Anda di halaman 1dari 9

TUBULAES DEFINIO So sistemas mecnicos destinados ao transporte de fluidos, lquidos ou gasosos, constitudos de tubos, conexes e acessrios e construdos por

materiais compatveis com o tipo e o uso do fluido a ser transportado. CLASSIFICAO QUANTO AO USO Com relao ao uso, as tubulaes, de um modo geral, so classificadas como: I) prediais: hidrulicas (gua quente e fria, esgoto sanitrio), guas pluviais e gs; II) urbanas: adutoras, redes de abastecimento de gua, redes coletoras de esgotos, redes de distribuio de gs e redes de drenagem pluvial; III) industriais: oleodutos, gasodutos, gua industrial e fluidos de processo

MATERIAIS UTILIZADOS Os materiais mais usados em cada um dos tipos de uso, de um modo geral, so: I) instalaes prediais gua quente: cobre, CPVC (PVC reforado) e PEAD (polietileno de alta densidade) gua fria: PVC (soldvel ou rosquevel) e ao galvanizado esgotos sanitrios: PVC, ferro fundido e cermica (manilhas de barro) guas pluviais: PVC e ferro fundido gs: ao galvanizado II) redes urbanas adutoras e redes de abastecimento de gua: ferro fundido e polipropileno redes coletoras de esgotos: concreto, cermica e ferro fundido redes de distribuio de gs: polipropileno redes de drenagem pluvial: concreto III) tubulaes industriais aos especiais, ao galvanizado e ao inoxidvel

CUIDADOS ADICIONAIS Os projetos de oleodutos e gasodutos necessitam, alm do dimensionamento adequado s exigncias de clculo, o conhecimento detalhado das condies locais de instalao, tais como o meio que atravessam (se enterrados, suspensos ou submersos), topografia, temperatura, presso e umidade. Cuidados semelhantes devem ser tomados para a elaborao dos projetos de adutoras e de tubulaes de redes urbanas.

TUBULAES PARA OUTROS USOS H tipos de tubulao que no so utilizadas para transporte de fluidos, mas como invlucro de proteo para cabos e fios eltricos, telefnicos ou para outras finalidades. I) tubulaes eltricas prediais: so chamados eletrodutos e podem ser rgidos (de ao ou de PVC rosquevel) e flexveis (de PVC ou de polietileno de baixa densidade) redes eltricas e telefnicas subterrneas: normalmente so construdas com dutos cermicos especficos para esta finalidade.

II)

IV) abreviaturas utilizadas ao galvanizado: ferro fundido: PVC: PVC reforado polietileno da baixa densidade: polietileno de alta densidade: SIMBOLOGIA FG FF PVC CPVC PEBD PEAD

Os smbolos acima, utilizados para instalaes hidrulicas prediais, so semelhantes aos utilizados para o transporte de outros fluidos, a menos, evidentemente, daqueles especficos, tais como os hidrmetros, medidores de presso, vlvulas especiais e outros.

CONEXES So peas instaladas entre trechos de uma tubulao destinadas a manter, alterar ou interromper o fluxo do fluido no seu interior. As conexes,e um modo geral, so feitas do mesmo material dos tubos e podem ser classificadas conforme a funo que lhe destinada no sistema, da seguinte forma: I) Mudana de Direo: Joelhos (ou Cotovelos) e Curvas O ngulo da mudana pode ser 90 ou 45. A mudana de direo nas curvas suave, com menos perda de carga do que nos joelhos. II) Derivao de Fluxo: Ts, Cruzetas e Junes 45 Quando h diminuio de dimetro na derivao, os ts e as junes so conhecidas como de reduo. Nas cruzetas comercializadas no h diminuio de dimetros. III) Emendas de Tubos: Luvas e Buchas (ou Niples) As luvas envolvem os tubos e as buchas so internas a eles. Quando h diminuio de dimetro na derivao, as luvas e as buchas so conhecidas como de reduo. IV) Fechamento com Interrupo Temporria de Fluxo: Vlvulas (ou Registros) De um modo geral, as vlvulas podem ser de gaveta ou de presso. V) Fechamento com Interrupo Permanente de Fluxo; Tampes (ou Caps) e Bujes (ou Plugs) Os tampes envolvem os tubos e os bujes so internos a eles. A informao dos dimetros complementam a identificao das conexes. Por exemplo: t 20 (mm), t de reduo 25x20 (mm), luva 25 (mm), luva de reduo 40x32 (mm), joelho (polegadas), etc... A seguir, algumas imagens de algumas conexes muito usadas em instalaes hidrulicas.

PROJETOS DE TUBULAO PLANTA Nos projetos de tubulao a vista frontal chamada elevao e a vista superior, planta. A figura, a seguir, mostra a planta de uma tubulao tal como ela , ou seja, tubos e conexes mostrados como se fosse uma fotografia. As conexes foram literalmente identificadas para melhor efeito de visualizao.

A figura seguinte mostra a planta da mesma tubulao, desta feita representada por smbolos. A identificao das conexes meramente ilustrativa e no usada em projetos. A cotagem deve considerar apenas os comprimentos dos tubos, desprezando os das conexes.

PERSPECTIVA ISOMTRICA Neste caso particular, no houve necessidade de mostrar a elevao mesmo porque a perspectiva isomtrica (desenho isomtrico ou isometria) suficiente para caracterizar integralmente todos os elementos do projeto. A figura, a seguir, mostra a perspectiva isomtrica da tubulao como se fosse uma fotografia.

A figura seguinte mostra a mesma isometria agora representada apenas por smbolos, tambm perspectivados, como deve sempre ser feito. Somente quando estritamente necessrio, cota-se uma isometria.

QUADRO DE MATERIAIS O Quadro (ou Lista) de Materiais mostrado a seguir comum nos projetos de tubulao, principalmente nas instalaes hidrulicas prediais de gua, esgoto, guas pluviais e gs.

PROJETO COMPLETO Um projeto completo de tubulao deve compreender, de um modo geral, necessariamente: I) II) III) IV) Planta Elevao Isomtrico Quadro de Materiais

Com relao simbologia usada para identificar os tubos num projeto, tanto na planta, como na tubulao, deve-se atentar para o seguinte aspecto: Smbolo Planta Elevao

Sobe Desce

Sai Entra

Alm da cotagem, os dimetros dos tubos devem tambm ser indicados em cada trecho entre conexes de modo a no deixar qualquer margem de dvidas quanto ao dimensionamento do projeto Quando houver, numa mesma tubulao, uso de materiais diferentes para os tubos, esta identificao se far necessria na planta e/ou na elevao, independente das quantidades listadas no Quadro de Materiais. Sempre que possvel, a planta e a elevao devero ficar alimnhados, tal como feito nas vistas ortogrficas de peas em geral, o que favorece e racionaliza a cotagem. A seguir, um modelo de projeto completo.

Anda mungkin juga menyukai