Anda di halaman 1dari 7

AUGUSTO COMTE

Isidore Auguste Marie Franois Xavier Comte (19 de janeiro de 1798 - 5 de Setembro 1857), mais conhecido como Auguste Comte, era um francs filsofo . Ele foi um dos fundadores da disciplina de sociologia e da doutrina do positivismo . Ele pode ser considerado o primeiro filsofo da cincia , no sentido moderno do termo. Fortemente influenciado pelo socialista utpico Henri Saint-Simon , Comte desenvolveu a filosofia positiva , na tentativa de remediar o mal-estar social da Revoluo Francesa , pedindo uma nova doutrina social baseada na cincias . Comte foi uma grande influncia no pensamento do sculo 19, influenciando o trabalho de pensadores sociais, como Karl Marx , John Stuart Mill , e George Eliot . Seu conceito de sociologie e evolucionismo social , ainda que agora ultrapassado, deu o tom para o incio tericos sociais e antroplogos , como Harriet Martineau e Herbert Spencer , evoluindo em sociologia acadmica moderna apresentada por mile Durkheim como prtica e objetiva a investigao social . Teorias sociais de Comte culminou com a Religio da Humanidade, que influenciaram o desenvolvimento dos humanistas religiosos e seculares humanistas organizaes no sculo 19. Comte igualmente cunhou a palavra altruisme ( altrusmo ). Vida Comte nasceu em Montpellier , Hrault , no sul da Frana em 19 de Janeiro de 1798. Depois de frequentar o Liceu Joffre e depois a Universidade de Montpellier , Comte foi admitido na cole Polytechnique , em Paris. A cole Polytechnique foi notvel por sua adeso aos ideais franceses de republicanismo e progresso . A cole fechado em 1816 para a reorganizao, no entanto, e Comte continuou seus estudos na escola de medicina em Montpellier. Quando a cole Polytechnique reaberto, ele no pediu readmisso. Aps seu retorno para Montpellier, Comte logo passou a ver as diferenas intransponveis com sua catlico e monrquico da famlia e partiu novamente para Paris, a ganhar dinheiro por trabalhos pequenos. Em agosto de 1817, ele se tornou um estudante e secretria de Claude Henri de Rouvroy, conde de Saint-Simon , que trouxe Comte em contato com a sociedade intelectual e influenciou grandemente a sua da pensamento. Durante esse tempo, Comte publicou seus primeiros ensaios em diversas publicaes dirigidas por Saint-Simon, L'Industrie , Politique Le , e Organisateur L' ( Charles Dunoyer e Charles Comte 's Le Censeur Europen ), embora ele no iria publicar sob sua prpria nome at 1819 "La sparation gnrale Entre les opinies et les dsirs" ("A separao geral de opinies e desejos"). Em 1824, Comte deixou Saint-Simon, de novo por causa de diferenas insuperveis. Comte publicou um Plano de ncessaires preparatrios Scientifiques derramar rorganiser la socit (1822) ( Plano de estudos cientficos necessrios para a reorganizao da sociedade ). Mas ele no conseguiu obter um cargo acadmico. Seu dia-a-dia dependia de patrocinadores e ajuda financeira de amigos. Debates raiva de quanto Comte se apropriou da obra de Saint-Simon.

Comte se casou com Caroline Massin, mas se divorciaram em 1842. Em 1826, ele foi levado para um hospital de sade mental, mas saiu sem ser curada - apenas estabilizado pelo francs alienista Jean-tienne Dominique Esquirol - para que ele pudesse voltar a trabalhar em seu plano (mais tarde viria a tentar o suicdio em 1827, saltando do Pont des Arts ). No tempo entre este e seu divrcio, ele publicou os seis volumes de sua Cours. Comte desenvolveu uma estreita amizade com John Stuart Mill. A partir de 1844, ele teve um relacionamento platnico com Clotilde de Vaux . Depois de sua morte, em 1846, tornou-se este amor quase religioso, e Comte, trabalhando de perto com Mill (que estava refinando seu prprio sistema tal) desenvolveu uma "nova Religio da Humanidade ". John Kells Ingram , um adepto de Comte, o visitou em Paris em 1855. Ele publicou quatro volumes de Systme de politique positive (1851-1854). Seu ltimo trabalho, o primeiro volume de "La Synthse Subjetiva" ("A Sntese Subjetiva"), foi publicado em 1856. Comte morreu em Paris, em 05 de setembro de 1857 de cncer de estmago e foi sepultado no famoso cemitrio Pre Lachaise , cercado por cenotfios em memria de sua me, Rosalie Boyer, e de Clotilde de Vaux. Seu apartamento de 1841-1857 agora conservada como a Maison Auguste Comte d' e est localizado na 10 rue Monsieur-le-Prince, em Paris, 6 arrondissement. A religio da humanidade Mais tarde uma religio da humanidade "para as sociedades positivistas, a fim de cumprir a funo de coeso, uma vez realizada pelo culto tradicional. Em 1849, ele props uma reforma do calendrio chamado calendrio positivista. Por quase associado John Stuart Mill, foi possvel distinguir entre um "Comte bom" (o autor do Curso de Filosofia Positiva ) e um "Comte ruim" (o autor do secular-religioso sistema ). O sistema no foi bem sucedida, mas encontrou-se com a publicao de Darwin s ' Sobre a Origem das Espcies de influenciar a proliferao de vrios Humanista Secular organizaes no sculo 19, especialmente atravs do trabalho de secularistas como George Holyoake e Richard Congreve . Embora seguidores ingls Comte, incluindo George Eliot e Martineau Harriet, para a maior parte rejeitou toda a panplia sombrio de seu sistema, eles gostaram da idia de uma religio da humanidade e sua liminar para "viver derrame autrui" ("viver para os outros"), de onde vem a palavra altrusmo.

Introduo

difcil hoje para apreciar o pensamento de Comte interesse desfrutou de um sculo atrs, para ele recebeu quase nenhum aviso durante as ltimas cinco dcadas. Antes da Primeira Guerra Mundial, o movimento de Comte era ativo em quase todo o mundo (PLE 1996; Simon 1963). O caso mais conhecido o da Amrica Latina: Brasil, o que deve ao lema "Ordem e Progresso" sua bandeira (Ordem e Progresso), para Comte (Trindade 2003) e Mxico (Hale 1989) so dois exemplos proeminentes. Os positivistas, ou seja, os seguidores de Comte, foram igualmente ativos na Inglaterra (Wright, 1986), Estados Unidos (Cashdollars 1989; Harpa 1994) e na ndia (Forbes 1975). E, no caso da Turquia, o seu carter secular moderna pode ser atribuda influncia de Comte sobre os Jovens Turcos.

Concluso

Augusto Comte o pai do "positivismo", corrente filosfica que modificou os dogmas da cincia moderna. Comte buscava uma cincia pura, onde o rigor metodolgico no poderia ser esquecido em nenhum passo rumo ao conhecimento. Assim, o pesquisador deveria se afastar do seu objeto de pesquisa, devendo neutralizar seus preconceitos, valores, opinies, etc., tudo em prol da cincia e da vontade de atingir verdades puras. Para Comte, a Sociologia era a cincia mais importante e complexa. Sua contribuio est no prprio realce que foi dado nova cincia sociolgica, bem como na cientificidade que lhe foi atribuda, ao ser estudada de acordo com os mtodos das cincias naturais, desprezando ser ela uma cincia social.

Anexos

Escola Padre Jos Mousinho Ribeiro, 06 de dezembro de 2012 Professora: Walmir Aluno: Pablo Rafael Srie: 1 Modulo

Augusto Comte

Anda mungkin juga menyukai