Anda di halaman 1dari 12

2

Sumrio
1) Introduo .......................................................................................................... 3 2) Sexo Anal ............................................................................................................ 4 3) Sons Apropriados ................................................................................................. 5 4) Manipulao dos genitais ..................................................................................... 5 5) Sexo Oral .............................................................................................................. 5 6) Posies sexuais ................................................................................................... 6 7) Uso de gel ............................................................................................................. 6 8) Roupas e Fetiches ................................................................................................. 6 9) Dana .................................................................................................................... 7 10) Comprar tempo ................................................................................................. 7 11) Masturbao ........................................................................................................ 7 12) Desassociao .................................................................................................... 8 13) Infidelidade .......................................................................................................... 9 14) Autoridade absoluta do Corpo Governante ................................................. 9 15) Frustrao Sexual ................................................................................ 10

16) O Canal ..........................................................................................10, 11

MANUAL DO SEXO TEOCRTICO


Muitos casais cristos tm expressado dvidas sobre onde traar limites entre as preliminares sexuais e a relao sexual propriamente dita, esse manual foi elaborado para ajudar a esses casais a terem o ponto de vista de Jeov sobre o assunto. A Sentinela de 15/06/70, pp. 380-381, tratou pela primeira vez desse tema: Alguns sustentaram, porm que entre marido e mulher permissvel absolutamente tudo. No entanto, tal conceito no apoiado pela Bblia. Em Romanos 1:34, 32, onde se fala tanto de homens como de mulheres que praticavam atos sexuais imorais, inclusive atos lsbicos e sodmicos, a Bblia menciona o uso natural da fmea. Assim se mostra que entregar-se a tal uso dos rgos de procriao para satisfazer algum desejo cobioso de excitao sexual no aprovado por Deus. A Sentinela 01/11/73, pp. 670-671, acrescentou: O modo natural de um casal ter relaes sexuais bastante evidente da prpria constituio dos seus respectivos rgos por parte do Criador, e no deve ser necessrio descrever como estes rgos se complementam mutuamente nas relaes sexuais normais. Cremos que, fora dos que foram doutrinados pelo conceito de que no matrimnio tudo vale, a grande maioria das pessoas rejeita normalmente como repugnante a prtica da copulao oral, bem como a copulao anal. Se estas formas de relaes no so contrrias natureza, ento o que ? Que os que praticam tais atos o fazem por consentimento mtuo como casados no torna tais atos naturais, nem faz com que no sejam obscenos. este nosso modo de pensar tacanho ou extremo? ...se casos de flagrante conduta desnatural, tais como a prtica da copulao oral ou anal, forem trazidos sua ateno, os ancios devem agir para tentar corrigir a situao, antes de resultar dano adicional, do mesmo modo como fazem com qualquer outro erro srio. ...Portanto, os casais cristos podem manter o leito conjugal imaculado, no s por se refrearem da fornicao e do adultrio, mas tambm por evitarem prticas aviltantes e desnaturais. Heb. 13:4. As Relaes sexuais entre os casais do povo de Deus devem ser santas assim como Jeov Santo! Jesus Cristo designou seu escravo fiel e discreto (Mateus 24:45) para governar sobre todos os por menores da vida do cristos onde a bblia omissa: Corpo Governante das Testemunhas de Jeov, [] o centro da teocracia1 na Terra. (A Sentinela de 15/1/1994, p. 16, 5) No toa que os representantes do escravo so chamados de Corpo Governante. Obedecer estritamente os ditames da conscincia treinada pelas publicaes do escravo imprescindvel para se obter a aprovao do amo do escravo e, por conseguinte a vida eterna. A Sentinela 1/4/2007 p. 24, 12, 13.
(...) Portanto, quando nos submetemos lealmente s orientaes do escravo fiel e seu Corpo Governante, estamos nos submetendo a Cristo, o Amo do escravo... Por essa razo, todos na congregao encaram como dever sagrado seguir e apoiar as orientaes vindas do escravo fiel e de seu Corpo Governante...

Teocracia = Governo de Deus [Gr.: theokratia] Thes = deus/ krtos = governo.

Como visto na Sentinela acima, seguir as diretrizes em questes sexuais mostra submisso. Quem se submete ao escravo automaticamente tambm est se submetendo ao amo do escravo.

Sexo Anal
A Sentinela 15/9/1977, p. 560, 16.
16

Perverses a que se entregam os homossexuais, os quais em tal prtica no tm copulao natural e normal entre si mesmos, foram adotadas tambm por alguns casados, entre si, na busca de maiores emoes, especificamente a copulao oral e anal... Quando os casados adotam mtodos homossexuais [copulao anal], certamente no honram a unio matrimonial, mas, em vez disso, a degradam e exaltam a paixo egosta, e o leito conjugal perde a sua pureza. (grifo acrescentado)

O nus no foi projetado pelo criador com funes procriativas nem para proporcionar prazer, portanto no deve de modo algum ser penetrado (mesmo com KY). Caso o marido cristo acidentalmente deixe o seu membro escapulir, sodomizando assim sua esposa, o casal deve levar o fato imediatamente ao conhecimento dos ancios (Levtico 5:1) para que possam tomar as medidas disciplinares cabveis. Os ancios levaro em conta cada centmetro de penetrao anal, pois a profundidade da penetrao acarretar diferentes graus de impureza e diferentes tipos de disciplina,2 que podem variar desde uma simples admoestao (aconselhamento), no caso de ter entrado apenas o primeiro tero do membro, uma repreenso particular com perda de algum privilgio, como comentar nas reunies, caso tenha entrado a metade, at uma repreenso pblica caso tenha entrado tudo [at o talo]. No caso de reincidncia a esposa deve levar o fato novamente aos ancios e o marido sodomita pervertido impenitente no pode mais alegar descuido ou acidente e dever ser desassociado. A Sentinela 15/7/2006. pp. 29-31. Perguntas dos Leitores Pode uma pessoa ser desassociada da congregao crist por praticar impureza, assim como acontece no caso de fornicao ou de conduta desenfreada? (Veja os tpicos Uso de Gel e Desassociao) Verdadeira Paz e Segurana Como Poder Encontr-la? (1986), p. 150, 20.
O que a Bblia diz sobre impureza, apetite sexual, desejo nocivo, aplica-se a todos os cristos, solteiros e casados. verdade que marido e esposa tm o direito bblico de terem relaes sexuais entre si. Mas, significa isso que podem abandonar todas as restries? O fato de que a Palavra de Deus insta todos os cristos a cultivarem o autodomnio argumenta contra tal conceito. (2 Pedro 1:5-8) O escritor bblico inspirado no precisou explicar o modo natural em que os rgos reprodutivos do marido e da esposa se complementam. As relaes homossexuais evidentemente no podem seguir este modo natural. Assim, homossexuais masculinos e femininos usam outras formas de relaes sexuais ligadas ao que o apstolo chama de ignominiosos apetites sexuais e prticas obscenas. (Romanos 1:24-32) Poderiam marido e esposa imitar em seu prprio casamento tais formas de
2
20

Prestai Ateno a Vs Mesmos e a Todo o Rebanho: Conduta desenfreada. Termo que no se restringe imoralidade sexual: H vrios graus de erro. s vezes, pode ocorrer incidncia em mais de um pecado, e deve-se discernir isto para determinar o ponto de vista bblico sobre a conduta da pessoa. Em todos os casos, os ancios devem pesar cuidadosamente cada situao ou circunstancia. Precisam averiguar o que realmente aconteceu, a extenso e a natureza da conduta errada, a inteno e a motivao, bem como a freqncia ou a pratica, e assim por diante. Ao avaliarem a conduta luz das Escrituras, necessrio que os ancios tenham bom critrio, razoabilidade e equilbrio.

5
relaes homossexuais e, ainda assim, serem inocentes aos olhos de Deus quanto a expressar ignominiosos apetites sexuais ou desejo nocivo?

Sons Apropriados
No permitido gritar palavras obscenas durante o calor do coito, pois tais coisas no [devem ser] mencionadas entre vs, assim como prprio dum povo santo (Efsios 5:3, 4). As esposas crists devem coibir seu instinto pecaminoso de gritar coisas sujas por ocasio do orgasmo. Quanto menos coisas forem ditas, menor a chance de se dizer algo inapropriado. Embora seja aconselhvel o silncio, gemidos e sussurros apropriados so permitidos.

Manipulao dos Genitais


Somente permitida a manipulao dos genitais do cnjuge durante as preliminares sexuais (etapa que pode ser pulada sem problemas), que no devem ultrapassar os 20 minutos, caso contrrio o casal pode incorrer em atitude obscena, uma forma frvola e descompromissada de prazer. Ao passo que fornicao (Gr.: pornea), um termo mais restrito, descrevendo atos flagrantemente imorais de natureza estritamente sexual, conduta desenfreada (Gr.: aslgeia) no se limita imoralidade sexual, mas salienta a arbitrariedade e insolncia desavergonhada da conduta. (Vide A Sentinela 1/5/1974, pp. 286-288. Perguntas dos Leitores)

Sexo Oral
A Sentinela 1/11/1973, pp. 670, 671. Perguntas dos Leitores H algum tempo atrs, publicou-se a notcia a respeito duma deciso judicial, determinando que a copulao oral por parte de adultos no era mais punvel por lei em certo estado dos Estados Unidos. Portanto, seria tal prtica uma questo exclusiva da conscincia individual no caso de um casal cristo, dentro do arranjo marital? A resposta decididamente NO! O discpulo Tiago advertiu: Assim tambm a lngua um membro pequeno, contudo, faz grandes fanfarrices (Tiago 3:5) O sexo oral no uma questo de conscincia, antes inaceitvel para os cristos. O cristo, em boa conscincia, jamais ir pr as partes ntimas de seu cnjuge na boca. Infelizmente muitos casais dentro da organizao de Deus tem se entregado secretamente a essa prtica desnatural e pervertida. O que poder resultar em amorosa disciplina (Hebreus 12:5, 6) ou na perda da vida eterna. (Vide ndice 1993[dx 60-90] sexo desnatural: w89 15/12 19; tp 150; w83 15/9 30-1; w75 40, 432) A Sentinela 15/12/1989, p. 19, 15.
Seja. . . o leito conjugal imaculado, porque Deus julgar os fornicadores e os adlteros. Fornicadores incluem pessoas no casadas que tm relaes sexuais. Adlteros mais particularmente so indivduos casados que tm relaes sexuais com pessoas que no so seu cnjuge, maculando seu prprio leito conjugal. Visto que os praticantes no arrependidos de fornicao e adultrio merecem o julgamento adverso de Deus, no sero admitidos na celestial Nova Jerusalm, e tampouco usufruiro a vida eterna na terra sob o governo do Reino.

6
(Revelao [Apocalipse] 21:1, 2, 8; 1 Corntios 6:9, 10) Este aviso contra macular o leito conjugal deve tambm fazer com que os cristos casados evitem a conduta sexual degradante com seu cnjuge, embora nada de impuro exista com respeito a intimidades fsicas naturais dentro do casamento. Veja A Sentinela de 15 de setembro de 1983, pginas 27-31. (grifo acrescentado)

Posies Sexuais
H uma vasta variedade de posies sexuais (em sua grande maioria desavergonhadas), em algumas o marido est por cima e a esposa por baixo, em outras a esposa est por cima e ainda em outras, ambos esto de ladinho. digno de nota que joguinhos sexuais onde a fantasia da esposa dominar seu marido e a do marido ser dominado pela esposa, NO so apropriados para os cristos, pois contrariam o princpio da chefia (1 Corntios 11:3). Sempre deve ser o marido a comandar a aes no leito conjugal (Hebreus 13:4). Caso a esposa sugira uma posio sexual, o marido qual cabea [muito cuidado com trocadilhos], avaliar a razoabilidade em atend-la ou no (1 Timteo 5: 11, 14). O Kama Sutra, livro da religio hindu, ilustra dezenas de posies sexuais depravadas. Assim como o cristo verdadeiro no quer ter nada haver com exerccios de alongamento e equilbrio baseados em princpios da Ioga (outra prtica religiosa hindu), visto que as posies da Ioga esto relacionadas com a adorao de deuses falsos, tambm no tentar variar freneticamente as posies sexuais em imitao ao Kama Sutra. Kama o nome de uma divindade hindu que simboliza desejo, prazer e amor carnal e Sutra o conjunto de ensinamentos. (Veja A ioga serve para voc? Despertai! 22/8/1983, pp. 13-15). Muito embora o Corpo Governante no veja a necessidade de ser dogmtico nessa questo, v-se com bons olhos a posio conhecida como papai e mame.

Uso de Gel
Gel lubrificante permitido quando a esposa tem dificuldade com a lubrificao natural (muitas esposas crists tem dificuldades nesse sentido), somente no se deve usar gel com sabores para evitar a tentao do sexo oral. Gel com anestsico ser subentendido como uma atitude premeditada de coito anal e em casos judicativos ser considerado um agravante.

Roupas e Fetiches
A Bblia insta o cristo Amortecei . . . os membros do vosso corpo que esto na terra, com respeito a fornicao, impureza, apetite sexual, desejo nocivo e cobia, que idolatria. (Colossenses 3:5) Portanto o cristo no deve ter nenhuma ajuda externa para excitao. O escravo no contrrio a esposa usar lingerie (contanto que modesta 1 Tim. 2:9, 10), mas os casais esto terminantemente proibidos de usar fantasias (enfermeira, bombeiro, policial) para estimular o cnjuge. Fantasias de padre e a de freira, devem ser repudiadas como apostasia, visto sua relao estreita com a religio falsa. Fetiches: No so tolerados

quaisquer objetos (vibratrios ou no) como auxiliar na obteno e promoo de prazer. Lojas Sex Shop desses ltimos dias pervertidos de coisas onde as pessoas seriam mais amantes de prazeres do que amantes de Deus (2 Timteo 3:1, 4) tentam vender todo tipo de produto e artifcio para gerar ou aumentar o prazer sexual, o governante deste mundo (Joo 12:31; 16:11; 2 Corntios 4:4) tem conseguido estabelecer um conceito generalizado de sexo libidinoso. O casal cristo consciencioso avaliar se deve gastar mais tempo elaborando suas relaes sexuais do que o estritamente necessrio, pois se lembram do conselho do apstolo Paulo no devem pensar mais de si mesmos do que necessrio pensar. Romanos 12:3.

Dana
Sucedeu ento que, assim que chegou perto do acampamento e ele pde ver o bezerro e as danas, comeou a acender-se a ira de Moiss e ele lanou imediatamente das mos as tbuas e as destroou ao p do monte. xodo 32:19 As esposas cananias de Salomo conseguiram desvirtuar a f do homem mais sbio de seu tempo com dana sensual provocante, a exemplo do que acontece com aniversrios natalcios, todas as vezes que a dana sensual mencionada na Bblia sob uma tica desfavorvel. (xodo 32:19; Marcos 6:21-29) Nos tempos bblicos ocorriam festividades greco-romanas em honra ao deus Baco, em que as principais diverses eram bebedeiras, msica libidinosas, danas depravadas e sexo imoral. A esposa crist conscienciosa ir pensar bem antes de tentar excitar seu marido dessa forma, poupando assim tempo e energia para a obra toda-essencial de salvar vidas (Mateus 28:19, 20).

Comprar Tempo
Precisamos comprar o tempo oportuno (Colossenses 4:5) para estudo pessoal, preparar as reunies e as vrias facetas do ministrio cristo, esse tempo pode e deve ser comprado de atividades menos importantes como sexo. Por isso o casal cristo teocrtico estabelecer dias e horrios especficos para intimidades maritais e se apegar meticulosamente a esse arranjo, pois Deus no Deus de desordem, mas de paz. . . . que todas as coisas ocorram decentemente e por arranjo. (1 Corntios 14:33, 40) Carcias e demonstraes de afeto no devem ficar por conta do acaso e da inclinao da carne imperfeita. As relaes devem ter hora para comear e para terminar. As esposas que no alcanarem o orgasmo dentro do tempo estabelecido no devem insistir na prorrogao do coito nem insurgir-se contra o arranjo.

Masturbao
H relatos de esposas crists que se queixam de que seus maridos so demasiadamente rpidos e perguntam se nesse caso a masturbao seria uma sada para se alcanar o orgasmo. Absolutamente. A masturbao, tambm conhecida como vcio solitrio uma

forma egosta de obter prazer, sendo assim inaceitvel para esposas crists. O sexo dever ser programado para proporcionar ao cnjuge o que devido (1 Corntios 7:3) e no para alvio solitrio da tenso sexual. Deve-se inclusive tomar cuidado, por ocasio do banho, com jatinhos dgua e frices demoradas com sabonete na regio do clitris, outras formas de se obter prazer degradante. ... entregar-se a tal uso dos rgos de procriao para satisfazer algum desejo cobioso de excitao sexual no aprovado por Deus. A Sentinela de 15/06/70, pp. 380-381 (Veja tambm A Sentinela de 1/5/1974 Libertar-se da masturbao Por qu? Como?; Despertai! de 8/11/1987 Por Que To Difcil Evitar a Masturbao?; Despertai! de 8/3/1988 Como Posso Combater o Hbito da Masturbao?)

Desassociao
A Sentinela de 1 de agosto de 1978, pp, 29-31, eximiu os ancios de policiarem a vida sexual das ovelhas sob seus cuidados. Onde se l: ... Conforme diz o apstolo, o amor no se comporta indecentemente, no procura os seus prprios interesses, no fica encolerizado. (1 Cor. 13:4, 5) ... As Escrituras no vo alm desta orientao bsica, e, por isso, no podemos fazer mais do que aconselhar em harmonia com o que a Bblia diz. No passado, publicaram-se nesta revista alguns comentrios relacionados com certas prticas sexuais incomuns, tais como a copulao oral, dentro do matrimnio, e estas foram classificadas como crassa imoralidade sexual. Nesta base, chegou-se concluso de que aqueles que se empenhavam em tais prticas sexuais estavam sujeitos a serem desassociados, se fossem impenitentes. Adotava-se o conceito de que estava dentro da autoridade dos ancios congregacionais investigarem e agirem na qualidade judicativa com respeito a tais prticas na relao conjugal. Um cuidadoso exame adicional deste assunto, porm, convence-nos de que, em vista da ausncia de claras instrues bblicas, trata-se de assuntos pelos quais o casal tem de levar a responsabilidade perante Deus, e que estas intimidades maritais no so competncia dos ancios congregacionais, para tentar control-las ou promover a desassociao... Alguns casais cristos ficaram assanhados, e por que no dizer excitados, com essa nova diretriz, mas sua alegria libidinosa durou pouco, uma nova luz em A Sentinela de 15 de setembro de 1983, pp. 30, 31, VOLTOU aos pontos bsicos da posio anterior ao declarar que embora no coubesse aos ancios policiar os assuntos maritais privados dos membros de uma congregao, relaes sexuais desnaturais e pervertidas, entre pessoas casadas, no apenas desqualificam um homem para ser servo ministerial, ancio, pioneiro ou para qualquer outro cargo como tambm podem levar at mesmo a desassociao (expulso da congregao).

Infidelidade

verdade que muitas esposas e maridos cristos insatisfeitos com suas relaes sexuais teocraticamente limitadas buscam uma sada na infidelidade conjugal. Alguns argumentam que para que isso no ocorra o Corpo Governante devesse se eximir de legislar sobre a vida sexual dos casais cristos e permitir que cada casal escolhesse de comum acordo que tipo de relao sexual ter, esses defensores do vale tudo no sexo lembram do conselho de Paulo em 1 Corntios 4:6: No vades alm das coisas que esto escritas, mas se esquecem de que esse conselho no se aplica ao Corpo Governante que tem a grande responsabilidade (conferida ao escravo) de prover o alimento [espiritual] no tempo apropriado (Mateus 24:45) e sobre tudo sua autoridade absoluta divinamente instituda em 1919 (se h um que governante tem que haver o que governado). Se chegarem aos ouvidos dos ancios que os maridos trados esto sendo ridicularizados, como possuindo galhada, chifres, ou at mesmo garotos propaganda do sorvete corneto (da Kibom), os envolvidos em tal tagarelice maldosa tambm estaro sujeitos disciplina. Infelizmente foram relatados casos de depravao sexual at mesmo entre casais ungidos: chocante, mas o fato que mesmo alguns que eram proeminentes na organizao de Jeov sucumbiram a prticas imorais [como copulao anal e oral], incluindo o homossexualismo, a troca de casais e o abuso de crianas. A Sentinela de 1/1/1986, p. 13 12. Autoridade absoluta do Corpo Governante Nesse assunto, ou e qualquer outro, o que vale o que aprovado e publicado pela comisso de redao do Corpo Governante (Corpo Governante em 2009 composto por nove pessoas). No anurio de 2009 foram contados 9.986 ungidos na terra (participantes dos emblemas no Memorial), a opinio dos demais 9.977 (9.986 9 = 9.977) tem o mesmo peso que a opinio de algum cristo das outras ovelhas, ou seja, zero (zero = importncia nenhuma)*. bom frisar que numa teocracia (teo = deus; cracia = governo), diferentemente de numa democracia (demo = povo), Deus quem governa de cima para baixo, portanto no h necessidade de consulta popular ou votao. Seja o que for que o Corpo Governante decida, est decidido! O cristo ungido que for pego com a boca na botija, por assim dizer, ser destitudo(a) de sua esperana celestial e algum dentre as outras ovelhas ocupar sua posio entre os 144.000.

*A Sentinela 1/5/2007 p. 31. Perguntas dos Leitores:


... os verdadeiros cristos ungidos no exigem ateno especial. No acham que o fato de serem ungidos lhes d maior perspiccia, alm daquela que at mesmo alguns membros experientes da grande multido talvez tenham. No acham que tm necessariamente mais esprito santo do que seus companheiros das outras ovelhas; no esperam receber tratamento especial nem acham que o fato de tomar os emblemas os coloca acima dos ancios da congregao. Humildemente se lembram de que alguns

10

homens ungidos no primeiro sculo no se qualificaram para servir como ancios e servos ministeriais. (1 Timteo 3:1-10, 12, 13; Tito 1:5-9; Tiago 3:1) Alguns cristos ungidos at mesmo ficaram espiritualmente fracos. (1 Tessalonicenses 5:14) E as irms, embora ungidas, no ensinavam na congregao. 1 Timteo 2:11, 12.

A Sentinela 15/6/2009 p. 24, 18, 19.


Similarmente, nos dias de hoje um nmero limitado de homens ungidos tem a responsabilidade de representar a classe-escravo. Eles compem o Corpo Governante das Testemunhas de Jeov... o Corpo Governante no consulta cada membro individual da classe-escravo antes de tomar decises... Os membros da grande multido [sete milhes de Testemunhas de Jeov fieis Brooklyn] apreciam o alimento espiritual produzido sob a direo do Corpo Governante. A Sentinela 15/8/2009 p. 23 Lembra-se? Participam todos os cristos ungidos na Terra em prover alimento espiritual? No. Todos os ungidos com esprito de Deus so parte do coletivo escravo fiel e discreto, mas os que compem o Corpo Governante supervisionam o fornecimento espiritual. 15/6, pgina 22-24.

Frustrao Sexual
Na organizao de Jeov no existe tal coisa como frustrao sexual, todos os cristos dedicados e batizados so felizes e habitam o paraso espiritual que s o povo de Deus possui. Que privilgio maravilhoso! Nossa alegria aumenta ao passo que o escravo fiel e discreto nos instrui onde, como e quando fazer as coisas. Frustrao sexual um termo inventado pelos pseudo especialistas desse mundo vido por sexo. Os casais teocraticamente orientados no se deixam levar por essa propaganda e lembram das palavras de Jesus: H mais felicidade em dar [dar de si mesmo no servio de pregao] do que h em receber. Atos 20:35. Em quem confiaremos, nos psiclogos e sexlogos do mundo ou nos conselhos castos e oportunos providos pela classe do escravo?

O Canal
Rebeldes como Cor pereceram no passado por se rebelarem contra a estrutura hierrquica da poca. Hoje o Moiss moderno, o profeta que est no seu meio (ho de saber tambm que veio a haver mesmo um profeta no seu meio. Ezequiel 2:5) ordena que todos os sditos do Reino de Deus, quais ovelhas humildes e descerebradas obedecem sem questionar. O esprito do mundo pode nos levar a pensar que no precisamos ser orientados pela organizao de Jeov... temos de evitar desenvolver um esprito de independncia... jamais ousemos questionar o canal de comunicao que Jeov usa hoje em dia, pois

11

quando o Corpo Governante fala e como se o prprio Jeov estivesse falando!3 (Veja A Sentinela de 15/11/2009, p. 14, 3, 5) Em casos no relacionados aqui o casal dever escrever para Betel para dirimir dvidas a cerca de suas relaes sexuais.

Rodovia SP-141, Km 43, Cesrio Lange, SP, Brasil-------------Correspondncia: Caixa Postal 201, 18270-970 Tatu, SP, Brasil
Caso um ancio se omita ou d conselhos baseado em sua opinio pessoal e essa opinio diferir das diretrizes aqui expressas, o ancio estar, no mnimo, pondo em risco seus prprios privilgios adicionais de servio, sem prejuzo de demais aes disciplinares. Aqueles que se apegam ao que foi dito na revista A Sentinela de 1 de agosto de 1978, pp, 29-31, inclusive a nota de rodap, transcrita a abaixo, fica o alerta de que tal conceito moderado est desatualizado, tendo voltado o entendimento mais radical sobre o assunto (Provrbios 4:18). Com todas as consequncias disciplinares que isso implica (1 Corntios 5:1-5).
[Nota de rodap]

Tem havido referncia s declaraes do apstolo em Romanos 1:24-27 sobre o uso natural do corpo masculino e do feminino [como na Sentinela de 15/06/70, pp. 380-381; Sentinela 01/11/73, pp. 670-671]. Conforme evidente e tem sido consistentemente reconhecido, essas declaraes so feitas no contexto do homossexualismo. No fazem referncia direta s prticas sexuais entre marido e mulher. Tambm preciso reconhecer que at mesmo as expresses de amor completamente normais e comuns entre marido e mulher seriam desnaturais entre pessoas do mesmo sexo, e imorais entre os que no so casados entre si. Qualquer orientao que estas declaraes apostlicas possam prover quanto s prticas sexuais dentro do matrimnio, portanto, so indiretas e precisam ser encaradas apenas como persuasivas, e no conclusivas, quer dizer, no como base para a fixao de normas rgidas e duras de julgamento. Ao mesmo tempo, existe a possibilidade e talvez a probabilidade de que algumas das prticas sexuais agora usadas entre marido e mulher originalmente tenham sido praticadas apenas por homossexuais. Se for assim, ento isso certamente daria a tais
3

Quando o nosso Pai celestial Jeov Deus fala, quer atravs de sua Palavra, a Bblia, quer atravs de sua organizao terrestre, ainda mais importante escutar e obedecer, provando que somos adoradores obedientes que no desprezam o amoroso lembrete: Voc me ouviu? E 15 de julho de 1998, p. 13, 15: Paulo iniciou seu aviso com a frase condicional se escutardes a sua prpria voz. Deus falou ao seu povo por intermdio de Moiss e de outros profetas. Depois, Jeov falou-lhe por meio do seu Filho, Jesus Cristo. (Hebreus 1:1, 2) Atualmente, ns temos a completa Palavra inspirada de Deus, a Bblia Sagrada. Temos tambm o escravo fiel e discreto, designado por Jesus para fornecer o espiritual alimento no tempo apropriado. (Mateus 24:45-47) De modo que Deus ainda est falando. A Sentinela de 1 de Abril de 1988, p. 31.

12

prticas pelo menos uma origem ofensiva. Por isso, o assunto no pode ser levianamente descartado pelo cristo consciencioso, s porque no h nenhuma referncia direta aos casados, nos textos j mencionados. (grifo acrescentado)

Anda mungkin juga menyukai