Anda di halaman 1dari 19

12

A Agricultura Familiar, o associativismo rural e o papel das polticas pblicas: Um estudo de caso em Viosa - Alagoas Brasil Nathalie Pereira Brito Seagri; Andr Maia Gomes Lages Cmea/Feac/Ufal; Anderson Henrique Santos de Arajo Seplande e Cmea/Feac/Ufal RESUMO Esse trabalho constitui um estudo exploratrio com pesquisa qualitativa. Com base em estudo de caso sobre trs comunidades rurais localizadas no municpio de Viosa- Alagoas; .o objetivo principal ento avaliar preliminarmente como e por que, de fato, as politicas pblicas favorecem ao desenvolvimento socioeconmico, no caso, desses residentes na zona rural. Foi possvel concluir sobre a importncia do associativismo, e da compra antecipada como fatores que justificam a eficcia; os resultados alcanados. Palavras-chave: poltica pblica; agricultura familiar; extenso rural

INTRODUO

fundamental para o desenvolvimento sustentvel brasileiro, o investimento educativo e tecnolgico no Brasil Rural. Alm disso, precisa-se combinar evoluo nos campo econmico, social e ambiental resultado de processos permanentes e sistemticos a partir de um enfoque construtivista e de ampliao de oportunidades. Nesse contexto, a comercializao de produtos da agricultura familiar apresenta um campo frtil, principalmente, quando combinado com a ao de polticas pblicas. O associativismo rural surge como fortalecedor do capital social, estratgia de ganho da qualidade de vida do pequeno produtor, mas principalmente configura-se como importante para permitir acesso s polticas pblicas para agricultura familiar. O interesse pelo objeto em questo decorre de observaes crticas sobre o desenvolvimento socioeconmico das comunidades, atravs do escoamento da produo da agricultura familiar para programas governamentais.
A agricultura familiar tem se destacado no cenrio nacional como importante na garantia da segurana alimentar e nutricional dos brasileiros. Diante desta realidade incontestvel, polticas pblicas de fomento tm sido direcionadas a esta parcela da sociedade, no intuito de maximizar o potencial de produo destes agricultores e possibilitar a permanncia de grande parte das famlias no campo, bem como a continuidade da produo de alimentos, que abastece os mercados locais e nacionais. (VIEIRA Et Al. 2010, p. 1)

O desenvolvimento do estudo no municpio de Viosa-AL procura identificar elementos que mostrem as virtudes de polticas pblicas para a expanso virtuosa da agricultura familiar. Pequenos produtores rurais comercializam seus produtos agrcolas, via programas governamentais como Programa de Aquisio de Alimentos (PAA) e

13

Programa Nacional de Alimentao Escolar (PNAE), garantindo regularidade da produo, e maior rentabilidade para as famlias envolvidas, alm de gerar emprego no meio rural

1. RETRATO DO MUNICPIO DE VIOSA - ALAGOAS

Viosa um municpio brasileiro do estado de Alagoas; localizado a 86 quilmetros da capital daquele estado, Macei. Localiza-se na Mesorregio do Leste Alagoano, onde prevalece o bioma Mata Atlntica. Tem populao de 25.407 habitantes (IBGE, 2010), sendo 72,1% na zona urbana; e o restante na rea rural. Em Alagoas, est articulado no Territrio da Cidadania da Mata Alagoana e no Arranjo Produtivo Local do Inhame (SEPLANDE e SEBRAE/AL), sua economia apresenta uma atividade agropecuria diversificada. O Rio Paraba, terceiro em extenso no Estado, (e seus afluentes), formam a regio do Vale da Paraba. Essa concentra mais de 50% de todos os cultivadores de inhame no Estado; abrange Viosa e oito outros municpios. Esse rio padece pela ausncia de mata ciliar. O presente trabalho aponta a hiptese de que os preos de aquisio de produtos da agricultura familiar pelos governo so atrativos e somado garantia de venda via compra antecipada promove o fortalecimento das organizaes sociais. Tem como objetivo geral identificar especificidades do processo de venda da produo de agricultores familiares para o Programa de Aquisio de Alimentos e para o Programa Nacional de Alimentao Escolar, sem deixar de revelar o destaque que os mesmos vem ganhando para a melhoria dos resultados associados agricultura familiar. Apresenta dois objetivos especficos: (i) Avaliar preliminarmente os resultados dos programas dentro das comunidades selecionadas no municpio de Viosa; (ii) mostrar a importncia da difuso desses programas de compras de alimentos por parte dos governos para agricultura familiar e por tambm atenuar problemas consequentes do xodo rural.

2. METODOLOGIA E DESENVOLVIMENTO

A pesquisa de cunho exploratrio Foi direcionada inicialmente para o levantamento bibliogrfico e dados sobre o tema. Seguido por levantamento de dados nas comunidades em que os agricultores esto articulados as vendas governamentais. Foram entrevistados agricultores participantes dos Programas. Alm desses, foram entrevistados os presidentes de 03 (trs) associaes de agricultores, um agricultor que vende

14

inhame para o Programa de Aquisio de Alimentos, um tcnico do municpio que acompanha a execuo dos programas supracitados, um gerente de um estabelecimento local e um comerciante intermedirio (atravessador) que compra no municpio e comercializa em outros mercados regionais. O trabalho foi concentrado em trs comunidades rurais do municpio de Viosa: Povoado Bananal, Stio Pedra de Fogo e Stio Pedra Redonda, e suas associaes.

3. ASSOCIATIVISMO RURAL E EXTENSO RURAL PBLICA 3.1 Associativismo Rural: Elementos para Considerao. Chama-se ateno o fato de que a implementao de polticas pblicas para os agricultores, no era prioridade para a agenda governamental. Nas palavras de Neto (1999), o homem do campo era visto como um encargo e no como um participante do processo de desenvolvimento do Brasil. (op. cit. p.3). Merece destaque que:
No incio do ano de 1990 a poltica brasileira de Extenso Rural sofreu os impactos de uma ampla reforma administrativa realizada pelo Governo Federal atravs de um pacote de medidas orientadas pelo Programa de Ajustes Estruturais. Neste perodo, foi extinta a Empresa Brasileira de Assistncia Tcnica e Extenso Rural EMBRATER (.....) Com a desestruturao do sistema brasileiro, as entidades estaduais passam a assumir os servios juntamente com inmeras prefeituras municipais e organizaes da sociedade civil. Se inicia um perodo de desestruturao da capacidade pblica de agir por meio de um aparato de Extenso Rural. (AGUIAR, 2011. p. 7).

Alagoas sofreu o impacto dessa desestruturao que resultou no fechamento da EMATER, em 2000; tendo dado, porm, em 2011, os primeiros passos para sua recriao, dada as consequncias claras das deficincias geradas. No nvel nacional, a Poltica Nacional de Assistncia Tcnica e Extenso Rural (PNATER), instituda pela Lei 12.188, 11/01/2010, foi a proposta para reconstruo de outro estilo de desenvolvimento rural e de agricultura sustentvel. Tem como princpios a promoo de processos dinmicos, centrados na expanso e fortalecimento da agricultura familiar e das suas organizaes, atravs de metodologias educativas e participativas, que viabilizem as condies para o exerccio da cidadania e a melhoria de qualidade de vida da sociedade. Quanto ao processo de organizao e gesto social dos agricultores, vale ressaltar que:
A organizao associativa, fundamentada na integrao dos associados, por meio de uma estrutura organizacional prpria autogesto, e desenvolvida a partir de processos sociais de participao coletiva, tem se apresentado, em tempos de grandes mudanas da ordem econmica, como alternativa capaz de responder aos desafios propostos pela sociedade moderna. (ROMEIRO; COSTA, 2007, p. 55 apud GERLACH; BATALHA, 2003).

Ento, pensar a viabilidade e o desenvolvimento da agricultura familiar no apenas do ponto de vista econmico-produtivo, mas principalmente, sociocultural e ambiental algo que essencial. Alm disso, deve-se buscar fortalecer o capital social existente nessas comunidades para que os resultados socioeconmicos sejam mais eficientes e eficazes.

15 Para Arajo (2010), a insero de produtores em associaes primordial para que ocorra incluso social. Mas deve-se atentar para o fato de que a prtica do associativismo; torna-se necessrio conhec-la, avaliando as condies de sua utilizao pelos produtores (ARAUJO, 2010 apud CARVALHO & RIOS, 2007b). Proposta via PNATER, em um contexto de reestruturao do sistema nacional de Extenso Rural, a assistncia tcnica rural tem papel fundamental, pois, atravs de orientaes tcnicas proporcionam ao agricultor uma maior autonomia com vistas ao desenvolvimento das comunidades, de forma sustentvel. Para o Ministrio do Desenvolvimento Agrrio, o principal objetivo dos servios de Assistncia Tcnica e Extenso Rural (ATER) melhorar a renda e a qualidade de vida das famlias rurais, por meio do aperfeioamento dos sistemas de produo, de mecanismos de acesso a recursos, servios e renda, de forma sustentvel. Os servios de assistncia tcnica constituem-se de atividades de assessoria direta aos agricultores (...) visitas tcnicas a vrias atividades produtivas, na mobilizao de famlias, difuso/orientao, apoio, monitoramento e avaliao de projetos (AGUIAR, 2011, p.13).

7 PROGRAMAS DE COMPRAS GOVERNAMENTAIS DA AGRICULTURA FAMILIAR 7.1 Programa de Aquisio de Alimentos O Programa de Aquisio de Alimentos (PAA) um instrumento de poltica pblica institudo pelo artigo 19 da Lei n. 10.696, de 2 de julho de 2003, e regulamentado pelo Decreto n. 6.447, de 07 de maio de 2008. O Programa executado atravs de parceria entre ministrios do Desenvolvimento Social e Combate Fome e do Desenvolvimento Agrrio, CONAB (vinculado ao Ministrio da Agricultura) e prefeituras e governos estaduais. Os alimentos so adquiridos diretamente dos agricultores, com at o limite de R$ 4.500,00 ao ano, por agricultor familiar que se enquadre no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar PRONAF.
Desde 2003, o PAA j investiu mais de R$ 3,5 bilhes na aquisio de 3,1 milhes de toneladas de alimentos de cerca de 160 mil agricultores por ano em mais de 2.300 municpios. Os produtos abastecem anualmente 25 mil entidades beneficiando 15 milhes de pessoas. (...) Cerca de 37 mil agricultores familiares sero beneficiados com os novos recursos recebidos pelo Programa de Aquisio de Alimentos (PAA), coordenado pelo Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome (MDS). So R$ 164 milhes a mais para o MDS executar o programa, que neste ano, ter um total R$ 793 milhes. Os novos recursos esto dentro do Projeto de Lei n 3/11, aprovado pelo Senado, que integra o crdito suplementar para consolidao dos programas do Plano Brasil Sem Misria. (MDS, 2011)

O Programa foi oficializado em Alagoas em dezembro de 2008, a partir da celebrao do Convnio 263/2008 entre o Governo Estadual, atravs da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrrio SEAGRI, denominada Entidade Executora Estadual do PAA. Cuja misso, est concentrada no estabelecimento de parcerias com os municpios.

16

Dentre as aes do PAA est a compra direta sem licitao de produtos de agricultores familiares, organizados em associaes e cooperativas e a doao simultnea destes produtos a entidades scio assistenciais locais. nesse contexto que se promove a promoo do abastecimento alimentar local atravs dos produtos oferecidos pela agricultura familiar. 7.2 Programa Nacional de Alimentao Escolar Com a aprovao da Lei n 11.947/2009, no mnimo 30% do valor destinado por meio do PNAE, definido como segue na Lei:
Lei n 11.947/2009 Dispe sobre o atendimento da alimentao escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da educao bsica. Art. 14 Do total dos recursos financeiros repassados pelo FNDE, no mbito do PNAE, no mnimo 30% (trinta por cento) devero ser utilizados na aquisio de gneros alimentcios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizaes, priorizando-se os assentamentos da reforma agrria, as comunidades tradicionais indgenas e comunidades quilombolas. Pargrafo 1. A aquisio de que trata este artigo poder ser realizada dispensando-se o procedimento licitatrio. (LEI N 11.947, 16 de Junho de 2009.)

Abre-se no mercado de produtos para a alimentao escolar,

mais um espao de

comercializao de forma segura e certamente rentvel para agricultura familiar.


Resoluo n 38 do FNDE/2009 Dispe sobre o atendimento da alimentao escolar aos alunos da educao bsica no Programa Nacional de Alimentao Escolar PNAE. VI da aquisio de gneros alimentcios da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural. Art. 18, pargrafo 4, na anlise das propostas e na aquisio, devero ser priorizadas as propostas de grupos de municpios. Em no se obtendo as quantidades necessrias, estas podero ser complementadas com propostas de grupos da regio, do territrio rural, do estado e do pas, nesta ordem de prioridade. Art 20. Os produtos da agricultura familiar e dos empreendedores familiares rurais a serem fornecidos para alimentao escolar sero gneros alimentcios, priorizando, sempre que possvel, os alimentos orgnicos e/ou agroecolgicos. Limite de R$ 9.000,00 DAP/ano. (RESOLUO/CD/FNDE N 38, DE 16 DE JULHO DE 2009)

Os alunos da rede pblica de ensino so beneficirios com alimentao de qualidade e hbitos saudveis. O resultado de todo esse potencial de mercado pode ser observado, quando h segurana e garantia de comercializao e estmulo ao consumo de produtos orgnicos/agroecolgicos na alimentao escolar.

AGRICULTURA FAMILIAR E COMERCIALIZAO 8.1 Pequena produo agrcola: caractersticas De acordo com a Lei n 11.326/2006, que estabelece as Normas e Diretrizes para

Formulao da Poltica Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais, em seu Art 3, considerado agricultor familiar e empreendedor familiar rural aquele que atenda aos requisitos:
I - no detenha, a qualquer ttulo, rea maior do que 4 (quatro) mdulos fiscais; II - utilize predominantemente mo-de-obra da prpria famlia nas atividades econmicas do seu estabelecimento ou empreendimento; III - tenha renda familiar predominantemente originada de atividades econmicas vinculadas ao prprio estabelecimento ou empreendimento; IV - dirija seu estabelecimento ou empreendimento com sua famlia. (Lei n 11.326/2006).

17

No sendo mais vista como autnoma, dissociada de demandas externas, sejam impostas por mercados locais, sejam pela conjuntura estruturada em torno do grande agronegcio (ASSAD; ALMEIDA, 2004), agricultura familiar responsvel pela produo de quase 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros diariamente, conforme tabela a seguir: No que diz respeito caracterizao agrcola, o agricultor familiar tomador de preo at por ser parte de uma produo atomizada, ou seja: participao no mercado individualmente desprezvel (MENDES; PADILHA, 2007, p.168). A produo agrcola sazonal. Estes, sendo instveis, alm de no proporcionar segurana aos agricultores, podem levar queda na renda ou grandes prejuzos. Na poca de colheita (safra), aumentam os custos de comercializao. Na verdade, o comportamento da produo depende da sinalizao dos preos. Preo alto um convite ao aumento da oferta na safra seguinte. Isso muitas vezes leva a queda de preo por excesso de oferta, consequncia: reduo de oferta. Segue-se um ciclo. A difcil previso da produo agrcola, que retrata os efeitos de sua prpria natureza biolgica, como clima, pragas e doenas, traz consequncias para os agricultores. Se dependentes somente da atividade agrcola, no tero garantia de estabilidade financeira. Assim, a adaptao da sazonalidade da produo ao perodo de entregas s entidades scio assistenciais e busca de alternativas para a manuteno da regularidade das doaes de alimentos a essas entidades, so aes que atendem a perspectiva de planejar a oferta de produtos agrcolas, considerando equitativamente as necessidades dos beneficirios produtores e das entidades beneficirias consumidoras. 8.2 Comercializao: o caso de associaes de agricultores em Viosa Alagoas

No municpio de Viosa, a comercializao da produo via polticas pblicas, acontece a partir da incluso dos agricultores nos citados programas do governo PAA e PNAE. Dessa forma, segundo PICOLOTTO (2008), os agricultores deixam de ser simples fornecedores dos atores dominantes e buscam insero mais autnoma. Nas palavras de um entrevistado,
O municpio de Viosa, tem desempenhado um bom papel nessa questo de compras governamentais, com essas polticas pblicas, do PAA e do PNAE atravs da Secretaria de Estado da Agricultura e da Prefeitura Municipal de Viosa, essas parcerias se somam e levam at o conhecimento do agricultor essas duas polticas pblicas, que antes no existiam e so mercados formais, mercados governamentais, que hoje os agricultores tem acesso e podem escoar seus produtos. (M. J. V . S. Articulador da Agricultura Familiar SEMED/SEMAGRI1 e Coordenador de Desenvolvimento Territorial, representante Municpio de Viosa AL

As associaes de agricultores Virgem dos Pobres - do Povoado Bananal -, So Sebastio - do povoado Pedra de Fogo - e Unidos para Todos - dos povoados Pedra Redonda, Gravat e Urucuba - do referido municpio, constituem o objeto dessa anlise.

18

A comercializao por si s, no deve existir somente pela tica do lucro, sem perspectiva de desenvolvimento local, pois:
os mercados (como instituies) no podem ser vistos como pontos de encontro neutros e impessoais entre oferta e procura oriundos de atores cujas relaes recprocas limitam-se s que derivam dos sinais que recebem do funcionamento do sistema de preos, como concebe a economia neoclssica (PICOLOTTO, 2008, p.3).

Os produtos adquiridos atravs do PAA (SEAGRI) e doados para as instituies beneficirias esto discriminados no Quadro 1. Em 2012, sero tambm fornecidos galinha caipira e ovos, doce de leite, doce de banana, bolo de massa puba e bolo de aipim, previstos via PAA, alguns com maior valor agregado.. Aos poucos, esto ocorrendo modificaes no sistema produtivo local; uma vez que os agricultores podem comercializar seus produtos com preo justo e garantia de mercado. A incluso de pequenos agricultores nesses programas tem um significado social importante - proporciona o desenvolvimento das comunidades rurais, mas tambm influencia na diminuio do xodo rural para centros urbanos maiores, como Macei, Rio de Janeiro e So Paulo, evitando outros problemas sociais associados favelizao. A lgica de gesto e operacionalizao dos programas mostra a virtude da descentralizao administrativa nas polticas para a populao rural, e como necessidade para o abastecimento alimentar. A operacionalizao do PAA modalidade Compra com Doao Simultnea executado pela CONAB, se d pelo estabelecimento da relao entre o agricultor familiar e o pblico beneficirio; ou seja, um grupo formal de agricultores familiares

(atravs de associaes e/ou cooperativas) fixa um acordo de fornecimento de alimentos para um ou mais grupos de consumidores (populaes em situao de risco alimentar, hospitais, entidades beneficentes e ainda para a merenda escolar na rede pblica de ensino), definindo produto, tipo, qualidade, quantidade, valor, perodo e cronograma de entrega. A proposta via Cdula do Produtor Rural (CPR) apresentada pelos agricultores, devendo ser assinada tambm pelos consumidores que, assim, atestam estar cientes e de acordo com as condies estabelecidas. Por sua vez, o Conselho Municipal (ou Estadual) de Segurana Alimentar e Nutricional endossa a proposta, assegurando que os consumidores beneficirios configuram uma populao sob risco alimentar e/ou nutricional. Com a CPR aprovada, a Conab deposita o valor correspondente mesma em uma conta especfica vinculada organizao dos fornecedores (associao, cooperativa, etc.). Na medida que vo comprovando a entrega dos produtos (via Termo de Aceite dos consumidores e notas fiscais encaminhadas Conab), recebem autorizao para realizar os saques correspondentes. O acesso parte dos recursos contratados pode se dar antes do comeo das entregas, desde que a CPR Especial traga em si a justificativa para tanto (VIEIRA, et. al, 2010)

19

O PAA executado pela CONAB foi implantado em Viosa em 2009, com a elaborao do primeiro projeto de venda, proponente: Associao de Agricultores Unidos para Todos.

RESULTADOS E ANLISE DOS RESULTADOS Para implantao do PAA no municpio, inicialmente foi estabelecido um convnio

entre a SEAGRI e Prefeitura Municipal de Viosa. Logo aps, a equipe de Assistncia tcnica do Estado, realizou cadastro de agricultores - beneficirios fornecedores - e mapeamento dos produtos agrcolas 2 a serem ofertados. Posteriormente, atravs de articulao com Secretaria Municipal de Assistncia Social, houve o cadastro de entidades beneficirias que receberiam as doaes (produtos agrcolas). Depois do Projeto Tcnico pronto, elaborado com articulao entre SEAGRI e Secretarias Municipais de Assistncia Social e de Agricultura e Meio Ambiente, este enviado para a Coordenao Estadual do programa para aprovao e empenho de recursos. Quando o projeto aprovado, instalada uma Central de Recepo e distribuio dos produtos, que operacionaliza o programa com equipe tcnica composta por 1 (um) tcnico de ATER, da SEAGRI e 3 (trs) colaboradores, que compem o quadro de funcionrios da Prefeitura. Na central, semanalmente, h recepo e compra de produtos da agricultura familiar, com emisso de nota fiscal gratuita para os produtores e doao para as instituies beneficirias que fornecem refeio ao pblico atendido por aes da Secretaria Municipal de Assistncia Social. Os representantes das instituies beneficirias assinam termo de Aceitabilidade e Recebimento, conferindo a qualidade e quantidade dos produtos. Posteriormente, o responsvel tcnico da SEAGRI, envia os relatrios de execuo, juntamente com as notas fiscais para a coordenao estadual do programa, que libera o empenho dos valores e deposita diretamente na conta bancria dos agricultores. Instituies beneficiadas atendem hemoflicos, idosos e portadores de necessidades especiais; recebem o Benefcio de Prestao Continuada; algumas famlias contempladas com o Programa de Erradicao do Trabalho Infantil (PETI) e com o Programa Bolsa Famlia. O projeto de venda para o PAA foi constitudo no municpio pelo empenho de recursos para aquisio de produtos de 08 agricultores da Associao So Sebastio do Povoado Pedra de Fogo (ver Quadro 1). Foram apenas 08 devido a no entrega de documentao3 obrigatria, para participao no programa, no prazo, do Projeto Tcnico Municipal na Coordenao Estadual do PAA.
Quadro 1: Execuo do PAA Estadual em Viosa AL

20

PAA ESTADUAL - SEAGRI (DOAO SIMULTNEA) - VIOSA


ANO PRODUTOS 2010* Alface, Pimento, Coentro, Couve, Cebolinha, Batata doce, Inhame, Laranja, Banana, Maracuj, Quiabo, Couve, Maxixe, Cenoura, Feijo de Corda VALOR R$ ENTIDADES R$ 16.683,60 PETI, CRAS, Grupo da 3 Idade Renascer, Creches Municipais: Nossa Senhora da Salete, Margarida Freitas, Eleusa Maria, Pedro Carnaba, Dourada, Marieta Vasconcelos, Paulo Brando. N AGRICULTORES PARTICIPANTES BENEFICIARIOS 899 pessoas 08 agricultores (com recursos empenhados)

Fonte: Elaborao prpria. Dados do escritrio da SEAGRI Viosa, 2010.

O PAA, modalidade Compra com Doao Simultnea, executado pela CONAB no municpio de Viosa - AL beneficia 44 agricultores familiares, e 42.877 pessoas, parte dessas nos municpios prximos de Capela, Cajueiro - via secretarias municipais de assistncia social destes municpios; em Macei e Arapiraca, atravs do Programa Mesa Brasil (SESC)4 atendendo o territrio em que est inserido, e tambm capital e o Territrio da Cidadania do Agreste. Atravs dessas doaes, proporcionado s famlias que se encontram abaixo da linha de pobreza, acesso a alimentos ricos nutricionalmente. O primeiro projeto de venda beneficiou 19 agricultores, que usou pela primeira vez as polticas pblicas de compras governamentais. O Quadro 2 mostra que depois do primeiro projeto, houve um incremento de participantes e de volume de recursos, sendo esse um indicador relevante. A reduo de beneficirios fornecedores ocorreu devido ajustes das instituies cadastradas; que quem, de fato, define o quantitativo de pessoas que recebero as doaes. Agricultores da Associao Virgem dos Pobres, fundada em 24/08/2009, tambm participam do programa, comercializando inhame. Esta, inicialmente, tinha cadastrado 33 associados e atualmente conta com 60 scios. O primeiro projeto de venda foi elaborado, com apoio de equipe tcnica de ATER, e executado no ano de 2010 (vide Quadro 2).
Quadro 2. Execuo do PAA Associao Virgem dos Pobres
PAA CONAB MODALIDADE DOAO SUMULTNEA ASSOCIAO VIRGEM DOS POBRES ANO PRODUTO VOLUME KG VALOR TOTAL DO PROJETO (R$) 2010 inhame 38.080 kg R$ 2011 inhame 46.278 R$

21
62.832,00 ENTIDADES BENEFICIRIAS SMAS Viosa VALOR/AGRICULTOR R$ 4.488,00 N AGRICULTORES PARTICIPANTES BENEFICIARIOS CONSUMIDORES 14 8.275 pessoas 80.986,50 SMAS Viosa R$ 4.499,25 18 8.737 pessoas

Fonte: Elaborao prpria. Dados do escritrio da SEAGRI Viosa. 2010.

A comercializao do inhame, atravs dos projetos anteriores (2009 e 2010) possibilitou o incremento da rea cultivada, melhorias significativas na qualidade dos produtos e principalmente a melhoria de vida atravs do aumento da renda dos agricultores. Assim, existe um benefcio mtuo, agricultores escoam sua produo com venda garantida e preo justo, os beneficirios se alimentam com produtos de qualidade. O Programa Nacional de Alimentao Escolar (PNAE) executado em Viosa desde o incio do ano de 2010 e merece destaque por ser o municpio pioneiro na elaborao de chamada pblica, para compra de produtos locais, em cumprimento da Lei n 11.947/2009. Nas palavras de um entrevistado,
As crianas - os alunos das escolas da rede pblica municipal - , que antes tinham uma alimentao escolar com produtos base de muita qumica, produtos artificiais e hoje tem um cardpio saudvel. So produtos frescos, produtos nutricionalmente muito bons (...), so produzidos no municpio, gerando uma dinamizao econmica. Os recursos do PNAE ficam no municpio gerando renda na agricultura familiar e colocando na mesa dos alunos uma alimentao saudvel. (M. J. V. S. - Articulador da Agricultura Familiar SEMED/SEMAGRI e Coordenador de Desenvolvimento Territorial, representante Municpio de Viosa AL)

A implantao do PNAE nem sempre de fcil execuo, h casos de no se conseguir implementao por dificuldades da equipe tcnica da prefeitura, o caso do municpio Campina do Monte Alegre no estado de So Paulo tipifica o problema (cf. AGAPTA et. al., 2012). Como j mencionado, o PAA executado pela CONAB foi implantado em Viosa no ano de 2009, proponente: Associao de Agricultores Unidos para Todos. Inicialmente, contava 24 scios, atualmente so 38. Com o primeiro projeto de venda, beneficiou 19 agricultores, aumentando a renda destes que, comercializaram pela primeira vez atravs de polticas pblicas de compras governamentais. O Quadro 3 mostra que depois do primeiro projeto, houve um aumento significativo de participantes de volume de recursos .
Quadro 3. Execuo do PAA Associao Unidos para Todos.

PAA CONAB MODALIDADE DOAO SIMULTNEA ASSOCIAO UNIDOS PARA TODOS ANO VOLUME KG 2009 41.040 kg 2011 57.122 kg

22
Valor Total do Projeto (R$) ENTIDADES BENEFICIRIAS VALOR/AGRICULT OR N Agricultores Participantes BENEFICIARIOS 59.111 pessoas 34.140 pessoas 19 26 SESC (Programa Mesa Brasil) R$ 3.499,20 SESC (Programa Mesa Brasil), SMAS Capela, SMAS Cajueiro. R$ 3.844,75 R$ 66.484,80 R$ 99.963,50

Fonte: Elaborada prpria. Dados do escritrio da SEAGRI Viosa. 2010

J a Associao Virgem dos Pobres, fundada em 24/08/2009, inicialmente, tinha cadastrados 33 associados e atualmente conta com mais de 60. Fundada com o apoio da equipe da SEAGRI. Esses agricultores participam do mesmo programa. O primeiro projeto de venda foi elaborado e executado no ano de 2010. No aspecto de fortalecimento das organizaes sociais, no espao de dois anos, estas receberam capacitaes sobre associativismo, atravs do SEBRAE e sobre Gerenciamento de Propriedade, com o curso Negcio Certo Rural, esse em parceria com SENAR. Nesse quadro, os agricultores participaram de eventos sobre comercializao, receberam consultoria de consultor do Projeto Nutre Nordeste. Alm disso, esto participando tambm do processo de Certificao do Inhame atravs da Global Gap via SEBRAE. Programas de compra antecipada se configuram como instrumento de fortalecimento das organizaes da agricultura familiar. H um claro aumento no nmero de scios se comparado com a quantidade, quando da fundao em 2009, com a quantidade em 2011, conforme Figura 1 a seguir. Segundo um dos entrevistados,
Com os programas do PNAE e do PAA, mais pessoas se juntam pra fazer parte da associao e se organiza mais, participa das reunies. Hoje a gente produz mais, pra vender mais. (...) Antes era ruim, porque a gente vendia s na feira e pro atravessador. E tinha prejuzo. Depois que foi criada a associao melhorou o plantio pra vender pros programas. (...) S melhorou a venda dos produtos porque a gente sabe a quem vender. Antes a minha renda era menos de um salrio e hoje um pouco mais de um salrio. (J. M. S. F. Presidente da Associao de Agricultores Unidos para Todos)

Os projetos de venda do PAA executados pela CONAB, tambm tiveram aumento no empenho de recursos, conforme quadros 2 e 3 (p. 32 e 33) apresentados neste trabalho. Cabe aqui uma anlise do n de participantes nos programas, comparados ao n total de scios de cada associao. Comparando-se o quantitativo de associados da cada associao com o quantitativo de participantes, pode-se afirmar que o nmero baixo, principalmente pela quantidade da produo nessas comunidades, que bastante considervel.

23
Figura 1. Associaes de Agricultores objeto de estudo

.Fonte: Elaborado prpria com base em dados da pesquisa.

A Tabela 1 mostra duas vezes o PAA porque h duas instituies executoras: a CONAB e a SEAGRI. Os projetos do PAA executados pela CONAB compram dos agricultores, inhame5. O outro projeto do PAA, tendo a SEAGRI como executora, compra outros produtos (ver Quadro 1). A Tabela a seguir apresenta um resumo, no ano de 2011 a participao dos associados nos programas citados:
Tabela 1. Quantitativo de agricultores associados beneficirios fornecedores dos programas de compras governamentais PAA e PNAE
ASSOCIAO N DE SCIOS PAAconab PAAseagri PNAE

VIRGEM DOS POBRES SO SEBASTIO UNIDOS PARA TODOS Total 141

60 43 38

18 26 44 4

4 28

4 18 6

. Fonte: Elaborao prpria, com base em dados da pesquisa.

O projeto de venda do PAA elaborado pela equipe da SEAGRI que atravs de reunies junto aos agricultores, faz seleo dos que se enquadram nas normas 6 do programa. O produto inhame comprado pelo PAA atravs da CONAB pago o valor de R$ 1,75 aos agricultores das associaes Virgem dos Pobres e Unidos para Todos. Cada agricultor vende o inhame com limite de R$ 4.500,00, limite semelhante ao relatado pelo caso do municpio paulista Campina do Monte Alegre (AGAPTA et, al. 2012) com crtica semelhante a relatada a seguir por um dos entrevistados em Viosa,
Pra melhorar, a CONAB e o Estado devia comprar mais produtos e aumentar o valor pra cada um de ns vender mais, porque R$ 4.500 muito pouco e a gente produz pra vender muito mais que isso. (...) O (programa) da merenda compra R$ 9.000,00. Se esse da CONAB comprasse mais era melhor ainda. (...) O preo de R$ 1,75 no pra ningum reclamar, porque na feira mais barato. (J. M. S. F. Presidente da Associao Unidos para Todos)

24

Os pequenos produtores muitas vezes no tem acesso a polticas pblicas que garantam a comercializao de seus produtos. Outras vezes no tem noo de como vender a um preo justo que lhes garanta viver com dignidade, sem precisar abandonar o meio rural.
Isso deixa evidente a necessidade dos pequenos e mdios produtores, principalmente, buscarem formas de proteo para garantir sua participao justa no processo de formao de preo de mercadorias. Distores microeconmicas (...) podem simplesmente tornar invivel um pequenos negcio, menos por incompetncia do produtor, mais por estar numa situao de fragilidade dentro do seu canal de comercializao. (LUSTOSA Et Al, 2008, p. 64)

Pode-se dizer que as compras realizadas pelos programas de compra antecipada, pagam valor maior aos agricultores do que os mercados formais, no caso de Viosa.. Para a anlise comparativa dos preos praticados, foi realizada uma pesquisa Os preos considerados foram os pagos aos agricultores pelos produtos que saem de suas roas, frutos de sua mo-de-obra familiar, conforme Tabela 2 abaixo:
Tabela 2. Preo pago (predominantemente) por KG dos produtos oriundos da agricultura familiar. PRODUTO ABACAXI ABBORA ALFACE BANANA COMPRIDA BANANA NANICA BANANA PRATA BATATA DOCE CEBOLINHA ESTABELECIMENTO 0,90 1,00 0,80 1,00 0,50 1,20 1,00 0,60 ATRAVESSADOR 1,00 1,00 1,30 1,35 0,50 0,80 0,70 0,75 CONAB 1,30 1,35 1,70 0,90 0,65 2,00 PAA 1,65 1,00 2,00 2,18 1,15 1,25 0,80 2,00 PNAE 1,70 1,90 0,85 (un.) S/Inf. S/Inf. 2,00 1,25 0,55 (mao) CENOURA CHUCHU COCO SECO 1,00 1,20 1,20 1,50 0,80 1,00 1,25 S/Inf. 1,20 (cent.) COENTRO COUVE FARINHA FEIJO VERDE GOIABA INHAME LARANJA LIMA LARANJA PERA LARANJA POKAN MACAXEIRA MAMO HAVA MARACUJA MAXIXE MELANCIA PEPINO PIMENTO 0,80 1,00 0,60 0,60 1,60 0,60 0,50 1,00 0,60 1,00 0,30 0,40 0,90 2,00 1,00 0,75 1,30 0,80 2,00 1,90 1,30 1,20 1,30 0,65 0,60 1,20 1,00 1,00 0,90 1,50 1,40 3,00 0,88 1,75 0,63 0,60 0,90 1,90 1,20 0,50 0,90 2,00 4,00 0,88 2,50 1,20 2,90 0,64 0,80 0,96 0,70 1,20 1,30 2,00 0,50 1,00 0,80 0,55 (mao) 0,55 (mao) 2,00 4,60 2,00 2,95 0,17 (un.) 0,18 (un.) 1,14 1,60 2,80 3,70 0,80 1,80 2,75 2,16 1,30 1,50 (un.)

25

QUIABO REPOLHO TOMATE

0,80 0,80 1,20

0,90 1,80 1,30

0,75 0,70 1,40

3,75 2,00 2,60

Fonte: Elaborao prpria com base nos dados da pesquisa.

Os preos pagos pelos mercados governamentais so mais atrativos. Fato este que ainda no so muito notados pelos agricultores no participantes dos programas. Maior parte da populao do campo no est habituada a fornecer seus produtos atravs de polticas pblicas, devido crena de que melhor vender e receber o dinheiro vista. Segundo entrevistados, antes da implantao do PAA no municpio em 2009, a saca de inhame custava, no perodo de safra aproximadamente R$ 40,00 e na entressafra, no mximo R$ 55,00. Aps a implantao do PAA no municpio, quando os agricultores optaram a vender para o programa e consequentemente reduziu muito a oferta do produto em feiraslivres locais, a saca no perodo da safra, ficou em trono de R$ 80,00, atingindo o mximo de R$ 180,00. evidente o quanto houve a valorizao do produto na regio. Mesmo respeitando a sazonalidade dos produtos, na elaborao dos projetos, outro fator que contribui para que agricultores no participem destes programas o receio de no receber ou de no poder cumprir com a proposta de venda7, por vrios motivos, como por exemplo, doenas e pragas na plantao. Os estabelecimentos compram os produtos dos agricultores a preos muito prximos e at menores, dos que so praticados pelos atravessadores, como pode ser observado na tabela 2. Como o objetivo de ambos obter lucro, segundo eles, no vivel comprar no municpio, devido a oferta e demanda. Ao entrevistar o dono de um desses estabelecimentos, ele justifica:
Muitos produtos que a gente vende, os agricultores daqui no tem. E a gente vai comprar fora. s vezes em outro Estado (...) e como a gente compra em grande quantidade melhor comprar por l, que mais barato. (A. A. S. Empresrio gerente do estabelecimento pesquisado)

Alguns agricultores ainda preferem vender seus produtos para intermedirios, mesmo que o preo pago seja inferior aos demais praticados nas formas de comercializao descritas neste trabalho, fato este que demanda uma melhor divulgao, atravs de seminrios que possam retratar os resultados positivos desses programas no municpio. O papel do intermedirio - mais conhecido pelo agricultores como atravessador - no processo de escoamento da produo muito presente. No h como discutir que para muitos agricultores, principalmente os que no esto presentes nos processos de organizao social, o atravessador a pessoa que, muitas vezes salva estes do prejuzo. Conforme muito bem descreve COSTA (2004),
O atravessador sabe mais sobre as organizaes do que elas prprias! Cada produtor sabe o quanto plantou e o quanto espera produzir mas no existe a preocupao de saber a soma destas produes. Esta informao indispensvel para estabelecer um processo de venda coletiva. (COSTA, 2004, p. 69)

26

Por essas razes, os produtores precisam agir mais coletivamente na hora de comercializar seus produtos, pois o fato de no haver organizao ou esta ser muito tmida faz com que eles sejam obrigados a vender seus produtos ao preo proposto pelos atravessadores, que vo busc-los, nas suas propriedades. O atravessador tem o dinheiro na mo e usa este poderoso instrumento para convencer o produtor menos avisado a aceitar preos mais baixos (COSTA, 2004, p. 71). Contudo, alguns agricultores que participam do PAA, j tem outra viso a respeito das compras de seus produtos pelos atravessadores. Um dos entrevistados, falando do inhame que o atravessador compra de forma muito seletiva e exigente, e que vendido para o PAA:
Antes a gente vendia pro atravessador e hoje j melhorou (...) voc escolhia a mercadoria para vender pro atravessador e ele s queria o bom e agora com esse projeto vai tudo, n? Ento t melhor. Antes o preo era l embaixo, n? Ele s escolhia um de um preo e outro, do outro, e hoje mudou. (J. C. S. agricultor da Associao Virgem dos Pobres)

preciso ateno com isso, pois com preos compatveis e a conscientizao do agricultor fica mais fcil ele entender que o atravessador geralmente apresenta desvantagens em relao aos programas de compra antecipada at porque seleciona o que compra, deixando o produtor muitas vezes com um produto de pior qualidade para negociar no mercado diante de uma perecibilidade que cobra imediatismo e fragiliza o poder de barganha na negociao. Os preos praticados pelo PAA, executado pela CONAB obedecem a RESOLUO N. 39, DE 26 DE JANEIRO DE 2010, esta que dispe sobre os preos de referncia para a aquisio dos produtos da agricultura familiar sob as modalidades: Compra da Agricultura Familiar com Doao Simultnea e Compra Direta Local da Agricultura Familiar com Doao Simultnea do Programa de Aquisio de Alimentos. Os recursos oramentrios e financeiros para execuo do programa so disponibilizados pelos Ministrios do Desenvolvimento Social e Combate Fome (MDS) e do Desenvolvimento Agrrio (MDA). Quanto ao PAA executado pela SEAGRI, os preos praticados so com base em tabela fornecida pela CONAB. A diferena que esta entidade executora compra os produtos para doar a instituies scio assistenciais do municpio onde o programa executado. Estas que fornecem refeies aos seus beneficirios recebem produtos doados de acordo com demanda per capta de necessidades nutricionais. O PAA executado pela CONAB, por sua vez faz doaes do produtos in natura conforme instituies cadastradas que atendem a populaes com carncias nutricionais e em situao de vulnerabilidade social.

27

Os preos pagos pelo PNAE, pelos produtos agrcolas, por sua vez, so estabelecidos atravs de pesquisa local, por isso pagam o valor maior, valorizando mais ainda a produo agrcola do municpio. Os recursos so do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao (FNDE) e o repasse feito diretamente aos estados e municpios, com base no censo escolar realizado no ano anterior ao do atendimento. O programa acompanhado e fiscalizado diretamente pela sociedade, por meio dos Conselhos de Alimentao Escolar (CAEs), pelo FNDE, pelo Tribunal de Contas da Unio (TCU), pela Secretaria Federal de Controle Interno (SFCI) e pelo Ministrio Pblico.

10 CONSIDERAES FINAIS

As associaes de agricultores do municpio de Viosa, objetos de estudo no presente trabalho, tiveram atravs dos servios de Assistncia Tcnica e Extenso Rural, um grande apoio na gesto de suas organizaes. Adicione-se a isso o fato constatado pelos presidentes das trs associaes de que os projetos de venda fizeram com que a comunidade na qual vivem se organizasse melhor, para que todos vendam seus produtos. Por conseguinte, ressalta-se que a compra por contrato reduz em muito os riscos de uma atividade econmica atrelada a um produto perecvel vinculado a ciclos de produo (LUSTOSA et. al, 2008, p. 75) Por outro lado, percebe-se pela pesquisa junto aos agricultores, que h uma desmotivao por parte deles, por ainda no entenderam a importncia da organizao comunitria, para o sucesso da associao e desenvolvimento local. Os membros das diretorias muitas vezes, sem um grau de instruo compatvel com as exigncias dos cargos para os quais foram eleitos, tm muita dificuldade em desempenhar suas funes. Alm dessas questes, por serem constitudas, como organizaes sem fins lucrativos, as referidas associaes enfrentam problemas estruturais (no tem sede prpria, no possuem equipamentos coletivos de trabalho, no possuem veculo prprio para comercializao de seus produtos), o que dificulta a participao dos scios.. Considerando essas questes, o trabalho aponta o associativismo de forma consciente e democrtica como alternativa para o fortalecimento da produo rural familiar, associado aos servios de assistncia tcnica rural, que geram impactos positivos no desenvolvimento local e sustentvel das comunidades rurais. Nas palavras de uma agricultora entrevistada:
Antes a gente no recebia visita de tcnicos, mas a partir de 2009, quando a associao foi criada, o pessoal da secretaria (de agricultura) vem, traz novidades pra gente no campo, e ajuda a gente a participar mais, de tudo que o Governo tem de bom pra desenvolver a comunidade. (...) Com o apoio da SEAGRI e da

28
Prefeitura, a associao fica mais fortalecida. (P. P. S. agricultora e presidente da Associao So Sebastio)

Quando perguntado sobre a os pontos positivos e negativos na comercializao para o Programa de Aquisio de Alimentos, um dos agricultores entrevistados, que vende inhame, responde que
Hoje o produtor tem uma venda mais segura (...), o preo vivel e realmente condiz com a despesa de inhame. Com isso, significa dizer que ns estamos satisfeitos. (...) No trouxe nada de ruim, pelo contrrio, trouxe a segurana da venda. Porque voc planta o produto, j sabendo pra quem vai vender e por quanto vai vender. (...) uma forma nova de incentivar o produtor que continua cada vez mais produzindo (...). A juventude que t surgindo v que a agricultura ainda um meio de sobrevivncia no campo. (G. S. S. Agricultor e Presidente da Associao de Agricultores Virgem dos Pobres)

Com base nos resultados dessa pesquisa, pode-se afirmar que a produo de alimentos e matrias-primas articulada as politicas pblicas, gesto da mo-de-obra familiar, consolidao do associativismo rural, gerao de emprego e renda no campo, administrao da produtividade, so fatores que contribuem para a fixao do homem no campo. Avaliando-se os resultados, h percepo de que as compras governamentais trazem vida dos agricultores familiares uma oportunidade de valorizao dos produtos, melhoria da renda, alm de fortalecer os laos comunitrios. Os preos praticados pelo PAA e PNAE, conforme dados da tabela 2 (p.46), mais atrativos que demais mercados pesquisados, tem sido um canal de fortalecimento da economia no meio rural, fato este que confirma a hiptese apresentada anteriormente. De uma forma mais normativa, prope-se que sejam includos produtos processados, para que haja um melhor aproveitamento das potencialidades agrcolas locais e incentivo agroindstria, que proporciona agregao de valor nos produtos da agricultura familiar seja algo mais presente no meio rural. Visando uma ampliao no fortalecimento das associaes de agricultores, prope-se que estes sejam capacitados em treinamentos de educao financeira e gesto de propriedade. Alm do mais os dirigentes das associaes tambm deveriam ser capacitados. Enfim, o trabalho mostra a importncia dos programas analisados voltados para a comercializao agrcola; e a necessidade de articulado ao trabalho da extenso rural.
1
SEMED (Secretaria Municipal de Educao)/SEMAGRI (Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente) 2 Produtos vendidos conforme sazonalidade agrcolas, produzidos em suas roas e cadastrados no programa, conforme demanda das instituies

fortalecimento do associativismo rural

beneficirias, estas que atendem pessoas em situao de vulnerabilidade social e insegurana alimentar, fornecendo refeies. 3 Cpia dos seguintes documentos: DAP, comprovante de residncia, RG, CPF, extrato de conta bancria (para depsito dos valores referentes s aquisies). Estes so encaminhados juntamente com a proposta (Projeto Tcnico do PAA)com memorando assinado por gerente regional dos escritrios de ATER 4 O Programa Mesa Brasil (SESC) uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdcio. Seu objetivo contribuir para a promoo da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situao de pobreza, em uma perspectiva de incluso social. Trata-se essencialmente de um Programa de

29

Segurana Alimentar e Nutricional, baseado em aes educativas e de distribuio de alimentos excedentes ou fora dos padres de comercializao, mas que ainda podem ser consumidos. Fonte: http://www.sesc.com.br/mesabrasil/omesabrasil.html 5 Outros produtos agrcolas podem ser comercializados no mesmo projeto de venda, sendo o limite mximo por agricultor fornecedor, R$ 4.500,00. 6 Os agricultores precisam ter DAP e s podem comercializar os produtos oriundos de seu trabalho, em sua propriedade. Este o propsito das compras governamentais: proporcionar aos agricultores um mercado justo e seguro. 7 Cada agricultor, quando cadastrado, deixa claro o que produz e quanto (em KG) pode vender de cada produto que o mesmo apresenta. Se prope a vender determinada quantidade e se responsabiliza a cumprir.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

AGAPTA, J. P. , BORSATTO, R. S. , ESQUERDA, V. F. de S. , BERGAMASCO, S. M. P. P. Avaliao do Programa de Alimentos (PAA) em Campina do Monte Alegre, Estado de So Paulo, a partir da Percepo dos Agricultores. Informaes Econmicas, So Paulo: IEA,2012, p. 13-21. AGUIAR, M. V. A.; LIMA, M. A. AA Extenso Rural estatal no Semirido Brasileiro: desafios para a sustentabilidade. In: XXVIII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ALAS. UFPE. 6 a 11 de setembro de 2011. Anais... Recife: 2011. 19 p.

ARAJO, H. S.;LIMA, B. T. M.; SABBAG, O. J. ANLISE DO PERFIL TCNICO E SOCIOECONMICO DE UMA ASSOCIAO DE PRODUTORES DE LEITE DO MUNCIPIO DE DRACENA/SP. In: VIII Congresso Latinoamericano de Sociologa Rural. Anais... Porto de Galinhas: 2010, 12 p. BRASIL. Poltica Nacional de Ater. Assistncia Tcnica e Extenso Rural. Ministrio do Desenvolvimento Agrrio Braslia: 2004, 26p. COSTA, R. Comercializao e transformao dos produtos da agricultura familiar: alguns pontos a discutir. In: Agricultura Familiar, Agroecologia e Mercado no Norte e Nordeste do Brasil. FUNDAO KONRAD ADENAUER SERVIO ALEMO DE COOPERAO TCNICA E SOCIAL. Fortaleza, Cear 2004. FNDE. O encontro da Agricultura Familiar com a Alimentao Escolar. Cartilha. 2010. LUSTOSA, Maria Ceclia Junqueira.; LAGES, Andr Maia Gomes.; ARAUJO, Juliana Sheila.; COSTA, Fabio Jos Castelo Branco. O Velho Chico e sua Nova Cadeia Produtiva. diagnstico da piscicultura alagoana. MACEI: Edufal, 2008. MDS. Plano Brasil Sem Misria. http://www.brasilsemmiseria.gov.br. Acesso em 29/10/2011. Net. Disponvel em:

30

MENDES, Judas Tadeu Grassi; PADILHA JR, Joo Batista. Agronegcio. uma abordagem econmica. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. Ministrio do Desenvolvimento Agrrio. POLTICA DE DESENVOLVIMENTO RURAL DO BRASIL: Proposta aprovada pelo Condraf no dia 24 de fevereiro de 2010. Braslia, 24 de fevereiro de 2010. PICOLOTTO. E. L. Novos movimentos sociais econmicos: economa solidria e comrcio justo. Revista Otra Economa - Volumen II - N 3 - 2 semestre/ 2008 - ISSN 18514715.

VIEIRA, N. S.; FARIA, A. F ROSA, P. F.; Impactos do Programa de Aquisio de Alimentos (PAA) na Agricultura Familiar: uma anlise de experincias no Brasil. In: IV Encontro Nacional de Pesquisadores em Gesto Social.. Gesto Social e Gesto Pblica: Interfaces e Delimitaes. Lavras/MG. 27 a 29 de maio de 2010. Anais... Lavras: 2010, 17p.

ROMEIRO, V. M. B. COSTA, V. M. H. de M. Os impactos de uma associao sobre a cultura organizacional de produtores de citros o caso associtrus. Revista UNIARA, n.20, 2007.

Anda mungkin juga menyukai