Anda di halaman 1dari 3

Curso: Bacharelado em Cincias Contbeis Disciplina: Contabilidade Internacional Professor: Anderson Alves

AULA 2 (17/02/2012)

Contedo: 1. Contabilidade e seu ambiente no Brasil.

Contabilidade e seu ambiente no Brasil

Na dcada de 60, a Faculdade de Economia, Administrao e Contabilidade da Universidade de So Paulo (FEA/USP) revolucionou, no Brasil, o ensino da Contabilidade, passando a trat-la como instrumento de informao gesto e aos investidores, considerando o atendimento s necessidades do usurio como o grande objetivo das DC. A histria recente da contabilidade no Brasil teve incio na dcada de 70, com o

desenvolvimento do mercado de capitais e com a reforma bancria. Principais fases:


a) Obrigatoriedade de as companhias abertas terem suas DC auditadas por auditores independentes; b) Circular 179/72 pelo BACEN, padronizando a estrutura e forma de apresentao das DC das Cias abertas; c) Influncia da escola norte-americana de contabilidade e promulgao da lei 6.404/76 sob esta influncia. At ento, forte influncia da legislao tributria, que determinava procedimentos contbeis. Em mbito internacional foi criado, na dcada de 70, o IASB (International Accounting Standards Board), organismo privado com mais de 100 pases, objetivando disseminar a viso da Contabilidade e provocar a convergncia das diferentes normatizaes no mundo s Normas Internacionais de Contabilidade Em 1976, foi criada a CVM e divulgada a lei 6.404/76, trazendo inovaes poca, especialmente na criao de registros auxiliares para atender exigncias fiscais e observao dos princpios contbeis geralmente aceitos.

O desenvolvimento da contabilidade no Brasil tambm est fortemente ligado ao desenvolvimento econmico do pas. No perodo de 70 a 75 o Brasil apresentou taxas elevadas de crescimento econmico do PIB, despertando o interesse de investidores e bancos estrangeiros. Em 1974 criada a FIPECAFI, no Departamento de Contabilidade e Aturia da FEA/USP. Em 1977, lanado o Manual de contabilidade das sociedades por aes. Esse livro disseminou a nova Contabilidade pelo Brasil. Entretanto, a taxa de inflao passou a ter um crescimento bastante significativo, fazendo com que o Governo, em 1979, promovesse uma maxidesvalorizao cambial da moeda de 30% em um nico dia. Como decorrncia desse fato, o Governo no permitiu a dedutibilidade fiscal dessa perda cambial, determinando que o prejuzo fosse ativado e amortizado em 5 anos. Em outras palavras, no permitiu o reconhecimento contbil como despesa do exerccio, quando o correto seria fazer o ajuste extracontabilmente no LALUR. Em 1983 e 1999, tivemos mais 2 maxidesvalorizaes cambiais, mas foi facultativa a capitalizao com Ativo Diferido. Outros fatos importantes: a) Em 1987, a CVM editou a Instruo 64, determinando a elaborao de DC complementares em moeda de poder aquisitivo constante (correo integral) para as Cias abertas; b) Lei 9.249/95, na qual o Governo proibiu qualquer tipo de indexao nas demonstraes financeiras; c) Em 1993, o CFC editou a Resoluo 750, estabelecendo os Princpios Fundamentais de Contabilidade (atual Res. CFC 1.282/10). A Resoluo CFC 1.282/2010 alterou a Resoluo 750/1993 e revogou a Resoluo 774/1994. Em 2010, o antigo Manual de contabilidade das S/A modificado e passa a ser chamado Manual de Contabilidade Societria, trazendo os CPCs.

No mbito do IASB, os Pronunciamentos so compostos por Normas sobre tpicos especficos sob as siglas IFRS ou IAS e as Interpretaes sobre assuntos contenciosos, sob as siglas SIC (Standing Interpretations Committee) ou IFRIC.

EXERCCIOS

1. As Normas Brasileiras de Contabilidade devem estar em consonncia com: a) Os pronunciamentos tcnicos do Banco Central. b) Os pronunciamentos da Comisso dos Auditores Independentes.

c) Os princpios emanados do FASB. d) Os Princpios e as Normas Contbeis editadas pelo Comit de Normas Internacionais de Contabilidade (Internacional Accounting Standards Committee IASC). e) Os Princpios Fundamentais de Contabilidade. 2. Sua criao trouxe importantes inovaes poca, especialmente na elaborao de registros auxiliares para atender exigncias fiscais e observao dos princpios contbeis geralmente aceitos. Indique, entre os itens abaixo, de que rgo se trata: a) b) c) d) e) CFC. CPC. CVM. Receita Federal. BACEN.

3. Quais as principais mudanas introduzidas pela Resoluo CFC 1.282/2010, que dispe sobre os Princpios Fundamentais de Contabilidade? Comente. Dando continuidade ao processo de convergncia s normas internacionais de contabilidade, o CFC alterou a denominao Princpios Fundamentais de Contabilidade para Princpios de Contabilidade. Ainda com relao s alteraes implementadas, destacamos a revogao do Princpio da Atualizao Monetria. 4. O Princpio do Registro pelo Valor Original determina que os componentes do patrimnio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transaes, expressos em moeda nacional. Nesse sentido, existem diversas bases de mensurao. Assim, indique como so mensurados os ativos e passivos a Custo corrente. Os ativos so reconhecidos pelos valores em caixa ou equivalente de caixa, os quais teriam de ser pagos se esses ativos ou ativos equivalentes fossem adquiridos na data ou no perodo das demonstraes contbeis. Os passivos so reconhecidos pelos valores de caixa ou equivalentes de caixa, no descontados, que seriam necessrios para liquidar a obrigao na data ou no perodo das demonstraes contbeis.

5. Faa uma pesquisa e relate a importncia da FEA/USP para a Contabilidade Internacional. Cite a fonte.

6. Faa uma pesquisa e relate a importncia da FIPECAFI para a Contabilidade Internacional. Cite a fonte.

Anda mungkin juga menyukai