Anda di halaman 1dari 12

2.4.5.

AVISO PRVIO A finalidade do aviso prvio, se concedido pelo empregador, possibilitar ao trabalhador despedido a procura de novo emprego, antes de ter seu contrato rescindido definitivamente, de forma a garantir-lhe salrio durante este perodo, proporcionando-lhe meios de subsistncia para que se ocupe na procura de uma nova recolocao no mercado de trabalho. Porm, se concedido pelo empregado, hiptese em que estar pedindo demisso, a finalidade de tal notificao fornecer ao empregador oportunidade para contratar substituto para o cargo, minimizando-lhe, assim, possveis prejuzos de ordem econmica. Isto posto, o aviso prvio s cabvel na hiptese de contrato de trabalho que seja por prazo indeterminado (art. 487, caput, CLT). No se aplicando no trabalho temporrio regido pela Lei n. 6.019/74, como tambm nos contratos de trabalho por prazo determinado(1). Todavia, ele poder incidir nos contratos a termo, quando no pacto por prazo determinado houver a previso da clusula assecuratria do direito recproco de resciso previsto no art. 481 da norma consolidada(2). Para o professor Carlos Henrique Bezerra Leite, aviso prvio uma declarao unilateral de vontade da parte que pretende dar por extinto o contrato de trabalho que no tenha prazo determinado. O conceito de aviso prvio/pedido de demisso, para Eloy Jos da Rocha citado por Cortez (1994), a notificao de uma das partes, no contrato de trabalho por prazo indeterminado, outra, da cessao do mesmo contrato, ao fim de determinado prazo. Leciona Octavio Bueno Magano, citado por Jorge Neto e Cavalcante (2004), que aviso prvio o prazo que deve preceder a resciso unilateral do contrato de trabalho de termo final indeterminado e cuja no concesso gera a obrigao de indenizar. Jorge Neto e Cavalcante (2004) entendem que o aviso prvio a comunicao prvia dada por uma das partes outra, no sentido de que deseja a extino do vnculo sem justa causa, com a observncia do prazo a que estiver obrigada, assumindo o compromisso da manuteno do contrato durante esse prazo, sob pena do pagamento de uma quantia fixada em norma trabalhista. Tambm, pode ser definido como a comunicao que uma parte, empregado ou empregador, deve fazer outra de sua determinao em rescindir o contrato de trabalho. invlida a concesso de aviso prvio no curso de frias ou do perodo de garantia de emprego. O aviso prvio deve ser comunicado com antecedncia mnima de 30 dias(3), nos termos do art. 7, XXI, da Constituio Federal de 1988 e da Lei n 12.506, de 11 de

(1)

Art. 481 da CLT. Aos contratos por prazo determinado que contiverem clusula assecuratria do direito recproco de resciso antes de expirado o termo ajustado, aplicam-se, caso seja exercido tal direito por qualquer das partes, os princpios que regem a resciso dos contratos por prazo indeterminado.
(2)

Smula -163 do TST - AVISO PRVIO. CONTRATO DE EXPERINCIA (mantida) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003 Cabe aviso prvio nas rescises antecipadas dos contratos de experincia, na forma do art. 481 da CLT (ex-Prejulgado n 42).
(3)

OJ-SDI1-122 AVISO PRVIO. INCIO DA CONTAGEM. ART. 125, CDIGO CIVIL. Inserida em 20.04.98 (Convertida na Smula n 380, DJ 20.04.2005)

outubro de 2011, e somente ser cabvel em se tratando da resciso de contratos de trabalho por prazo indeterminado( ) ou nos termos do art. 481 da CLT.
4

O comprovante de aviso prvio dispensvel se a homologao da resciso contratual e o pagamento das verbas rescisrias ocorrerem no mesmo dia da demisso de iniciativa do empregador. Vejamos a legislao vigente:

AVISO PRVIO
Art. 7 XXI, da CF - aviso prvio proporcional ao tempo de servio, sendo no mnimo

de trinta dias, nos termos da lei;

Lei n 12.506 de 11.10.2011


Art. 487 da CLT

Art. 487. No havendo prazo estipulado, a parte que, sem justo motivo, quiser rescindir o contrato dever avisar a outra da sua resoluo com a antecedncia mnima de: I - 8(oito) dias, se o pagamento for efetuado por semana ou tempo inferior; (no recepcionado pela CF/1988) II - 30(trinta) dias aos que perceberem por quinzena ou ms, ou que tenham mais de 12(doze) meses de servio na empresa. 1 A falta do aviso prvio por parte do empregador d ao empregado o direito aos salrios correspondentes ao prazo do aviso, garantida sempre a integrao desse perodo no seu tempo de servio. 2 A falta de aviso prvio por parte do empregado d ao empregador o direito de descontar os salrios correspondentes ao prazo respectivo. 3 Em se tratando de salrios pago na base de tarefa, clculo, para os efeitos dos pargrafos anteriores, ser feito de acordo

Art. 1. O aviso prvio, de que trata o Captulo VI do Ttulo IV da Consolidao das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei n 5.452, de 1 de maio de 1943, ser concedido na proporo de 30 (trinta) dias aos empregados que contem at 1 (um) ano de servio na mesma empresa. Pargrafo nico. Ao aviso prvio previsto neste artigo sero acrescidos 3 (trs) dias por ano de servio prestado na mesma empresa, at o mximo de 60 (sessenta) dias, perfazendo um total de at 90 (noventa) dias.

Aplica-se a regra prevista no art. 125, do Cdigo Civil, contagem do prazo do aviso prvio.
(4)

OJ-SBDI-1-84 AVISO PRVIO. PROPORCIONALIDADE (inserida em 28.4.1997). A proporcionalidade do

aviso prvio, com base no tempo de servio, depende da legislao regulamentadora, visto que o art. 7, inc. XXI, da CF/88 no autoaplicvel (J regulado pela Lei n 12.506, de 11/10/2011).

com a mdia dos ltimos doze meses de servios. 4 devido o aviso prvio na despedida indireta. 5 O valor das horas extraordinrias habituais integra o aviso prvio indenizado. 6 O reajustamento salarial coletivo, determinado no curso do aviso prvio, beneficia o empregado pr-avisado da despedida, mesmo que tenha recebido antecipadamente os salrios correspondentes ao perodo do aviso, que integra seu tempo de servio para todos os efeitos legais.

Devemos sempre lembrar que o Aviso Prvio est previsto no art. 7 da Carta Poltica 5 como direito dos trabalhadores urbanos e rurais (bem como dos domsticos ), ou seja, So direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, alm de outros que visem melhoria de sua condio social: (...) XXI, da CF - aviso prvio proporcional ao tempo de servio, sendo no mnimo de trinta dias, nos termos da lei (...);
Logo, a aplicao da proporcionalidade do aviso prvio, regulado pela Lei n 12.506/2011, em benefcio do empregador no possvel, pois o dispositivo regulado voltado exclusivamente em benefcio de todos os trabalhadores urbanos, rurais e domsticos. O aviso prvio proporcional ter uma variao entre 30 (trinta) a 90 (noventa) dias dependo do tempo de servio do trabalhador. Neste sentido, todos os empregados dispensados sem justo motivo tero no mnimo 30 dias durante o primeiro ano de trabalho, somando a cada ano completo mais 3 (trs) dias. Assim, a contagem do acrscimo ao tempo do aviso prvio mnimo dever ser calculada, a partir do segundo ano completo na ordem seguinte:

As clusulas pactuadas em acordo ou conveno coletiva de trabalho que tratam do aviso prvio proporcional devero ser observadas, desde que respeitada a proporcionalidade mnima prevista na Lei n 12.506, de 11 de outubro de 2011, em atendimento ao princpio trabalhista de aplicao da norma mais favorvel ao obreiro.

Art. 7 Pargrafo nico da CF. So assegurados categoria dos trabalhadores domsticos os direitos previstos nos incisos IV, VI, VIII, XV, XVII, XVIII, XIX, XXI e XXIV, bem como a sua integrao previdncia social.

Continuam em vigncia a reduo de duas horas dirias, bem como a reduo de 7 (sete) dias durante o aviso prvio conforme art. 488 da norma consolidada. Art. 488 - O horrio normal de trabalho do empregado, durante o prazo do aviso, e se a resciso tiver sido promovida pelo empregador, ser reduzido de 2 (duas) horas dirias, sem prejuzo do salrio integral. Pargrafo nico - facultado ao empregado trabalhar sem a reduo das 2 (duas) horas dirias previstas neste artigo, caso em que poder faltar ao servio, sem prejuzo do salrio integral, por 1 (um) dia, na hiptese do inciso l, e por 7 (sete) dias corridos, na hiptese do inciso lI do art. 487 desta Consolidao. (Includo pela Lei n 7.093, de 25.4.1983)
A Instruo Normativa SRT n. 15/10 trata do aviso prvio nos arts. 15 a 21:
Art. 15. O direito ao aviso prvio irrenuncivel pelo empregado, salvo se houver comprovao de que ele obteve novo emprego. Art. 16. O perodo referente ao aviso prvio, inclusive quando indenizado, integra o tempo de servio para todos os efeitos legais. Art. 17. Quando o aviso prvio for indenizado, a data da sada a ser anotada na Carteira de Trabalho e Previdncia Social CTPS deve ser: I na pgina relativa ao Contrato de Trabalho, a do ltimo dia da data projetada para o aviso prvio indenizado; e II na pgina relativa s Anotaes Gerais, a data do ltimo dia efetivamente trabalhado. Pargrafo nico. No TRCT, a data de afastamento a ser consignada ser a do ltimo dia efetivamente trabalhado. Art. 18. Caso o empregador no permita que o empregado permanea em atividade no local de trabalho durante o aviso prvio, na resciso devero ser obedecidas as mesmas regras do aviso prvio indenizado. Art. 19. invlida a comunicao do aviso prvio na fluncia de garantia de emprego e de frias. Art. 20. O prazo de trinta dias correspondente ao aviso prvio conta-se a partir do dia seguinte ao da comunicao, que dever ser formalizada por escrito. Pargrafo nico. No aviso prvio indenizado, quando o prazo previsto no art. 477, 6o, alnea b da CLT recair em dia no til, o pagamento poder ser feito no prximo dia til. Art. 21. Quando o aviso prvio for cumprido parcialmente, o prazo para pagamento das verbas rescisrias ao empregado ser de dez dias contados a partir da dispensa de cumprimento do aviso prvio, salvo se o termo final do aviso ocorrer primeiramente.

O TST entende, consoante Smulas ns. 369 e 371 da SBDI-1, que no h estabilidade no curso do aviso prvio:
Smula n. 369/TST Res. n. 129/05 DJ 20.4.2005 Converso das Orientaes Jurisprudenciais ns. 34, 35, 86, 145 e 266 da SDI-1. I indispensvel a comunicao, pela entidade sindical, ao empregador, na forma do 5 do art. 543 da CLT. (ex-OJ n. 34 Inserida em 29.4.1994) II O art. 522 da CLT, que limita a sete o nmero de dirigentes sindicais, foi recepcionado pela Constituio Federal de 1988. (ex-OJ n. 266 Inserida em 27.9.2002)

III O empregado de categoria diferenciada eleito dirigente sindical s goza de estabilidade se exercer na empresa atividade pertinente categoria profissional do sindicato para o qual foi eleito dirigente. (ex-OJ n. 145 Inserida em 27.11.1998) IV Havendo extino da atividade empresarial no mbito da base territorial do sindicato, no h razo para subsistir a estabilidade. (ex-OJ n. 86 Inserida em 28.4.1997) V O registro da candidatura do empregado a cargo de dirigente sindical durante o perodo de aviso prvio, ainda que indenizado, no lhe assegura a estabilidade, visto que inaplicvel a regra do 3 do art. 543 da Consolidao das Leis do Trabalho. (ex-OJ n. 35 Inserida em 14.3.1994) Smula n.371/TST Res. n. 129/05 DJ 20.4.05 Converso das Orientaes Jurisprudenciais ns. 40 e 135 da SDI-1. A projeo do contrato de trabalho para o futuro, pela concesso do aviso prvio indenizado, tem efeitos limitados s vantagens econmicas obtidas no perodo de praviso, ou seja, salrios, reflexos e verbas rescisrias. No caso de concesso de auxliodoena no curso do aviso prvio, todavia, s se concretizam os efeitos da dispensa depois de expirado o benefcio previdencirio. (ex-OJs ns. 40 e 135 Inseridas respectivamente em 28.11.1995 e 27.11.1998)

Por outro lado, nos termos da Smula n. 348/TST, no se pode pretender a compensao do aviso prvio no curso da estabilidade invlida a concesso do aviso prvio na fluncia da garantia de emprego, ante a incompatibilidade dos 2 (dois) institutos. Reza a Smula 230 do Tribunal Superior do Trabalho que ilegal substituir o perodo que se reduz da jornada de trabalho, no aviso prvio, pelo pagamento das horas correspondentes(6). Pois, na hiptese do empregador no conceder a reduo do horrio de trabalho, predomina o entendimento de que o aviso prvio no foi concedido, pois no se possibilitou que sua principal finalidade, a de permitir ao empregado a busca por um novo emprego, fosse atingida, evidenciando-se sua ineficcia. Nesse caso, o empregador dever conceder um novo aviso prvio ou paglo de forma indenizada, projetando o respectivo perodo no tempo de servio do empregado para todos os efeitos legais. O termo do aviso prvio, mesmo que indenizado, considerado para efeitos da indenizao adicional prevista no art. 9 da Lei n. 6.708/1979 e Lei n. 7.238/1984(7). Recaindo o trmino do aviso prvio proporcional, regulado pela Lei n 12.506/2011, nos 30 dias que antecedem a data base, faz jus o empregado despedido indenizao prescrita nas leis acima referidas. Assim, mesmo que os avisos prvios de durao superior a 30 dias, por exemplo, um aviso de 89 dias, sendo os 30 ltimos dias de sua durao os do ms anterior data-base, devida a multa de uma remunerao mensal do empregado.

(6)

Smula -230 do TST - AVISO PRVIO. SUBSTITUIO PELO PAGAMENTO DAS HORAS REDUZIDAS DA JORNADA DE TRABALHO (mantida) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003 ilegal substituir o perodo que se reduz da jornada de trabalho, no aviso prvio, pelo pagamento das horas correspondentes.
(7)

Smula -182 do TST - AVISO PRVIO. INDENIZAO COMPENSATRIA. LEI N 6.708, DE 30.10.1979 (mantida) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003 O tempo do aviso prvio, mesmo indenizado, conta-se para efeito da indenizao adicional prevista no art. 9 da Lei n 6.708, de 30.10.1979.

Por derradeiro, o direito ao aviso prvio irrenuncivel pelo empregado. O pedido de dispensa de cumprimento no exime o empregador de pagar o valor respectivo, salvo comprovao de haver o prestador dos servios obtido novo emprego, nos termos da Smula 276 do Colendo TST. 2.4.5.1. AVISO PRVIO DO EMPREGADO RURAL Diz o art. 15 da Lei n. 5.889/73 que:
Durante o prazo do aviso prvio, se a resciso tiver sido promovida pelo empregador, o empregado rural ter direito a um dia por semana, sem prejuzo do salrio integral, para procurar outro trabalho.

Logo, para o empregado rural a regra se diferencia do trabalhador urbano, pois no tem o direito de reduzir 2 horas por dia, mas sim de no trabalhar um dia por semana, contudo, sem prejuzo dos salrios. A diferena de tratamento se justifica tendo em vista que o empregado rural desenvolve suas atividades em local bastante distante dos possveis locais onde se buscar novo emprego. 2.4.5.2. AVISO PRVIO DO EMPREGADO DOMSTICO O empregado domstico tem direito de, no mnimo, 30 dias (art. 7, pargrafo nico, da Constituio Federal) de aviso prvio. Quando uma das partes quiser rescindir o contrato de trabalho dever comunicar outra sua deciso, com antecedncia mnima de 30 dias. No caso de dispensa imediata, o(a) empregador(a) dever efetuar o pagamento relativo aos 30 dias do aviso prvio, computando-o como tempo de servio para efeito de frias e 13 salrio (aplicao por analogia do art. 487, 1, CLT). A falta de aviso prvio por parte do(a) empregado(a) d ao empregador(a) o direito de descontar os salrios correspondentes ao respectivo prazo (aplicao por analogia do art. 487, 2, CLT). Quando o(a) empregador(a) dispensar o(a) empregado(a) do cumprimento do aviso prvio, dever fazer constar, expressamente, do texto do aviso, indenizando o perodo de 30 dias. O perodo do aviso prvio indenizado ser computado para fins de clculo das parcelas de 13 salrio e frias. Expressa Ricardo Resende (2011: p. 710) que o empregado domstico, apesar do direito ao aviso prvio no tem direito reduo de jornada, pois no h previso legal de qualquer jornada de trabalho para o domstico. Entendemos ser aplicvel a Lei n 12.506, de 11 de outubro de 2011, ao empregado domstico. 2.4.5.2.1. MODELO DE AVISO PRVIO DO EMPREGADO DOMSTICO - EMPREGADOR

2.4.5.2.2. MODELO DE AVISO PRVIO DO EMPREGADO DOMSTICO - EMPREGADO

2.4.5.3. RECONSIDERAO DO AVISO PRVIO Reza o art. 489 e respectivo pargrafo nico da norma consolidada que facultado s partes reconsiderar o aviso prvio, cancelando-o antes de seu termo. Entretanto, outra parte facultado aceitar ou no a reconsiderao. Se esta for aceita, ou continuando normalmente a prestao de trabalho depois de expirado o prazo, o contrato permanecer em vigor, como se o aviso prvio no tivesse sido dado.

Art. 489. Dado o aviso prvio, a resciso torna-se efetiva depois de expirados o respectivo prazo, mas, se a parte notificante reconsiderar o ato, antes de seu termo, outra parte facultado ou no a reconsiderao. Pargrafo nico. Caso seja aceita a reconsiderao ou continuando a prestao depois de expirado o prazo, o contrato continuar vigor-la como se o aviso prvio no tivesse sido dado.
Tendo em vista que o aviso prvio um ato unilateral, que pode ser exercido individual mente tanto pelo empregado quanto pelo empregador, a reconsiderao ato bilateral, j que uma vez pr-avisado, facultado outra parte aceitar ou no a reconsiderao, que poder ser expressa ou tcita. expressa quando o notificado aceita a reconsiderao proposta pelo notificante de forma verbal ou escrita, e tcita quando, depois de expirado o prazo do

aviso prvio, a prestao de servios continua, sem a resciso do contrato, como se o aviso no tivesse sido dado. 2.4.5.4. REMUNERAO DO AVISO PRVIO Quando o empregado cumpre o aviso prvio trabalhando, a remunerao do perodo obedecer normalmente forma contratual. O aviso prvio, nesse caso, apenas estabelece a data em que ser rescindido o contrato de trabalho. Assim, durante o perodo de aviso prvio o empregado, apesar de trabalhar duas horas dirias, ou sete dias corridos, a menos, receber o valor de seu salrio dirio normal na verba denominada de saldo de salrios. J, em se tratando de aviso prvio indenizado, o valor corresponder, no mnimo, a 30 dias, ou perodo superior previsto no acordo, conveno coletiva da categoria profissional ou sentena normativa. Ser ele calculado sobre a ltima remunerao mensal. Caso o salrio seja varivel ou composto de parte fixa e comisses, apurar-se- a mdia dos 12 ltimos meses de trabalho, ou do perodo efetivamente de servio, se o contrato de trabalho tiver durao inferior a 12 meses. O pagamento relativo verba aviso prvio, trabalhado ou no, est sujeito ao recolhimento do FGTS(8). Vejamos: 1) Empregado Fulano de Tal com mais de um ano de trabalho, prestado Empresa X de Oliveira, recebia salrio contratual fixo e comisses sobre vendas. Dispensado em 10.04.2011 (aviso prvio indenizado), tendo recebido nos ltimos 12 meses as seguintes verbas:

Meses Abril/2010 Maio/2010 Junho/2010 Julho/2010 Agosto/2010 Setembro/2010

Fixo R$ 510,00 R$ 510,00 R$ 510,00 R$ 510,00 R$ 510,00 R$ 510,00

Comisses R$ R$ 900,00 800,00

Total das Comisses

R$ 1.600,00 R$ 1.400,00 R$ 1.000,00 R$ 700,00

(8)

Smula -305 do TST - FUNDO DE GARANTIA DO TEMPO DE SERVIO. INCIDNCIA SOBRE O AVISO PRVIO (mantida) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003 O pagamento relativo ao perodo de aviso prvio, trabalhado ou no, est sujeito a contribuio para o FGTS.

Outubro/2010 Novembro/2010 Dezembro/2010 Janeiro/2011 Fevereiro/2011 Maro/2011

R$ 510,00 R$ 510,00 R$ 510,00 R$ 510,00 R$ 510,00 R$ 545,00

R$ R$ R$

800,00 900,00 900,00

R$ 1.000,00 R$ 1.000,00 R$ 1.000,00 R$ 12.000,00

Salrio Fixo: R$ 545,00 (ltimo salrio) Mdia das Comisses (salrio varivel): R$ 12.000,00(9) 12 = R$ 1.000,00 Valor do Aviso-prvio (30 dias): R$ 545,00 + R$ 1.000,00 = R$ 1.545,00 2) Empregado Beltrano da Silva com menos de um ano de atividade laboral, prestado na Empresa Faz de Conta Ltda. Admitido em 1 .03.2011, demitido em 14 .07.2011 (aviso prvio indenizado):

Meses Maro/2001 Abril/2001 Maio/2001 Junho/2001 Julho/2001

Fixo

Comisses

Total das Comisses

R$ 545,00 R$ 400,00 R$545,00 R$545,00 R$545,00 R$545,00 R$ 500,00 R$ 600,00 R$ 700,00 R$ 800,00 R$ 3.000,00

Salrio fixo: R$ 545,00 (ltimo salrio) Mdia das Comisses (5 meses de trabalho) = R$ 3.000,00 5 = R$ 600,00 Valor do Aviso-prvio (30 dias) = R$ 545,00 + R$ 600,00 = R$ 1145,00 3) Clculo Valor do aviso prvio indenizado com horas extras Considerando que Arthur Beltrano da Silva, admitido em 01/04/2010, foi dispensado em 20/04/2011, com aviso prvio indenizado. Seu salrio base no ms da resciso era de R$ 660,00. Horas extras laboradas durante o contrato de trabalho.

(9)

Total de comisses recebidas no perodo.

Ms

N. de horas extras com DSR 30 20 30 40 30 30 20 25 35 30 40 30

Total de horas extras trabalhadas

Abril/2010 Maio/2010 Junho/2010 Julho/2010 Agosto/2010 Setembro/2010 Outubro/2010 Novembro/2010 Dezembro/2010 Janeiro/2011 Fevereiro/2011 Maro/2011

360 HE

Valor da hora extra (HE) = salrio fixo + 50% 220 Valor da hora extra (HE) = R$ 660,00 + 50% 220 Valor da hora extra (HE) = R$ 4,50

Clculo do API = salrio fixo + (Total de horas extras x valor da hora extra) 12 Clculo do Aviso Prvio Indenizado (API) = R$ 660,00 + (360 x R$ 4,50) 12 Valor do API = R$ 660,00 + R$135,00 Valor do API = R$ 795,00 Obs:

DSR = Descanso Semanal Remunerado. 50% = percentual adotado conforme art. 7 XVI da CF(10).

(10)

Art. 7 XVI da CF - remunerao do servio extraordinrio superior, no mnimo, em cinqenta por cento do normal;

Anda mungkin juga menyukai