Anda di halaman 1dari 11

Classificao das Oraes Subordinadas Adjetivas

Na relao que estabelecem com o termo que caracterizam, as oraes subordinadas adjetivas podem atuar de duas maneiras diferentes. H aquelas que restringem ou especificam o sentido do termo a que se referem, individualizando-o. Nessas oraes no h marcao de pausa, sendo chamadas subordinadas adjetivas restritivas. Existem tambm oraes que realam um detalhe ou amplificam dados sobre o antecedente, que j se encontra suficientemente definido, as quais denominam-se subordinadas adjetivas explicativas.
Exemplo 1: Jamais teria chegado aqui, no fosse a gentileza de um homem que passava naquele momento. Orao Subordinada Adjetiva Restritiva Nesse perodo, observe que a orao em destaque restringe e particulariza o sentido da palavra "homem":trata-se de um homem especfico, nico. A orao limita o universo de homens, isto , no se refere a todos os homens, mas sim quele que estava passando naquele momento. Exemplo 2: O homem, que se considera racional, muitas vezes age animalescamente. Orao Subordinada Adjetiva Explicativa Nesse perodo, a orao em destaque no tem sentido restritivo em relao palavra "homem": na verdade, essa orao apenas explicita uma ideia que j sabemos estar contida no conceito de "homem". Saiba que: A orao subordinada adjetiva explicativa separada da orao principal por uma pausa, que, na escrita, representada pela vrgula. comum, por isso, que a pontuao seja indicada como forma de diferenciar as oraes explicativas das restritivas: de fato, as explicativas vm sempre isoladas por vrgulas; as restritivas, no. Obs.: ao redigir um perodo escrito por outrem, necessrio levar em conta as diferenas de significado que as oraes restritivas e as explicativas implicam. Em muitos casos, a orao subordinada adjetiva ser explicativa ou restritiva de acordo com o que se pretende dizer. Exemplo 1: Mandei um telegrama para meu irmo que mora em Roma. No perodo acima, podemos afirmar com segurana que a pessoa que fala ou escreve tem, no mnimo, dois irmos, um que mora em Roma e um que mora em outro lugar. A palavra "irmo", no caso, precisa ter seu sentido limitado, ou seja, preciso restringir seu universo. Para isso, usa-se uma orao subordinada adjetiva restritiva. Exemplo 2: Mandei um telegrama para meu irmo, que mora em Roma. Nesse perodo, possvel afirmar com segurana que a pessoa que fala ou escreve tem apenas um irmo, o qual mora em Roma. A informao de que o irmo more em Roma no uma particularidade, ou seja, no um elemento identificador, diferenciador, e sim um detalhe que se quer realar. Observaes:

As oraes subordinadas adjetivas podem: a) Vir coordenadas entre si; Por Exemplo: uma realidade que degrada e assusta a sociedade. e = conjuno b) Ter um pronome como antecedente. Por Exemplo: No sei o que vou almoar. o = antecedente que vou almoar = Orao Subordinada Adjetiva Restritiva

Oraes Subordinadas Adjetivas Oraes adjetivas so aquelas oraes que exercem a funo de um adjetivo dentro da estrutura da orao principal. Elas so sempre iniciadas por um pronome relativo e servem para caracterizar algum nome que aparece na estrutura da frase. H dois tipos de oraes adjetivas: as restritivas e as explicativas. O. S. Adjetivas Restritivas: funcionam como adjuntos adnominais e servem para designar algum elemento da frase. No pode ser isolada por vrgulas, e restringe, identifica o substantivo ou pronome ao qual se refere. Exemplo: - Voc um dos poucos alunos que eu conheo. Suj. + VL + predicativo + O.S. Adjetiva Restritiva - Eles so um dos casais que falaram conosco ontem. Suj. + VL + predicativo + O.S. Adjetiva Restritiva - Os idosos que gostam de danar se divertiram muito. Suj. + O.S. Adjetiva Restritiva + VI + adj. Adv. O. S. Adjetivas Explicativas: ao contrrio das restritivas, so quase sempre isoladas por vrgulas. Servem para adicionar caractersticas ao ser que designam. Sua funo explicar, e funciona estruturalmente como um aposto explicativo. Exemplo: - Meu tio, que era advogado, prestou servios ao ru. Sujeito + O.S. Adj. Explicat. + VTDI + OD + OI

- Eu, que no sou perfeito, j cometi alguns erros graves. Suj. + O.S. Adj. Explicat. + VTD + OD - Os idosos, que gostam de danar, se divertiram muito. Suj. + O.S. Adj. Explicat. + VI + Adj. Adv. Oraes Subordinadas Adverbiais Existem nove tipos de oraes subordinadas adverbiais. Esse tipo de orao age na frase como um advrbio, modificando o sentido de outras oraes e ocupando a funo de um adjunto adverbial. As oraes adverbiais so sempre iniciadas por uma conjuno subordinativa. So elas: Causal: designam a causa, o motivo. Exemplo: - Ela cantou porque ouviu sua banda favorita. Comparativa: estabelece uma comparao com a orao principal. Exemplo: - Ela andava leve como uma borboleta. Concessiva: se ope s idias expressas pela orao principal. Exemplo: - Embora a prova estivesse fcil, demorei bastante para terminar. Condicional: expressa uma condio para que acontea aquilo que a orao principal diz. Exemplo: - Caso voc no estude, ficar muito ansioso para a prova. Conformativa: expressam conformidade ou algum tipo de acordo com a orao principal. Exemplo: - Como eu havia te falado, a prova no estava fcil. Consecutiva: a conseqncia da orao principal. Exemplo:

- Comecei o dia to mal que no consegui me concentrar no trabalho. Final: indica finalidade, propsito para que acontece a orao principal Exemplo: - No vou fechar os portes da biblioteca, para que voc possa fazer sua pesquisa. Proporcional: indica proporo. Exemplo: - Quanto mais voc fumar, mais grave ficar sua doena. Temporal: localiza a orao principal em um determinado tempo. Exemplo: - Quando voc voltar ns conversaremos com calma.

Subordinadas adjetivas Restritivas e Explicativas

As oraes subordinadas adjetivas restritivas e explicativas se caracterizam por aspectos distintos

Falar sobre as oraes subordinadas adjetivas j no mais representa para ns algo indito, visto que, por meio do texto Oraes subordinadas adjetivas, tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais das caractersticas que a elas podemos atribuir. Pois bem, convidamos voc a ampliar seu conhecimento ainda mais sobre aqueles assuntos que a gramtica nos traz, sabe? Claro que voc sabe, pois todos eles so de fundamental importncia para ns. Ento, mos obra! A partir de agora conheceremos as duas classificaes das oraes subordinadas adjetivas: as restritivas e asexplicativas.

Perceba Os alunos que

este falavam alto

exemplo estavam

a perturbando a

seguir: professora.

Como voc pde perceber, o termo que se encontra em destaque, que falavam alto, faz referncia a somente um grupo de alunos, no a todos eles. Dessa forma, todo esse termo restringe, individualiza, o sentido do termo anterior, que no caso representado por alunos. Diante dessa razo podemos afirmar que se trata de uma orao adjetiva restritiva, que especifica, restringe, o termo ao qual se refere. Agora, vamos analisar outro exemplo?

Os alunos, que so esforados, conseguem obter um bom resultado nas avaliaes. Obviamente que aqui no se trata mais de um grupo especfico, mas sim de todos os alunos esforados, ou seja, todos os alunos possuem essa caracterstica. Nesse sentido, devemos estar atentos a dois aspectos fundamentais: um deles que o termo que aparece grifado se encontra entre vrgulas, e o outro que o sentido se refere a um conjunto como um todo. Por essas razes podemos afirmar que estamos diante de uma orao subordinada adjetiva explicativa. Um perodo pode ser composto por coordenao ou por subordinao. Quando composto por coordenao, as oraes possuem uma independncia estrutural, podendo vir separadamente sem prejuzo. J no perodo composto por subordinao, as oraes so dependentes entre si por meio de suas estruturas. H trs tipos de oraes subordinadas: As substantivas, as adjetivas e as adverbiais. Trataremos aqui especificamente sobre o primeiro tipo: Oraes Subordinadas Substantivas So oraes que exercem a mesma funo que um substantivo, na estrutura sinttica da frase. Exemplo 1: - A menina quis um sorvete. (perodo simples) A menina = sujeito; Quis = verbo transitivo direto; Um sorvete = objeto direto; Temos duas posies na frase anterior em que podemos usar um substantivo: o sujeito (menina) e o objeto direto (sorvete). Nessas mesmas posies podem aparecer, em um perodo composto, oraes subordinadas substantivas. Dependendo de onde elas apaream e da funo que elas exeram, poderemos classificar como Subjetiva (funo de sujeito) ou como Objetiva direta (funo de objeto direto). Sendo assim, notamos que: - A menina quis que eu comprasse sorvete. (perodo composto) A menina = sujeito; Quis = verbo transitivo direto; Que eu comprasse sorvete = Orao subordinada substantiva Objetiva direta E ainda em: - Quem me acompanhava quis um sorvete. (perodo composto) Quem me acompanhava = orao subordinada subjetiva;

Quis = verbo transitivo direto; Um sorvete = Objeto direto; Alm das posies de sujeito e objeto direto, as oraes subordinadas substantivas podem exercer a funo de um predicativo, de um objeto indireto, de um aposto e de um complemento nominal. Portanto podemos ter orao subordinada substantiva de 6 tipos: 1. Subjetiva: ocupa a funo de sujeito. Exemplos: - preciso que o grupo melhore. Verbo de Ligao + predicat. + O. S. S. Subjetiva - necessrio que voc comparea reunio. VL + predicat. O. S. S. Subjetiva - Consta que esses homens foram presos anteriormente. VI + O. S. S. Subjetiva - Foi confirmado que o exame deu positivo. Voz passiva O. S. S. Subjetiva 2. Predicativa: ocupa a funo do predicativo do sujeito. Exemplos: - A dvida se voc vir. Suj. + VL + O. S. S. Predicativa - A verdade que voc no vir. Suj. + VL + O. S. S. Predicativa 3. Objetiva Direta: ocupa a funo do objeto direto. Completa o sentido de um Verbo Transitivo Direto. Exemplos: - Ns queremos que voc fique. Suj. + VTD + O. S. S. Obj. Direta - Os alunos pediram que a prova fosse adiada. Sujeito + VTD + O. S. S. Objetiva Direta 4. Objetiva Indireta: ocupa a funo do objeto indireto. Exemplos:

- As crianas gostam (de) que esteja tudo tranqilo. Sujeito + VTI + O. S. S. Objetiva Indireta - A mulher precisa de que algum a ajude. Sujeito + VTI + O. S. S. Obj. Indireta 5. Completiva Nominal: ocupa a funo de um complemento nominal. Exemplos: - Tenho vontade de que acontea algo inesperado. Suj. + VTD + Obj. Dir. + O. S. S. Completiva Nominal - Toda criana tem necessidade de que algum a ame. Sujeito + VTD + Obj. Dir. + O. S. S. Comp. Nom. 6. Apositiva: ocupa a funo de um aposto. Exemplos: - Toda a famlia tem o mesmo objetivo: que eu passe no vestibular. Sujeito + VTD + Objeto Direto + O. S. S. Apositiva

CLASSIFICAO DAS ORAES


Em http://portuguesnaveia.blogspot.com/2009/02/analise-sintatica.html (ANLISE SINTTICA), j falamos um pouco sobre frase, orao e perodo. Agora, preocupar-nos-emos apenas com a classificao das oraes. As oraes podem ser coodenadas ou subordinadas. ORAO COORDENADA a orao que se une a uma outra , tambm coordenada, sem lhe representar um termo sinttico. , portanto, independente. Podem ser: ASSINDTICAS - Se estiverem, simplemente, justapostas, isto , colocadas uma ao lado da outra, sem qualquer conectivo que as enlace: Ser uma vida nova, / comear hoje, / no haver nada pra trs. SINDTICAS - Quando se prendem s outras pelas conjunes coordenativas: A Grcia seduzia-o, / mas Roma dominava-o. As Sindticas classificam-se em: Aditivas - Expressam adio, sequencia de fatos ou pensamentos. A doena vem a cavalo e volta a p.

Adversativas - Exprimem contraste, oposio, ressalva. A espada vence, mas no convence. Alternativas - Exprimem alternncia, alternativa, excluso. Jacinta no vinha sala, ou retirava-se logo. Conclusivas - Expressam concluso, deduo, consequencia. Raimundo homem so, portanto deve trabalhar. Explicativas - Exprimem explicao, motivo, razo. Leve-lhe uma lembraa, que ela aniversaria amanh. ORAO SUBORDINADA a orao que representa um termo sinttico de uma outra orao, que se diz principal. Podem ser: Substantivas - Exercem as funes prprias do substantivo (sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo, complemento nominal, aposto). Peo / que desistas. Adjetivas - Exercem a funo dos adjetivos (adjunto adnominal). Pessoa / que mente / no merece f. (pessoa mentirosa) Adverbiais - Exercem a funo dos advrbios (adjunto adverbial). Chegamos / quando anoitecia. SUBSTANTIVAS Um mtodo prtico para identidicar este tipo de orao trocando-a pelo pronome ISSO. Classificam-se em: Subjetivas, quando exercem funo de sujeito: certo / que a presena do dono o sossegava um pouco. (ISSO certo) Objetivas diretas, quando exercem a funo de objeto direto: Respondi-lhe / que j tinha lido a receita em qualquer parte. (Respondi-lhe ISSO) Objetivas indiretas, quando exercem a funo de objeto indireto: No me esqueo / de que estavas doente / quando ele nasceu. (No me esqueo DISSO ...) Completivas nominais, quando exercem a funo de complemento nominal: Ele tem a mania / de que alho faz bem sade! (Ele tem a mania DISSO) Predicativas, quando exercem a funo de predicativo: A verdade / que eu ia falar outra vez de Nomia.

(A verdade ISSO) Apositivas, quando exercem a funo de aposto: S dizia uma coisa: / que venceria os obstculos. (S dizia uma coisa: ISSO) Agentes da passiva, quando exercem a funo de agentes da passiva. O quadro foi comprado / por quem o fez. (O quadro foi comprado por ISSO) ADJETIVASSo oraes iniciadas por pronome relativo. Podem ser: Oraes subordinadas adjetivas restritivas H saudades que a gente nunca esquece. ATENO!! Essas oraes restringem, limitam a significao do antecedente e no podem vir entre vrgulas. Oraes subordinadas adjetivas explicativas Valrio, que nasceu rico, acabou na misria. ATENO!! Essas oraes explicam, esclarecem o termo antecedente e devem ser separadas por vrgulas.

ADVERBIAIS Classificam-se de acordo com as conjunes que as introduzem. Podem ser, segundo Cegalla: Causais - exprimem causa, motivo, razo: O tambor soa porque oco. Comparativas - representam o segundo termo de uma comparao: Certos cantores gesticulam mais do que cantam. O esquilo to gil quanto o macaco. Concessivas - exprime um fato que se concede em oposio ao da orao principal: Embora no possusse informaes seguras, ainda assim arriscou uma opinio. Condicionais - exprimem condio, hiptese: Que diria o pai se soubesse disso? Conformativas - exprimem conformidade de um fato com outro:

Consoante opinam alguns, a Histria se repete. Consecutivas - exprimem uma consequncia, um efeito ou resultado: De tal sorte a cidade crescera que no a reconhecia mais. Finais - exprimem finalidade, objetivo: Fiz-lhe sinal que se calasse. Proporcionais - denotam proporcionalidade: O valor do salrio, ao passo que os preos sobem, vai diminuindo. Temporais - indicam o tempo em que se realiza o fato na orao principal: Sempre que vou cidade, passo pelas livrarias. Modais - exprimem modo, maneira: (no esto consignadas na NGB) Entrou na sala sem que nos comprimentasse. Locativas - equivalem a um adjunto adverbial de lugar e so iniciadas pelo advrbio onde que pode vir precedido de preposio: (no so mencionadas na NGB) Venha por onde eu passar.

ORAO COORDENADA SINDTICA EXPLICATIVA X ORAO SUBORDINADA ADVERBIAL CAUSAL Observem os exemplos e vejam o que primeiro acontece neles: 1) O tambor soa porque oco 2) No vou praia que o tempo est feio 3) No saia agora, que vai chover 4) Ela chorou, que eu vi Os exemplos 1 e 2 so de oraes subordinadas adverbiais causais. A causa acontece primeiro e depois vem o efeito dela.

Primeiro o tambor feito com uma forma oca. Depois o som que ele produz ecoa. Primeiro o tempo fica feio Depois eu resolvo no ir praia

As vrgulas, nestes casos, no aparecem porque esto no sentido direto (principal+subordinada). Se houver anteposio, a vrgula ser obrigatria.

Os exemplos 3 e 4 so de oraes coordenadas sindticas explicativas. A explicao acontece depois.

Primeiro eu no saio Depois vai chover Primeiro ela chora Depois eu vejo (a causa do choro outra: uma queda, uma emoo, mas ela no chora porque eu vejo)

As vrgulas nestes casos so obrigatrias.

Anda mungkin juga menyukai