Anda di halaman 1dari 4

HISTRIA DOS REMDIOS CONSTITUCIONAIS Mandado de Segurana

O Mandado de Segurana constou a primeira vez no Direito Constitucional brasileiro na Constituio de 16 de julho de 1934, em seu art. 113, n 33:

dar-se- mandado de segurana para a defesa de direito certo e incontestvel, ameaado ou violado por ato manifestamente inconstitucional ou ilegal de qualquer autoridade. O processo ser o mesmo do habeas corpus, devendo ser sempre ouvida a pessoa de direito pblico interessada. O mandado no prejudica as aes petitrias competentes.

Em 15 de janeiro de 1936, editou-se a Lei n. 191, para tratar do cabimento do Mandado de segurana, sabendo que o rito seria o mesmo do Hbeas Corpus. A Constituio de 1937 foi omissa em relao ao mandado de segurana, deixando, portanto, de ter status constitucional. Se cogitou, por esta razo, at mesmo da extino do remdio do ordenamento ptrio. O Decreto-Lei n 06, de 16-11-1937, evitou dvidas a respeito. Este diploma normativo, todavia, restringiu a utilizao do mandado quanto legitimao passiva, como podemos observar da redao do seu art. 16, que prescrevia:

Continua em vigor o remdio do mandado de segurana, nos termos da Lei n. 191, de 16 de janeiro de 1936, exceto, a partir de 10 de novembro de 1937, quanto aos atos do Presidente da Repblica e dos ministros de Estado, Governadores e Interventores. Nova redao e dada ao mandado de segurana com o Cdigo de Processo Civil de 1939, em seus arts. 319 a 331, relacionando-o entre os processos especiais.

O mandado de segurana s voltou a ter status constitucional, isto , se encontrar posto na Constituio brasileira, com advento da carta de 1946, que alm de ampliar o seu alcance, tornou este, um direito constitucional do cidado, diminuindo as discrepncias impostas pelos governantes. Em seu art. 141, 24, a Carta de 1946 determinou que para proteger direito lquido e certo, no amparado por habeascorpus, conceder-se- mandado de segurana, seja qual for a autoridade responsvel pela ilegalidade ou abuso de poder. A Carta Magna de 1967 previu em seu art. 150, 21, o mandado de segurana para proteger direito individual lquido e certo no amparado por habeas corpus, seja qual for a autoridade responsvel pela ilegalidade ou abuso de poder. A Emenda Constitucional n 01, de 1969, no 21 de seu art. 153 repetiu exatamente o texto da Constituio de 1967. O Mandado de Segurana, continua vigente atualmente, apesar de existir a mais de cinqenta anos. A garantia prevista na atual Constituio da Repblica, de 05 de outubro de 1988, para proteger lquido e certo, no amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsvel pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pblica ou agente de pessoa jurdica no exerccio de atribuies do Poder Pblico (art. 5, LXIX, CF/88). A vigente Lei Fundamental inova ao prever no s o mandado de segurana individual, como tambm o coletivo, conforme preceitua o seu art. 5, inciso LXX. Mandado de Injuno

A Constituio Federal de 1988 trouxe como um de seus remdios constitucionais o Mandado de Injuno, em seu art. 5, LXXI: Conceder-se- mandado de injuno sempre que a falta de norma regulamentadora torne invivel o exerccio dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes nacionalidade, soberania e cidadania. Sua origem histria no muito evidente e, buscar subsdios no direito estrangeiro para adquirir este conhecimento significa melhor compreender o seu papel no sistema jurdico brasileiro.

A primeira apresentao a Constituinte do instituto do mandado de injuno, de que se tem registro, coube ao Senador Virgilio Tavora (PDS-CE), em parceria com o Deputado Carlos Virglio, sob a Sugesto Constituinte n 155-4, a proposta originria do mandado de injuno, com a seguinte redao: Sempre que se caracterizar a inconstitucionalidade por omisso, conceder-se- mandado de injuno, observado o rito processual estabelecido para o mandado de segurana. O instituto teria se inspirado, sobretudo, nas injunctions inglesas e no writ of injuction do direito americano. Na tradio do direito anglo-americano, a injuction constitui um remdio da equity por meio do qual o juiz emite uma ordem de fazer ou no fazer algo, ainda que no exista lei (statute) a regular o caso concreto. No caso brasileiro, a prpria importao do nome injuno j revela a inteno do constituinte de fazer com que as normas consagradoras de direitos e liberdades constitucionais tivessem aplicao imediata e no se tornassem disposies meramente ilustrativas do Texto Constitucional, a mngua de lei regulamentadora. Embora possuam alguns pontos comuns com os writs aliengenas (extrangeiros), sua formao em nada se assemelha pois os writs do direito anglo-americano, as experincias italiana, francesa, alem e mesmo portuguesa, forneceram subsdios valiosos, com fins ao aperfeioamento e recriao de um instrumento processual novo constanto em nossa Carta Magna. Desta forma, o mandado de injuno no tem precedentes no direito nacional ou estrangeiro, e afirma que: a confrontao que se possa fazer com a injunction do direito americano s leva concluso da absoluta singularidade do instituto ptrio. Entende-se que no se consegue identificar no direito comparado a fonte de inspirao do legislador constituinte, embora medidas com o mesmo nome possam ser encontradas no Direito ingls, italiano ou francs.

Bibliografia http://www.ufes.br/ppghis/agora/Documentos/Revista_2_PDFs/Kl%C3%ADtia %20Tor%C3%ADbio.pdf http://www.webartigos.com/artigos/evolu-ccedil-atilde-o-hist-oacute-rica-domandado-de-seguran-ccedil-a/2361/

http://www.iesb.br/ModuloOnline/Atena/arquivos_upload/Mila dos Santos Silveira.pdf http://www.boletimjuridico.com.br/doutrina/texto.asp?id=1963

http://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/index.php/observatorio/article/vie wFile/603/406

Anda mungkin juga menyukai