Anda di halaman 1dari 13

R E D A O / LNGUA PORTUGUESA / LITERATURA - LNGUA ESTRANG EIRA (INGLS / ESPANHOL) HISTRIA (GERAL DO BRASIL DE ALAGOAS) - GEOGRAFIA (GERAL DO BRASIL

RASIL DE ALAGO AS) MATEMTICA FSICA QUMICA BIOLOGIA - SO CIOLOGIA - FILO SOFIA

LEIA COM ATENO

01 - Verifique se o CADERNO DE QUESTES contm 65 questes. Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno completo. No sero aceitas reclamaes posteriores. 02 - As questes de Lngua Estrangeira (Ingls e Espanhol) esto numeradas de 15 a 21. Responda somente a prova de Lngua Estrangeira correspondente a sua opo, feita no ato de inscrio. 03 - Cada questo respondida corretamente valer 01 (um) ponto; as questes no respondidas ou com mais de uma resposta sero consideradas nulas. 04 - Observe a numerao do CARTO-RESPOSTA, pois o carto serv e para responder a um grupo de at 100 (cem) questes, dev endo ser utilizadas as 65 (sessenta e cinco) iniciais. 05 - O CARTO-RESPOSTA deve apresentar seu nmero de inscrio impresso e o ttulo da prova. 06 - Confira seu CARTO-RESPOSTA e, caso observe alguma divergncia, avise ao fiscal. 07 - Assine a REDAO no lugar indicado e o CARTO-RESPOSTA, no verso, na parte superior. 08 - Em cada questo, escolha a alternativa que responde corretamente ao que se pede. Preencha, ento, no CARTO-RESPOSTA, a janela que corresponde alternativ a escolhida, com caneta esferogrfica azul, aps a devida conf erncia. 09 - S preencha o CARTO-RESPOSTA, aps dec idir-se, em definitivo, com relao alternativa. Para o cmputo da prova, so equiv alentes as respostas erradas, nulas ou em branco. 10 - Ao trmino da prov a, o candidato devolver mesa de fiscaliz ao o CADERNO DE QUESTES, a PROVA DE REDAO e o CARTO-RESPOSTA devidamente assinados. Se no o f izer ser eliminado do Processo Seletiv o. 11 - Aps conferncia pela mesa do material entregue, o candidato assinar a Lista de Presena.

No m e: I de nti da de : As si na tur a :

I n scr i o: r g o E xpe di dor :

PORTUGUS
TEXTO 1

01. A questo abordada pelo Texto 1 tem como ncleo:


A) B) as diferenas histrico-culturais existentes entre povos de diferentes origens. as muitas consequncias dos julgamentos infundados acerca de certos grupos sociais. o papel que a escravido do negro teve na formao histrica do povo brasileiro. fatores psicossociais que afetam a autoestima das pessoas e sua capacidade de superao. 1, a discriminao

Por uma escola de cidados


O problema da cidadania tem vrias facetas. Devemos, porm, dar uma ateno especial a uma questo que est presente nas relaes cotidianas de todos ns e que deve ser cuidadosamente tratada na escola, onde se manifesta com mais frequncia do que gostaramos de confessar. Alm disso, a escola um local privilegiado no s para discuti-la mas para iniciar um trabalho de atenuao da sua fora. Estamos falando da questo do preconceito e da discriminao, em suas mais variadas formas. (...) Raramente admitimos que temos preconceitos ou que discriminamos algum. Preconceito, nunca. Temos opinies bem definidas sobre as coisas. (...) Afinal todos sabemos (sabemos?) que os franceses no tomam banho; os mexicanos so preguiosos; os judeus, agentrios; os rabes, desonestos e por a afora. Sabemos tambm que os cariocas so folgados; os nordestinos, miserveis e etc. Sabemos ainda que o negro no tem o mesmo potencial que o branco, a no ser em algumas atividades bem definidas, como o esporte, a msica, a dana etc. (...) Raramente nos damos ao trabalho de analisar as nossas afirmaes mais a fundo. No nos preocupamos em estudar, em nos informar sobre o papel que a escravido teve na formao histrica do negro brasileiro. Pouco atentamos para a realidade social do povo mexicano e como ele aparece estereotipado no cinema hollywoodiano. Ao invs disso, a nossa tendncia reproduzir, de forma acrtica, esses preconceitos que nos so passados por piadinhas, por tradio familiar, pela religio, pelas necessidades de compensar nossa inferioridade individual por uma pretensa superioridade coletiva que assumimos ao carimbar o outro com a marca de qualquer inferioridade. Um outro fato para o qual devemos estar atentos que quando essas generalizaes negativas atingem uma categoria social que de algum modo discriminada, ento, o prejuzo maior, pois no s reforam o clima negativo que a envolve, o que por si s j um grande mal, mas dificultam o processo de crescimento das pessoas que a ela pertencem na medida em que prejudicam a sua autoconfiana, requisito importante para que, inclusive, ela lute contra esse clima negativo. Obviamente, nem todas as pessoas pertencentes s categorias discriminadas reagem da mesma maneira perante essas observaes. Algumas so mais sensveis e sofrem mais. Outras parecem no se importar, embora no se saiba o quanto ficam magoadas e no demonstram. (...) Como se observa, existe o preconceito quando a nossa postura em relao a um grupo resultado de uma expectativa que construmos ou que nos foi transmitida pelos nossos antepassados. Expectativa essa muitas vezes fruto de injunes histricas, polticas ou mesmo de imagens que circulam na sociedade. Como consequncia, o processo de interao que estabelecemos com os seus membros quase sempre permeado por essa expectativa. Ou seja, no momento em que passamos a nos relacionar com pessoas do grupo discriminado temos a tendncia em julg-las em funo desse pertencimento e no do que elas so individualmente.
Jaime Pinsky; Regina Pahim. Cadernos de Educao Bsica, 1993. Adaptado).

C) D)

02. Para o autor do Texto


preconceituosa: A) B) C) D)

uma questo social que afeta, inclusivamente, a cidadania. no chega a ser pertinente s preocupaes pedaggicas das escolas. claramente reconhecida e assumida por todos que a ela recorrem. objeto de nossas anlises, de nosso interesse por entender mais a fundo certas afirmaes.

03. A voz que fala no segundo pargrafo representa:


A) B) C) D) as convices dos autores do texto. as concepes que em geral circulam. as certezas passadas pela escola. o modo de a religio ver o problema.

04. Analise os segmentos sublinhados nos seguintes


trechos e as explicaes que so dadas entre parnteses. Alm disso, a escola um local privilegiado no s para discuti-la mas para iniciar um trabalho de atenuao da sua fora (As expresses sublinhadas indicam argumentos que se opem.) 2) a nossa tendncia reproduzir, de forma acrtica, esses preconceitos (Quer dizer, reproduzir de forma no ponderada). 3) [o povo mexicano] e como ele aparece estereotipado no cinema hollywoodiano. (Ou seja, de como ele aparece sob um perfil estabelecido a priori). 4) uma pretensa superioridade coletiva (Quer dizer, uma suposta ou presumida superioridade coletiva). Esto corretas: A) 1, 2, 3 e 4 B) 2, 3 e 4 apenas C) 1, 3 e 4 apenas D) 1 e 2 apenas 1)

05. A coerncia lingustica de um texto dada ao longo de


seu percurso, em cada segmento, em cada palavra at, como se pode reconhecer nos fragmentos sublinhados abaixo. Por exemplo: em: Afinal todos sabemos (sabemos?) que os franceses no tomam banho, a pergunta entre parnteses, na verdade, coloca em dvida a afirmao anterior. 2) em: Um outro fato para o qual devemos estar atentos, a escolha da preposio atende a exigncias de regncia do segmento estar atentos . 3) em: os mexicanos so preguiosos; os judeus, agentrios; os rabes, desonestos e por a afora, a expresso sublinhada tem a mesma funo de um etc.. 4) em: no momento em que passamos a nos relacionar com pessoas do grupo discriminado temos a tendncia em julg-las em funo desse pertencimento e no do que elas so individualmente, os pronomes sublinhados no se referem aos mesmos indivduos. Esto corretas: A) 1, 2 e 3 apenas B) 1 e 2 apenas C) 1, 3 e 4 apenas D) 1, 2, 3 e 4 1)

LITERATURA
08. Observe o texto a seguir.
Se a sua produo epistolar no apresenta um valor literrio de destaque, os demais aspectos de sua obra um deles representado por criaes literrias de carter pedaggico e relacionadas catequese; outro por criaes apenas literrias e esttico-poticas devem ser valorizados, com destaque para o teatro escrito em versos. Trata-se de: A) Manuel da Nbrega. B) Jos de Anchieta. C) Pero Vaz de Caminha. D) Bento Teixeira Pinto.

09. Em sua obra, encontram-se criaes de poesia sacra,


lrica, filosfica, satrica, alm de pornogrfica at. Podemos considerar que essa diversidade temtica e produtiva caracteriza-se, sobretudo, pela riqueza de talento e arguta observao da realidade, pelo talento literrio e, ao fim, mas no menos importante, pela esttica barroca que lhe serviu de contexto estticoexistencial criativo. A declarao acima, sobre um poeta dos mais relevantes de nossa produo literria, refere-se a: A) Manuel Botelho de Oliveira. B) Cludio Manoel da Costa. C) Gregrio de Matos. D) Bento Teixeira Pinto.

06. No trecho: Ao invs disso, a nossa tendncia


reproduzir, de forma acrtica, esses preconceitos que nos so passados por piadinhas, por tradio familiar, pela religio, pelas necessidades de compensar nossa inferioridade individual, pode-se perceber o cuidado dos autores para nos indicar: A) B) C) D) o valor social que pode ser atribudo s tradies familiares. que os conceitos religiosos podem merecer todo o nosso crdito. que existem inferioridades individuais que precisam ser compensadas. o processo a partir do qual se originam os preconceitos.

10. O Indianismo foi uma vertente de criao temtica


estilisticamente muito forte na prosa e na poesia de certa poca da fundao da literatura brasileira o Romantismo. De fato, destacam-se temas e criaes indianistas na obra dos seguintes escritores: A) B) C) D) Casimiro de Abreu e Castro Alves. Gonalves de Magalhes e lvares de Azevedo. Gonalves Dias e Castro Alves. Jos de Alencar e Gonalves Dias.

07. A concordncia do verbo com o sujeito da orao


uma norma da lngua culta, falada e escrita em contextos formais da interao social. Quanto a essa norma, est correta a seguinte alternativa: A) Algumas pessoas parecem no se importarem com os preconceitos, embora no se saiba o quanto ficam magoadas e no demonstra. Por que a nossa tendncia reproduzir, de forma acrtica, esses preconceitos que existe e persiste em todos os meios da sociedade? Nenhum dos programas escolares atuais privilegia a luta contra os julgamentos discriminatrios. Cada um dos projetos dos governos democrticos atentaram para o cuidado com a formao dos alunos em ordem cidadania.

11. Qual das afirmaes abaixo no procedente, ou


seja, no vlida, em relao obra de Manuel Bandeira? A) Seu poema Os Sapos revela uma postura de rebeldia contra um cdigo literrio ultrapassado, mas que ainda era vigente no Brasil, no ano de publicao dos versos de Bandeira. Nasceu em Recife e foi chamado de So Joo Batista do Modernismo; Vou-me embora pra Pasrgada, Irene no Cu e Pneumotrax so poemas seus muito conhecidos. Sua obra completa est reunida em um livro intitulado Educao pela Pedra. Bandeira foi adepto do projeto literrio que defendia a vinculao da lngua brasileira sintaxe lusitana. Alguns dos aspectos mais frequentes em sua obra so: a incorporao de temas e motivos prosaicos; a vida que poderia ter sido e que no foi; a cidade do Recife e suas evocaes de memria.

B)

B)

C)

C)

D)

D)

12. Eis um autor que fixou a paisagem e o homem do


Nordeste, mas sentindo os problemas dos desvalidos, os problemas humanos, a luta pela sobrevivncia. Sua obra tem um carter regional, mas tambm universal. Foi o criador de uma das personagens animais mais marcantes da literatura brasileira, a cachorra Baleia. Trata-se de: A) B) C) D) Graciliano Ramos. Jos Lins do Rego. Jorge Amado. Guimares Rosa.

A)

B)

C)

D)

13. Sobre o poeta Joo Cabral de Melo Neto, observe os


versos e analise as afirmativas a seguir. Assinale a alternativa incorreta. Um galo sozinho no tece uma manh: ele precisa sempre de outros galos. De um que apanhe esse grito que ele e o lance a outro; de um outro galo que apanhe o grito de um galo antes e o lance a outro; e de outros galos que com muitos outros galos se cruzem os fios de sol de seus gritos de galo, para que a manh, desde uma tela tnue, se v tecendo, entre todos os galos. A) B) O poeta destacou-se entre os de sua gerao pela linguagem rigorosa e enxuta. Uma de suas obras mais conhecidas Morte e Vida Severina, cuja temtica a viagem de um retirante pelas margens do Capibaribe. Ao ler os versos acima, percebe-se o cuidado de Cabral com a escolha das palavras para expressar, metaforicamente, a necessria interdependncia das relaes humanas. A maior caracterstica da poesia de Joo Cabral o sentimentalismo exacerbado e a lrica amorosa.

Nasceu em Macei e exerce a atividade de jornalista, alm de poeta, romancista, contista, cronista e ensasta. Ldo Ivo considerado uma das figuras de maior destaque na moderna literatura brasileira, notadamente na poesia. O crtico-poeta Ivan Junqueira diz sobre Ledo Ivo que sua poesia, embora severa do ponto de vista do uso da lngua, polifnica (...), abrangendo o cultivo de todos os metros e de todas as formas. Comeou sua produo como um poeta parnasiano e nunca se desvencilhou da influncia dessa esttica.

C)

D)

14. Sobre o mltiplo escritor Ldo Ivo, observe os versos


abaixo e assinale a alternativa incorreta. Canto Grande No tenho mais canes de amor. Joguei tudo pela janela. Em companhia da linguagem fiquei, e o mundo se elucida. Do mar guardei a melhor onda que menos mvel que o amor. E da vida, guardei a dor de todos os que esto sofrendo. Sou um homem que perdeu tudo mas criou a realidade, fogueira de imagens, depsito de coisas que jamais explodem. De tudo quero o essencial: o aqueduto de uma cidade, rodovia do litoral, o refluxo de uma palavra.

INGLS
Read the text below and answer the following questions based on it.

16. Both Western diets and post-industrial consumption


habits A) B) play an important role in determining population growth. are insignificant when it comes to population growth. are the only factors keeping population from growing today. have made population growth peak levels unknown before.

Can the Planet Support 10 Billion People?


How will countries feed and shelter populations that are expected to soar by century's end? Population projections 90 years out even 40 years out are risky. There are big challenges to human civilization already under way this century, such as climate disruption and food sustainability, and more on the horizon. If any of them hit as hard as we fear, or if our responses are insufficient, theres little probability that Earths population would get to 10 billion people. In a way, getting there would be a sign of successful navigation of this centurys problems. If Western diets and post-industrial consumption habits can be changed, the planet might make it. Such a level of population is itself a challenge, but positive scenarios are possible. They all require a fundamental change in resource use, changes to our behavior, and the attentive application of emerging technologies. For example, modern agriculture would be unable to support 10 billion people with a Western diet; conversely, a primarily vegetarian diet, with meat protein coming from cultured meat producers, would be fine. Ten billion people with postindustrial world consumption habits would overwhelm resource supplies and waste streams; conversely, production economies using cradle-to-cradle design or (in the longer term) molecular fabrication technologies would make the very concept of waste a thing of the past. Most notably, a planet of 10 billion people all wanting a Western standard of living would require at least an orderof-magnitude more energy. Theres no way to provide that energy without causing massive environmental damage. But according to Dr. Art Rosenfeld, formerly of the California Energy Commission, a moderate but sustained increase in how efficiently we use energy would, over time, have an enormous impact. By focusing on efficiency, we could at the end of this century support 10 billion people at a universally high standard of living for less energy than we use today. A 10 billion-human planet worth living on is possible but only if we think ahead.
(Adaptado de: <http://www.nytimes.com/roomfordebate/2011/05/04/can-theplanet-support-10-billion-people/how-10-billion-can-survive> Acessado em 11 de maio de 2011).

C) D)

17. In order for 10 billion people to live a comfortable life


on earth A) B) C) D) meat would necessarily have to be cut off the diet. massive environmental destruction couldnt be avoided. new waste streams would have to be created. fundamental behavioral changes are a must.

18. It is argued that the use of energy can be improved so


as to allow A) B) C) D) more people to live with less energy. fewer people to live with more energy. fewer people to live with less energy. more people to live with more energy.

19. Western diets refer to


A) B) C) D) diet food people eat in the West. people in the West being overweight. what people eat in the Western world. food that cannot be bought in the East.

20. In If Western diets and post-industrial consumption


habits can be changed, the planet might make it, the modal might indicates: A) B) C) D) certainty. possibility. permission. prohibition.

21. In order to have a planet with 10 billion people where


we can live on decently, we need to A) B) C) D) farm. wait. waste. plan.

15. Reaching 10 billion inhabitants in the future is


something that A) B) C) D) will happen regardless of any contrary opinions. should only happen at least in 100 years time. depends on many controlled and uncontrolled factors. can only be possible by producing much more energy.

ESPANHOL
El (lento) avance del espaol en Brasil
Diego tiene 16 aos, y desde hace cuatro estudia castellano en una escuela privada de So Paulo. La influencia de sus abuelos, espaoles, despert pronto su inters por este idioma, que aprende "para viajar y trabajar". Es uno de los cinco millones de personas que, segn el anuario del Instituto Cervantes 2009, estudian espaol en Brasil, una cifra que "a estas alturas, seguramente es ya ms alta", segn aseguran desde la institucin. Un gran salto comparado con el milln de alumnos de 2006. "Brasil es un pas situado entre el ocano y el espaol", dijo Fernando Henrique Cardoso, expresidente brasileo. Aprobada en 2005, la denominada Ley del Espaol converta en obligatoria la oferta del castellano en los centros de secundaria, incorporacin que deba completarse en 2011. Sin embargo, a finales de 2009, solo un 32% lo haba hecho, y la implantacin haba sido muy irregular. El Estado de Ro, por ejemplo, haba llegado a un 46%, pero otros como Baha apenas llegaban al 21%, segn datos del Instituto Nacional de Estudios e Investigacin (INEP) brasileo. Una desigualdad an ms patente si se considera la titularidad de los centros: cumplan la ley un 66% de centros privados, pero solo un 18% de los pblicos. As las cosas, la nueva fecha que se plantean los responsables educativos mira hacia el horizonte de 2021. Las caras de este retraso son mltiples, como explica Antonio Martnez, director del Instituto Cervantes de Ro de Janeiro: "No salen suficientes plazas para garantizar la implantacin de la ley; de 2006 a 2010 solo se convocaron oposiciones para 300 profesores". Fuentes del Ministerio de Educacin brasileo reconocen que hay 6.000 docentes de espaol frente a una demanda aproximada de 25.000. La falta de financiacin, apuntan, es una de las razones, pero no la nica. Al ser Brasil un Estado federal, el cumplimiento de la ley depende de que los diferentes estados desarrollen reglamentos para adaptarse a la nueva norma, algo que lleva su tiempo. Una lucha burocrtica que se une a otras problemticas, como apunta Beln Garca Llamas, profesora del Cervantes en Ro de Janeiro: "La situacin de los profesores no es muy buena. Sus salarios son muy bajos y trabajan con pocos medios... hay barrios muy desfavorecidos, con muchos contrastes, y los profesores tienen que echar mano de mucha vocacin. Hay inters porque las cosas mejoren, pero no es fcil". Las grandes citas internacionales que tendrn lugar en Brasil en los prximos aos - Mundial de Ftbol y Juegos Olmpicos - pueden tener un impacto decisivo en la expansin del espaol. As, se ha creado una secretara nueva, SaeCopa, que entre otras cosas impartir cursos de idiomas - espaol e ingls - a los trabajadores del sector servicios: bomberos, policas, taxistas y hasta vendedores ambulantes. Para Anastasio Snchez, director del Cervantes en Salvador de Baha, "hay unas diferencias abismales que arreglar en Brasil en todos los aspectos. Son ms de 200 millones de habitantes y, aunque Lula haya sacado de la pobreza a 30 o 40 millones, queda mucho por hacer". Pero hay una razn para sentirse optimista: "A diferencia de Espaa, aqu van todos a una, hay un Gobierno y una oposicin que ayuda".
El Pas, 25/02/2011.

15. Una vez ledo el texto por completo, podemos afirmar


que el contenido esencial del mismo es: A) una breve biografa de un alumno brasileo de espaol, residente en So Paulo, nieto de espaoles. una defensa de la poltica econmico-social del expresidente Lula. una crtica a las polticas educativas de espaol en Brasil. un sucinto anlisis de la situacin de la enseanza del espaol en Brasil.

B) C) D)

16. Sobre la llamada Ley del Espaol, es correcto afirmar


que: A) B) C) D) fue aprobada en 2005 en el gobierno de Fernando Henrique Cardoso. en la actualidad la ley se aplica adecuadamente en la totalidad de centros privados. solo es aplicable en los centros pblicos. realmente solo se acabar de implementar en 2021.

17. Entre los factores que se mencionan en el texto que


influyen en el lento avance del espaol en Brasil, podemos sealar: 1) 2) insuficientes recursos financieros. los complejos procedimientos burocrticos derivados de la aplicacin de la ley. 3) la abundancia de profesores especializados. 4) los altos salarios que deben recibir los profesores. Son correctas: A) 1, 2, 3 y 4 B) 1 y 2 solamente C) 2, 3 y 4 solamente D) 1 y 4 solamente

18. El tercer prrafo del texto comienza con el siguiente

pasaje: Las caras de este retraso son mltiples. En l, la palabra subrayada, caras, puede ser sustituida, manteniendo el mismo sentido expresado en el texto, por: A) B) C) D) faces. motivos. deudas. expectativas.

19. En diversos pasajes del texto aparecen diferentes


cifras, por ejemplo: 16, 32, 21. Indique a continuacin cul es la serie que contiene las correspondientes expresiones por extenso de dicha cifras: A) B) C) D) dieziseis trenta y dos vente y un decisis trintaids vinti y un diecisis treinta y dos veintiuno diez y seis treinta y dos vente y uno

20. En el ltimo prrafo del texto aparece la siguiente


frase: aunque Lula haya sacado de la pobreza a 30 o 40 millones, queda mucho por hacer. En ella, la palabra subrayada, aunque, puede sustituirse, manteniendo el mismo sentido del texto, por: A) B) C) D) a pesar de que. mismo si. inclusive si. mientras que.

D)

estabeleceram aliana poltica vantajosa com as potncias asiticas, garantindo o fim da crise do Capitalismo.

25. As revoltas coloniais questionavam as imposies


econmicas feitas por Portugal e defendiam, em alguns casos, as ideais liberais. A rebelio de 1817, em Pernambuco: A) conseguiu ameaar a dominao portuguesa, contando com a ajuda de tropas vindas do Sudeste. consagrou os princpios iluministas, radicalizando a luta contra a escravido e o latifndio. foi influenciada pelo liberalismo, mas no foi radical e manteve ideais que favoreciam as elites. mostrou-se aliada aos proprietrios de terras interessados em reformas econmicas, combatendo tambm a escravido.

21. En el penltimo prrafo del texto se dice: Las grandes


citas internacionales que tendrn lugar en Brasil. En ese fragmento, la palabra subrayada, citas, equivaldra por el sentido que posee en el texto, a la portuguesa: A) B) C) D) citaes. indicaes. chamadas. eventos.

B) C) D)

HISTRIA
22. A influncia da cultura clssica foi marcante na
formao histrica da Europa. Numa anlise da fora dessa cultura no pensamento filosfico dos tempos modernos, podemos destacar: A) as reflexes de Plato, que modificaram as crenas religiosas medievais e os princpios do Tomismo. a relao das ideias de santo Agostinho com as perspectivas do idealismo de Plato. a publicao do livro de Maquiavel sobre o poder poltico, consagrando o centralismo administrativo. as crticas de Marx ao sistema capitalista e a existncia da explorao social no trabalho assalariado.

26. No Brasil, a prtica da democracia poltica, apesar de


alguns impasses e frustraes durante o sculo XX: A) foi decisiva para manter a centralizao poltica na poca de Getlio Vargas, influenciando os sindicatos urbanos. trouxe experincias oriundas da Europa, construindo iderios totalitrios nos anos 1950 e na poca dos governos militares. influenciou as lideranas polticas e seu comportamento tico, por favorecer os ideais da justia, da honestidade e da igualdade social. foi marcada por instabilidades constantes, sem definio de projetos polticos claros e atuantes para melhorar a ordem social.

B)

C)

B) C)

D)

D)

27. A economia alagoana enfrentou dificuldades que


impediram a modernizao das suas foras produtivas. Com relao sua produo aucareira, podemos afirmar que o Estado de Alagoas: A) conseguiu xito, superando Pernambuco e So Paulo, apesar de manter uma estrutura conversadora na sua organizao poltica. transformou radicalmente aspectos da produo que deram mais eficincia e renda aos usineiros alagoanos. tornou-se a mais destacada do Nordeste, criando amplas condies para melhorias das condies sociais do Estado foi importante para trazer benefcios econmicos para o Estado, mas no o livrou das suas imensas desigualdades sociais.

23. As revolues socialistas conseguiram obter alguns


xitos, mas no findaram com as desigualdades sociais nos pases onde aconteceram. Em Cuba, por exemplo: A) B) C) D) permaneceu o descaso com a educao e prevaleceu o interesse pela produo agrcola. houve o fim do autoritarismo, com a realizao de uma experincia democrtica renovadora. transformou-se o sistema poltico, porm a economia no evitou a expanso dos latifndios. manteve-se a centralizao poltica e enfrentouse problemas diplomticos com vrios pases.

B)

C)

D)

24. As relaes internacionais sofrem modificaes com


os avanos da Globalizao. Nesse sentido, os Estados Unidos da Amrica: A) continuam mantendo sua liderana e seu poder indiscutvel de dirigir a economia e a superao das crises sociais. conseguem se relacionar, sem grandes problemas com pases europeus, porm no esto poderosos como nos anos de 1950. firmaram sua posio contra os pases rabes, abandonando qualquer forma de ajuda militar e econmica.

28. A situao poltica de Alagoas acompanha aspectos


das mudanas ocorridas no Brasil. No entanto, observa-se que: A) h resqucios visveis de uma estrutura sociopoltica conservadora e centralizadora, distante, portanto, dos ideais democrticos. se efetivam reformas sociais importantes que a diferenciam bastante dos Estados mais pobres do Nordeste. existe forte influncia dos sindicatos rurais, na construo dos partidos socialistas que enfrentam a concentrao de riqueza. se mantm o coronelismo, embora a estrutura das grandes propriedades esteja se fragmentando rapidamente.

B)

B)

C)

C)

D)

GEOGRAFIA
29. O texto a seguir trata de um importante assunto
abordado em Geografia Econmica Geral e Geografia do Brasil. Leia-o com ateno. O conceito a seguir foi elaborado por economistas da CEPAL (Comisso Econmica para a Amrica Latina). Caracteriza--se como um processo interno de desenvolvimento estimulado por desequilbrio externo e que resulta na dinamizao, no crescimento e na diversificao da produo industrial.
(Fonte: SANDRONI, Paulo. Novssimo Dicionrio de Economia. So Paulo, Best Seller, 1999. Adaptado)

31. Esse fenmeno causado pela ao humana e, em


menor grau, por aes naturais. , na verdade, um processo de reduo da capacidade produtiva do solo e da cobertura vegetal. observado em diversos pases do mundo, sobretudo em reas em que existe um dficit hdrico. Qual a denominao dada ao fenmeno referido? A) Laterizao do solo B) Lixiviao de solos desrticos C) Desertificao D) Eolizao.

32. Em praticamente todas as migraes inter-regionais


verificadas no Brasil, o nordestino sempre foi o elemento dominante. O que justifica esse fato? 1) O Nordeste representou e ainda representa um bolso de misria e funcionou como uma rea de repulso populacional. 2) As condies ambientais, sobretudo no interior da regio, representam, de certa maneira, uma adversidade s atividades agrcolas, sobretudo em anos de excepcional dficit hdrico. 3) O relevo da regio, sobretudo no Agreste e nas Serras e nos Macios Residuais, impede o desenvolvimento de uma pecuria extensiva, impulsionando assim a migrao inter-regional. 4) O Nordeste uma regio de contrastes e problemas, alm de possuir uma excessiva concentrao de terras, renda e poder. Est(o) correta(s) apenas: A) 1 B) 1 e 3 C) 2 e 4 D) 1, 2 e 4.

Este conceito refere-se: A) Substituio de Importaes. B) ao Dficit de Importaes. C) ao Ecodesenvolvimento em reas importaes. D) Distribuio espacial das Importaes.

de

30. A sia o continente mais populoso do planeta, com


mais de 4 bilhes de habitantes. Entre as diversas caractersticas desse grande continente, podemos citar: 1) o Sudeste asitico, no perodo do vero boreal, atingido por um sistema de ventos que acarretam pesados aguaceiros, com srios problemas ambientais; esse sistema corresponde aos ventos monnicos. 2) o continente apresenta contrastes econmicos extremos; a poro mais desenvolvida registra renda per capita quase cem vezes maior que a das regies mais subdesenvolvidas. 3) o fundamentalismo religioso e os antagonismos tnicos, muitas vezes associados a disputas territoriais, se transformaram nos principais obstculos paz na sia. 4) a extrao mineral a principal fonte de divisas dos pases do Golfo Prsico, onde est a maior parte das reservas de petrleo exploradas do mundo. 5) observa-se, no continente, uma grande diversificao climtica; essa diversificao influencia na expressiva variedade de formaes vegetais, tais como as florestas tropicais, temperadas e de conferas, alm das estepes e das tundras. Esto corretas: A) 1 e 4 apenas B) 1, 2 e 3 apenas C) 3, 4 e 5 apenas D) 1, 2, 3, 4 e 5.

33. Os fatores naturais, sobretudo o clima e os solos, tm


um papel destacado nas atividades agrcolas do Brasil. O solo, popularmente conhecido como terras roxas, encontrado na Regio Sul do pas, um bom exemplo desse fato. Esse solo formado pela: A) B) C) D) decomposio de arenitos. eroso das argilas. decomposio de basalto. desagregao de rochas metamrficas.

34. Leia com ateno o texto a seguir e depois assinale o


municpio descrito. Esse municpio est localizado a aproximadamente 105 km a Nordeste de Macei. Surgiu, como vilarejo, durante a invaso holandesa do sculo XVII e nele se encontram construes coloniais da poca, como por exemplo as runas da Igreja de Nossa Senhora da Apresentao, de 1630. A) Palmeira dos ndios B) Unio dos Palmares C) Penedo D) Porto Calvo.

35. Uma parte considervel do territrio alagoano


ocupada por um relevo que localmente conhecido como Tabuleiros. Assinale a figura que mais se assemelha, do ponto de vista esquemtico, a esse tipo de relevo.

MATEMTICA
36. Em uma indstria, trabalham operrios e executivos.
Os operrios representam 90% do total de trabalhadores, e cada um deles tem salrio mensal de R$ 1.200,00, enquanto cada um dos executivos tem salrio mensal de R$ 2.000,00. Qual a mdia salarial mensal dos trabalhadores da indstria? Observao: a mdia salarial dos trabalhadores a razo entre a soma dos salrios dos trabalhadores e o nmero de trabalhadores. A) B) C) D) R$ 1.220,00 R$ 1.240,00 R$ 1.260,00 R$ 1.280,00

A)

B)

37. Na ilustrao a seguir, a parbola tem equao


y = x + c, para alguma constante real c, e ABCD um quadrado com rea 16. Qual o valor de c?
2

C)

C
D)

D
A) B) C) D) 8 9 10 11

38. Um Encontro tem a participao de 750 profissionais,


sendo 450 do sexo feminino. Um tero dos participantes do sexo feminino e um quarto dos participantes do sexo masculino tm menos de trinta anos. Se um dos participantes do Encontro escolhido ao acaso, qual a probabilidade de ele ter menos de trinta anos? A) B) C) D) 1/10 1/5 3/10 2/5

39. De uma coleo de flores com 5 rosas e 3 jasmins,


pretende-se montar um buqu com 3 flores e, pelo menos, um jasmim. De quantas maneiras o buqu pode ser montado? Considere que as rosas so diferentes entre si, assim como os jasmins. A) B) C) D) 45 46 47 48

FSICA
42. Uma partcula massiva move-se com energia cintica
Ec. Se a massa da partcula for reduzida metade e a sua velocidade dobrar, a sua energia cintica nessa nova situao ser dada por: A) B) C) D) Ec/2 Ec 2Ec 4Ec

40. Na ilustrao abaixo, ABCD um retngulo com altura


medindo AD = 10 cm, EB = 6 cm e FB = 5 cm. Se os tringulos DEB e DFB tm a mesma rea, qual a rea do retngulo ABCD?

43. Cada alternativa a seguir apresenta um ser vivo em


movimento. Assinale, dentre as alternativas, aquela em que o ser vivo possui a maior quantidade de movimento. A) B) C) D) Um tubaro de 500 kg nadando a 20 km/h. Um cavalo de 300 kg galopando a 40 km/h. Um atleta de 70 kg correndo a 30 km/h. Um leopardo de 90 kg correndo a 100 km/h.

44. Uma partida de futebol transmitida ao vivo por duas


emissoras de televiso, X e Y. A emissora X transmite as imagens via satlite, enquanto a emissora Y realiza a transmisso sem o uso de satlite. Considere que em ambos os casos o sinal transmitido atravs de ondas eletromagnticas, que se propagam 5 velocidade de 3 10 km/s. Um telespectador com dois televisores ligados, um na emissora X e outro na Y, observa que a imagem da emissora X mostrada com 0,1 s de atraso. Considerando que este atraso se deve apenas diferena entre os percursos realizados pelos sinais, ele conclui que o percurso realizado pelo sinal da emissora X maior que aquele da emissora Y em: A) B) C) D) 600 km 3000 km 30000 km 60000 km

A
A) B) C) D) 100 cm 2 110 cm 2 120 cm 2 130 cm
2

41. Uma pesquisa com certo nmero de pessoas da


cidade A demonstrou que 50% dos pesquisados preferem a marca de refrigerante G. Outra pesquisa, com 100 pessoas de uma cidade diferente, revelou que 60% dos entrevistados tambm preferem a marca G. No total, 54% das pessoas entrevistadas nas duas cidades preferem a marca G. Qual o total de pessoas ouvidas na pesquisa? A) B) C) D) 220 230 240 250

45. Em um processo UHT de esterilizao do leite, a sua


temperatura elevada at 138 C por 2 a 4 segundos o e, em seguida, resfriada imediatamente at 32 C, a fim de eliminar bactrias pelo choque trmico. Quanto o vale este gradiente de temperatura de 170 C na escala Fahrenheit se a expresso relacionando temperaturas em graus Celsius (TC) e Fahrenheit (TF) TC = 5(TF 32)/9? A) B) C) D) 306 F o 412 F o 482 F o 512 F
o o

46. Um estudante encontra-se a trs metros de distncia


de um grande espelho plano. A que distncia do estudante est localizada a sua imagem? A) B) C) D) 0,75 cm 1,5 m 3,0 m 6,0 m

50. Estudos sobre os efeitos da presso alta em


organismos, inclusive humanos, tm sido realizados para se obter informaes sobre mergulho em mar profundo e anestesia. Sabendo que uma amostra de ar ocupa 1,00 L a 25C e 1,00 atm, determine a presso necessria a fim de comprimir a amostra para um 3 volume de 90 cm nessa temperatura. A) B) C) D) 11 atm 18 atm 24 atm 28 atm

47. Um circuito eltrico A possui X resistores hmicos


idnticos, de resistncia eltrica R, cada, associados em paralelo. Um circuito eltrico B possui Y resistores hmicos idnticos, de resistncia eltrica 2R, cada, associados em srie. Se a resistncia equivalente do circuito A igual resistncia equivalente do circuito B, podemos afirmar que: A) B) C) D) X = 1/(2Y) 2 X = 1/(2YR ) 2 X = 2/(YR ) X = 2/Y

51. O iodo encontrado como on iodeto em salmoura e


como uma impureza no salitre do Chile. Ele era obtido de plantas marinhas, que contm altas concentraes de gua do mar: 2.000 kg de plantas marinhas produzem cerca de 1 kg de iodo. A melhor fonte moderna a salmoura dos poos de petrleo marinhos, onde o prprio leo foi produzido pela decomposio de organismos marinhos que acumularam o iodo enquanto estavam vivos. O iodo elementar produzido pela oxidao com cloro: Cl2(g) + 2 I (aq) I2(s) + 2 Cl (aq)

QUMICA
48. Todo trabalho em laboratrio, por mais importante e
urgente que seja, deve ser planejado e executado com segurana. Com isso em mente, assinale a alternativa que no condiz com os cuidados bsicos necessrios para a segurana em um laboratrio. A) Ao manipular frascos, nunca dirigir a abertura do recipiente na direo de si mesmo ou na direo de outras pessoas. Trabalhar sozinho, fora do horrio de funcionamento do laboratrio, para se concentrar melhor em suas atividades. Evitar armazenar reagentes em lugares altos e/ou de difcil acesso. Ao testar o odor de produtos qumicos, nunca colocar o produto ou o frasco diretamente no nariz.

Calcule a quantidade de cloro necessria para produzir 1 1,00 kg de iodo. Dados: Massas molares em g mol : Cl = 35,5; I = 127. A) 93,2 g B) 107 g C) 280 g D) 349 g

52. O monxido de carbono, CO, um gs incolor, sem


cheiro, inflamvel, quase insolvel em gua e muito txico. produzido quando carbono ou um composto orgnico queima em ambiente com pouco oxignio, como acontece em motores de automveis mal regulados e em cigarros. CO(g) + H2O(g) CO2(g) + H2 (g)

B)

C) D)

Sobre o equilbrio qumico acima, trs afirmaes foram feitas: 1) Se a presso parcial do CO2 for aumentada, a presso parcial do H2 diminui. 2) Se a presso parcial do CO for diminuda, a presso parcial do CO2 diminui. 3) Se a concentrao da H2O for aumentada, a constante de equilbrio da reao diminui. Dessas afirmaes est(o) correta(s) apenas: A) 1 B) 2 C) 1 e 2 D) 2 e 3

49. O ferro, Fe, o mais usado dos metais de transio d,


o elemento mais abundante na Terra e o segundo mais abundante na crosta terrestre (depois do alumnio). Seus principais minrios so os xidos hematita (Fe2O3) e magnetita (Fe3O4). O sulfeto mineral pirita, FeS2 tambm muito abundante, mas no usado na fabricao do ao porque o enxofre difcil de remover. Quantos eltrons desemparelhados so previstos para a configurao do estado fundamental do tomo de ferro (Z = 26)? A) B) C) D) 1 2 3 4

53. A qualidade da gasolina medida pelo ndice de


octanagem. Por exemplo, a molcula de cadeia linear octano queima to mal que tem octanagem 19, mas seu ismero, comumente chamado de isooctano, tem octanagem 100. Sabendo que a frmula estrutural do isooctano :

56. Uma populao de bactrias de uma dada espcie foi


isolada, aps um surto de infeco hospitalar, e submetida a um teste laboratorial que avalia sua resistncia a diferentes tipos de antimicrobianos. Considerando que, aps a realizao do teste, 1% dos microrganismos sobreviveu, podemos afirmar que: A) os antimicrobianos utilizados no foram testados nas concentraes adequadas; por isso uma parte das bactrias sobreviveu. bactrias naturalmente sensveis ou resistentes a antimicrobianos podem ser encontradas dentro de uma populao de dada espcie. as bactrias sobreviventes sofreram mutao provocada pelos antimicrobianos e, portanto, resistiram a eles. o uso indiscriminado de antibiticos, atravs da automedicao, aumenta a diversidade de populaes sensveis a antibiticos.

B)

assinale o seu nome, segundo a IUPAC. A) 2,2-dimetilhexano. B) 2,4,4-trimetilpentano. C) 2,2,4-trimetilhexano. D) 2,2,4-trimetilpentano.

C)

D)

BIOLOGIA
54. Observe a molcula ilustrada na figura abaixo e aponte
a alternativa que demonstra corretamente sua funo no metabolismo energtico celular.

57. Para quais problemas ambientais associados a


atividades humanas a charge abaixo chama a ateno do leitor?

A) B)

C)

D)

Quebra de carboidratos na etapa de gliclise e sntese de cido pirvico. Armazenamento de energia livre derivada de reaes anablicas para sntese de nucleotdeos na dupla-fita de DNA. Armazenamento de energia livre derivada de reaes catablicas para a realizao de trabalho celular. Acmulo de calorias como reserva energtica de glicognio nas clulas do fgado e triglicerdeos no tecido adiposo.

A) B) C) D)

Terremotos submarinos e tsunamis. Derramamento de leo no mar e vazamentos radioativos. Aquecimento global e enchentes. Descarte inadequado de lixo e aumento da incidncia de raios UV na atmosfera.

58. Uma brasileira recentemente deu luz a gmeos a


partir da fecundao de dois vulos que foram gestados em dois teros separados, um fenmeno raro na medicina. Assim, podemos afirmar que as crianas: A) B) C) poderiam ser filhos de pais diferentes. no poderiam ser filhos do mesmo pai. se forem filhos do mesmo pai, so gmeos univitelinos, pois possuem a mesma carga gentica. se forem filhos do mesmo pai, so gmeos divitelinos, sem qualquer identidade gentica entre os mesmos.

55. Apesar dos esforos para conter o avano da AIDS no


mundo, o nmero de pessoas que sucumbe doena ainda alarmante. Sobre a infeco pelo vrus HIV, aponte corretamente qual, dentre os grficos abaixo, melhor representa o que acontece com a quantidade de vrus (1) e anticorpos do hospedeiro (2) ao longo do tempo de incubao da doena.

D)

A)

B)

C)

D)

59. A figura abaixo ilustra como ocorrem as trocas


gasosas no alvolo pulmonar. Logo, podemos concluir que:

D)

definir os princpios que podem fundamentar as propostas sociais da tica, da moral e do comportamento humano justo e solidrio.

FILOSOFIA
63. A Filosofia uma cincia que encontra sua justificativa
no fato de o homem se interessar por: A) B) C) A) em (1), ocorre transferncia de gs carbnico para o sangue, e, em (2), de oxignio do sangue para os alvolos. a presso parcial de oxignio menor nos alvolos (3) que no sangue durante a hematose. a maioria do gs expirado dos pulmes (4) nitrognio e oxignio. aps a chegada aos alvolos, o sangue arterial (5) retorna aos tecidos como sangue venoso. D) encontrar razes para suas propostas de moralizao, disciplina social e tica. transcender a experincia emprica e chegar at as causas primeiras das coisas. esclarecer os mistrios das principais doutrinas religiosas que propem a existncia de Deus. conhecer a diversificada trajetria cultural criada pelas grandes civilizaes humanas.

B) C) D)

64. A Filosofia um ensaio de elucidao do ser.


Abismado no ser, o homem procura torn-lo transparente. O resultado desse esforo o conhecimento (Arcngelo Buzzi). Esse conhecimento que o homem constri da realidade possvel por diferentes perspectivas e mtodos, como se descreve a seguir. 1) Por meio do conhecimento cientfico, o homem procura encontrar a explicao das coisas, valendo-se da investigao e da experimentao rigorosas e consistentes. 2) Por meio do conhecimento filosfico, o homem procura obter explicaes para as razes mais profundas e radicais das coisas. 3) Por meio do conhecimento mtico, o homem, afastando-se dos mtodos racionais e experimentais, percebe a realidade com base na fantasia e na imaginao. 4) Por meio do conhecimento emprico, o homem percebe o mundo pelo simples contato com os fatos e com as explicaes que o consenso e a tradio passam de gerao a gerao. Esto corretas: A) 2, 3 e 4 apenas B) 1, 2 e 3 apenas C) 1 e 4 apenas D) 1, 2, 3 e 4

SOCIOLOGIA
60. Homem algum uma ilha: uma afirmao de grande
aceitao, que poderia justificar o objeto da Sociologia, uma cincia que pretende estudar: A) B) C) D) a superioridade da condio humana em relao a outros seres da natureza. os fatos derivados da prpria condio humana de ser intrinsecamente social e coletiva. os destinos do homem em direo a seus apelos de transcendncia e religiosidade. as complexas relaes do homem com a produo de seus meios de subsistncia.

61. Uma questo da Sociologia que, cada vez mais, tem


ganhado lugar, nas discusses sciopolticas atuais diz respeito: A) aos programas sociais e polticos que fomentam as migraes entre diferentes povos, raas e culturas. necessidade de se prestar assistncia social aos grupos das comunidades rurais economicamente desfavorecidas. s pesquisas cientficas que pretendem demonstrar a fragilidade de certos dogmas da tradio religiosa. diversidade tnica e cultural dos grupos humanos, no sentido de fundamentar a busca pela tolerncia e pelo respeito coletivo.

B)

65. Como correntes filosficas e caractersticas gerais do


pensamento contemporneo, podemos citar: A) B) O Positivismo, que prope a uma ateno maior experincia, aos dados imediatos e objetivos. O Empirismo, para o qual os sentidos que nos proporcionam o conhecimento, ou seja, o saber acerca das aparncias subjetivas das coisas. O Iluminismo, movimento cultural europeu derivado do intento de iluminar com a razo o obscurantismo da tradio. O Racionalismo, que, segundo Descartes, parte de uma dvida universal para, entretanto, superla criticamente na conquista segura da verdade.

C)

D)

C)

62. No estudo dos fatos sociais, a Sociologia pretende:


A) propor a homogeneidade cultural dos grupos mais fortes, com a finalidade de promover a paz social e o respeito aos povos mais civilizados. observar, descrever e analisar, segundo princpios cientficos, as relaes entre os fatos sociais e seus contextos histricos de realizao. explicar e regular os esquemas de vida dos grupos humanos no intuito de promover e garantir a manuteno da ordem social. D)

B)

C)

Anda mungkin juga menyukai