Anda di halaman 1dari 54

Histria da Expanso Portuguesa

16 / Maro / 2009 Aulas prticas: 23 e 30 de Maro; 28 de Abril; 5, 12, 18 e 25 de Maio; 22 e 29 de Junho. Visita de estudo: 27 de Maio. Entrega do trabalho: 26 de Maio (limite 5-7 pp.). Teste (50%): 30 de Junho (limite 8 pp.). Aula extraordinria: Dia 3 de Junho s 10h.

* O Imprio Portugus (1415-1822) *


1415. A primeira conquista: Ceuta. Alvo de inmeras discusses sobretudo no sculo XX e que se prende com a razo que leva a esta conquista. Na dcada de 1960 h um confronto entre as razes econmicas e o amor Ptria. Zurara apresenta um conjunto de causas para a Expanso Portuguesa. (1) Causas econmicas; (2) Causas sociais; (3) Causas religiosas; (4) Causas polticas. A EXPANSO PORTUGUESA COMO UM PROJECTO HISTRICO MULTIFACETADO QUE S PODE SER EXPLICADO POR ESTE CONJUNTO DE CAUSAS.

Histria da Expanso Portuguesa

A existncia de causas prioritrias que, se bem sucedidas, podem ter repercusses positivas noutros aspectos.

Ceuta a chave do Mediterrneo.


(Zurara)

1434. O incio da Revoluo Geogrfica. Portugal assume-se como potncia martima efectiva com a passagem do Cabo Bojador e, entretanto, atinge a Madeira e localiza os Aores, fixando o territrio nacional actual. Esta Revoluo Geogrfica vai permitir, a prazo, a Revoluo Industrial j que alarga os mercados de ento. neste contexto de Revoluo Geogrfica que o Atlntico deixa de ser um obstculo navegao; O Cabo Bojador o limite meridional do mundo conhecido at 1434, momento em que este Cabo ultrapassado (o Cabo Bojador como um acidente geogrfico que s ultrapassado 13. tentativa).

A passagem do Cabo Bojador como um momento de ruptura que est base da Revoluo Geogrfica. 1479. Conquistas em Marrocos. O Atlntico como um Mare Nostrum. D. Afonso V um rei empenhadssimo na Expanso, garantindo o Oceano Atlntico para Portugal no Tratado de Alcovas; 1494. A mina de ouro. Mare Clausum. A partir do momento em que Castela entra no Atlntico e Colombo chega a Amrica surge a necessidade de renegociar Alcovas, chegando-se a Tordesilhas; 1521. O Imprio Martimo. Mais longe que Gregos e Romanos. D. Manuel I o primeiro monarca da Histria a ter oficiais em 4 continentes e em 3 oceanos (domnio martimo e no territorial); 1549. Primeiros domnios territoriais. Novos protagonistas. aqui que surgem as primeiras tentativas de colonizao de que o Brasil o melhor exemplo; 1575. Hegemonia sobre dois oceanos. Novas cidades na Amrica, em frica e na sia; 1615. O fim da hegemonia martima. Consolidao territorial; 1641. O ataque holands; 1700. Expanso na Amrica e em frica. A Tribo Portuguesa;

Histria da Expanso Portuguesa

1815. A colnia torna-se reino. No momento em que o Brasil se transforma em reino fechase um ciclo em que Portugal vive de uma colnia.

Histria da Expanso Portuguesa

17 / Maro / 2009

* O Imprio Martimo (1415-1663) *


Falar de Histria da Expanso falar de uma Histria Global que implica bons conhecimentos geogrficos. A Expanso uma rea nuclear para compreender Portugal. A Ceuta no fruto de uma estratgia militar bem preparada: a conquista de Ceuta resulta da inoperncia defensiva muulmana e da fora bruta dos Portugueses. A importncia de Ceuta fica bem clara no decurso da tentativa de conquista de Tnger. A Expanso portuguesa um processo composto e multifacetado. Portugal um pas fechado sobre si prprio, o que lhe permite tomar rapidamente noo de si prprio.

CRNICA DA TOMADA DE CEUTA, ZURARA Esta crnica comea em 1411, quando Portugal e Castela assinam o primeiro tratado de paz (inquietao dos jovens nobres, que, sem a guerra, no podem provar o seu mrito); Portugal apresentado como um pas encravado entre Castela e o mar se no estiver em guerra a guerra como a forma de afirmao da nobreza, e do seu mrito. Uma vez que a rea de interveno poltica e econmica de Portugal se estende at a Inglaterra e ao Estreito de Gibraltar, Ceuta um ponto de ataque bvio j que Portugal no se pode alargar para Castela. H uma necessidade de legitimar D. Joo I como rei visto que este um rei ilegtimo nascido de uma relao ilegtima de D. Pedro I e que eleito nas Cortes de Coimbra (1385) por ser o candidato menos mau ao trono portugus. CEUTA COMO UM PONTO INTERESSANTSSIMO NO MBITO DA TENTATIVA DE LEGITIMAO DA DINASTIA DE AVIS, ENCARADA COMO ILEGTIMA Importncia do ouro existente em Ceuta; Ideia de Cruzada e de Guerra Santa; Afirmao da dinastia de Avis;

Histria da Expanso Portuguesa

Inquietao dos nobres (guerra como objecto de mrito) desejo de ida guerra de D. Duarte, de D. Pedro e de D. Henrique (alcance da legitimidade poltica dos infantes); Veteranos de Aljubarrota como impulsionadores do ataque a Ceuta; Desejo de alargamento da Cristandade. Portugal defende o seu direito ao Norte de frica e s ilhas atlnticas desde muito cedo (D. Afonso IV); Aquando da conquista de Ceuta no h um plano de expanso: Ceuta surge no seguimento natural da guerra com os Mouros; Ainda em Lagos se pondera o local do ataque ao Norte de frica: Gibraltar ou Ceuta?; e, aps a conquista de Ceuta, decide ficar-se nessa praa, que fica responsabilidade de D. Pedro de Meneses, filho de um nobre que apoia Castela em 1385; Em 1416 as crispaes entre D. Joo I e o infante D. Pedro j so notrias porque, em 1415, D. Henrique recebe um ducado e um senhorio e D. Pedro apenas recebe um ducado e, j em 1416, a governana de Ceuta entregue a D. Henrique, filho terceiro, e no a D. Pedro, filho segundo; Em 1418 D. Joo I tenta voltar a Marrocos, chegando a convocar Cortes e a lanar impostos para tal. No entanto, quando o monarca tenta confirmar as pazes com Castela, recebe uma resposta to evasiva que D. Joo I canaliza o dinheiro recebido para o Norte de frica para o reforo das fronteiras; A deciso de atacar Tnger em 1437 tomada numas Cortes de Estremoz em Maro de 1436. Contudo, este processo s se inicia quando o infante D. Henrique transforma o infante D. Fernando, filho segundo de D. Duarte, em seu herdeiro.

ATAQUE A TNGER DE 1437


(ataque mal preparado e mal comandado pelo infante D. Henrique) Necessidades da Coroa: existncia de uma "guerra fria" entre Portugal e Castela, que procura levar a cabo uma poltica que, a prazo, permita a anexao de Portugal (tentativa de envolvumento do Papado); Desejos de guerra dos infantes.

Histria da Expanso Portuguesa

Aps a derrota portuguesa em Tnger, D. Fernando fica refm dos Mouros, ficando espera da entrega de Ceuta dos Mouros. Inicia-se ento uma dimenso sobre a entrega, ou no, de Ceuta, havendo uma hesitao dentro do Reino e a oposio fora do Reino. Excepo a esta oposio devoluo de Ceuta o infante D. Pedro, que pretende recuperar o irmo (tentativa realizada em 1440).

Histria da Expanso Portuguesa

23 / Maro / 2009 Aula prtica

* Crnica da Tomada de Ceuta, Zurara *


Zurara escreve esta crnica tendo por base o testemunho dos infantes D. Pedro e, sobretudo, D. Henrique. Indefinio do objectivo D. Joo I no define o seu objectivo a priori. D. Joo I tem como objectivo inicial o desembarque no Norte de frica, sendo que o comando do desembarque na praia entregue ao infante D. Henrique, o indiscutvel filho preferido de D. Joo I. O desembarque tem como objectivo assustar os Mouros e colocar um p em frica. D. Henrique como o filho mais ousado de D. Joo I de entre os trs infantes presentes; Durante o desembarque, o exrcito portugus liderado pelo infante D. Henrique, mais tarde substitudo pelo infante D. Duarte, que aparece durante o desembarque. Um aspecto inesperado deste dia a entrada dos Portugueses em Ceuta. Intolerncia defensiva dos Muulmanos; Fora bruta dos Portugueses (mrito no desembarque portugus); Erro de clculo dos Muulmanos (crena na possibilidade da defesa de Ceuta a partir da praia). Se o plano a ocupao da praia, a tomada da cidade um acrscimo e, como tal, as medidas tomadas a partir da so tomadas de improviso. A tomada da cidade feita da diviso dos homens em quatro grupos, liderados por D. Afonso, por Martim Afonso de Melo, por Gonalo Vaz Coutinho e por D. Duarte / D. Henrique. Todos os infantes combatem nesta conquista, bem como Nuno lvares Pereira e D. Afonso, filho ilegtimo de D. Joo I. D. Joo I no combate nesta conquista, ficando espera da tomada de Ceuta s portas da cidade.

Histria da Expanso Portuguesa

D. HENRIQUE COMO O HERI DA CONQUISTA DE CEUTA D. Pedro como duque de Coimbra; D. Henrique como duque de Viseu e senhor da Covilh e, mais tarde, como responsvel pelo governo de Ceuta. Quando Zurara d um certo protagonismo a D. Henrique, esse protagonismo no fruto da opinio de Zurara: D. Henrique construdo como heri de Ceuta no prprio momento da conquista pelos indivduos que o rodeiam. Crnica da Tomada de Ceuta, Zurara Enfoque no protagonista, o infante D. Henrique; Enfoque global, abrangendo todos os participantes. Zurara conta toda a histria e, ao mesmo tempo, d uma visibilidade e um enfoque a apenas um indivduo, o infante D. Henrique.

Histria da Expanso Portuguesa

24 / Maro / 2009

Descobrimentos (1434-1460) Os Descobrimentos so o resultado de vrios aspectos. Portugal como um reino no seio da Cristandade; Portugal como um pas politicamente resolvido; Necessidade e desejo de guerra por parte da nobreza; Portugal como um pas localizado no sudoeste na Europa (periferia com vantagens e com desvantagens). Conjunto de aspectos que proporciona o ataque a Ceuta (1415). 1434-1460: incio da Revoluo Geogrfica, que impulsionada pela aco da figura do infante D. Henrique, duque de Viseu e mestre da Ordem de Cristo. No seio da famlia de Avis, D. Henrique o campeo da Guerra Santa, argumentando que a guerra aos Mouros um dever de um prncipe cristo. O infante D. Henrique um personagem muito importante j que acumula o ducado de Viseu com o mestrado da Ordem de Cristo, sendo tambm o mediador no seio dos conflitos entre os irmos. Zurara apresenta D. Henrique como um personagem multifacetado que tem 5 razes para querer passar o Cabo Bojador. (1) Razes econmicas desejo de aumento de riquezas; (2) Razes polticas desejo de aumento de poder; (3) Razes religiosas desejo de aumento do nmero de cristos; (4) Guerra Santa desejo de fazer a Guerra Santa contra os Muulmanos; (5) Aliana desejo de aliana com um reino cristo que existira em frica (Etipia). O desencravamento do Mundo proporcionado pela viagem de Gil Eanes, que ultrapassa o Cabo Bojador. O Cabo Bojador um problema psicolgico, e no um problema tcnico. Em 1436 as viagens dos Descobrimentos so interrompidas.

Histria da Expanso Portuguesa

10

1437 como o ano do desaire de Tnger; 1438-1441 como os anos de crise interna provocada pela morte de D. Duarte e pela luta da regncia. BARCA CARAVELA O hiato na navegao no apenas justificado pelas causas polticas, havendo tambm causas tcnicas para tal hiato; Sabe-se que, em 1436, a navegao ainda feita por barcas e que, j em 1440, a caravela j utilizada; Durante alguns meses de 1438, D. Henrique est em Lagos, centro dos Descobrimentos, a resolver questes relativas aos Descobrimentos. O recomeo dos Descobrimentos coincide com o auge da crise interna em Portugal, num momento em que est latente uma guerra civil entre o infante D. Pedro e o conde de Barcelos. Em 1441 sai de Portugal a primeira caravela que traz escravos para o reino: vm para Portugal 7 escravos da Mauritnia (Azenegues), sendo que um deles um nobre. Em troca deste escravo nobre vm para Portugal 10 escravos negros da Guin. Neste momento, a Casa de Viseu est a crescer em termos econmicos e, quando se percebe que o negcio dos escravos mouros lucrativos, surge o interesse de privados nesse negcio. Em 1443, o infante D. Pedro faz duas doaes ao infante D. Henrique. O Cabo de S. Vicente com o termo de 1 lgua, incluindo Lagos; O exclusivo da navegao a Sul do Bojador, iniciando deste modo o Imprio Martimo Portugus. COMBINAO DOS INTERESSES DO INFANTE D. HENRIQUE COM OS INTERESSES DA COROA Em 1444 chega-se ao Senegal. Mudana de paisagem, do deserto para a floresta; Lentido do processo dos Descobrimentos ligada ao reconhecimento progressivo da costa, das populaes e das lnguas locais.

Histria da Expanso Portuguesa

11

Estas tribos so mais aguerridas do que os Azenegues, sendo superficialmente islamizadas ou animistas e praticantes da escravatura. em 1448 que os Descobrimentos se tornam numa empresa fundamentalmente comercial por ordem do infante D. Henrique. Com a assuno do poder por D. Afonso V, no h uma alterao das relaes entre o infante D. Henrique e a Coroa.

Bula Romanus Pontifex: bula emanada por Nicolau V em 1455, constantemente renovada pelos sucessivos papas ao longo do sculo XV fortalecimento do fenmeno dos Descobrimentos pelo Papado.

COMRCIO PORTUGUS COM FRICA Exportao de quinquilharias e de tecidos; Importao de ouro, de escravos e de peles; Processo de trocas e de intercmbios com benefcios imediatos entre ambos os espaos.

Histria da Expanso Portuguesa

12

30 / Maro / 2009 Aula prtica 1440 a primeira vez que Zurara menciona as caravelas, sem que, contudo, esta experincia corra bem: s em 1441 que as caravelas esto em pleno funcionamento. Se verdade que a crise poltica obriga D. Henrique a estar no centro poltico, tambm verdade que neste perodo que as caravelas fazem as primeiras viagens. POUCA SUSTENTABILIDADE DA TEORIA DO AFASTAMENTO DO INFANTE D. HENRIQUE FACE AOS DESCOBRIMENTOS DURANTE A CRISE POLTICA O impacte essencial nos Descobrimentos causado por um problema tcnico: inexistncia de um tipo de navio apropriado navegao no Oceano Atlntico. Depois de resolvido o problema ligado ao tipo de navio surge um novo problema tcnico na navegao atlntica: a questo da orientao da navegao atlntica, que implica o conhecimento de mtodos e de tcnicas que permitam a navegao em mar aberto. A resposta para este problema prende-se com a navegao astronmica, que j est desenvolvida em 1446. Navegao astronmica: capacidade de navegao com o recurso latitude atravs da utilizao do quadrante, instrumento que mede a latitude atravs do ngulo entre a linha do horizonte e a Estrela Polar.

CARAVELA Conjugao de vrios elementos tcnicos; Necessidade de complemento com o quadrante.

* Viagens dos Descobrimentos *


Forte componente blica das viagens de Descobrimentos s at ao Sara j que, a Sul do Sara, as populaes resistem aos Europeus; Cadamosto como o primeiro Veneziano a participar nas viagens dos Descobrimentos num momento em que Portugal j faz viagens de Descobrimentos h c. 15 anos.

Histria da Expanso Portuguesa

13

Cadamosto como a principal fonte para compreender as viagens henriquinas entre 1448 e 1460. Repeties de certas expresses como o reflexo de um sentimento do autor / das pessoas de ento; Cadamosto como um autor fidedigno: descrio atravs da experincia e / ou do recurso a uma fonte importncia da comparao na descrio; Cadamosto como um personagem mais isento e mais isento do que Zurara (Cadamosto como um mercador veneziano no sujeito Coroa Portuguesa): retrato do infante D. Henrique muito semelhante ao retrato de Zurara. CADAMOSTO COMO UM HOMEM DO SEU TEMPO, QUE, SENDO MERCADOR, NO HESITA EM APRESENTAR O INFANTE D. HENRIQUE COMO UM INDIVDUO CUJO GRANDE SONHO A CRUZADA O infante D. Henrique como um Cruzado e como um homem de negcios. Descobrimentos henriquinos (1) Perodo de guerra; (2) Perodo de comrcio. Importncia da marca da novidade neste contexto exemplos: Os barcos / as caravelas vistos como aves para os Africanos (p. 90); O hipoptamo visto como um peixe pelos Europeus (p. 130). Este texto de Cadamosto um texto fundador da Literatura relativa aos Descobrimentos porque o primeiro texto dos Descobrimentos escrito por um protagonista estabelecimento de um paradigma para os futuros textos das viagens dos Descobrimentos.

Histria da Expanso Portuguesa

14

31 / Maro / 2009 Elementos propiciadores da Expanso Portuguesa Localizao geogrfica; Cristianismo proselitista; Carncias econmicas; Conhecimento da localizao dos produtos no tidos na Europa; Sociedade individualista. Portugal como um espao bem localizado com um indivduo no momento certo. Inevitabilidade do processo dos Descobrimentos; O infante D. Henrique como o homem certo no momento certo.

D. Afonso V D. Afonso V como um rei maltratado pela historiografia portuguesa. Morte do infante D. Pedro na Batalha de Alfarrobeira; Subalternizao de D. Afonso V face a D. Joo II: criao do mito de D. Joo II na cronstica do sculo XVI D. Afonso V como um indivduo apenas virado para Marrocos e D. Manuel I como um rei venturoso mas sem vontade prpria. Na poca da sua juventude, D. Afonso V tem um perodo em que quer ir para Marrocos viver para fazer a guerra aos Mouros. Campanhas de D. Afonso V em Marrocos 1458: Alccer Ceguer; 1463-64: regresso a Marrocos expedio a Arzila que culmina com a morte de muitos fidalgos portugueses; 1471: Arzila e Tnger. Realizao de um perodo de trguas de 20 anos (recuperao do corpo do infante D. Fernando e interregno da guerra em Marrocos). TNGER COMO O APARENTE OBJECTIVO DE D. AFONSO V Tentativa de ocupao de trs praas em Marrocos por privados; Tentativa de cimentao da presena portuguesa no Norte de frica.

Histria da Expanso Portuguesa

15

- Ordem de Avis; D. Joo II - Ordem de Santiago; - Vrias vilas no Reino; - Ouro da Mina.

Argumento de que D. Afonso V apenas deixa as estradas de Portugal a D. Joo II como um argumento falso. O ttulo como no prejudicial para o Errio Rgio: necessidade de deter um senhorio para deter um ttulo; Os ttulos da grande nobreza como pertencentes a indivduos com sangue real; Aumento da dependncia dos nobres face Coroa atravs da titulao. At 1460, D. Henrique que o responsvel pelos Descobrimentos. Antes de 1460, D. Afonso V interfere por duas vezes nos Descobrimentos, enviando duas armadas Guin; Em 1455, D. Afonso V obtm do Papa Nicolau V a bula Romanus Pontifex, que lhe d o exclusivo da navegao a Sul do Bojador; Em 1457 D. Afonso V doa ao infante D. Fernando todas as ilhas que este venha a descobrir. Em 1460, os Descobrimentos passam para a mo da Coroa aps a morte do infante D. Henrique, embora alguns autores ainda afirmem que o infante D. Fernando tenha ficado com a gesto dos Descobrimentos. Em 1463 os Descobrimentos vo estagnar j que surgem novas dificuldades tcnicas: a aproximao ao Equador + a necessidade de encontrar um novo ponto de orientao a Sul do Equador. D. AFONSO V COMO O SENHOR DOS DESCOBRIMENTOS E, AT 1460, O INFANTE D. HENRIQUE COMO O GESTOR DOS DESCOBRIMENTOS Transferncia da gesto dos Descobrimentos para a Coroa com a morte do infante D. Henrique (1460). No incio dos anos de 1460, a Santa S nomeia um franciscano catalo para a evangelizao da Guin. Contudo, D. Afonso V no permite que este franciscano catalo v para a Guin;

Histria da Expanso Portuguesa

16

Em 1466 D. Afonso V d o exclusivo da Guin a quem for habitar Cabo Verde (ilhas de Cabo Verde como pertena do infante D. Fernando e, como tal, a gesto destas ilhas e da responsabilidade do infante) a Coroa tem a noo de que as ilhas de Cabo Verde so imprescindveis para o controlo da costa da Guin; Em 1472, D. Afonso V altera a carta de 1466. Neste sentido, as pessoas tm de produzir para poderem participar no comrcio da Guin (a Coroa recupera o comrcio dos produtos europeus na Guin).

ARRENDAMENTO Vero de 1468; Ferno Gomes; Exclusivo do comrcio da Guin a troco de um arrendamento e, de acordo com Joo Barros, da obrigao de descobrir 100 lguas de costa por ano (omisso documental relativamente a esta necessidade de avanar nos Descobrimentos); Nobilitao de Ferno Gomes para o exclusivo do comrcio da Guin; Continuao dos Descobrimentos responsabilidade da Coroa (possibilidade de financiamento dos Descobrimentos por Ferno Gomes); Manuteno do comrcio do ouro da Mina nas mos da Coroa. Em 1474, a Coroa entra em guerra com Castela e o comrcio da Guin entregue ao prncipe D. Joo. Apesar da derrota territorial, Portugal ganha a guerra ultramarina a Castela. Em Maio de 1481, D. Afonso V doa as terras a Sul do Bojador ao prncipe D. Joo entrega do governo dos Descobrimentos ao futuro D. Joo II. Concordncia entre D. Afonso V e D. Joo II relativamente a frica. AVANO SISTEMTICO EM TODAS AS DIRECES JIZAR DE UM PLANO POR D. JOO.

Histria da Expanso Portuguesa

17

20 / Abril / 2009 Trs ideias-chave de D. Afonso V (1) D. Afonso V no apenas o rei africano, embora esta faceta do monarca tambm seja importante (1448-1470) Cruzada contra os Muulmanos em Marrocos e reaco queda de Constantinopla; (2) Poltica expansionista reactiva e no planificada: aproximao teoria do Mare Nostrum e assuno da Coroa como detentora de direitos absolutos confirmao desses direitos pela Santa S pela bula Romanus Pontifex (Nicolau V, 1455) e subsequentes renovaes, como, por exemplo, Inter ceter (1456). Avano sistemtico em todas as direces mas com algumas interrupes, entre as quais se salienta a guerra com Castela entre 1474 e 1479; (3) Inverso da poltica ultramarina em 1474, quando termina o contrato com Ferno Gomes e D. Afonso V entrega a direco dos Descobrimentos ao prncipe D. Joo. No entanto, de sublinhar que D. Joo no faz dos Descobrimentos uma obsesso at porque tem outras preocupaes ligadas poltica do prprio Reino: a guerra com Castela, com a respectiva participao do prncipe na Batalha de Toro, e a ida de D. Afonso V para Frana no mbito da guerra com Castela.

D. Joo II Injustia e incoerncia da Historiografia: o rei D. Afonso V como um malandro que mata o infante D. Pedro na Batalha de Alfarrobeira e D. Joo II como um heri que mata dois duques; D. Joo II como um rei que, mais do que centralizar, procura abater a nobreza (permanncia dos senhorios mas quebra dos ttulos).

PLANIFICAO DOS DESCOBRIMENTOS NO PERODO ENTRE 1481 E 1495, fenmeno que j vem desde a crise com Castela. No final do seu reinado, D. Afonso V j um rei abatido, sendo claro que a negociao do Tratado de Alcovas-Toledo encabeada pelo prncipe D. Joo e por D. Beatriz, duquesa de Viseu, e por Isabel, a Catlica. Existncia de refns pequenos, nomeadamente D. Afonso, filho de D. Joo II, que so entregues a D. Beatriz.

Histria da Expanso Portuguesa

18

Em 1480 j o futuro D. Joo II quem dirige os destinos do Reino. Parece claro que D. Joo II j governa Portugal em 1480, sem, contudo, se sobrepor a D. Afonso V; Parece claro que, no perodo de 1474-1480, D. Joo II giza o seu plano expansionista, que, mesmo na eventualidade de no ter sido elaborado em conjunto com D. Afonso V, sancionado pelo monarca. Comprovao da aprovao do plano expansionista de D. Joo atravs da doao da Guin ao prncipe em Maio de 1481. Construo da fortaleza de S. Jorge da Mina com o objectivo de manter um comrcio permanente com os nativos e, simultaneamente, defender os interesses portugueses face aos restantes pases europeus. Objectivos da poltica expansionista de D. Joo II (1) Comrcio: encontrar o caminho martimo para a ndia; (2) Guerra: encontrar o Preste Joo; (3) Religio: cristianizar frica. Estes objectivos concretos ligam-se ao caminho j percorrido at ento e, no obstante, a guerra em Marrocos e o comrcio no Atlntico no so negligenciados por D. Joo II. A ndia encarada como sendo maioritariamente crist; Procura de uma potncia militar que, em conjunto com as foras europeias, ataque o Magreb islmico, do qual se espera uma reconverso ao Cristianismo; Difuso do Cristianismo apenas em territrios em que os lderes locais se baptizem e, consequentemente, exista um Cristianismo formal nos seus territrios. Assim, esta missionao no feita no sentido actual do termo: Portugal s envia clrigos para frica na eventualidade de existir um Cristianismo formal nos territrios em anlise.

Histria da Expanso Portuguesa

19

Colonizao Poltica que se verifica a partir do sculo XVI e prende-se com um discurso etnocntrico; O Brasil como o 1. caso de discurso etnocntrico e de colonizao (a cultura europeia como superior).

Expanso Poltica que se verifica no sculo XV, ainda no havendo um discurso imperialista; Apenas existe a superioridade crist face ao Islo. Durante o reinado de D. Joo II e durante a fase inicial do reinado de D. Manuel I, a ndia vista como um reino cristo com santos estranhos; Em 1489, D. Joo II tenta, sem sucesso, estabelecer uma fortaleza (Mamora) no interior de Marrocos aps Safim e Azamor prestarem vassalagem a D. Joo II (pagamento de um tributo); Em 1487, D. Joo II manda Afonso Paiva ir procurar o Preste Joo Etipia e Pero da Covilh ir conhecer as rotas comerciais do ndico. Tendo ambos desaparecido, Pero da Covilh descoberto na Etipia j em 1523 e, ao ver portugueses, chora e relata que, chegando ao Cairo vindo do ndico, tem conhecimento da morte de Afonso Paiva, envia um relatrio a D. Joo II e procura (e vem a descobrir) a Etipia, de onde no o deixam sair (a expedio de Afonso Paiva e de Pero de Covilh como no tendo interferncia no processo da Expanso); A explorao do Atlntico com o objectivo de encontrar o caminho martimo para a ndia (D. Joo II) 1487: viagem comandada por Bartolomeu Dias atravs da qual se descobre o Cabo da Boa Esperana; A passagem do Cabo da Boa Esperana feita com dificuldades: pequenas dimenses e lentido das caravelas POSSIBILIDADE DE DESCOBRIR UMA ROTA MARTIMA, UM CAMINHO MARTIMO, MAS IMPOSSIBILIDADE DE CRIAR UMA ROTA COMERCIAL ENTRE PORTUGAL E A NDIA.

Histria da Expanso Portuguesa

20

21 / Abril / 2009 Na altura em que Colombo consegue impor a sua ideia de procurar a ndia pelo Ocidente, D. Joo II j tem o problema dos ventos do Atlntico resolvidos. Deste modo, neste momento D. Joo II j consegue ir at ao Cabo da Boa Esperana sem grandes problemas.

POLTICA DE SIGILO A poltica de sigilo praticamente inexistente com o infante D. Henrique. A inexistncia de marear explicvel pela inexistncia de cidades e pela destruio dos mapas utilitrios; Cobiar dos mapas quando reveladores do Mundo Novo e quando constituintes de hemisfrios; Mapa de Cantin como o melhor exemplo da poltica de sigilo: compra por um espio atravs de um suborno e deteno do mapa pelo duque de Ferrara; Perodo ureo da poltica de sigilo portuguesa entre o Tratado de Tordesilhas e a descoberta do Brasil. A teoria de que Cristvo Colombo um espio de D. Joo II que tenta enganar os Reis Catlicos, Isabel e Fernando, falsa. Defesa da ida ndia por Ocidente por Cristvo Colombo como desfavorvel a Portugal; Defesa da Rota do Cabo como a nica rota com capacidade de defesa por parte de Portugal devido aos seus 50 anos de avano face restante Europa na explorao da Rota do Cabo. O acto final da poltica de sigilo portuguesa a viagem de Pedro lvares Pereira. Contudo, j na viagem de Vasco da Gama so avistadas aves no Atlntico, sinal de que existe terra nas proximidades. No explorao desta possibilidade por Vasco da Gama no decorrer da sua viagem; Existncia de contradies nas crnicas relativamente viagem de Pedro lvares Cabral. Na viagem de Vasco da Gama, a armada portuguesa constituda por quatro navios. Duas caravelas e uma caravela / uma nau pequena: So Gabriel, So Rafael e Brrio; Um navio de mantimentos (o maior navio da armada).

Histria da Expanso Portuguesa

21

J na viagem de Pedro lvares Cabral, a armada constituda por doze navios. Inexistncia de uma paragem no arquiplago de Cabo Verde durante a viagem; Envio de uma caravela de volta para Lisboa com o objectivo de dar a notcia da descoberta do Brasil a D. Manuel I; Chegada discreta da caravela enviada por Pedro lvares Cabral a D. Manuel I logo aps o descobrimento do Brasil. A descoberta do Brasil como o melhor exemplo do bom funcionamento da poltica de sigilo da Coroa Portuguesa. Conhecimento do descobrimento do Brasil com divulgao apenas em 1501, ano da chegada de Pedro lvares Cabral a Lisboa; Envio de uma armada ao Brasil com fins de explorao em Abril de 1501 anterioridade deste acontecimento face ao envio de uma carta aos Reis Catlicos para dar conhecimento do Brasil Coroa vizinha. PEDRO LVARES CABRAL COMO O INDIVDUO OFICIALIZADOR DA DESCOBERTA DO BRASIL, embora este territrio j seja avistado anteriormente (Duarte Pacheco).

si a Trs ideias bsicas (1) Sistema de ventos. Grande arrefecimento no Inverno e grande aquecimento no Vero (grande amplitude trmica). Dois perodos no sistema de ventos: Janeiro-Junho (NE-SO) e Junho-Novembro (SO-NE). Estmulo da costa navegao. Existncia de dois pontos base: Malaca e ndia. O sistema de ventos como um condicionante da navegao portuguesa; (2) Questo poltica. Inexistncia de grandes imprios desde Sufala, Moambique, at China, nico imprio nesta rea geogrfica. Fragmentao poltica. Vitrias sucessivas graas incontornvel superioridade militar. Portugal como um novo poder militar e como um novo poder comercial. Portos secundrios como apoiantes dos Portugueses. Capacidade portuguesa de jogar com as dificuldades locais. Dois factores de superioridade militar: existncia de armadas superiores (artilharia nos navios + luta distncia) e combate com armaduras completas; (3) Questo comercial. A sia como basicamente auto-suficiente. Forte complementaridade entre as vrias regies. Venda de especiarias para a Europa a troco de metal. Instalao em Sufala e em Quloa para comprar ouro a troco de tecidos de algodo.

Histria da Expanso Portuguesa

22

Guzarate
Tecidos de algodo

Costa Oriental Africana


Ouro Marfim Escravos

ndia
Pimenta

Comrcio na ndia: este sistema consolidado por D. Francisco de Almeida. Entrada gradual em todos os negcios da sia. Goa conquistada por Afonso de Albuquerque; esta cidade torna-se na capital do Estado da ndia em 1530.

Histria da Expanso Portuguesa

23

27 / Abril / 2009

D. Manuel I D. Manuel I morre vtima de uma morte sbita em 1521, com 52 anos, sendo um monarca ainda vlido sua morte; Durante o reinado de D. Manuel I, a descoberta do Preste Joo continua a ser um objectivo em aberto manuteno da descoberta do Preste Joo como uma convico.

D. Manuel I
Rei medieval do ponto de vista psicolgico e 1. rei moderno do ponto de vista dos meios do ponto de vista geoestratgico. militares utilizados.

D. Manuel I como um rei de transio entre a Medievalidade e a Modernidade e como um rei de Cruzada. D. Joo III como um rei j da poca dos planisfrios e, contrariamente ao pai, j no como um rei apenas do mundo do Mar Mediterrneo.

Carta das Novas: carta impressa em 1521 por ordem de D. Manuel I aps este receber a notcia do descobrimento do Preste Joo. 1. carta relativa Expanso escrita em Portugus; Conhecimento de apenas um exemplar desta carta: destruio de todos os exemplares existentes por ordem de D. Joo III. CONVENCIMENTO DA POSSIBILIDADE DE SE FAZER A CRUZADA APS O DESCOBRIMENTO DA ETIPIA POR D. MANUEL I Desconhecimento face real fragilidade da Etipia durante o reinado de D. Manuel I. D. Manuel I tem a percepo de que o prncipe D. Joo, futuro D. Joo III, se est a afastar de si. Existncia de atritos entre D. Manuel I e o prncipe D. Joo; O prncipe D. Joo como tendo amigos do partido da oposio do monarca; Negociaes do casamento de D. Joo com D. Leonor (1515-1516): alteraes face a esse plano com a viuvez de D. Manuel I transformao de D. Leonor na 3. mulher de D. Manuel I.

Histria da Expanso Portuguesa

24

Necessidade de aliana de D. Manuel I a Carlos V fruto do ambiente de tenso entre o monarca e o prncipe herdeiro; Necessidade de legitimao de Carlos V como governante de Espanha em nome de Joana, a Louca: apoio de D. Manuel I a Carlos V no mbito da Revolta das Comunidades (50 000 cruzados) e posterior casamento da infanta D. Isabel, filha de D. Manuel I, com Carlos V j em 1526.

POLTICA MANUELINA Seguimento da poltica de D. Joo II no mbito da Expanso; Realizao na dvida duradoura da possibilidade de alcance da sia por via do Ocidente: meridiano de Tordesilhas vs. desconhecimento da total configurao do Mundo (resoluo tardia desta questo); Poltica de Marrocos paralela explorao dos limites ocidentais do hemisfrio portugus: a Terra Nova como uma rea no problemtica e o Brasil como uma rea geoestratgica; O Imprio manuelino como um imprio martimo: inexistncia de um interesse colonizador ocupao sistemtica dos arquiplagos atlnticos e tentativa de europeizao, e no colonizao, do Congo; Desinteresse nobre pelo Brasil: explorao comercial das matrias-primas e defesa da costa brasileira. D. MANUEL I COMO O EXECUTOR DE UMA POLTICA DE MBITO MEDITERRNICO E ATLNTICO Efectivao do controlo atlntico atravs da ocupao das ilhas atlnticas; O Atlntico como a fonte das riquezas da Coroa: o ndico como a fonte de produtos de luxo com altos custos; O negcio dos escravos como o nico comrcio alvo de uma crise: interrupo do mercado de escravos da Guin durante um ano; O Brasil como uma rea controlada e de recoleco, semelhana do Atlntico; Eminncia da conquista de Marrocos: alcance, e no conquista, de Marraquexe, existncia de uma logstica complicada no mbito de Marrocos e avano sobre Marrocos aps a morte de Isabel, a Catlica, at derrota final (1505-1515) realizao de vrias conquistas em Marrocos, nomeadamente a Sul (exs.: Azamor [1513]). Reconhecimento do rei de Portugal como governante no raio de 200 km em torno de Safim durante seis anos graas aco de Nuno Fernandes de Atade, o

Histria da Expanso Portuguesa

25

Afonso de Albuquerque de Marrocos. Morte de Nuno Fernandes de Atade em combate. As derrotas de 1515 e de 1516 como sinnimo da fragilidade da expedio portuguesa em Marrocos; Existncia de um desajuste entre as praas marroquinas e as novas armas de fogo; O Oriente como um territrio exigente em termos de aprendizagem relativamente sia e em termos de meios de comunicao: desgaste das naus da Carreira das ndias materiais frgeis e perecveis grandes exigncias de logstica face ao Oriente; Monoplio do comrcio da ndia pelo monarca paralelo inexistncia de um monoplio rgio face ao Atlntico.

Histria da Expanso Portuguesa

26

28 / Abril / 2009 D. Manuel I entendido pelas restantes Coroas europeias como um rei merceeiro por dois aspectos: (1) Portugal como uma rea relativamente discreta na gesto do Atlntico; (2) Existncia de quatro reas geogrficas no mbito do Imprio Portugus.

RAZES DA IDA PORTUGUESA PARA A NDIA Expectativa de criao de uma nova rota das especiarias entre a Europa e a sia em concorrncia com a rota do Mar Vermelho; Concorrncia face rota controlada pelos Muulmanos; Criao da Carreira da ndia; Tentativa do controlo militar da rota do Mar Vermelho para transformar a Rota do Cabo na nica via de entrada das especiarias na Europa; Colapso do Imprio dos Mamelucos fruto da aco portuguesa e da cobia dos Imprios Persa e Turco Otomano. EFICCIA DA POLTICA MANUELINA excepo da incapacidade de realizar uma Cruzada a nvel europeu.

CONSTRUO DO ESTADO PORTUGUS DA NDIA (1) 1498-1505. Fase de aprendizagem. Envio de uma armada anual ndia. Guerra portuguesa contra os muulmanos. Procura do sucesso na ndia com o objectivo de realizar uma Cruzada: procura do controlo do Mediterrneo pelos Cristos; (2) 1505-1515. Criao de um governo estvel: D. Francisco de Almeida (vice-rei) e Afonso de Albuquerque (governador) como representantes das atitudes distintas face governao e relao com o monarca (dois partidos na Corte: um partido centralizador / imperialista mais 1 partido conservador). D. Francisco de Almeida como um privado de D. Manuel I. Afonso de Albuquerque como um grande capito responsvel pelo Mar Vermelho e com o objectivo de levar queda do Imprio Mameluco (expanso do Cristianismo a todo o Mediterrneo). Percepo da importncia dos casamentos mistos, especialmente com as mulheres muulmanas. A diferena entre D. Manuel I e Afonso de Albuquerque num aspecto: prtica de uma poltica centralizadora por ambos, prtica de uma poltica mediterrnica por D. Manuel I e prtica de uma poltica asitica por Afonso de Albuquerque;

Histria da Expanso Portuguesa

27

(3) 1515-1518. Dar de ordens por D. Manuel I a Diogo Lopes de Sequeira para criar uma rede de fortalezas secundrias. Procura de D. Manuel I chegar ao Extremo Oriente em 1521 procura de estabelecimento de uma fortaleza na China.

1498-1505
Portugueses Cochim Genoveses / Florentinos Muulmanos Calicute Veneza

Perodo de guerra martima no Oriente que ope vrios inimigos seculares.

Histria da Expanso Portuguesa

28

4 / Maio / 2009

D. Joo III

Perodos no reinado de D. Joo III


1521/2 1529 Tempo de avaliao. Subida ao trono de D. Joo III como um momento de ruptura poltica. Distino das vises de D. Manuel I e de D. Joo III: crtica poltica de Cruzada de D. Manuel I pelo ainda prncipe D. Joo. D. Joo III como um rei impreparado para o governo do Imprio. Incio do pagamento do sucesso portugus at ento: surgimento dos Saadidas em Marrocos (presso sobre as praas portuguesas) entusiasmo de Marrocos num momento de unificao muulmana num desejo de Jihd contra os Cristos. Abandono de todas as praas marroquinas excepo de Ceuta, de Tnger e de Mazago opo na longa durao graas ao reforo das fortalezas. Armada das ilhas desde 1518: armada de proteco da Carreira da ndia. A pirataria como um sinal de sucesso que implica a existncia de proteco. A crise como um sinnimo de maior proteco: a documentao s d a viso do problema, e no do sucesso. A crise das Molucas como uma herana de D. Manuel I: ligao da crise das Molucas1 questo da continuao do meridiano de Tordesilhas resoluo desta crise com o Tratado de Saragoa (1529) atravs da compra das Molucas a Espanha por 300 000 ducados. tentativa de reorganizao do Estado da ndia: interrupo da poltica manuelina de construo de fortalezas. Envio de Vasco da Gama como vicerei da ndia com trs vias de sucesso (D. Henrique de Meneses, Pero de Mascarenhas e Lopo Vaz de Sampaio). Gerao de um clima de guerra civil na ndia: Pero de Mascarenhas est em Malaca e Lopo Vaz de Sampaio na ndia nomeao de Nuno da Cunha como governador da ndia (1529-1538). 1529 1538 Poltica expansionista activa fruto de um perodo aps o qual D. Joo III coloca homens da sua confiana no Imprio e durante o qual o monarca tem trs filhos vares. Poltica ofensiva incitada pelo monarca e dirigida para Diu e para o Guzarate. Poltica de capitanias no Brasil: capitanias criadas em territrio ocupado por ndios (1534). Envio de 23 navios mais 500 peas de artilharia na Batalha de Tunes (1535). Franco crescimento do comrcio de

Produtos das Molucas: o cravo, a noz moscada e a maa.

Histria da Expanso Portuguesa

29

escravos no Atlntico (pagamento de impostos pesados). 1539-1549 Perodo de crise. Gesto de vrias crises no Imprio: Marrocos, ndia, crise sucessria em Portugal, presso otomana no ndico e fracasso das capitanias no Brasil. Aps 1549 Criao de um governo-geral no Brasil: reconhecimento da importncia do Brasil. Emerso dos missionrios. ALTERAO DA LGICA DO IMPRIO PORTUGUS Imprio Bipolar: a ndia e o Atlntico Sul (Brasil). D. Joo III vai prolongar os mandatos dos vice-reis / dos governadores da ndia, colocando nesse cargo homens da sua confiana; No seu conjunto, o Imprio Portugus no tem territrio: o Imprio Portugus como um imprio no estanque.

D. Joo III como o monarca modernizador do Imprio Portugus atravs de medidas de viso de longo prazo.

Histria da Expanso Portuguesa

30

5 / Maio / 2009 Aula prtica

* Arquitectura Militar da Expanso Portuguesa (scs. XV e XVI) *


A Expanso Portuguesa como um momento de transio entre dois mundos que se reflecte na Arquitectura. A utilizao do arco e da flecha; A utilizao das bestas. Seis ideias-chave sobre a Arquitectura de transio (1) O perfil das torres: torres altas e quadradas torres baixas e circulares torres baixas e pentagonais; (2) A torre de menagem: tendncia para o desaparecimento da torre de menagem; (3) As muralhas: muralhas altas e estreitas muralhas baixas e espessas; (4) O princpio do flanqueamento: preocupao de defesa das muralhas por dois postos avanados; (5) As obras externas: existncia de dispositivos para guardar a artilharia; (6) A mudana na colocao das lnguas de fogo. Dois modelos mais avanados na Arquitectura Militar so os modelos italianos. A importao dos modelos italianos; A ligao das necessidades ao maior ou ao menor aprumo tcnico. Exemplos. Castelo de Alandroal. ltimos anos do sculo XIII. Um dos prottipos do castelo medieval; Castelo artilheiro de Vila Viosa. Perodo de 1525-1537; Fortalezas do tipo rocca; Torre de S. Sebastio da Caparica; Torre d Cascais; Fortaleza de S. Jorge da Mina; Castelo de Penamacor; Castelo de Moura; Castelos de Elvas e de Montalegre;

Histria da Expanso Portuguesa

31

Castelos de Castro Marim e de Vimioso. Fortalezas no Estado da ndia no reinado de D. Manuel I. Fortaleza de Cananor (1505-1507); Fortaleza de Coulo; Fortaleza de Colombo (Ceilo); Fortaleza de Calecute; Fortaleza de Malaca; Fortaleza de Ormuz. Fortalezas na ndia no reinado de D. Manuel I. Pouca inovao no desenho; Inexistncia de tcnicas e de apuro tcnico; Importncia da funcionalidade da artilharia. Fortalezas de Marrocos no reinado de D. Manuel I. Necessidade de reforo das fortalezas portuguesas em Marrocos; Arzila; Safim; Azamor. Fortalezas em Marrocos no reinado de D. Manuel I. Apuro tcnico mais tardio; Melhores tcnicos do Reino.

D. JOO III Fortalezas de Baaim, de Diu e de Mazago (El Jadida); Conjuntura mais complicada: unio de Marrocos sob os Saadidas e surgimento dos Turcos Otomanos no Mediterrneo Oriental; Abandono de algumas praas de Marrocos; Introduo da arte da guerra e das fortalezas modernas em Portugal e no Imprio.

Histria da Expanso Portuguesa

32

11 / Maio / 2009 Sobre a ltima fase de governo de D. Joo III, iniciada aps 1549, deve ainda salientar-se o seguinte aspecto: Percepo da colonizao da Amrica atravs do sistema de capitanias. D. Joo III tem a percepo de que a iniciativa privada insuficiente. Dimenso dos donatrios: 3 donatrios do Norte do Brasil como aliados na formao de uma armada que se afunda a fidalguia intermdia como receptora das capitanias brasileiras (a grande nobreza como a capaz de colonizar o Brasil). Duas capitanias brasileiras de sucesso: Pernambuco Duarte Coelho (facilidade na negociao dom os ndios) e S. Vicente. Fracasso do sistema de capitanias no Brasil: criao do governo-geral por aco de D. Joo III: D. Joo III como o inventor do Brasil. O desaparecimento dos ndios brasileiros como resultado de doenas, da morte em batalhas e dos casamentos entre os ndios e os Brasileiros.

D. Duarte / D. Afonso V Coroa * Donatrio Capito do donatrio

D. Joo II Coroa Capito

D. Joo III Coroa Capito-donatrio (Brasil)

Representante do capito (Cabo Verde)

* Justia suprema e cunhagem de moeda

SISTEMA DE CAPITANIAS Sistema de colonizao das ilhas atlnticas iniciado pelo infante D. Henrique; O territrio como pertena do donatrio mas directamente dependente da Coroa; Alienao de todas as prerrogativas da Coroa nestes territrios excepo da justia suprema e da cunhagem de moeda; Recepo de todos os impostos pelo donatrio; A Coroa apenas como receptora de impostos indirectos (ex.: entrada de produtos das ilhas atlnticas no Continente);

Histria da Expanso Portuguesa

33

Delegao das funes no capito, por norma pertencente Casa do Donatrio: Casa de Viseu-Beja Continente; O capito como o administrador do povoamento, o administrador da justia em primeira instncia, o administrador das sesmarias e o receptor das dzimas; Funcionamento nesta configurao nos reinados de D. Duarte e de D. Afonso V; Nomeao directa do capito pelo monarca no caso de S. Tom e Prncipe (D. Joo II): coexistncia dos dois sistemas de capitanias com D. Joo II; Desaparecimento da figura do donatrio com a subida ao trono de D. Manuel I (1495).

1415 1521/49 1549 c. 1600

Imprio Martimo. Imprio de Transio. O Imprio Portugus como alvo de uma lgica martima paralela ao incio de uma lgica territorial de ocupao: o colapso do Imprio Martimo e a ascenso do Imprio Territorial.

c. 1600

Imprio Territorial.

A nobreza a fora social que sustm o Imprio Portugus. A realizao do comrcio por aco da nobreza; Existncia de agentes privados, elementos no constitutivos do Imprio. No tempo de D. Joo III acontecem trs fenmenos. (1) A criao de concesses: a Coroa no abdica das rotas da sia mas passa a d-las a terceiros, nomeadamente nobres. Existem muitos casos em que o nobre vende a sua merc. Necessidade de actuao como mercador por parte do fidalgo e monoplio da Coroa atravs da actuao de privados; (2) O Atlntico: existncia de vrios mercados o acar, o ouro e os escravos. Comrcio livre e, como tal, em franco crescimento ao longo do sculo XVI. Progressivo aumento do peso dos mercadores nos negcios do Reino / do Imprio e aumento da influncia dos privados; (3) Os Missionrios: indiscutvel dimenso religiosa. Surgimento da figura do missionrio tal como a conhecemos hoje. Revalorizao do sacerdcio, criao dos seminrios e introduo do Brevirio no mbito da Reforma Tridentina. A missionao como fruto da aco dos Jesutas (ex.: So Francisco Xavier). Crescimento do comrcio portugus no

Histria da Expanso Portuguesa

34

Japo graas aco dos mercadores e dos missionrios. Realizao de um juramento de fidelidade Coroa Portuguesa. O REINADO DE D. JOO III COMO UMA REVOLUO NO IMPRIO PORTUGUS: FORMAO DO IMPRIO PORTUGUS NUM IMPRIO MODERNO Abandono da Medievalidade das estruturas e das formas de actuao; A dcada de 1540 como a dcada de maior crescimento do comrcio de escravos (quadruplicao do valor de um escravo em 20 anos) crescimento sistemtico da economia do Imprio Portugus; O Oriente como no produtor de riqueza significativa para a Coroa Portuguesa.

O IMPRIO DE D. JOO III Imprio simultaneamente martimo e territorial; Existncia de vrios agentes; Maior riqueza no Atlntico sustento posterior do Imprio.

Histria da Expanso Portuguesa

35

12 / Maio / 2009

* A Revoluo Geogrfica *
A Revoluo Geogrfica como tendo dois sentidos: Sentido restrito: melhorias quantitativas e qualitativas no conhecimento; Sentido alargado: grandes fluxos de trocas em vrios mbitos pessoas, produtos, animais, plantas, conhecimentos, ideias / ideologias,

AFLUXO NO EXCLUSIVO AO ESPAO DA EUROPA: APROXIMAO DO MUNDO

TEXTOS (FOTOCPIAS) Velhos e novos horizontes. Questo da Revoluo Geogrfica. Noo do romper de novos mundos e conscincia da abertura de novos conhecimentos pelos homens deste perodo; Experimentalismo vs. Maravilhoso; A descompartimentao. Os Portugueses como os intermedirios entre vrios pontos do Globo.

A Revoluo Geogrfica A Geografia de Ptolomeu (sc. II a.C.). Velhas concepes. Defesa da inexistncia de uma passagem para o ndico (Teoria dos Mares Fechados). Existncia de contactos entre a Europa e a sia; A Teoria das Zonas. Teoria da Antiguidade Clssica. Choque com a teoria de Ptolomeu. Cinco zonas geogrficas com correspondncia a trs zonas climatricas: duas zonas temperadas (Hemisfrio Norte + Hemisfrio Sul), duas zonas frgidas e uma zona trrida; Seres Monstruosos; Os mapas TO. Correspondncia do T s linhas de gua separadoras dos trs continentes: a Europa, a sia e a frica. Impossibilidade de vida nos Antpodas por seres normais (queda no vcuo). Construo do mapa de forma a colocar Jerusalm no centro do Mundo. Possibilidade de o Paraso ser nos confins da sia: teoria de o Paraso se localizar na Terra num local distante da Europa. Associao de cada continente a cada um dos trs filhos de No: explicao da negao de um quarto continente pela inexistncia de um quarto filho de No impossibilidade do esquecimento divino;

Histria da Expanso Portuguesa

36

Planisfrio de Henricus Martellus Germanus (fins do sculo XV); Planisfrio annimo, dito de Cantino (1502). Mapa j mais ou menos real do Mundo (contributo das viagens portuguesas). Primeira representao conhecida do Brasil. Bom traado do continente africano. Representao da Fortaleza de S. Jorge da Mina. Elaborao do desenho ao fim de 2-3 viagens portuguesas sia. Diferena desta sia face s sias de Ptolomeu e de Henricus Martellus Germanus; Planisfrio de Domingos Teixeira (1573). Perfeio dos territrios visitados pelos Portugueses; Vasco Fernandes, A Adorao dos Magos (c. 1501-1506). Reflexos da Revoluo Geogrfica na Arte. Representao de um Rei Mago como sendo um ndio brasileiro; J. Bosch, O Jardim das Delcias (c. 1510). Trptico. Representao de animais exticos exs.: a girafa e o camelo. Representao de Africanos. Democratizao da Arte europeia; Albrecht Drer, O rinoceronte (1515); Rafael Sanzio, O elefante Hanno (sculo XVI); Miniaturas da ndia Mogol (sculos XVI-XVII). Estabelecimento de contactos polticos e de uma comunidade jesutica frequente na ndia. A estrutura paralela aceitao: destaque para os Jesutas. Presena da Histria do Cristianismo; Os Japoneses e a Espingarda.

Histria da Expanso Portuguesa

37

19 / Maio / 2009

D. Sebastio Do ponto de vista do comando militar, a Batalha de Alccer Quibir (1578) um fracasso enorme. Contudo, isto no se pode alargar a todo o reinado de D. Sebastio. Os reis como sobreviventes s batalhas apesar da possibilidade de priso; A possibilidade de fuga do campo de batalha por D. Sebastio: a inexistncia de um cerco ao exrcito portugus. M GESTO MILITAR PORTUGUESA NA BATALHA DE LCACER QUIBIR

Legitimidade da opo por Marrocos: D. Sebastio como o paradigma do rei mau apenas com aspectos negativos.

DUAS FASES DO REINADO DE D. SEBASTIO

(1) O governo de D. Catarina, av do monarca; (2) Reinado de D. Sebastio (14 anos). Desconhecimento de uma gerao intermdia entre D. Joo II e D. Sebastio.

semelhana de seus tios D. Duarte e D. Henrique, D. Sebastio no casa. O desejo do monarca se manter solteiro e a deficincia fsica do monarca como razes apontadas para D. Sebastio no casar; Pretenso da Coroa castelhana manter D. Sebastio solteiro: ligao pretenso desta Coroa ascender ao trono portugus.

D. Aleixo de Meneses como o aio de D. Sebastio. A permanncia da noo medieval de rei cavaleiro na mente de D. Sebastio; D. Manuel I, e no Filipe II, como o primeiro rei de escritrio; O conflito armado, e no o comrcio, como a fonte da honra para uma gerao de fidalgos tal como no perodo de Albuquerque: desejo de retorno aos bons velhos tempos.

APOGEU DO IMPRIO PORTUGUS NO SCULO XVI 20 anos do reinado de D. Sebastio; Fragilidade do governo;

Histria da Expanso Portuguesa

38

Grupo de funcionrios: bom governo e elite forte o cardeal D. Henrique; Fundao de uma srie de cidades (1550-1577): Macau, Nagasaki, S. Paulo, Rio de Janeiro e Luanda coexistncia do Imprio Martimo com o Imprio Territorial; Reduzido nmero de perdas e maior eficcia das viagens da Carreira da ndia; A crise do Estado da ndia de 1565: o Imprio dos Vijayanagar no Sul da ndia como um escudo contra os Muulmanos esfumar do Imprio em 1565 e fim do poder de compra dos cavalos em Goa; O comrcio do Japo como compensador da desgraa: inexistncia de uma mudana nos rendimentos; Ataque generalizado ao Estado da ndia em 1571; Combate contra os Franceses no Brasil; Vitalidade significativa provada pelo monoplio portugus no Brasil e na Rota do Cabo: respeito do monoplio pelos Ingleses com o objectivo de obter a neutralidade portuguesa na Europa; Contnuo crescimento do comrcio de escravos: o mercado do Brasil e da Amrica Latina; Crescimento do acar do Brasil. Imprio bipolar de D. Sebastio sem implicar uma interveno directa do monarca.

PROBLEMA DE MARROCOS O ataque a Marrocos como uma questo de Portugal, do Mediterrneo e da Cristandade; Fragilidade poltica de Portugal; Batalha do Lepanto: avano dos Turcos Otomanos; Governo de Tunes por um sulto pro-turco na sequncia de uma guerra civil (1576); A posse de praas em Marrocos como permissiva da defesa da Cristandade: cerco estratgico de Portugal aco poltica na tentativa de fortalecimento do poder. D. SEBASTIO COMO A PERSONAGEM QUE ENCABEA UMA VONTADE COLECTIVA A Batalha de Alccer Quibir como uma questo de sorte ou de azar; Inexperincia do exrcito; Um rei sem capacidade de coordenao coo responsvel pelo exrcito; Derrota na batalha perda da independncia.

Histria da Expanso Portuguesa

39

25 / Maio / 2009 As fortalezas portuguesas so meramente fortalezas militares. Ormuz como um protectorado portugus: submisso do rei de Ormuz ao rei de Portugal pagamento de prias, isto , de taxas anualmente; S. Jorge da mina como uma proteco da feitoria portuguesa face aos ataques europeus; Goa e Malaca como as nicas conquistas militares.

Formas de instalao das fortalezas portuguesas (1) O aproveitamento das rivalidades locais; (2) A guerra (superioridade militar portuguesa). Inexistncia de resultados destas vias aquando o projecto portugus de instalao de uma fortaleza na China por D. Manuel I. Dilogo com os Muulmanos sem resultados: a diplomacia da guerra como tendo resultados em outros locais.

CHINA Grande nmero de pessoas com um fraco poder militar; Motor civilizacional do Extremo Oriente Asitico; Ms relaes diplomticas; Forte potencial militar portugus: ameaa com uma dupla vertente terrestre e martima; Incumprimento portugus da proibio de comerciar no perodo de luto pela morte do imperador incidente diplomtico (fuga portuguesa para Malaca).

JAPO Intensa guerra civil desde o sculo XIV; Isolamento geogrfico; Inexistncia de armas de fogo at ao sculo XVI; Transformao dos samurais em piratas no Mar da China; Avano dos Portugueses de Malaca para a China; Descoberta do Japo em 1543: a chegada portuguesa ao Japo fruto de uma aco no deliberada;

Histria da Expanso Portuguesa

40

Ferno Mendes Pinto como um dos primeiros Portugueses a chegar ao Japo: os acontecimentos descritos nA Peregrinao como reais; Existncia de um negcio em suspenso entre a China e o Japo: possibilidade de Portugal se constituir como um elo de ligao comrcio sustentando em Liamp (1542-1545) e em Chincheu (1545-1548).

1550: estabelecimento do monoplio portugus entre a China e o Japo.

Estmulo dos egosmos locais pela aco portuguesa. Os mandarins de Canto como tendo a possibilidade de lucro e de ganho de segurana; Relao tensa de amor-dio entre os Portugueses e a China: interesse no negcio paralelo ao medo de uma invaso portuguesa.

O Japo como um pas fortemente influenciado por Portugal. As armas de fogo como inovaes: as espingardas. Vitria da Batalha de Nagashino (1575) por Oda Nobunaga atravs do recurso arma de fogo. Batalha de Sekigahara (1600): vitria de Tokugawa Ieyasu. Reaproveitamento at ao limite das invenes alheias pelos Japoneses; Criao da cidade de Nagasaki em 1570; Comrcio da prata; Grande sucesso em termos de baptismos: 1582: c. 150 mil baptizados; 1600: c. 300 mil baptizados; O nmero de baptizados, a coeso e a Igreja nacional2 japonesa como factores de preocupao; Perseguio e resistncia muito violentas aos Cristos.

E no colonial.

Histria da Expanso Portuguesa

41

26 / Maio / 2009 Os Filipes A Monarquia Dual encarada como uma desgraa pela historiografia portuguesa.

FILIPE I, FERNANDO BOUZA Grande interesse de Filipe II de Espanha pelo trono portugus; Existncia de condies dinsticas propcias; Compromisso de manuteno da identidade de Portugal; Grande endividamento das famlias nobres portuguesas com refns em Alccer Quibir; Grande exrcito espanhol com grande capacidade de conquista militar de Portugal; Manuteno do Imprio Portugus e das suas autonomias.

Monarquia compsita de Filipe II

Conselho de Estado responsvel pelas decises mais importantes da Monarquia.

Conselhos referentes aos vrios locais da Monarquia: o Conselho de Portugal e o Conselho da ndia como os conselhos referentes a Portugal e ao Imprio Portugus.

1580 como um marco positivo no momento em que acontece. Choque da derrota na Batalha de Alccer Quibir; Morte de D. Sebastio na Batalha de Alccer Quibir; Perda de dos titulares da fidalguia portuguesa juntamente com o monarca; Existncia de uma literatura de resistncia face Monarquia Dual, nomeadamente no Oriente.

Histria da Expanso Portuguesa

42

A INVENCVEL ARMADA A Invencvel Armada como o 1. problema de Portugal face Monarquia Dual; Afundar da maioria da Marinha de guerra ibrica: a Invencvel Armada como a 2. derrota de Portugal em menos de 10 anos; Incluso de Portugal numa lgica diplomtica mais vasta: a diplomacia espanhola fim da neutralidade portuguesa na Europa; Proibio da entrada dos navios holandeses no porto de Lisboa com o objectivo de obter especiarias.

Triplo problema
Perda da armada de guerra: Necessidade de defesa de Esgotamento de Portugal: fim agressividade dos inimigos territrios desde o Brasil at da capacidade de reconstruir portugueses. Macau: construo do a armada portuguesa da

Imprio Portugus de acordo esgotamento

floresta.

com a lgica da poltica de Perda de mais navios com o Avis preparao militar aumento da intensidade da contra os inimigos guerra. A fragilidade dos construdos neste

tradicionais de Portugal, os navios

Asiticos. Ataque localizado perodo com uma ligao ao pelos Europeus: escolha esgotamento da floresta

cirrgica dos locais a atacar portuguesa. inevitabilidade da vitria

holandesa nos mares. Enquanto se assiste ao declnio do Imprio Martimo tambm se assiste a uma acelerao da reconverso do Imprio Portugus. Aumento da capacidade militar portuguesa em terra com a existncia de aliados locais em vrios locais. Em c. de dcada, de dcada e meia, os Holandeses e os Ingleses ganham a hegemonia naval, passando a guerrear entre si. O ataque ao Oriente permite aos Holandeses adquirem o maior lucro para si e o maior prejuzo para os Portugueses;

Histria da Expanso Portuguesa

43

Em termos terrestres, as vitrias holandeses nunca acontecem como o resultado de um ataque isolado dos Holandeses, que precisam de se aliar aos inimigos asiticos dos Portugueses.

O JAPO Capacidade de obter apoios de uns senhores feudais contra os outros pelos Portugueses; dito de expulso dos Portugueses (1577): desejo de afastamento dos missionrios paralelo ao receio de perda do negcio de Macau; Representao de uma alternativa pelos Espanhis de Manila: percepo da existncia de alternativas face aos Portugueses pelos Japoneses; Ordem de expulso definitiva dos missionrios do Japo (1614). Coincidncia do surgimento dos Holandeses com a zanga japonesa para com os Portugueses como a causa do afastamento dos Portugueses do Japo: aliana entre os inimigos asiticos e os inimigos europeus de Portugal. O incio do sculo XVII corresponde a um conjunto de perdas e de aquisies. Existncia de perdas antes e depois de 1640: Amboino (1605), Sirio (1612), Ormuz (1622), Mina e Arguim (anos de 1630) e Malaca (1641); Existncia de vrios ganhos: Cear (1603-1610), Maranho (1612-1615) e Par (1615); Criao de Benguela (1617)

A perda do Estado da ndia como um acontecimento traumtico para a elite portuguesa. A Inglaterra como a grande vencedora: confinamento da VOC indonsia e alargamento da influncia da East India Company a grande parte do Oriente; A inovao inglesa nos produtos orientais comercializados na Europa: o ch e os tecidos; O conservadorismo holands nos produtos: as especiarias.

IMPRIO LUSO-ESPANHOL Desconhecimento da entrada de Espanhis em territrios portugueses (exs.: Rio de Janeiro, Salvador e Goa); Conhecimento da entrada de Portugueses nos domnios espanhis (ex.: Lima);

Histria da Expanso Portuguesa

44

Aproveitamento da Monarquia Dual para a configurao actual do Brasil: esquecimento do Tratado de Tordesilhas; Muitos benefcios para o Imprio Portugus graas Monarquia Dual com apenas um malefcio: o fim da neutralidade portuguesa com associao da Coroa Portuguesa Coroa Castelhana.

Histria da Expanso Portuguesa

45

1 / Junho / 2009 Os ciclos mercantis so uma das formas de descompartimentao do Mundo.

Alteraes nos ciclos mercantis. Gerao de rotas alternativas. Formao de circuitos alternativos entre os espaos j conhecidos em termos de fluxos de mercadorias (sculo XV); Gerao de rotas novas. Formao de rotas comerciais com a Amrica, descoberta por Colombo, e os restantes continentes, j conhecidos anteriormente, ao longo do sculo XVI. Estabelecimento da rota entre Acapulco, no Mxico, e as Filipinas em 1566; Gerao de rotas regionais. Formao de uma rota entre a China e o Japo. Restabelecimento de uma rota perdida entre a China e a ndia. Formao de rotas regionais em frica; Circulao de produtos. Inexistncia de novidades no sculo XV. O comrcio de escravos como um processo secular. O comrcio de escravos como detentor de duas premissas: (1) o escravo como uma mercadoria dispendiosa; (2) inexistncia de um mercado europeu para o comrcio de escravos. Inexistncia de novidades face ao acar, s especiarias, aos tecidos e ao ouro e aumento da circulao do pau-brasil: os produtos como no constituindo uma novidade a circulao e a intensidade desta circulao como a novidade. Os produtos alimentares como no tendo novidades nos sculos XV e XVI3. Introduo do milho, da batata, do tomate e do feijo no sculo XVII pela Inglaterra. Comrcio de luxo tanto para a Europa como para frica. Novos produtos: a porcelana oriunda da China e chegada Europa atravs de Portugal (principal produto no sculo XVIII); reaparecimento das especiarias atravs de Portugal e de Veneza; os tecidos de luxo, como a seda e o algodo fino; as aves raras, tais como o papagaio, o macaco, o elefante e o rinoceronte. Grande circulao de livros impressos: constituio de bibliotecas importantes fora da Europa. Incio do desenvolvimento do tabaco no sculo XVI: grande importncia do tabaco nos sculos XVII e XVIII primeiro produto americano consumido, nomeadamente na sia: o tabaco como o segundo grande produto brasileiro. O vinho aoriano como uma grande exportao portuguesa no sculo XVII: as colnias inglesas da Amrica como um dos grandes mercados deste perodo. O caf e o ch como produtos exportados.
3

O arroz como a nica novidade do sculo XVI fruto do comrcio com a sia.

Histria da Expanso Portuguesa

46

Exportao de tecidos ingleses para a Europa

1663-1670: 199 mil peas / ano.

1680-1690: 707 mil peas / ano.

Predominantemente territorial, o novo Imprio Portugus muito mais vivel do que o anterior Imprio Portugus (Frdric Mauro); No sculo XVIII o avano portugus para o interior do Brasil feito de uma forma muito lenta e pouco militarizada aco dos bandeirantes.

Avano para o Brasil como um processo com custos irrisrios para o Imprio.

Retorno cada vez menor dos lucros da Carreira da ndia.

- Consolidao da produo aucareira; Sculo XVII - Consolidao da produo do tabaco. Incremento do comrcio de escravos e aumento da populao auto-suficincia do Brasil. Intensificao do potencial econmico brasileiro com a ocupao do Noroeste brasileiro pelos Holandeses.

Histria da Expanso Portuguesa

47

O Brasil como a colnia europeia mais brilhante do sculo XVIII de acordo com Frdric Mauro; Concorrncia holandesa na produo do acar atravs da produo de acar nas Antilhas.

Histria da Expanso Portuguesa

48

2 / Junho / 2009 H uma excepo evoluo do Imprio Portugus do Imprio Martimo para o Imprio Territorial e do ndico para o Atlntico: Macau.

Macau como um caso extraordinrio de sobrevivncia. Carcter sui generis de Macau; No constituio de Macau como uma colnia no sentido tcnico do termo: Macau como uma colnia no sentido grego do termo; Administrao portuguesa apesar da pertena China: existncia de alguns elementos de autonomia portuguesa a circulao de moeda e a emisso de selo; Criao no sculo XVI: confluncia de rotas martimas Malaca e Molucas; Constituio de Macau como uma placa giratria na segunda metade do sculo XVI: comrcio com o Japo e com Malaca; Dois problemas no sculo XVII: o aparecimento dos Holandeses e o desaparecimento do comrcio com o Japo em 1639. Agravamento da situao com a queda de Malaca em 1644 situao muito desfavorvel; Concorrncia comercial entre Portugueses e Holandeses no Japo: favorecimento dos Holandeses face aos Portugueses; Preferncia chinesa pelos Portugueses como a justificao da manuteno portuguesa em Macau: preterir de outros Europeus, nomeadamente dos Holandeses; Renovao dos mercados: ligaes comerciais ao Cambodja, ao Vietname e a Manila; Importncia do papel dos Jesutas na missionao em territrios dentro e fora do Imprio: adaptao ao local a missionar - contradies no seio da Companhia de Jesus; Presena jesuta em Pequim desde 1601: importncia dos avanos ocidentais em determinadas reas, nomeadamente na Matemtica e na Astronomia existncia de um lobby em Pequim (conjunto de ambiguidades); Interrupo da ligao de Macau a Manila na dcada de 1640 fruto da Restaurao: retoma desta ligao na dcada de 1650; Procura de novas fontes de prata e reforo do comrcio com Timor; Possibilidade de negociar com Macassan entre 1640 e 1662: passagem de Macassan para as mos da VOC; Negociao com Batem entre 1662 e 1682: conquista pela VOC; Encarceramento do superior jesuta: desconfiana face aos Jesutas;

Histria da Expanso Portuguesa

49

Chegada de uma embaixada enviada de Lisboa e liderada por Manuel de Saldanha em 1670; Conquista de Taiwan pelos Manchus em 1673; Admisso de Holandeses e de Ingleses no mercado de Canto com a obrigao de fixao em Macau; Introduo do pio na China pelos Portugueses: c. 70% dos lucros de Macau na segunda metade do sculo XVIII; Potenciar do comrcio na China. Macau como uma cidade de comrcio Macau como uma cidade de servios.

As monarquias ibricas como um espelho entre Roma e o Imprio. Pagamento da missionao pelo Imprio; Nomeao dos bispos pela Coroa. Os missionrios e os bispos como homens da Coroa. Gerao de um clima de tenso entre Roma e as Monarquias Ibricas; O aparente sucesso como um processo muito lento: aumento das dioceses conforme as necessidades; Falta de meios humanos em Portugal para missionar a sia e a frica; A Junta de Propaganda Fidei como tendo interesses em evangelizar a sia depois da Europa: aliana de Roma Frana na segunda metade do sculo XVII na missionao dos territrios fora do Padroado Portugus do Oriente. Tentativa de acordo entre a Propaganda Fidei e os Mendicantes. Entre 1649 e 1662 h um chefe chins, Coxinga, que cria um semi-imprio em Taiwan. Coxinga como operando em Taiwan e na costa chinesa; Compromisso portugus com os Manchus; Ordem dada por Pequim de evacuao da costa num raio de 25 km durante este perodo: maior isolamento de Macau manuteno da sobrevivncia e da viabilidade de Macau.

Macau como o ponto de ligao entre o Imprio Chins e a Igreja, nomeadamente atravs dos Portugueses.

Histria da Expanso Portuguesa

50

8 / Junho / 2009

Brasil
O Brasil como o parente pobre do Imprio Portugus durante o reinado de D. Manuel I. Sistema de capitanias durante o reinado de D. Joo III. 1549-1654 - 1549 como um ano decisivo na construo do Brasil: criao do governo central do Brasil por D. Joo III; - 1654 como ano da rendio holandesa do Recife: domnio portugus em toda a costa brasileira; - O Brasil como um sinal da territorializao do Imprio Portugus: importncia brasileira ligada produo in loco, nomeadamente atravs da extraco (paubrasil) e da produo (acar); - O Brasil como um bom exemplo da transio do Imprio Martimo para o Imprio Territorial: existncia de um esforo para ganhar toda a costa brasileira. 1654-1750 1750 - 1750 como o ano do Tratado de Madrid: o Tratado de Madrid como o entendimento entre Portugal e Espanha face s fronteiras da Amrica do Sul. - Surgimento do Brasil como um pas dependente de Portugal; - Definio de um sentimento de Brasil ligado existncia de fronteiras j definidas no Brasil. At 1549 o que domina no Brasil uma lgica de integrao: a sociedade do Brasil como uma sociedade indgena com Portugueses.

1549 como um momento marcante do incio de uma colonizao sistemtica do Brasil. O envio de missionrios, nomeadamente de Jesutas, como a chave do sucesso portugus: a Igreja como a base da criao de uma sociedade com princpios morais semelhantes aos da Europa e os Jesutas como detentores da habilidade de seduo dos ndios; Existncia de um grande nmero de mestios, estatuto intermdio entre europeus e indgenas; Importncia dos ndios na luta contra os inimigos dos Portugueses nos territrios da Amrica Portuguesa.

Histria da Expanso Portuguesa

51

Em 1570, o acar comea a ser exportado em grandes quantidades para alm de marcar o incio do trfico de escravos africanos para o Brasil.

ndios

Portugueses

Africanos

Fundao da sociedade brasileira

Inicialmente, a zona comercial do Brasil e o Nordeste, nomeadamente o Pernambuco e a Baa ligao deste facto produo aucareira. Constituio da regio do Brasil como uma zona alternativa. Ao longo do sculo XVI, a ocupao da costa brasileira descontnua (ideia inglesa de Brasis).

A unidade brasileira como forjada e concretizada por Portugal. O Brasil como um conjunto de terras: cada territrio como um centro porto de mar associado a um hinterland (Filipe de Carvalho); Morosidade no processo de domnio da costa brasileira: domnio dos Portugueses como um domnio frgil realizao de saques. Vulnerabilidade portuguesa face aos ataques realizados pelo mar.

Progresso de Pernambuco para o Amazonas (1576-1621). Paraba (1574-1587); Rio Grande do Norte (1590-1600); Cear (1603-c. 1610); Maranho (1612-1615); Par (1615-1621). Existncia de momentos de participao espanhola. Constituio do grosso dos

exrcitos por ndios.

Histria da Expanso Portuguesa

52

9 / Junho / 2009

* Fragilidades resistentes: o Estado da ndia na 2. metade do sculo XVII *


Em 1663 Portugal assina o Tratado de Breda com a Holanda: estabelecimento da paz com a Holanda (a VOC como o principal inimigo portugus na sia).

1668 como o ano da chegada de uma proposta formal de Frana a Portugal: reflexo do poder portugus suficientemente forte para atrair a ateno francesa para uma aliana na sia. Aliana militar entre Portugal e Frana na sia; Cedncia de uma praa asitica a Frana; Livre circulao francesa no espao da sia. Ligao da recusa desta proposta francesa por D. Pedro II ao risco de retorno ao clima de instabilidade na sia.

Bombaim como a primeira praa inglesa na sia fruto do dote de D. Catarina de Bragana.

O objectivo portugus como a tentativa de manietar as relaes diplomticas com as outras potncias europeias, tais como a Inglaterra e as Provncias Unidas (tentativa de manter o Estado da ndia) procura de estabilidade no Estado da ndia. Existncia de condies de subsistncia portuguesa face s potncias europeias e face aos reis vizinhos. Termo que, na documentao, designa no apenas os potentados asiticos vizinhos dos Estado da ndia mas tambm os potentados asiticos que no tm fronteira directa com o Estado da ndia. Expresso abrangente. na sequncia das perdas de Chaul e de Baaim que se percepciona a necessidade de se autonomizarem os vrios territrios. Autonomizao de Moambique face ao governo do Estado da ndia; Governo autnomo do Estado da ndia.

Histria da Expanso Portuguesa

53

Relaes portuguesas com os reinos vizinhos O Imprio Mongol. O reino vizinho mais poderoso sem nunca oferecer problemas aos Portugueses. 1572-1573 como o primeiro abano provocado pelo Imprio Mongol atravs da conquista mongol do Guzarate: percepcionar da necessidade de manter boas relaes com os Mongis fruto da facilidade de conquista das posies portuguesas pelo Imprio Mongol produzir de um entendimento com os Mongis aps a conquista mongol do Guzarate (relaes relativamente fceis com Akbar). Alguma deteriorao das relaes entre Portugueses e Mongis com Jahanjir (r. 1605-1628), Shah Julian (r. 1628-1658) e Auranzzeb (r. 1658-1707). Conservao de prestgio martimo e de capacidade operacional pelos Portugueses: a pequena dimenso do territrio portugus face ao Imprio Mongol paralela grande capacidade naval portuguesa face aos Mongis; Os Maratas. Oriundos da zona de Marahastra. Os Maratas como uma casta de agricultores. Incio de uma revolta sob a liderana de Shivaji contra o Imprio Mongol (1659): desejo de uma independncia marata domnio demogrfico, e no poltico, do Hindusmo no Imprio Mongol (Pela Ptria e pela Vaca!). Tendncia portuguesa para o apoio ao Imprio Mongol devido ao seu poderio: fornecimento de armas aos Mongis pelos Portugueses. Conscincia do perigo marata: entendimento efmero entre Portugueses e Maratas (1673). Morte de Shivaji em 1680 e sucesso de Shivaji por Shambaji; Sultanato de Bijapur. Estabilizar das relaes bilaterais entre Bijapur e os Portugueses. Inconvenincia das ms relaes concretizao de um entendimento comercial; Costa do Canar. Localizao entre Goa e o Malabar. Instalao em 1570 e expulso em 1650 fruto da aliana entre a VOC e a dinastia local dos Nayacks. Procura do renovar das relaes diplomticas entre o Estado Portugus da ndia e o Canar: desmotivao de ambas as partes pela presena holandesa em 1664 (interrupo das negociaes). Novas negociaes em 1771 com condies prticas s em 1778. Acordo de paz muito favorvel para os Portugueses em 1781; Sultanato de Golconda. Influncia sobre a costa do Meliapor. Aliana VOC em Maio de 1672, aps o Tratado de Breda. Negociaes com os Portugueses fruto da perseguio dos interesses comerciais de Golconda pelo vice-rei: trmino destas negociaes devido submisso de Golconda aos Franceses (1672); Sultanato de Oman. Nasir ibn Murshd (1624-1649) como o responsvel pela unificao do Oman, potencial fonte de problemas para o Estado Portugus da ndia.

Histria da Expanso Portuguesa

54

Aposta no comrcio e no poder naval. Construo de uma forte armada para combater os Omanitas por ordem de D. Joo Nunes da Cunha.

A importncia da capacidade naval operacional efectiva do Estado Portugus da ndia.

Anda mungkin juga menyukai