Anda di halaman 1dari 49

EDITOR DE MENSAGENS SISTEMATH

MANUAL DO USURIO

Sistemas e Solues

item: 8410100000

www.sistemath.com.br

Manual do Usurio Editor de Mensagens Sistemath

NDICE

1 - COMPONENTES DO PRODUTO............................................................................. 2 - INSTALAO DO PAINEL ELETRNICO DE MENSAGEM.................................. 3 - TIPOS DE COMUNICAO..................................................................................... 4 - INSTALAO DO SOFTWARE...,........................................................................... 5 - PARMETROS DE COMUNICAO...................................................................... 6 - AMBIENTE DE PROGRAMAO........................................................................... 7 - UTILIZANDO A BARRA DE FERRAMENTAS........................................................ 8 - CRIANDO UMA NOVA PGINA.............................................................................. 9 - UTILIDADES DE PROGRAMAO........................................................................ 10- UTILIZANDO EDITOR DE DESENHOS................................................................... 11- FONTES.................................................................................................................. 12- SIMULAO........................................................................................................... 13- TIMER......................................................................................................................

2 3 4 11 14 19 21 23 31 33 35 42 45

www.sistemath.com.br

Manual do Usurio Editor de Mensagens Sistemath

1.COMPONENTES DO PRODUTO

FUNES BSICAS DO SOFTWARE: Edio de pginas de mensagens, desenhos e timer. Visualizar na tela do computador atravs da funo de simulao, como uma pgina editada ser visualizada no painel de mensagens. Ler uma pgina j gravada na memria do painel. Ajustar a Data e a Hora do Painel Ligar e Desligar o Painel (stand by) 1. Componentes do Produto

Para painel RS232: 1 Painel eletrnico de Mensagens. 1 CD de instalao do software. 1 Cabo de comunicao DB9 RJ45. Para painel RS485: 1 Painel eletrnico de Mensagens. 1 CD de instalao do software. 1 CSI (adquirido separadamente). Para painel TCP/IP: 1 Painel eletrnico de Mensagens. 1 CD de instalao do software. 1.2 Requisitos do Sistema - Sistema Operacional Windows 98, ME, NT, 2000, XP, VISTA. - Processador Pentium III ou mais recente. - Memria RAM - 256 MB. - Mouse, Monitor VGA. - Para Painel RS232 ser necessria porta serial disponvel - Para Painel TCP/IP ser necessria placa de Rede 10/100Mbps. - Para mais de um painel, necessrio uma LAN TCP/IP.
www.sistemath.com.br
2

Manual do Usurio Editor de Mensagens Sistemath

2. INSTALAO DO PAINEL ELETRNICO DE MENSAGEM

2. Fixao do Painel eletrnico de Mensagens

Exemplo de fixao do painel de mensagem

www.sistemath.com.br

Manual do Usurio Editor de Mensagens Sistemath

3.TIPOS DE COMUNICAO

3.1 identificando os tipos de comunicao e cabos Pinagem do cabo RS 232

Pinagem do cabo RJ45

Visualizando da esquerda para direita: Laranja-branco; laranja; verde-branco; azul; branco-azul; verde; branco-marrom; marrom

Pinagem do Conector

Sinais dos conectores RJ45: Para RS485 Pino 4 = A ou Data (+) Pino 5 = B ou Data (-) Pino 7 = GND Para RS232 Pino 3 = TX Pino 6 = RX Pino 7 = GND

www.sistemath.com.br

3.2 Comunicao RS232. Para o painel RS232 a ligao feita diretamente, conectando o conector DB9 do cabo na porta serial do PC, e o conector RJ45 no conector RS232 do Painel.

Conexo

Obs.
Para distancias maiores que 30 metros ser necessrio o uso de comunicao RS485

www.sistemath.com.br

3.3 Comunicao RS485. Funo do CSI O CSI tem como funo converter a comunicao USB para RS485 ou RS232 para RS485. Conhecendo o conversor serial de interface (CSI) Painel frontal.

www.sistemath.com.br

Painel traseiro

www.sistemath.com.br

3.4 Instalao do CSI (conversor serial de interface) em um painel ou mais. para interface USB. Utilizamos o CSI quando o painel possui apenas entrada RS 485, tambm com esta entrada podemos ligar mais de um painel tendo como limite 31 painis mais a conexo CSI. Neste caso o CSI est sendo alimentado pela prpria USB. Utilizado para distancias do painel para o PC acima de 30 metros.

Os jumper: FR. utilizado para indicar o final da rede e R-, R+ para balancear a rede quando necessrio se a distancia for longa, para que os dados no sejam distorcidos.

www.sistemath.com.br

3.5 - Ligando um ou mais painis ao CSI com entrada RS 232.

Os jumper: FR. utilizado para indicar o final da rede e R-, R+ para balancear a rede quando necessrio se a distancia for longa, para que os dados no sejam distorcidos.

www.sistemath.com.br

3.6 Ligando um ou mais painis TCP/IP. Para ligar comunicao nos painis TCP/IP, ligamos na Placa de Rede do PC ou em uma eventual LAN a ser utilizada.

www.sistemath.com.br

10

Manual do Usurio Editor de Mensagens Sistemath

4.INSTALAO DO SOFTWARE

4.1. Instalao do Software 1 - Feche todos os programas. 2 - Insira o CD de instalao. 3 - Clique no boto Iniciar e logo em seguida na opo Executar.

4.2 Escreva a letra do drive de CD-ROM onde foi inserido o disco e em seguida:\Setup.exe Exemplo: A:\Setup.exe

4.3 Clique em OK 4.4 Siga as instrues do assistente de instalao.

11

www.sistemath.com.br

4.5. Abrindo o Software Clique em Iniciar e na pasta Programas e Editor de Mensagens V0.1, e em seguida clique na opo Editor de Mensagens V0.1.

4.6 Configurando o software Definir tipo de painel


Clique em Arquivo Definir tipo de painel em seguida informe o modelo do painel adquirido para que a simulao mostre a tela corretamente, e para que os menus do programa mostrem todas as ferramentas disponveis para o painel.

www.sistemath.com.br

12

Para gravar as alteraes clique em Configurar. E para sair sem gravar clique em Cancelar. Ferramenta padro. Somente para painis de 1 linha de mensagens.

Ferramenta padro e altura. Somente para painis de 2 linhas de mensagens

Ferramenta padro. E posio somente para painis 4 linhas de mensagens

13

www.sistemath.com.br

Manual do Usurio Editor de Mensagens Sistemath

5 .PARMETROS DE COMUNICAO

5.1 Parmetros de comunicao

Configurao RS 232 Verifique a porta serial disponvel no micro.

Conecte o adaptador DB9/RJ45 a porta do computador, use o cabo fornecido para ligar o DB9/RJ45 no conector serial do painel conforme figura abaixo.

www.sistemath.com.br

14

Clique em Arquivo Parmetros de comunicao e escolha a opo Serial. defina a porta serial a ser usada

. Alterando os Parmetros de Comunicao

D um clique no menu Arquivo e escolha a opo Comunicao. A caixa de dilogo Parmetros de Comunicao apresentada, permitindo que o usurio altere os parmetros de comunicao utilizados pelo programa.

Painel: Endereo fsico do painel de Mensagens. Porta de Comunicao: Qualquer porta serial livre (normalmente COM1 ou COM2). Baudrate: Taxa de Comunicao da serial (padro: 9600 desligue e ligue o painel para verificar a taxa).
15

www.sistemath.com.br

Micro: Endereo fsico do computador. OBS.: Certifique-se de que a porta de comunicao selecionada est disponvel no seu microcomputador e de que a taxa de transmisso seja a mesma configurada no painel de mensagens. 5.2 Comunicao TCP/IP
Configurao porta TCP/IP Abrir o programa

Clique em arquivo parmetros de comunicao.

Dentro do parmetro de comunicao clicar em TCP/IP e depois configurar


www.sistemath.com.br
16

Novamente entrar em arquivo, Cadastrar Painel.

Clicar no primeiro quadrado.

Na opo Client voc indica o nome do painel e o endereo IP do painel, e a porta que deve ser a mesma que a padro. Aps preenchimento clique em aplicar e depois fechar.

17

www.sistemath.com.br

5.3 Testando a comunicao

TESTE

Escreva a palavra teste no programa, clique em funes, enviar pagina, Selecione o painel a ser enviado selecione a pagina A, e clique em enviar, a mensagem comunicao bem sucedida dever aparecer. Novamente clique em funes e clique em executar pagina.

A mensagem comunicao bem sucedida dever aparecer, e a palavra teste ir aparecer no painel de mensagens.

www.sistemath.com.br

18

Manual do Usurio Editor de Mensagens Sistemath

6. AMBIENTE DE PROGRAMAO

6.1. Ambiente de programao O software foi elaborado de maneira a propiciar um completo conjunto de funes, que auxiliaro o usurio a programar o painel de mensagens de forma rpida, fcil e eficiente. O ambiente de programao dispe de um menu principal, cujas opes apresentam funcionalidade correspondente aos seus nomes, fazendo com que seu acesso torne-se intuitivo. Alm disso, temos uma barra de ferramentas que possibilita um rpido acesso s principais funes do programa.

6.2 Barra de Ferramentas A Barra de ferramentas um modo prtico de acesso aos principais comandos e funes do programa, possibilitando ao usurio economia de tempo na execuo de tarefas.

19

www.sistemath.com.br

6.3 configurar tipo de painel Clique em Arquivo Definir tipo de painel em seguida informe o modelo do painel adquirido para que a simulao mostre a tela corretamente, e para que os menus do programa mostrem todas as ferramentas disponveis para o painel.

Para gravar as alteraes clique em Configurar. E para sair sem gravar clique em Cancelar. Ferramenta padro. Somente para painis de 1 linha de mensagem.

Ferramenta padro e altura. Somente para painis de 2 linhas de mensagem.

Ferramenta padro e posio. Somente para painis 4 linhas de mensagem.

www.sistemath.com.br

20

Manual do Usurio Editor de Mensagens Sistemath

7.UTILIZANDO BARRA DE FERRAMENTAS

7.1 Utilizando atalhos da barra de ferramentas

Abre um novo arquivo no Editor. Abre um arquivo existente no Editor. Salva o arquivo aberto no Editor. Imprime o arquivo aberto. Desfaz a ultima alterao feita no texto. Copia o texto selecionado para a rea de transferncia. Cola o texto copiado na rea de transferncia para o local selecionado. Recorta o texto selecionado do texto e faz cpia na rea de transferncia. Insere o comando para escrever uma linha no meio do painel. Insere o comando para escrever na linha de cima do painel. Insere o comando para escrever na linha de baixo do painel. Insere o comando para escrever na linha de cima do painel sem alterar a linha de baixo.
Insere o comando para escrever na linha de baixo do painel sem alterar a

linha de cima.

Abre o Editor de Desenhos. Abre o Editor de Seqncias.


21

www.sistemath.com.br

Abre o Editor de Timer. Envia a pgina editada para o painel. Executa uma pgina j existente no painel. Apaga uma pgina do painel. L uma pgina do painel e carrega no editor. Mostra na tela a configurao do timer e seqncias, gravados no painel. Mostra uma simulao da pgina editada. Liga o painel se estiver desligado, desliga o painel se estiver ligado. Envia para o painel hora e a data ajustadas. Insere no texto editado um comando para mostrar caracteres em tamanho normal no painel. Insere no texto editado um comando para mostrar caracteres em tamanho expandido no painel.

www.sistemath.com.br

22

Manual do Usurio Editor de Mensagens Sistemath

8. CRIANDO UMA NOVA PAGINA

8.1. Criando uma Nova Pgina D um clique no menu Arquivo e escolha a opo Novo, utilize a tecla de atalho Ctrl + N, ou clique no cone correspondente ao comando novo presente na barra de ferramentas. Uma nova pgina ser criada pelo programa, possibilitando ao usurio a edio de uma nova mensagem. OBS: Ao criar uma nova pgina o programa, atravs de uma caixa de dilogo, perguntar ao usurio se deseja salvar as alteraes realizadas na pgina atual, pois esta ser fechada para a criao da nova pgina.

8.2 Abrindo uma Pgina Existente


D um clique no menu Arquivo e escolha a opo Abrir, ou clique no cone correspondente ao comando abrir presente na barra de ferramentas. A caixa de dilogo Abrir arquivo apresentada, permitindo a seleo da pgina a ser carregada pelo programa.
23

www.sistemath.com.br

OBS.: Apenas uma pgina de cada vez poder ser carregada pelo programa.

8.3. Salvando a Pgina Editada D um clique no menu Arquivo e escolha a opo Salvar, utilize a tecla de atalho Ctrl + S, ou clique no cone correspondente ao comando salvar presente na barra de ferramentas.A pgina que est sendo editada ser salva. OBS.: Ao salvar uma pgina recm criada (sem nome) o programa abrir a caixa de dilogo Salvar Como para que o usurio possa entrar com o nome do arquivo e selecionar o local onde deseja que a pgina seja armazenada. Ao contrrio, se a pgina j possui um nome, a opo Salvar atualizar o arquivo previamente armazenado. 8.4. Salvando a Pgina Editada com Outro Nome D um clique no menu Arquivo e escolha a opo Salvar Como. A caixa de dilogo Salvar Como apresentada, permitindo que o usurio entre com um novo nome para a pgina que est sendo editada.

www.sistemath.com.br

24

OBS.: Ao utilizar a opo Salvar no menu Arquivo para salvar uma pgina recm criada (sem nome) o programa abrir a caixa de dilogo Salvar Como para que o usurio possa entrar com o nome do arquivo e selecionar o local onde deseja que a pgina seja armazenada. 8.5. Imprimindo a Pgina Editada D um clique no menu Arquivo e escolha a opo Imprimir, ou clique no cone correspondente ao comando Imprimir presente na barra de ferramentas. A caixa de dilogo Configurar Impresso apresentada, permitindo que o usurio altere os parmetros de impresso.

OBS.: Apenas o texto presente na tela do Editor de Mensagens impresso

atravs essa opo.

25

www.sistemath.com.br

8.6 Nomeando o Painel Voc pode dar nomes aos painis para simplificar os comandos, um exemplo se voc tem dois painis ligados ao micro o primeiro com endereo 1 e o outro com endereo 4, cadastre-os como Painel Um e Painel Dois, conforme abaixo, ou d outros nomes, assim sempre que voc for comunicar somente os dois aparecero na caixa de escolha do endereo. Para nomear os painis clique no menu em Arquivos e em seguida na opo Cadastrar Painel.

Para confirmar, clique em Aplicar e para sair sem salvar, clique em Fechar. 8.7 - Editando uma pgina Ao iniciar o programa ser criada uma pgina, na qual o usurio poder escrever qualquer tipo de mensagem. Toda mensagem escrita sem o acompanhamento de comandos ter o efeito de deslocamento da direita para a esquerda na tela do painel quando for executada. 8.8 inserindo sons Existem trs tipos de sons que voc poder alterar no painel. A Escalado B Bitonal C Beep Para alter-los basta ir ao menu Sons selecione o tipo de son desejado e envie a pagina ao painel.

www.sistemath.com.br

26

Toda mensagem escrita sem o acompanhamento de comandos ter o efeito de deslocamento da direita para a esquerda na tela do painel quando for executada. 8.9- Inserindo comandos de Efeitos Os comandos de Efeitos podem ser inseridos na pgina clicando sobre a opo Efeitos no menu principal e selecionando o efeito desejado para a apresentao da mensagem. Existem 26 efeitos visuais a disposio. Como usar os efeitos: Efeitos A, B e C: So comandos para visualizao de Hora, Data e Temperatura respectivamente. No so utilizados com texto. Efeitos D, E, F, G, H e Q(somente para os monocromticos): So comandos utilizados aps um texto previamente editado. Ex: TEXTO<Efe D> Efeitos I, J, K, L, M, N, O, P, Q(somente para colorido), R, S, T, U, V, W, X, Y, Z: So comandos utilizados antes de algum texto que ir ser editado, para um melhor aproveitamento desses comandos o texto dever ocupar apenas 1 tela. Ex: <Efe I>TEXTO Descrio dos Efeitos: A B C D RELGIO Mostra a hora minuto e segundo. Mostra o dia da semana, o dia do ms, o ms e o ano. Mostra a temperatura ambiente.

CALENDRIO TERMMETRO

PAUSA Congela a mensagem em movimento por 3 segundos. Obs.: Inserir o efeito aps o texto. PISCA Congela a mensagem em movimento e pisca a tela. Obs.: Inserir o efeito aps o texto.

FECHA ESQUERDA Congela a mensagem em movimento e apaga a tela a partir da direita. Obs.: Inserir o efeito aps o texto.

G FECHA DIREITA Congela a mensagem em movimento e apagando a tela a partir da esquerda.


27

www.sistemath.com.br

Obs.: Inserir o efeito aps o texto. H I** FECHA DOIS LADOS Congela a mensagem em movimento e comea apagar a tela de ambos os lados. Obs.: Inserir o efeito aps o texto. SOBE Congela a mensagem em movimento e a prxima mensagem empurra para cima a mensagem parada. Obs.: Inserir o efeito antes do texto. DESCE Congela a mensagem em movimento e a prxima mensagem empurra para baixo a mensagem parada. Obs.: Inserir o efeito antes do texto. APARECE Apaga a mensagem em movimento e aparece a prxima mensagem por 2 segundos. Obs.: Inserir o efeito antes do texto. DESMONTA Congela a mensagem em movimento, desmonta a mensagem parada e monta a prxima mensagem na tela. Obs.: Inserir o efeito antes do texto.

J**

K**

L**

M** MEIO A MEIO Apaga a mensagem em movimento e a prxima mensagem dividida em duas partes. Da metade para cima, a mensagem vem rolando da direita e da metade para baixo a mensagem vem rolando da esquerda. Obs.: Inserir o efeito antes do texto. N** Apaga a LINHA A LINHA (Modelo Monocromtico com 1 Linha) mensagem em movimento, e a prxima mensagem aparece linha a linha, sendo a 1 linha vinda da direita, a 2 da esquerda, assim sendo alternadamente at a 7 linha. CONTRAMO (Modelo Monocromtico com 2 Linhas) Apaga a mensagem em movimento e a prxima mensagem aparece vinda do lado contrrio, parando no centro da tela. DUAS CORES (Modelos Coloridos) Apaga a mensagem em movimento, entrando com a prxima mensagem onde os pontos verdes vm da esquerda e os pontos vermelhos da direita se unindo no centro do Painel. Obs.: Inserir o efeito antes do texto. COLUNA A COLUNA (Modelo Monocromtico com 1 Linha) Apaga a mensagem em movimento e a prxima mensagem aparece coluna a coluna comeando pela direita.
www.sistemath.com.br
28

O**

MGICA (Modelos Coloridos e Monocromtico com 2 Linhas) Apaga a mensagem em movimento, e aparece a prxima mensagem letra a letra aleatoriamente na tela. Obs.: Inserir o efeito antes do texto. P** APARECE DIREITA (Modelo Monocromtico com 1 Linha) Apaga a mensagem em movimento e a prxima mensagem aparece da esquerda para a direita. ABRE DOS LADOS (Modelos Coloridos e Monocromtico com 2 Linhas) Congela a mensagem em movimento, abrindo a prxima tela a partir dos cantos direito e esquerdo. Obs.: Inserir o efeito antes do texto. Congela a mensagem INVERTE (Modelo Monocromtico com 1 Linha) em movimento, invertendo o estado de todos os pontos da tela (o que est aceso apaga e vice-versa). Obs.: Inserir o efeito aps o texto. ABRE DO MEIO (Modelos Coloridos e Monocromtico com 2 Linhas) Congela a mensagem em movimento, abrindo prxima tela sobrepondo a partir do centro a nova mensagem. Obs.: Inserir o efeito antes do texto. INVERTE (Modelo Monocromtico com 2 Linhas) Congela a mensagem em movimento, invertendo o estado de todos os pontos da tela (o que est aceso apaga e vice-versa). Obs.: Inserir o efeito aps o texto. COLUNAS AO MEIO (Modelo Monocromtico com 1 Linha) Apaga a mensagem em movimento, aparecendo a prxima tela coluna a coluna de ambos os lados. ARCO-RIS (Modelos Coloridos) Apaga a mensagem em movimento, aparecendo prxima mensagem rolando as cores verde, vermelho e amarelo na nova mensagem. Obs.: Inserir o efeito antes do texto. ENCAIXA LINHAS Apaga a mensagem em movimento, entrando com a prxima mensagem rolando as linhas pares da esquerda e as linhas impares da direita. Obs.: Inserir o efeito antes do texto. RANDMICO Congela a mensagem em movimento fazendo-a sumir ponto a ponto aleatoriamente ate limpar a tela, aparece a prxima mensagem da mesma forma.
www.sistemath.com.br

R**

S**

T**

29

Obs.: Inserir o efeito antes do texto. U** PACMAN (Modelos com 1 Linha) O pacman aparece levando a mensagem atual e trazendo uma nova mensagem. O Pssaro aparece levando a PSSARO (Modelos com 2 Linhas) mensagem atual e trazendo a nova mensagem. Obs.: Inserir o efeito antes do texto. TANQUE (Modelos com 1 Linha) O tanque aparece levando a mensagem atual e trazendo uma nova mensagem. TREM (Modelos com 2 Linhas) O trem aparece levando a mensagem atual e trazendo uma nova mensagem. Obs.: Inserir o efeito antes do texto.

V**

O formula 1 entra empurrando a W** FRMULA 1 (Modelos com 1 Linha) mensagem atual e trazendo uma nova mensagem. CARANGUEJO (Modelos com 2 Linhas) O caranguejo aparece levando a mensagem atual e trazendo uma nova mensagem. Obs.: Inserir o efeito antes do texto. X** HELICPTERO (Modelos com 1 Linha) O helicptero entra empurrando a mensagem atual e trazendo uma nova mensagem. TARTARUGA (Modelos com 2 Linhas) A tartaruga aparece levando a mensagem atual e trazendo uma nova mensagem. Obs.: Inserir o efeito antes do texto. LETRA POR CIMA Apaga a mensagem em movimento, aparecendo a nova mensagem letra a letra rolando de cima p/ baixo. Obs.: Inserir o efeito antes do texto. LETRA PELO LADO (Modelo Monocromtico com 1 Linha) Apaga a mensagem em movimento, aparecendo a nova mensagem letra a letra rolando da direita p/ a esquerda. ROLETA (Modelo Colorido com 1 Linha) Apaga a mensagem em movimento, aparecendo uma nova mensagem em forma de roleta. Obs.: Inserir o efeito antes do texto. ** - Mensagem centralizada automaticamente na tela do Painel.

Y**

Z**

www.sistemath.com.br

30

Manual do Usurio Editor de Mensagens Sistemath

9. UTILIDADES DE PROGRAMAO

9.1 UTILIDADES DE PROGRAMAO 19.1- inserindo sons Existem trs tipos de sons que voc poder alterar no painel. A. Escalado B. Bitonal C. Beep Para alter-los basta ir ao menu Sons selecione o tipo de sons desejado e envie a pagina ao painel. Obs. devera ser mandado a mensagem e os sons ao painel de mensagem 9.2 - Inserindo comandos de Desenhos Os comandos de desenhos podem ser inseridos na pgina clicando sobre a opo desenhos no menu principal, e selecionando o desenho desejado para a apresentao da mensagem. Existem 26 desenhos pr-definidos e mais 10 para criao do usurio.

Desenhos disponveis para painel de 1 Linha:


A E I M Q U B F J N R V Y C G K O S W Z D H L P T X

31

www.sistemath.com.br

Desenhos disponveis para painel de 2 Linhas:

www.sistemath.com.br

32

Manual do Usurio Editor de Mensagens Sistemath

10. UTILIZANDO EDITOR DE DESENHOS

10.1. Utilizando o Editor de Desenhos uma ferramenta para criao de novos desenhos, ou para alterao de desenhos originais do painel, dando mais dinmica mensagem editada. O Editor assume o tamanho e as cores do modelo do painel configurado o exemplo abaixo de um Editor do Painel 2 Linhas colorido. Para iniciar o editor clique no menu em Editar e depois na opo Desenho.

O Editor usa as 4 cores disponveis para desenhos (Verde, Amarelo, Vermelho e Preto), para selecionar uma cor clique no boto correspondente a imagem quadrada no canto esquerdo inferior indica a cor atual. Utilizando o mouse posicione o cursor sobre o ponto desejado, para pintar o ponto clique sobre ele com o boto esquerdo do mouse. 10.2 - Criando um Desenho Novo Para criar um novo desenho clique no menu do Editor de Desenhos em Arquivo e em seguida na opo Novo. 10.3 - Abrindo um Desenho Existente
33

www.sistemath.com.br

Para abrir um arquivo de desenho clique no menu do Editor de Desenhos em Arquivo e em seguida na opo Abrir. O desenho deve ser do tipo *.WDS. Antes de abrir certifique-se de que o modelo do painel compatvel com o tamanho e cores do desenho. 19.6 - Salvando um Desenho Para salvar um desenho clique no menu do Editor de Desenhos em Arquivo e em seguida na opo Salvar, para salvar com outro nome clique em Salvar Como. 10.4 - Enviar Desenho Depois de criar um desenho voc precisa grav-lo no painel, para isso clique em Funes e em seguida na opo Enviar Desenho. Escolha o nmero do painel e um caractere de a j para identificar o desenho, caso voc tiver alterado um desenho j existente no painel voc pode gravar sobre ele mesmo as alteraes (os desenhos pr-gravados so identificados de A Z), clique em Enviar para confirmar. Caso voc queira voltar ao desenho original veja abaixo a opo Restaurar Desenho. 10.5 - Ler Desenho Caso voc queira alterar um desenho j existente no painel voc pode usar este comando para carregar um desenho do painel no editor, para isso clique em Funes e em seguida na opo Ler Desenho. Escolha o nmero do painel onde est gravado o desenho e o caractere correspondente ao desenho que voc deseja ler e clique em Enviar para confirmar. 10.6 - Restaurar Desenho Utilize este comando para recuperar um desenho que foi alterado ou apagado, (caso o desenho for identificado com caracteres de a j, ele ser apagado, pois nessas posies no existem desenhos pr-gravados), clique no menu em Funes e em Restaurar Desenho. Escolha o nmero do painel e qual o desenho a ser restaurado, clique, em Enviar para confirmar. 10.7- Limpar Para limpar a tela do Editor de Desenhos utiliza este comando

www.sistemath.com.br

34

Manual do Usurio Editor de Mensagens Sistemath

11. FONTES

11.1 FONTES Os comandos de Fontes podem ser inseridos na pgina clicando sobre a opo Fontes no menu principal e selecionando a fonte desejada para a apresentao da mensagem.

Tipos de Fontes disponveis: A B C F Somente para o modelo com 1 Linha: G H D E

Alturas de Fontes disponveis (Somente para modelo com 2 Linhas):

Normal

Expandido

11.2 - Inserindo comandos de Cores (somente para painis coloridos) Os comandos de Cores podem ser inseridos na pgina clicando sobre a opo Cores no menu principal e selecionando a cor desejada para a apresentao da mensagem. Cores disponveis (somente nos painis coloridos):
A F K P
35

B G L Q

C H M R

D I N S

E J O T

www.sistemath.com.br

Cores disponveis (somente para modelos com 1 Linha Colorido):


V W X

11.3 Velocidade Os comandos de Velocidade podem ser inseridos na pgina clicando sobre a opo Velocidade no menu principal e selecionando a velocidade desejada para a apresentao da mensagem. 20.3 - Inserindo comandos de Sons Os comandos de Sons podem ser inseridos na pgina clicando sobre a opo Sons no menu principal e selecionando a som desejado para a apresentao da mensagem. 11.4 - Funes de Programao O programa possui diversas funes que possibilitam ao usurio um controle completo no que diz respeito programao do painel de mensagens, podendo manipular a apresentao na tela do painel, gravar pginas e seqncias, ajustar data e hora, alm de configurar os timers na data e hora desejadas. 11.5 - Executar Pgina Use esta funo para executar uma pgina j existente no painel. Clique em Funes e em seguida em Executar Pgina.

Escolha o painel e a pgina a ser executada e clique em Enviar para executar. Ao executar uma pgina atravs dessa funo, a mensagem que estiver sendo executada na tela do painel desaparecer, e a mensagem da pgina selecionada ser mostrada no display.

www.sistemath.com.br

36

OBS.: Caso no houver mensagem gravada nesta pgina a mensagem de demonstrao da empresa ir aparecer. 11.6- Executar Pgina Rpida Use est funo para executar uma pgina j existente no painel. somente uma vez. Clique em Funes e em seguida em Executar Pgina Rpida. Escolha o painel e a pgina a ser executada e clique em Enviar para executar. 19.3 - Enviar pgina Use est funo para enviar a pgina editada para o Painel de Mensagens. Clique em Funes e em seguida em Enviar Pgina.

Escolha o painel e a pgina a ser enviada e clique em Enviar para enviar. Ao enviar a pgina atravs dessa funo, a mensagem que estiver sendo executada na tela do painel no sofrer alterao, somente a pgina ser gravada no painel de mensagens, podendo ser executada posteriormente. 11.7 - Ler Pgina Este comando l uma pgina do painel e carrega no Editor de Mensagens, utilizado quando voc precisa alterar uma pgina que no est gravada em arquivo. Clique em Funes e em seguida em Ler Pgina.

Digite o nmero do painel e a pgina a ser lida e clique em Enviar para ler.
OBS.: Caso no existir esta pgina uma mensagem ser mostrada: Pgina ou

seqncia vazia. 11.8 - Apagar Pgina


37

www.sistemath.com.br

Este comando apaga uma pgina existente no Painel de Mensagens. Clique no menu em Funes e em seguida em Apagar Pgina.

Digite o nmero do painel e a pgina a ser apagada e clique em Enviar para apagar a pgina. 11.9 - Apagar Memria Esta funo apaga toda a programao do Painel, grava todos os desenhos originais e zera todos os timers, portanto s utilize em casos onde no existirem pginas importantes ou houver problemas com a memria do painel e o suporte tcnico da empresa verificar sua necessidade. Clique em Funes e em seguida em Apagar Memria.

Selecione o nmero do painel e clique no boto Enviar para apagar a memria, cuidado, no ser emitida nenhuma mensagem de confirmao. 11.10 - Ajustar Data e Hora Esta funo para ajustar a data e hora do painel selecionado. Clique em Funes e em seguida em Ajustar Data e hora.

www.sistemath.com.br

38

Selecione a Data e a hora, o nmero do Painel e clique em Enviar para ajustar o Painel. OBS.: Clicando sobre os itens Hora do sistema, os campos de entrada de dados so preenchidos com a hora do seu microcomputador. 11.11 - Liga/ Desliga o Painel Este comando utilizado para ligar o painel caso ele estiver desligado ou para deslig-lo caso esteja ligado. Clique no menu em Funes e em seguida em Ligar/ Desligar Painel.

Selecione o painel e clique em Enviar para confirmar. 11.12 - Configurar Painel Quando for necessrio alterar o nmero de um painel para incluso de um novo painel na rede utilize este comando. Clique em Funes e em seguida em Configurar Painel.

39

www.sistemath.com.br

Selecione o nmero atual do painel, e indique o novo nmero do painel, clique em Enviar para enviar o comando. 11.13 - Configurar Baudrate O Baudrate padro 9600 bps, caso houver necessidade de alter-lo, utilize este comando. Clique em Funes e em seguida no menu em Configurar BaudRate.

Selecione o painel e o novo valor, clique em Enviar para confirmar. 11.14 - Visualizar Timers e Seqncias Para verificar quais timers e seqncias esto configurados no painel utilize esta funo. Clique em Funes e em seguida no menu em Visualizar Timers e seqncias .

Selecione o painel e clique em Enviar para confirmar. Ser mostrada uma tela com todas as configuraes de timers e seqncias, para voc ver na tela o que esta no painel.
www.sistemath.com.br
40

41

www.sistemath.com.br

Manual do Usurio Editor de Mensagens Sistemath

12. SIMULAO

12.1 - Simulao Todos os comandos utilizados em suas pginas podem ser vistos na simulao dp programa, assim voc verifica antes de enviar para o painel, como vai ser mostrada a mensagem. Para visualizar a simulao.escreva um texto qualquer no programa. clique em Funes e em seguida no menu Simulao. A tela apresentada vai ser de acordo com o painel configurado. (Ver item 14), veja alguns exemplos:

Tela de Simulao do Painel monocromtico de 1 Linha com 96 colunas.

Tela de Simulao do Painel colorido de 2 Linhas com 70 Colunas. Clique em Iniciar para ver a simulao, ou Sair para abandonar a simulao. 12.2 Utilizando o Editor de Seqncia Seqncias so conjuntos de pginas que so executadas uma aps a outra, exemplo: No editor de seqncias digite A, B e C onde esta indicado pginas da seqncia, depois de enviar a seqncia para o painel, quando voc executar esta seqncia, voc vai visualizar primeiro a pgina A, depois a pgina B e em seguida a pgina C, e voltando ao comeo continuamente, ou seja como se todas as pginas se transformassem em apenas uma grande mensagem. Com isso voc pode ter muitas informaes diferentes em vrias pginas e executlas na ordem que desejar.
www.sistemath.com.br
42

12.3 - Criando uma Seqncia Nova Para criar uma nova seqncia clique no menu do Editor de Seqncia em Arquivo e em seguida na opo Novo. 12.4 - Abrindo uma Seqncia Existente Para abrir um arquivo de seqncia clique no menu do Editor de Seqncia em Arquivo e em seguida na opo Abrir. O arquivo deve ser do tipo *.WSQ. 12.5 - Salvando um Arquivo de Seqncia Para salvar um arquivo de Seqncia clique no menu do Editor de Seqncia em Arquivo e em seguida na opo Salvar, para salvar com outro nome clique em Salvar Como. 12.6 - Enviar Seqncia Use este comando para gravar a seqncia no painel, clique em Funes e em seguida na opo Enviar Seqncia. Selecione um caractere para identific-la e o painel onde ela vai ser gravada, clique em Enviar para confirmar.

12.7 - Ler Seqncia Voc pode editar uma seqncia j existente no painel, para isso clique em Funes e em Ler Seqncia, escolha qual seqncia voc quer ler e em qual painel ela esta gravada, clique em Enviar para confirmar. 12.8 - Executar Seqncia
43

www.sistemath.com.br

Para visualizar na tela a seqncia editada clique em Funes e em Executar Seqncia, selecione a seqncia e o painel, clique em Enviar para confirmar. 12.9 - Limpar Use esta opo para limpar a caixa de texto do editor.

www.sistemath.com.br

44

Manual do Usurio Editor de Mensagens Sistemath

13.TIMER

13.1. Utilizando o Editor de Timer Um Timer um dispositivo que aciona uma seqncia do painel em um horrio e/ou data programada e desliga em outro horrio e/ou data programado. Pode-se escolher qualquer uma das informaes para acionar o timer, as opes em branco no sero consideradas. Cada timer tem uma seqncia relacionada: Timer A liga Seqncia A, Timer B liga Seqncia B e assim em diante. Obs.: O timer apenas funciona quando uma pgina ou seqncia est sendo executada, portanto nem que voc tenha que deixar uma pgina em branco para simular o painel desligado, deixe a pgina sendo executada, para que o timer seja acionado. Exemplo: Para ligar a seqncia A todos os dias das 08h00min as 20h00min, programe o timer A selecionando a opo Timer Ligado, escolha a hora e o minuto para ligar, e a hora e minuto para desligar, as outras opes ficam em branco.

13.2 - Criando um Timer Novo Para criar um novo timer clique no menu do Editor de Timers em Arquivo e em seguida na opo Novo.
45

www.sistemath.com.br

13.3 - Abrindo um Timer Existente Para abrir um arquivo de timer clique no menu do Editor de Timer em Arquivo e em seguida na opo Abrir. O arquivo deve ser do tipo *.WTM. 13.4 - Salvando um Arquivo de Timer Para salvar um arquivo de Timer clique no menu do Editor de Timer em Arquivo e em seguida na opo Salvar, para salvar com outro nome clique em Salvar Como.

13.5 - Enviar Timer Para enviar o timer programado para o painel utilize esta opo, clique em Funes e em seguida em Enviar Timer. Escolha o timer que voc quer gravar e o painel clique em Enviar para confirmar. 13.6 - Ler Timer Voc pode ler um timer para alter-lo, para isso clique em Funes e em Ler Timer. Selecione o timer e o painel e clique em Enviar para confirmar. 13.7 - Limpar Utilize esta opo para limpar todos os campos do timer.

www.sistemath.com.br

46

Em caso de dvidas entrar em contato com nosso Departamento de Suporte Tcnico.

FONE/FAX: (0XX11) 5069-2200 OU e-mail: sac@sistemath.com.br :

47

www.sistemath.com.br

Preocupao Ambiental
Meio Ambiente:
Voc tambm deve cuidar! A Sistemath Sistemas e Solues, preocupada com o meio-ambiente, tm o compromisso em promover o aprimoramento contnuo do desempenho ambiental, procurando desenvolver produtos com o mximo de materiais reciclveis e tambm conta com a conscincia ambiental de todos os seus clientes para destinar esses materiais de forma adequada. Siga as dicas abaixo e colabore com o meio-ambiente: 1 Manuais e Embalagens: Os materiais utilizados nas embalagens (Manuais em geral, caixas de papelo, plstico, metlicos, sacos e calos de EPS (isopor) dos produtos Sistemath, so 100% reciclveis. Procure fazer esses descartes preferencialmente destinando a recicladores especializados. 2 Baterias: Baterias que contenham em suas composies chumbo, cdmio, mercrio e seus compostos, aps seu esgotamento energtico, devem ser entregues pelos usurios aos estabelecimentos que as comercializam ou rede de assistncia tcnica autorizada pelas respectivas indstrias. 3 Produto: Para obter o mximo de aproveitamento dos materiais reciclveis e destinar corretamente materiais perigosos de nossos produtos, no fim de sua vida til, encaminhe-os s companhias especializadas em reciclagens.

No os queime e nem jogue em lixo domstico!

www.sistemath.com.br

48

Anda mungkin juga menyukai