Anda di halaman 1dari 9

1-ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ Diviso silbica As slabas, agrupadas, formam vocbulos.

De acordo com o nmero de slabas que os formam, os vocbulos podem ser: monosslabas - formados por uma nica slaba: , h, s, c, mar, flor, quem, quo. disslabas - apresentam duas slabas: a-, a-li, de-ver, cle-ro, i-ra, sol-da, trans-por. trisslabas - apresentam trs slabas: ca-ma-da, O-da-ir, pers-pi-caz, tungs-t-nio, felds-pa-to,ca- va-lo polisslabas - apresenta quatro ou mais slabas: bra-si-lei-ro, psi-co-lo-gi-a, a-ris-to-cra-cia, o-tor-ri-no-la-rin-go-lo-gista, pa-ra-le-le-pi-pe-do Slaba a unidade ou grupo de fonemas emitidos num s impulso da voz. Diviso silbica A fala o primeiro e mais importante recurso usado para a diviso silbica na escrita. Regra geral: Toda slaba, obrigatoriamente, possui uma vogal. Regras prticas: No se separam ditongos e tritongos. Exemplos: mau, averiguei. Separam-se as letras que representam os hiatos. Exemplos: sa--da, vo-o... Separam-se somente os dgrafos rr, ss, sc, s, xc. Exemplos: pas-se-a-ta, car-ro, ex-ce-to... Separam-se os encontros consonantais pronunciados separadamente. Exemplo: car-ta. Os elementos mrficos das palavras (prefixos, radicais, sufixos), quando incorporados palavra, obedecem s regras gerais. Exemplos: de-sa-ten-to, bi-sa-v, tran-sa-tln-ti-co... Consoante no seguida de vogal permanece na slaba anterior. Quando isso ocorrer em incio de palavra, a consoante ser anexa slaba seguinte. Exemplos: ad-je-ti-vo, tungs-t-nio, psi-c-lo-go, gno-mo... Na modalidade escrita, indicamos a diviso silbica com o hfen. Esta separao obedece s regras de silabao. No se separam: 1. As letras com que representamos os dgrafos ch, lh e nh: cha-ma, ma-lha, ma-nh, a-char, fi-lho, a-ma-nhe-cer; 2. Os encontros consonantais que iniciam slaba: a-blu-o, cla-va, re-gra, a-bran-dar, dra-go, tra-ve; 3. A consoante inicial seguida de outra consoante: gno-mo, mne-m-ni-co, psi-c-ti-co; 4. As letras com que representamos os ditongos: a-ni-mais, c-rie, s-bio, gl-ria, au-ro-ra, or-dei-ro, j-ia, ru; 5. As letras com que representamos os tritongos: a-guen-tar, sa-guo, Pa-ra-guai, u-ru-guai-a-na, ar-guiu, en-x-guam. Separam-se: 1. As letras com que representamos os dgrafos rr, ss, sc, s, xc: car-ro, ps-sa-ro, des-ci-da, cres-a, ex-ce-len-te; 2. As letras com que representamos os hiatos: sa--de, cru-el, gra--na, re-cu-o, v-o; 3. As consoantes seguidas que pertencem a slabas diferentes: ab-di-car, cis-mar, ab-d-men, bis-ca-te, sub-lo-car, as-pec-to. Diviso de palavras no fim da linha Muitas vezes, quando estamos produzindo um texto, no h espao no final da linha para escrevermos uma palavra toda. Devemos, ento, recorrer a sua diviso em duas partes. Esta partio sempre indicada com hfen e obedece s regras de separao silbica que acabamos de mencionar.

Exemplo: Todo aquele passado doloroso, de que mal comeava a despreender-se, surgiu de novo ante ela, como um espectro implacvel. Curtiu novamente em uma hora que ali esteve imvel todas as aflies e angstias, que havia sofrido durante dois anos. Esta fita escarlate queimava-lhe os olhos e os dedos como uma lmina em brasa, e ela no tinha foras para retirar a vista e a mo das letras de ouro e prpura, que entrelaavam com o nome de seu marido, o nome de outra mulher. (Jos de Alencar) Tipos de Frases, Existem alguns tipos de frases cuja entoao mais ou menos previsvel, de acordo com o sentido que transmitem. So elas: a) Frases Interrogativas: ocorrem quando uma pergunta feita pelo emissor da mensagem. So empregadas quando se deseja obter alguma informao. A interrogao pode ser direta ou indireta. Voc aceita um copo de suco? (Interrogao direta) Desejo saber se voc aceita um copo de suco. (Interrogao indireta) b) Frases Imperativas: ocorrem quando o emissor da mensagem d uma ordem, um conselho ou faz um pedido, utilizando o verbo no modo imperativo. Podem ser afirmativas ou negativas. Faa-o entrar no carro! (Afirmativa) No faa isso. (Negativa) D-me uma ajudinha com isso! (Afirmativa) c) Frases Exclamativas: nesse tipo de frase o emissor exterioriza um estado afetivo. Apresentam entoao ligeiramente prolongada. Por Exemplo: Que prova difcil! uma delcia esse bolo! d) Frases Declarativas: ocorrem quando o emissor constata um fato. Esse tipo de frase informa ou declara alguma coisa. Podem ser afirmativas ou negativas. Obrigaram o rapaz a sair. (Afirmativa) Ela no est em casa. (Negativa) e) Frases Optativas: so usadas para exprimir um desejo. Por Exemplo: Deus te acompanhe! Bons ventos o levem!

De acordo com a construo, as frases classificam-se em: Frase Nominal: a frase construda sem verbos. Exemplos: Fogo! Cuidado! Belo servio o seu! Trabalho digno desse feirante. Frase Verbal: a frase construda com verbo. Por Exemplo: O sol ilumina a cidade e aquece os dias. Os casais saram para jantar. A bola rolou escada abaixo. ATIVIDADES 1) Leia o poema, construdo com frases interrogativas e afirmativas. ADIVINHA DOS PEIXES

Quem tem cama no mar? O camaro. Quem sardenta? Adivinha. A sardinha. Quem no paga o robalo? Quem roub-lo. Quem o baro no mar? S tubaro. Gosta a lagosta do lago? Ela gosta. Quantos ps cada pescada tem? Hem? Quem pesca alegria? O pescador?

Quem ps o polvo em polvorosas? A Rosa. 2) Sublinha as frases do poema de acordo com o cdigo. ( vermelho) Frase interrogativa ( azul ) Frase afirmativa 3) Escreva nos parnteses se a frase interrogativa ou exclamativa. A) Meu sapo fugiu da minha cala! (____________________) B) Em qual bolso ele estava? (________________________) C) No de trs! (_______________________________)

4) Responda s frases interrogativas com uma frase afirmativa e uma negativa. Veja o exemplo. Quantas horas tm um dia? Um dia tem 24 horas, Um dia no tem 30 horas. A) Quantos dias tm uma semana? ______________________________________________________________________________________________ __________ b) Quantos dias tm o ms de janeiro? ______________________________________________________________________________________________ __________ c) Quantos meses tm o ano? ______________________________________________________________________________________________ __________ 5) Forme frases.. Frase afirmativa ( . ) ______________________________________________________________________________________________ __________ Frase negativa ( . ) ______________________________________________________________________________________________ __________ Frase interrogativa ( ? )

6) Transforme as frases afirmativas em frases interrogativas usando o que e por que e leia. Veja o exemplo. A foca brinca com a bola no nariz. O que a foca faz? Por que a foca brinca com a bola no nariz? a) O macaco pula de galho em galho na floresta. ______________________________________________________________________________________________ __________ b) O juiz apita a falta do jogador. ______________________________________________________________________________________________ __________ c) Pedro trabalha no parque de diverses. ______________________________________________________________________________________________ __________ 7) Transforme as frases afirmativas em frases exclamativas usando que ou como e leia. Veja o exemplo. O trapezista fez uma apresentao sensacional. Que apresentao sensacional a trapezista fez ! (ou)

Nossa, como foi sensacional a apresentao do trapezista!

a) O circo estreou com sucesso. ______________________________________________________________________________________________ __________ b) A apresentao do equilibrista foi espetacular. ______________________________________________________________________________________________ __________
A Primeira gramtica do Ocidente foi de autoria de Dionsio de Trcia, que identificava oito partes do discurso: nome, verbo, particpio, artigo, preposio, advrbio e conjuno. Atualmente, so reconhecidas dez classes gramaticais pela maioria dos gramticos: substantivo, adjetivo, advrbio, verbo, conjuno, interjeio, preposio, artigo, numeral e pronome. Como podemos observar, houve alteraes ao longo do tempo quanto s classes de palavras. Isso acontece porque a nossa lngua viva, e portanto vem sendo alterada pelos seus falantes o tempo todo, ou seja, ns somos os responsveis por estas mudanas que j ocorreram e pelas que ainda vo ocorrer. Classificar uma palavra no fcil, mas atualmente todas as palavras da lngua portuguesa esto includas dentro de uma das dez classes gramaticais dependendo das suas caractersticas. A parte da gramtica que estuda as classes de palavras a MORFOLOGIA(morfo = forma, logia = estudo), ou seja, o estudo da forma. Na morfologia, portanto, no estudamos as relaes entre as palavras, o contexto em que so empregadas, ou outros fatores que podem influenci-la, mas somente a forma da palavra. H discordncia entre os gramticos quanto a algumas definies ou caractersticas das classes gramaticais, mas podemos destacar as principais caractersticas de cada classe de palavras: SUBSTANTIVO dita a classe que d nome aos seres, mas no nomeia somente seres, como tambm sentimentos, estados de esprito, sensaes, conceitos filosficos ou polticos, etc. Exemplo: Democracia, Andria, Deus, cadeira, amor, sabor, carinho, etc. ARTIGO classe que abriga palavras que servem para determinar ou indeterminar os substantivos, antecedendo-os. Exemplo: o, a, os, as, um, uma, uns, umas. ADJETIVO classe das caractersticas, qualidades. Os adjetivos servem para dar caractersticas aos substantivos. Exemplo: querido, limpo, horroroso, quente, sbio, triste, amarelo, etc. PRONOME Palavra que pode acompanhar ou substituir um nome (substantivo) e que determina a pessoa do discurso. Exemplo: eu, nossa, aquilo, esta, ns, mim, te, eles, etc. VERBO palavras que expressam aes ou estados se encontram nesta classe gramatical. Exemplo: fazer, ser, andar, partir, impor, etc. ADVRBIO palavras que se associam a verbos, adjetivos ou outros advrbios, modificando-os. Exemplo: no, muito, constantemente, sempre, etc. NUMERAL como o nome diz, expressam quantidades, fraes, mltiplos, ordem. Exemplo: primeiro, vinte, metade, triplo, etc. PREPOSIO Servem para ligar uma palavra outra, estabelecendo relaes entre elas. Exemplo: em, de, para, por, etc. CONJUNO So palavras que ligam oraes, estabelecendo entre elas relaes de coordenao ou subordinao. Exemplo: porm, e, contudo, portanto, mas, que, etc.

INTERJEIO Contesta-se que esta seja uma classe gramatical como as demais, pois algumas de suas palavras podem ter valor de uma frase. Mesmo assim, podemos definir as interjeies como palavras ou expresses que evocam emoes, estados de esprito. Exemplo: Nossa! Ave Maria! Uau! Que pena! Oh!

SINNIMOS E ANTNIMOS
Voc sabe que o sinnimo de ver??? E qual o antnimo de possvel??? Se estiver confuso para responder, preste bem ateno porque muito simples: Sinnimos so palavras que tem o mesmo significado, assim, ver sinnimo deenxergar, porque se voc falar: Estou vendo aquele rapaz ou falar: Estou enxergando aquele rapaz, as frases tem o mesmo sentido. J antnimos so palavras de significados contrrios e, na pergunta inicial, possvel antnimo de impossvel, porque se voc falar: possvelescalar o monte Everest e falar que impossvel escalar o monte Everest, o sentido bem diferente! Quer mais exemplos??? Ento vamos pensar em mais algumas frases... Sinnimos A menina est muito feliz! Ou... A menina est muito contente. Jos mora bem longe da escola. Ou... Jos mora bem distante da escola. A prova deixou os alunos nervosos. Ou... A prova deixou os alunos irritados. Antnimos Aquele homem alto. Ou... Aquele homem baixo. Nossa! Que mulher gorda! Ou... Nossa! Que mulher magra! Hoje pela manh tomei o leite muito quente. Ou... Hoje pela manh tomei o leite muito frio. Aceite nosso desafio... Pense rpido e forme frases com o sinnimo das seguintes palavras: Grande, devagar e divertido. Por exemplo: Grande Minha casa enorme! Devagar Hoje o trnsito da cidade est lento. Divertido Meu melhor amigo muito engraado! Pense rpido e forme frases com o antnimo das seguintes palavras: Alegre, cheio e claro. Por exemplo: Alegre Hoje estou me sentindo um pouco triste. Cheio O balde de gua est vazio.

Claro Hoje o cu est escuro.

Curiosidades Homgrafos ou homfonos??? Parece confuso, mas vamos esclarecer... Palavras homgrafas so aquelas com significados diferentes e de grafia idntica, como por exemplo: colher (verbo) e colher (substantivo) ou providencia (verbo) providncia (substantivo). Palavras homfonas so aquelas com significados diferentes e forma fnica idntica, como por exemplo, concertar (harmonizar) e consertar (reparar) ou pao (palcio) e passo (andar).

Para que servem os sinais de pontuao? No geral, para representar pausas na fala, nos casos do ponto, vrgula e ponto e vrgula; ou entonaes, nos casos do ponto de exclamao e de interrogao, por exemplo. Alm de pausa na fala e entonao da voz, os sinais de pontuao reproduzem, na escrita, nossas emoes, intenes e anseios. Vejamos aqui alguns empregos: 1. Vrgula (,) usada para: a) separar termos que possuem mesma funo sinttica na orao: O menino berrou, chorou, esperneou e, enfim, dormiu. Nessa orao, a vrgula separa os verbos. b) isolar o vocativo: Ento, minha cara, no h mais o que se dizer! c) isolar o aposto: O Joo, ex-integrante da comisso, veio assistir reunio. d) isolar termos antecipados, como complemento ou adjunto: 1. Uma vontade indescritvel de beber gua, eu senti quando olhei para aquele copo suado! (antecipao de complemento verbal) 2. Nada se fez, naquele momento, para que pudssemos sair! (antecipao de adjunto adverbial) e) separar expresses explicativas, conjunes e conectivos: isto , ou seja, por exemplo, alm disso, pois, porm, mas, no entanto, assim, etc. f) separar os nomes dos locais de datas: Braslia, 30 de janeiro de 2009. g) isolar oraes adjetivas explicativas: O filme, que voc indicou para mim, muito mais do que esperava.

2. Pontos 2.1 - Ponto-final (.) usado ao final de frases para indicar uma pausa total:

a) No quero dizer nada. b) Eu amo minha famlia. E em abreviaturas: Sr., a. C., Ltda., vv., num., adj., obs.

2.2 - Ponto de Interrogao (?) O ponto de interrogao usado para: a) Formular perguntas diretas:

Voc quer ir conosco ao cinema? Desejam participar da festa de confraternizao?

b) Para indicar surpresa, expressar indignao ou atitude de expectativa diante de uma determinada situao:

O qu? no acredito que voc tenha feito isso! (atitude de indignao) No esperava que fosse receber tantos elogios! Ser que mereo tudo isso? (surpresa) Qual ser a minha colocao no resultado do concurso? Ser a mesma que imagino? (expectativa)

2. 3 Ponto de Exclamao (!) Esse sinal de pontuao utilizado nas seguintes circunstncias:

a) Depois de frases que expressem sentimentos distintos, tais como: entusiasmo, surpresa, splica, ordem, horror, espanto:

Iremos viajar! (entusiasmo) Foi ele o vencedor! (surpresa) Por favor, no me deixe aqui! (splica) Que horror! No esperava tal atitude. (espanto) Seja rpido! (ordem)

b) Depois de vocativos e algumas interjeies:

Ui! que susto voc me deu. (interjeio) Foi voc mesmo, garoto! (vocativo) c) Nas frases que exprimem desejo:

Oh, Deus, ajude-me!

Observaes dignas de nota: * Quando a inteno comunicativa expressar, ao mesmo tempo, questionamento e admirao, o uso dos pontos de interrogao e exclamao permitido. Observe: Que que eu posso fazer agora?!

* Quando se deseja intensificar ainda mais a admirao ou qualquer outro sentimento, no h problema algum em repetir o ponto de exclamao ou interrogao. Note: No!!! gritou a me desesperada ao ver o filho em perigo.

3. Ponto e vrgula (;) usado para: a) separar itens enumerados: A Matemtica se divide em: - geometria; - lgebra; - trigonometria; - financeira. b) separar um perodo que j se encontra dividido por vrgulas: Ele no disse nada, apenas olhou ao longe, sentou por cima da grama; queria ficar sozinho com seu co. 4. Dois-pontos (:) usado quando: a) se vai fazer uma citao ou introduzir uma fala: Ele respondeu: no, muito obrigado! b) se quer indicar uma enumerao: Quero lhe dizer algumas coisas: no converse com pessoas estranhas, no brigue com seus colegas e no responda professora. 5. Aspas () So usadas para indicar: a) citao de algum: A ordem para fechar a priso de Guantnamo mostra um incio firme. Ainda na edio, os 25 anos do MST e o bloqueio de 2 bilhes de dlares do Oportunity no exterior (Carta Capital on-line, 30/01/09) b) expresses estrangeiras, neologismos, grias: Nada pode com a propaganda de outdoor. 6. Reticncias (...) So usadas para indicar supresso de um trecho, interrupo ou dar ideia de continuidade ao que se estava falando:

a) (...) Onde est ela, Amor, a nossa casa, O bem que neste mundo mais invejo? O brando ninho aonde o nosso beijo Ser mais puro e doce que uma asa? (...) b) E ento, veio um sentimento de alegria, paz, felicidade... c) Eu gostei da nova casa, mas do quintal... 7. Parnteses ( ) So usados quando se quer explicar melhor algo que foi dito ou para fazer simples indicaes. Ele comeu, e almoou, e dormiu, e depois saiu. (o e aparece repetido e, por isso, h o predomnio de vrgulas). 8. Travesso () O travesso indicado para: a) Indicar a mudana de interlocutor em um dilogo: - Quais ideias voc tem para revelar? - No sei se sero bem-vindas. - No importa, o fato que assim voc estar contribuindo para a elaborao deste projeto. b) Separar oraes intercaladas, desempenhando as funes da vrgula e dos parnteses: Precisamos acreditar sempre disse o aluno confiante que tudo ir dar certo. No aja dessa forma falou a me irritada pois pode ser arriscado. c) Colocar em evidncia uma frase, expresso ou palavra: O prmio foi destinado ao melhor aluno da classe uma pessoa bastante esforada. Gostaria de parabenizar a pessoa que est discursando meu melhor amigo

a concordncia nominal diz respeito ao substantivo e seus termos referentes: adjetivo, numeral, pronome, artigo. Essa concordncia feita em gnero (masculino ou feminino) e pessoa. (ver o caderno e o livro de portugus da Amanda desse ano porque tem tudo explicadinho)

Anda mungkin juga menyukai