Anda di halaman 1dari 1

08/05/12

A respirao certa acalma a ansiedade e at alivia depresso | Minha Vida


Quer melhorar sua qualidade de vida? Assine nossas newsletters. Ol, faa login para ganhar pontos e medalhas. Novo usurio? Comece aqui.

Home > Bem Estar > Matrias

A respirao certa acalma a ansiedade e at alivia depresso


Inspirar e expirar coretamente um antdoto contra o estresse
Por Minha Vida - publicado em 19/10/2006 Sua cabea est latejando. Sobram preocupaes em casa, seu chefe e resolveu ter crises dirias no trabalho e aquele amor de conto-de-fadas acabou em drama mexicano. "Fiz uma massagem tima", palpita um, tentando ajudar. "S com terapia consigo ficar de p", pitaca o outro. "Ginstica a soluo, deixo todos os meus problemas na esteira", intomete-se mais algum. E, no meio de tanto zunzunzum, fica voc ainda mais atordoada e sem saber como reagir. Pois no faa nada. Sim, voc entendeu certo. Pare quieta e apenas respire: a est o remdio contra a maioria dos desconfortos emocionais. "Aprendendo a controlar a respirao, damos fim em todas perturbaes da mente e dos sentidos", afirma o mdico David Frowley, autor de Uma viso Ayurvdica da Mente, a cura da conscincia (Editora Pensamento, R$ 29). Considerado o maior especialista ocidental em terapia ayurvdica, ele acaba de vir Amrica do Sul pela primeira vez e escolheu o Brasil, onde deu uma palestra, para dividir os ensinamentos sobre o sistema de cura tradicional da ndia. "Nossa energia vem, basicamente, da respirao (...) Se o crebro no recebe a quantidade certa de oxignio, no temos a energia vital suficiente para nos desenvolver e mudar". A seguir, Dr. David Frawley ensina como mudanas sutis na inalao e na respirao podem contribuir no alcance e na manuteno de um estado psicolgico marcado pelo bemestar. Sopre a ansiedade para longe A receita imbatvel contra tremores pelo que ainda nem aconteceu, alm de bastante eficaz no combate insnia. Separe uns dez minutos do seu dia, no importa o horrio - pode ser, inclusive, no pico de uma situao superestressante. Comece s prestando ateno no ritmo em que o ar entra e sai dos pulmes. Aos poucos, v controlando este intervalo, at que ele se torne bem espaado: tente contar at dez enquanto puxa e, depois, quando solta a respirao. Fazendo inalaes mais prolongadas, voc fortalece todo o seu corpo e acalma a mente. Com isso, as preocupaes, por mais terrveis que sejam, acabam amenizadas, j que a energia passa a circular melhor por todo o organismo. Respiraes fortes e intensas Contornar os sintomas depressivos com a respirao muito simples. A falta de disposio desaparece, caso voc consiga manter um ritmo mais intenso enquanto realiza as inalaes e as exalaes. A idia no apenas respirar com grande velocidade, mas com bastante vigor, puxando e soltando a mxima quantidade de ar possvel a cada tentativa. Mantenha o pique por dois minutos e descanse. Repita mais duas vezes. No se assute caso venha a sentir tonturas, a sensao normal - e devida ao excesso de oxignio que, de repente, passa a percorrer o organismo.

Tcnicas para respirar melhor

No lgico viver assim At para quem no consegue dar um passo frente sem medir todos os prs e contras dessa atitude existe uma respirao ideal. As pessoas que tm o lado racional extremamente desenvolvido (e sofrem maquinando sobre tudo o que acontece ao redor) devem estimular a respirao com a narina esquerda, conectada com o a regio do crebro ligada s emoes. Funciona assim: com um dos dedos, tape a narina direita e faa 30 respiraes (inalao, seguida de exalao) somente com a narina esquerda. O exerccio ser seguido de uma sensao de refrescncia e calma. Emoo demais, no h quem aguente Aqui, vale o contrrio do treino acima. Se voc derrama lgrimas at pela grama cortada e se descabela por qualquer bobagem, a dica estimular um pouco mais o seu lado racional, favorecendo um estado de equilbrio entre ele e suas desenvolvidssimas emoes. Com um dos dedos, tape a narina esquerda e faa 30 respiraes (inalao seguida de exalao) apenas com a narina direita.o efeito aquecedor desta prtica ir ajudar na busca por anlises mais racionais das situaes impostas pelo dia-a-dia.

minhavida.com.br/bem-estar//690-a-respiracao-certa-acalma-a-ansiedade-e-ate-alivia-depressao

1/1

Anda mungkin juga menyukai