Anda di halaman 1dari 3

PNDULO DE TORO I - INTRODUO O pndulo de toro um outro sistema fsico que realiza oscilaes harmnicas se deslocado ligeiramente de sua

a posio de equilbrio. Ele construdo com elementos similares aos usados no pndulo simples: um fio preso a uma plataforma por sua extremidade superior, e um corpo preso em sua extremidade inferior. Algumas diferenas, no entanto existem: o fio pode ter uma maior densidade linear que no caso do pndulo simples; e o corpo pode ter uma distribuio de massa arbitrria que no precisa ser puntiforme. No que diz respeito s oscilaes, em vez do corpo ser deslocado de sua posio de equilbrio, ele girado em torno de seu eixo vertical. Isto causa uma deformao do fio que o sustenta, que tende a retornar ao seu estado original sob a influncia do torque restaurador exercido pelo fio. Dentro deste ponto de vista, o sistema mais parecido com a situao massa-mola, onde a fora restauradora no devida a gravidade, mas eliminao de deformaes em um sistema material. A freqncia de oscilaes de um pndulo de toro depende do fio e do corpo suspenso. Neste ltimo caso, a dependncia se expressa pelo momento de inrcia do corpo em torno de um eixo que se situa no prolongamento do fio. No que diz respeito ao primeiro fator, a dependncia se d tanto nos aspectos geomtricos do fio (dimetro e comprimento) bem como no material de que ele feito. Neste experimento executaremos medidas de freqncias de um pndulo de toro, relacionando-a com a geometria da distribuio de massa e do fio que o caracteriza. MOMENTO DE INRCIA Como j mencionado no roteiro anterior, o conceito de momento de inrcia I est ligado ao movimento de rotao de um corpo em torno de um eixo. Esta grandeza mede a inrcia (resistncia a sair do estado de repouso) de um sistema parado quando nele aplicado um torque que vai coloc-lo em rotao. Esta resistncia tambm sentida quando se quer alterar a sua rotao, o que decorrente do princpio de inrcia de Galileu. Para distribuies contnuas e discretas de massas ele expresso por:
I =

m
i

ri2

ou

I =

( r ) r 2 dv .

(1)

Em ambas as expresses acima, r indica a distncia da massa mi ou do elemento de volume dv at o eixo considerado. PNDULO DE TORO No pndulo de toro, o corpo suspenso retirado de sua posio de equilbrio ao ser girado em torno do eixo definido pelo fio. Esta ao deforma o material do fio, que tende a voltar sua posio original, do mesmo modo que a mola distendida no sistema massa-mola. Assim ele exerce no corpo um torque restaurador , que proporcional ao ngulo de rotao e ao mdulo de toro (depende das caractersticas do fio). Este o nico torque atuando sobre o corpo. Pela segunda lei de Newton, aplicada ao caso de um corpo rgido que sofre a ao de um torque, temos:
I d 2 = = . dt 2

(2)

14

Esta equao anloga a do sistema massa-mola, indicando que o corpo descreve oscilaes harmnicas em torno do fio suspenso, cuja freqncia 2 = . I No experimento teremos duas configuraes para o corpo suspenso pelo fio: i) Barras delgadas uniformes, de massa m e comprimento L, para as quais se tem:
I = 1 mL2 . 12

(3)

ii) Uma rgua de massa m e comprimento L, sustentando duas massas de metal de massa M a uma distncia d, do centro da rgua. Neste caso:
I = 1 mL2 + 2 Md 2 12

(4)

Deste modo obtemos as expresses para os perodos de oscilao para os dois casos:
T2 mL2 = , 4 2 12 T2 mL2 2 Md 2 . = + 4 2 12

(5)

II MATERIAL NECESSRIO 1. Rgua de plstico com furos 2. Massas 3. Fio de metal 4. Cronmetro ou relgio 5. Rgua 6. Bases, garras e barras cilndricas.

III - PROCEDIMENTO Monte o pndulo de toro com o auxlio de 1 base, 2 hastes e 2 garras, conforme ilustrado na Figura. Mea o comprimento C do fio e registre na tabela. Inicialmente trabalhe com as barras cilndricas de metal. Pese a massa m de uma delas, mea o seu comprimento L e prenda-a no fio pelo centro da mesma, de forma que ela assuma uma posio horizontal. Em seguida faa a haste oscilar, torsionando levemente o fio que a sustenta. Mea o perodo de oscilaes, fazendo a medida do tempo de 10 oscilaes. Registre todos os dados na tabela. Repita o procedimento com mais 5 barras metlicas. Em seguida trabalhe com a haste de acrlico e as massas M que podem ser penduradas nela. Mea a massa m da haste e o seu comprimento L. Determine o valor de M e pendure-as nos pontos mais prximos do centro da haste. Certifique-se que as massas esto mesma distncia d do centro. Em seguida mea o perodo de oscilaes pelo mtodo descrito acima, registrando os dados na tabela. Mantenha o fio com o mesmo comprimento C usado na primeira srie de medidas. Repita o procedimento para mais 4 posies das massas na haste, inclusive usando os furos mais afastados do centro. Registre todos os dados na tabela.

15

Agora fixe uma configurao das massas na haste e faa variar o comprimento do fio. Alm da medida do perodo para o comprimento original C, faa medidas do perodo para mais 5 comprimentos. IV TRATAMENTO DOS DADOS Trace, em papel milimetrado, o quadrado do perodo de oscilao das diferentes barras metlicas em funo da grandeza mL2. Utilize o mtodo dos mnimos quadrados para fazer um ajuste da reta que melhor descreve os pontos. A partir da forma da equao do movimento para o pndulo de toro determine o valor de . Em seguida trace, em papel milimetrado, o quadrado do perodo de oscilaes medido para a haste de acrlico com massas penduradas em funo do quadrado da distncia d. Utilize o mtodo dos mnimos quadrados para fazer um ajuste da reta que melhor descreve os pontos. Relacione o coeficiente angular da reta com a massa pendurada M e o valor constante com o momento de inrcia da haste. Compare o valor de M com o obtido na balana, e o valor de I com o dado pela expresso acima. A partir dos dados da tabela componha a grandeza T2 / I (42). Trace em papel log-log este valor em funo do comprimento C do fio. Faa um ajuste da reta pelo mtodo dos mnimos quadrados. Que dependncia que se obtm entre e C? Que expresso obtida para o perodo de oscilao em funo de C e de d?

16

Anda mungkin juga menyukai