Anda di halaman 1dari 3

Escola da APEL Filosofia 11 Ano

O racionalismo dogmtico de Descartes O projeto de fundamentao do saber H j algum tempo eu me apercebi de que, desde os meus primeiros anos, recebera muitas falsas opinies como verdadeiras, e de que aquilo que depois eu fundei em princpios to mal assegurados no podia ser seno muito duvidoso e incerto; de modo que me era necessrio tentar seriamente, uma vez em minha vida, desfazer-me de todas as opinies a que at ento dera crdito, e comear tudo novamente desde os fundamentos, se quisesse estabelecer algo de firme e de constante nas cincias.
Descartes, Meditaes sobre a Filosofia Primeira, Coimbra, Almedina, 1976, p. 34

A importncia da dvida () Aplicar-me-ei seriamente e com liberdade em destruir em geral todas as minhas antigas opinies. Ora, no ser necessrio, para alcanar este desgnio, provar que todas elas so falsas, o que talvez nunca levasse a cabo; mas, uma vez que a razo j me persuade de que no devo menos cuidadosamente impedir-me de dar crdito s coisas que no so inteiramente certas e indubitveis, do que s que nos parecem manifestamente ser falsas, o menor motivo de dvida que eu nelas encontrar bastar para me levar a rejeitar todas. E, por isso, no necessrio que examine cada uma em particular, o que seria um trabalho infinito; mas, visto que a runa dos alicerces carrega necessariamente consigo todo o resto do edifcio, dedicar-me-ei inicialmente aos princpios sobre os quais todas as minhas antigas opinies estavam apoiadas.
Descartes, Meditaes sobre a Filosofia Primeira, Coimbra, Almedina, 1976, p. 36

Nunca aceitar como verdadeira qualquer coisa sem a conhecer evidentemente como tal, isto , evitar cuidadosamente a precipitao e a preveno (pr-conceito ou pr-juzo); no incluir nos meus juzos nada que se no apresente to clara e distintamente ao meu esprito que no tivesse nenhuma ocasio para pr em dvida.
Descartes, Discurso do Mtodo

Os nveis de aplicao da dvida O primeiro nvel de aplicao da dvida Tudo o que recebi, at ao presente, como o mais verdadeiro e seguro, aprendi-o pelos sentidos: ora, experimentei algumas vezes que esses sentidos eram enganosos, e de prudncia nunca se fiar inteiramente em quem j nos enganou uma vez.
Descartes, Meditaes sobre a Filosofia Primeira, Coimbra, Almedina, 1976, p. 37

O segundo nvel de aplicao da dvida E como poderia eu negar que estas mos e este corpo sejam meus? A no ser, talvez, que eu me compare a esses insensatos, cujo crebro est de tal modo perturbado e ofuscado pelos negros vapores da blis que constantemente asseguram que so reis quando so muito pobres; que esto vestidos de ouro e de prpura quando esto inteiramente nus,

Professor: Eduardo Quina

Escola da APEL Filosofia 11 Ano

ou imaginam ser cntaros ou ter um corpo de vidro. Mas qu? So loucos e eu no seria menos extravagante se me guiasse por seus exemplos. Todavia, devo aqui considerar que sou homem e, por conseguinte, que tenho o costume de dormir e de representar, em meus sonhos, as mesmas coisas, ou algumas vezes menos verosmeis, que esses insensatos em viglia. Quantas vezes ocorreu-me sonhar, durante a noite, que estava neste lugar, que estava vestido, que estava junto ao fogo, embora estivesse inteiramente nu dentro do meu leito? Parece-me agora que no com olhos adormecidos que contemplo este papel; que esta cabea que eu mexo no est dormente; que com desgnio e com propsito deliberado que estendo esta mo e que a sinto: o que ocorre no sono no parece ser to claro nem to distinto quanto tudo isso. Mas, pensando cuidadosamente nisso, lembro-me de ter sido muitas vezes enganado, quando dormia, por semelhantes iluses. E, detendo-me neste pensamento, vejo to manifestamente que no h quaisquer indcios concludentes, nem marcas assaz certas por onde se possa distinguir nitidamente a viglia do sono, que me sinto inteiramente pasmado: e o meu pasmo tal que quase capaz de me persuadir de que estou dormindo.
Descartes, Meditaes sobre a Filosofia Primeira, Coimbra, Almedina, 1976, p. 39

O terceiro nvel de aplicao da dvida Duvidaremos tambm de todas as outras coisas que outrora nos pareceram certssimas, mesmo das demonstraes da matemtica e dos seus princpios, embora por si mesmos bastante manifestos, porque h homens que se enganaram raciocinando sobre essas matrias, mas principalmente porque ouvimos dizer que Deus, que nos criou, pode fazer tudo o que lhe agrada, e no sabemos ainda se ele nos quis fazer de tal maneira que sejamos sempre enganados, at sobre as coisas que pensamos conhecer melhor. Pois, uma vez que permitiu que algumas vezes nos tivssemos enganado, como j foi assinalado, porque no poderia permitir que nos enganssemos sempre? E se quisermos supor que o autor do nosso ser no um Deus todo-poderoso, e que subsistimos por ns prprios ou por qualquer outro meio, pelo facto de supormos esse autor menos poderoso que teremos sempre tanto mais motivo para crermos que no somos perfeitos que no possamos sempre ser continuamente iludidos.
Descartes, Princpios da Filosofia, 5, Guimares editores, 1974, p. 6

Penso, logo, existo Dei conta de que se assim queria pensar que tudo era falso, era absolutamente necessrio que eu, que pensava, fosse alguma coisa. E observando que esta verdade, Penso, logo existo, era to firme e segura que as mais extravagantes suposies dos cpticos no eram capazes de a abalar, considerei poder receb-la sem escrpulo para primeiro princpio da filosofia que buscava. Depois, examinando com ateno o que eu era, vi que podia fingir no ter qualquer corpo, e que no havia qualquer mundo ou lugar onde estivesse; mas que nem por isso podia fingir que eu no existia; e que, pelo contrrio, exactamente porque pensava em duvidar da verdade das outras coisas, resultava muito obviamente e muito seguramente que eu existia; ao passo que, bastava eu deixar de pensar, ainda que todo o resto que havia imaginado fosse verdade, no tinha qualquer razo para crer que existia; aprendi por a que eu era uma substncia cuja inteira essncia ou natureza no era seno pensar, e que, para ser, no precisava de lugar algum, nem depender de coisa material alguma. De molde que este eu, ou seja, a alma, pela qual sou o que sou, inteiramente distinto do corpo, e at mais fcil de conhecer que ele, e mesmo que ele no existisse, ela no deixaria de ser tudo o que .
Descartes, Discurso do Mtodo

Professor: Eduardo Quina

Escola da APEL Filosofia 11 Ano

A prova da existncia de Deus Em seguida, reflectindo sobre o facto de duvidar, constatei, por conseguinte, que o meu ser no era completamente perfeito, pois via claramente que saber era uma perfeio maior do que duvidar; lembrei-me de procurar onde aprendera a pensar em algo mais perfeito do que eu era, e soube evidentemente que devia ser de uma qualquer natureza que fosse mais perfeita. No que diz respeito aos pensamentos que tinha dalgumas outras coisas fora de mim, tal como o cu, a terra, a luz, o calor e outras mil, no estava to preocupado em saber donde vinham, porque, no vendo nelas nada que me parecesse torn-las superiores a mim, podia acreditar que, se fossem verdadeiras, seriam dependncias da minha natureza, na medida em que teria alguma perfeio; e se no fossem, vir-me-iam do nada, isto , estavam em mim pelo que eu possua de falho. Contudo, o mesmo no podia acontecer com a ideia de um ser mais perfeito que eu; porque, receb-la do nada, era coisa manifestamente impossvel; e porque nada h de mais contrrio que o mais perfeito ser um resultado e uma dependncia do menos perfeito, ou que do nada proceda algo, tambm no podia t-la recebido de mim mesmo. De forma que lhe restava ter sido introduzida em mim por uma natureza que seria verdadeiramente mais perfeita do que eu era, e que tivesse at dentro de si todas as perfeies de que eu podia ter uma ideia, isto , para me explicar numa palavra, que fosse Deus.
Descartes, Discurso do Mtodo

Em que sentido se pode dizer que, se ignorarmos Deus, no podemos ter conhecimento certo de nenhuma outra coisa.
Descartes, Princpios da Filosofia, 13, Guimares editores, 1974, p. 22

Professor: Eduardo Quina

Anda mungkin juga menyukai