Anda di halaman 1dari 17

REDES SOCIAIS NA PROMOO DA SADE DO IDOSO: ESTUDO BIBLIOGRFICO DO CENRIO BRASILEIRO Introduo: As questes tericas nesta pesquisa abrangem

dois grandes temas: em torno do objeto rede social digital e em torno da necessidade de se desenvolver aes efetivas para a promoo de um processo de envelhecimento ativo e saudvel. Estes so os resultados da primeira fase da pesquisa, que desenhou um perfil da produo bibliogrfica brasileira sobre o tema redes digitais. Objetivo Geral: Descrever a produo bibliogrfica brasileira online sobre as mdias sociais e a dinmica as redes que elas promovem. Mtodo: A primeira etapa do trabalho identificao os peridicos online que tratam do tema das redes sociais e elaborao de listagem, com endereo e descritivo das seguintes bases de dados: Scielo, Portal da Capes e Portal Biblioteca Virtual em Sade (BVS). O recorte temporal adotado foi de 2000 a 2010. Foram utilizados como instrumento Fichas de Catalogao em meio digital. Em seguida, foi feita a leitura na ntegra do material e o registro de informaes por meio de um instrumento de pesquisa adaptado (VERMELHO E AREU, 2003). Os dados registrados dizem respeito estrutura comunicativa (ferramentas), a interface e o uso das redes. Discusso Foram selecionados 100 teses/dissertaes e 50 artigos cientficos. Esses artigos, tm como foco as redes sociais digitais, visto que, durante o levantamento, a utilizao do termo redes sociais apenas levou os pesquisadores a textos que utilizavam esse termo em diversas outras reas do conhecimento. Consideraes finais Nova fase da pesquisa

6 REFERNCIAS BANCO Mundial. Relatrio sobre o desenvolvimento mundial 2009: a geografia econmica em transformao viso geral. Washington: Banco Internacional de Reconstruo e Desenvolvimento / Banco Mundial, 2009.

BERTALANFFY, Ludwig Von. Teoria Geral dos Sistemas. 2 ed. Petrpolis: Vozes, 1975.

BRASIL, 1999. Portaria do Gabinete do Ministro de Estado da Sade de n 1395, de 9 de Dezembro de 1999, que aprova a Poltica Nacional de Sade do Idoso e d outras providncias. Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil, Braslia, n 237-E, pp. 20-24,., seo 1, 13 dez 1999.

BRASIL. Portaria do Gabinete do Ministro do Estado da Sade de n 2.528, de 19 de outubro de 2006b, que aprova a Poltica Nacional de Sade da Pessoa Idosa. Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil, Braslia, DF, 2006.

CAMARANO, Ana Amlia; PASINATO, Maria Tereza. O envelhecimento populacional na agenda das polticas pblicas. In.: CAMARANO, A. A. Os novos idosos brasileiros: muito alm dos 60? Rio de Janeiro: IPEA, 2004. p. 253292.

CHAIMOWICZ, Flvio. A sade dos idosos brasileiros s vsperas do sculo XXI: problemas, projees e alternativas. Rev. Sade Pblica, So Paulo, v.31, n.2, 1997.

ECOLOGIA Digital. blog Organizao Colaborativa da Produo e do Conhecimento: a cultura das redes de informao compartilhada. Disponvel em: <http://ecodigital.blogspot.com/2007/03/culturapensamento-redespossibilidades.html>. Data de acesso: jan. 2008.

FLICK, Uwe. Desenho da Pesquisa Qualitativa. Porto Alegre: Bookman Companhia Editora Ltda, 2009. 1 Edio.

GUEDES, Gildsio. Interface Humano Computador: prtica pedaggica para ambientes virtuais.Piau: Editora Grfica da UFPI. 2009.

INSTITUTO Brasileiro de Geografia e Estatstica. Sntese de Indicadores Sociais, 2010. Rio de Janeiro: IBGE; 2010. Disponvel em www.ibge.gov.br, acesso em 19 de maio de 2010.

LEMOS, Andr. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contempornea. Porto Alegre: Sulina, 2002.

LOZARES, Carlos. La teora de redes sociales. Papers. n. 48. 1996. Disponvel em: http://seneca.uab.es/antropologia/jlm/ars/paperscarlos.rtf. Acesso em: 19 de maio de 2010.

PRIMO, Alex. Conflito e cooperao em interaes mediadas por Computador. Trabalho apresentado no GT de Tecnologias Informacionais da Comunicao da Comps. Niteri, RJ, 2005.

PRODUO de Contedo Nacional para Mdias Digitais. Braslia: Secretaria de Assuntos Estratgicos, 2011.

RECUERO, Raquel da Cunha. Redes Sociais na Internet. Porto Editora: Sulina Alegre, 2009.

RECUERO, Raquel. Site pessoal. Post de 16/09/2010: O Twitter e as Redes Sociais. http://www.pontomidia.com.br/raquel/

SANTAELLA, Lcia; LEMOS, Renata. Redes Sociais Digitais: a cognio conectiva do Twitter. So Paulo: Paulus, 2010.

SADE em casa. Ateno Sade do Idoso. Belo Horizonte: Secretaria de Estado

de Sade de Minas Gerais, 2006.

TRIVINHOS, Eugenio. 2001. Epistemologia em Runas: a imploso da teoria da Comunicao na experincia do ciberespao. In: MARTINS, Francisco & SILVA, Juremir M. (orgs.). Para navegar no sculo XXI. Porto Alegre: Sulinas/Edipucrs.

VERMELHO, Sonia Cristina. 2003. Educao e virtualizao: as mdias e a formao do indivduo. So Paulo, PUCSP, 2003. Tese de Doutorado. Programa de Estudos Ps Graduado sem Educao: Histria, Poltica e Sociedade.

WIENER, Norbert. Ciberntica e Sociedade: o uso humano de seres humanos. So Paulo: Cultrix, 2000. 7. Edio.

ANEXOS

ANEXO A - CATALOGAO BIBLIOGRFICA PESQUISA: REDES SOCIAIS E PROMOO DA SADE: ESTUDO EXPLORATRIO DA PRODUO BRASILEIRA. OBJETIVO DA PESQUISA: Reviso da literatura indexada de artigos cientficos e teses e dissertaes que abordam a temtica das redes sociais digitais, visando analisar o perfil da produo brasileira sobre o tema. INSTRUO INICIAL: Este formulrio tem por finalidade a catalogao e caracterizao da produo brasileira da sobre o tema das Redes Sociais Digitais em artigos publicados em peridicos, teses e dissertaes. Todos os campos devem ser preenchidos mesmo com a indicao da inexistncia do item. BLOCO A - DADOS DE CATALOGAO BIBLIOGRFICA Data: ____/ ____/ _____ n catalogao: ________________ Pesquisador(a): _______________

1. TITULO DO TEXTO

2. TITULO DO PERIDICO

3. AUTOR(ES) DO ARTIGO OU TESE/DISSERTAO

4. TIPO DE DOCUMENTO

( ) Tese ( ) Dissertao ( ) Artigo 5. ANO/MS DE PUBLICAO

6. VOLUME/ANO DO PERIDICO

7. NMERO DO PERIDICO

8. NVEL DE ESTUDO (*Este dado refere-se somente s teses e dissertaes. No caso de artigos, deixe a questo em branco.) ( ) Mestrado ( ) Doutorado ( ) Ps-Doutorado ( ) Outro

9. REA DE PRODUO (*Este dado refere-se a rea da cincia que pertence o peridico em que foi publicado o artigo. No caso de teses e dissertaes, a rea em que foi realizada a ps-graduao.)

10. INSTITUIO DE DEFESA (*Anote esse dado somente no caso de teses e dissertaes. Coloque o nome por extenso da universidade.)

11. PALAVRAS-CHAVE

BLOCO B - DADOS DE CARACTERIZAO DA PRODUO 12. TEMA PRINCIPAL DO TEXTO (*Tema: assunto que o autor pretende tratar, em geral est explicitado no incio do artigo ou da tese/dissertao. Assunto que se deseja provar ou desenvolver (Lakatos & Marconi, 1995; Asti Vera, 1983))

13. CATEGORIAS ANALISADAS (*Procure identificar o que foi analisado (comportamento em relao a uma tecnologia, tipo de uso, funo da tecnologia etc) pelo autor em relao ao assunto tratado.)

14. QUANTO A ESTRUTURA DE PRODUO ( ) Pesquisa de campo (coleta de dados com pessoas/instituies/empresas) ( ) Sistematizao terica (produo a partir de textos publicados)

15. QUANTO AO SUJEITO (*Pessoa, instituio, teoria investigado, ou seja, de quem ou do que foram extrados os dados da pesquisa. * Se for o caso anote uma ou mais opes.) ( ) Rede Social Digital. Qual: _________________ ( ) Crianas ( ) Jovens ( ) Adolescentes ( ) Educadores ( ) Idosos ( ) Meio Ambiente

( ) Profissionais de outras reas ( ) Outros . Anote no quadro abaixo o sujeito investigado o qual no consta na lista acima.

16. QUANTO A PLATAFORMA (*Indique a Plataforma Digital de Comunicao Aberta (Rede Social Digital) abordada no texto. * Se for o caso anote uma ou mais opes.) ( ) Facebook ( ) Orkut () () () () ( ) Outros . Anote no quadro abaixo a tecnologia analisada o qual no consta na lista acima.

17. QUANTO AO OBJETO (*Problema ou objeto de pesquisa: dificuldade ou conhecimento que se pretende ter/resolver acerca do

sujeito investigado (Lakatos & Marconi, 1995; Asti Vera, 1983). No espao abaixo, d maiores detalhamentos acerca do objeto abordado * Se for o caso anote uma ou mais opes.) ( ) Uso da Rede ( ) Motivao para uso/consumo da Rede ( ) Impacto social/psicolgico do uso/consumo da Rede ( ) Relao do sujeito com a Rede ( ) Outros . Anote no quadro abaixo outro objeto o qual no consta na lista acima.

18. QUANTO S TCNICAS DE PESQUISA (*Anote no espao abaixo alguma especificidade da tcnica utilizada indicada pelo autor. Ex.: Questionrio: fechado, Entrevista: focalizada. * Se for o caso anote uma ou mais opes) ( ) Observao ( ) Entrevista ( ) Questionrio ( ) Escalas de atitudes e de opinies ( ) Compilao documental ou de dados ( ) Anlise de Contedos ( ) Outros . Anote no quadro abaixo o sujeito investigado o qual no consta na lista acima.

19. BIBLIOGRAFIA DE REFERNCIA (* Procure identificar os autores que serviram de referncia terica para a elaborao do texto. Analise os autores mais citados no texto no sentido de apoiar a argumentao.)

20. TEORIAS DE SUPORTE A PESQUISA (*Teoria: sistema de conceitos explicativos dos problemas analisados no texto (Lakatos e Marconi, 1985; Ander Egg, 1974). Anote no espao abaixo a teoria de suporte a pesquisa explicitada pelo autor. Caso isso no seja possvel, procure identificar elementos tericos significativos para discutir com o grupo.)

21. NOTAS GERAIS (* Anote no espao abaixo alguma questo relevante encontrada no texto e que no foi contemplada nos itens do instrumento.)

Anda mungkin juga menyukai