Anda di halaman 1dari 3

Texto

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Este artigo ou seo precisa ser wikificado (desde fevereiro de 2010). Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.

Comunicao
Tipos[Expandir]

Meios[Expandir]

Profisses[Expandir]

Disciplinas[Expandir]

Conceitos[Expandir]

Elementos[Expandir]

Temas e Questes[Expandir]

Tecnologia[Expandir]

Escolas[Expandir]

Categoria

ve

Em lingustica, a noo de texto ampla e ainda aberta a uma definio mais precisa. Grosso modo, pode ser entendido como manifestao lingustica das ideias de um autor, que sero interpretadas pelo leitor de acordo com seus conhecimentos lingusticos e culturais. Seu tamanho varivel. Conjunto de palavras e frases articuladas, escritas sobre qualquer suporte[1]. Obra escrita considerada na sua redao original e autntica (por oposio a sumrio, traduo, notas, comentrios, etc.)[2].

"Um texto uma ocorrncia lingustica, escrita ou falada de qualquer extenso, dotada de unidade sociocomunicativa, semntica e formal. uma unidade de linguagem em uso."[3] O interesse pelo texto como objeto de estudo gerou vrios trabalhos importantes de tericos da Lingstica Textual, que percorreram fases diversas cujas caractersticas principais eram transpor os limites da frase descontextualizada da gramtica tradicional e ainda incluir os relevantes papis doautor e do leitor na construo de textos. Um texto pode ser escrito ou oral e, em sentido lato, pode ser tambm no verbal. Texto crtico uma produo textual que parte de um processo reflexivo e analtico gerando um contedo com crtica construtiva e bem fundamentada. Em artes grficas, o texto a parte verbal, lingstica, por oposio s ilustraes. Todo texto tem que ter alguns aspectos formais, ou seja, tem que ter estrutura, elementos que estabelecem relaao entre si. Dentro dos aspectos formais temos a coeso e a coerncia, que do sentido e forma ao texto. "A coeso textual a relao, a ligao, a conexo entre as palavras, expresses ou frases do texto[4]. A coerncia est relacionada com a compreenso, a interpretao do que se diz ou escreve. Um texto precisa ter sentido, isto , precisa ter coerncia. Embora a coeso no seja condio suficiente para que enunciados se constituam em textos, so os elementos coesivos que lhes do maior legibilidade e evidenciam as relaes entre seus diversos componentes, a coerncia depende da coeso.

[editar]Textos

Literrios e no Literrios

Os textos literrios,so aqueles que, em geral, tm o objetivo de emocionar o leitor, e para isso exploram a linguagem conotativa ou potica. Em geral, ocorre o predomnio da funo emotiva e potica. Exemplos de textos literrios: poemas, romances literrios, contos, telenovelas. Os textos no literrios pretendem informar o leitor de forma direta e objetiva, a partir de uma linguagem denotativa. A funo referencial predomina-se nos textos no-literrios. Exemplos de textos no-literrios: notcias e reportagens jornalsticas, textos de livros didticos de Histria, Geografia, Cincias, textos cientficos em geral, receitas culinrias, bulas de remdio.

Referncias
1. CAMARGO e BELLOTTO, 1996:74. 2. AURLIO. 3. COSTA VAL, 1991. 4. PLATO & FIORIN, 1996.

[editar]Bibliografia

AURLIO. Veja-se FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Dicionrio Aurlio eletrnico Sculo XXI.

COSTA VAL, M. da Graa. Redao e textualidade. So Paulo, Martins Fontes, 1991. CAMARGO, Ana Maria de Almeida; BELLOTTO, Helosa Liberalli (orgs.). Dicionrio de terminologia arquivstica. So Paulo: Associao dos Arquivistas Brasileiros Ncleo de So Paulo / Secretaria de Estado da Cultura Departamento de Museus e Arquivos, 1996.

FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Dicionrio Aurlio eletrnico Sculo XXI. Verso 3.0. So Paulo: Lexikon, 1999.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaa; TRAVAGLIA, Luis Carlos. Texto e coerncia. 8.ed. So Paulo: Cortez, 2002.

PLATO & FIORIN. Para entender o texto: leitura e redao. 3.ed. So Paulo: tica, 1996.

Anda mungkin juga menyukai