Anda di halaman 1dari 32

DIREITO CIVIL AULA 01 12/08/2011 Professor: Joo Aguirre PARTE GERAL INTRODUO

A Parte geral dividida em 3 livros (internamente) LIVRO I Livro de pessoas LIVRO II - Trata dos Bens LIVRO III Trata dos fatos jurdicos ( o livro que mais cai art. 104 ao 232) LIVRO I - PESSOAS (INTRODUO) 1. PERSONALIDADE

Personalidade: o atributo da pessoa para ser titular de direitos e de deveres na ordem civil. As pessoas representam a principal espcie dos sujeitos de direito. Sujeito = portanto, todo o indivduo ou entidade que participa de uma relao jurdica.

Pessoa est relacionada com o conceito de sujeito sujeito um gnero pessoas uma espcie do gnero Sujeitos que no pessoas so entes despersonalizados Ateno: Ao lado das pessoas os entes despersonalizados representam uma outra espcie de sujeitos de direito. Ex: O esplio, A massa falida, O condomnio. A condio de pessoa decorre de atributo chamado personalidade. SUJEITOS Entes despersonalizados Pessoas Personalidade Jurdica SITUAO: Um condomnio ser tratado como um sujeito de direito? Sim, como um ente despersonalizado o condomnio um sujeito cobra um crdito que no dele dos condminos pois autorizado pela lei para tanto a personalidade d ao sujeito o direto A personalidade jurdica - um atributo que garante s pessoas a titularidade de direitos no ordenamento jurdico. A titularidade momento em que comea e termina 2. INCIO DA PERSONALIDADE

Pessoas naturais a personalidade se inicia a partir do nascimento com vida (de acordo com o CC) nascimento + vida o CC adotou a teoria natalista (porm esta teoria no isenta de crticas exclui uma parte da nossa vida, posto que no considerado pessoa o sujeito que ainda no foi concebido, ou seja o nascituro)

3. DIREITOS DO NASCITURO

Nascituro o ente concebido, mas ainda no nascido, dotado de vida intra-uterina.


Os embries concebidos e congelados no so nascituros, posto que no tem vida intra uterina.

Obs.: O que concepturo? O concepturo, que com o nascituro no se confunde, aquele que nem concebido ainda foi (prole eventual). Ex: eu posso deixar uma herana para os futuros filhos do meu amigo Mrcio, os futuros filho de Mrcio so concepturos.
Fundamentalmente, temos trs teorias explicativas do nascituro:

a) Teoria natalista Os direitos do nascituro esto condicionados ao seu


nascimento com vida. Expectativa de direitos, ou seja, o nascituro no deve ser considerado pessoa (eis que a personalidade s adquirida com o nascimento com vida), gozando de mera expectativa de direito. (posicionamento mais conservador)

b) Teoria concepcionista Para esta segunda teoria o nascituro dotado de


personalidade jurdica, desde a concepo, inclusive para efeitos patrimoniais.

c) Teoria da personalidade condicional/ mista/ ecltica Para esta terceira


Teoria, o nascituro somente passaria a ter PLENA PERSONALIDADE sob a condio de nascer com vida, ou seja, o nascituro teria uma personalidade formal quanto a direitos personalssimos, mas somente consolidaria personalidade material, quanto a direitos patrimoniais, sob a condio de nascer com vida. Em verdade O problema dessa teoria o no reconhecimento da personalidade do nascituro. Posto que, existem direitos de cunho patrimonial que o nascituro tem. Toda pessoa que nasce com vida j adquire personalidade. Sendo titular de direito. Ex: Maria Fernanda filha do Joo Aguirre, que tem 3 anos de idade no pode casar, posto que ao nascer adquiriu direitos, porm no pode exercer todos os seus direitos. Toda pessoa que nasce com vida tem personalidade O nascituro tem direito a alimentos, alm de outros direitos de cunho patrimonial. ATENO: o nascituro pela teoria natalista no tratado como pessoa, muito embora j ostente a condio de sujeito de direito. Como sabemos ao nascituro resguardado alguns direitos, como o de alimentos. Art. 2 do CC resguarda o direito do nascituro (excepcionalmente) entra no hall dos entes despersonalizados. Vejamos: Observao doutrinria: Existe uma corrente que entende que a personalidade comea na concepo teoria concepcionista. Contudo, no uma posio dominante. (o problema existente em tal entendimento determinar o momento exato da concepo que um problema j originrio da prpria medicina, por isso o cdigo adotou uma posio mais estvel, adotando a teoria natalista). 4. CAPACIDADE

Conceito a medida da personalidade

no podem.

Tem pessoas que podem exercer todos os seus direitos, e outras que Classificao:

4.1. Capacidade de direito a capacidade para ser titular de direitos. Todos tm (possumos) essa capacidade. Ela no pode sofrer limitao. Ex: Maria Fernanda de 3 anos tem capacidade de direito, mas no possui capacidade de fato. 4.2. Capacidade de fato a capacidade para o exerccio dos direitos. Ela pode sofrer limitaes.

4.2.1. Capaz Aquele que possui a capacidade plena, ou seja, ele tem
capacidade de direito e de fato.

4.2.2. Incapaz Aquele que sofre limitaes capacidade de fato. Existem duas
possibilidades para incapacidade:

a) Absolutamente Incapaz (art. 3 do CC) Limitao absoluta No


pode exercer direitos sem estar representado. Se ele praticar esses atos, estes sero nulos. Ex: Sr. Manuel que vendeu um pirulito para Maria Fernanda (absolutamente incapaz). Eu no irei em Sr. Manuel alegando que o fato de ter pactuado contrato de compra e venda com um incapaz ato nulo e diz-lo para devolver o dinheiro. Tem que haver uma ponderao.

Excees: Pode praticar atos de pequeno valor o absolutamente


incapaz, desde que tenha um determinado discernimento. Ex: para comprar um bombom.

b) Relativamente Incapaz (art. 4 do CC) Limitao relativa Pode


praticar alguns atos da vida civil, mas para outros deve estar assistido. Exceo - Ex: Menino de 17 anos que quer se casar Precisa de autorizao dos pais, mas no de assistncia. Excees (no precisa de o relativamente incapaz est assistido): Testemunho Casamento Testamento 5. QUANDO CESSA A INCAPACIDADE

Cessa a incapacidade quando cessarem os motivos que lhe deram origem. Ex: Incapacidade do menor que ao completar 18 anos cessa, por ele a partir de agora ser plenamente capaz.
Ex: O brio habitual o motivo da incapacidade a dependncia do lcool. Cessando o motivo, ou seja, livrando-se da dependncia, tambm cessar a incapacidade.

Emancipao de menores tambm um meio para cessar a incapacidade na ceara civil, e ela se d de trs formas: a) Voluntria Os pais emancipam os filhos.

Ocorre por intermdio de escritura pblica No necessita de homologao judicial

b) Judicial O juiz emancipar o menor.


O juiz emancipa por uma sentena judicial, ouvido o tutor do menor. O tutor no emancipa Ele (o tutor) pede para o juiz emancipar.

c) Legal Quem emancipa a Lei Basta provar alguma situao prevista em Lei para conceder tal emancipao. So
quatro situaes: c.1. Casamento c.2. Colao de grau em curso superior c.3. Exerccio de funo pblica em carter efetivo. No basta passar no concurso No pode ser ocupante de cargo temporrio (tem que ser efetivo) Tem que ser cargo efetivo ter tomado posse do cargo c.4. Exerccio de atividade civil ou empresarial, ou relao de emprego, que d ao menor economia prpria. 6. FIM DA PERSONALIDADE Consolida-se com a morte. A morte pode ser:

a) Real Tem-se a certeza da morte. Tem-se o corpo. a morte cerebral, ou seja,


mesmo que o corao, pulmes e outros rgos ainda estejam funcionando, se a atividade cerebral cessou, configura-se a morte real.

b) Presumida No existe certeza. H duas hipteses de morte presumida:


b.1) Sem a decretao de ausncia (art. 7 do CC) Podendo se d de duas formas:

Morte presumida por justificao - Toda vez que a morte tenha sido
extremamente provada. Ex: pessoas que morreram na queda do avio da air France. Pessoa desaparecida ou feita prisioneira Se algum desaparecido em campanha ou feito prisioneiro , no for encontrado at 2 anos aps o trmino da guerra. b.2) Com decretao de ausncia O ausente o desaparecido declarado como tal. O processo de ausncia tem duas sentenas: Uma que decreta a ausncia Outra que decreta a morte presumida So trs fases: Ausncia presumida Ele ainda no ausente declarado. o perodo da curadoria provisria. Nomeia o curador para administrar os bens do ausente. Ausncia declarada Sucesso provisria 10 anos depois, ela transforma-se em sucesso definitiva. Morte presumida Sucesso definitiva Morte presumida.

Linha do tempo

Averba o Sujeito desapareceu no carnaval. Foi comprar cigarro e no voltou. Petio inicial O juiz vai nomear curador provisrio. Perodo da Curadori a

A senten a comea a 1 ano 6 meses Comea a sucess o 10 anos Morte presumi da

Algum trouxe para o juiz a notcia do desapareciment

Mandar promover arrecadao dos bens do desaparecido. Sentena declarat ria de ausncia

Passados 10 anos da sucesso provisria, o juiz pode declarar a morte presumida do ausente. Sucesso definitiva

Passado 1 ano da arrecadao dos bens do desaparecido, ou 3 anos se ele deixou procurador ou representante, possvel se declarar a sua ausncia por sentena. A sentena declaratria de ausncia s passa a vigorar 6 meses aps a sua publicao. Nesse perodo do processo, caso o ausente aparea, ele ter direito a todos os seus bens. Aps a morte presumida haver a sucesso definitiva. SUCESSO DEFINITIVA Se o ausente volta em at 10 anos contados da morte presumida Ter direito ao remanescente dos bens (apenas o que sobrou dos bens) SUCESSO PROVISRIA Provisoriamente para os herdeiros Se o ausente regressar nesse perodo Tem direito a todos os seus bens.

Esse instituto visa a proteo do ausente 7. DIREITOS DA PERSONALIDADE So todos os direitos decorrentes da essncia da pessoa. Ex: Direito a vida, a integridade fsica, a honra, a imagem, ao nome etc. Tem proteo constitucional Tendo como base o princpio da dignidade da pessoa humana No CC a partir do art. 11 Caractersticas: So intransmissveis Irrenunciveis E o seu exerccio no pode sofrer limitao voluntria Imprescritvel No perco o direito pelo decurso do prazo

Exceo Ex: Direito a imagem:

a) Imagem retrato aquela que est na foto b) Imagem atributo diz respeito a meus atributos Ex: A Giselle Bundchen pede para no mostrar fotos do casamento A Giselle vive da imagem retrato imagem que vai aparecer no filme de publicidade, por exemplo. possvel a proteo do direito da personalidade a pessoa jurdica Exceto os inerentes a pessoa humana. Ex: direito a vida Ex: Jornal que est sendo censurado tento cerceada a sua liberdade de expresso. Art. 12 do CC Ex: O jornal est expedindo reportagens caluniosas a

meu respeito.

Posso exigir que cesse a ameaa Ex: publicao da biografia no autorizada de Roberto Carlos

Posso pleitear perdas e danos Em se tratando de morto Ter legitimao para requerer:

Cnjuge sobrevivente Qualquer parente em linha reta Colateral at o 4 grau Companheiro

FATO JURDICO 1. CONCEITO So os acontecimentos que produzem efeitos de ordem jurdica. Fato = acontecimento (ocorrncia) No todo acontecimento que interessa para o direito

Os acontecimentos importantes para o direito, so aqueles que produzem efeitos


jurdicos. Ex: Tem uma chuva no meio do Oceano Atlntico um simples fato. Ex: Tem uma chuva em So Paulo, que causou srios transtornos a populao Nessa situao passa ter um fato jurdico j que gerou danos ao patrimnio de pessoas e isso produzir efeitos jurdicos, sendo um fato jurdico. 2. CLASSIFICAO DOS FATOS JURDICOS

a) Fatos Jurdicos Naturais Fatos Jurdicos stricto sensu


Conceito: a natureza produzindo efeitos jurdicos.

a.1. Fato Jurdico Estrito Senso Ordinrio Ex: Nascimento e morte a.2. Fato Jurdico Estrito Senso Extraordinrio Sai fora do cotidiano Foge do convencional. Ex: Caso fortuito e fora maior. b) Atos Jurdicos

3. ATOS JURDICOS

ordem jurdica.

Conceito Aes ou omisses humanas que produzem efeitos na

S vo interessar os atos que produzem efeitos jurdicos. Ex: Jogar a caneta para cima um simples ato. Ex: Jogar a caneta no Bruno Deixa de ser um simples ato e passa a ser um ato jurdico.
4. CLASSIFICAO DOS ATOS JURDICOS

a) Ato Jurdico stricto sensu um ato em que importa a manifestao da vontade,


mas cujos efeitos esto prvia e expressamente delimitados pelo legislador. Ex: Reconhecimento de paternidade Tenho que manifestar a vontade mas os efeitos j esto expressamente delimitados pelo legislador.

b) Negcio Jurdico Importa a manifestao da vontade e os seus efeitos podem ser


determinados por aquele que a manifestou. Ex: Contrato

c) Ato Ilcito uma ao ou omisso contra a Lei. o ato praticado em


desconformidade com a ordem jurdica. Ex: Dirigir embriagado e causar dano a outrem (art. 186 e 187 (abuso de direito) do CC) Base da Responsabilidade Civil. 5. NEGCIO JURDICO 1. Classificao

a) Unilateral Uma s vontade. Ex: Testamento vale ressaltar que nulo em contrato
de pessoa viva (art. 426 do CC) Testamento no pode ser contrato.

b) Bilateral Duas vontades c) Plurilateral Mais de duas vontades


NEGCIO JURDICO gnero Pode ser: a) Unilateral uma s vontade. Ex: testamento b) Bilateral ou plurilateral duas ou mais vontades. Ex: Contrato - Levam em considerao as vontades.

Ex: Contratos o acordo de vontades Para ser contrato, preciso de no mnimo duas vontades
CONTRATO espcie do gnero negcio jurdico O contrato nunca ser negcio jurdico unilateral, pois faz-se necessrio duas ou mais vontades para existir. - Levam-se em conta as suas obrigaes - O contrato pode ser:

a)Contrato bilateral Tm obrigao para


ambas as partes. Ex: compra e venda. O comprador tem que pagar o preo; O vendedor tem que entregar a coisa. b) Contrato unilateral Tem obrigao para apenas uma das partes. Ex: doao pura. O doador tem que entregar a coisa. O donatrio no tem obrigao. Vale ressaltar que a doao precisa de duas vontades e por isso trata de negcio jurdico bilateral Eu vou oferecer e a outra pessoa dir se aceita ou no. Observao: Quando se fala em contrato A que pergunta que se faz : Quantas

Observao: Quando se fala de negcio jurdico A que pergunta que se faz :

Quantas vontades existem? 2. INVALIDADE DO NEGCIO JURDICO NULIDADE Atinge majoritariamente interesse do Estado. Pode ser alegada: pelas partes, pelo MP ou at mesmo pelo juiz Sem prazo. Efeito ex tunc (retroage a data do ato). O ato nulo no confirma e no convalida. Autoriza a converso ex: compra e venda de um imvel por instrumento particular um ato nulo faz uma converso, transforma numa promessa de compra e venda. So negcios que possuem a mesma finalidade, mas so diferentes.

obrigaes existem?

ANULABILIDADE Atinge majoritariamente interesse das partes. S pode ser alegada pelas partes. Tem o prazo de 4 anos para a hiptese de incapacidade e vcio, e 2 anos na hiptese de omisso da lei. Esse prazo decadencial (perdeu o prazo, no pode mais anular). Efeito ex nunc (no retroage a data do ato). Autoriza confirmao e convalidao. Ex: o casamento feito por coao, ele passa a ser anulvel, com a convalidao o casamento continua.

Observao: A converso no se confunde com a convalidao. Na converso ocorre uma transformao de um ato nulo em um ato vlido. Na convalidao, o ato anulvel passa a ser tratado como um ato vlido. DIREITO CIVIL AULA 02 12/08/2011 Professor: Andr Barros @profandrebarros VCIOS DO NEGCIO JURDICO Defeito que est afetando o negcio. Os vcios podem ser:

a) Vcios da vontade/ do consentimento so os cinco primeiros do CC O defeito


no est na manifestao da vontade, o defeito est presente na formao da vontade (naquilo que a pessoa acredita, naquilo que a pessoa deseja) Erro Dolo Coao Estado de Perigo Leso O defeito est na manifestao da vontade O prejudicado um dos contratantes. Ex: do erro, voc compra um relgio de prata, acreditando ser de ouro, e por isso ofereceu R$20.000,00 pelo relgio achando se tratar de um relgio de ouro.

b) Vcios sociais So apenas dois:


Fraude contra credores Simulao O defeito no est na formao, mas sim, na manifestao da vontade. O prejudicado sempre um terceiro (pessoa que no participa do negcio jurdico)

1. ERRO

Conceito: a falsa percepo da realidade No CC na parte geral, o erro recebeu o mesmo tratamento da ignorncia que o completo desconhecimento da realidade O erro e a ignorncia devem ser tratados como sinnimos, posto que a ignorncia um erro mais grave. Negcio jurdico Anulvel Ao: Anulatria Prazo: Decadencial de 4 anos a contar da celebrao do negcio jurdico 1.1. Classificao do erro

Erro substancial aquele que incide sobre aspecto determinante do


negcio jurdico. Uma caracterstica que me levaria a celebrar ou no celebrar o negcio. anulvel o negcio jurdico. Ex: O relgio que eu acreditava ser de ouro. Ex: O erro pode incidir sobre a pessoa, eu casei com uma pessoa achando que era outra, eu casei. Como o caso da pessoa que casou com uma mulher, que fez a cirurgia de mudana de sexo. Pode incidir sobre vrios aspectos, dentre eles: material, sobre a pessoa, sobre a natureza do objeto, sobre o direito etc.

Erro acidental aquele que recai sobre aspecto no determinante do


negcio jurdico. Ex: O embrulho do relgio. No anulvel o negcio jurdico. Mas a pessoa pode pedir a indenizao por perdas e danos? Precisa provar fato, dano, nexo causal e culpa da outra parte. Quem erra, erra sozinho, por isso no h como atribuir culpa a outra parte. Portanto no pode pedir indenizao por perdas e danos. 2. DOLO o induzimento malicioso de outrem a erro. No erro, quem erra, erra sozinho. No dolo a outra parte participou do erro, ou seja, no dolo a pessoa induzida a errar. Ex: O sujeito diz que o relgio de ouro. Quando falamos de dolo, falamos da inteno de prejudicar dolus malus o negcio jurdico anulvel O negcio jurdico anulvel Ao: anulatria Prazo: decadencial de 4 anos contados da celebrao do negcio jurdico. Se houver por outro lado, o objetivo de ajudar dolus bonus Nesse caso o negcio jurdico no anulvel Classificao: a) Dolo essencial (dolus causam) Incide sobre aspecto determinante do negcio. Se a parte prejudicada soubesse a verdade o negcio no teria sido celebrado torna o negcio jurdico anulvel Ex: Eu pergunto para o Jnior se o relgio de ouro, e o mesmo confirma, sendo o objeto de prata. b) Dolo acidental (dolus incidens) - aquele que recai sobre aspecto no determinante do negcio. O prejudicado teria celebrado o negcio jurdico mesmo que soubesse a verdade. O negcio jurdico no anulvel Ex: o embrulho do relgio que era de madeira e acabou vindo o embrulho de plstico. Nessa hiptese eu posso pedir indenizao por perdas e danos? Sim, se provar prejuzo, ele prova que aquele fato embora no fosse determinante aquilo ali lhe daria um prejuzo.

3. COAO Art. 151 do CC

a presso ou ameaa para que uma pessoa realize determinado negcio jurdico. Ex: Homem que vende a casa sobre chantagem de pessoa que ameaa mostrar fotos da traio para mulher. Consequncias: Torna o negcio jurdico anulvel Ao: Anulatria Prazo: Decadencial de 4 anos a partir do dia que cessar a coao. No caracteriza coao o negcio jurdico no anulvel: Ameaa decorrente de exerccio regular de direito. Temor reverencial a mistura de medo e respeito. Ex: relao entre pais e filhos; relao patro e empregado.

4. ESTADO DE PERIGO - Art. 156 do CC 5. LESO Art. 157 do CC


ESTADO DE PERIGO Requisito Objetivo: Uma pessoa realiza negcio jurdico assumindo prestao excessivamente onerosa. Ex: vender um bem que vale muito com o preo baixo. Requisito Subjetivo (analisa o porque do prejuzo): A prpria pessoa, um parente prximo, o cnjuge ou companheiro, ou at mesmo o amigo ntimo uma dessas pessoas vai se encontrar em perigo de morte, ou grave dano moral Sempre tenho situaes envolvendo direitos da personalidade. Consequncias: Negcio jurdico: Anulvel Ao: Anulatria Prazo: Decadencial de 4 anos contados da celebrao Princpio da Conservao dos contratos: O negcio no ser anulado por Estado de perigo ou leso se a parte beneficiada se oferecer para reduzir o proveito ou pagar a diferena. Observao: Para que o negcio seja anulado por Estado de Perigo deve ser provado o dolo de aproveitamento, isto , deve ser provado que a outra parte tinha conhecimento da situao de perigo. Ex: o comprador sabia que o filho do vendedor estava doente. 6. FRAUDE CONTRA CREDORES LESO Requisito Objetivo: Uma pessoa realiza negcio jurdico assumindo prestao excessivamente onerosa. Ex: Compro um carro que vale R$ 20.000,00 por R$ 50.000,00 Requisito Subjetivo (analisa o porque do prejuzo): A pessoa se encontrava em uma situao de premente necessidade (grave problema financeiro) ou numa situao de inexperincia (pode ser tcnica, negocial, financeira) a preocupao aqui na leso circunda apenas no direito patrimonial. Consequncias: Negcio jurdico: Anulvel Ao: Anulatria Prazo: Decadencial de 4 anos contados da celebrao Princpio da Conservao dos contratos: O negcio no ser anulado por Estado de perigo ou leso se a parte beneficiada se oferecer para reduzir o proveito ou pagar a diferena. Observao: Na leso no precisa ser provado dolo de aproveitamento para que o negcio seja anulado. Ex: a pessoa que est passando por necessidades financeiras e tenta vender o seu automvel por um preo inferior ao que ele vale.

Consiste na atuao maliciosa do devedor insolvente ou na iminncia de assim se tornar, que se desfaz de seu patrimnio procurando no responder pelas obrigaes anteriormente assumidas. Requisitos:

a) Anterioridade do crdito/ do dbito voc tem que provar que quando o sujeito
foi l e realizou o ato que voc est alegando ser fraudulento, voc tem que provar que j existia uma dvida antes a ser paga. Essa dvida pode ser tanto contratual, quanto extracontratual.

b) Eventus Damni (Evento Danoso) A venda do bem foi determinante para a c) Consilium Fraudis / Scientia Fraudis Eu tenho que provar o conluio fraudulento
entre o credor e o adquirente do bem. Se a alienao do bem foi onerosa: o conluio fraudulento deve ser provado (Ex: venda do bem). Se a alienao foi gratuita: Nessa hiptese o conluio no precisa ser provado (Ex: doao do nico bem que poderia responder pela dvida). Consequncias: Negcio jurdico: Anulvel Para o STJ em vrios julgados a divergncia, evidenciando a ineficcia, mas para o CC o negcio jurdico anulvel. Ao: Pauliana/ Revocatria Prazo: decadencial de 4 anos contados da celebrao do negcio jurdico. fraude contra o credor.

7. SIMULAO o desacordo entre a vontade interna (inteno) e a vontade externa (manifestao). Esse desacordo deve ser intencional (proposital). Classificao:

a) Absoluta aquela que tem a aparncia de um negcio, mas na essncia as


partes no desejam realizar qualquer negcio. aquela em que tudo mentira. Tudo nulo. Ex: O homem se separa da mulher, finge com o amigo um pagamento de um emprstimo para na partilha dos bens no lhe d o que devido.

b) Relativa aquela que tem aparncia de um negcio, mas na essncia as partes


desejam realizar um negcio diverso. Nem tudo mentira, logo nem tudo nula. Ex: compra e venda de um imvel. De um lado temos o comprador e do outro lado o vendedor, esto fazendo a compra e venda de uma casa de R$ 1.000.000,00, eles vo e declaram no contrato que esto pagando apenas R$ 500.000,00 na casa para pagar menos ITPI (comprador) e IR (vendedor), o nico elemento falso foi o valor. Consequncias: Gera nulidade jurdica absoluta (Nulo) pode ser totalmente nulo, ou parcialmente nulo. Ao: Declaratria de nulidade Prazo: No tem prazo uma pretenso imprescritvel.

PARTE GERAL 1. OBRIGAES

Conceito: a relao jurdica pessoal e transitria que confere ao credor o direito de exigir do devedor o cumprimento de determinada prestao. Elementos da obrigao:

a) Elementos subjetivos: Sujeito ativo: Credor Sujeito passivo: Devedor


Qualquer pessoa natural ou jurdica pode ser credora ou devedora independentemente de qualquer requisito. Ex: o menor de idade pode ser credor ou devedor, afinal ele pessoa natural.

Admite-se tambm que os entes despersonalizados sejam credores ou devedores. Ex: Sociedade de fato; Sociedade irregular; Condomnio edilcio; Massa falida etc. b) Elemento objetivo: a prestao a ser cumprida. Poder ser uma obrigao de dar, fazer ou no fazer. A prestao precisa ter contedo patrimonial. Isso no pacfico na doutrina, mas o posicionamento majoritrio. c) Elemento imaterial/ virtual/ espiritual estudar o vnculo formado entre credor e devedor. defende a existncia de um duplo vnculo entre credor e devedor. Quando estamos estudando a Obrigao civil, ela formada por dois elementos:

Prevalece a Teoria Binria ou Dualista, construda na Alemanha Ela

a) Dbito formado pelo dever jurdico de cumprir espontaneamente b) Responsabilidade civil a conseqncia jurdica e patrimonial do
descumprimento do dbito. Nada mais que ingressar em juzo para exigir o cumprimento forado da obrigao ou reparao, perdas e danos. Prazo de prescrio dependendo de cada caso. uma prestao, que pode ser de dar, fazer ou no fazer.

A prescrio fulmina a responsabilidade civil, nunca o dbito. O dbito continua

Sujeito consome em um bar Obrigao civil surge o dbito e a

1 ano

Tem o prazo de 1 ano passou um ano cessa a responsabilidade

Posteriormente eu posso pagar espontaneamente a dvida que est prescrita eu posso cobrar depois de volta a dvida prescrita que eu j paguei voluntariamente No, eu no posso cobrar pois eu s tenho direito de cobrar de volta um dbito que existia, a ao para cobrana de dbito no devido a ao de repetio de indbito. Quando prescreve a responsabilidade civil eu tenho a obrigao natural de pagar a dvida. 1.1. Classificao das obrigaes de acordo com as prestaes Eu s tenho trs tipos de obrigaes: de dar, fazer ou no fazer.

1.1.1. Obrigao de dar aquela que consiste na entrega de uma coisa determinada ou determinvel. Se subdivide em duas espcies: a) Obrigao de dar coisa certa aquela em que o objeto est completamente individualizado. Aqui ns temos o objeto determinado (quando no h ato de escolha) no h a concentrao do objeto concentrao da obrigao. Regras: 1. O credor no pode ser forado a receber prestao diversa, ainda que muito mais valiosa, se o credor consentir ocorrer

dao em pagamento. Ex: Se eu vendi o meu fusca para o Joo, eu no posso for-lo a receber um Ferrari. 2. O acessrio segue a sorte do principal (princpio da Acessoriedade ou da gravitao jurdica).

b) Obrigao de dar coisa incerta aquela em que o objeto


determinvel, isto , ainda ser individualizado no futuro. Requisitos para que o objeto seja determinvel: 1. Gnero: arroz, caneta etc. 2. Quantidade: 1kg, 1 caneta etc. A qualidade pode falta Regras: 1. No silncio do contrato a escolha do objeto compete ao devedor. 2. Deve ser respeitado na escolha do objeto o princpio do meio termo ou da qualidade mdia: O devedor est proibido de entregar o objeto da pior qualidade, mas no est obrigado a entregar o objeto da melhor qualidade. 3. Se por fora do contrato a escolha competir ao credor, o mesmo princpio dever ser respeitado. 4. A partir do momento em que realizada a escolha (concentrao) devem ser aplicadas as regras da obrigao de dar coisa certa. 1.1.2. Obrigao de fazer

aquela que consiste em uma atividade fsica ou intelectual que deve ser cumprida pelo devedor a favor do credor ou de terceiro.

a) Obrigao de fazer fungvel aquela que pode ser cumprida por


terceiro em caso de inadimplemento do devedor Substituvel. Ex: Atividades simples Pessoa que pinta o muro de casa b) Obrigao de fazer infungvel aquela contratada em ateno a determinadas caractersticas/qualidades do devedor Insubstituvel Obrigao personalssima (intuito personae). Regras: 1. O credor no pode ser forado a aceitar o cumprimento da prestao por terceiro. Ex: artistas famosos 2. Se o credor aceitar o cumprimento por terceiro no poder cobrar indenizao pelas perdas e danos, pois, a obrigao foi convertida em fungvel. 1.1.3. Obrigao de no fazer

aquela que consiste em um dever de absteno. Ex: Clusula de exclusividade; Clusula de no concorrncia; Obrigao de no construir acima de determinada altura etc. Regra: o Em caso de descumprimento culposo, o credor pode exigir que a prestao seja desfeita (se possvel) e indenizao pelas perdas e danos.

1.2. Classificao das obrigaes compostas subjetivas

1.2.1. Obrigaes fracionrias/ no solidrias Regra (art. 265 do CC)


Quando a obrigao fracionria deve ser observado se a prestao divisvel ou indivisvel.

Se for divisvel Cada credor/devedor s poder cobrar/ser cobrado de sua


quota parte. Ex: dinheiro

Se for indivisvel Cada credor/devedor poder cobrar/ser cobrado ta


totalidade da prestao. Ex: Touro reprodutor

1.2.2. Obrigao solidria a exceo Solidariedade nunca se presume. A


solidariedade resulta da lei ou da vontade das partes. Regra: qualquer um dos credores, ou qualquer um dos devedores poder cobrar ou ser cobrado sozinho da totalidade da prestao. DIREITO CIVIL AULA 03 26/08/2011 Professor: Joo Aguirre @profaguirre jraguirre@uol.com.br (pedir acrdo do STJ ) RESPONSABILIDADE CIVIL 1. Conceito Consiste em um dever subsidirio de reparar o dano decorrente da violao de um dever primrio. A responsabilidade no existe sozinha, algum tem que violar um dever e causar dano a outrem para que exista uma responsabilidade. Vejamos o exemplo: eu estou dirigindo em Ipatinga embriagado, falando ao celular no volante e passei no sinal vermelho e bati no carro de Pollyana, causando um acidente.

a) Tem que haver a violao de um dever primrio. Ex: dirigi embriagado; dirigi b) Causar dano a outrem. Ex: Causei o dano a Pollyana c) Surge a responsabilidade Que o dever de reparar os danos causados
Pollyana. 2. Classificao falando ao celular; passei no farol vermelho

a) Responsabilidade Contratual Arts. 389 e seguintes do CC


O dever violado estava previsto em contrato b) Responsabilidade extracontratual Arts. 927 e seguintes do CC O dever violado no estava previsto em contrato Responsabilidade Aquiliana Lex aquilia de dano c) Responsabilidade Subjetiva e Objetiva RESPONSABILIDADE SUBJETIVA Conduta do agente A conduta causou dano a algum Tem que fazer a ligao entre o dano e a conduta nexo causal Culpa do agente Pode ser a culpa presumida (na qual ocorre a inverso do nus da prova) 3. Elementos da responsabilidade a) b) c) d) Conduta Dano Nexo causal Culpa RESPONSABILIDADE OBJETIVA Conduta do agente A conduta causou dano a algum Tem que fazer a ligao entre o dano e a conduta nexo causal No tem que se falar em culpa No h discusso de culpa. A minha defesa vai ser baseada na no ocorrncia do dano ou que no houve nexo causal

a) CONDUTA DO AGENTE

A regra que eu tenha que imputar o dano a conduta de algum imputao da responsabilidade. Tem alguns sujeitos que so inimputveis O incapaz responde por alguns danos Art. 928 do CC O incapaz responde pelos prejuzos que causar, se as pessoas por ele responsveis no tiverem obrigao de faz-lo ou no dispuserem de meios suficientes. Ou seja, o incapaz responde pelos danos por ele causados: 1. Se as pessoas por ele responsveis no tiverem obrigao ou condies de faz-lo. 2. A indenizao no deve privar o incapaz do indispensvel a sua sobrevivncia e a sobrevivncia daqueles que dele dependem.

Esses requisitos citados acima so cumulativos.


b) DANO O Dano pode ser: a) Dano Patrimonial 1. Dano emergente tudo aquilo que se perdeu. Ex: quando eu bati no carro da Pollyana quebrou o farol, amassou o pra-choque tudo isso dano emergente. 2. Lucro Cessante tudo aquilo que se deixou de ganhar Ex: Se eu tivesse batido no carro de um taxista, alm do dano emergente, eu terei que pagar o lucro cessante, que o valor que o taxista deixou de ganhar durante o perodo que o carro teve que ficar parado.

Ex: Teoria da perda de uma chance diferente do dano hipottico No se


indeniza o dano hipottico Eventualmente pode-se indenizar uma chance, desde que seja uma chance concreta Ex: O Show do Milho Ela ia para a pergunta para ganhar mais R$ 1.000.000,00 quando ela chegou em casa ela verificou que nenhuma das respostas estava correta A senhora ganhou R$ 500.000,00 do programa mais R$ 125.000,00 referente a perda de uma chance, j que tinham 4 alternativas, tendo ela 25% de chance de acertar se houvesse uma alternativa correta. b) Dano Extrapatrimonial 1. Moral Violao ao direito da personalidade. Ex: o recm nascido perdeu o brao no parto (por erro mdico), o advogado alegou que no seria passvel de dano moral, posto que dano moral seria por e sofrimento, e como o recm nascido no sentiu dor por est anestesiado no sentiu dor, e por se tratar de recm-nascido no teria discernimento para sofrer. Por incrvel que parea o juiz acolheu a tese do advogado, e o TJ em sede de apelao manteve a deciso, O STJ por sua vez se manifestou reformando a deciso dizendo que o dano moral uma violao ao direito da personalidade.

2. Esttico A doutrina e a jurisprudncia usa muito os termos aleijo e


deformidade Dano a integridade fsica da pessoa. Ex: Uma modelo que teve uma violao a sua integridade fsica em um acidente fsica, deformando-a, causando o dano esttico. A Smula 387 STJ permite que haja a cumulao do Dano esttico com o Dano moral. Sempre que tiver o Dano

esttico tambm haver o dano moral, mas nem sempre que houver dano moral haver dano esttico. c) NEXO CAUSAL

Culpa exclusiva da vtima Afasta o nexo Causal Culpa concorrente No afasta o nexo causal, mas impe ao juiz o dever de apurar a gravidade da culpa da vtima em confronto com a culpa do agente para fixar a indenizao (art. 945 do CC). Ex: Um acidente em SP que causou uma vtima fatal A coliso de PORSCHE com uma TUCSON O TUCSON passou no sinal vermelho (e nele estava a vtima do acidente) Admitindo-se que ela passou no sinal vermelho teve culpa da vtima Se a culpa foi exclusiva da motorista da TUCSON Afasta o nexo causal e o dono do PORSCHE no tem que indenizar. Se a culpa foi dos dois A culpa foi concorrente O juiz vai mensurar quem foi o maior responsvel H culpa concorrente e a partir da o juiz vai fixar uma indenizao maior ou menor (dependendo do tamanho da culpa do dono do PORSCHE) Teoria da causalidade adequada Essa teoria faz a diferena entre a causa e a razo: CONDIO Contribuio para o evento danoso

CAUSA Razo determinante para que ocorresse o evento danoso d) CULPA A culpa latu senso se divide em:

1. Dolo Ao ou omisso voluntria. Eu agi para causar o dano.


Exemplo de Dolo por omisso: O caso do sujeito que sabendo que tem uma doena grave faz um seguro de vida, omitindo tal fato.

2. Culpa stricto sensu Ao ou omisso involuntria. Est conhecida pela:


Negligncia omisso involuntria Impercia falta de conhecimento tcnico Imprudncia falta de cuidado Uma coisa no exclui a outra negligncia, imprudncia e impercia podem est interligadas.

Art. 927 do CC A regra no CC a responsabilidade subjetiva (caput). Responsabilidade subjetiva.

Pargrafo nico prev a responsabilidade objetiva que a Exceo. Esse


artigo diz que respondem independentemente de culpa: a) Nos casos previstos em Lei. Ex: CDC b) Quando tiver uma atividade risco. Ex: Transportador areo

Art. 186 do CC Aquele que, por ao ou omisso voluntria (dolo), negligncia ou imprudncia (culpa stricto sensu), violar direito causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilcito. PARTINDO DA CONCLUIMOS QUE A REGRA NO CC A RESPONSABILIDADE SUBJETIVA (Culpa Lato sensu)

EXCLUDENTES DE ILICITUDE

Art. 188 do CC No constituem atos ilcitos: I. Os atos praticados em legtima defesa ou no exerccio regular de um direito reconhecido.

II.

A leso pessoa ou o dano ao patrimnio de outrem, a fim de livra-se de perigo iminente Estado de necessidade

a) Legtima Defesa a defesa proporcional e realizada no primeiro momento possvel. Em regra tem que ser imediata Se ela for imediata e proporcional, a defesa legtima

b) Exerccio Regular de um direito reconhecido

Art. 188, I do CC ato lcito. diferente do abuso de direito que ato ilcito Art. 187 do CC. Ex:
locatrio no paga aluguel, e vou na casa dele e tiro as coisas dele e coloco na rua. c) Estado de Necessidade Ex: o caso do capito do navio que jogava a carga no mar para o navio no afundar. Ex: O sujeito estava dirigindo tranquilamente e vem um maluco e pula na frente do meu carro, eu desvio e bato em um carro parado. Nesse caso haver uma excludente de ilicitude, mas mesmo assim eu serei responsvel pelo dano causado, e poderei entrar com uma ao de regresso contra o cara que no foi atropelado. DIREITO CIVIL AULA 04 31/08/2011 Professor: CONTRATOS 1. CONCEITO todo negcio jurdico bilateral que visa a criao, modificao, extino ou conservao de direitos e deveres Tem que ser ao menos bilateral, isso significa que tem que ter no mnimo duas pessoas realizando, mas pode ser realizado por mais de duas pessoas. O negcio jurdico pode ser (levando em considerao o nmero de participantes do negcio):

Unilateral aquele realizado por uma pessoa Bilateral aquele realizado por duas pessoas. Ex: contrato
O autocontrato ou contrato consigo mesmo considerado nulo. O contrato tambm pode ser classificado em unilateral e bilateral Mas nesse caso leva-se em considerao quem assume obrigaes Vejamos:

Unilateral Apenas uma das partes assume obrigao. Ex: Doao pura Bilateral Ambas as partes assumem obrigaes. Ex: compra e venda. O
comprador tem que pagar o preo e o vendedor tem que entregar o objeto. At o contrato de doao pura um exemplo de negcio jurdico bilateral. O contrato de doao pura um negcio jurdico? um negcio jurdico bilateral. Ele um contrato unilateral, mas um negcio jurdico bilateral, j que existem duas partes, porm s uma assume obrigaes (o doador).

2. PRINCPIOS CONTRATUAIS

Regras do ordenamento jurdico que vo nortear os contratos.

2.1.Princpio da autonomia privada Tambm denominado de princpio da autonomia da vontade. Significa que as partes tm liberdade para contratar dentro de limites estabelecidos pelo Estado. Dirigismo contratual O estado intervm no contrato impondo limites. Exemplos de normas que exercem dirigismo contratual: CC, CLT, CDC. A liberdade oprime e a Lei liberta

2.2.Princpio da funo social O Cdigo Civil de 1916 preocupava-se muito com o eu No CC de 2002 deu-se mais ateno a coletividade o princpio que limita a manifestao de vontade e a conduta das partes quando presentes interesses meta-individuais (interesses difusos e coletivos Ex: direito ao meio-ambiente) ou individuais relativos a dignidade da pessoa humana (Ex: jogo de arremesso de ano quem arremessava o ano mais distante MP da poca entrou com uma ao proibindo a conduta porque pegar um dado e arremessar no tem problema por se tratar de um objeto Mas a parti do momento que eu pego um ser humano e arremesso, estou transformando-o em uma coisa e isso fere a dignidade da pessoa humana) (Ex: a brincadeira do programa pnico do pedala Robinho e do pedala Tevez).

2.3.Princpio da boa-f-objetiva BOA-F-SUBJETIVA Ela interna diz respeito a vontade Est relacionada a boa inteno Estado psicolgico de firme crena ou de ignorncia. Art. 1.201 do CC Ex: Posse de boa-f; credor putativo (aquele que tem a firme crena de que est pagando para a pessoa certa) BOA-F-OBJETIVA Ela externa diz respeito a conduta Est relacionada a boa conduta Impe o dever de bom comportamento. Traz os chamados deveres anexos (deveres laterais) Art. 422 do CC Ex: Lealdade; Probidade; Retido; tica; Confidencialidade; Reciprocidade etc.

Os contratantes so obrigados a guardar, assim na concluso do contrato, como


na sua execuo, os princpios de probidade e boa-f (princpio da boa-f-objetiva) Esse dever deve ser observados em todas as fases contratuais: Antes da formao do contrato (fase de negociao) Durante o contrato Aps a extino do contrato (responsabilidade post pactum finitum) 3. FORMAO DO CONTRATO 3.1.Fases de formao do contrato

a) Fase de negociaes preliminares Tambm conhecida como fase de tratativas ou


ainda como fase de puntuao Nesta fase, nenhuma das partes assume o compromisso de contratar Esta fase marcada pela ausncia de compromisso.

b) Fase de proposta e aceitao quem faz a proposta o proponente, quem aceita a


proposta o oblato.

c) Contrato preliminar O contrato preliminar deve conter todos os requisitos do contrato


definitivo, exceto quanto a forma. O contrato preliminar tem a forma livre. Art. 462 do CC.

d) Fase de contrato definitivo


3.2.Momento de formao dos contratos

a) Contrato entre presentes Inter praesentes aquele que no possui intervalo


na comunicao aquele em que a conversa direta. Ex: Contrato por telefone; Contrato por vdeo conferencia; Contrato por MSN. Tem que haver uma comunicao instantnea o contrato por email no considerado um contrato entre presentes, posto que a comunicao no instantnea. O contrato considera-se formado no exato instante que a proposta aceita pelo oblato intervalo na comunicao. Ex: contrato por carta (via epistolar); faz; e-mail. Art. 434 do CC Traz como regra: A Teoria da Agnio na subteoria da Expedio. Em que momento o contrato est formado? No momento em que a aceitao expedida (essa a regra). Excepcionalmente o CC tambm seguiu a Teoria da agnio, mas na subteoria da recepo (incisos do art. 434 do CC). 4. VICIO REDIBITRIO o vcio ou defeito oculto da coisa que a torna imprestvel ao uso que ele destina ou que lhe reduz excessivamente o valor, de modo que o negcio no seria celebrado se o adquirente soubesse da existncia do defeito.

b) Contrato entre ausentes Inter absentes um contrato em que ns temos um

4.1.REQUISITOS

A aquisio deve ser uma aquisio onerosa. Ex: Doao onerosa (doao na
qual eu tenho que cumprir um nus) na hiptese de doao pura no h que se falar em reclamar do vcio O defeito deve ser um defeito oculto, ou seja, deve ser um defeito desconhecido do adquirente. Tem que ser um defeito considervel O defeito de ser anterior ao contrato (defeito pr-existente) Defeito que no decorra do desgaste natural do bem

4.2.OPES DO ADQUIRENTE Abatimento proporcional no produto Ao Quanti Minoris Desfazimento o negcio jurdico Reparao da coisa Ao redibitria Que poder ser cumulada com perdas e danos A cumulao com perdas e danos s possvel se for provado que o alienante agiu de m-f, que sabia do defeito e que o omitiu. DIREITO CIVIL AULA 05 14/09/2011 Professor: Joo Aguirre DIREITOS DAS COISAS DIREITOS REAIS Garantia

Real = Coisa (uma coisa a ser dada em garantia). Ex: um bem mvel sendo dado
em garantia (Penhor). Ex: Emprstimo de R$ 100.000,00 e dou minha casa em So Carlos como garantia pelo cumprimento da obrigao.

Pessoal = Pessoa Nesse caso, no h uma coisa em garantia, a garantia.


proveniente de uma terceira pessoa. Ex: o fiador, se eu no pagar a minha irm paga a dvida. Direito sobre a coisa Previso expressa em lei.

1. Taxatividade Todos os direitos reais tm a sua normatizao prevista em lei.

Obs.: No possvel a criao de direitos reais atpicos. Posso criar um contrato atpico, mas um direito real no. No CC o rol dos direitos reais est previsto no Art. 1.225. So 12 direitos reais no CC. Porm, alm do CC, existem outros diplomas que trazem
a previso de direitos reais. Ex: O Estatuto da cidade ( que dispe acerca da outorga onerosa do poder de constituir, dos direitos de cdula).

2. Aderncia a fixao do direito em razo da existncia da coisa. O direito existe em


razo da coisa. Tem uma ligao ao prprio bem. Ex: Se voc dono de um carro, e o carro pega fogo, no mais existindo, virando p, nesse caso no haver mais posse, por falta de aderncia, em razo do bem no mais existir.

3. Sequela Trata-se de uma marca prpria dos direitos reais, que permite ao titular
perseguir a coisa onde ela estiver. uma possibilidade de perseguio. Ex: Leasing que os Bancos fazem com os carros financiados, quando o sujeito no paga o financiamento o banco persegue a coisa, no caso o carro.

4. Eficcia Erga Omnes Os direitos reais projetam seus efeitos para toda a sociedade.
Ateno: O Direito Civil prev a figura de relaes pessoais que possuem caractersticas de direitos reais. So as chamadas obrigaes hbridas.

DIREITOS PESSOAIS

DIREITOS REAIS

DIREITO PESSOAL

Exemplo de Direitos pessoais (reais): Obrigaes propter rem (prpria da coisa tambm pode ser chamada de obrigao in rem) aderncia nas obrigaes condominiais quem vai aprovar o valor do condomnio so os condminos (o que for pactuado), e os dbitos e as despesas ficam presas as coisas. Outro exemplo: so os muros de vizinhos. 1. Conceito Quais os poderes que o titular desse direito exerce sobre a coisa.

1.1. Propriedade

Art. 1.228 do CC Proprietrio aquele que pode: a) Usar o direito de se servir das utilidades da coisa. Ex: eu tenho uma casa,
que pode ter vrias utilidades, pode ser minha residncia, meu escritrio etc. O importante que eu sou proprietrio e posso usar da minha propriedade.

b) Gozar Perceber frutos Ex: Se eu sou dono da casa, eu posso alugar a


casa.

c) Dispor O proprietrio pode: vender, doar , destruir, abandonar, dar em


pagamento, dar em garantia etc.

d) Reaver a coisa das mos de quem quer que injustamente a possua ou


detenha o direito de sequela. 2. DIREITOS REAIS Art. 1.225 do CC So direitos reais:

I. Propriedade direito real sobre coisa prpria.


Os demais direitos so: Direitos reais sobre coisa alheia So poderes que a pessoa vai exercer sobre uma coisa que pertence a outra pessoa.

II. Superfcie III. Servides IV. Usufruto V. Uso VI. Habitao VII. Direito do promitente comprador de imveis VIII. Penhor IX. Hipoteca X. Anticrese XI. Direito real de concesso de uso para fim de moradia XII. Direito real de concesso de uso

So parcelas da propriedade e esto em ordem gradativa (com relao

PROPRIETRIO O proprietrio pode: usar, gozar, dispor e reaver a coisa das mos de quem quer que injustamente o possua ou o detenha.

USUFRUTO Aqui o usufruturio pode usar e gozar da propriedade

USO O usurio s pode usar

HABITAO O habitante s pode usar o imvel como moradia s incide sobre bem imvel e apenas para moradia

Art. 1.831 do CC Ao Cnjuge sobrevivente qualquer que seja o regime de bens, ser assegurado sem prejuzo da participao que lhe caiba na herana, o direito real de habitao relativamente ao imvel destinado residncia da famlia (direito de usar esse imvel como moradia do titular e de sua famlia direito real sobre coisa alheia), desde que seja o nico daquela natureza a inventariar Esse direito vitalcio. SUPERFCIE

Consiste no direito de plantar ou de construir em imvel alheio.

O superficirio pode usar, gozar e dispor da construo (mas no pode do terreno)


Agda proprietria de um terreno (concedente ou fundeira) Joo superficirio (ele pode usar, gozar e dispor da construo) em um determinado momento a superfcie vai cessar SERVIDO a restrio ao uso e ao gozo de um imvel em benefcio do imvel do vizinho. SERVIDO a restrio ao uso e ao gozo de um imvel em benefcio do imvel do vizinho. PASSAGEM FORADA O proprietrio de um imvel encravado tem o direito de exigir o acesso via pblica (porto ou nascente) da maneira menos gravosa ao imvel vizinho, com os rumos fixados judicialmente e mediante indenizao. Se traduz em direito de vizinhana Decorre de lei e sua fixao depende de sentena judicial. Possui uma causa especfica, que o encravamento do imvel (sem acesso a logradouros, vias pblicas). Gera indenizao ao proprietrio.

Se traduz por um direito real sobre coisa alheia. Nasce por consenso entre os proprietrios e pressupe registro No possui causa especfica Autoriza a usucapio para a servido.

Imvel encravado aquele que est sem nenhum acesso via pblica (porto ou
nascente.

DIREITOS REAIS DE GARANTIA So as chamadas garantias reais

So trs: a) Penhor empenho bens mveis (bens mveis em garantia). Ex: Pego R$ 1.000,00 emprestado e dei meu relgio em garantia. O penhor tambm pode ser chamado de garantia pignoratcia legal podem ser hipotecados (navio e aeronaves). Ex: Pego R$ 100.000,00 emprestado e dou minha casa em garantia. Hipoteca a garantia hipotecria emprstimo de R$ 10.000,00 e garanto por intermdio de um aluguel de uma casa minha. Anticrese a garantia anticrtica

b) Hipoteca Bens imveis em garantia e mais dois bens mveis que por definio

c) Anticrese Dou como garantia rendas e aluguis sobre imveis. Ex: Peo um

NOVA FORMA DE USUCAPIO Art. 1.240-A do CC (Usucapio familiar)

No art. 1.240 eu tenho a usucapio urbana tambm previsto no art. 183 da CF. Precisa de: Posse mansa (pacfica) Ininterrupta Prazo de 5 anos rea urbana no superior a 250 m Moradia do possuidor e de sua famlia

No pode ser proprietrio de nenhum outro imvel rural ou urbano

O Art. 1.240-A usucapio familiar Precisa de: Posse mansa (pacfica) Ininterrupta Prazo de 2 anos rea urbana no superior a 250 m Moradia do possuidor e de sua famlia No pode ser proprietrio de nenhum outro imvel rural ou urbano Propriedade divida com ex-cnjuge ou ex-companheiro que abandonou o lar, utilizando-o para sua moradia ou de sua famlia DIREITO CIVIL AULA 06 14/09/2011 Professor: Joo Aguirre DIREITO DE FAMLIA

1. DIRETRIZES CONSTITUCIONAIS Art. 226 da CF: A famlia, base da sociedade (em especial proteo do estado)
Art. 226. A famlia, base da sociedade, tem especial proteo do Estado. 5 - Os direitos e deveres referentes sociedade conjugal so exercidos igualmente pelo homem e pela mulher. 6 O casamento civil pode ser dissolvido pelo divrcio. 7 - Fundado nos princpios da dignidade da pessoa humana e da paternidade responsvel, o planejamento familiar livre deciso do casal, competindo ao Estado propiciar recursos educacionais e cientficos para o exerccio desse direito, vedada qualquer forma coercitiva por parte de instituies oficiais ou privadas. 8 - O Estado assegurar a assistncia famlia na pessoa de cada um dos que a integram, criando mecanismos para coibir a violncia no mbito de suas relaes. Famlia (roll exemplificativo e no taxativo) Formada pelo casamento (1 e 2) 1 - O casamento civil e gratuita a celebrao. 2 - O casamento religioso tem efeito civil, nos termos da lei. Formada pela unio estvel (3) 3 - Para efeito da proteo do Estado, reconhecida a unio estvel entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua converso em casamento.

Relao Monoparental (4) famlia formada por qualquer um dos pais e seus
descendentes. Ex: famlia da me solteira, me adotiva, me viva etc. 4 - Entende-se, tambm, como entidade familiar a comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes.

EC 66 alterou o 6 do art. 226 da CF

Redao antiga O casamento pode ser extinto pelo divrcio aps um ano de
separao judicial ou 2 anos de separao de fato. Redao nova O Casamento pode ser extinto pelo divrcio. Para OAb no h mais separao de fato o divrcio pode ser feito a qualquer tempo e no h limitao para o divrcio Exemplo que no est no roll: tio e sobrinho que perdeu os pais. Concubinato no famlia Art. 227 da CF tratava apenas sempre da criana (0 a 12 anos) e do adolescente (13 aos 18 anos), porm tem uma Emenda Constitucional de n 65 que inseriu a figura do jovem (dos 14 aos 29 anos) posteriormente ser aprovado o estatuto do jovem, est em pauta.

O art. 227 traz um princpio fundamental, que o princpio da proteo integral do


menor. O menor prioridade absoluta Prioriza-se o interesse do menor. Tutela da criana e do adolescente: a) Doutrina da proteo integral merece proteo integral do estado, da famlia e da sociedade. b) Princpio da prioridade absoluta c) Princpio da igualdade de filiao (art. 227 6 da CF) se probe qualquer tipo de discriminao entre os filhos. 2. CASAMENTO E UNIO ESTVEL A) CASAMENTO

Conceito Art. 1.511 do CC a unio entre duas pessoa que estabelece a comunho plena de vida e tem por base a igualdade de direitos e de deveres entre os cnjuges. Pontos fundamentais no casamento: a) Comunho plena de vida idia de ter uma viuda a dois b) Igualdade entre os cnjuges c) Diversidade de sexos Requisitos de existncia:

Art. 1.514 do CC Art. 1.514. O casamento se realiza no momento em que o homem e a mulher manifestam, perante o juiz, a sua vontade de estabelecer vnculo conjugal, e o juiz os declara casados. a) Diversidade dos sexos b) Manifestao da vontade c) Celebrao pelo juiz B) UNIO ESTVEL

Conceito Art. 1.723 do CC A unio duradoura, pblica e contnua entre homem e mulher como objetivo de constituir famlia. Principal diferena entre casamento e Unio estvel

1) Casamento

um ato jurdico solene tem forma para comear e para terminar. Ex: Casamento pela comunho parcial No divrcio o cnjuge ter direito a parte dos bens havidos na constncia do casamento. O casamento se inicia com a celebrao do casamento (ato solene)

2) Unio Estvel reconhecida como entidade familiar a unio estvel entre o homem e a mulher, configurada na convivncia pblica, contnua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituio de famlia. 3. Unio estvel diferente de concubinato Unio Estvel Art. 1.723 do CC a unio: - Duradoura - Pblica - Contnua - Entre pessoas - Com o objetivo de constituir famlia famlia: - d direito a alimentos - d direito sucessrio - d direito ao regime de bens, com presuno do esforo comum. Ex: Homem vive a muitos anos com mulher com o objetivo de constituir uma famlia Concubinato Art. 1.727 do CC As relaes: - No eventuais - Entre homem e mulher - Impedidos de casar Constituem concubinato No famlia: -no d direito a alimentos -no d direito a sucesso -no da direito ao regime de bens com presuno do esforo comum. Ex: Me morre e a filha casa com o padrasto (concubinato)

2 excees em que pessoas impedidas de casar podem viver em unio estvel, e no em concubinato: a) Separado judicial ou extrajudicialmente b) Separado de fato

DIREITO CIVIL AULA 07 22/09/2011 Professor: Andr Barros DIREITO DAS SUCESSES

1. O que uma sucesso? a transferncia da herana ou do legado ao herdeiro ou


legatrio em razo da morte de uma pessoa.

2. Espcies de sucesso (de acordo com o seu ttulo) Pode ser de dois tipos: 2.1.
Sucesso a ttulo universal aquela em que h transferncia de herana.

Herana o conjunto de relaes patrimoniais deixado pelo falecido compreende bens, direitos, crditos, dbitos, deveres, responsabilidades etc. Caractersticas da herana: Bem imvel e indivisvel at o momento da partilha

A herana considerada at o momento da partilha uma universalidade de direito


Universalidade de fato conjunto de coisas corpreas. Ex: Coletivo

Universalidade de direito conjunto de coisas incorpreas de direitos

regulamentada pelas regras do condomnio se ela considerada uma coisa


indivisvel todos os herdeiros tm direito sobre a herana direito de preferncia

Direito de preferncia Se um dos herdeiros desejar alienar a sua quota parte,


dever oferec-la primeiro aos demais herdeiros. O herdeiro preterido em seu direito de preferncia (desrespeitado em seu direito de preferncia) poder propor ao adjudicatria de quinho, depositando em juzo o valor pago pela quota hereditria. O direito de preferncia s existe se a alienao for onerosa ou seja, se um dos herdeiros quiser vender a quota dele se a alienao for gratuita (doao) no h direito de preferncia.

O herdeiro quem recebe a herana. Ele pode:

a) Receber a totalidade da herana nico herdeiro Herdeiro Universal Alm de


receber a ttulo universal recebe sozinho a herana

Nesse caso, ao final do inventrio judicial, eu tenho uma carta de adjudicao Se o inventrio for extrajudicial eu terei um escritura pblica b) Receber a frao da herana Mais de um herdeiro Os herdeiros recebem a ttulo
universal, porm no herdeiro universal, j que, no herdeiro nico.

Quando eu tenho + de um herdeiro ao final do inventrio judicial eu tenho um


documento formal chamado de formal de partilha 2.2.Sucesso a ttulo singular Transferncia de um legado Legado um bem especfico e determinado, que foi individualizado do restante da herana pelo seu autor.

O legado institudo atravs de testamento


Eu sou obrigado a instituir legado com todos os bens? No O legado pode ser institudo sobre um, alguns, ou todos os bens. A sucesso no direito brasileiro pode ser deferido a duplo ttulo os herdeiros pode receber a ttulo de legado e a ttulo de herana. Ex: Jos tem dois filhos, Pedro e Paulo, e possui um apartamento, uma casa, uma fazenda, um automvel e um dinheiro no banco, ele deixa a ttulo de legado para Paulo a casa e para Pedro o apartamento e no especificar os demais bens recebendo Paulo e Pedro como herdeiro e como legatrio.

Dica: No direito brasileiro a sucesso pode ser deferida a ttulo universal, a ttulo singular, ou a duplo ttulo. Dica: Para que ocorra sucesso a ttulo singular necessrio a existncia de testamento, mas o fato de existir um testamento no significa que haver sucesso a ttulo singular

3. ABERTURA DA SUCESSO

Ocorre no exato instante da morte Princpio da Saisine Princpio pelo qual a propriedade e a posse indireta da herana so transmitidas automaticamente no exato instante da morte.

A posse direta permanece com o inventariante at o momento da partilha. Fico jurdica uma inveno do operador do direito o princpio da Saisine
oriundo do pensamento de que ns no podemos admitir a existncia de direitos sem titulares

Lei aplicvel no direito das sucesses: a) Direito Civil

Sucesso legtima Aplica-se a Lei do momento da morte A Lei do momento da


abertura da sucesso. Ex: Se o pai faleceu no dia 01/01/1990 o inventrio foi aberto somente em 01/01/04 (quando j vigorava o novo CC) nessa situao ser aplicvel a legislao do momento da morte (O CC de 1916) j que o novo CC entrou em vigor no dia 11/01/03

Sucesso testamentria nela eu aplico tanto a lei do momento da morte, quanto


a lei do momento da celebrao do testamento

Lei do momento da morte


Para verificar a capacidade (ou legitimidade) sucessria passiva capacidade testamentria passiva Para olhar o contedo do testamento Lei do momento da celebrao do testamento Para verificar a capacidade testamentria ativa a capacidade de quem vai fazer o testamento a capacidade testamentria ativa se inicia aos 16 anos no necessita de assistncia j que o testamento um ato personalssimo Verificar a forma do testamento verificar se foram respeitadas as solenidades necessrias para fazer o testamento b) Direito Tributrio

A Lei aplicvel do acontecimento do fato gerador do imposto aplica-se a Lei do


momento da Morte no caso ITCM cujo fato gerador a transmisso decorrente da morte De acordo com o princpio da irretroatividade da lei a lei no retroagir para alterar consequncias de fato gerador pretrito no retroagir nem para beneficiar, nem para prejudicar.

c) Direito Processual Civil Toda norma instrumental (de direito processual) tem aplicabilidade imediata espera-se a sua vacatio e ela ter aplicabilidade imediata.

4. ACEITAO DA HERANA

Conceito: Ato pelo qual o herdeiro manifesta a sua concordncia concordncia do que ele recebeu no momento da morte Tem eficcia ex tunc retroage ao momento da morte

Aceitao da herana deve ser manifestada de forma pura sem condio, sem termo, sem modo irrevogvel e irretratvel (no pode voltar a atrs) Mas, pode ser anulada por vcio de consentimento (erro, dolo, coao)

5. ESPCIES DE ACEITAO

A) Aceitao expressa Aquela em que o herdeiro manifesta de forma inequvoca. B) Aceitao tcita aquela que decorre da prtica de atos prprios da qualidade de
herdeiro aquela em que o herdeiro se comporta como herdeiro. Ex: o herdeiro que pede a abertura do inventrio; o herdeiro que constitui advogado e junta procurao nos autos.

EXCEO: Hipteses que no induzem aceitao:


a) Prtica de atos oficiosos todos os atos relativos ao funeral b) Atos de administrao e guarda provisria da herana Ex: cuida da casa, coloca comida para o cachorro etc. c) Renncia pura

C) Aceitao presumida Aquela que decorre do silncio do herdeiro citado, para dizer
se aceita ou no a herana 6. RENNCIA Por ser ato abdicativo de direito s pode ser manifestada de forma expressa e solene. Solenidade exigida: ou eu fao uma escritura pblica, ou eu assino um termo judicial. Se houver desrespeito a solenidade o negcio jurdico nulo.

Duas espcies de renncia:

a) Renncia impura/ translativa: Falsa renncia ato de aceitao tcita seguida de


posterior cesso de direitos

A eficcia: ex nunc no vai retroagir porque houve a aceitao b) Renncia pura/ abdicativa: Verdadeira renncia o herdeiro vai abrir mo da
parte dele sem se importar com quem ser beneficiado a parte dele ir para o monte partvel e vai ser distribudo para os demais herdeiros.

A eficcia: ex tunc retroage ao momento da morte como se a pessoa nunca


tivesse recebido 7. SUCESSO LEGTIMA aquela que segue uma ordem de vocao hereditria estabelecida por Lei

subsidiria porque a principal a testamentria a vontade do falecido por intermdio do testamento. O legislador no CC/02 Art. 1.790 dispe da sucesso do companheiro Art. 1.829 sucesso dos demais segue uma ordem:

a) Descendentes que em regra iro concorrer com o cnjuge sobrevivente Excees: Quando o cnjuge no concorre:
1. Casado pelo regime da comunho universal 2. Casado pelo regime da separao de bens 3. Casado pela comunho parcial sem bens particulares

b) Ascendentes em concorrncia com o cnjuge sem observar o regime


de bens O ascendente sempre concorre com o cnjuge sobrevivente no depende do regime de bens

c) Parentes colaterais at o 4 grau Ordem:


1. 2. 3. 4. Irmos (parentes em 2 grau) Sobrinhos (parente de 3 grau) Tios (parente de 3 grau) Tios-avs Primos parentes de 4 grau Sobrinhos-netos

DIREITO CIVIL (extra) LOCAO LEI DO INQUILINATO (8.245/91) trata das locaes dos imveis urbanos Imvel urbano finalidade residencial, no residencial, ou por temporada. Art. 5 (cuidado) ao para retomar o imvel sempre ao de despejo. No todo contrato de locao de imvel urbano que seguem a lei do inquilinato. So 5 hipteses que seguem as regulamentaes do Cdigo Civil (art. 1): Imveis de propriedade da Unio, do Estado ou do Municpio, ou ainda, de suas autarquias e fundaes pblicas (figurando como locatrio) Vagas autnomas de garagem ou espaos para estacionamento de veculo (se eu aluguei o apartamento com a vaga na garagem, nesse caso h aplicabilidade da lei, e no do CC). Ex: Gisele aluga a vaga da garagem para Joo, nesse caso especfico, no h aplicabilidade da lei, e ele no querendo devolver a garagem tendo findo contrato, Gisele entrar com ao de reintegrao de posse (em conformidade com o que dispe o Cdigo Civil). Espaos destinados a publicidade

Em apart-hotis, hotis-residncia ou equiparados, assim considerados aqueles


que prestam servios regulares a seus usurios e como tais sejam autorizados a funcionar.

Arrendamento mercantil. (no locao de imvel urbano, por isso a lei no


aplicvel)

Nessas cinco hipteses no ser aplicada a Lei de inquilinato, e sim o CC. Solidariedade no se presume de acordo com o CC.

Art. 2 da Lei 8.245/91 porm, de acordo com a lei se houver mais de um locador, eles sero solidrios, salvo disposto em contrato. Art. 4 da Lei 8.245/91 No curso do contrato de locao o locador no pode retomar o imvel (regra) por denncia vazia (sem motivo). Exceo: esto previstas em lei. Ex: se o locatrio tiver destruindo o imvel, se no estiver pagando o aluguel etc.

Denncia cheia diferente da Denncia vazia

Denncia vazia a denncia imotivada o locador vai poder pedir o imvel sem
nenhum motivo, porm no pode acontecer no curso do contrato.

Denncia cheia a denncia motivada preciso dar motivos (apenas motivos


previstos em lei) Art. 9 da Lei 8.245/91: Por acordo

Prtica de infrao a lei ou ao contrato. Ex: aluga-se um imvel para uma


agencia de eventos em uma rea residencial (a lei de zoneamento do municpio no permite comrcio naquela rea estritamente residencial). O contrato dizia que no podia fazer reformas no imvel, e o locatrio fez reformas em tal imvel. Nesse caso, o inquilino praticou infrao contra a lei e contra o contrato. O locador poder despej-lo e ainda pleitear indenizao e reparao do dano.

Em decorrncia da falta de pagamento do aluguel e demais encargos (gua,


luz, gs, condomnio, IPTU etc.)

Para a realizao de reparos urgentes determinados pelo poder pblico, que


no possam ser normalmente executados com a permanncia do locatrio no imvel, ou podendo, ele se recusa a consenti-las. Ex: Uma notificao dada pela prefeitura, dispondo acerca de reforma no imvel por algum motivo. 1. REGIMES DE LOCAO a) Regime residencial Art. 46 da Lei (por contrato com o prazo igual ou superior a 30 meses) Art. 47 da Lei (por contrato com o prazo inferior a 30 meses) Na locao residencial o legislador preocupou-se com a famlia que ia instalar ali a sua moradia, e deu mais benefcios aos contratos celebrados em conformidade com o disposto no art. 46 da Lei do inquilinato. Art. 46 da Lei

Ex: Contrato de 30 meses.

30 Prorrogao por prazo indeterminado nesse perodo pode retomar o

A locao poder ser

Ocorrendo a denncia cheia, no curso do contrato Art. 9 da Lei ter 30 dias O inquilino para sair do imvel.

30 dias p/ retomar o

Art. 47 da Lei Ex: Contrato de 29 meses

Para fazer a denncia fazia, necessita-se informar o locatrio por intermdio de uma notificao premonitria Art. 61 da Lei. (prorrogao do prazo para sair do imvel, mediante concordncia) de despejo.

29 Prorrogao automtica por Ocorrendo a 30 dias p/ retomar o tempo denncia cheia, indeterminado (a no curso do chamada denncia A denncia contrato Desde que o vazia s pode mais cheia art. 9 + Art. 9 da Lei locador notifique o aparecer locatrio. depois de 60
O Motivo do inciso II do art. 47 acreditam que o inciso II caiu com o advento da emenda 45, que dispe que qualquer relao relacionada ao vnculo de trabalho, ser de competncia da justia do trabalho, no podendo ser um dos motivos.

A locao poder ser

Art. 44 (constitui crime de ao pblica pena de deteno de 3 meses a 1 ano, podendo ser substituda por prestao de servio a comunidade) inciso II. Nos casos de retomada. Para ele no sofrer a sano penal, ele tem que entrar no imvel e comear a usar em 180 dias, e ficar no imvel por no mnimo 1 ano. Alm da sano civil que poder sofrer, de acordo com o pargrafo nico do mesmo artigo.

b) Regime no residencial Art. 56 e 57 O locador no est preocupado em estabelecer o prazo mnimo de moradia. No curso do contrato a denncia cheia, findo o contrato a denncia poder ser vazia. Ao final do contrato o locador tem 30 dias para retomar o imvel. Art. 59 1, VIII da lei. Vale ressaltar que o juiz tem que ter certo critrio, proporcional a locao feita. Ex: se uma empresa estiver alugando 15 andares de um prdio, ele no dever conceder a liminar para desocupao em 15 dias, posto que o locatrio no conseguir desocupar o imvel dentro do prazo de 15 dias. Aps os 30 dias, h a prorrogao do prazo por tempo indeterminado, e a parti da pode findar o contrato por denncia vazia com notificao (30 dias).

c) Regime de locao por temporada Art. 48 a 50 da lei

uma locao residencial por prazo no superior a 90 dias. Tem quatro hipteses: Ex: um contrato de 90 dias: No curso do contrato o locador s pode tomar o imvel por denncia cheia do art. 9 Terminou o contrato, eu vou ter 30 dias para retomar o imvel (nesse caso eu vou tomar com liminar para desocupao em 15 dias. No retomou o imvel em 30 dias Ocorre a prorrogao por prazo indeterminado, at 30 meses do incio do contrato (o locador poder tomar o imvel pela denncia mais cheia do art. 47 da lei). Passados os 30 meses ele poder tomar o imvel por denncia vazia do art. 46 com notificao (30 dias).

FIANA:

Tem uma interpretao restritiva salvo se tiver a anuncia do credor.

a) Fiana por prazo determinado O fiador no pode se exonerar antes do prazo, b) Fiana por prazo indeterminado Nesse caso o fiador pode se exonerar, desde que
notifique previamente o credor, ficando responsvel pela garantia por 60 dias contados da notificao. Nos contratos de locao Lei 12.112/09 Determinou que a obrigao do fiador se estende at a efetiva entrega das chaves, mesmo na hiptese de prorrogao do contrato por prazo indeterminado. Ter duas regras: Prazo determinado O fiador no pode se exonerar Prazo indeterminado tem que notificar o locador, ficando responsvel pelo pela garantia por 120 dias contados da notificao. DICA:

Art. 7 da Lei o usufruto = usar, gozar, fruir e dispor de um bem. Ex: Giselle
usufruturia, Joo proprietrio da residncia, e Jos locatrio (quem aluga o usufruto). No usufruto tem-se uso e gozo do bem, e Giselle aluga o imvel para Jos, Joo que proprietrio pode dispor do bem, quando acabar o direito do usufruto de Giselle, volta propriedade plena paras as mos do Joo. Quando se extingue o usufruto, o locador pode notificar o locatrio para findar a locao no prazo de 30 dias. Porm no art. 8 fala sobre o imvel alienado durante a locao.

Anda mungkin juga menyukai