Anda di halaman 1dari 24

Manual de Implementao

WorkFlow

WorkFlow Implementao

Manual de Implementao

WorkFlow

NDICE:
1. Transaes ........................................................................................................... 3 2. Objetos ................................................................................................................. 4 2.1 Passos para Criao de Objetos .......................................................................... 4 2.2 Delegar Objetos ................................................................................................... 5 2.3 Criao de Mtodos ............................................................................................. 7 2.4 Modificar Status.................................................................................................. 10 2.5 Observaes ...................................................................................................... 12 3. WorkFlow...............................................................................................................13 3.1 Criao de Atividades/Tarefas............................................................................ 15 3.2 Interao WorkFlow/Cat. Objeto......................................................................... 21 3.3 Observaes ...................................................................................................... 23 4. Business WorkPlace..............................................................................................23 4.1 Observaes ...................................................................................................... 25

Manual de Implementao

WorkFlow

1 Transaes
Transaes SBWP SWUS SWU3 SWEL SWELS SWWL SW12_FREQ SWO1 PFTC OMGQ OMGS Funcionalidade Business WorkPlace Testar WorkFlow Configurao de WorkFlow (BASIS) Rastreador de Eventos Ativar/Desativar Rastreador de Eventos Eliminar Log de Execuo de WorkFlow Log de WorkFlow Categorias de Objetos Desenvolvimento de WorkFlow Estratgia de Liberao de Requisio (Funcional) Estratgia de Liberao de Pedidos de Compra (Funcional)

Manual de Implementao

WorkFlow

2 Objetos
Os objetos so os responsveis pelos dados internos de execuo do WorkFlow. Os Campos-Chaves, Atributos, Mtodos e Eventos compem a estrutura interna dos objetos.

2.1 Passos para Criao de Objetos


A SAP disponibiliza no SAP/R3 vrios objetos standard de Workflow como por exemplo: - BUS2009 (Liberao de Requisio de Compras por Item) - BUS2105 (Liberao de Requisio de Compras Global) - BUS2012 (Aprovar Pedidos de Compras) - BUS2014 (Contrato de Compras) - BUS2010 (Solicitao de Cotao de Fornecedores) - BUS2091 (Folha de Registros de Servios), entre outros vrios. Quando precisarmos buscar na hierarquia do SAP/R3 um objeto de WorkFlow que execute uma tarefa especfica devemos utilizar a transao SWELS para ativar o rastreador de eventos e em seguida executar o processo requerido pelo usurio. Aps o trmino deste processo utilizaremos a transao SWEL para visualizar o evento que foi disparado e em qual objeto o mesmo existe. Para criao um objeto iremos utilizar a transao SWO1.

Manual de Implementao

WorkFlow

No campo Categoria do objeto informaremos o nome do objeto standard e em seguida na barra de ferramentas escolheremos a opo Criar SubInfotipo ou pressione a tecla F9.

A tela acima ser exibida, preencha todos os campos e pressione ENTER. A partir deste momento teremos um objeto Filho com todos os Campos-Chaves, Atributos, Mtodos e Eventos do objeto Pai.

2.2 Delegar Objetos


Aps a criao do SubInfoTipo devemos atribuir em todo o sistema o objeto criado ao objeto standard. Para realizar este procedimento utilizaremos dentro da transao SWO1 o seguinte caminho de menu: Opes -> Delegao -> Em todo o sistema A tela abaixo ser exibida. No campo Categoria do Objeto informe o nome do objeto standard e no quadro Delegao no campo Categoria de Delegao informe o nome do objeto criado. Aps preencher estes campos clique em salvar.

Manual de Implementao

WorkFlow

Manual de Implementao

WorkFlow

2.3 Criao de Mtodos


Para criarmos mtodos para o um objeto devemos utilizar a transao SWO1, informar o nome do objeto e escolher a opo Modificar.

Clique sobre a linha de Mtodos e depois escolha a opo Criar F5. A tela abaixo ser exibida, preencha todos os campos. Apenas a opo Sncrono na guia Geral deve ser selecionada. Pressione ENTER.

Manual de Implementao

WorkFlow

Em seguida posicione o curso sobre o nome do mtodo criado e escolha a opo Parmetros. Ser exibida a relao de parmetros do mtodo. Para Criar um novo mtodo escolha a opo Criar F5, informe o nome do parmetro, defina se o para parmetro de Importao ou Exportao e o Tipo de referncia do objeto, dicionrio ABAP ou Categoria de objetos. Pressione ENTER.

Manual de Implementao

WorkFlow

Manual de Implementao

WorkFlow

Aps a criao dos parmetros devemos criar o cdigo ABAP. Selecione o nome do mtodo e escolha a opo Programa. Ao escolher esta opo pela 1 vez, ser exibida uma mensagem perguntado se deve ser gerada a parte que falta automaticamente. Clique Sim.

O cdigo referente a Importao e Exportao dos parmetros ser gerado. Crie o cdigo necessrio a realizao do processo que voc deseja. No se esquea de Verificar a Sintaxe e Salvar.

2.4 Modificar Status


Ao finalizar o desenvolvimento do mtodo devemos modificar o status do Mtodo e da Categoria de Objetos. Primeiramente devemos modificar o Status de Liberao para o componente. Selecione o componente a Liberar e siga corretamente o caminho de menu descrito na tela abaixo e modifique o Status de Liberao para Implementado. Logo em seguida repita o mesmo procedimento modificando o Status de Liberao para Liberado. Em seguida retorne a Tela inicial da Transao SWO1 e modifique o Status de Liberao da Categoria de Objetos para Implementado. Logo em seguida repita o mesmo procedimento modificando o Status de Liberao para Liberado, de acordo com a tela abaixo.

10

Manual de Implementao

WorkFlow

11

Manual de Implementao

WorkFlow

2.5 - Observaes
Ao trmino do processo de alterao da Categoria de Objetos devemos gerar o mesmo utilizando a seguinte opo da barra de ferramentas Gerar Ctrl+F3. Sempre que realizarmos o transporte de Categorias de Objetos para outros ambientes devemos executar a transao SWO1 e gerar a Categoria de Objetos, caso contrrio a mesma no ser reconhecida no novo ambiente e o WorkFlow no ir funcionar.

3 - WorkFlow
Para desenvolvermos um WorkFlow primeiramente precisamos ter acesso a transao PFTC. Esta transao permite a criao de Modelos de WorkFlow, Tarefas Standard, Tarefas de WorkFlow, Grupo de Tarefas e Customer Task. Devemos ter a seguinte idia da interao entre o Mtodo.

A Importao e a Exportao de dados segue o exemplo descrito acima: Quando o WorkFlow executado o Container Interno abastecido com dados e a Tarefa consegue importar dados do Container do WorkFlow para o seu Container Interno. Atravs do Container da Tarefa, o Mtodo consegue importar dados para os parmetros intermos do mesmo. Aps realizar processamento, o Mtodo, atravs de parmetros de exportao, exporta o resultado para o Container da Tarefa que por sua vez exporta para o Container do WorkFlow e neste momento os dados podem ser utilizados no fluxo. Para criar um novo WorkFlow execute a transao PFTC e a tela abaixo ser exibida. Escolha no campo Tipo de Tarefa a opo Modelo de WorkFlow e no campo Tarefa infome o N do respectivo WorkFlow Standard a ser copiado e escolha a opo Copiar Tarefa F8 ou deixe o campo Tarefa em branco e escolha Criar F7 para criar um novo WorkFlow.

12

Manual de Implementao

WorkFlow

13

Manual de Implementao

WorkFlow

Para construir a seqncia do fluxo clique no boto WorkFlow Builder exibido acima.

Para acesso as tarefas individuais do fluxo escolha no Box rea de Navegao com clique duplo a tarefa desejada ou no prprio fluxo d um clique duplo na atividade.

3.1 Criao de Atividades/Tarefas


As tarefas so as atividades do fluxo do WorkFlow e determinam os processos a serem iniciados pelo mesmo, tais como: Envio de Mensagens, Envio de e-mail, Impresso de relatrios, atualizao de tabelas, entre outros. Para criar uma nova atividade/tarefa devemos inserir no fluxo uma atividade em indeterminada. Marque uma Atividade e clique no boto Criar etapa... e em seguida selecione Atividade conforme tela abaixo:

14

Manual de Implementao

WorkFlow

15

Manual de Implementao

WorkFlow

Em seguida a tela acima ser exibida e Clique no boto Exibir Tarefa e Selecione Criar Tarefa. Nesta tela teremos que informar os dados da Tarefa. No Box Denominao devemos obrigatoriamente informar o Campo Abrev. com identificao nica no sistema. No Box Mtodo, campo Categoria do Objeto, devemos sempre informar o Objeto Pai. Ex.: BUS2009 e nunca um SubInfoTipo ZBUS2009.

O Fluxo de dados entre a tarefa e o mtodo exibido na tela abaixo.

16

Manual de Implementao

WorkFlow

17

Manual de Implementao

WorkFlow

O boto Fluxo de dados (Disponvel), exibe a transferncia de dados do Container do WorkFlow para o Container da Tarefa.

As tarefas que necessitarem de um responsvel pelo processamento devem ser atribudas como tarefa geral, como exemplificado nas telas abaixo.

18

Manual de Implementao

WorkFlow

Selecione o Item Liberao do Pedido e em seguida escolha a opo Caractersticas.

19

Manual de Implementao

WorkFlow

Selecione na tela acima a opo Tarefa Geral e clique Aceitar. Em seguida devemos atualizar o ndice utilizando a opo Atualizar ndice.

20

Manual de Implementao

WorkFlow

O responsvel pelo processamento definido pela varivel ZUSERID, criada no Container do WorkFlow. O acesso ao Container obtido atravs do menu Saltar -> Contentor do WorkFlow. Para criar uma nova varivel de Container escolha a opo Criar F5 na barra de ferramentas. Informe todos os dados e ENTER.

3.2 - Interao WorkFlow/Cat. Objeto


Na tela inicial do WorkFlow, na Tab Eventos acionadores, devemos cuidar para que o Evento acionador do WorkFlow sempre esteja Ativado (cor Verde). Se o mesmo estiver Desativado (cor Cinza) o WorkFlow no ser executado. Verificamos tambm na Tab Eventos acionadores a interao entre o WorkFlow e a Categoria de Objetos, atravs do boto Definio do Fluxo de Dados.

21

Manual de Implementao

WorkFlow

22

Manual de Implementao

WorkFlow

3.3 Observaes
As tarefas de WorkFlow que necessitarem de atribuio de Tarefa Geral, devem ser atualizadas em todos os Clients, pois esta atividade e Client Dependent. As tarefas de WorkFlow que estiverem configuradas para execuo em Background no requerem responsveis por processamento e portanto no dependem da atribuio descrita acima. Tarefas direcionadas a envio de mensagens devem possuir a Categoria de Objetos definida em SELFITEM e o mtodo definido em SENDTASKDESCRIPTION e o modo de execuo em Background. Quando um WorkFlow Ativado o resultado final no deve encontrar nenhuma mensagem de Erro ou Aviso, caso contrrio o WorkFlow no funcionar corretamente. Mensagens de Informao no causam problemas.

4 Business WorkPlace
O Business WorkPlace funciona como uma caixa de Correio eletrnico. Esta ferramenta recebe as mensagens destinadas aos usurios e atravs dele os mesmos podem realizar aprovao de documentos. Somente os usurios destinados a realizar tal fim recebero estas mensagens.

23

Manual de Implementao

WorkFlow

4.1 Observaes
Se o usurio responsvel realizar uma aprovao e o obtiver na barra de Status que no foi encontrado responsvel pelo processamento teremos que reorganizar o ambiente. Para tanto utilizaremos o seguinte caminho de menu: Opes -> Opes WorkFlow -> Renovar Amb. Organizacional

24

Anda mungkin juga menyukai