Anda di halaman 1dari 5

Cincias sociais

Cincias sociais
Cincias sociais so um ramo da cincia, distinto das humanidades, que estuda os aspectos sociais do mundo humano, ou seja, a vida social de indivduos e grupos humanos. Isso inclui antropologia, biblioteconomia, estudos da comunicao, economia, administrao, arqueologia, contabilidade, geografia humana, histria, lingustica, cincia poltica, estatstica, psicologia social, direito, filosofia social e sociologia.

Classificao das cincias


Diferenciam-se das artes e das humanidades pela preocupao metodolgica. Os mtodos das cincias sociais, como a observao participante e o survey, podem ser utilizados nas mais diversas reas do conhecimento, no apenas na grande rea das humanidades e artes, mas tambm nas cincias sociais aplicadas, nas cincias da terra, nas cincias agrrias, nas cincias biomdicas etc. Embora polmica, comum a distino entre cincias exatas e cincias humanas.

Histria
As cincias sociais germinaram na Europa do sculo XIX, mas foi no sculo XX, em decorrncia das obras de Karl Marx, mile Durkheim e Max Weber que as cincias sociais se desenvolveram. O carro-chefe foi a sociologia: neologismo criado pelo francs Auguste Comte, seu primeiro professor. Durkheim e seus pares se esmeraram na busca de regras de mtodo que elevassem ao status cientfico o conhecimento sobre a sociedade. Marx, ao contrrio, mal visto pelos seus pares, foi encontrar na classe trabalhadora sua identidade. As atrocidades das relaes de trabalho da poca fizeram com que ele atribusse a esse grupo social, assim definido em relao ao sistema econmico capitalista, ora a fora da transformao da sociedade, ora apenas uma pea do complexo quebra-cabeas da histria. No meio-termo entre o academicismo e o militantismo, est a participao de Weber, para quem a cincia e a poltica so duas vocaes distintas. Distintas, mas comensurveis: ele prprio terico da burocracia e do processo de modernizao, contribuiu para a burocratizao e modernizao da Alemanha, ocupando cargos polticos.

Sociologia
O momento de consolidao do novo currculo do ensino superior europeu durante o movimento intelectual conhecido como positivismo favoreceu a sociologia firmar-se como cincia. Ento, a nova disciplina, sociologia, veio renovar as outras cincias humanas e sociais j vigentes. Assim, um discpulo de Durkheim, Marcel Mauss, deu o tom da renovao da antropologia na Frana. Em um contexto diferente, o polaco Bronislaw Malinowski tambm contribuiu para a renovao da antropologia atravs do mtodo funcionalista, que marcou uma ruptura com o vis colonialista dos estudos antropolgicos at ento desenvolvidos na Inglaterra.

Campos
Administrao
A administrao uma cincia fundamentada em um conjunto de normas e funes elaboradas para disciplinar elementos de produo. A administrao estuda os empreendimentos humanos com o objetivo de alcanar um resultado eficaz e retorno financeiro de forma sustentvel e com responsabilidade social. Administrar envolve a elaborao de planos, pareceres, relatrios, projetos, arbitragens e laudos, em que exigida a aplicao de conhecimentos inerentes s tcnicas de Administrao.

Cincias sociais

Antropologia
Antropologia (cuja origem etimolgica deriva do grego anthropos, (homem / pessoa) e (logos razo / pensamento) a cincia preocupada em estudar o homem e a humanidade de maneira totalizante, ou seja, abrangendo todas as suas dimenses. A diviso clssica da antropologia distingue a antropologia cultural da antropologia biolgica. Cada uma destas, em sua construo abrigou diversas correntes de pensamento. Antropologia fsica Arqueologia Antropologia cultural Antropologia visual

Economia
Economia a cincia social que estuda a produo, distribuio, e consumo de bens e servios. O termo economia vem do grego para oikos (casa) e nomos (costume ou lei), da "regras da casa (lar)". Tem por objeto as atividades humanas ligados produo, circulao, distribuio e consumo de bens.

Pedagogia
A pedagogia a cincia ou disciplina cujo objetivo a reflexo, ordenao, a sistematizao e a crtica do processo educativo.

Geografia humana
Geografia o estudo da superfcie terrestre e a distribuio espacial de fenmenos geogrficos, frutos da dinmica da natureza e da relao recproca entre o homem e o espao. Pode ser considerada tambm como uma prtica humana de conhecer o espao onde se vive, para planejar onde se vive.

Histria
Histria (do grego antigo historie, que significa testemunho, no sentido daquele que v) a cincia que estuda o Homem e sua ao no tempo e no espao, concomitante anlise de processos e eventos ocorridos no passado. Por metonmia, o conjunto destes processos e eventos. A palavra histria tem sua origem nas investigaes de Herdoto, cujo termo em grego antigo (Historai). Todavia, ser Tucdides o primeiro a aplicar mtodos crticos, como o cruzamento de dados e fontes diferentes.

Direito
Direito o ramo que estuda o sistema de normas que regulam as relaes sociais: o que os juristas chamam de cincia do direito.

Lingustica
A Lingustica o estudo cientfico da linguagem verbal humana. Um linguista algum que se dedica a esse estudo. A pesquisa lingustica feita por muitos especialistas que, geralmente, no concordam harmoniosamente sobre o seu contedo. Fontica Fonologia Morfologia Semntica Sintaxe

Cincias sociais

Cincia poltica
Cincia poltica o estudo da poltica dos sistemas polticos, das organizaes e dos processos polticos. Envolve o estudo da estrutura (e das mudanas de estrutura) e dos processos de governo ou qualquer sistema equivalente de organizao humana que tente assegurar segurana, justia e direitos civis. Os cientistas polticos podem estudar instituies como corporaes (ou empresas, no Brasil), unies (ou sindicatos, no Brasil), igrejas ou outras organizaes cujas estruturas e processos de ao se aproximem de um governo, em complexidade e interconexo.

Psicologia
A psicologia (do grego , transl. psykhologua, termo derivado das palavras , psykh, "alma", e , lgos, "palavra", "razo" ou "estudo") a cincia que estuda os processos mentais (sentimentos, pensamentos, razo) e o comportamento humano e animal (para fins de pesquisa e correlao, na rea da psicologia comparada, ou seja utilizando a metodologia da comparao). O objeto de estudo dessa cincia, contudo, ainda hoje alvo de controvrsias, especialmente quanto s distines ou necessidades de estudo da mente em oposio ao estudo do comportamento. Anlise comportamental Neuropsicologia Psicologia da personalidade

Trabalho social
Segundo o Comit Executivo da IFSW (2000) a profisso de trabalho social promove a mudana social, a resoluo de problemas no mbito das relaes humanas e a promoo das capacidades e aptides das pessoas de forma a promover o seu bem-estar. Utilizando teorias de comportamento humano e sistemas sociais, o trabalho social intervm nos pontos onde as pessoas interagem com os seus ambientes. Neste mbito, o respeito pelos direitos humanos e de justia social so fundamentais para o trabalho social. O desempenho do trabalhador social encontra-se intimamente relacionado com a necessidade de resoluo dos problemas sociais. Neste contexto, o trabalho social tende a lanar o seu foco de interveno sobre os problemas das pessoas dentro do seu contexto ambiental, equacionando intervenes sistmicas e ecolgicas. Isso porque os indivduos so influenciados pelas foras e fraquezas de tudo o que orbita em seu torno: famlia, local de trabalho, grupos de referncia, entre outros.

Sociologia
A sociologia uma das cincias humanas que estuda a sociedade, ou seja, estuda o comportamento humano em funo do meio e os processos que interligam os indivduos em associaes, grupos e instituies. Enquanto o indivduo na sua singularidade estudado pela psicologia, a sociologia tem uma base terico-metodolgica, que serve para estudar os fenmenos sociais, tentando explic-los, analisando os homens em suas relaes de interdependncia. Compreender as diferentes sociedades e culturas um dos objetivos da sociologia.

Cincias sociais

Filosofia
A disciplina da filosofia por si s no clama ser cincia, mas sim disciplina da reflexo humana, estando mais para as humanidades que para as cincias sociais. o estudo de problemas fundamentais relacionados existncia, ao conhecimento, verdade, aos valores morais e estticos, mente e linguagem. Um ramo deste campo do saber, a filosofia social ocupa-se de questes levantadas pelas cincias sociais.

Outros campos
Cincias contbeis

Educao
Nos cursos de graduo em cincias sociais no Brasil h disciplinas do currculo mnimo que consistem em: antropologia sociologia cincia poltica histria filosofia

estatstica descritiva metodologia cientfica economia

Fontes e Editores da Pgina

Fontes e Editores da Pgina


Cincias sociais Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?oldid=34334708 Contribuidores: Adailton, Alberto Nasiasene, Arajo Sevetse, Arges, Beria, Bisbis, Blamed, Ciro, Colaborador Z, Draftholds, Dvulture, Eduardo Henrique Rivelli Pazos, Eric Duff, Fxcxt, Iznogud, JMGM, JP Watrin, JohnR, Kleiner, Leandro LV, Leandromartinez, Lugusto, Manobrega, Marcos Elias de Oliveira Jnior, Max51, Mister8, Mppalermo, Nona, Opensocialsciences, Patrick, PauloHenrique, Pietro Roveri, Polyethylen, Rafgco, Rjclaudio, Rui Silva, Smartknowledge, Thrasherbermensch, Toni Max, Viniciusmc, Zedmetal, 111 edies annimas

Licena
Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported //creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/

Anda mungkin juga menyukai