Anda di halaman 1dari 5

PODERES DA ADMINISTRAO So prerrogativas e instrumentos que o Estado tem para a satisfao do interesse pblico.

Poder o instrumento, a ferramenta que se concretiza com a prtica de atos administrativos. Ex. Aplicao de multa ato administrativo no exerccio do poder de polcia.

Poderes da Administrao so diferentes de poderes do Estado. Poder da Administrao ex.: poder de polcia, poder disciplinar. Poderes do Estado so elementos estruturais do Estado, elementos orgnicos ou organizacionais do Estado.

CARACTERSTICAS DOS PODERES ADMINISTRATIVOS a. Poder- dever o poder de exerccio obrigatrio para o administrador, no uma liberalidade. Estando presente o interesse pblico, o servidor deve agir. Segundo Celso Antnio Bandeira de Melo o certo seria dever-poder, pois o dever mais importante. b. Irrenuncivel o administrador no pode dispor de interesse pblico (princpio da indisponibilidade), ou seja, no pode abrir mo desse instrumento, no pode renunciar. O administrador exerce funo pblica em nome do interesse do povo, e como o direito e o interesse so do povo, ele no pode dispor de direito alheio. O administrador no pode criar obstculos para futura administrao, no pode comprometer o futuro da Administrao Pblica. Mas no significa dizer que ele tenha que punir sempre. O que irrenuncivel o poder. c. Limites dos poderes administrativos esto previstos em lei. A autoridade para exercer o poder dever ter competncia para o ato. A medida do poder deve ter necessidade, adequao (para ser eficiente) e proporcionalidade.

d. Responsabilizao: pela ao e pela omisso do administrador. Cabe responsabilizao pelos abusos de poder e arbitrariedades praticados pelo administrador.

Abuso de poder quando desrespeitou os limites excesso de poder - quando autoridade extrapola a sua competncia. desvio de finalidade - chamado de vcio ideolgico, vcio subjetivo, defeito na vontade. PODER VINCULADO E PODER DISCRICIONRIO De acordo com a doutrina moderna, o que vinculado ou discricionrio no o poder e sim o ato administrativo no exerccio do poder. Nenhum poder vai ser completamente vinculado, nem totalmente discricionrio.

totalmente discricionrio. Poder vinculado aquele em que o administrador no tem liberdade, juzo de valor, nem convenincia e oportunidade. Preenchidos os requisitos legais, o administrador obrigado a praticar o ato. Ex.: licena para construir, licena para dirigir, concesso de aposentadoria. Poder discricionrio aquele que tem juzo de valor, com liberdade, convenincia e oportunidade. o oposto do vinculado. Mas sempre nos limites da lei ( diferente de ato arbitrrio). Ex.: autorizao para utilizao de veculos fora dos parmetros de peso e medida, permisso de uso de bem pblico, mesas na calada de um bar.

PODER REGULAMENTAR Para alguns autores (Maria Zanella De Pietro) o certo seria chamar de poder normativo. Significa normatizar, disciplinar, regulamentar, complementando a lei e buscando sua fiel execuo. Instrumentos: regulamento, portaria, resolues, regimentos, deliberaes, instrues normativas Ex.: art 37 XV, CF > dever de licitar e lei 10520/02 > prego (modalidade de licitao que serve para aquisio de bens e servios comuns). Decreto com lista de bens e servios para regulamentar.

REGULAMENTO Regulamento e Decreto Regulamento diz respeito ao contedo, normatizao. Decreto a forma. Decreto regulamentar. Nem todo decreto vai ter no contedo um regulamento.

Regulamento e Lei Lei quem faz o Congresso Nacional (casa legislativa): Cmara que representa o povo, Senado que representa as entidades federativas. mais segura, pois tem mais representatividade o processo de criao rigoroso.. Regulamento no tem procedimento de criao.

Tipos de Regulamento - Executivo o que complementa a lei e vai buscar a sua fiel execuo. 1 - CF 2 -LEI

3 - REGULAMENTO EXECUTIVO

- Autnomo exerce o papel da lei, mas no lei. Tem seu fundamento de validade direto na CF, ou seja, no depende de lei anterior. 1 - CF 2 - REGULAMENTO AUTNOMO Segundo posio majoritria, no Brasil possvel hoje haver decreto regulamentar autnomo com exceo, quando expressamente autorizado pela CF. Pelo texto original da CF/88 no era possvel regulamento autnomo no Brasil. Passou a ser admitido pela EC 32/01, que alterou o art. 84, VI, CF. Concluso: possvel haver regulamento autnomo, mas somente nos casos do art. 84, VI, CF. Celso Antnio Bandeira de Melo critica o regulamento autnomo por considerar perigoso para a democracia.

PODER HIERRQUICO a ferramenta que o Estado tem para escalonar, ordenar, estruturar os seus quadros, estabelecendo relao de hierarquia, de subordinao. Celso Antnio fala em poder do hierarca. Faculdades que decorrem da hierarquia: a. b. c. d. e. dar ordens fiscalizar o cumprimento da ordem rever os atos dos subordinados delegao e avocao de competncias aplicao de penalidades: exerccio de poder hierrquico e de poder disciplinar. Poder disciplinar decorrente do poder hierrquico.

PODER DISCIPLINAR a aplicao de penalidades e sanes em razo da prtica de infrao funcional. Decorre da hierarquia. Atinge aqueles que esto na intimidade da Administrao Pblica. No aplicado a qualquer particular e sim a disciplina interna da Administrao. ATENO: Magistratura e MP se submetem poder disciplinar, apesar da sua autonomia. CNJ e corregedorias podem penalizar praticando poder disciplinar, embora o CNJ atue mais em situaes mais graves, mas atua junto aos Tribunais e as corregedorias. O poder disciplinar em regra discricionrio, mas no sempre. Esta a posio que prevalece. Isso acontece porque no direito administrativo (diferente do direito penal) as infraes no tm conceito rgido, depende de juzo de valor para determinar se infrao ou no.

A discricionariedade est no momento de definir a infrao.

Instaurao de processo administrativo vinculado, obrigatrio. Definir a infrao tem discricionariedade Aplicao da pena prevista em lei. deciso vinculada.

PODER DE POLCIA Significa restringir, frenar, limitar a atuao do particular em nome do interesse pblico. a compatibilizao do interesse pblico X interesse privado em busca do bem estar social. Vai atuar basicamente delineando os direitos liberdade e a propriedade. O poder de polcia vai definir a forma, a maneira de exercer de forma legtima os direitos. No vai retirar o direito, apenas limitar por isso no h indenizao. Incide sobre os bens, os direitos, atividades, interesses, mas no sobre as pessoas. Em regra chamado de poder negativo, pois traz uma absteno, quer evitar um dano, obrigao de no fazer.

Pode ser exercido de 3 formas: - Preventivo prevenir um dano futuro, um prejuzo. Ex.: velocidade mxima em ruas - Fiscalizador - Repressivo aplicar sano em razo do descumprimento de obrigao

O poder de polcia pode se realizar atravs de : atos normativos (que tambm podem ser exerccio do poder regulamentar); atos punitivos

Taxa de polcia art 78, CTN taxa tributo vinculado a uma prestao. o pagamento pelo o que efetivamente recebeu, por uma diligncia.

FUNDAMENTO: supremacia geral, no tem vnculo anterior. Supremacia geral atuao do poder pblico que independe de qualquer vnculo anterior. Supremacia especial a atuao do poder pblico que depende de vnculo anterior, ou seja, no poder de polcia). A punio ocorre devido ao vnculo e no pelo poder de polcia. Ex.: sano por infrao funcional.

ATRIBUTOS DO PODER DE POLCIA

a. O poder de polcia em regra discricionrio, mas no uma regra absoluta. OBS.: Cuidado com as palavras licena (ato discricionrio mas pode ser vinculado em algumas situaes) e autorizao (vinculado).

b. Goza de autoexecutoriedade (divergncia) para a maioria, a autoexecutoriedade tem 2 enfoques, se dividindo em: Exigibilidade o poder do Estado de exigir, decidir sem o poder judicirio. meio e coero indireto. Todo ato administrativo tem. Sano pecuniria tem exigibilidade mas no tem executoriedade precisa do judiciripo para cobrar. Executoriedade executar sem o poder judicirio. meio direto de coero. Nem todo ato tem. S possvel nas situaes previstas em lei ou nas situaes de urgncia.

c. Coercibilidade significa imperatividade, obrigatoriedade dos atos administrativos.

PROIBIDO DELEGAO DO PODER DE POLCIA - no possvel, pois no pode transferir poder de polcia ao particular. ADI 1717 segurana jurdica. possvel a delegao de atos materiais do exerccio do poder de polcia (instrumentais), no o poder de polcia propriamente dito. Ex.: colocao de radar em trnsito ato material. Pode delegar os atos materiais preparatrios anteriores ou posteriores.

POLCIA ADMINISTRATIVA X POLCIA JUDICIRIA Polcia administrativa poder de polcia, bem estar social, diversos rgos da administrao exercem, depende da competncia. Polcia judiciria diz respeito aplicao da lei penal. Trata de crime, de ilcito penal. privativa de corporaes especializadas no assunto.

Anda mungkin juga menyukai