Anda di halaman 1dari 4

ESCOLA DE ENS. FUND.

E MDIO BURITI AVALIAO DE RECLASSIFICAO EM LNGUA PORTUGUESA 9 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Marque com um X a nica opo que atende ao que solicitado em cada questo. TEXTO I GENTE BICHO E BICHO GENTE
01 Querido Dirio, no tenho mais dvida de que este mundo est virado ao avesso! Fui ontem 02 cidade com minha me e voc no faz idia do que eu vi. Uma coisa horrvel, horripilante, 03 escabrosa, assustadora, triste, estranha, diferente, desumana... E eu fiquei chateada. 04 Eu vi um homem, um ser humano, igual a ns, remexendo na lata de lixo. E sabe o que ele 05 estava procurando? Ele buscava, no lixo, restos de alimento. Ele procurava comida! 06 Querido Dirio, como pode isso? Algum revirando uma lata cheia de coisas imundas e 07 retirar dela algo para comer? Pois foi assim mesmo, do jeitinho que estou contando. Ele 08 colocou num saco de plstico enorme um monto de comida que um restaurante havia jogado 09 fora. Aarghh!!! Devia estar horrvel! 10 Mas o homem parecia bastante satisfeito por ter encontrado aqueles restos. Na mesma hora, 11 Querido Dirio, olhei assustadssima para a mame. Ela compreendeu o meu assombro. Virei 12 para ela e perguntei: Me, aquele homem vai comer aquilo? Mame fez um sim com a 13 cabea e, em seguida, continuou: Viu, entende por que eu fico brava quando voc reclama da 14 comida?. 15 verdade! Muitas vezes, eu me recuso a comer chuchu, quiabo, abobrinha e moranga. E 16 larguei no prato, duas vezes, um monto de repolho, que eu odeio! Puxa vida! 17 Eu me senti muito envergonhada! 18 Vendo aquela cena, ainda me lembrei do P, nosso cachorro. Nem ele come uma comida igual 19 quela que o homem buscou do lixo. Engraado, querido Dirio, o nosso co vive bem melhor 20 do que aquele homem. Tem alguma coisa errada nessa histria, voc no acha? Como pode 21 um ser humano comer comida do lixo e o meu cachorro comer comida limpinha? Como pode, 22 querido Dirio, bicho tratado como gente e gente vivendo como bicho? Naquela noite eu rezei, 23 pedindo que Deus conserte logo este mundo. Ele nunca falha. E jamais deixa de atender os 24 meus pedidos. S assim, eu consegui adormecer um pouquinho mais feliz. (OLIVEIRA, Pedro Antnio. Gente bicho e bicho gente. Dirio da Tarde. Belo Horizonte, 16 out. 1999).

01 - Na frase Querido Dirio, no tenho mais dvida de que este mundo est virado ao avesso! (linha 1), a expresso destacada quer transmitir a idia de que o mundo A( B( C( D( E( ) no est em harmonia, uma vez que seus elementos esto coordenados. ) no est em harmonia, j que seus elementos no esto nos devidos lugares. ) est em desarmonia, j que seus elementos esto perfeitamente interligados. ) est organizado harmonicamente, com seus elementos fora dos padres estabelecidos. ) no est em harmonia, j que seus elementos no esto nos devidos lugares.

02 - No primeiro pargrafo do texto I, h a seguinte estrutura frasal: Uma coisa horrvel, horripilante, escabrosa, assustadora, triste, estranha, diferente, desumana... E eu fiquei chateada. Quanto ao uso das reticncias, levando-se em conta o CONTEXTO, CORRETO afirmar que A ( ) foram usadas com o ntido objetivo de dar fim linha de pensamento da narradora, a qual se mostra indiferente ao que viu. B ( ) foram usadas com a inteno de demonstrar que a narradora no consegue mais encontrar adjetivos que possam expressar seu choque diante da cena que viu. C ( ) foram usadas para demonstrar uma interrupo na linha de raciocnio da narradora, que se mostra afetada positivamente com o que viu. D ( ) foram usadas para demonstrar que a narradora est em dvida, pois tem a sensao de que o que viu um sonho. E ( ) foram usadas para demonstrarem que a narradora encontrou todos os adjetivos possveis para expressarem suas dvidas diante do que viu.

TEXTO II O BICHO 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 Vi ontem um bicho Na imundcie do ptio Catando comida entre os detritos. Quando achava alguma coisa, No examinava nem cheirava: Engolia com voracidade. O bicho no era um co, No era um gato, No era um rato. O bicho, meu Deus, era um homem.

(BANDEIRA, Manuel. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Companhia Jos Aguilar Editora, 1974).

03 - Assim como a narradora do texto I, a voz potica do texto II A ( ) presencia uma situao de degradao do ser humano, que rebaixado condio de bicho. B ( ) presencia um fato isolado socialmente, que era muito comum em sua rotina. C( ) presencia um fato comum sociedade (o homem rebaixado condio de bicho), Mostrando-se indiferente a ele. D ( ) presencia um fato rarssimo na sociedade atual, mostrando-se apavorada com tal situao. E ( ) presencia uma situao de exaltao do ser humano, que rebaixado condio de bicho.

04 - A idia principal do texto II est contida na frase: A ( ) A fome causa estranheza em quem a sente e indiferena em quem presencia algum assando fome. B ( ) A fome reduz quem a sente condio de animal e causa assombro em quem presencia algum passando fome. C ( ) A fome reduz quem a sente e quem presencia algum passando fome condio de animal. D ( ) A fome reduz o homem e o animal a uma condio que causa espanto em quem a presencia. E ( ) A fome causa indiferena em quem a sente e em quem presencia algum passando fome. 05 No texto II, h a presena dos vocbulos imundcie, detritos e voracidade, cujos sinnimos, de acordo com o contexto, so, RESPECTIVAMENTE: A( B( C( D( E( ) sujeira / dedos / rapidez. ) sujeira / restos / fome. ) sujeira / dedos / fome. ) sujeira / restos / rapidez. ) sujeira / rapidez / fome.

06 - Embora o texto II seja um poema, possvel identificar nele uma sucesso de acontecimentos. Os verbos que demonstram a sucesso cronolgica das aes executadas pelo homem que busca o que comer no lixo, so: A( B( C( D( E( ) CATAR / ACHAR / ENGOLIR. ) VER / CATAR / CHEIRAR. ) CATAR / ACHAR / CHEIRAR. ) VER / CATAR / EXAMINAR. ) CATAR / ACHAR / EXAMINAR.

07 - Observe o seguinte trecho do texto II: O bicho no era um co / No era um gato, / No era um rato. Os substantivos coletivos dos vocbulos destacados so, RESPECTIVAMENTE: A( B( C( D( E( ) alcatia / ninhada. ) matilha / ninhada. ) matilha / alcatia. ) ninhada / matilha. ) alcatia / matilha.

TEXTO III
Prezado Senhor, Somos alunos do Colgio Tom de Souza e temos interesse em assuntos relacionados a aspectos histricos de nosso pas, principalmente os relacionados ao cotidiano de nossa Histria, como era o dia a dia das pessoas, como eram as escolas, a relao entre pais e filhos etc. Vnhamos acompanhando regularmente os suplementos publicados por esse importante jornal. Mas agora no encontramos mais os artigos to interessantes. Por isso, resolvemos escrever-lhe e solicitar mais matrias a respeito.

08 - O tema de interesse dos alunos


A( B( C( D( E( ) cotidiano. ) escola. ) Histria do Brasil. ) relao entre pais e filhos. ) alunos da escola.

09 Por que voc acha que o ttulo do texto III Prezado Senhor ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ TEXTO IV 10 - Observe e responda:

Na tirinha, h trao de humor em (A) Que olhar esse, Dalila? (B) Olhar de tristeza, mgoa, desiluso... (C) Olhar de apatia, tdio, solido... (D) Sorte! Pensei que fosse conjuntivite!

Anda mungkin juga menyukai