Anda di halaman 1dari 8

SEGURANA PESSOAL PRIVADA - VIP PROTECTION

Introduo: A busca por segurana e proteo remota aos tempos mais antigos da existncia da humanidade, sendo que os meios para defesa eram o uso da violncia e fora fsica. A principal preocupao era com a preservao da espcie e vivia-se em bando. Posteriormente, na era glacial (Perodo Paleoltico), o homem passou a viver em cavernas e tinha como objetivo a defesa do territrio conquistado. Nota-se que desde os primrdios da humanidade que existe os princpios do ataque, da defesa e da autoridade. Tudo era conquistado atravs da luta e da fora, e para manter o poder, era necessria uma constante vigilncia. Nascia ento o princpio da segurana, que perdura at os dias atuais. Com o avano econmico, poltico e social da humanidade, o sentido de segurana se tornou mais amplo com disseminao de crimes violentos. A Histria foi marcada por vrios atentados bem sucedidos, como a dos estadistas Abrahan Lincoln em 1865, Francisco Ferdinando em 1914, pelo estudante Gayrilo Prinzip, John Kennedy em 1964, e mais recentemente, o assassinato do premi israelense Yitzhak Rabin. SEGURANA PESSOAL

uma maneira realista para se proteger do perigo. Todas as formas de precauo tomadas para a defesa, e os mtodos a serem empregados com a finalidade de manter a Segurana.
Formao da Equipe de Segurana Pessoal Perfil do Agente Agilidade, Flexibilidade, Nvel Cultural e Intelectual, Responsabilidade, Apresentao Pessoal, Observao, Memorizao, Resistncia , Lealdade, Discrio, Honestidade, Controle Emocional, Coragem, Iniciativa e ... Humildade . Gostar daquilo que faz. Ser disciplinado, focar-se no trabalho. Treinar e manter-se atualizado. No se descuidar, principalmente com a rotina e a monotonia; principalmente com a rotina fora do trabalho.

O Agente de Segurana Pessoal Cada agente deve saber qual a sua funo; Evite o improviso; Considere a validade do risco;

Saiba que grau de risco pesa contra o protegido; Organize-se, com o VIP s se erra uma vez. Cabe ao chefe da equipe encontrar entre cada agente, valores individuais; o que poder ser til, pois cada misso tem sua particularidade. Cabe ao agente se especializar, atualizar-se sobre suas atividades e treinar, treinar, treinar... O perfil que sugiro para o agente de segurana pessoal; aquele que conhece um pouco de tudo na rea de proteo pessoal, mas que especialista em alguma funo. O PROTEGIDO V.I.P. Conhea a vida privada do protegido Saiba seus hbitos, onde freqenta. Quais so seus amigos e inimigos Ele tem algum vcio? Ele tem algum tipo de doena? Ele toma algum tipo de remdio?

Equipamento e armamento A equipe de segurana pode contar com vrios equipamentos, como; colete balstico, basto extensvel ASP, rdio transreceptor HT, telefone celular convencional ou tipo Nextel etc. No h regra no que se refere ao tipo de equipamento e armamento, o agente de segurana utiliza o que melhor se adapta ao seu desempenho, levando em conta a sua misso. Tudo isso ser avaliado anteriormente atravs de treinamento ou o emprego em uma situao real. No Brasil, a Legislao vigente autoriza para o uso de pistola, os calibres: 765 e 380, sendo este ltimo considerado pelos americanos, como: o mnimo calibre desejvel para a proposta de segurana pessoal. O referido calibre no tem um desempenho balstico terminal satisfatrio. Em cada situao de crise na rea de segurana pessoal, devemos sempre utilizar o uso progressivo da fora, que um conjunto de alternativas tticas se inicia primeiramente com tentativa de resolver o fato simplesmente com presena do agente ou com o dilogo. Se essas alternativas falharem, passa-se para a fase seguinte: tcnicas de autodefesa, armas no letais (basto asp) e como o ltimo recurso, a arma de fogo.

PLANEJAMENTO DA MISSO E ESQUEMA DE SEGURANA

Acessar a agenda do dia (contato direto com o VIP, ou com o seu secretrio). Preparar os equipamentos (para cada tipo de tarefa) Definir tarefas aos agentes (quantos sero e qual a misso de cada agente) Fazer contatos (gerente e seguranas do hotel, reserva de mesas, compra antecipada de ingressos, etc). Fazer um roteiro (incluem todos os passos do VIP, no deslocamento, hotel, evento e no retorno).

Traar os itinerrios de chegada e sada (tenha sempre rotas alternativas para uma segunda opo) Faa um estudo detalhado de cada local e ocasio. Neste caso necessrio o emprego de uma equipe de vistoria (avanada) ou precursora. Defina quais so as potenciais ameaas que pesam contra o protegido. Avalie as ameaas em termos de probabilidade de se concretizarem. Quais sero os recursos para dar uma resposta eficiente.

Planejadores e agentes devem acreditar na possibilidade do ataque e se despir de seus preconceitos: Isso jamais aconteceu aqui, normalmente no acontece no Brasil. H essa hora, com esse tempo?. No se preocupe, aqui no h nada a ser roubado ou furtado. Ns nunca vamos ser alvo disso. Aqui est sem novidades, pois o Batalho de Polcia fica logo ali. Este local inacessvel. Trata-se da pessoa da minha inteira confiana. apenas um (senhor, mendigo, mulher), no seria capaz disso. No se preocupe, est sozinho. S de olhar, v-se que est desarmado. No duvide da capacidade do adversrio, ACREDITE!!!

EQUIPES DE SEGURANA
Grupo de Preparao> 1 - EQUIPE DE VISTORIA 2 - EQUIPE PRECURSORA

Grupo de Execuo> FORMAES

1 EQ. SEG. APROXIMADA 4 - SEGURANA OSTENSIVA

2 EQ. SEG. VELADA 5 - EQUIPE TTICA

3 - EQ. SEG. AVANADA

UNO: TRABALHO SOLO No recomendvel Deve estar sempre atento No provocar a fadiga Quando houver chance, procure descansar. Mantenha contato visual com o protegido Se posicionar em pontos cobertos e elevados

PARALELO 2 DUPLA Em deslocamento, o agente 01, faz a segurana aproximada (mosca) e o agente 02 faz a segurana perifrica. Na segurana em paralelo, pode fazer a rotao conforme a necessidade. Em caso de abordagem e aproximao ao VIP, efetue o princpio do contato&cobertura: o agente 01 faz contatos verbais e o agente 02 oferece a cobertura.

DIREO DEFENSIVA/EVASIVA - CONDUTA PARA O MOTORISTA Inspeo antes do uso Itinerrio previamente escolhido com rotas alternativas se for necessrio. Pr determine os locais de parada Conhecimento de locais de apoio Use o cinto de segurana Portas trancadas, vidros fechados. Mxima velocidade permitida, com segurana. Inspecionar o ambiente antes da sada Nas paradas breves, evitar ficar ao lado de nibus e caminhes. Manter distncia do veculo frente em deslocamento e paradas Ficar atento, em pontes, tneis, cruzamentos, semforos, vias com vegetao lateral, desvios, e retaguarda.

Manter contato com a Base Se houver mais de um veculo na equipe, nunca perder o contato visual (deslocamento em comboio). Aps o desembarque do VIP, faa outra inspeo rpida. Deixe o veculo estacionado em local com facilidade para a sada Mantenha contato com o agente de segurana aproximada No permanea no interior do veculo

CONDUTA PARA O MOTORISTA Equipamentos do Veculo Estojo primeiros socorros Desfibrilador Extintores Dois estepes Ferramentas e lanternas automotivas Equipamento de comunicao Pertences pessoais para pernoites

TIPOS DE AMEAAS E ATENTADOS

Ao contra alguma pessoa, grupos ou instituies (patrimnio), com objetivo determinado.


Podem ser: *IDEOLGICAS *ECONMICAS *PESSOAIS

Quem pode atentar contra o VIP? Criminosos comuns (roubo, furto, estelionato). Crime organizado (extorso, seqestro, homicdio). Desafetos pessoais (injrias, difamaes, atentados). Concorrentes (espionagem industrial, sabotagem). rgos de imprensa (desmoralizao, espionagem).

ONGs (protestos, sabotagens). Organizaes terroristas (atentados)

Como pode ser efetuado a ameaa ou atentado? Simples violncia verbal ou corporal (desafeto ou f) Empregos de substncias desmoralizantes (ovos, tintas, urina). Empregos de arma de fogo a curta distncia ou arma branca Empregos de arma de fogo longa distncia (sniper) Empregos de artefato explosivo

Tudo que acontece l fora, pode acontecer aqui; globalizao da adversidade.

Aspectos que conferem vantagem aos agressores

Eles tm a vantagem da escolha do local do atentado; Perfeito conhecimento deste local; Eles que sempre tomam a iniciativa; de onde e quando atacar; e. A ao ser sempre marcada pela rapidez e violncia Se no for possvel seqestrar hoje, deixa para a amanh.

SEQESTROS NO BRASIL A realidade no Brasil quanto violncia, em sua maioria voltada para a prtica de crimes de roubos, seqestros, homicdios e narcotrfico, onde o marginal passou a atuar nas diversas camadas sociais, sendo necessrio o empenho do Governo e ainda da Segurana Privada em formar rgos e equipes especializadas na proteo de autoridades, executivos, empresrios, celebridades etc. Segundo o Cel PM Mascarenhas em seu livro Radiografia do Seqestro; a histria dos seqestros no Brasil dividida em quatro fases: Rio de Janeiro, 04 de setembro de 1969. Os ativistas do Movimento Revolucionrio 8 de outubro (MR-8) e Aliana Libertadora Nacional (ALN) seqestraram o embaixador norte-americano Charles Elbrick.

1)

2) - Nos anos 80, as vtimas passaram a ser grandes empresrios e banqueiros e objetivo dos seqestros j passou a ser financeiro. Um dos casos dessa fase foi o do empresrio Ablio Diniz, do Grupo Po de Acar, seqestrado em So Paulo. 3) A partir dos anos 90 os seqestradores mudaram de alvo. As vtimas passaram a ser pequenos e mdios empresrios, comerciantes, profissionais liberais, como a do

menino Ives Ota, seqestrado e morto por trs seguranas que trabalhavam para a famlia, em 1997, na zona leste de So Paulo. - A quarta e mais recente fase, que caracteriza a maioria dos casos ocorridos, marcada pela banalizao e violncia dos seqestros. A maioria dos seqestros mostrou que 70% das vtimas tinham uma rgida rotina de horrios. A maior incidncia dos casos ocorreu durante a semana e nos deslocamentos da residncia para o trabalho (22%) e do trabalho para a casa (48%). Esta rotina possibilitou que a maioria dos crimes fosse efetivada com facilidade, sem muitos requintes operacionais. (Mascarenhas) SEQESTRO NO BRASIL II O Estado de So Paulo registra mais de 80% dos casos de seqestro do Brasil; em 2006, j foram reportadas pela polcia 50 ocorrncias do crime. Sabe-se que no Brasil 40 a 50 mil pessoas so assassinadas por ano e que de cada 100 mil habitantes, so mortas 25 a 30 pessoas. Pesquisas mostram que entre 1979 a 1997, o nmero de homicdios com armas de fogo aumentou na mdia de 1.085 por ano. Segundo a revista Veja, o Brasil est na lista do ranking de seqestro, ficando em 4 lugar, perdendo para Colmbia, Mxico e Rssia. A violncia no Brasil chega a custar 8% do PIB. Vrios empresrios j comeam a questionar a possibilidade de investir no Brasil, devido ao problema da violncia e ao custo com a segurana. Traos de uma pessoa alvo em potencial Incredulidade quanto possibilidade de ser vtima Ostentao dos bens Estar sempre na mdia No adotar sistemas e equipe de segurana No cooperar com a equipe de segurana Rotina

4)

Emboscada S reaja com certeza do xito O mais importante numa possvel emboscada fugir dela ileso A ao de retirada do VIP deve ser efetuada no menor tempo possvel Se possvel, evitar o enfrentamento e jamais tentar det-los.

preciso ter em mente que a vida do alvo vale muito para os seqestradores, mas se eles se sentirem ameaados, no hesitao em elimin-lo.

SEGURANA PREVENO

Nada 100% garantido quando o assunto Segurana. PREVENO: 90% REAO : 5% SORTE : 5% A preveno representa 90% em segurana. Sendo assim as aes devem se concentrar nessa etapa. Esteja preparado e valorize a vida. A SEGURANA ENSINA A CONFIAR NO NA PROBABILIDADE DE O INIMIGO NO VIR, MAS NA PRONTIDO DE ENFRENT-LO - SUN TZU. OBRIGADO SENHOR Srgio Lus Silva Coordenador de Segurana

sgtsergioft@yahoo.com.br

Anda mungkin juga menyukai