Anda di halaman 1dari 1

Atividade de Articulao 8

A sade do idoso Esta uma atividade de investigao e de planejamento prtica pedaggica. Parte I Planejando uma Unidade de Ensino e uma aula/atividade A. Considere que o tema A Sade do Idoso tem muitas faces e que pode ser desenvolvido em qualquer curso, respeitando as caractersticas da realidade em que atuamos. Planeje a unidade considerando sua realizao em, no mximo, 30 horas de atividades e observe a indicao dos seguintes itens: objetivos; contedos; dimenses envolvidas, definidas em funo dos desafios concretos em relao ao tema na sua realidade; questes problematizadoras; competncias individuais e coletivas, caso sejam requisitos na escola; atos pedaggicos mediadores; recursos e avaliao. Se necessrio, procure se aprofundar nos contedos selecionados, releia as Unidades anteriores deste CT e o quadro-exemplo sobre o tema gua. B. A partir da unidade planejada, escolha o tema de uma aula/atividade. Selecione entre objetivos, contedos, questes problematizadoras etc. da unidade os referentes a uma aula/atividade. No se esquea de considerar o tempo disponvel. C. Troque ideias com os colegas antes de encaminhar seu planejamento tutoria para anlise e consideraes. Sempre que possvel, utilize tambm os espaos virtuais do Curso. Essa troca indispensvel, considerando a abrangncia e as mltiplas dimenses envolvidas no tema A Sade do Idoso. Aguarde os comentrios e sugestes da tutoria sobre o material enviado. Caso no esteja atuando como docente neste momento, faa contato imediatamente com a sua tutoria. Solidariamente, esteja disponvel a qualquer tempo para apoiar os colegas de Curso a partir da sua experincia sobre o tema. Parte II Desenvolvendo a ao docente junto aos Alunos A. Depois de receber os comentrios sobre a unidade e a aula/atividade planejadas, marque com a tutoria a realizao de uma vivncia docente supervisionada. B. Vivencie a ao docente, colocando em prtica o planejado para a aula/atividade. Acolha seu tutor como observador participante. Ele dever assistir a essa aula/atividade e, depois, analis-la com voc, desenvolvendo a avaliao em sua dimenso formativa. C. Realizem, juntos, a crtica do processo ensino-aprendizagem desenvolvido com base no planejamento elaborado, levando em conta os seguintes aspectos:

Quais foram suas impresses gerais sobre a aula? Os objetivos foram plenamente atingidos? O que faltou? Os contedos estavam adequados? Foram insuficientes ou excessivos? A forma de ordenao facilitou o dilogo com os alunos? As opes pedaggicas contriburam para alcanar os objetivos propostos? Por qu? Ao final, o procedimento de avaliao escolhido permitiu compreender se os alunos realmente se apropriaram do que era previsto? Quais foram os pontos altos da aula? E os pontos que precisariam ser revistos?

D. Com base nessas indicaes, refaa o plano de aula /atividade da unidade, no que couber. E. Envie sua proposta ajustada tutoria, dentro do prazo previsto.

Anda mungkin juga menyukai