Anda di halaman 1dari 12

DIREITO NATURAL 1. CONCEITO 1.1.

A EXPRESSO DA NATUREZA HUMANA OU O DIREITO DEDUTVEL DOS PRINCPIOS DA RAZO - conforme leciona Gusmo, para aqueles estudiosos que defendem a idia. 4.1.1. Outros afirmam ser o conjunto de princpios inerentes ao ser humano (liberdade, vida...) e que servem de fundamento ao direito positivo. Na idade mdia, dizia-se emanado da vontade de DEUS. 1.1.1. Ou seja, razovel e natural o direito vida, liberdade, honra, etc. 1.1.2. Nader afirma em sua obra que, alguns juristas vo at mais longe: o direito natural possui fundamento na natureza csmica Entretanto, observe-se que, tratou-se do direito como sendo obra do homem!!! 1.1.3. Os defensores do direito natural argumentam sua superioridade ao Direito Positivo, posto que, seria absoluto e universal, justamente por corresponder natureza humana. 1.1.4. Direito natural a idia abstrata do Direito, o ordenamento ideal, correspondente a uma justia superior e anterior trata-se de um sistema de normas que independe do direito positivo, ou seja, independe das variaes do ordenamento da vida social que se originam no Estado. O direito natural deriva da natureza de algo, de sua essncia. Sua fonte pode ser a natureza, a vontade de Deus ou a racionalidade dos seres humanos.

2. COMPOSIO 2.1. Os defensores do DN afirmam que este no constitudo de normas/preceitos, mas sim por princpios fundamentais que devem nortear o Direito Positivo. 2.2. Esta seria ento UMA POSIO DEONTOLGICA DO DEVER SER. Um parntese para o significado de deontologia: o estudo dos princpios, fundamentos e sistemas da moral. Dessa forma, tem-se que a posio deontolgica acerca do DIREITO NATURAL, consiste no estudo dos princpios daquilo que DEVE SER JUSTO, DEVE SER BOM; esses princpios serviriam de base e fundamento para o Direito Positivo. 2.3. O motivo fundamental, ou seja, o princpio fundamental e que deve nortear o direito escrito, posto, positivo A PERMANENTE ASPIRAO DE JUSTIA. 3. PRIMRDIOS DO DIREITO NATURAL

3.1.

Parece que a primeira referncia ao Direito Natural foi realizada na Grcia antiga, na pea Antgona, encenada ainda antes de Cristo, quando invocado o direito natural de todos terem o direito de serem enterrados dignamente, contrariando assim a determinao do rei observe-se que o rei era a expresso divina na terra!!!

3.2.

Ulpiano,

jurisconsulto,

pregava,

atravs

de

uma

posio

ONTOLGICA, que o direito aquilo que , naturalmente, no havendo necessidade da confirmao de um direito posto; mesmo porque, seria a LEI NATURAL que conferiria legitimidade tica s normas da LEI POSITIVA.

4. INFLUNCIA DO DIREITO NATURAL 4.1. Mesmo com crticas, refutaes/contradies/contestaes, podese observar que o Direito Natural influenciou diversas reformas jurdicas/polticas, conforme assinala GUSMO; nessa inteligncia, cita-se: Declarao de Independncia dos EUA; Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado; Declarao Universal dos Direitos Humanos. 4.2. Nessas declaraes so observadas GARANTIAS a direitos como vida, 4.3. liberdade, os quais so ABSOLUTOS, e devem estar protegidos pelo direito posto!! O captulo dos DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS da CF/88, tb consagra princpios do direito natural. Verbis do caput do art. 5 da CF/88: Ttulo II - Dos Direitos e Garantias Fundamentais Captulo I - Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos Art. 5 - Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes: (...). CRTICA:
EXPRESSA?!?! NECESSRIA ESSA GARANTIA

5. ESCOLAS E EVOLUO DO DIREITO NATURAL 5.1. A doutrina jusnaturalista que fundamenta o direito/fenmeno jurdico no Direito Natural est dividida em duas correntes: o JUSNATURALISMO TEOLGICO E O JUSNATURALISMO RACIONALISTA.

5.2.

Segundo posio JUSNATURALISTA TEOLGICA, o fundamento do direito natural a inteligncia e a vontade divina, em virtude de sempre haver na sociedade a vigncia de um credo religioso TERTULIANO; SANTO ABRSIO; SANTO AGOSTINHO

5.3. TEORIA DO DIREITO NATURAL OBJETIVO E MATERIAL sc. XIII 5.3.1. Teve seu maior defensor com Santo Toms de Aquino. 5.3.2. Deve-se procurar o bem, evitar o mal, por ser da vontade natural do homem, atravs da sua razo. 5.3.3. So princpios: deveres do homem para consigo mesmo; deveres do homem para com sua famlia; deveres do homem para com a sua racionalidade; deveres do homem para com a sociedade sentido permanente de justia. 5.3.4. Para os Jusnaturalistas escolsticos, o Direito Natural seria um conjunto de normas ou princpios morais, IMUTVEIS, e que poderiam ser consagrados ou no na legislao da sociedade. 5.4. TEORIA DO DIREITO NATURAL SUBJETIVO E FORMAL sc. XVII 5.4.1. Incio do afastamento das razes teolgicas para o fundamento na razo, considerando-se o homem individualmente, chamando-se esse processo de secularizao da vida, o qual culminou no Jusracionalismo. 5.4.2. Seu maior defensor, responsvel pela crise jusnaturalista, HUGO GROTIUS. Outros: Samuel Pufendorf, John Locke, Thomas Hobbes. Este ltimo que defendia a realizao de um verdadeiro contrato social que garantisse a harmonia social, haja vista acreditar na natureza humana individualista. 5.5 A Teoria Jusracionalista - E a crise do Jusnaturalismo - Coube a Kant organizar a teoria do Direito Racional, fundamentando-o num direito natural imanente do prprio homem, delimitado, naturalmente, pela razo. - Kant o responsvel pela separao do Direito(dever e sano) da Moral (apenas dever). - Assim, afastando-se da fundamentao teolgica, fugindo da explicao deontolgica, Kant afirma que o homem obedece sua prpria vontade livre e autnoma, quando capaz de, baseado na razo, formular normas de conduta ou seja, o direito no se baseia na natureza, mas na razo prtica. - Com o surgimento dessa outra corrente do Jusnaturalismo, por Kant, inicia-se o perodo de crise do Jusnaturalismo, que comea a perder seu prestgio, fomentado uma corrente, POSITIVISTA. Mais tarde, j prximo ao sc. XX, percebe-se que a idia fundamental do direito natural sobreviveu, inspirando, inclusive princpios

fundamentais presentes por exemplo na CF/88, quando verifica-se o princpio da dignidade humana, art. 1, III. Chamamos a esse movimento de NEOJUSNATURALISMO em contraposio ao Positivismo Jurdico. So defensores: Rudolf Stammler, Giorgio del Vecchio em sntese, ambos defendem que existe, sempre, o direito justo e o injusto, Positivado mas, o ideal, sempre a busca do justo, particular do direito natural, sua essncia. CONCLUSES: Fonte de grandes discusses foi a de decidir entre acatar as leis impostas pelo homem ou a de entender que existem outras acima daquelas, mas, provenientes da condio humana. Por isso esse duelo permanente no pensamento jurdico entre Direito Natural e Direito Positivo. Em verdade ao nos depararmos com ambas as realidades, pode-se perceber que o Direito Natural resguarda uma posio de que deve haver um conceito de justo independente de qualquer lei e, nesse caso no se negaria a existncia de um direito positivo. Pelo contrrio, afirmar-se-ia o positivismo, porm, fundamentado num direito natural. O Direito Positivo por sua vez, tem como afirmao o direito posto, positivado, proveniente da manifestao da sociedade ou do Estado, e que seria imposto coercitivamente, e nesse caso, no admitiria a existncia de um Direito Natural e anterior ao Direito Positivo. Debate: 1. O justo. Essa qualidade imutvel em qualquer sociedade e cultura, conforme a doutrina do Direito Natural? 2. Segundo Aristteles, Plato e Scrates, todo homem traz no seu pensamento um conceito do que justo. Da a concepo do justo para o Direito Natural. Entretanto, conforme o conceito de justo de cada homem, formar-se-ia o justo dentro dos ordenamentos jurdicos. 3. A fonte do direito segundo alguns jusfilsofos/filsofos a vontade de Deus. E qual a vontade divina? 4. Razo pela qual o direito natural passa a ser considerado obra da razo humana. Movimento da laicizao. De grande importncia porque determina a queda de regimes absolutistas. 5. O direito natural um conjunto de ideais de justia, no sendo um direito propriamente dito; enquanto o direito positivo um conjunto de normas e dessa forma pode ser aplicado como lei ou direito.

6. Art. 4 da LICC, Quando a lei for omissa, o juiz decidir o caso de acordo com a analogia, os Costumes e os princpios gerais de direito, uma das afirmaes do direito positivo, da primazia da lei no ordenamento jurdico brasileiro. 7. Art. 5 da LICC, na aplicao da lei, o juiz atender aos fins sociais a que ela se dirige e s exigncias do bem comum, quer dizer que nem sempre a letra fria da lei ter como conseqncia a justia, tendo o julgador a obrigao de busca-la muitas vezes em princpios superiores de justia. 8. Alguns exemplos de positivao do Direito Natural, so os princpios e declaraes dos direitos do homem, declarados pela ONU. DIREITO HONRA, VIDA, LIBERDADE. Desses direitos decorrem inmeros outros direitos fundamentais, os quais, mesmo com o reconhecimento internacional, no deixam de ser violados. A positivao de direitos naturais na verdade salvaguarda-los. - No que consiste o Direito Natural? - O direito existe por natureza ou em virtude da lei/norma? - O direito natural superior, inferior ou paralelo ao direito positivo? - Sempre haveria uma norma de direito positivo correspondente a uma norma de direito natural? - no que consiste o adjetivo natural agregado expresso Direito Natural? Algo espontneo, no criado pelo homem. - O homem pode justificar ou encontrar legitimidade nas normas do D. Positivo, com fulcro no D.N? - Seria possvel, qualquer sociedade, somente sobreviver sob os princpios do D. Natural, sem qualquer imposio de direito posto? E os costumes? E os meios de controle social? - O direito Natural imutvel? - Quando ocorre a crise do Direito Natural? - O Direito Natural um conjunto de ideais ou direito propriamente dito?
ANEXOS: DECLARAO DOS DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADO PREMBULO
O Povo Francs, convencido de que o esquecimento e o desprezo dos direitos naturais do Homem so as nicas causas das infelicidades do mundo, resolveu expor numa declarao solene estes direitos sagrados e inalienveis, a fim de que todos os cidados, podendo comparar sem cessar os atos do Governo com o fim de toda instituio social, no se deixem jamais oprimir e aviltar pela tirania; para que o Povo tenha sempre distante dos olhos as bases da sua liberdade e de sua felicidade, o Magistrado, a regra dos seus deveres, o Legislador, o objeto da sua misso.

Em consequncia, proclama, na presena do Ser Supremo, a Declarao seguinte dos Direitos do Homem e do Cidado.

I A finalidade de qualquer sociedade a felicidade comum. O governo institudo para garantir ao homem o gozo destes direitos naturais e imprescritveis. II Estes direitos so a igualdade, a liberdade, a segurana e a propriedade. III Todos os homens so iguais por natureza e diante da lei. IV A lei a expresso livre e solene da vontade geral; ela a mesma para todos, quer proteja, quer castigue; ela s pode ordenar o que justo e til sociedade; ela s pode proibir o que lhe prejudicial. V Todos os cidados so igualmente admissveis aos empregos pblicos. Os povos livres no conhecem outros motivos nas suas eleies a no ser as virtudes e os talentos. VI A liberdade o poder que pertence ao Homem de fazer tudo quanto no prejudica os direitos do prximo: ela tem por princpio a natureza; por regra a justia; por salvaguarda a lei; seu limite moral est nesta mxima: - "No faas aos outros o que no queres que te faam a ti". VII O direito de manifestar seu pensamento e suas opinies, quer seja pela voz da imprensa, quer de qualquer outro modo, o direito de se reunir tranqilamente, o livre exerccio dos cultos, no podem ser interditos. A necessidade de enunciar estes direitos supe ou a presena ou a lembrana recente do despotismo. VIII A segurana consiste na proteo concedida pela sociedade a cada um dos seus membros para a conservao da sua pessoa, de seus direitos e de suas propriedades. IX Ningum deve ser acusado, preso nem detido seno em casos determinados pela lei segundo as formas que ela prescreveu. Qualquer cidado chamado ou preso pela autoridade da lei deve obedecer ao instante. XI Todo ato exercido contra um homem fora dos casos e sem as formas que a lei determina arbitrrio e tirnico; aquele contra o qual quiserem execut-lo pela violncia tem o direito de repelir pela fora. XII Aqueles que o solicitarem, expedirem, assinarem, executarem ou fizerem executar atos arbitrrios so culpados e devem ser castigados. XIII Sendo todo Homem presumidamente inocente at que tenha sido declarado culpado, se se julgar indispensvel det-lo, qualquer rigor que no for necessrio para assegurar-se da sua pessoa deve ser severamente reprimido pela lei. XIV Ningum deve ser julgado e castigado seno quando ouvido ou legalmente chamado e em virtude de uma lei promulgada anteriormente ao delito. A lei que castigasse os delitos cometidos antes que ela existisse seria uma tirania: - O efeito retroativo dado lei seria um crime. XV A lei no deve discernir seno penas estritamente e evidentemente necessrias: - As penas devem ser proporcionais ao delito e teis sociedade. XVI O direito de propriedade aquele que pertence a todo cidado de gozar e dispor vontade de seus bens, rendas, fruto de seu trabalho e de sua indstria. XVII Nenhum gnero de trabalho, de cultura, de comrcio pode ser proibido indstria dos cidados. XVIII Todo homem pode empenhar seus servios, seu tempo; mas no pode vender-se nem ser vendido. Sua pessoa no propriedade alheia. A lei no reconhece domesticidade; s pode existir um penhor de cuidados e de reconhecimento entre o homem que trabalha e aquele que o emprega.

XIX Ningum pode ser privado de uma parte de sua propriedade sem sua licena, a no ser quando a necessidade pblica legalmente constatada o exige e com a condio de uma justa e anterior indenizao.

XX Nenhuma contribuio pode ser estabelecida a no ser para a utilidade geral. Todos os cidados tm o direito de concorrer ao estabelecimento de contribuies, de vigiar seu emprego e de fazer prestar contas. XXI Os auxlios pblicos so uma dvida sagrada. A sociedade deve a subsistncia aos cidados infelizes, quer seja procurando-lhes trabalho, quer seja assegurando os meios de existncia queles que so impossibilitados de trabalhar. XXII A instruo a necessidade de todos. A sociedade deve favorecer com todo o seu poder o progresso da inteligncia pblica e colocar a instruo ao alcance de todos os cidados. XXIII A garantia social consiste na ao de todos, para garantir a cada um o gozo e a conservao dos seus direitos; esta garantia se baseia sobre a soberania nacional. XXIV Ela no pode existir, se os limites das funes pblicas no so claramente determinados pela lei e se a responsabilidade de todos os funcionrios no est garantida. XXV A Soberania reside no Povo. Ela una e indivisvel, imprescritvel e indissocivel. XXVI Nenhuma parte do povo pode exercer o poder do Povo inteiro, mas cada seo do Soberano deve gozar do direito de exprimir sua vontade com inteira liberdade. XXVII Que todo indivduo que usurpe a Soberania, seja imediatamente condenado morte pelos homens livres. XXVIII Um povo tem sempre o direito de rever, de reformar e de mudar a sua constituio: Uma gerao no pode sujeitar s suas leis as geraes futuras. XXIX Cada cidado tem o direito igual de concorrer formao da lei e nomeao de seus mandatrios e de seus agentes. XXX As funes pblicas so essencialmente temporrias; elas no podem ser consideradas como recompensas, mas como deveres. XXXI Os crimes dos mandatrios do Povo e de seus agentes no podem nunca deixar de serem castigados; ningum tem o direito de pretender ser mais inviolvel que os outros cidados. XXXII O direito de apresentar peties aos depositrios da autoridade pblica no pode, em caso algum, ser proibido, suspenso, nem limitado. XXXIII A resistncia opresso a consequncia dos outros direitos do homem. XXXIV H opresso contra o corpo social, mesmo quando um s dos seus membros oprimido. H opresso contra cada membro, quando o corpo social oprimido. XXXV Quando o governo viola os direitos do Povo, a revolta para o Povo e para cada agrupamento do Povo o mais sagrado dos direitos e o mais indispensvel dos deveres.

DECLARAO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS A Declarao Universal dos Direitos Humanos foi adotada pela ONU em 10 de dezembro de 1948. Esboada principalmente por John Peters Humphrey, do Canad,

mas tambm com a ajuda de vrias pessoas de todo o mundo - Estados Unidos, Frana, China, Lbano etc., delineia os direitos humanos bsicos. Declarao Universal dos Direitos Humanos Adotada e proclamada pela resoluo 217 A (III) da Assemblia Geral da Organizao das Naes Unidas, de 10/12/1948 PREMBULO Considerando que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da famlia humana e dos seus direitos iguais e inalienveis constitui o fundamento da liberdade, da justia e da paz no mundo; Considerando que o desconhecimento e o desprezo dos direitos do Homen conduziram a actos de barbrie que revoltam a conscincia da Humanidade e que o advento de um mundo em que os seres humanos sejam livres de falar e de crer, libertos do terror e da misria, foi proclamado como a mais alta inspirao do Homem; Considerando que essencial a proteo dos direitos do Homem atravs de um regime de direito, para que o Homem no seja compelido, em supremo recurso, revolta contra a tirania e a opresso; Considerando que essencial encorajar o desenvolvimento de relaes amistosas entre as naes; Considerando que, na Carta, os povos das Naes Unidas proclamam, de novo, a sua f nos direitos fundamentais do Homem, na dignidade e no valor da pessoa humana, na igualdade de direitos dos homens e das mulheres e se declaram resolvidos a favorecer o progresso social e a instaurar melhores condies de vida dentro de uma liberdade mais ampla; Considerando que os Estados membros se comprometeram a promover, em cooperao com a Organizao das Naes Unidas, o respeito universal e efectivo dos direitos do Homem e das liberdades fundamentais; Considerando que uma concepo comum destes direitos e liberdades da mais alta importncia para dar plena satisfao a tal compromisso: A Assemblia Geral proclama a presente 'Declarao Universal dos Direitos Humanos' como ideal comum a atingir por todos os povos e todas as naes, a fim de que todos os indivduos e todos os orgos da sociedade, tendo-a constantemente no esprito, se esforcem, pelo ensino e pela educao, por desenvolver o respeito desses direitos e liberdades e por promover, por medidas progressivas de ordem nacional e internacional, o seu reconhecimento e a sua aplicao universais e efectivos tanto entre as populaes dos prprios Estados membros como entre as dos territrios colocados sob a sua jurisdio. Artigo 1. Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razo e de conscincia, devem agir uns para com os outros em esprito de fraternidade. Artigo 2. Todos os seres humanos podem invocar os direitos e as liberdades proclamados na presente Declarao, sem distino alguma, nomeadamente de raa, de cor, de sexo, de lngua, de religio, de opinio poltica ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou de qualquer outra situao. Alm disso, no ser feita nenhuma distino fundada no estatuto poltico, jurdico ou internacional do pas ou do territrio da naturalidade da pessoa, seja esse pas ou territrio independente, sob tutela, autnomo ou sujeito a alguma limitao de soberania.

Artigo 3. Todo indivduo tem direito vida, liberdade e segurana pessoal. Artigo 4.
Ningum ser mantido em escravatura ou em servido; a escravatura e o trato dos escravos, sob todas as formas, so proibidos.

Artigo 5. Ningum ser submetido a tortura nem a penas ou tratamentos cruis, desumanos ou degradantes. Artigo 6. Todos os indivduos tm direito ao reconhecimento, em todos os lugares, da sua personalidade jurdica. Artigo 7. Todos so iguais perante a lei e, sem distino, tm direito a igual proteco da lei. Todos tm direito a proteco igual contra qualquer discriminao que viole a presente Declarao e contra qualquer incitamento a tal discriminao. Artigo 8. Toda a pessoa direito a recurso efectivo para as jurisdies nacionais competentes contra os actos que violem os direitos fundamentais reconhecidos pela Constituio ou pela lei. Artigo 9. Ningum pode ser arbitrariamente preso, detido ou exilado. Artigo 10. Toda a pessoa tem direito, em plena igualdade, a que a sua causa seja equitativa e publicamente julgada por um tribunal independente e imparcial que decida dos seus direitos e obrigaes ou das razes de qualquer acusao em matria penal que contra ela seja deduzida. Artigo 11. (1) Toda a pessoa acusada de um acto delituoso presume-se inocente at que a sua culpabilidade fique legalmente provada no decurso de um processo pblico em que todas as garantias necessrias de defesa lhe sejam asseguradas. (2) Ningum ser condenado por aces ou omisses que, no momento da sua prtica, no constituam acto delituoso face do direito interno ou internacional. Do mesmo modo, no ser infligida pena mais grave do que a que era aplicvel no momento em que o acto delituoso foi cometido. Artigo 12. Ningum sofrer intromisses arbitrrias na sua vida privada, na sua famlia, no seu domiclio ou na sua correspondncia, nem ataques sua honra e reputao. Contra tais intromisses ou ataques toda a pessoa tem direito a proteco da lei. Artigo 13. (1) Toda a pessoa tem o direito de livremente circular e escolher a sua residncia no interior de um Estado.

(2) Toda a pessoa tem o direito de abandonar o pas em que se encontra, incluindo o seu, e o direito de regressar ao seu pas. Artigo 14. (1) Toda a pessoa sujeita a perseguio tem o direito de procurar e de beneficiar de asilo em outros pases. (2) Este direito no pode, porm, ser invocado no caso de processo realmente existente por crime de direito comum ou por actividades contrrias aos fins e aos princpios das Naes Unidas.
Artigo 15. (1) Todo o indivduo tem direito a ter uma nacionalidade. (2) Ningum pode ser arbitrariamente privado da sua nacionalidade nem do direito de mudar de nacionalidade.

Artigo 16. (1) A partir da idade nbil, o homem e a mulher tm o direito de casar e de constituir famlia, sem restrio alguma de raa, nacionalidade ou religio. Durante o casamento e na altura da sua dissoluo, ambos tm direitos iguais. (2) O casamento no pode ser celebrado sem o livre e pleno consentimento dos futuros esposos. (3) A famlia o elemento natural e fundamental da sociedade e tem direito proteo desta e do Estado.
Artigo 17. (1) Toda a pessoa, individual ou colectiva, tem direito propriedade. (2) Ningum pode ser arbitrariamente privado da sua propriedade.

Artigo 18. Toda a pessoa tem direito liberdade de pensamento, de conscincia e de religio; este direito implica a liberdade de mudar de religio ou de convico, assim como a liberdade de manifestar a religio ou convico, sozinho ou em comum, tanto em pblico como em privado, pelo ensino, pela prtica, pelo culto e pelos ritos. Artigo 19. Todo o indivduo tem direito liberdade de opinio e de expresso, o que implica o direito de no ser inquietado pelas suas opinies e o de procurar, receber e difundir, sem considerao de fronteiras, informaes e idias por qualquer meio de expresso. Artigo 20. (1) Toda a pessoa tem direito liberdade de reunio e de associao pacficas. (2) Ningum pode ser obrigado a fazer parte de uma associao. Artigo 21. (1) Toda a pessoa tem o direito de tomar parte na direco dos negcios, pblicos do seu pas, quer directamente, quer por intermdio de representantes livremente escolhidos. (2) Toda a pessoa tem direito de acesso, em condies de igualdade, s funes pblicas do seu pas.

(3) A vontade do povo o fundamento da autoridade dos poderes pblicos: e deve exprimir-se atravs de eleies honestas a realizar periodicamente por sufrgio universal e igual, com voto secreto ou segundo processo equivalente que salvaguarde a liberdade de voto. Artigo 22. Toda a pessoa, como membro da sociedade, tem direito segurana social; e pode legitimamente exigir a satisfao dos direitos econmicos, sociais e culturais indispensveis, graas ao esforo nacional e cooperao internacional, de harmonia com a organizao e os recursos de cada pas.
Artigo 23. (1) Toda a pessoa tem direito ao trabalho, livre escolha do trabalho, a condies equitativas e satisfatrias de trabalho e proteco contra o desemprego. (2) Todos tm direito, sem discriminao alguma, a salrio igual por trabalho igual. (3) Quem trabalha tem direito a uma remunerao equitativa e satisfatria, que lhe permita e sua famlia uma existncia conforme com a dignidade humana, e completada, se possvel, por todos os outros meios de proteco social. (4) Toda a pessoa tem o direito de fundar com outras pessoas sindicatos e de se filiar em sindicatos para defesa dos seus interesses.

Artigo 24. Toda a pessoa tem direito ao repouso e aos lazeres, especialmente, a uma limitao razovel da durao do trabalho e as frias peridicas pagas. Artigo 25. (1) Toda a pessoa tem direito a um nvel de vida suficiente para lhe assegurar e sua famlia a sade e o bem-estar, principalmente quanto alimentao, ao vesturio, ao alojamento, assistncia mdica e ainda quanto aos servios sociais necessrios, e tem direito segurana no desemprego, na doena, na invalidez, na viuvez, na velhice ou noutros casos de perda de meios de subsistncia por circunstncias independentes da sua vontade. (2) A maternidade e a infncia tm direito a ajuda e a assistncia especiais. Todas as crianas, nascidas dentro ou fora do matrimnio, gozam da mesma proteco social. Artigo 26. (1) Toda a pessoa tem direito educao. A educao deve ser gratuita, pelo menos a correspondente ao ensino elementar fundamental. O ensino elementar obrigatrio. O ensino tcnico e profissional dever ser generalizado; o acesso aos estudos superiores deve estar aberto a todos em plena igualdade, em funo do seu mrito. (2) A educao deve visar plena expanso da personalidade humana e ao reforo dos direitos do Homem e das liberdades fundamentais e deve favorecer a compreenso, a tolerncia e a amizade entre todas as naes e todos os grupos raciais ou religiosos, bem como o desenvolvimento das actividades das Naes Unidas para a manuteno da paz. (3) Aos pais pertence a prioridade do direito de escholher o gnero de educao a dar aos filhos. Artigo 27. (1) Toda a pessoa tem o direito de tomar parte livremente na vida cultural da comunidade, de fruir as artes e de participar no progresso cientfico e nos benefcios que deste resultam.

(2) Todos tm direito proteco dos interesses morais e materiais ligados a qualquer produo cientfica, literria ou artstica da sua autoria. Artigo 28. Toda a pessoa tem direito a que reine, no plano social e no plano internacional, uma ordem capaz de tornar plenamente efectivos os direitos e as liberdades enunciadas na presente Declarao. Artigo 29. (1) O indivduo tem deveres para com a comunidade, fora da qual no possvel o livre e pleno desenvolvimento da sua personalidade. (2) No exerccio deste direito e no gozo destas liberdades ningum est sujeito seno s limitaes estabelecidas pela lei com vista exclusivamente a promover o reconhecimento e o respeito dos direitos e liberdades dos outros e a fim de satisfazer as justas exigncias da moral, da ordem pblica e do bem-estar numa sociedade democrtica. (3) Em caso algum estes direitos e liberdades podero ser exercidos contrariamente e aos fins e aos princpios das Naes Unidas. Artigo 30. Nenhuma disposio da presente Declarao pode ser interpretada de maneira a envolver para qualquer Estado, agrupamento ou indivduo o direito de se entregar a alguma actividade ou de praticar algum acto destinado a destruir os direitos e liberdades aqui enunciados.

Anda mungkin juga menyukai