulas. A clula a unidade funcional e estrutural do ser vivo. Ou seja: ela que vai dar a estrutura do nosso corpo e tambm vai executar vrias das funes de nosso organismo- como respirar e digerir. Assim sendo: um ser vivo formado por uma nica clula Unicelular . Como alguns fungos. E o ser vivo formado por mais de uma clula Pluricelular . Como o elefante, ns ( seres humanos), uma mangueira.

Como falei na minha introduo, os seres unicelulares so seres vivos constitudos por uma s clula. Podem ser clulas procariticas, como as bactrias, ou eucariticas, como a amiba. Em biologia, chama-se unicelular todo microorganismo formado por uma nica clula. Abaixo falo de alguns seres unicelulares. As BACTRIAS so as clulas unicelulares mais primitivas que existem, so cpsulas tambm mas muito maiores que as cpsulas dos vrus, so muito mais complexas que os vrus, possuem diversas organelas internas e algumas bactrias possuem at flagelos do lado externo da parede celular, portanto uma bactria pode ser chamada de ser unicelular porque a clula bacteriana apesar de ser muito primitiva, j possui organelas intracelulares e at extracelulares ento uma clula. Os FUNGOS UNICELULARES como por exemplo o Saccharomyces cerevisiae conhecido como fermento biolgico tambm so clulas vivas, so seres unicelulares vivos. As ALGAS VERDES clorfitas podem ser seres unicelulares de vida livre, com ou sem movimento, podem formar colnias filamentosas, ramificadas ou no, mveis ou imveis, e ainda podem apresentar um talo de organizao membranosa, portanto podem ser chamadas de seres unicelulares inclusive bastante complexas. As algas unicelulares CRISFITAS, EUGLENFITAS e PIRRFITAS so seres unicelulares bastante complexos tambm, equiparam-se aos protozorios em nvel de evoluo e devido a isso mesmo foram todas elas reunidas com os protozorios no Reino Protista, um reino especfico para todos esses seres unicelulares complexos. SERES PLURICELULARES Em biologia, chama-se multicelular ou pluricelular a um organismo ou estrutura de um organismo formado por mais do que uma clula. Animais e plantas so multicelulares. No entanto h vrios nveis de diferenciao entre as clulas destes organismos. H seres vivos multicelulares em que praticamente no h diferenciao entre clulas - como as esponjas - e outros com uma estrutura muito mais complexa, com o corpo diferenciado em tecidos e rgos com funes especficas. Um conjunto de clulas semelhantes recebe o nome de tecido. Nos tecidos, as clulas "trabalham" juntas, desempenhando uma determinada funo. Os diferentes tecidos tambm se agrupam formando os rgos. Estes, por sua vez, quando desempenham uma mesma funo, formam um sistema, sendo o organismo pluricelular formado pelo conjunto de sistemas, com diviso de trabalhos.

CONCLUSO Concluindo esta pesquisa sobre seres unicelulares e pluricelulares, digo que conforme o nome diz: Uni" significa "um", uma unidade, portanto o termo unicelular significa uma s clula. E pluri significa vrios, neste caso o termo pluricelular significa vrias clulas. Seres unicelulares so seres que possuem uma nica clula: Escherichia coli (bactria...), Clostridium tetani (bactria causadora do ttano), Neisseria meningitidis (bactria que uma das causas da meningite), e Buchnera aphidicola (bactria endossimbionte que vive dentro de pulges). Seres pluricelulares so os que possuem mais de uma clula: Exemplo: Homo sapiens sapiens (ns, os humanos), Canis lupus (o lobo), Canis aureus (o chacal dourado), e Medicago sativa (a alfafa).

BIBLIOGRAFIA
Internet nos seguintes sites:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Organismo_multicelular http://es.wikipedia.org/wiki/Pluricelular http://cienciaresumos.blogspot.com/2010/05/seres-unicelulares.html http://pt.wikipedia.org/wiki/Unicelular http://www.infopedia.pt/$seres-unicelulares>.

REPBLICA DE ANGOLA MINISTRIO DA EDUCAO ESCOLA COMPARTICIPADA COMPLEXO N 7049

Trabalho De Biologia
TEMA:

Nome: Manuela Pascoalina Morais

Classe: 9 Sala: 14 N: 11 Perodo: Tarde

Docente __________________________________

Anda mungkin juga menyukai