Anda di halaman 1dari 5

Como instalar o Windows 7 em um netbook a partir de um pendrive

Elias Plastiras, da PC WORLD/Australia 21-10-2009 com informaes de Ren Ribeiro, da PC WORLD Tutorial ensina driblar a falta de um drive de DVD no computador porttil. Instralao Embora a maneira mais fcil de instalar o Windows 7 em um netbook seja por meio de um drive de DVD externo, no vale a pena gastar entre 250 reais e 350 reais caso no venha a usar o dispositivo frequentemente. Se voc tiver um pendrive com 4 GB de espao (um novo custa em mdia 60 reais), saiba que pode resolvr seu problema. Mas a instalao do Windows 7 por meio de um pendrive no to simples assim, j que no suficiente copiar o contedo do DVD do Windows 7 para o dispositivo USB. Antes, deve-se criar uma partio e torn-la ativa para ser reconhecido pelo computador como um drive inicializvel. Como a atualizao a partir do Windows XP envolve passos mais complexos, esse tutorial descreve este procedimento. Mas ele tambm se aplica no caso do Vista, j que a Microsoft no ir vender a verso update do novo sistema operacional no Brasil. Leia tambm: >> Especial Windows 7: tudo sobre o novo sistema operacional da Microsoft >> Windows 7 j est venda nas ruas de So Paulo, em verso pirata >> Usurio do Vista ser penalizado na hora de comprar o Windows 7 >> Sete prerrequisitos para instalar o Windows 7 >> Quem usa o XP vai pagar caro para migrar para o Windows 7 >> Windows 7: as dez melhores coisas que existem nele Nota: Como o Windows 7 no pode ser instalado como uma atualizao sobre o Windows XP, necessrio usar a opo 'Instalao personalizada', a mais completa, trabalhosa e demorada. Isto significa que todos os seus programas e os dados sero perdidos. Por esta razo, no se esquea de fazer backup de segurana do registro do sistema, criar um ponto de restaurao e fazer backup dos seus dados antes de instalar o Windows 7. Etapa 1: Formato da chave USB e torn-lo ativo Um pendrive visto como um dispositivo removvel no Windows XP e, por esse motivo, o gerenciador de disco no permite particion-lo, muito menos criar uma partio ativa. Essa opo estar desabilitada (na cor cinza), como mostra figura abaixo. E tambm no vai deixar voc formatar utilizando o sistema de arquivos NTFS.

Print to PDF without this message by purchasing novaPDF (http://www.novapdf.com/)

Uma das maneiras mais simples de se fazer isso utilizando o HP USB Disk Storage Format Tool, utilitrio que alm de formatar o dispositivo flash com o sistema de arquivos NTFS, tambm torna a partio ativa. Instale o software, localize o pendrive que aparece na lista de dispositivos, altere o sistema de arquivos (File) para NTFS. Depois, selecione a Formatao rpida e clique em Iniciar. O processo todo vai demorar apenas alguns segundos.

Para confirmar se a formatao da unidade foi feita corretamente, clique com o boto direito do mouse em Meu Computador, clique em Gerenciar, Gerenciamento de disco. Voc ver o pendrive listado com o status de ativo, a indicao de capacidade e o sistema de arquivos (NTFS).

Print to PDF without this message by purchasing novaPDF (http://www.novapdf.com/)

Etapa 2: Crie uma rea inicializvel (boot) O Windows 7 usa um programa chamado Bootmgr para carregar. A partio ativa no pendrive precisa ter o cdigo escrito l para que o seu setor de inicializao seja reconhecido pelo Bootmgr. Esse cdigo pode ser escrito no pendrive utilizando o programa bootsect.exe, que fica na pasta de inicializao do DVD do Windows 7. Para extrair esse cdigo, temos que usar o prompt de comando - acessvel a partir do menu Iniciar (selecione Executar, digite cmd e pressione Enter). Uma vez que o prompt de comando aberto, alterne para o drive onde est o Windows 7, digitando a letra da unidade de DVD, que normalmente d:. A seguir, digite a seguinte linha de comando: boot\bootsect /nt60 j: Em nosso exemplo, estamos dizendo para usar o comando bootsect para escrever o cdigo de boot na unidade USB (no caso, a unidade j: - substitua pela letra correspondente ao drive USB em seu computador) Se a operao for bem-sucedida, voc ver uma tela com a mensagem semelhante ao exemplo abaixo:

Etapa 3: Cpia do Windows 7 para o Pendrive Agora feche a janela do prompt de comando e simplemente copie o contedo do DVD do windows 7 para o pendrive. Isso levar cerca de sete minutos, dependendo de seu computador e da velocidade de gravao do pendrive.

Print to PDF without this message by purchasing novaPDF (http://www.novapdf.com/)

O diretrio raiz do DVD do Windows 7 tem cinco pastas e trs arquivos, totalizando 2,32 GB

Etapa 4: Altere a sequncia de inicializado no netbook Para que a instalao ocorra preciso que o netbook d boot utilizando o pendrive e no do disco rgido (drive C:), como o normal. Para alterar isso, informa BIOS do porttil que uma nova sequencia de boot deve ser adotada. Esse procedimento varia dependendo da marca do netbook. Mas, geralmente, o acesso BIOS se d pressionando a tecla F2 ou DEL, ao ligar o netbook. A dica ficar de olho na mensagem que exibida na parte inferior da tela quando o equipamento ligado (ela informa qual tecla deve ser pressionada para acessar BIOS). Uma vez na BIOS, v ao menu de inicializao e procure a configurao "Boot Device Priority" e selecione a opo que indica o drive USB com primeiro dispositivo de boot.

Salve as alteraes e saia do BIOS. Com o pendrive que tem a cpia do Windows 7 conectado a uma porta USB do netbook, o assistente de instalao ser carregado. Siga os passos indicados at completar a instalao.

Print to PDF without this message by purchasing novaPDF (http://www.novapdf.com/)

Ao final, certifique-se de remover o pendrive e alterar a sequncia de boot para que a inicializao do porttil volte a ocorrer a partir do HD. Reinstale seus aplicativos e recupere os dados de usurios.

Print to PDF without this message by purchasing novaPDF (http://www.novapdf.com/)

Anda mungkin juga menyukai