Anda di halaman 1dari 6

Movimento circular uniforme Movimento circula uniforme todo movimento que apresenta Trajetria circular; Intensidade da velocidade escalar

calar constante e diferente de zero; Acelerao tangencial nula; Acelerao centrpeta no-nula, pois a velocidade varia em direo e sentido.

Veja:

AC

Nos movimentos circulares particularmente no MCU, podemos determinar os deslocamento escalares ( ) atravs de deslocamento angulares ( ), que so ngulos que subentendem os deslocamentos escalares:

O arco ( ) se relaciona com o ngulo ( ) atravs da relao:

Deslocamento angular efetuado no mesmo o intervalo de tempo de deslocamento escalar. Logo, e possvel definir a grandeza velocidade angular ( ), que se relaciona com a velocidade escalar da seguinte forma: Sendo vem : , dividindo ambos os membros da igualdade por ,

Movimento uniforme Estabelcemos que velocidade angular ), substituindo ( I), temos:

Como, no SI, a unidade de segundo (s), a unidade de Observaes:

o radiano (rad) e a unidade de o o radiano por segundos ( rad/s)

Embora seja usado como unidade de medida, radiano uma grandeza adimensional( no possui unidade). Um radiano a medida de angulo que subentende um arco de comprimento igual ao raio da circunferncia. Assim, se r, ento:

Equaes do movimento circular uniforme


Quando um mvel executa um movimento curvilneo ou circular tambm deve se considerar uma segunda velocidade que no aparece nos movimentos retilneos. Essa velocidade a velocidade angular e ela est ligada ao movimento de rotao. O clculo da velocidade angular muito parecido ao da velocidade linear, mas, nesse caso, em vez de usarmos o , usaremos o .

A velocidade linear e a velocidade angular se relacionam por uma das expresses mais importantes do movimento circular:

Onde R o raio da trajetria.

A acelerao angular num instante t, se obtm calculando a acelerao angular mdia no intervalo de tempo que tende a zero.

Uma partcula em movimento circular uniforme desloca-se com velocidade linear v constante, sendo, portanto, a velocidade angular pela equao tambm constante, nos permitindo afirmar que a partcula percorrer deslocamentos angulares iguais em tempos idnticos. Dividindo-se a equao horria do movimento retilneo e uniforme (3.1) por R temos

e das definies de deslocamento angular (4.1) e velocidade angular (4.2) obtm-se a equao horria do movimento circular uniforme Para = 2 radianos, uma volta completa, retorna-se a posio inicial num intervalo de tempo t, sendo este o tempo necessrio para a repetio do movimento, chamado de perodo (T). Em termos do perodo, encontramos para a velocidade angular

H uma grandeza que determina quantas vezes o movimento se repete para um tempo equivalente a 1 (um) segundo, a qual chamamos freqncia, de valor f = 1/T. A velocidade angular pode ser escrita tambm como

Periodo e Frequncia

Quando um mvel executa um MCU, ele passa sempre pelo mesmo ponto da trajetria no mesmo intervalo de tempo, ou seja, depois de passar pelo mesmo ponto, o movimento se repete. Nesse caso, o movimento chamado Peridico. O intervalo de tempo de uma volta completa recebe o nome de perodo (T) do movimento; o numero de vezes que o fenmeno se repete na unidade de tempo chamada de freqncia (f). No SI, a unidade de perodo e o segundo (s) e a freqncia, rotaces por segundo (RPS), tambm denominada hertz (Hz), em homenagem ai fsico alemo Heinrich Rudolf Hertz. Vejamos ao lado a relao entre perodo e freqncia resolvendo a regra 3, obtemos:

Logo, perodo inverso da Frequncia.

Deduo da expresso da acelerao centrpeta

O (MCU) consiste num tipo de movimento de trajetria circular em que o mdulo da velocidade constante, variando apenas a direco e o sentido do vetor velocidade, uma vez que o somatrio das foras no corpo no nulo apenas na componente normal. Podemos aproximar o movimento da lua como um MCU, por exemplo. O somatrio das foras neste tipo de movimento nulo na componente tangencial (componente da acelerao com direco igual do vector

velocidade podendo ter sentido diferente) e no nulo na componente normal ou centrpeta (sendo esta componente direccionada para o centro da curva) trajectria. Como tal, o valor absoluto da velocidade (o mdulo do vector velocidade) constante, variando a sua direco e sentido. No caso do MCU, a acelerao centrpeta constante, uma vez que o raio da trajectria constante por definio, e a velocidade V tambm constante dado que a acelerao tangencial nula.
A acelerao centrpeta pode ser calculada como:

onde

a acelerao centrpeta (unidade SI: metros por segundo ao quadrado); a velocidade (unidade SI: metros por segundo); o raio da trajetria (unidade SI: metros); o versor normal trajetria.

A equao acima pode ainda ser expressa como:

onde

a velocidade radial em radianos por segundo.

A partir destas frmulas podemos concluir que a acelerao centrpeta tem direo ortogonal trajetria, no sentido do centro da curva descrita por esta, e mdulo dado por:

Velocidade angular e frenquncia angular


Para descrever o movimento, o "centro" pode ser qualquer partcula ou ponto imaginrio do corpo que esteja rigidamente conectado ao mesmo (o vetor de translao depende desta escolha), porm tipicamente o centro de massa utilizado, pois esta escolha simplifica algumas frmulas. Quanto o produto vetorial pe escrito sobre a forma de uma matriz, ns temos um matriz anti-simtrica com zeros na diagonal principal e componentes positivos e negativos da velocidade angular como os outros elementos. Com uma acelerao angular constante, a velocidade angular obedece s equaes de movimento rotacional, equivalentes s equaes de movimento sobre uma acelerao linear constante. A frequncia angular tambm utilizada no lugar da frequncia comum em situaes que no envolvem rotao, especialmente na eletrnica, pois elas geram senides e varias equaes que so obtidas atravs de clculos em senides simples. (t ao invs de 2ft).

Anda mungkin juga menyukai