Anda di halaman 1dari 50

As atividades do processo administrativo: planejamento, organizao, direo e controle,.

Viso geral das funes empresariais bsicas: marketing, finanas e contabilidade, produo e logstica, recursos humanos,

Vernica Vasconcelos

Bibliografia Bsica
Introduo Administrao de Empresas Chiavenatto, Chiavenatto, I Campus 2000. Introduo Administrao Maximiano, Maximiano, A.C.A Atlas 2004 MAXIMIANO, Antonio Cezar Amaru. Teoria Geral da Amaru. Administrao: da revoluo urbana revoluo digital. So Paulo: Atlas, 2004.

Conceitos
Sociedade

A sociedade atual basicamente composta de organizaes, que fornecem os meios para o atendimento das necessidades das pessoas; Produo de bens/servios so planejadas, coordenadas, dirigidas e controladas dentro de organizaes; A nossa vida depende das organizaes; Ento...as organizaes precisam ser bem administradas.

Conceitos
Organizao Objetivos e recursos so as palavraspalavraschaves na definio de administrao e organizao; Uma organizao um sistema de recursos que procura realizar algum tipo de objetivo; Os processos de transformao e diviso do trabalho, so outros dois Componentes.

ORGANIZAO
Grupo de pessoas que se constitui de forma organizada para atingir objetivos comuns. Toda organizao existe com a finalidade de fornecer alguma combinao de produtos e servios.

Objetivos
Garantir o atendimento das necessidades e expectativas do ambiente, considerando os aspectos de oportunidade, maior qualidade e menores custos resultando na sobrevivncia e no crescimento das organizaes. Toda organizao existe com a finalidade de fornecer alguma combinao de produtos e servios. .

Recursos

As pessoas so o principal recurso das organizaes. Em essncia, as organizaes so grupos de pessoas que usam recursos: recursos materiais, como espao, instalaes, mveis e equipamentos, e recursos intangveis, como tempo e conhecimento.

PROCESSO DE TRANSFORMAO
Por meio de processos, a organizao transforma os recursos para produzir os resultados. Um processo um conjunto de atividades interligadas, com comeo, meio e fim, que utiliza recursos, como trabalho humano e equipamentos, para fornecer produtos e servios. Alguns processos: Produo: Transformao de matrias-primas, por matriasmeio de aplicao de mquinas e atividade humanas, em produtos e servios. Administrao de encomendas : transformao de um pedido feito por um cliente na entrega de uma mercadoria ou prestao de servio.

DIVISO DO TRABALHO

Assim como as organizaes so especializadas em determinados objetivos, as pessoas e os grupos que nela trabalham so especializadas em determinadas tarefas. A diviso do trabalho o processo que permite superar as limitaes individuais por meio da especializao.

FORMA GRFICA USUAL DE REPRESENTAR ORGANIZAES

FORMA GRFICA USUAL DE REPRESENTAR ORGANIZAES

LDER

SEGUIDOR

SEGUIDOR

SEGUIDOR

SEGUIDOR

SEGUIDOR

ORGANIZAO COM NVEIS INTERMEDIRIOS


ORGANIZAO COM NVEIS INTERMEDIRIOS

FUNES ORGANIZACIONAIS
So as tarefas especializadas que as pessoas e os grupos executam, para que a organizao consiga realizar seus objetivos. As funes mais importantes so: Produo, Marketing,Vendas, Pesquisa e desenvolvimento, Finanas e RH. A Administrao geral deve coordenar todas estas funes.

RELAO DE ATIVIDADES
Materiais/ Compras
Compras de material de escritrio. Compras de matria prima para a produo. Compras de equipamentos para a produo industrial. Planejamento e controle fsico e financeiro dos estoques. Compras de material de limpeza. Armazenagem de matria prima. Armazenagem de produtos em processamento. Armazenagem de produtos acabados. Armazenagem do material de limpeza.

RELAO DE ATIVIDADES
Transportes
Transporte do pessoal. Transporte dos produtos acabados para os clientes Transporte de matria prima para a produo.

Contabilidade e Oramento
Contabilidade geral. Auditoria interna. Contabilidade fiscal. Oramentao e custos de produtos j fabricados. Anlise dos resultados contbeis. Plano de contas e normas contbeis. Planejamento e controle oramentrio. Planejamento fiscal e tributrio. Demonstrativos financeiros e contbeis. Estudo das margens dos produtos e servios.

RELAO DE ATIVIDADES
Recursos Humanos
Recrutamento e seleo de pessoal. Avaliao de desempenho. Treinamento. Servios mdicos e ambulatoriais. Segurana no trabalho (preveno de acidentes). Registro do pessoal. Processamento da folha de pagamento. Servio social. Planejamento dos recursos humanos. Negociaes coletivas com sindicatos. Administrao de salrios e benefcios. Acompanhamento dos processos na Justia do Trabalho. Higiene, sade e segurana

RELAO DE ATIVIDADES
Finanas
Aplicaes financeiras. Operaes de financiamento bancrio. Programao financeira. Relacionamento geral com bancos. Seguros. Controle de contas a pagar. Operaes de recebimentos e pagamentos. Faturamento, crdito e cobrana. Aprovao de crditos aos clientes. Estudo da situao econmica e financeira do pas.

RELAO DE ATIVIDADES

Servios Administrativos
Servios de portaria, recepo e vigilncia. Servios de limpeza e conservao. Restaurantes. Segurana patrimonial. Servios jurdicos. Mesa telefnica. Reproduo de documentos (impressoras, xerox, etc.). Manuteno de mquinas e equipamentos de escritrio. Servios de arquivos e microfilmagem.

RELAO DE ATIVIDADES
Engenharia de Processo
Ferramentaria Especificao dos processos e tempos de produo. Oramentao de novos produtos. Especificao das rotinas de fabricao. Estudos de layout.

RELAO DE ATIVIDADES
Produo / Programao e Controle da Produo
Programao da produo de cada produto. Operaes de Fabricao Controle da produo de cada produto. Controle da produtividade dos meios de produo. Expedio de produtos. Coordenao da produo com as vendas. O objetivo bsico fornecer o produto ou o servio da organizao. Existem trs tipos de processos produtivos:

RELAO DE ATIVIDADES
Produo em Massa:

o fornecimento de grande nmero de produtos e servios idnticos, que podem ser simples ou complexos. Parafusos, automveis, refeies em cadeias nas lanchonetes so fornecidos por este sistema. So estveis e padronizados, para que os produtos e servios no apresentem variaes.

RELAO DE ATIVIDADES
Produo por processo contnuo: o fornecimento virtualmente ininterrupto de um nico produto ou servio, como gasolina, transmisso de programas de tv. Funcionam, como mquinas que trabalham ininterruptamente,para produzir sempre o mesmo produto. Produo unitria e em pequenos lotes: o fornecimento de produtos e servios sob encomenda, simples e complexos. Por ex.montagem de avies, navios, revises peridicas em automveis.

RELAO DE ATIVIDADES
Manuteno e Servios Fabris
Manuteno preventiva das instalaes fabris. Manuteno corretiva das instalaes fabris. Operao e manuteno das redes industriais de ar comprimido, energia eltrica, telefone e transmisso de informaes, gua, gs, esgotos, proteo contra incndio, vapor e leo para os cilindros hidrulicos de alta presso. Manuteno preventiva e corretiva dos equipamentos de produo. Planejamento e normas de manuteno. Ferramentaria.

RELAO DE ATIVIDADES
Marketing e Vendas
Pesquisa do mercado. Previso e quantificao da demanda. Operaes de vendas. Administrao da equipe de vendas. Contatos e visitas a clientes atuais e potenciais. Anlise da competio. Publicidade e divulgao. Promoes e descontos. Adaptao dos produtos s necessidades dos clientes. Estratgias de fixao de preos. Determinao dos canais de distribuio. Embalagens. Controle de cadastro de clientes e uso de mala direta. Controle de representantes. Determinao do preo. Coordenao das vendas com a produo.

RELAO DE ATIVIDADES
Pesquisa e desenvolvimento:

Objetivo bsico transformar as informaes de marketing, as idias originais e os avanos da cincia em produtos e servios. Tambm a Identificao e introduo em novas tecnologias ( novas matrias primas e frmulas) Melhoramentos de processos produtivos, para reduzir custos.

RELAO DE ATIVIDADES
Direo Geral
Formulao e aprovao dos objetivos da empresa. Formulao e aprovao das polticas da empresa. Aprovao do oramento geral da empresa. Auditoria externa. Aprovao da estrutura organizacional da cpula. Aprovao e demisso de empregados de nvel gerencial para cima. Relao com autoridades pblicas e organizaes patronais. Controle dos resultados e aprovao dos demonstrativos financeiros. Aprovao de emprstimos e financiamentos acima de determinado valor. Aprovao de projetos de investimento acima de determinado valor. Aprovao de fuses, cises e aquisies de outras empresas.

DIMENSES BUROCRTICAS
Entender a dinmica do funcionamento interno das organizaes.
Totalidade Viso do todo qualquer alterao parte - influencia o todo; Reciprocidade Um sistema auxilia o outro a alcanar seus objetivos; Objetivos Alvo a ser atingido;
Misso, Objetivos, metas claras e transparentes Jogo inicial, pontap de qualquer negcio.

FATORES QUE COMPE O MACROAMBIENTE


Cientficos e Tecnolgicos Polticos Econmicos Institucionais Sociais Demogrficos
Conhecimentos acumulados pela humanidade que influenciam a maneira de produzir. produzir. Padres de organizao do Estado e seus mecanismos de regulao. regulao. Poltica econmica; produto nacional bruto e per econmica; capita; capita; distribuio de renda; inflao; nveis de renda; inflao; emprego; etc. emprego; etc. Contextos de normas legais que regulamentam comportamentos individuais e coletivos. coletivos. Tradies culturais, valores, ideologias, presses sociais, mitos, etc. etc. Densidade e crescimento demogrfico, segmentao geogrfica, etria, tnica, etc. etc.

FATORES QUE COMPEM O MICROAMBIENTE


Consumidores Fornecedores Concorrentes
Usurios dos produtos e servios da organizao. organizao. Supridores de recursos: capital, recursos: mo de obra, materiais, equipaequipamentos, servios, informaes, etc. etc. Produzem bens ou servios semesemelhantes, visando aos mesmos conconsumidores; sumidores; competem pelos msmsmos recursos. recursos. Entidades que impem restries organizao: organizao: governo, meios de comunicao, sindicatos, etc. etc.

Regulamentadores

AMBIENTE EXTERNO
FATORES TECNOLGICOS FATORES CIENTFICOS FATORES POLTICOS

FATORES ECONMICOS

CONSUMIDORES

FORNECEDORES

ORGANIZAO
REGULAMENTADORES CONCORRENTES

FATORES DEMOGRFICOS FATORES CULTURAIS

FATORES SOCIAIS FATORES ECOLGICOS

CLASSIFICAO DAS ATIVIDADES QUANTO AO NVEL


CLASSIFICAO DAS ATIVIDADES QUANTO AO NVEL

ATIVIDADES DE DIREO

ATIVIDADES GERENCIAIS

ATIVIDADES DE EXECUO

POR QUE EXISTE ADMINISTRAO?


POR QUE EXISTE ADMINISTRAO?
PADRO DE VIDA SATISFATRIO REQUER ALTO PADRO DE CONSUMO REQUER ALTO NVEL DE PRODUO PER CAPITA

REQUER

ALTA PRODUTIVIDADE

REQUER

ESPECIALIZAO

REQUER

DIVISO DE TRABALHO

REQUER

TROCA DOS BENS E SERVIOS PRODUZIDOS PELOS ESPECIALISTAS

REQUER VIDA EM GRUPO

REQUER LIDERANA

REQUER

ORGANIZAO

REQUER

ADMINISTRAO

Conceito Administrao
Administrao o processo de tomar decises sobre objetivos e utilizao de recursos (Maximiano). A administrao nada mais do que Maximiano). a conduo racional das atividades de uma organizao, seja lucrativa ou no-lucrativa. noO processo administrativo abrange cinco tipos principais de decises, tambm chamadas de processos ou funes: planejamento , organizao, liderana( e outros processos de gesto de pessoas), execuo e controle. Assim, a Administrao algo imprescindvel para a existncia, sobrevivncia e sucesso das organizaes.

Objetivo da Administrao
Garantir o atendimento das necessidades e expectativas do ambiente, considerando os aspectos de suficincia, oportunidade, maior qualidade e menores custos resultando na sobrevivncia e no crescimento das organizaes.

Planejamento
Visualizar um estado futuro e traar um plano de ao. O planejamento a primeira funo administrativa, por servir de base para as demais funes. O planejamento a funo administrativa que define quais os objetivos a atingir e como se deve fazer para alcan-los. alcanO planejamento define onde se quer chegar, o que deve ser feito, quando, como e em que seqncia. seqncia.

As funes Administrativas

Estabelecer objetivos e misso Examinar as alternativas Determinar as necessidades de recursos Criar estratgias para o alcance dos objetivos

Organizao
o processo de arrumar os fluxos de homens e materiais de trabalho, para obter o mximo resultado com um mnimo de cada recurso utilizado (meio de estruturar a execuo do plano). Determinar as atividades necessrias ao alcance dos objetivos planejados (especializao); Agrupar as atividades em uma estrutura lgica (departamentalizao); Designar as atividades s pessoas especficas (cargos e tarefas).

As funes Administrativas
Desenhar cargos Definir posies de staff e tarefas Coordenar as atividades de trabalho especficas Estabelecer polticas e procedimentos Criar estrutura organizacional Definir a alocao de recursos

Liderana
Processo de trabalhar com pessoas para possibilitar a realizao de objetivos. um processo complexo, que compreende diversas atividades de administrao de pessoas, como coordenao, direo, motivao, comunicao e participao no trabalho do grupo.

As funes Administrativas
Conduzir e motivar os empregados na realizao das metas organizacionais Estabelecer comunicao com os trabalhadores Apresentar soluo dos conflitos Gerenciar mudanas LIDERANA

Execuo
O processo de execuo consiste em realizar atividades planejadas, por meio da aplicao de energia fsica e intelectual.

As funes Administrativas
EXECUO
Enquanto o Planejamento, define os objetivos, atividades e recursos. A Execuo realiza as atividades planejadas e consome os recursos para atingir os objetivos

Controle
Assegurar se tudo ocorre de acordo com o planejado, s ordens dadas e os princpios adotados. A palavra controle pode assumir vrios significados em Administrao, a saber: Controle como funo restritiva e coercitiva. Utilizado no sentido de coibir ou limitar certos tipos de desvios indesejveis ou de comportamentos no-aceitos; no-aceitos; Controle como um sistema automtico de regulao. Utilizado no sentido de manter automaticamente um grau constante de fluxo ou funcionamento de um sistema, como o controle automtico de refinarias de petrleo, por exemplo.

Controle
Controle como funo administrativa. o controle como parte do processo administrativo, como o planejamento, a organizao e a direo. direo. A finalidade do controle assegurar que os resultados do que foi planejado, organizado e dirigido se ajustem tanto quanto possvel aos objetivos previamente definidos. A essncia do controle reside em verificar se a atividade controlada est ou no alcanando os objetivos ou resultados desejados.

Controle

Fases do controle O controle um processo cclico composto por quatro fases, a saber: Estabelecimento de padres ou critrios. Os padres representam o desempenho desejado. Os critrios representam normas que guiam as decises. So balizamentos que proporcionam meios para se definir o que se dever fazer e qual o desempenho ou resultado a ser aceito como normal ou desejvel.

Controle
Observao do desempenho. Para se controlar um desempenho deve-se pelo devemenos conhecer algo a respeito dele, O processo de controle atua no sentido de ajustar as operaes a determinados padres previamente estabelecidos e funciona de acordo com a informao que recebe

Controle
Comparao do desempenho com o padro estabelecido. Toda atividade proporciona algum tipo de variao, erro ou desvio. DeveDevese determinar os limites dentro dos quais essa variao ser aceita como normal. Ao corretiva. O objetivo do controle manter as operaes dentro dos padres definidos para que os objetivos sejam alcanados da melhor maneira. Variaes, erros ou desvios devem ser corrigidos para que as operaes sejam normalizadas

As funes Administrativas
Medir o desempenho Estabelecer comparao do desempenho com os padres Tomar as aes necessrias para melhoria do desempenho
TGA - 2004

Eficincia e Eficcia
As organizaes realizam essas funes, adquirindo recursos, para desenvolver e fornecer produtos e servios, com o objetivo de resolver os problemas das pessoas. Estas duas palavras so usadas para indicar que uma organizao tem desempenho de acordo com as expectativas dos usurios e das pessoas que mobilizaram os recursos.

Eficcia
a palavra usada para indicar que a organizao realiza seus objetivos. Quando mais alto o grau dos objetivos, mais a organizao eficaz. o resultado entre os resultados almejados e os previstos, e tambm o processo de atingimento das metas propostas, aproveitando as oportunidades oferecidas.

Eficincia
a palavra usada para indicar que a organizao utiliza produtivamente, ou de maneira econmica os seus recursos. Em muitos casos, significa usar menor quantidade de recursos para produzir mais. tambm o meio de fazer certo um processo correto de boa qualidade, em curso prazo, com o menor nmero de erros.

Eficincia X Eficcia
EFICCIA
Capacidade de realizar resultados. Grau de realizao dos objetivos. Capacidade de resolver problemas.

EFICINCIA Ausncia de desperdcios. Uso econmico de recursos. Menor quantidade de recursos para produzir mais resultados.

Anda mungkin juga menyukai