Anda di halaman 1dari 32

2011

A EMPRESA

Nutrio Inteligente

Acompanhando as tendncias da indstria de nutrio e sade, sem perder de vista o compromisso com a qualidade dos produtos e a satisfao dos consumidores que utilizam estes produtos em sua dieta diria, a CNC Centro de Nutrio Cientfica Ltda., nova estrela do segmento de suplementos nutricionais, inicia suas atividades industriais lanando as linhas base de hipercalricos, protenas, carboidratos, energticos e, em fase de elaborao, a linha de termognicos. Para que nossos produtos sejam elaborados com a mais alta qualidade, selecionamos criteriosamente nossos fornecedores e a matria prima previamente analisada e certificada com laudos tcnicos de exames fsico-qumicos e microbiolgicos. Para nosso controle de qualidade seguimos com rigor os procedimentos constantes em nosso Manual de Boas Prticas para a manipulao de alimentos, exigncias regulamentadas pela Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (ANVISA), atravs de superviso constante por nosso responsvel tcnico. Pesquisas cientficas sugerem benefcios potenciais atravs do consumo regular de vitaminas e suplementos nutricionais como medidas preventivas de sade alm de proporcionarem alimentao equilibrada direcionada a suprir gastos energticos de esportistas. Portanto nossos produtos so destinados a
1

complementar ou suplementar as necessidades nutricionais dos praticantes de atividades fsicas, atletas, fisiculturistas e pessoas que desejam ganhar massa muscular ou perder peso, de uma forma saudvel e equilibrada. Tambm so destinados a pessoas que necessitem melhorar seu estado de sade atravs de dieta balanceada.

CNC
Misso: Produzir diversidade de Suplementos Nutricionais que atendam s preferncias e necessidades de nossos clientes: adeptos da Nutrio Esportiva e pessoas que buscam melhor qualidade de vida atravs de complementao e suplementao balanceada.

Viso: Excelncia e reconhecimento de nossos produtos a nveis Nacional e Internacional.

Valores: Qualidade e confiabilidade de nossos produtos. Inovao e dedicao para atender as necessidades nutricionais de nossos consumidores. Respeito e valorizao a todos os que participam do processo desde a produo at o consumidor final de nossos produtos. tica e Responsabilidade Social.
2

Compostos por carboidratos e protenas, destinados ao aumento de massa muscular e que tambm podem ser usados como substitutos de refeies.

um hipercalrico que tem em sua frmula matrias-primas de alta qualidade e de alto valor biolgico como: whey protein concentrate (protena concentrada do soro de leite), protena isolada de soja, albumina (protena da clara do ovo) e protena hidrolisada do trigo, alm de carboidratos complexos como maltodextrina e frutose sendo essenciais para o fornecimento de energia e proporcionando ao atleta um balanceamento adequado de nutrientes e um ganho rpido de peso e fora atravs de massa magra.

- apresentao: potes de 3 kg - apresentao: potes e sachs de 1,5kg

Sabores: Baunilha, Chocolate, Morango e Morango/Banana.

Sugesto de uso: Tomar a quantia de 120g ou de 6 dosadores do produto dissolvida em 350 de gua ou leite em jejum, uma hora e meia antes e uma hora e meia aps o treinamento.
3

Quantidade por Poro de 120g

Contm dosador interno

* diluda em 350 ml gua %v.d. (*) leite desnatado %v.d. (*) Valor Energtico 478 kcal ou 1998 kj 23,90% 618 kcal ou 2583 kj 39% Carboidratos 97 g 32% 114 g 38% Protenas 14,5 g 19% 25 g 32,80% Gorduras Totais 3,6 g 7% 3,6 g 7% Gorduras Saturadas 0 g 0% 0g 0% Colesterol 0 g 0% 0 mg 0% Clcio 160 mg 16% 528 mg 53% Sdio 0 mg 0% 310 mg 13% No contm quantidades significativas de gorduras saturadas, gorduras trans e fibra alimentar. * % Valores Dirios de Referncia com base em uma dieta de 2000kcal ou 8400kj. Seus valores dirios podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energticas .

Tem como funo a reposio e manuteno de massa muscular magra perdida durante atividades fsicas intensas.

NUTRIEGG um hiperproteico a base de albumina (clara de ovo pasteurizada e desidratada), considerada uma das melhores fontes de protena de origem animal. De alta digestibilidade e por conter todos os aminocidos essenciais nas quantidades e propores ideais, ela fundamental para o crescimento e regenerao muscular. recomendada para o aumento de massa muscular magra. indicada para pessoas que necessitam aumentar os valores proteicos em sua dieta alimentar e ideal para praticantes de musculao e outras atividades fsicas que requeiram esforo fsico. Protena de alto valor biolgico (AVB), rica em aminocidos essenciais necessrias para o crescimento e regenerao muscular. Alta eficincia.

Sabores: Chocolate, Morango, Morango/Banana.

Apresentao: sachs de 1 kg e de 500g

Sugesto de uso: Tomar a quantia de 20g ou de 2 colheres de sopa do produto em jejum, ao longo do dia e antes de dormir, dissolvida em 300ml de gua ou leite.

Quantidade por Poro de 20g ou 2 colheres de sopa


Valor Energtico Carboidratos Protenas Sdio 68 kcal ou 300 kj 8g 12 g 35 mg %v.d. (*) 3,5 3 16 1

No contm quantidades significativas de gorduras saturadas, gorduras trans e fibra alimentar. * % Valores Dirios de Referncia com base em uma dieta de 2000kcal ou 8400kj. Seus valores dirios podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energticas .

GLUTAMAIS WHEY PROTEIN um suplemento elaborado a base de protena do soro de leite (Whey Protein), matria prima rica em protenas e aminocidos de alta qualidade, indispensveis ao atleta na recuperao muscular, preservao do msculo, aumento de fora e desempenho. uma protena nobre que possui concentrado de glutationa e que melhora sensivelmente a resposta do sistema imunolgico. Sua associao com a Protena Hidrolisada do Trigo (glutamina peptdeo) que o aminocido de maior concentrao no msculo apresenta alto valor biolgico graas ao seu excelente perfil de aminocidos, solubilidade e digestibilidade. indicado para esportistas que necessitam de um suporte proteico maior devido s atividades intensas e que desejam aumentar seu ganho de massa muscular magra, com definio fsica sem acmulo de gordura corporal. Aps intensa atividade fsica hora da reposio e manuteno da massa muscular magra.

Sabores: Baunilha, Chocolate, Morango e Morango/Banana

Apresentao: potes de 2kg e sachs de 1 kg

Sugesto de uso: Tomar a quantia de 30g, ou de 2 dosadores, ou de 2 colheres de sopa do produto dissolvida em 300ml de gua ou leite, de duas a trs vezes ao dia.

Quantidade por Poro de 30g ou a medida de 2 dosadores internos


Valor Energtico Carboidratos Protenas Gorduras Totais Sdio 117 kcal ou 490 kj 11 g 16 g 1g 34 mg %v.d. (*) 6 4 21 2 1,4

No contm quantidades significativas de gorduras saturadas, gorduras trans e fibra alimentar. * % Valores Dirios de Referncia com base em uma dieta de 2000kcal ou 8400kj. Seus valores dirios podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energticas .

REAL PROTEIN um suplemento composto pelas melhores protenas disponveis no segmento nutricional: clara de ovo desidratada (Albumina), protena concentrada de soro de leite (Whey Protein), protena isolada de soja, protena hidrolisada do trigo, que a maior fonte natural de glutamina (aminocido importante no fortalecimento do sistema imunolgico, poderoso anticatablico e estimulador da produo de energia) e casena entre outros. Desta formulao fazem parte protenas de digesto rpida e protenas de digesto prolongada, importantes na reposio constante de nveis proteicos consumidos pelo organismo durante as atividades fsicas. Melhora o desempenho durante os treinos e tima opo para ser consumida a qualquer hora do dia. Combinando diversas protenas de diferentes tempos de absoro em um nico produto, o Real Protein ideal para satisfazer de forma eficaz as suas necessidades proteicas durante e ps-treino.

Sabores: Baunilha, Chocolate, Morango e Morango/Banana

Apresentao: potes de 1 kg e sachs de 1kg

Sugesto de uso: Tomar a quantia de 45g, ou de 3 dosadores, ou de 3 colheres de sopa do produto, trs vezes ao dia, dissolvida em 350ml de gua ou leite desnatado.

Quantidade por Poro de 45g ou 3 colheres de sopa


Valor Energtico Carboidratos Protenas Sdio Fibras Alimentares 176 kcal ou 736 kj 16 g 28 g 37 mg 1,2 g %v.d. (*) 9 5,3 37,3 1,5 5

No contm quantidades significativas de gorduras saturadas, gorduras trans e fibra alimentar. * % Valores Dirios de Referncia com base em uma dieta de 2000kcal ou 8400kj. Seus valores dirios podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energticas .

10

EXPLOSION ISO PROTEIN um suplemento nutricional a base de Concentrado Proteico do Soro de Leite (Whey Protein) ou lacto albumina que, comparada com outras protenas, contm a mais alta concentrao de aminocidos da cadeia ramificada (BCAAs), essenciais para a reposio dos nveis proteicos diminudos devido ao desgaste fsico durante treinamentos intensivos. Alm de conter cerca de 10% das chamadas imunoglobulinas que so responsveis pela melhora do sistema imunolgico e por estimular o aumento da produo endgena da glutationa (poderoso antioxidante), o whey protein contm os quadripeptdeos que exercem importante papel na diminuio da dor muscular resultante dos treinos intensivos. indispensvel como complementar da ingesto proteica para praticantes de atividades fsicas intensivas. Uma exploso de resultados com os benefcios do Whey Protein 100% Importado de um dos melhores fabricantes do mundo.

Sabores: Baunilha, Morango/Banana

Chocolate,

Leite

Caramelizado,

Morango

Apresentao: potes de 1,8kg e 900g.

Sugesto de uso: Tomar a quantia de 25g ou de 2 dosadores do produto, dissolvida em 300ml de gua, leite ou suco de sua preferncia, de duas a trs vezes ao dia.

11

Quantidade por Poro de 25g ou de 2 dosadores internos


Valor Energtico Carboidratos Protenas Gorduras Totais Gorduras Saturadas Sdio 93 kcal ou 389 kj 1g 20 g 1g 0,5 g 37 mg %v.d. (*) 5 0 27 2 5 2

No contm quantidades significativas de gorduras saturadas, gorduras trans e fibra alimentar. * % Valores Dirios de Referncia com base em uma dieta de 2000kcal ou 8400kj. Seus valores dirios podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energticas .

12

Dextrose uma excelente fonte de carboidratos de alta pureza que fornece energia imediata para o corpo, pois absorvida muito rapidamente pelo organismo. Age similarmente como o acar do sangue, a glicose e, portanto, sua digesto imediata. Quando natural pode ser adicionada a qualquer bebida, pois no modifica seu sabor. Os carboidratos so as principais fontes de energia do nosso organismo e correspondem maior parte das calorias ingeridas pelo ser humano.

indicado para atletas e praticantes de todas as modalidades fsicas.

Com os sabores refrescantes da laranja, abacaxi, uva, aa com guaran e limo.

Apresentao: sachs de 1 kg

Sugesto de uso: Tomar a quantia de 50g ou de 3 colheres de sopa do produto dissolvida em 250 a 300ml de gua, de 15 a 20 minutos antes e imediatamente aps os treinos para que seu corpo possa se recuperar da fadiga e ganhar massa muscular.

13

Quantidade por Poro de 50g ou 3 colheres das de sopa


%v.d. (*) Valor Energtico 184 kcal ou 772 kj 9 Carboidratos 46 15 No contm quantidades significativas de gorduras saturadas, gorduras trans e fibra alimentar. * % Valores Dirios de Referncia com base em uma dieta de 2000kcal ou 8400kj. Seus valores dirios podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energticas .

14

Nutrimalto composto principalmente por maltodextrina, um carboidrato complexo obtido por hidrlise parcial enzimtica do amido de milho que responsvel pelo aumento dos nveis energticos e muscular, dando mais fora, evitando o catabolismo muscular (perda de msculo) e ajudando a evitar a fadiga. Aumente sua performance e reponha suas energias antes e ps-treino com esta inigualvel maltodextrina.

Sabores: Abacaxi, Aa/Guaran, Frutas Ctricas, Laranja, Tangerina e Uva.

Apresentao: sachs de 1 kg

Sugesto de uso: Tomar a quantia de 60g ou de trs colheres das de sopa do produto, meia hora antes do treino e a mesma quantia imediatamente aps o treino, sempre dissolvida em 250 a 300 ml de gua. Recomenda-se tambm que sua ingesto seja acompanhada de suplemento proteico, como p. ex. a protena do soro do leite (WHEY PROTEIN) aps os treinamentos.

15

Quantidade por Poro de 60g ou 3 colheres das de sopa


Valor Energtico Carboidratos 184 kcal ou 772 kj 46 %v.d. (*) 9 15

No contm quantidades significativas de gorduras saturadas, gorduras trans e fibra alimentar. * % Valores Dirios de Referncia com base em uma dieta de 2000kcal ou 8400kj. Seus valores dirios podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energticas .

16

Tm como funo fornecer energia e disposio para as atividades do dia a dia, alm de promover melhor definio corporal atravs da transformao das calorias da gordura corporal e da alimentao em energia.

SPIDER RIPPED FAST um composto energtico lquido pronto para consumo, preparado com matrias primas de primeira qualidade, tais como: inositol, taurina, glucoronolactona, cafena, vitaminas do complexo B, extratos de laranja amarga, gengibre, ch verde e gua tri filtrada e tratada com luz ultravioleta. FAT BURNER: Alm das propriedades acima tambm ajuda na queima de gorduras, transformando nutrientes em energia, principalmente as calorias provenientes da gordura corporal, favorecendo a perda de peso.

Sabor: guaran.

Apresentao: Frasco de 500 ml

Sugesto de uso: Tomar a quantia de 50 ml ou de 5 colheres de sopa do produto meia hora antes da atividade fsica.
17

18

SPIDER RIPPED FAST INFORMAO NUTRICIONAL


Dose de 50ml (5 colheres das de sopa) Quantidade por dose %v.d.(*) Valor energtico .......................0 Kcal ou 0 kj ................ 0 Cafena .............................................17,5 mg .................. Taurina ..........................................200,0 mg ................... Inositol ...........................................100,0 mg.................... Glucoronolactona ...........................125,0 mg.................... Laranja Amarga (citrus aurantium)......154,0 mg................... Ch Verde (camellia sinensis)..............154,0 mg................... Gengibre (zingiber officinalis )............206,0 mg.................... VITAMINAS E MINERAIS Quantidade por dose %v. d(*) Vitamina B6 ..........................1,35 mg.........................100 Vitamina B5 ...........................5,0 mg.........................100 Colina ...................................275,0 mg..........................50 Niacina (Vitamina B3) ..........16,0 mg.........................100 Cromo .................................35,0 mcg........................100 No contm quantidades significativas de carboidratos, protenas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, sodio e fibra alimentar. *% Valores dirios com base em uma dieta de 2.000 Kcal ou 8.400 kj. Seus valores dirios podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energticas. ** IDR (Ingesto diria recomendada) de vitaminas e minerais, conforme Resoluo RDC n 269, de 22/09/2005.

No contm glten.

19

CREATINA CNC MICRONIZADA pura creatina importada. uma excelente fonte exgena de creatina da mais de alta pureza e, graas ao processo tecnolgico de micronizao que reduz o dimetro das partculas de creatina, absorvida muito rapidamente pelo organismo. A creatina uma substncia produzida naturalmente no organismo humano e formada a partir da associao de trs aminocidos de alto valor biolgico: Arginina, Glicina e Metionina. Tambm encontrada em alimentos da dieta comum. considerada com fonte extra de energia, que facilita a contrao e a rpida recuperao do msculo. Quando consumida adequadamente em forma de suplemento, complementa os estoques endgenos de creatina melhorando os nveis de energia, aumentando a resistncia fadiga muscular. Auxilia no aumento de fora e potncia muscular e ganho de massa magra. Aumenta as reservas energticas para os exerccios fsicos de alta intensidade e de curta durao. Contribui para a resistncia aerbica nos exerccios fsicos de longa durao.

Apresentao: potes de 300g e de 150g

Sugesto de uso: Dissolver a quantia de 3g ou de uma medida do dosador interno em 200 ml de gua ou suco de sua preferncia, uma vez ao dia.

20

INFORMAO NUTRICIONAL Poro de 3g......... (1 medida do dosador interno) Quantidade por poro % V.D. (*) Creatina ..................3,0 g.......... 0 * % Valores dirios com base em uma dieta de 2.000 Kcal ou 8.400 KJ. No contm quantidades significativas de protenas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans., fibra alimentar e sdio. Recomendao: Consumir este produto conforme a recomendao de Ingesto Diria indicado na embalagem. Conservar o produto bem fechado, em local fresco e seco, livre de raios solares. Consumir em at 60 dias aps abertura da embalagem. Validade: dois anos, desde que respeitados os cuidados de conservao

21

GLOSSRIO
cido Flico: Folacina ou cido pteroil-L-glutmico, tambm conhecido como vitamina M, uma vitamina hidrossolvel pertencente ao complexo B. necessrio para o crescimento e a regenerao das clulas e formao e protenas estruturais e hemoglobina. Aumenta a imunidade e previne a m formao fetal. cidos Graxos Essenciais: So os megas 3,6 e 9. So as chamadas gorduras boas, essenciais para todas as clulas do nosso corpo, exercendo um papel importante na produo de energia, aumento do metabolismo, aumento do crescimento muscular, transporte de oxignio crescimento normal celular, funes nervosas e regulao hormonal. No so produzidos pelo organismo humano devendo portanto, ser obtidos atravs da alimentao ou suplementao. Aerbico: Requer oxignio para a produo de energia a partir de nutrientes como a glicose . Exerccios classificados como aerbicos tm longa durao e baixa intensidade, como caminhar, correr, nadar, (de forma contnua e leve). Albumina: Protena de alto valor biolgico, presente na clara do ovo. Seu consumo recomendado a praticantes de atividade fsica por ser rica em aminocidos essenciais, auxiliando a manuteno e o desenvolvimento de massa muscular magra. Aminocido: Molcula orgnica composta por tomos de oxignio, carbono, hidrognio e nitrognio. A unio de aminocidos resulta em protenas e peptdeos e, para que as clulas possam produzir protenas elas precisam dos aminocidos que podem ser fabricados pelo prprio corpo ou obtidos atravs da alimentao. Aminocidos Essenciais: So os aminocidos que no podem ser fabricados pelo organismo e que devem ser adquiridos atravs de alimentao. So eles: Fenilalanina, Isoleucina, Leucina, Lisina, Metionina, Treonina, Triptofano e Valina. Anabolismo: So reaes que acarretam o armazenamento de energia e construo dos tecidos. Ele pode ocorrer pela prpria reao natural do corpo ao trabalho muscular (atividade fsica), atravs de nutrio ou de suplementao adequadas, e tambm por ingesto de drogas. O anabolismo responsvel pelo crescimento, regenerao e manuteno dos tecidos do organismo. Anabolizantes Esteroides: So verses sintticas do hormnio masculino, testosterona - hormnio que controla vrias funes e que ocorre naturalmente no corpo, dentre as quais est a produo do anabolismo). Os anabolizantes esteroides manipulam este evento natural, com a habilidade de faz-lo num passo acelerado. Pelas drsticas mudanas metablicas no corpo, anabolizantes esteroides aceleram a sntese de protenas, reduzem o catabolismo e aumentam a massa muscular e a fora nos atletas que treinas com pesos. Os esteroides no s exercem seus efeitos nos msculos, mas 22

afetam outras partes do corpo. Esta a razo de ganhos dramticos na musculatura acompanhados por srios efeitos colaterais. Anaerbico: Significa, literalmente, sem oxignio. Exerccio anaerbico um tipo de atividade fsica em que predomina o fornecimento de energia por processos metablicos que no envolvem oxignio. Trabalha diversos grupos musculares durante um determinado e constante perodo de tempo, de forma contnua e ritmada. So geralmente atividades de curta durao e alta intensidade e melhoram significativamente o funcionamento do corao, pulmes e todo o sistema cardiovascular, contribuindo par uma entrega de oxignio mais rpida por todo o corpo. Anti-catabolismo: o efeito contrrio quebra de molculas, poupando-as de serem utilizadas como fonte de energia, em favor do crescimento muscular. Suplementos Nutricionais eficientes como a Glutamina, AKG, OKG e HMB, por exemplo, ajudam a promover o efeito anti-catablico. Antioxidante: Termo utilizado para definir a funo de proteo contra radicais livres que prejudicam as clulas do organismo. Alguns antioxidantes so produzidos pelo organismo, outros precisam ser ingeridos. Arginina: Aminocido no essencial, que exerce funes importantes tais como a formao e sntese da creatina, divises celulares, remoo da amnia do corpo, aumento da imunidade e secreo dos hormnios. Betacaroteno: Substncia antioxidante presente em alimentos tais como a cenoura, transforma-se, no organismo humano, em vitamina A. BCAAs: So aminocidos de cadeia ramificada, nome genrico dado ao conjunto formado pelos aminocidos essenciais (Leucina, Isoleucina e Valina) requeridos pelos msculos em uma atividade fsica. Durante exerccios prolongados, a queda da concentrao dos BCAAs no plasma est relacionada perda de massa muscular e, por isso, recomenda-se que todos os atletas faam uso de suplementos a base desses aminocidos. Clcio: Mineral presente em grande quantidade no organismo, encontrado no tecido sseo e dentes. Est ligado tambm s contraes musculares, coagulao sangunea e presso arterial. Exerccios fsicos relacionados impulso de peso contribuem para a fixao de clcio nos ossos. Colgeno: Protena mais abundante do organismo. composto por diversos tipos de aminocidos e exerce, entre outras funes, a de unir e fortalecer tecidos. Carboidratos: Os carboidratos ou hidratos de carbono so compostos por carborno, hidrognio e oxignio. Eles se formam nos vegetais e neles se acumulam como reserva alimentcia, em forma de acar, amido e outros compostos. Os carboidratos tambm exercem funo plstica ou estrutural, pois 23

participam da arquitetura corporal dos seres vivos. So extremamente teis ao organismo como fonte de calor e energia muscular. Facilitam a combusto das gorduras e, quando fornecidos em quantidades suficientes, fazem o corpo economizar o uso de protenas para a prtica de atividade fsica. Cada grama de carboidrato tem 4 calorias. Casena: Protena encontrada no leite e que tem aminocidos de alta qualidade. Apresenta algumas propriedades funcionais inigualveis como evitar quebra da massa magra (catabolismo proteico) e estimulara a sntese protica. Gera fluxo constante de aminocidos na corrente sangunea, tem efeito excitante e pode ajudar a regular o trnsito das protenas pelo intestino. Catabolismo: o conjunto de reaes enzimticas que implicam na quebra de substncias mais simples para a obteno de energia e nutrientes para o organismo. A quebra das protenas do tecido muscular ou a digesto dos alimentos so exemplos de catabolismo. Cetose: Eliminao de algumas substncias pelo organismo, entre elas as cetonas que atuam no metabolismo. A cetose ocorre quando o organismo, sem carboidratos , usa outros depsitos como fonte energtica. CLA: cido linoleico conjugado, encontrado naturalmente em alimentos como carnes, queijos e outros derivados do leite, porm em quantidades pequenas para atender as necessidades humanas de consumo. Tem propriedades antioxidantes e anticatablicas e importante aliado do sistema imunolgico. Seu consumo na forma de suplemento nutricional associado atividade fsica impede que as molculas de gordura se unam dificultando seu depsito nos tecidos. Creatina: Substncia formada pela combinao de trs aminocidos: arginina, glicina e metionina. encontrada naturalmente no nosso organismo e ajuda a fornecer a energia utilizada para movimentar os msculos, particularmente os movimentos mais rpidos e sbitos (encontrado geralmente nos esportes). Tambm pode ser ingerida atravs de suplementao.

Colesterol: Tipo de lipdio, mais conhecido como gordura m, implicado na promoo de doenas do corao e derrames, um componente vital na produo de vrios hormnios esteroides no corpo. Tambm tem papel principal na correta estrutura da membrana da clula e de seu funcionamento. um substrato para a sntese do cido blico, bem como do hormnio do sexo e da vitamina D. Complexo B: Tipos diferentes de vitaminas B combinadas num s comprimido ou cpsulas de forma que funcionem simultaneamente. As vitaminas trabalham melhor quando agrupadas. Complexo B balanceado significa que estas vitaminas esto contidas num comprimido ou cpsula em dosagens de igual potncia, que fazem com que uma vitamina B ajude a outra. Deficincia Nutricional: Refere-se ao baixo nvel de um ou mais nutrientes essenciais para a boa sade. Mais comum com as vitaminas. Vrios suplementos naturais, dos tipos reparadores ergognicos, so efetivos em aumentar a performance se um indivduo deficiente em um ou mais nutrientes que o 24

suplemento oferece. A deficincia pode ser causada por uma pobre alimentao, por um aumento na demanda corporal ou por ambas. Dextrose: A dextrose, mais conhecida como glicose, a fonte principal de energia do corpo. A dextrose quimicamente considerada um carboidrato simples. Ela o principal acar que o corpo produz. O corpo produz glicose a partir de 3 elementos dos alimentos: a protena, a gordura e o carboidrato. Porm, a maior parte proveniente do carboidrato. A dextrose ideal para fornecer energia rapidamente para uma atividade ou repor rapidamente as reservas de acar no organismo. Dissacardeo: um composto de carboidrato feito de dois acares. Como exemplos de dissacardeos, temos: a sacarose, a lactose e a maltose. Diurtico: Este termo pode descrever qualquer produto que aumenta a quantidade de urina excretada pelo corpo. Diurticos naturais incluem: ch preto, caf, guaran, etc. Existem diferentes tipos de colesterol, nomeados HDL e LDL. HDL a forma boa e o LDL a forma m. EFAs: (Essential Fatty Acids em ingls) So cidos graxos que no podem ser produzidos pelo organismo e so necessrios para milhares de reaes bioqumicas corporais. Estes cidos essenciais so chamados de cido linoleico (mega 6) e cido linolnico (mega 3). Efeito Aditivo: Termo normalmente usado o efeito combinatrio de dois ou mais fatores so iguais ao somatrio de seus efeitos individuais em isolamento. Por exemplo, digamos que o suplemento de monohidrato de creatina, por si s aumenta 3 kg de massa muscular num perodo de 4 semanas, e o suplemento de HMB, por si s, aumenta 2 kg de massa muscular num mesmo perodo. Se os seus efeitos so aditivos, conclumos que proporcionariam 5 kg de massa muscular num perodo de 4 semanas, quando conjugamos os 2 suplementos. Endgeno: Este termo refere-se s coisas que ocorrem naturalmente no corpo. Por exemplo, a creatina que o corpo produz naturalmente endgena. Estrgeno: Hormnio sexual feminino que comea a ser produzido na adolescncia e vai at a menopausa. A falta do estrognio provoca vrias mudanas e incmodos para a mulher na fase da menopausa. Exgeno: Este termo refere-se a coisas originrias fora do corpo. Por exemplo,a creatina ingerida em forma de suplemento. Ergognico: Esta palavra refere-se a algo que possa aumentar a capacidade do trabalho muscular. Suplementos nutricionais que aumentam algum aspecto da performance atltica so chamados de ergognicos ou auxiliares do melhoramento da performance (otimizadores de performance).

25

Ferro.Quelato Composto solvel de glicina com ferro, que impede interaes deste com outros nutrientes da dieta e faz com que ele seja muito mais absorvido que o ferro comum. Fibra.Solvel: a fibra encontrada em alimentos derivados de plantas, como os gros integrais. Ela no absorvida pelo trato digestivo do organismo e, no intestino, se liga ao colesterol proveniente da dieta e ajuda a elimin-lo, diminuindo o nvel do colesterol sanguneo. Fibra.Insolvel: encontrada no trigo, farelo, nozes, vegetais, gros integrais, frutas e cereais. A fibra insolvel se move atravs do trato digestivo absorvendo grande quantidade de gua e acelera o tempo de trnsito intestinal, auxiliando a preveno de doenas gastrintestinais. Frutose: Tambm conhecida como levulose, um monossacardeo encontrado em frutas e no mel e no precisa de converses para ser absorvido pelo organismo. Glicognio: o polissacardeo de armazenamento mais importante nas clulas animais, encontrada nos msculos e no fgado. O glicognio heptico degradado no intervalo das refeies e mantm constante o nvel de glicose no sangue, ao mesmo tempo em que fornece este acar as outras clulas do organismo. O glicognio muscular, ao contrrio, s forma glicose para a contrao muscular. Glicose: A glicose ou dextrose um carboidrato do tipo monossacardeo. Juntamente com a frutose e a galactose, o carboidrato fundamental de carboidratos maiores, como sacarose e maltose. No metabolismo, a glicose uma das principais fontes de energia. Glutamina: A glutamina o aminocido livre mais abundante no tecido muscular. Alm de atuar como nutriente (energtico) para as clulas imunolgicas, a glutamina apresenta uma importante funo anablica, promovendo o crescimento muscular. Este efeito pode estar associado sua capacidade de captar gua para o meio intracelular, o que estimula a sntese protica. Glutationa: A glutationa um aminocido complexo, encontrado na maioria das clulas. Tem um poderoso efeito antioxidante e est relacionada aos nveis de colesterol, presso sangnea, e ao sistema imunolgico. Gordura: As gorduras ou lipdios so formados atravs da unio de cidos graxos e glicerol. Apresentam funo energtica, protetora, so isolantes trmicos, auxiliam o transporte e a absoro de vitaminas lipossolveis, etc. Quando o corpo recebe quantidades suficientes de lipdios e carboidratos, as protenas so poupadas para a sntese de novos tecidos; da a importncia de sua suplementao por praticantes de atividade fsica. Hidrlise: Processo de decomposio de uma molcula pela ao da gua.

26

Hormnio: So produzidos por glndulas ou tecidos especializados, que os segregam conforme as necessidades do organismo pela corrente sangunea e outros fludos corporais. Possui ao reguladora, agem devagar e por tempo prolongado como regulando o crescimento, a reproduo, funes de muitos tecidos e processos metablicos do organismo. Imunoglobulina: Grupo de protenas de origem animal capazes de agir como anticorpos especficos e que responsvel pela imunidade. Indice.Glicmico: um fator que diferencia os carboidratos, de acordo com a velocidade com que estes entram na corrente sangnea. Quanto mais alto o ndice glicmico, mais rapidamente ocorre a entrada de carboidratos no sangue. Isoflavona: Hormnio vegetal presente no grmen de soja, em lentilhas, gro de bico e em alguns legumes. Em mulheres, uma alternativa natural aos problemas decorrentes da menopausa, devido sua semelhana com o hormnio feminino. Isoleucina: Aminocido no produzido pelo organismo e utilizado para sintetizar protenas. Atua como fonte de energia nos exerccios fsicos. Compe o conjunto de aminocidos essenciais genericamente conhecidos como BCAAs. Isotnicos: Produtos base de gua, sais minerais e carboidratos consumidos para reposio de lquidos e eletrlitos perdidos atravs do suor durante atividade fsica. Por possurem formulao semelhante ao plasma, so de fcil absoro. Lactose: Carboidrato complexo encontrado no leite, formado por duas molculas de monossacardeos: a glicose e a galactose. Leucina: Aminocido no produzido pelo organismo e utilizado para sintetizar protenas. Atua como fonte de energia nos exerccios fsicos. Compe o conjunto de aminocidos essenciais genericamente conhecidos como BCAAs. Maltodextrina: A maltodextrina um derivado do milho ou da mandioca e feita a partir da converso enzimtica do amido. Ela considerada um carboidrato complexo, pois possui em sua formulao vrios acares, como a dextrose, maltose e outros, necessitando, assim, de digesto para sua converso em glicose. Maltose: um dissacardeo formado pela juno de duas molculas de glicose. Ao ser digerido, o amido se transforma primeiramente em maltose e depois em glicose.

27

Material.Plstico: composto pelos tecidos do corpo, que tm as protenas como elemento mantenedor e insubstituvel. As estruturas desgastadas devem ser repostas por protenas. Metabolismo: Soma de processos fsicos e qumicos realizados no organismo vivo. Normalmente dividido em dois grupos: anabolismo e catabolismo. Mcg: Um micrograma uma medida que corresponde a 1/1.000 de um miligrama. Mg: Um miligrama uma medida que corresponde a 1/1.000 de um grama. Overtraining: Excesso de treinamento que provoca uma grave estafa fsica e tambm mental principalmente em atletas profissionais. O problema atribudo, sobretudo, pela falta de intervalos para a recuperao do organismo. Os principais sintomas so perda de apetite, peso, insnia, ansiedade, depresso, agressividade e pequenas leses. Peptdeo: So biomolculas formadas pela ligao de dois ou mais aminocidos. A classificao depende da quantidade de aminocidos que a compe: dois aminocidos recebem o nome de dipeptdeo; trs, tripeptdeo; quatro, tetrapeptdeo; compostos por cinco ou mais aminocidos, polipeptdeo. Em nmero superior a cem aminocidos recebem o nome de protena. Plasma: o componente lquido do sangue. Cerca de 90% do plasma formado de gua pura, na qual esto dissolvidas as numerosas substncias. Destas, cerca de 3/4 so sais como sdio, cloro, fsforo, potssio, magnsio, clcio e outros. A importncia fundamental cabe s protenas, que tambm esto dissolvidas no plasma. Em cada litro de sangue existem de 60 a 80 gramas de protenas. Progesterona: Segundo hormnio feminino, produzido principalmente no ovrio e essencial durante a gravidez. Prostaglandinas: As prostaglandinas so cidos gordurosos que pertencem a um grupo diverso de hormnios, conhecidos como eicosanoides, pois contm 20 tomos de carbono. Desempenham funes distintas em diferentes partes do corpo, como o controle da presso arterial e a sensao de dor. Protena: As protenas so macromolculas compostas por carbono, hidrognio, oxignio e nitrognio. Juntamente com os acares e lipdios, constituem a alimentao bsica dos animais e apresentam funo estrutural, hormonal, energtica, enzimtica e de defesa, alm de serem condutoras de gases. Protenas.AVB: So protenas de alto valor biolgico e que contm todos os aminocidos essenciais em boa quantidade. Pertencem a este grupo, a protena do ovo (albumina), a protena isolada de soja, do leite (whey protein) e da carne. 28

Protena.Isolada.de.Soja: uma protena de alto valor biolgico, que ostenta o maior percentual de aminocidos chamados de "Agrupamento Crtico". Suas propriedades benficas envolvem tambm facilidade de digesto e efeito antioxidante. RDA O RDA (Recommended Daily Dietary Allonanle) significa Recomendao da ingesto diettica diria. Foi institudo nos EUA nos anos 40 com a finalidade de salvaguardar a sade dos cidados. Os RDAs estabelecidos eram estimativos das necessidades nutricionais de adultos e crianas. Estas estimativas so baseadas na quantidade dos nutrientes necessrios para a preveno de deficincias nutricionais. Os RDAs, nos EUA, foram desenvolvidos pela FDA (Food and Drug Adminsitration) - Departamento de Medicamentos e Alimentos, para serem utilizados como padro oficial em rtulos, que devem revelar o contedo nutricional dos alimentos. Reao Bioqumica: Este termo refere-se ao longo alcance de reaes qumicas que se localizam em todo organismo vivo. Exemplos de reao bioqumica que ocorrem no corpo humano so a converso de acar no sangue em energia, os efeitos da testosterona no crescimento da clula muscular e reaes nos impulsos nervosos, sem nomear vrios outros. Repositor.hidroeletroltico: Produto para rpida hidratao e reposio de eletrlitos (minerais), perdidos principalmente atravs do suor. Quadripeptdeo: Pequena poro de uma protena que contm quatro aminocidos. Testosterona: o principal hormnio produzido pelos testculos, responsvel pelo desenvolvimento e manuteno das caractersticas masculinas normais. A testosterona tambm importante para a funo sexual normal e o desempenho sexual. Time Release: o nome dado diferena de tempo de entrada das protenas na corrente sangunea. A vantagem deste tipo de produto que libera os elementos gradualmente ao invs de ter uma absoro imediata. UIs Unidade Internacional um tipo de medida usado para vitaminas solveis na gordura (no hidrossolveis e que precisam de gordura para sua absoro). As vitaminas A, E, D e K so geralmente medidas em U.Is. Valina: Aminocido no produzido pelo organismo e utilizado para sintetizar protenas. Atua como fonte de energia nos exerccios fsicos. Compe o conjunto de aminocidos essenciais genericamente conhecidos como BCAAs. Valor.calrico: Valor total de energia fornecida pelos alimentos. Whey.Protein.Concentrada(WPC): Whey Protein ou lactoalbumina a protena proveniente do soro do leite. Ela tem a concentrao 29

mais alta de aminocidos de cadeia ramificada (BCAAs) que qualquer outra protena (23-25%) e possui cerca de 10% das chamadas imunoglobulinas, que, entre outras propriedades, melhoram seu sistema imunolgico. Alm de conter quadripeptdeos com um importante papel na diminuio da dor muscular aps treinamentos intensos, a lactoalbumina tambm capaz de aumentar a produo endgena de glutationa, um poderoso antioxidante. Whey.Protein.Hidrolisada: A protena hidrolisada do soro de leite (Whey Protein Hidrolisada) possui mais de 92% de protena, obtida a partir do processo de hidrlise enzimtica, conferindo ao organismo rpida disponibilidade. Whey.Protein.Isolada: Alm de todas as caractersticas da Whey Protein Concentrada, a isolada possui um perfil de aminocidos ainda melhor e todas as fraes de globulinas que promovem um aumento considervel de resposta do sistema imunolgico.

30

www.cncsuplementos.com.br

CNC - Centro de Nutrio Cientifica Ltda. R: Jos Incio Diniz n 275 Jd. Pousada do Sol S. Joo da Boa Vista SP CEP: 13874-579 CNPJ 10.481.525/0001-40

S.A.C. (19) 3633-3377 cnc@cncsuplementos.com.br sac@cncsuplementos.com.br

Indstria Brasileira / Made In Brazil


31

Anda mungkin juga menyukai