Anda di halaman 1dari 1

O Bem-Estar de 6.

3 mil milhes num Planeta (des)controlado

Joana Freire e Joana Lopes Professora Isabel Salta Biologia 12A

Crescimento populacional. Consequncias para a espcie e ambiente. Sustentabilidade.


Introduo/Problematizao
Desde sempre que o objectivo da humanidade foi a sobrevivncia. . Para isso, o ser humano partiu descoberta de novos instrumentos e mtodos que lhe proporcionassem uma melhor qualidade de vida. Assim, sobreviver no era mais uma prioridade, mas sim viver nas melhores condies possveis. Esta evoluo passou pelo surgimento de prticas agrcolas, melhoramentos na rea da sade e o desenvolvimento industrial. Tudo isto e muito mais provocou um quase descontrolado crescimento populacional. O Homem passou a interferir tanto no planeta em que vive (em ordem da to aclamada melhor qualidade de vida) que o tomou como seu, e assim, comeou a mud-lo, no reflectindo sobre as possveis consequncias: problemas ambientais, sociais. No entanto, h solues. E passam, antes de mais, pela consciencializao e incentivo cidadania. Com este poster pretendemos alertar para todos estes impactos, e, mais importante, a necessidade de dar a conhecer as solues que nos faam a todos (sobre)viver nesta Terra.

Objectivos
compreender o crescimento populacional reconhecer os impactos desse crescimento dar a conhecer solues para esses impactos

Consideraes Finais (Discusso/Concluso)


Aps a realizao deste poster, que envolveu uma parte muito importante de pesquisa, percebemos que, actualmente, o crescimento populacional descontrolado no acontece nos pases desenvolvidos, verificando-se, antes pelo contrrio, um envelhecimento da populao. Por outro lado, nos pases em desenvolvimento, este rpido crescimento da populao tem acarretado consigo inmeros impactos: a fome, a diminuio da qualidade de vida e um maior numero de conflitos e epidemias so apenas alguns deles. Em contraposio, nos pases devolvidos, constatamos a abundncia e o desperdcio material e a poluio que tem feito aumentar seriamente os riscos na sade pblica. As solues para estes problemas passam por mudar a mentalidade de todos aqueles que ainda pensam que o planeta inesgotvel e pode ser controlado pelo ser humano, e pela criao de estratgias que envolvam o desenvolvimento sustentvel. Esta sustentabilidade, que tem em mente as geraes futuras, pode ser atingida atravs de um equilbrio energtico, recorrendo ao uso de energias renovveis. No entanto, tambm pensamos que um bom emprego da biotecnologia pode garantir, atravs por exemplo da manipulao gentica de alimentos, avanos medicinais, entre outros aspectos, o bem-estar de 6.3 milhes num planeta controlado.

Palavras-Chave
Demografia - estudo do crescimento, movimento e desenvolvimento das populaes humanas. Sustentabilidade satisfao das necessidades do presente sem comprometer as das geraes futuras.

Indicadores demogrficos: - natalidade - mortalidade - esperana mdia de vida (EMV) - migrao

Slideshare: crescimento populacional

Como?

blog.ccbi.com.pt

www.pppg.ufma.br

Biotecnologia http://web.unife.it/progetti/isernia-la-pineta/images/neolitico.JPG Bibliografia http://www.norterecicla.com.br/lixo/peste_negra.jpg http://images.google.pt/images?hl=ptPT&rlz=1T4SKPB_enPT310PT312&um=1&sa=1&q=pasteur&aq=f&oq= Bio Desafios, Edies ASA, Elsa Ribeiro, Joo Carlos Silva, scar Oliveira Planeta com Vida, Santillana Constncia Editora, Cristina Carrajola, Maria Jos Castro, Teresa Hilrio

Energias Renovveis

1. 2. 3. 4. 5.

Satisfao das necessidades bsicas da populao Solidariedade para com as geraes futuras Incentivo cidadania A preservao dos recursos naturais. A elaborao de um sistema social que garanta emprego, segurana social e respeito por outras culturas.

Conscincia Ambiental
scribd,.com

Anda mungkin juga menyukai