Anda di halaman 1dari 6

Mdulo 4 O Silogismo e a Eficcia na Comunicao

Prezado aluno, Neste mdulo vamos trabalhar o conceito de silogismo. Nome estranho, no? Parece at remdio para dor de cabea... Mas no se preocupe, o conceito simples e faz parte de nosso dia a dia. Entender e trabalhar com silogismos mais fcil do que parece e no vai dor de cabea em ningum. Ento, mos obra! Objetivos: Esperamos que ao final dos estudos voc seja capaz de perceber como se estrutura o raciocnio silogstico, saber distingui-lo nos mais diversos contextos, como textos publicitrios, jornalsticos e at mesmo em conversas do dia a dia e saber constru-lo e empreg-lo adequadamente.

Definio de silogismo
uma forma de raciocnio atravs da qual, com base em uma premissa maior e uma premissa menor, chega-se a uma concluso. O silogismo uma forma de raciocnio dedutivo (isto , que parte da observao de casos gerais para a formulao de uma concluso de carter particular) muito comum em nosso dia a dia. A todo momento tiramos concluses a partir de generalizaes, mas o fazemos de modo to natural que no nos damos conta disso. Por exemplo: uma afirmativa como Aquela loja vive cheia. Vou dar um pulo l traz, em seu bojo, o seguinte raciocnio: Toda loja que vive cheia porque tem variedade e bons preos. Aquela loja vive cheia. Logo, vou comprar l tambm. Na publicidade, por exemplo, muito comum o uso de silogismos disfarados, com o intuito de seduzir o consumidor. Imagine um anncio de determinada marca de automveis, que use o seguinte slogan: Quem ama, protege. Automvel X, o nico com airbags em todas as laterais e freios ABS de srie. Espera-se que o consumidor realize, de fato, a seguinte leitura: Todo homem que ama sua famlia zela por sua segurana. Eu amo minha famlia. Logo, vou comprar o automvel X, que o mais seguro. Ou neste outro exemplo, bem conhecido: O biscoito X est sempre fresquinho porque vende bem, ou vende bem porque est sempre fresquinho? Por trs deste slogan, h um silogismo embutido:

Quanto um biscoito vende bem, est sempre fresquinho, porque h sempre novas remessas. Ora, o biscoito X vende bem. Logo, est sempre fresquinho. E, lgico, voc compra o biscoito que vende bem e ajuda a mant-lo sempre fresquinho...

Estrutura do silogismo
Um silogismo formado, em geral, por trs segmentos. O primeiro, chamado de premissa maior, tem carter generalizante. O segundo, premissa menor, tem carter particularizante. O terceiro, a concluso, faz a sntese entre os dois. Observe o exemplo a seguir: Premissa maior: Todos os mdicos estudam anatomia. (carter geral) Premissa menor: Paulo mdico. (carter particular) Concluso: Logo, Paulo estudou anatomia. (concluso, que une ambas) Fique ligado
Para o uso do termo todos na premissa maior; isso lhe confere carter generalizante. Na premissa menor, temos a particularizao, a partir da citao de um caso ou exemplo especfico. A concluso promove a ligao entre as duas premissas, de modo lgico.

Tudo entendido at aqui? Para saber se voc compreendeu bem os assuntos estudados nesse mdulo, exercite atravs das atividades de autoavaliao. Ateno! Caso no consiga realizar as atividades satisfatoriamente, entre em contato como Orientador Acadmico atravs da SALA DO TUTOR. EXERCCIO 1. Escreva a concluso dos silogismos a seguir: A) As mulheres so mais delicadas que os homens. Maria uma mulher. Logo, ______________________________ B) Todo queijo de supermercado de fabricao nacional. O queijo que est na geladeira foi comprado no supermercado. Logo, ______________________________ C) Nenhum habitante desta cidade sabe ler e escrever. Aderbal mora nesta cidade. Logo, _______________________________ D) Todos os livros da biblioteca de minha escola levam um carimbo vermelho. Este livro tem um carimbo azul.

Logo, ______________________________ E) Todos os alunos da Escola Jardim Encantado foram vacinados. Meu filho estuda nessa escola. Logo, _______________________________ F) Todos os meus ces so pastores alemes. Duque um labrador. Logo, ________________________________ Fique ligado
Viu como no difcil trabalhar com silogismos? Na verdade, o silogismo um tipo bsico de raciocnio, que at usamos em nosso dia a dia. Mas fazemos isso de modo automtico, sem refletir muito. Conhecendo, porm, seu mecanismo, podemos passar a us-lo de modo mais variado e eficiente. Vamos continuar?

2. Agora d a premissa maior dos silogismos que se seguem: A) ____________________________________ Georgina faz curso de Letras. Logo, Georgina estuda anlise sinttica. B) ____________________________________ Andr mora em Rio Acima. Logo, Andr trabalha na Empresa Esmeralda. C) ____________________________________ Tucanos tm penas. Logo, tucanos so aves. D) ____________________________________ Rex um pastor alemo. Logo, Rex um dos meus ces. E) ____________________________________ O cavalo tem quatro patas. Logo, o cavalo um quadrpede. Verifique aqui as respostas certas E ento, vamos em frente? Continuando o estudo da estrutura do silogismo, vemos que, quando ele apresenta tanto as premissas quanto a concluso, isto , est completo quanto ao seu aspecto formal, ele considerado vlido. Se a matria de que trata se mostrar lgica em sua concluso, ele considerado verdadeiro. Observe: Todos os advogados estudam o Cdigo Penal. Mrio advogado. Logo, Mrio estudou o Cdigo Penal.

No exemplo dado, ele uma coisa e outra: vlido e verdadeiro. Por qu? Porque a concluso s pode ser verdadeira se as duas premissas tambm o forem. Mas o silogismo pode ser vlido e no ser verdadeiro? claro que sim! Basta que uma de suas premissas se revele falsa. No exemplo acima, basta que Mrio no seja de fato advogado para que o silogismo perca seu carter de veracidade. Veja este outro exemplo de falso silogismo: Todo supermercado vende refrigerante. Aquele posto de gasolina vende refrigerantes. Logo, aquele posto de gasolina um supermercado. Embora o silogismo esteja formalmente correto, contendo uma premissa maior, uma premissa menor e uma concluso, ele no vlido, uma vez que, obviamente, a concluso se mostra falsa. Isto se deve ao fato de que o dado principal da premissa maior (vender refrigerantes) no atribuio exclusiva dos supermercados.

O falso silogismo (non sequitur)


Neste caso, o silogismo fundamenta-se em falsas premissas. Ele pode ser resultado de um erro de informao ou da malcia de quem o formula. Observe o exemplo que se segue: Todas as cidades grandes tm igrejas. Em Bom Jesus da Ribeirinha h uma igreja. Logo, Bom Jesus da Ribeirinha uma cidade grande. No difcil perceber a falha deste raciocnio. A relao entre as premissas no sustenta a concluso a que se chega. O fato de ter uma igreja no faz de Bom Jesus da Ribeirinha uma cidade grande. Observe este outro exemplo: Todo time que joga bem ganha. Meu time ganhou o jogo. Logo, meu time jogou bem. Ora, ter ganhado o jogo no garantia de ter jogado bem. De fato, o time pode ter jogado mal, mas o adversrio ter jogado pior, o rbitro ter ajudado e assim por diante. Vamos exercitar mais um pouco? Lembre-se que os exerccios das aulas fazem parte da sua auto avaliao. Portanto, no deixe de realiz-los,ok? EXERCCIO 1. Como vimos, um silogismo tem que preencher algumas condies: 1) ter trs termos (usados duas vezes cada um) e na disposio A-B, C-A; C-B; 2) no possuir ambiguidade; 3) apresentar premissas verdadeiras; 4) ter sempre uma premissa universal, seguida de uma particular e encerrada por uma concluso. Indique o princpio que foi desrespeitado em cada um dos seguintes silogismos:

A) Gatos tm sete vidas. Minha namorada uma gata. Minha namorada tem sete vidas.

B) Todos os americanos vivem sob regime presidencialista. Os mexicanos so americanos. Os mexicanos vivem sob regime presidencialista. C) Todo favelado marginal. Jos favelado. Jos marginal. D) Todos os professores so distrados. Meu irmo distrado. Meu irmo professor. E) Todos os estudantes gostam de ler. Aderbal estudante. Logo, Aderbal gosta de ler. F) Todas as mulheres gostam de joias. Maria no se sente bem usando joias. Logo, Maria no uma mulher. Saiba mais
Gostaria de saber mais sobre silogismos? Um bom texto sobre a lgica silogstica, de autoria do professor Desidrio Murcho, da Universidade Federal de Ouro Preto, pode ser encontrado no seguinte endereo: http://dmurcho.com/docs/silo.pdf

Em caso de dvidas entre em contato com o Orientador Acadmico atravs da Sala do Tutor Lembre-se de fazer a leitura do Guia de Estudo disponvel na Biblioteca Virtual, para que realize suas atividades satisfatoriamente.

Anda mungkin juga menyukai