Anda di halaman 1dari 10

ISSN 1517-5278

Sabi Mimosa caesalpiniifolia

135

Taxonomia e Nomenclatura
De acordo com o Sistema de Classificao de Cronquist, a posio taxonmica de Mimosa caesalpiniifolia obedece seguinte hierarquia: Diviso: Magnoliophyta (Angiospermae) Classe: Magnoliopsida (Dicotyledoneae) Ordem: Fabales Famlia: Mimosaceae (Leguminosae: Mimosoideae) Gnero: Mimosa Espcie: Mimosa caesalpiniifolia Bentham Publicao: J. Bot. (Hooker) 4: 392 (caesalpiniaefolia). 1841. Sinonmia botnica: Mimosa caesalpiniaefolia sensu Bentham; Mimosa punctulata sensu Glaziou
Foto: Paulo Ernani Ramalho Carvalho

Colombo, PR Novembro, 2007

Autor
Paulo Ernani Ramalho Carvalho Engenheiro Florestal, Doutor, Pesquisador da Embrapa Florestas. ernani@cnpf.embrapa.br

Nomes vulgares por Unidades da Federao


Cear e Pernambuco: sabi. Minas Gerais: angiquinho-sabi, sabi e sanso-do-campo. Piau: unha-de-gato. Etimologia: o nome especfico Mimosa vem do grego mimein, que significa fazer movimento, e meisthal, imitar, em referncia a muitas espcies cujas folhas e fololos se fecham ou se contraem ao se roarem entre si ou ao serem tocadas por qualquer corpo estranho (BURKART, 1979). Parece que o nome vulgar sabi lhe decorre da cor da casca, parecida com a plumagem do conhecido cantor de nossas matas, pssaro do gnero Turdis (BRAGA, 1960; TIGRE, 1970).

Descrio
Forma biolgica: arbusto a rvore pereniflia. As rvores maiores atingem dimenses prximas de 10 m de altura e 30 cm de DAP (dimetro altura do peito, medido a 1,30 m do solo), na idade adulta. Tronco: geralmente dotado de acleos em maior ou menor grau, mas podendo ser inerme. Seu caule jovem pouco espinhoso, perdendo os espinhos medida que a casca engrossa.

Sabi - Mimosa caesalpiniifolia

Ramificao: dicotmica. Copa espalhada e pouco densa, muito ramificada com ramos fortemente aculeados. Casca: com espessura de at 5 mm. A superfcie da casca externa pardo-clara, pouco espinhosa, com ritidoma desprendendo-se por tiras alongadas longitudinais, as quais se descamam aos poucos em lminas estreitas e delgadas. A casca interna em forma de linha, de cor branca. Folhas: so compostas bipinadas, alternas, geralmente com seis pinas opostas. Cada pina comumente provida de quatro a oito fololos glabros, opostos e discolores, medindo de 3 cm a 8 cm de comprimento; os fololos basais so ovados e os apicais irregularmente obovados (em cada pina), entre membranceos e subcoriceos, na pgina superior, lisos e com a nervao semi-imersa na inferior, mais claros e exibindo nervuras bastante proeminentes, em cujas axilas basais h uma barba composta de plos alvacentos bem visveis com o auxlio de lupa; o pecolo mede de 2 cm a 5 cm; as estpulas subuladas medem quase 3 mm; os pecilulos medem de 2 mm a 3 mm; apresenta acleos recurvados presentes ou no. Ltex branco nos ramos e nas folhas jovens (RIZZINI, 1976). Inflorescncias: em espigas cilndricas, medindo de 5 cm a 10 cm de comprimento, axilares e ordenadas em panculas terminais. Flores: so bissexuais, brancas, pequenas e suavemente perfumadas. Fruto: um craspdio articulado plano, medindo de 7 cm a 10 cm de comprimento por 10 mm a 13 mm de largura, teniado ou segmentado, preso a dois filamentos laterais, os quais permanecem aps a queda dos artculos, encerrando em cada segmento, uma semente mida e leve, com estipe de 10 mm e apiculado de quase 5 mm; artculos retangulares ou quadrados, geralmente em nmero de oito, unisseminados (LIMA, 1985). Semente: variando em forma, de obovide a oblonga e orbicular, dura e lisa, com 5,1 mm a 5,9 mm de comprimento por 4,4 mm a 6,3 mm de largura, e 1,3 mm a 1,8 mm de espessura; tegumento castanho-claro a marrom, de superfcie lisa lustrosa, com pleurograma, em forma de ferradura (FELICIANO, 1989).

Biologia Reprodutiva e Eventos Fenolgicos


Sistema sexual: essa espcie monica. Vetor de polinizao: essencialmente a abelha africanizada Apis mellifera (NORONHA, 1997) e diversos insetos pequenos. Florao: de maro a abril, no Maranho; de abril a junho em Pernambuco (CARVALHO, 1976); de outubro a dezembro, no Cear e de novembro a maro, em Minas Gerais (BRANDO et al., 2002). Geralmente, a florao irregular, ao longo dos anos (BARNEBY, 1991). Em Sergipe, o sabi introduzido floresceu de novembro a dezembro; no Estado do Rio de Janeiro, de maro a junho, e no Estado de So Paulo, de abril a maio (ENGEL, 1985). Frutificao: os frutos amadurecem de setembro a novembro, em Minas Gerais (BRANDO et al., 2002); de setembro a fevereiro em Pernambuco (CARVALHO, 1976) e em janeiro, no Cear. Essa espcie inicia o processo reprodutivo, precocemente, por volta dos 2 anos de idade. Disperso de frutos e sementes: autocrica, do tipo barocrica (por gravidade).

Ocorrncia Natural
Latitudes: de 2 30 S, no Maranho a 15 20 S, em Minas Gerais. Variao altitudinal: de 20 m a 400 m de altitude. Contudo, o sabi tem sido plantado at 1.200 m de altitude, no Distrito Federal. Distribuio geogrfica: Mimosa caesalpiniifolia ocorre de forma natural no Brasil, nas seguintes Unidades da Federao: Cear (DUCKE, 1959; ARRAES, 1969; TAVARES et al., 1969; PARENTE; QUEIRS, 1970; TAVARES et al., 1974; MARTINS et al., 1982; FERNANDES, 1990; FERNANDES; NUNES, 1998; LEAL JNIOR et al., 1999; TRIGUEIRO et al., 2000; AIRES; FREITAS, 2001). Maranho (DUCKE, 1953; RIBEIRO, 1971; RIZZINI, 1976; LIMA, 1985; BARNEBY, 1991). Minas Gerais (BRANDO; GAVILANES, 1994; BRANDO; NAIME, 1998).

Sabi - Mimosa caesalpiniifolia

Paraba (DUCKE, 1953). Pernambuco (DUCKE, 1953; BARNEBY, 1991). Piau (RIZZINI, 1976; BARROSO; GUIMARES, 1980; CASTRO et al., 1982; LIMA, 1985; BARNEBY, 1991; COSTA et al., 2000; FARIAS; CASTRO, 2004). Rio Grande do Norte (ANDRADE-LIMA, 1964; PARENTE; QUEIRS, 1970). Essa espcie ocorre como subespontnea, com uma freqncia elevada no Estado do Rio de Janeiro, onde se desenvolve, com facilidade, apesar do clima mido (BARNEBY, 1991; AGUIAR SOBRINHO, 1995; GONALVES et al., 1999), sendo encontrada asselvajada em Campos. Na Bahia, somente conhecida como cultivada (LEWIS, 1987). Tambm cultivada e subespontnea em Manaus, AM, Belm, PA, Braslia, DF, Tatu, SP e na frica tropical, na Costa do Marfim (BARNEBY, 1991; VANZOLINI et al., 2000).

Clima
Precipitao pluvial mdia anual: de 315 mm - Aiuaba, CE, Serto dos Inhamuns (GOMES; FERNANDES, 1985) a 2.400 mm, no Maranho. Regime de precipitaes: chuvas peridicas. Deficincia hdrica De moderada a forte: no norte do Maranho e na Regio de Campo Maior, no Piau. Forte: na Regio Nordeste (excluindo-se o norte do Maranho) e o norte de Minas Gerais. Temperatura mdia anual: 22,1 C (Pedra Azul, MG) a 27,2 C (Mossor, RN). Temperatura mdia do ms mais frio: 19,5 C (Pedra Azul, MG) a 26 C (Morada Nova, CE). Temperatura mdia do ms mais quente: 23,9 C (Pedra Azul, MG) a 29,2 C (Caxias, MA). Temperatura mnima absoluta: 12 C (Tau, CE). Nmero de geadas por ano: ausentes, na regio de ocorrncia natural. Contudo, em algumas regies introduzidas, no sudeste e no norte do Paran, podem ocorrer geadas raras. Classificao Climtica de Koeppen Aw (tropical mido de savana, com inverno seco). Bsh (semi-rido). O sabi foi introduzido, com sucesso, em: Cfa (subtropical mido, com vero quente): no norte do Paran. Cwa (subtropical, de inverno seco no-rigoroso e vero moderadamente quente e chuvoso): no Distrito Federal e no Estado de So Paulo.

Aspectos Ecolgicos
Grupo ecolgico ou sucessional: espcie pioneira. Importncia sociolgica: o sabi ocorre tanto em formaes primrias como secundrias, onde comum ou freqente nas capoeiras. Em um inventrio florestal realizado em Quixad, CE, o sabi representou 10,7 % da freqncia das espcies e 14 % do volume de madeira (TAVARES et al., 1969).

Biomas / Tipos de Vegetao (IBGE, 2004) e outras formaes vegetacionais


Bioma Caatinga Savana-Estpica ou Caatinga do Serto rido, onde espcie caracterstica (FERNANDES, 1992), com freqncia de 71 a 197 indivduos por hectare (TAVARES et al., 1969). Bioma Cerrado Savana ou Cerrado latu sensu, no Piau. Savana Florestada ou Cerrado, no Piau (COSTA et al., 2000). Outras formaes vegetacionais Ambiente riprio, no Cear, no Maranho e em Pernambuco (BARNEBY, 1991).

Solos
O sabi ocorre naturalmente em terrenos profundos, principalmente em solos de textura arenosa. Por sua baixa exigncia em fertilidade e umidade dos solos, desenvolve-se bem, inclusive em reas muito degradadas, onde tenha havido movimentao de terra e exposio do subsolo. Entretanto, nesses casos, importante suprir as plantas, por meio de adubao orgnica ou qumica,

Sabi - Mimosa caesalpiniifolia

para obter melhores resultados em termo de produo de madeira (RIBASKI et al., 2003).

(DURIGAN et al., 1997). Seu poder germinativo na natureza dura at o primeiro inverno. Germinao em laboratrio: testes germinativos podem ser encontrados em Silva e Figliolia (1999).

Sementes
Colheita e beneficiamento: os frutos devem ser colhidos diretamente da rvore e secos ao sol para facilitar a quebra e a retirada das sementes. Os frutos podem ser apenas quebrados, separando-se as sementes com casca. Segundo Lorenzi (1992), no h necessidade da retirada das sementes das pequenas vagens, apenas separando-se seus segmentos ou artculos, que podero assim ser semeados. A debulha mecnica utilizada por alguns produtores de mudas possibilitou uma significativa superao da dormncia, garantindo maior germinao das sementes de sabi, germinao esta equivalente debulha manual com desponte (VANZOLINI et al., 2000). Nmero de sementes por quilo: 11.800 (TIGRE, 1970) a 33.333 (SOUZA; LIMA, 1982). Tratamento pr-germinativo: as sementes do sabi apresentam dormncia do tipo impermeabilidade do tegumento gua, que embora seja um mecanismo eficiente para garantir a sobrevivncia e a perpetuao da espcie, constitui um fator limitante sua propagao, tendo em vista que apenas pequenas percentagens das sementes germinam em condies naturais (GONALVES et al., 2000). Para a produo de mudas por sementes, so recomendados os tratamentos pr-germinativos: escarificao em gua fervente por 1 minuto, e imerso em cido sulfrico (at 95 %) por 5, 7, 10 e 13 minutos. Os tratamentos de imerso em gua a 100 C por 3 ou 5 minutos causaram a morte das sementes de sabi (MARTINS et al., 1992). comum colocar para germinar os artculos. Nesse caso, recomenda-se escarificao com lixa, com germinao de at 66,5 % (NASCIMENTO; OLIVEIRA, 1999). Verificou-se o efeito do uso de gua de poos artesianos, com diferentes nveis de salinidade na germinao do sabi, sendo que os nveis de condutividade eltrica das guas dos poos no influenciaram significativamente os ndices de germinao (LIMA et al.,1997). Longevidade e armazenamento: as sementes dessa espcie so de comportamento ortodoxo com relao ao armazenamento. Sementes de sabi armazenadas a seco mantm o poder germinativo por at 300 dias (CARVALHO, 1976) ou por perodo superior a 1 ano

Produo de Mudas
Semeadura: pode ser feita diretamente em sacos de polietileno ou em tubetes de polipropileno de tamanho pequeno ou em canteiros para repicagem. A repicagem deve ser feita uma a duas semanas aps o incio da germinao ou quando as plntulas atingirem 3 cm a 5 cm de altura. Germinao: epgeo-folicea ou fanerocotiledonar (OLIVEIRA, 1999). A emergncia ocorre de 5 a 10 dias, aps a semeadura, variando de 65 % a 90 % (CARVALHO, 1976). As mudas atingem porte adequado para plantio cerca de 3 meses aps a semeadura. A planta jovem possui raiz axial bastante ramificada. Associao simbitica: trata-se de uma espcie que capaz de fixar nitrognio atravs da simbiose entre as suas razes e as bactrias do gnero Rhizobium. As razes do sabi so do tipo axial, com razes secundrias longas, finas, bem ramificadas, castanhoclara, com muitos ndulos bacterianos presentes em todo o conjunto (FELICIANO, 1989). Os ndulos so coralides, com baixa atividade da nitrogenase (FARIA et al., 1984). Propagao vegetativa: renova-se por brotao de tocos e mesmo razes (AGUIAR SOBRINHO, 1995). Contudo, o enraizamento de suas estacas apresentou baixa percentagem de enraizamento. Cuidados especiais: Barroso et al. (1998) recomendam aplicao de 200 mg.kg-1 de N (nitrognio) nas mudas dessa espcie produzidas em substrato constitudo por resduos agroindustriais (bagao de cana e torta de filtro peneirados).

Caractersticas Silviculturais
O sabi uma espcie helifila, que no tolera baixas temperaturas. Hbito: no apresenta desrama natural. Mtodos de regenerao: recomenda-se o sabi para consrcio com essncias arbreas de maior valor, pois essa espcie cria um microclima para melhor desenvolvimento de outras espcies, tal como o exemplo bem-sucedido de jacarand-da-bahia ou Dalbergia nigra (SUASSUNA, 1982).

Sabi - Mimosa caesalpiniifolia

O sabi uma planta caracteristicamente cespitosa, pois forma touceiras. Desde plantas jovens, os brotos que vo formar os cspitas comeam a se desenvolver, sendo que o nmero de ramificaes desde a base se situa entre trs e oito, que culminam com alta produo de madeira (PAULA; ALVES, 1997). As espcies arbreas e arbustivas do Semi-rido possuem uma capacidade muito grande de regenerarse por brotao. No h soluo de continuidade com os cortes sucessivos, muito pelo contrrio, as brotaes so mais vigorosas e numerosas, a ponto de formar uma touceira com at 13 indivduos arbreos. O sabi possui boa capacidade de brotao, iniciando a partir de sete dias aps o corte do tronco (RIBASKI; LIMA, 1997). O nmero de brotos chega a ser superior a 12, sendo recomendado o raleio, devendo ser deixados somente trs a seis brotos. Tambm h a possibilidade da brotao de razes, formando grandes touceiras semicirculares, a partir de apenas uma semente (PAULA, 1983). Sistemas agroflorestais: Mimosa caesalpiniifolia uma espcie amplamente utilizada na formao de cercasvivas e de quebra-ventos em diversas regies do Brasil (AUGUSTO; SOUZA, 1995). Atualmente, essa espcie vem sendo amplamente utilizada para tutorar plantaes de videiras - Vitis vinifera nas reas irrigadas do Vale do Rio So Francisco (RIBASKI; LIMA, 1997).

sabi geralmente so exploradas pelo sistema seletivo e de talhadia. Essas operaes devem ser executadas em benefcio do maior desenvolvimento das hastes. O sabi extensamente cultivado por sua rusticidade e incremento rpido, podendo ser explorado entre 4 e 6 anos de idade, obtendo estacas e excelentes caibros para cerca, com dimetro de aproximadamente 8 cm. Cada planta fornece at quatro caibros. Um sabiazal, racionalmente manejado, pode produzir at 4 mil estacas ou uns 40 m3 de lenha para combustvel e carvo (TIGRE, 1970). Com 5 ou 6 anos de idade, pode ser cortado para aproveitamento da madeira. A produo de varas varia entre 4 mil e 9 mil unidades por hectare, em povoamento com 8 anos de idade, em Argissolo Vermelho-Amarelo (RIBASKI; LIMA, 1997). Quem viaja pelos sertes nordestinos tem oportunidade de ver s margens das estradas e expostas venda pilhas de lenha constitudas, principalmente, por sabi (PAULA, 1983). Segundo Kazmierczak et al. (1997), a regio de explorao do sabi compreende cerca de 30 mil ha e apresenta uma estrutura fundiria de pequenas propriedades rurais que, devido ao declnio da cultura algodoeira, passaram a ter na produo de estacas sua atividade principal. Somente no distrito de Arap, Municpio de Tiangu, CE, de setembro a dezembro foram comercializadas cerca de 20 mil estacas por dia. Produo mdia de 26,4 st.ha.ano-1, com variaes de 18,91 st.ha.ano-1 a 33,08 st.ha.ano-1 (LEAL JNIOR et al., 1999), com a incorporao de uma renda extra lquida equivalente a 4,4 salrios mnimos, no perodo da seca (8 meses de estiagem).

Crescimento e Produo
Espcie de crescimento rpido, alcanando facilmente 4 m de altura aos 2 anos de idade. Os povoamentos de

Tabela 1. Crescimento de Mimosa caesalpiniifolia em plantios, em cinco Unidades da Federao.

Local Au, RN Adrianpolis, PR Floriano, PI Foz do Iguau, PR Petrolina, PE Rio Formoso, PE Rolndia, PR Sobral, CE Umbaba, SE

Idade (anos) (a) 5 2 72 (a) 2 2 11 8 3 3

Espaamento (m x m) ... 4 x 2,5 ... 4x3 ... ... 3 x 2,5 ... 3x3

Plantas vivas (%) 96,0 70,0 96,0 80,0 100,0 ... 60,0 81,0 100,0

Altura mdia (m) 2,30 3,00 1,50 3,64 1,80 9,50 10,16 3,70 5,90

DAP mdio (cm) ... 5,0 ... 3,1 ... 8,0 9,7 ... 9,0

Classe de solo (b) ... PVAd ... LVdf ... ... LVdf ... ...

Fonte Drumond (1982) Embrapa Florestas / Berneck Aglomerados Drumond (1982) Embrapa Florestas / Itaipu Binacional Drumond (1982) Ledo (1980) Embrapa Florestas / Fazenda Bimini Drumond (1982) Siqueira e Ribeiro (2001)

(a) Idade em meses (b) PVAd = Argissolo Vermelho-Amarelo Distrfico; LVdf = Latossolo Vermelho Distrofrrico. (...) Dado desconhecido, apesar de o fenmeno existir.

Sabi - Mimosa caesalpiniifolia

Melhoramento Gentico
O sabi apresenta, como problema, principalmente no manejo para obteno de estacas, a presena de espinhos (acleos) em alguns indivduos, o que pode ser contornado pela seleo das rvores sem espinhos no estgio de mudas (LDO, 1980; OLIVEIRA; DRUMOND, 1989). Com base em estudos genticos, Carvalho et al. (1990) conseguiram linhagens sem acleos M. caesalpiniaefolia forma inerme - com carter recessivo. Por sua vez, quando a finalidade de plantio for a formao de cercas-vivas, a presena de espinhos nas plantas torna-se uma caracterstica desejvel (RIBASKI et al., 2003). Geralmente, as sementes comerciais de sabi apresentam baixa germinao (24 % a 25 %) e so de m qualidade (TEIXEIRA et al., 1995).

seca. As folhas e frutos maduros ou secos so forragens para bovinos, caprinos e ovinos, com teor de protena bruta de 13, 48 % a 17,06 % (LIMA, 1996). Anlises bromatolgicas e anlise mineral, da parte area dessa espcie, podem ser encontradas em Lima (1996). Apcola: o sabi uma planta apcola por excelncia, produzindo grande quantidade de plen e abundante nctar, de que as abelhas so muito vidas (BARROS, 1960). Contudo, vale ressaltar que M. caesalpiniifolia, presente em 12 das 14 amostras (85,71 %) de mis do Estado do Cear (AIRES; FREITAS, 2001), foi por muito tempo considerada apenas como planta polinfera, no sendo includa nas listas de plantas melferas brasileiras. Sua primeira citao como planta importante na composio do mel cearense ocorreu a partir do trabalho de Freitas (1991), sendo confirmado posteriormente por Noronha (1997). Celulose e papel: a madeira no indicada para a produo de polpa celulsica, pelo baixo teor de alfacelulose (28,40 %), alto teor de lignina (32,40 %) e elevada densidade bsica (GONALVES et al., 1999). Energia: a madeira do sabi indicada para a produo de carvo vegetal, em funo das suas boas caractersticas fsico-qumicas. O carvo tem alto poder calorfico, destacando-se o seu elevado rendimento gravimtrico (32,04 %), baixo teor de cinza (1,71 %) e alto rendimento em carbono fixo (25,40 %) (GONALVES et al., 1999). tambm recomendada para uso direto como fonte primria de energia, produzindo tima lenha (PAULA, 1980). A porcentagem de carbono fixo em torno de 73 % (RIBASKI; LIMA, 1997). Madeira serrada e rolia: a madeira dessa espcie apropriada para usos externos, na forma de forquilhas, esteios, vergas e enxaims quando as hastes da rvore primria ou suas vergnteas de rebento de tronco tm grande desenvolvimento. Essa espcie apresenta excelente potencial para a produo no s de estacas, como tambm de moures e de varas. Cada planta produz at quatro caibros aproveitveis, o que pode representar excelente fonte de lucro (LDO, 1980). O Cear considerado o maior produtor e exportador de estacas de sabi no Nordeste, concentrando a maior parte de sua produo na regio norte do estado (LEAL JNIOR et al., 1999).

Caractersticas da Madeira
Massa especfica aparente (densidade): a madeira do sabi varia de moderadamente densa a densa (0,86 a 1,10 g.cm-3) (PAULA, 1980; RIBASKI; LIMA, 1997). Massa especfica bsica: 0,80 g.cm-3, em rvores com 7 anos de idade (GONALVES et al., 1999). Cor: quando recm-cortada, a madeira do sabi rosaforte. Depois escurece com o tempo, at castanhoclaro e vermelho-pardacento, com nuanas violceas (AGUIAR SOBRINHO, 1995). O alburno amarelo, medindo cerca de 1 cm, mesmo em rvores novas. Caractersticas gerais: madeira dura, compacta, superfcie brilhante e lisa. Duabilidade: madeira de grande durabilidade, mesmo quando exposta a umidade e quando enterrada. Outras caractersticas: as propriedades anatmicas da madeira dessa espcie podem ser encontradas em Paula (1980) e em Pereira e Lelis (2000).

Produtos e Utilizaes
Alimentao animal: as folhas do sabi so de alto valor forrageiro (VASCONCELOS, 1989). As folhas tornam-se mais palatveis para o gado depois que caem no solo e so fenadas, naturalmente. Quando ainda verdes nos ramos, no apresentam espinhos. Tanto fresca como seca (feno), a folhagem constitui tima forragem para o gado, especialmente na poca

Sabi - Mimosa caesalpiniifolia

A substituio parcial da resina UF (uria formol) pelo extrato da madeira de Mimosa caesalpiniifolia se apresenta como alternativa para a produo de adesivos e para aplicao na fabricao de chapas de madeira aglomerada, pois os resultados das propriedades das chapas se mostraram de acordo com a norma comercial CS 236-66 (GONALVES et al., 2003). Medicinal: em medicina caseira, a casca usada da seguinte maneira: Uso interno - Infuso das cascas, usado como tnico no tratamento da bronquite. Uso externo - Cozimento das cascas para estancar sangramentos e para lavagem de ferimentos. Paisagstico: a rvore apresenta caractersticas ornamentais, principalmente pela forma entouceirada, que geralmente apresenta. Platios em recuperao e restaurao ambiental: espcie muito importante em todo o Nordeste com dupla finalidade (COSTA, 1983; ANDRADE-LIMA, 1989). tima espcie coadjuvante. Quando plantado em consorciao, favorece o crescimento das espcies mais valiosas. Como planta tolerante luz e de rpido crescimento, ideal para plantios heterogneos destinados recomposio de reas degradadas e de preservao permanente, com aporte de nutrientes pela serrapilheira (COSTA et al., 1997). As folhas do sabi, quando depositadas no sub-bosque dos projetos de recuperao, podem vir a ter o efeito de inibir a germinao de sementes depositadas no solo (COSTA; PIN-RODRIGUES, 1977). Tal fato foi em decorrncia da constatao de alta mortalidade e inibio do desenvolvimento de espcies plantadas em sub-bosque de sabi. Na Estao Florestal Experimental Eng Mario Xavier, no Estado do Rio de Janeiro, Golfari e Moosmayer (1978?) observaram exemplares dessa espcie sob um

povoamento de eucalipto, que esto se desenvolvendo normalmente, no sendo afetados pela sombra, nem pela concorrncia radicular. Associado a outras espcies, o sabi, tem se prestado para plantios de conteno de encostas e para proteger os morros desnudos da cidade do Rio de Janeiro, evitando assim o carreamento do solo, devido a sua raiz axial bastante ramificada (AGUIAR SOBRINHO, 1995). Substnias tanantes: estudos realizados no Laboratrio de Qumica da Madeira do Departamento de Produtos Florestais, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), mostraram que a madeira dessa espcie rica em extrativos polifenlicos (tanino), podendo esse tanino ser utilizado como adesivo para colagem de madeira (PEREIRA; LELIS, 2000). Apresenta 3,5% de tanino condensvel e 8 % de rendimento em tanino na madeira (GONALVES; LELIS, 2001).

Principais Pragas
As sementes so atacadas por um coleptero (Bruchus pisorus), perfurando-as antes mesmo da coleta ou logo aps seu beneficiamento (RIBASKI et al., 2003). Esse fator importante e serve como indicativo para escolha de sementes de qualidade, garantindo um maior percentual de germinao.

Espcies Afins
O gnero Mimosa L., com 400 a 450 espcies principalmente na Amrica do Sul e Central, porm escassamente representado na frica e sia (BARNEBY, 1991). A M. laticifera Rizz. e Matt. uma pequena rvore da Savana Florestada ou Cerrado de Minas Gerais, cujo cerne muito parecido com o do sabi. Ambas exsudam ltex. Segundo Rizzini (1971), a distino como se segue.

Casca Folhas Flores

M. laticifera Espssa, persistente, fundamente sulcada, toda suberosa. Com seis pinas, cada pina com quatro a oito Com oito pinas, cada pina com dois a quatro fololos ovados ou menos obovados. fololos obovados ou orbiculares. em espigas cilndricas e alongadas. Em glomrulos globosos e pequeninos.

M. caesalpiniifolia Fina, descamante, com camada suberosa fina.

Sabi - Mimosa caesalpiniifolia

Referncias
AGUIAR SOBRINHO, J. Sabi (Mimosa caesalpiniaefolia Benth.) uma espcie florestal de uso mltiplo. Floresta e Ambiente, Seropdica, v. 2, n. 1, p. 125-125, 1995. AIRES, E. R. B.; FREITAS, B.M. Caracterizao palinolgica de algumas amostras de mel do Estado do Cear. Cincia Agronmica, Fortaleza, v. 32, n. 1/2, p. 22-29, 2001. ANDRADE-LIMA, D. de. Notas para a fitogeografia de Mossor, Grossos e Areia Branca. Anais da Associao dos Gegrafos Brasileiros, Rio de Janeiro, v. 13, p. 29-48, 1964. ANDRADE-LIMA, D. de. Plantas das caatingas. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Cincia, 1989. 243 p. ARRAES, M. A. B. Notas botnicas no Cear, especialmente na Serra do Araripe. In: CONGRESSO NACIONAL DE BOTNICA, 19., 1968, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Universidade Federal do Cear, 1969. v. 2, p. 285-293. AUGUSTO, S. G.; SOUZA, C. A. S. Leguminosa sabi como cerca viva no Estado do Esprito Santo. Ilhus: CEPLAC: EPEC, 1995. 15 p. BARNEBY, R. C. Sensitivae censitae: a description of the genus Mimosa Linnaeus (Mimosaceae) in the new world. Bronx: The New York Botanical Garden, 1991. 835 p. (Memoirs of the New York Botanical Garden, 65). BARROSO, D. G.; CARNEIRO, J. G. de A.; MARINHO, C. S.; LELES, P. S. dos S.; NEVES, J. C. L.; CARVALHO, A. J. C. de. Efeitos da adubao em muda de sabi (Mimosa caesalpiniaefolia Benth.) e aroeira (Schinus terebinthifolius Radd) produzidas em substrato constitudo por resduos agroindustriais. Revista rvore, Viosa, MG, v. 22, n. 4, p. 433-441, 1998. BARROSO, G. M.; GUIMARES, E. F. Excurso botnica ao Parque Nacional de Sete Cidades-PI. Rodrigusia, Rio de Janeiro, v. 32, n. 53, p. 241-268, 1980. BRAGA, R. Plantas do nordeste, especialmente do Cear. Fortaleza: Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, 1960. 540 p. BRANDO, M.; GAVILANES, M. L. Elementos arbreos ocorrentes no domnio da Caatinga, no Estado de Minas Gerais e seus empregos. Informe Agropecurio, Belo Horizonte, v. 17, n. 181, p. 34-42, 1994. BRANDO, M.; LACA-BUENDIA, J. P.; MACEDO, J. F. rvores nativas e exticas do Estado de Minas Gerais. Belo Horizonte: EPAMIG, 2002. 528 p. BRANDO, M.; NAIME, U. J. Cobertura vegetal original dos Municpios de Jaba, Manga e Matias Cardoso, MG. Daphne, Belo Horizonte, v. 8, n. 2, p. 7-13, abr. 1998. BURKART, A. Leguminosas mimosoideas. Itaja: Herbrio Barbosa Rodrigues, 1979. 299 p. CARVALHO, J. H. de; MAIA, C. M. N. de A.; AMORIM, G. C. de. Seleo de sabi (Mimosa caesalpiniaefolia Benth.) para a obteno de plantas sem acleos. Mossor: ESAM, 1990. No paginado. (ESAM. Coleo mossoroense: Srie B, 782). CARVALHO, R. F. de. Alguns dados fenolgicos de 100 espcies florestais, ornamentais e frutferas, nativas ou introduzidas na EFLEX de Saltinho, PE. Brasil Florestal, Rio de Janeiro, v. 7, n. 25, p. 42-44, 1976. CASTRO, A. A. J. F.; DELARCO, M. R.; FERNANDES, A. Leguminosas do Estado do Piau. In: CONGRESSO NACIONAL DE BOTNICA, 32., 1981, Teresina. Anais. Teresina: Sociedade Botnica do Brasil, 1982. p. 27-37.

COSTA, C. S.; PIA-RODRIGUES, F. C. Aferio do efeito inibitrio de germinao de extratos de folhas de sabi (Mimosa caesalpinaefolia Benth.) - Fabaceae-Mimosoideae. Informativo ABRATES, Londrina, v. 7, n. 1/2, p. 236, jul./ago. 1997. Edio dos Resumos do 10 Congresso Brasileiro de Sementes, 1997, Foz do Iguau. COSTA, G. S.; ANDRADE, A. G.; FARIA, S. M. Aporte de nutrientes pela serrapilheira de Mimosa caesalpiniaefolia (sabi) com seis anos de idade. In: SIMPSIO NACIONAL DE RECUPERAO DE REAS DEGRADADAS, 3., 1997, Ouro Preto. Do substrato ao solo: trabalhos voluntrios. Viosa: Sociedade Brasileira de Recuperao de reas Degradadas: Universidade Federal de Viosa, Departamento de Solos, 1997. p. 344-354. COSTA, J. M. da; CASTRO, A. A. J. F.; CASTRO, N. M. C. F. Levantamento florstico de uma mancha de Cerrado, Parque Ambiental de Teresina, Piau. In: CONGRESSO NACIONAL DE BOTNICA, 51., 2000, Braslia, DF. Resumos... Braslia, DF: Sociedade Botnica do Brasil, 2000. p. 228. COSTA, M. G. da. O sabi (Mimosa caesalpiniaefolia Benth). Areia: Universidade Federal da Paraba, 1983. 16 p. (Boletim tcnico, 4). DRUMOND, M. A. Potencialidades das essncias nativas do Trpico Semi-rido. Silvicultura em So Paulo, So Paulo, v. 16-A, pt. 2, p. 766-778, 1982. Edio dos Anais do Congresso Nacional sobre Essncias Nativas, 1982, Campos do Jordo. DUCKE, A. Estudos botnicos no Cear. Anais da Academia Brasileira de Cincias, Rio de Janeiro, v. 31, n. 2, p. 211308, 1959. DUCKE, A. As leguminosas de Pernambuco e Paraba. Memrias do Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, v. 51, p. 417-461, 1953. DURIGAN, G.; FIGLIOLIA, M. B.; KAWABATA, M.; GARRIDO, M. A. de O.; BAITELLO, J. B. Sementes e mudas de rvores tropicais. So Paulo: Pginas & Letras, 1997. 65 p. FARIA, S. M.; FRANCO, A. A.; MENANDRO, M. S.; JESUS, R. M.; BAITELLO, J. B.; AGUIAR, O. T. de; DOBEREINER, J. Levantamento da nodulao de leguminosas florestais nativas na Regio Sudeste do Brasil. Pesquisa Agropecuria Brasileira, Braslia, DF, v. 19, p. 143-153, 1984. FARIAS, R. R. S. de; CASTRO, A. A. J. F. Fitossociologia de trechos do Complexo de Campo Maior, Campo Maior, PI, Brasil. Acta Botanica Brasilica, So Paulo, v. 18, n. 4, p. 949963, 2004. FELICIANO, A. L. P. Estudo da germinao de sementes e desenvolvimento de muda, acompanhado de descries morfolgicas, de dez espcies arbreas ocorrentes no Semirido nordestino. 1989. 114 f. Tese (Mestrado em Cincias) Universidade Federal de Viosa - Viosa, MG. FERNANDES, A. G. Biodiversidade do Semi-rido Nordestino. Revista do Instituto Florestal, So Paulo, v. 4, pt. 1, p. 119124, 1992. Edio dos Anais do 2 Congresso Nacional sobre Essncias Nativas, 1992, So Paulo. FERNANDES, A. G. Temas fitogeogrficos: I. deriva continental - conexes vegetacionais; II. conjunto vegetacional cearense; III. manguezais cearenses. Fortaleza: Stylus Comunicaes, 1990. 116 p. FERNANDES, A. G.; NUNES, E. P. Aspectos botnicos: vegetao e flora. In: FERNANDES, A. G.; NUNES, E. P.; OTOCH, R.; SILVA, N. A. G. Levantamento preliminar da vegetao, flora e avifauna do Parque Botnico do Cear. Fortaleza: SEMACE, 1998. p. 10-19.

Sabi - Mimosa caesalpiniifolia

FREITAS, B. M. Potencial da caatinga para a produo de plen e nctar para a explorao apcola. 1991. 140 f. Dissertao (Mestrado em Zootecnia) Universidade Federal do Cear, Fortaleza. GOLFARI, L.; MOOSMAYER, H. Manual de reflorestamento do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Banco de Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro, 1978?]. 382 p. GONALVES, C. de A.; FERNANDES, M. M.; ANDRADE, A. M. de. Celulose e carvo vegetal de Mimosa caesalpiniaefolia Bentham (sabi). Floresta e Ambiente, Seropdica, v. 6, n. 1, p. 51-58, jan./dez. 1999. GONALVES, C. A.; LELIS, R. C. C. Teores de tanino da casca e da madeira de cinco leguminosas arbreas. Floresta e Ambiente, Seropdica, v. 8, n. 1, p. 167-173, jan./dez. 2001. GONALVES, C. de A.; LELIS, R. C. C.; BRITO, E. O.; NASCIMENTO, A. M. do. Produo de chapas de madeira aglomerada com adesivo uria-formaldedo modificado com tanino de Mimosa caesalpiniaefolia Bentham (sabi). Floresta e Ambiente, Seropdica, v. 10, n. 1, p. 18-26, jan./jul. 2003. GONALVES, E. P.; ALVES, E. U.; SILVA, M. A. D.; VANZOLINI, S. Efeito da temperatura sobre o potencial fisiolgico de sementes de sabi (Mimosa caesalpiniaefolia Benth) submetidas debulha mecnica e ao desponte. In: CONGRESSO E EXPOSIO INTERNACIONAL SOBRE FLORESTAS, 6., 2000, Porto Seguro. Resumos tcnicos. Rio de Janeiro: Instituto Ambiental Biosfera, 2000. p. 108-109. KAZMIERCZAK, M. L.; TONIOLO, E. R.; LEITE, F. R. B.; FILHO, M. R. F.; SOARES, Z. M. L. Delimitao da rea potencial para a produo de estacas de sabi (Mimosa caesalpiniaefolia Benth.) na Regio Norte do Cear. Fortaleza: [s.n.], 1997. No publicado. LEAL JNIOR, G.; SILVA, J. A. da; CAMPELLO, R. C. B. Proposta de manejo florestal sustentado do sabi (Mimosa caesalpiniaefolia Benth.). Crato: IBAMA, 1999. 15 p. (Boletim tcnico, 3). LEDO, A. A. M. Observaes ecolgicas na Estao Experimental Florestal de Saltinho, Pernambuco, visando reflorestamento no nordeste. Cadernos mega, Recife, v. 4, n. 2, p. 197-206, 1980. LEWIS, G. P. Legumes of Bahia. Kew: Royal Botanic Gardens, 1987. 369 p. LIMA, J. L. S. de. Plantas forrageiras das caatingas: usos e potencialidades. Petrolina: EMBRAPA-CPATSA, 1996. 43 p. LIMA, M. P. M. de. Morfologia dos frutos e sementes dos gneros da tribo Mimoseae (Leguminosae-Mimosoideae) aplicada sistemtica. Rodrigusia, Rio de Janeiro, v. 37, n. 62, p. 53-78, jan./jul. 1985. LIMA, P. C. F.; AMORIM, M. C. C. de; SILVA JUNIOR, L. G. de A. Influncia de gua salina na germinao de sementes de algaroba, leucena e sabi. In: CONGRESSO NACIONAL DE BOTNICA, 48., 1997, Crato: Universidade Regional do Cariri: Sociedade Botnica do Brasil, 1997. p. 62. LORENZI, H. rvores brasileiras: manual de identificao e cultivo de plantas arbreas nativas do Brasil. Nova Odessa: Plantarum, 1992. 352 p. MARTINS, F. das C. P.; NUNES, E. P.; FIGUEIREDO, M. A. G. Zonao do Macio de Baturit. In: CONGRESSO NACIONAL DE BOTNICA, 32., 1981, Teresina. Anais. Teresina: Sociedade Botnica do Brasil, 1982. p. 171-176.

MARTINS, R.; CARVALHO, N. M.; OLIVEIRA, A. P. Quebra de dormncia de sementes de sabi (Mimosa caesalpiniaefolia Benth.). Revista Brasileira de Sementes, Braslia, DF, v. 14, n. 1, p. 5-8, 1992. NASCIMENTO, M. do P. S. C. B. do; OLIVEIRA, M. E. A. Quebra da dormncia de sementes de quatro leguminosas arbreas. Acta Botanica Brasilica, So Paulo, v. 13, n. 2, p. 129-137, 1999. NORONHA, P. R. G. Caracterizao de mis cearenses produzidos por abelhas africanizadas: parmetros qumicos, composio botnica e colorimetria. 1997. 147 f. Dissertao (Mestrado em Zootecnia) Universidade Federal do Cear, Fortaleza. OLIVEIRA, D. M. T. Morfologia de plntulas e plantas jovens de 30 espcies arbreas de leguminosae. Acta Botanica Brasilica, So Paulo, v. 13, n. 3, p. 263-269, 1999. OLIVEIRA, V. R. de; DRUMOND, M. A. Produo massal de sabi (Mimosa caesalpiniaefolia Benth.) sem acleos. Petrolina: EMBRAPA CPATSA, 1989. 1 p. (EMBRAPA CPATSA. Pesquisa em andamento, 59). PARENTE, E.; QUEIRS, Z. P. Essncias florestais das Serras do Cear. Brasil Florestal, Rio de Janeiro, v. 1, n. 4, p. 3036, 1970. PAULA, J. E. de. Explorao dos recursos naturais renovveis, conservao e preservao dos respectivos ecossistemas. Brasil Florestal, Braslia, DF, n. 56, p. 5-29, 1983. PAULA, J. E. de. Madeiras que produzem lcool, coque e carvo. CNP - Atualidades, Braslia, DF, n. 72, p. 31-45, 1980. PAULA, J. E. de; ALVES, J. L. de H. Madeiras nativas: anatomia, dendrologia, dendrometria, produo e uso. Braslia, DF: Fundao Mokiti Okada, 1997. 543 p. PEREIRA, K. R. M.; LELIS, R. C. C. Descrio anatmica da madeira de Mimosa caesalpiniaefolia Bentham (sabi). In: CONGRESSO E EXPOSIO INTERNACIONAL SOBRE FLORESTAS, 6., 2000, Porto Seguro. Resumos tcnicos. Rio de Janeiro: Instituto Ambiental Biosfera, 2000. p. 89. RIBASKI, J.; LIMA, P. C. F. Brasil: Mimosa caesalpiniaefolia. In: RED LATINOAMERICANA DE COOPERACIN TCNICA EN SISTEMAS AGROFORESTALES. Especies arboreas y arbustivas para las zonas aridas y semiaridas de America Latina. Santiago: FAO, Oficina Regional para America Latina y el Caribe, 1997. p. 107-111. (FAO. Zonas aridas y semiaridas, n 12). Programa Conjunto FAO/PNUMA de Control de la Desertificacin en America Latina y el Caribe. RIBASKI, J.; LIMA, P. C. L.; OLIVEIRA, V. R. de; DRUMOND, M. A. Sabi (Mimosa caesalpiniaefolia) rvore de mltiplo uso no Brasil. Colombo: Embrapa Florestas, 2003. 4 p. (Embrapa Florestas. Comunicado tcnico, 104). RIBEIRO, J. de R. O Maranho e seu revestimento florstico. Brasil Florestal, Rio de Janeiro, v. 2, n. 5, p. 9-20, 1971. RIZZINI, C. T. rvores e madeiras teis do Brasil: manual de dendrologia brasileira. So Paulo: E. Blcher, 1971. 294 p. RIZZINI, C. T. Contribuio ao conhecimento das floras nordestinas. Rodrigusia, Rio de Janeiro, v. 28, n. 41, p. 137193, 1976. SILVA, A.; FIGLIOLIA, M. B. Germinao de sementes de sanso-do-campo (Mimosa caesalpiniaefolia Benth. - FabaceaeMimosoideae). Informativo ABRATES, Curitiba, v. 9, n. 1/2, p. 168, 1999.

10

Sabi - Mimosa caesalpiniifolia

SIQUEIRA, E. R. de; RIBEIRO, F. E. Restaurao Florestal na Regio da Mata Atlntica de Sergipe. Restaurao florestal na regio da Mata Atlntica de Sergipe. In: SIQUEIRA, E. R. de; RIBEIRO, F. E. (Ed.). Mata Atlntica de Sergipe. Aracaju: Embrapa Tabuleiros Costeiros, 2001. p. 97-126. SOUZA, S. M. de; LIMA, P. C. F. Caracterizao de sementes de algumas espcies florestais nativas do Nordeste. Silvicultura em So Paulo, So Paulo, v. 16-A, pt. 2, p. 1156-1167, 1982. Edio dos Anais do Congresso Nacional sobre Essncias Nativas, 1982, Campos do Jordo. SUASSUNA, J. Efeitos da associao do sabi (Mimosa caesalpiniifolia Benth.) no comportamento do jacarand (Dalbergia nigra Fr. Allem.) e da peroba-branca (Tabebuia stenocalyx Spraque & Stapf.) na Zona da Mata de Pernambuco. 1982. 179 f. Dissertao (Mestrado em Botnica) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. TAVARES, S.; PAIVA, F. A. F.; TAVARES, E. J. de S.; LIMA, J. L. S. de. Inventrio florestal do Cear: I. estudo preliminar das matas remanescentes do Municpio de Quixad. Recife: SUDENE, 1969. p. 11-19. (SUDENE. Relatrio tcnico, 34). TAVARES, S.; PAIVA, F. A. F.; TAVARES, E. J. de S.; LIMA, J. L. S. de. Inventrio florestal do Cear: II. estudo preliminar das matas remanescentes do Municpio de Tau. Boletim de Recursos Naturais, Recife, v. 12, n. 2, p. 5-19, 1974.

TEIXEIRA, E. M.; NEGREIROS, G. de F.; DEMATT, M. E. S. P. Efeito da escarificao mecnica, de tratamento trmico e de diferentes temperaturas na germinao de sementes de Mimosa caesalpiniaefolia Benth. Informativo ABRATES, Braslia, DF, v. 5, n. 2, p. 155, 1995. TIGRE, C. B. Silvicultura para as matas xerfilas. Fortaleza: DNOCS, 1970. 176 p. (DNOCS. Publicao, 243). TRIGUEIRO, E. R. C.; OLIVEIRA, V. P. V.; BEZERRA, C. L. F.; ARRUDA, L. V. Anlise fitoecolgica no processo de degradao/desertificao de uma unidade de paisagem no Municpio de Tau, Estado do Cear: consideraes preliminares. In: CONGRESSO E EXPOSIO INTERNACIONAL SOBRE FLORESTAS, 6., 2000, Porto Seguro. Resumos tcnicos. Rio de Janeiro: Instituto Ambiental Biosfera, 2000. p. 241-242. VANZOLINI, S.; ALVES, E. U.; GONALVES, E. P.; SILVA, M. A. D.; CARVALHO, N. M. A debulha mecnica melhora a germinao de sementes de sabi (Mimosa caesalpiniaefolia Benth.). In: CONGRESSO E EXPOSIO INTERNACIONAL SOBRE FLORESTAS, 6., 2000, Porto Seguro. Resumos tcnicos. Rio de Janeiro: Instituto Ambiental Biosfera, 2000. p. 218-219. VASCONCELOS, B. Sabi (Mimosa caesalpiniaefolia Benth.), valiosa forrageira arbrea e produtora de madeira das caatingas. Mossor: ESAM, 1989. No paginado. (ESAM. Coleo mossoroense, Srie 13, 660).

Circular Tcnica, 135

Exemplares desta edio podem ser adquiridos na: Embrapa Florestas Endereo: Estrada da Ribeira Km 111, CP 319 Fone / Fax: (0**) 41 3675-5600 E-mail: sac@cnpf.embrapa.br 1a edio 1a impresso (2007): conforme demanda

Comit de publicaes

Presidente: Luiz Roberto Graa Secretrio-Executivo: Elisabete Marques Oaida Membros: lvaro Figueredo dos Santos, Edilson Batista de Oliveira, Honorino R. Rodigheri, Ivar Wendling, Maria Augusta Doetzer Rosot, Patrcia Pvoa de Mattos, Sandra Bos Mikich, Srgio Ahrens Superviso editorial: Luiz Roberto Graa Reviso de texto: Mauro Marcelo Bert Normalizao bibliogrfica: responsabilidade do autor Editorao eletrnica: Mauro Marcelo Bert

Expediente

CGPE 6609

Anda mungkin juga menyukai