Anda di halaman 1dari 4

Alimentos ricos em vitamina D

Alguns alimentos ricos em Vitamina D e as sua respectiva quantidade, esto listados a seguir:

Atum fresco (90g): 3.6 mcg Sardinha fresca (100g): 5.2 mcg Sardinha enlatada (100g): 17 mcg Manteiga (1 colher): 0.45 mcg Cogumelos (100g): 0.65 mcg Leite (1 copo): 0.17 mcg Gema de ovo (100g): 0.53 mcg Ovo de galinha (100g): 0.8 mcg Fgado de boi (100g): 1.12 mcg Iogurte (1 potinho): 1.2 mcg

A vitamina D favorece a absoro do clcio sendo de suma importncia para fortalecer os ossos e os dentes. Evitar o raquitismo outra das funes da vitamina D.

Para que serve a vitamina D


A vitamina D serve para aumentar a absoro do clcio no organismo, diminuindo o risco de doenas como raquitismo, osteomalcea e osteoporose, por exemplo. Mas, alm disso, ela diminui o risco de doenas cardacas, combate a enxaqueca, a tenso pr- menstrual e ajuda a emagrecer. Outra funo da vitamina D ajudar no desenvolvimento e na manuteno de dentes fortes e saudveis.

Vitamina D 25-hidroxi
O exame de sangue chamado vitamina D 25-hidroxi serve para medir a quantidade de vitamina D presente no organismo, podendo ainda ser chamado de exame de 25-OH vitamina D ou de exame de calcidiol 25hidroxicolecalciferol. Antes de realizar este exame recomenda-se fazer um jejum de 4 horas, e os seus valores de referncia so de 30 a 74 ng/mL. Embora a deficincia de vitamina D no seja comum, ela mais facilmente encontrada em bebs de raa negra que so somente amamentados e nos

idosos que no se expem ao sol com frequncia ou que tenham uma m alimentao.

Vitamina D pura
A toma do suplemento de vitamina D pura somente indicado para casos onde o indivduo no tem uma boa alimentao ou vive em locais muito frios, onde no possvel expor-se ao sol com frequncia. No continente europeu comum que os pediatras recomendem a toma de 1 gota diria de vitamina D pura para todos os bebs com menos de 1 ano de idade, assim como nos idosos com mais de 70 anos, como forma de preveno de doenas sseas.

Dosagem da vitamina D
A dose diria recomendada de vitamina D varia de acordo com a idade e com o local onde se vive. Um adulto precisa consumir, em mdia, 5 microgramas por dia e garantir uma exposio solar sem o uso de protetor solar de 20 minutos por semana, no mnimo. Os idosos, em geral, devem consumir 10mc por dia de vitamina D. Indivduos com a pele mais escura tem uma capacidade reduzida de sintetizar a vitamina D e por isso devem expor-se ao sol com maior frequncia ou por um maior perodo de tempo, para garantir a produo ideal desta vitamina.

Sintomas da baixa concentrao de vitamina D


Os sintomas da baixa concentrao de vitamina D no organismo so:

diminuio do clcio e do fsforo no sangue;


fraqueza muscular;

moleira aberta aps o 1 ano do beb;

irritabilidade, inquietao, anorexia e suor excessivo podem surgir nas crianas;

osteoporose nos idosos;


raquitismo; osteomalcea; pernas tortas.

Os indivduos com maior propenso a desenvolver doenas relacionadas falta de vitamina D no organismo so os bebs prematuros, crianas e os idosos que no tm uma boa alimentao e no pegam sol com frequncia.

Consequncias do excesso de vitamina D


A consequncia do excesso de vitamina D no organismo a elevao dos nveis de clcio na corrente sangunea, que pode levar ao desenvolvimento de situaes como pedras nos rins, arritmia cardaca e sopro cardaco. Mas muito raro haver estes tipo de complicaes, pois quando em excesso no organismo, a vitamina D destruda pelos raios solares.

Onde encontrar Vitamina D


A vitamina D ativada pela exposio solar, 20 minutos por semana de sol sem o uso de protetor solar em horrios seguros como antes das 10 da manh ou depois das 4 da tarde o suficiente para que a vitamina D seja ativada e faa com que o clcio fortalea os ossos. Mas alm de sol importante comer alimentos como:

Leite e seus derivados, leo de fgado de bacalhau,

Arenque, salmo, sardinha e camaro,


Gema de ovo, Queijo cheddar

A suplementao de vitamina D pode ser prescrita pelo pediatra para bebs de at 1 ano de idade. Nos adultos s deve ser feita mediante orientao mdica, pois o consumo em excesso desta vitamina txica para o organismo e pode causar problemas como falta de apetite, fraqueza e nervosismo. A vitamina D naturalmente produzida pelo organismo, quando h exposio da pele luz solar. Basta 20 minutos por semana sem o uso de protetor solar para que no seja preciso a toma de suplementao de vitamina D. Crianas e adultos devem ingerir cerca de 5 microgramas de vitamina D por dia e idosos, o dobro desta quantidade, especialmente em pases ou regies com invernos muito rigorosos ou sob recomendao mdica O consumo de vitamina D importante para a formao dos ossos, e nos adultos a vitamina D protege o corao e os vasos sanguneos dos efeitos da arteriosclerose, melhora a memria, estimula a produo de insulina e ameniza os sintomas da TPM.

Vitamina D e sol
Para produzir Vitamina D suficiente basta expor-se ao sol 30 minutos no rosto, pernas ou costas sem protetor solar apenas para receber a luz do sol durante

os primeiros e mais inofensivos raios de sol da manh, no mnimo 2 vezes por semana. A vitamina D to importante para o organismo que uma das nicas vitaminas que o prprio corpo produz. Alm de ajudar a construir e reforar os ossos a vitamina D est envolvida na manuteno do sistema imunitrio e neuromuscular. Alguns estudos referem que pessoas com maiores nveis de vitamina D no sangue, possuem menores riscos de desenvolver doenas como o cncer de mama, de intestino, depresso e at doenas cardacas.

Anda mungkin juga menyukai