Anda di halaman 1dari 9

Biologia | Unidade 3 Distribuio de Matria 01/201 0

Transporte nas Plantas Plantas no vasculares: So pouco diferenciadas e no apresentam sistemas de transporte de seivas nem tecidos condutores. Vivem em zonas hmidas, o movimento da gua efetua-se por osmose e a matria movimenta-se por difuso de clula a clula. Ex: musgos. Plantas vasculares: Dividem-se em dois grupos: as plantas sem sementes e as plantas com sementes. Tm um duplo sistema de conduo de gua e solutos, constitudo por tecidos especializados (xilema e floema) que esto organizados em feixes condutores e existem em todos os rgos da planta. Ex: fetos, angiosprmicas e gimnosprmicas. Seiva Bruta ou Xilmica gua e substncias minerais dissolvidas Xilema Sentido Ascendente Seiva Elaborada ou Flomica Compostos orgnicos Floema Sentido Descendente Localizao dos Sistemas de Transporte Folhas: Os feixes condutores de xilema e floema localizam-se ao nvel das nervuras das folhas. Estas so mais salientes na pgina inferior da folha. Os feixes condutores so duplos e colaterais, isto , cada feixe tem xilema e floema, estando colocados lado a lado. O xilema est mais prximo da pgina superior e o floema est mais prximo da pgina inferior. Caule: Nos caules os feixes tambm so duplos e colaterais. O xilema est voltado para o centro do rgo e o floema est voltado para fora. Raiz: Na raiz os feixes condutores so simples e alternos, isto , cada feixe tem somente xilema ou floema, os quais alternam. Funes da raiz, caule e folhas Sistema Radicular: A raiz importante para a fixao da planta ao solo e para a absoro de gua e substncias minerais existentes no solo que so conduzidas s folhas para o processo de fotossntese. Sistema Caulinar: O caule serve de suporte s folhas, permitindo-lhes uma posio adequada captao de luz. tambm atravs do caule que se efetua o transporte das seivas. Sistema Foliar: As folhas so responsveis por realizar a fotossntese. Estrutura dos Tecidos Condutores

Biologia | Unidade 3 Distribuio de Matria 01/201 0


Xilema: Os seus elementos condutores so os vasos xilmicos, constitudos por clulas mortas, cujas paredes laterais possuem anis de lenhina (substncia impermevel). Floema: Os seus elementos condutores so os tubos crivosos, constitudos por clulas vivas, cujas paredes transversais, providas de orifcios, constituem as placas crivosas. Existem ainda, no floema, clulas de companhia, clulas vivas com a funo de fornecer energia aos tubos crivosos.

Estrutura da Folha

Mesfilo

Estoma

Estrutura do Estoma

Ostolo Clulas-Guarda

Absoro de gua e de solutos pelas plantas

Biologia | Unidade 3 Distribuio de Matria 01/201 0


A maior parte da gua e dos solutos necessrios para as atividades da planta so absorvidos pelo sistema radicular da planta. A eficincia deste processo deve-se presena de pelos radiculares que aumentam a rea da superfcie da raiz em contacto com o solo. A absoro de gua feita por osmose: Solo (meio hipotnico) Raiz (meio hipertnico) A absoro de solutos (ies) feita por transporte ativo: Solo (meio hipotnico) Raiz (meio hipertnico)

Transporte no Xilema Hiptese da presso radicular A presso que se exerce na raiz (presso radicular) pode explicar a ascenso de gua no xilema em algumas situaes uma vez que se trata do fenmeno causado pela acumulao de ies nas clulas da raiz que aumenta a concentrao de soluto e provoca a entrada de gua por osmose para o interior da planta. Evidncias Gutao: Quando a presso radicular muito elevada e faz com que a gua ascenda at s folhas onde libertada nas margens sob a forma de gotas. Exsudao: Quando se procede a uma poda tardia de certas plantas e a gua sai atravs do caule. Experimentalmente: Quando possvel observar a subida de gua num tubo colocado no corte de uma planta envasada. Porm, os valores de presso radicular no so suficientes para explicar a ascenso da gua at ao cimo de certas rvores e por vezes nem se verificam e, por isso, possvel afirmar que existem outros fatores responsveis pela ascenso de gua no xilema. Hiptese da tenso-adeso-coeso Transpirao: A gua chega s folhas atravs dos vasos de xilema, depois sai destes vasos por osmose para as clulas do mesofilo e posteriormente difunde-se para os espaos intercelulares e para a cmara estomtica. Atravs da transpirao o vapor de gua libertado pelo ostolo para o exterior, tambm por difuso. Este fenmeno cria uma tenso (presso negativa) e a gua passa do xilema para o mesfilo, onde a presso osmtica aumentou, por osmose.

Biologia | Unidade 3 Distribuio de Matria 01/201 0


Coeso e Adeso no xilema: As molculas de gua mantm-se unidas devido a foras de coeso e aderem s paredes dos vasos devido a foras de adeso, formando uma coluna contnua ascendente (corrente de transpirao). Absoro de gua do solo: A ascenso de gua cria um dfice da mesma no xilema da raiz fazendo com que novas molculas de gua passem para o xilema, o que determina a absoro ao nvel da raiz por osmose uma vez que o potencial de gua no solo elevado. A transpirao acaba por ser o motor que faz ascender a seiva xilmica e por isso quando a transpirao aumenta, a absoro tambm aumenta e a ascenso de seiva torna-se mais rpida. Controlo da Transpirao Os estomas so responsveis por controlar a quantidade de gua perdida por transpirao. Nas clulas-guarda as paredes celulares que rodeiam o ostolo so mais espessas do que as paredes que contactam com as outras clulas da epiderme. As zonas mais finas das paredes celulares tm maior elasticidade do que as zonas de maior espessura. Quando h entrada de gua, esta exerce uma presso de turgescncia sobre a parede celular o que provoca a deformao da regio mais fina da mesma e leva abertura dos estomas (meio pobre em ies K+). Quando a clula perde gua e a presso de turgescncia diminui, o estoma volta sua forma normal, aproximando-se das clulas-guarda, o que provoca o fecho dos estomas (obscuridade). Fatores que fazem variar a presso de turgescncia das clulas-guarda: Intensidade Luminosa; Concentrao em CO2; Valores de pH; Concentrao de ies.

Transporte no Floema Hiptese do Fluxo de Massa 1. A glicose elaborada nos rgos fotossintticos convertida em sacarose e passa para o floema por transporte ativo. 2. medida que aumenta a concentrao de sacarose nos tubos crivosos, a presso osmtica aumenta e a gua sai do xilema para o floema por osmose.

Biologia | Unidade 3 Distribuio de Matria 01/201 0


3. Aumenta a presso de turgescncia, o que faz com que o contedo dos tubos crivosos atravesse as placas crivosas por difuso simples. 4. A sacarose passa do floema para locais de consumo ou reserva por transporte ativo. 5. medida que diminui a concentrao de sacarose nos tubos crivosos, a presso osmtica diminui e a gua sai do floema para o xilema por osmose. Evidncias A sada de seiva sob presso quando se corta pelo estilete um afdio inserido no floema. Os diferentes gradientes de concentrao de sacarose ao longo do floema. Transporte nos Animais Sistemas de Transporte Um sistema de transporte tipicamente inclui: um fluido circulante; um rgo propulsor; um sistema de vasos de transporte.

Sistema de transporte aberto: O sangue abandona os vasos e passa para as lacunas fluindo diretamente entre as clulas. Neste tipo de sistema no h distino entre sangue e fluido intersticial por isso usa-se o termo hemolinfa para designar o fluido circulatrio. Sistema de transporte fechado: O sangue circula sempre dentro de vasos mantendo-se distinto do fluido intersticial. Exemplos:

Biologia | Unidade 3 Distribuio de Matria 01/201 0

Num sistema de transporte aberto o sangue flui muito mais lentamente do que num sistema de transporte fechado e os animais que o possuem tm, em regra, movimentos lentos e baixas taxas metablicas. Isto no acontece nos insetos porque o sistema circulatrio no acumula a funo de transportar oxignio e, por isso, no tm metabolismo lento. O meio interno dos animais constitudo pelo sangue, pela linfa e pelo conjunto de todas as clulas. Transporte nos Vertebrados Circulao Simples: No decurso de uma circulao completa, o sangue passa uma s vez no corao. Circulao Dupla: O sangue percorre dois circuitos, passando duas vezes no corao. circulao pulmonar: o sangue venoso sai do corao, vai aos pulmes, onde oxigenado, e regressa arterial aurcula esquerda pelas veias pulmonares. circulao sistmica: o sangue arterial sai do corao, dirige-se para todas as partes do corpo e regressa venoso aurcula esquerda pelas veias cavas. A circulao dupla mais eficiente do que a circulao simples, pois assegura um fluxo vigoroso de sangue para os diferentes rgos.

Biologia | Unidade 3 Distribuio de Matria 01/201 0


Circulao Dupla Completa: O corao tem quatro cavidades (duas aurculas e dois ventrculos) e no h mistura de sangues. Circulao Dupla Incompleta: O corao tem trs cavidades (duas aurculas e um ventrculo) e pode haver mistura de sangue venoso com sangue arterial. A mistura normalmente evitada pela no simultaneidade de contrao das duas aurculas. Peixes Circulao Simples Anfbio Circulao Dupla Incompleta Ave/Mamfero Circulao Dupla Completa

Mecanismos mamferos

que

contribuem

para

eficincia

da circulao

nos

Miocrdio: O msculo cardaco mais espesso ao nvel dos ventrculos do que das aurculas e a parede do ventrculo esquerdo tambm mais espessa uma vez que este permite dar maior impulso ao sangue que consegue assim executar a circulao sistmica, que um circuito mais extenso do que a circulao pulmonar que desempenhada pelo sangue que sai do ventrculo direito com menor impulso devido menor espessura. Vlvulas: A funo das vlvulas impedir o refluxo do sangue dos ventrculos para as aurculas (auriculoventriculares) e das artrias para os ventrculos (semilunares), ou seja imprimir um s sentido de circulao de sangue. Vasos sanguneos

Biologia | Unidade 3 Distribuio de Matria 01/201 0


As artrias ramificam-se em arterolas, que originam redes capilares ao nvel dos diferentes tecidos. Os capilares renem-se formando vnulas, que convergem formando veias pelas quais o sangue regressa ao corao. Artrias: tm paredes fortes e elsticas, o que permite dilatarem-se e contrarem-se em cada batimento cardaco. Veias: apresentam paredes finas e maior dimetro interno. Capilares: as suas paredes so muito finas e constitudas por uma s camada de clulas.

Presso Sangunea A presso sangunea atinge o seu valor mximo nas artrias, diminuindo ao longo das arterolas e dos capilares, e apresenta valores quase nulos nas veias. O valor mximo de presso corresponde ao momento de sstole ventricular, presso sistlica, e o valor mnimo corresponde presso no momento da distole ventricular, presso diastlica. Regresso do sangue ao corao Os principais mecanismos que contribuem para que o sangue que circula nas veias regresse ao corao so: A contrao dos msculos esquelticos que exerce presso sobre o sangue; A existncia de vlvulas venosas que impedem o retrocesso do sangue; A fora de suco provocada pela diminuio da presso nas aurculas durante a distole.

Velocidade do Fluxo Sanguneo A maior velocidade do fluxo sanguneo ocorre nas artrias, a velocidade diminui quando o sangue flui para os capilares e aumenta novamente quando o sangue circula nas veias. Fluidos Circulantes Os vertebrados possuem dois fluidos circulantes: o sangue a linfa. O sangue constitudo por plasma e elementos figurados (hemcias, leuccitos e plaquetas). Uma parte do plasma, por difuso, e alguns leuccitos, por diapedese, abandonam os capilares sanguneos e ocupam os espaos entre as clulas, constituindo o lquido intersticial ou linfa intersticial. O movimento deste lquido para fora do capilar possvel uma vez que na extremidade arterial do capilar, a presso do sangue excede a presso osmtica. Deste fluido as clulas obtm os nutrientes e o oxignio de que necessitam e libertam para ele as substncias resultantes do seu metabolismo (excrees),

Biologia | Unidade 3 Distribuio de Matria 01/201 0


como o dixido de carbono e os produtos azotados. Algum do lquido intersticial, rico em produtos de excreo, passa, ao nvel da extremidade venosa do capilar, de novo para o sangue, uma vez que nesta extremidade a presso osmtica excede a presso do sangue. Outra parte da linfa recolhida em capilares linfticos, constituindo a linfa circulante, que conduzida at vasos de maior calibre, os vasos linfticos. A linfa circulante entra na corrente sangunea em veias que abrem na veia cava superior, pouco antes do sangue entrar na aurcula direita. Nos vertebrados, para alm do aparelho circulatrio sanguneo, existe, portanto, um sistema linftico formado pelos vasos linfticos ramificados em capilares linfticos e pelos rgos linfoides. A renovao constante da linfa intersticial permite que as clulas obtenham continuamente nutrientes e oxignio e eliminem os produtos resultantes do seu metabolismo. desta forma que se estabelece um intercmbio contnuo de substncias entre as clulas e o sangue, uma vez que este nunca abandona os vasos sanguneos. No seu conjunto, os fluidos circulantes so responsveis pelo(a): Transporte de nutrientes provenientes do tubo digestivo ou da mobilizao das reservas at s clulas; Transporte de oxignio desde as superfcies respiratrias at s clulas; Remoo de produtos resultantes da atividade celular; Transporte de hormonas; Defesa do organismo atravs dos leuccitos.

Anda mungkin juga menyukai