Anda di halaman 1dari 11

27/2/2013

ADMINISTRAO
EMENTA

ADMINISTRAO
CINCIAS CONTBEIS 2013
Prof. Ms. Federico Natalio Madkur

Fundamentos da Administrao. Escolas Administrativas. A empresa como sistema. As funes administrativas: planejamento, organizao, direo e controle. Subadministrativo. Sub-sistema de produo. Sub-sistema de recursos humanos. Sub-sistema financeiro. Subsistema de vendas.

Prof. MS. Federico N. Madkur

Prof. MS. Federico N. Madkur

ADMINISTRAO
OBJETIVOS DA DISCIPLINA

CONTEDO PROGRAMTICO
UNIDADE N 01 1- FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAO 1.1-Conceito de administrao, eficincia, eficcia. 1.2- Importncia social da administrao e campos de atuao 1.2 -Viso histrica da Administrao 1.3 -Teorias da Administrao 1.4- Administrao no presente: grandes desafios UNIDADE N 02 2- MODALIDADES DE ORGANIZAES E A FUNO SOCIAL. 2.1-Organizaes do primeiro, segundo e terceiro setor e seu papel na sociedade 2.2-Papel do gerente. 2.3-Teorias das organizaes e sua funo social. 2.4-Tipos de organizaes: Publico e Privadas e oportunidades para o desempenho profissional do administrador. 2.5- Funes da administrao e reas funcionais das empresas
Prof. MS. Federico N. Madkur Prof. MS. Federico N. Madkur

Contribuir para habilitar o aluno do curso de Cincias Contbeis a identificar e aplicar dos conceitos fundamentais da Administrao na tomada de deciso de uma empresa, visualizando a empresa como um sistema interativo, alm de auxiliar na identificao de caractersticas administrativas nas organizaes e na anlise do ambiente externo que a empresas esto inseridas.

27/2/2013

CONTEDO PROGRAMTICO
UNIDADE N 03 3-EVOLUO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO 3.1-Princpios da Escola Clssica. 3.2-Modelo de administrao ( Japons, Coreano, Americano). 3.3-Administrao da qualidade. 3.4-Enfoque comportamental, Motivao, liderana, cultura organizacional 3.5-Pensamento sistmico, planejamento e gesto estratgica 3.6-Administrao participativa 3.7-tica e responsabilidade social 3.8-Administrao na era digital e seus novos paradigmas.

BIBLIOGRAFIA BSICA
ANDRADE, Rui Otavio; AMBONI, Nrio. Teoria Geral da Administrao. Rio de Janeiro: Campus, 2012. MAXIMIANO, Antonio C Amaru. Teoria Geral da Administrao. 1 Revista campacta, Ed. Atlas: So Paulo, 2008. MAXIMIANO, Antonio C Amaru. Teoria Geral da Administrao: da Revoluo Urbana a Revoluo Digital. 6 Revista e atualizada, Ed. Atlas: So Paulo, 2006. CHIAVENATO, Idalberto. Introduo Teoria Geral da Administrao. Ed. Campus. Ed compacta(2. ed, revista e atualizada: Rio de Janeiro, 2000. _______________, Idalberto. Introduo Teoria Geral da Administrao. Ed. Campus.(6 ed, revista e atualizada: Rio de Janeiro, 2000. MINTZBERG, Henry. Criando Organizaes Eficazes: Estrutura em Cinco Configuraes. Ed. Atlas: So Paulo, 2003. KWASNICKA, Eunice Lacava. Introduo Administrao. 5 ed. Revisada e Ampliada. So Paulo: Atlas, 1995.

Prof. MS. Federico N. Madkur

Prof. MS. Federico N. Madkur

BIBLIOGRAFIA COMPLEMNETAR
MORGAN, Gareth. Imagens da Organizao. So Paulo: Atlas, 1996 . Ribeiro. Antnio de Lima. Teorias da Administrao. So Paulo: Saraiva, 2003. SROUR, Robert Henry. Poder, Cultura tica nas Organizaes. 10 ed. Rio de Janeiro: Ed Campus, 1998. FAYOL, Henry. Administrao Industrial e Geral: Previso, Organizao, Comando, Coordenao e Controle. So Paulo: Atlas, 1989. ETZIONI, Amitai. Organizaes complexas. So Paulo: Atlas, 1984. MARCH & SIMON. Teoria das organizaes. Rio de Janeiro: FGV, 1981. McGREGOR, Douglas. 0 lado humano da empresa. Coimbra, 1981. SIMON, Herbert A. Comportamento administrativo. Rio de Janeiro: FGV, 1979. TAYLOR, Frederick W. Princpios de administrao cientfica. So Paulo: Atlas, 1982. LAWRENCE & LORSCH. As empresas e o ambiente. Rio de Janeiro: Vozes, 1986.
Prof. MS. Federico N. Madkur

Metodologia
Metodologia de ensino: Aulas expositivas dos aspectos tericos/ conceituais, debates com exemplos de aplicabilidade prtica, exerccios e estudo de caso.

Prof. MS. Federico N. Madkur

27/2/2013

Critrios de Avaliao

Critrios de Avaliao
Aplicao de Provas Bimestrais Apresentao de Trabalhos Individuais ou em gruposArtigos Cientficos /Seminrios Assiduidade, pontualidade e participao em sala de aula Peso 6 Peso 1 Peso 2 Peso 1

. Prova .Trabalhos, artigos e


participao em sala de aula

peso

6,0 4,0

peso

*A nota de pontualidade ser apurada partindo-se inicialmente de 100% (nota dez) e reduzindo-se 1/15 a cada dia de atraso, independentemente do motivo. Tolerncia de 5 minutos; ** Com relao entrega dos exerccios, a nota ser reduzida em 15:43 1/6 a cada no-entrega dos mesmos. Os exerccios somente sero recebidos pelo professor no incio das aulas.
Prof. MS. Federico N. Madkur

ORGANIZAES E ADMINISTRAO

EXPLICAR E EXERCITAR AS SEGUINTES IDEIAS: Organizaes e seus elementos.

Inic ia nd o Aula N 0 1

Processo de administrar organizaes e suas funes. Papel dos administradores ou gerentes e competncias importantes para seu desempenho.

Prof. MS. Federico N. Madkur

Prof. MS. Federico N. Madkur

27/2/2013

ORGANIZAES E ADMINISTRAO
As organizaes fornecem os meios de subsistncia para muitas pessoas. Salrios, abonos, lucros distribudos e outras formas de remunerao so fornecidos s pessoas, em retribuio por seu trabalho ou seu investimento. So esses rendimentos que permitem s pessoas adquirir os bens e servios de que necessitam.

ORGANIZAES E ADMINISTRAO
O desempenho das organizaes importante para clientes e usurios, funcionrios, acionistas, fornecedores e para a comunidade em geral. Para atender s expectativas de todas essas partes interessadas, as organizaes precisam ser bem administradas. a administrao que faz organizaes serem capazes de utilizar corretamente seus recursos e atingir seus objetivos.

Prof. MS. Federico N. Madkur

Prof. MS. Federico N. Madkur

ORGANIZAES E ADMINISTRAO
Principais componentes das organizaes Uma organizao um sistema de recursos que procura realizar algum tipo de objetivo ou conjunto de objetivos.

ORGANIZAES E ADMINISTRAO
A Organizao uma associao de pessoas para atingir uma finalidade definida e predeterminada, ou seja, sua misso. As pessoas que compem a organizao so seus scios, dirigentes, funcionrios e voluntrios, com objetivos e responsabilidades diferenciados, mas articulados em torno da misso da entidade. Em razo de que o homem, isoladamente, no tem condies de satisfazer todas as suas necessidades (necessidade a falta ou privao de alguma coisa de desejo do homem). Assim, por meio da organizao, possvel perseguir e alcanar objetivos, que seriam intangveis para uma pessoa.

Alm de objetivos e recursos, as organizaes tem dois outros componentes importantes: processos de transformao e diviso do trabalho.

Prof. MS. Federico N. Madkur

Prof. MS. Federico N. Madkur

27/2/2013

ORGANIZAES E ADMINISTRAO
TIPOS DE ORGANIZAES As organizaes podem ser pblicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, permanentes ou temporrias. Organizao pblica: aquela mantida pelo poder pblico, isto , por qualquer nvel de governo, federal, estadual ou municipal. Organizao privada: a mantida pela iniciativa privada, isto , por pessoas, scias da organizao. Tambm existe a organizao mista, onde esforos pblicos so combinados com privados.

ORGANIZAES E ADMINISTRAO
TIPOS DE ORGANIZAES Organizao com fins lucrativos aquela cujo objetivo gerar lucro a partir das atividades por ela desenvolvidas, para distribu-los aos seus scios. Organizao sem fins lucrativos no tem objetivo de lucro, mas outras finalidades, como amparar os necessitados, desenvolver atividades sociais (esportes, lazer), congregar pessoas. A ausncia da finalidade de lucro no impede que a organizao venda mercadorias ou preste servios remunerados, mas o lucro dessas atividades deve reverter somente para a organizao, jamais para seus proprietrios.

Prof. MS. Federico N. Madkur

Prof. MS. Federico N. Madkur

ORGANIZAES E ADMINISTRAO
TIPOS DE ORGANIZAES Organizao permanente aquela constituda por prazo indeterminado, em princpio para sempre, sem que isso impea seu desaparecimento. Organizao temporria a constituda com uma finalidade especfica, para desaparecer to logo essa atividade tenha sido concluda.

ORGANIZAES E ADMINISTRAO
Funes Organizacionais As funes organizacionais so as tarefas especializadas que as pessoas e os grupos executam, para que a organizao consiga realizar seus objetivos. Segundo Maximiano (2009) as funes mais importantes de qualquer organizao so analisadas sucintamente a seguir:

Prof. MS. Federico N. Madkur

Prof. MS. Federico N. Madkur

27/2/2013

Funes Organizacionais
Produo O objetivo bsico da funo de produo fornecer os produtos ou servios da organizao. H trs tipos principais de processos produtivos: - Produo em massa - fornecimento de grande nmero de produtos e servios idnticos, que podem ser simples ou complexos. Exemplos: parafusos, automveis, refeies rpidas em cadeias de lanchonetes, etc.; - Produo por processo contnuo - fornecimento virtualmente ininterrupto de um nico produto ou servio, como gasolina, corantes, transmisso de programas de televiso, energia eltrica, etc.; - Produo unitria e em pequenos lotes fornecimento de produtos e servios sob encomenda, simples ou complexos. Por exemplo, montagem de avies, navios de grande porte e de plantas petroqumicas, organizao de realizao de Jogos Prof. MS. Federico N. Madkur Olmpicos.

Funes Organizacionais
Marketing O objetivo bsico da funo de marketing estabelecer e manter a ligao entre a organizao e seus clientes, consumidores, usurios ou pblico-alvo. A funo de Marketing muito ampla e abrange as atividades de: - Pesquisa: identificao de interesses e necessidades e tendncias do mercado; - Desenvolvimento de produtos: criao de produtos e servios, inclusive seus nomes, marcas e preos, e fornecimento de informaes para o desenvolvimento de produtos em laboratrios e oficinas; - Distribuio: desenvolvimento de canais de distribuio e gesto dos pontos de venda;

Prof. MS. Federico N. Madkur

Funes Organizacionais
Marketing - Preo: determinao das polticas comerciais e estratgias de preo no mercado; - Promoo: comunicao com o pblico-alvo, por meio de atividades como propaganda e publicidade; - Vendas: criao de transaes com o pblico alvo. (Em algumas organizaes, vendas uma funo separada de marketing).

Funes Organizacionais
Pesquisa e Desenvolvimento O objetivo bsico da funo de Pesquisa e desenvolvimento transformar as informaes de marketing, as ideias originais e os avanos da cincia em produtos e servios. Finanas O objetivo bsico da funo de Finanas a proteo e a utilizao eficaz dos recursos financeiros. A funo financeira abrange as decises de: Investimento, Financiamento, Controle e Destinao/aplicao dos resultados.

Prof. MS. Federico N. Madkur

Prof. MS. Federico N. Madkur

27/2/2013

Funes Organizacionais
Recursos Humanos A funo de Recursos Humanos, ou de gesto de pessoas, tem como objetivos encontrar, atrair e manter as pessoas de que a organizao necessita. A funo de recursos humanos tem como componentes outras funes tais como a de planejamento de mo-de-obra, recrutamento e seleo, treinamento e desenvolvimento, administrao de pessoal, Avaliao de desempenho, Remunerao ou compensao, funes ps-emprego como, por exemplo, recolocao profissional, dentre outras.

Funes Organizacionais

Prof. MS. Federico N. Madkur

Prof. MS. Federico N. Madkur

Tpicos para Discusso:


Quais as diferenas entre organizaes lucrativas e nolucrativas? D exemplos de organizaes lucrativas. D exemplos de organizaes no-lucrativas. O que significa uma ONG (organizao no-governamental)? Quais as especializaes da Administrao? O que faz o administrador? Quais as habilidades necessrias para o administrador?

Exerccio

1.1

27/2/2013

EFICINCIA E EFICCIA
Eficincia e eficcia As organizaes realizam as funes apresentadas acima, adquirindo e utilizando recursos, para desenvolver e fornecer produtos e servios, com o objetivo de resolver problemas de seus usurios e das pessoas que as criam. EFICCIA: comparao entre o que se pretendia fazer e o que efetivamente se conseguiu. a palavra usada para indicar que a organizao realiza seus objetivos. Quanto mais alto o grau de realizao dos objetivos, mais a organizao eficaz.

EFICINCIA E EFICCIA
EFICINCIA: A relao entre os resultados que se conseguiu alcanar e os recursos que foram empregados. a palavra usada para indicar que a organizao utiliza produtivamente, ou de maneira econmica, seus recursos. Quanto mais alto o grau de produtividade ou economia na utilizao dos recursos, mais eficiente a organizao.

Prof. MS. Federico N. Madkur

Prof. MS. Federico N. Madkur

EFICINCIA E EFICCIA

HABILIDADES DO ADMINISTRADOR
Segundo Katz (1987), existem trs tipos de habilidades que o administrador deve possuir para trabalhar com sucesso: - habilidade tcnica: consiste em utilizar conhecimentos, mtodos, tcnicas e equipamentos necessrios para realizao de tarefas especficas por meio da experincia profissional; - habilidade humana: consiste na capacitao e discernimento para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivaes e desenvolver uma liderana eficaz; - habilidade conceitual: consiste na capacidade para lidar com ideias e conceitos abstratos. Essa habilidade permite que a pessoa faa abstraes e desenvolva filosofias e princpios gerais de ao.
Prof. MS. Federico N. Madkur Prof. MS. Federico N. Madkur

27/2/2013

HABILIDADES DO ADMINISTRADOR
A TGA (Teoria Geral da Administrao) se prope a desenvolver a habilidade conceitual, ou seja, a desenvolver a capacidade de pensar, de definir situaes organizacionais complexas, de diagnosticar e de propor solues.

HABILIDADES DO ADMINISTRADOR

Prof. MS. Federico N. Madkur

Fonte: Nveis Organizacionais e as trs Habilidades do Administrador ( KATZ,1987)


Prof. MS. Federico N. Madkur

HABILIDADES DO ADMINISTRADOR
Conhecimento significa todo o acervo de informaes, conceitos, ideias, experincias, aprendizagens que o administrador possui a respeito de sua especialidade. Perspectiva significa a capacidade de colocar o conhecimento em ao. Em saber transformar a teoria em prtica. Em aplicar o conhecimento na anlise das situaes e na soluo dos problemas e na conduo do negcio. Atitude representa o estilo pessoal de fazer as coisas acontecerem, a maneira de liderar, de motivar, de comunicar e de levar as coisas para frente.

PAPEL DO ADMINISTRADOR
Mintzberg (2000) identifica dez papis especficos do administrador divididos em trs categorias: Interpessoal, Informacional e Decisorial. Cada papel representa atividades que o administrador conduz para cumprir as funes de planejar, organizar, dirigir e controlar
Prof. MS. Federico N. Madkur

Prof. MS. Federico N. Madkur

27/2/2013

PAPEL DO ADMINISTRADOR
Conforme

Os Princpios da Administrao
Maximiano (2004), podemos definir

Administrao

a partir de objetivos, decises e recursos, estas so palavras-chave.

Administrao o processo de tomar e colocar em prtica decises sobre objetivos e utilizao de recursos.
O processo administrativo abrange quatro tipos principais de decises, tambm chamados de processos ou funes:

Planejamento, Organizao, Execuo e Controle.


As decises resumem os Princpios de Administrao.
Prof. MS. Federico N. Madkur Prof. MS. Federico N. Madkur

PLANEJAMENTO

Os Princpios da Administrao
Dessa origem decorre que a palavra administrao significa funo que se desenvolve sob o comando de outro, ou um servio que se presta a outro.
ORGANIZAO

Definio de Objetivos e Recursos

CONTROLE

Verificao dos Resultados

DECISES E PROCESSO ADMINISTRATIVO

Disposio dos Recursos em uma Estrutura

DIREO

Realizao dos Planos


Maximiano (2002)
Prof. MS. Federico N. Madkur

10

27/2/2013

Os Princpios da Administrao
A tarefa da administrao interpretar os objetivos propostos pela empresa e transform-los em ao empresarial atravs de planejamento, organizao, direo e controle de todos os esforos realizados em todas as reas e em todos os nveis da empresa, a fim de atingir tais objetivos. Planejamento, organizao, controle e direo so as quatro principais funes administrativas.

Informaes
Pasta Xerox Em frente ao CESA Aula 3 - Maximiano (2002) Cap 1 08/03 Andrade e Amboni (2009) Cap 1 2

Prof. MS. Federico N. Madkur

Questes para 08/03


A compreenso do conceito de administrao, exemplo de Maximiano (2002) Chiavenato (2006) e Drucker (2002), demanda o entendimento de alguns dos seus componentes centrais. Discuta a afirmao acima retratando esses componentes. As funes do administrador podem ser compreendidas a partir da perspectiva do processo administrativo e do conceito/tipos de habilidades. Explique as funes do administrador a partir das duas perspectivas exemplificadas.

11

Anda mungkin juga menyukai