Anda di halaman 1dari 30

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

Estressildo procura de um amor perfeito

AULA 01

FINANCIAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL. NORMAS CONSTITUCIONAIS. CONTRIBUIES SOCIAIS PARA CUSTEIO DA SEGURIDADE SOCIAL. CONTRIBUIES DA UNIO. CONTRIBUIES DO EMPREGADOR, DA EMPRESA E DE ENTIDADES EQUIPARADAS. CONTRIBUIO DO EMPREGADOR DOMSTICO.

FUNDAMENTAO LEGAL: artigo 15 da Lei n 8.212/91 (custeio) e artigo 12 do Decreto n 3.048/99 (regulamento da previdncia social). Artigo 195 da Constituio Federal. Artigos 10, 11, 16 a 19, 22 a 27 da Lei 8.212/91 e artigos 194 a 197, 200 a 205, 211 a 213 do Decreto n 3.048/99 (regulamento da previdncia social).
1 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

FINANCIAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL RECEITAS


RECEITAS DA SEGURIDADE SOCIAL De acordo com a Constituio Federal, os recursos necessrios para custear as despesas da seguridade social (benefcios previdencirios, assistncia social e sade) vm das seguintes fontes: Oramentos Fiscais da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios; Contribuies sociais incidentes sobre a folha de salrios dos trabalhadores, de responsabilidade dos trabalhadores e das empresas; Contribuio para o Financiamento da Seguridade Social COFINS; Contribuio Social Sobre o Lucro CSLL; Contribuio sobre a Renda Lquida de Concursos de Prognsticos; Contribuio do importador ou equiparado. Obs.: A Constituio Federal determina que as receitas devam cobrir indistintamente todas as despesas afins da seguridade social, a exceo da contribuio sobre a folha de salrios (empresas e trabalhadores), restrita ao pagamento de benefcios do Regime Geral de Previdncia Social, conforme estabelece o prprio texto constitucional.

O CUSTEIO DA SEGURIDADE SOCIAL O financiamento da seguridade social envolve o poder pbico e a participao da sociedade de forma direta e indireta, mediante recursos provenientes dos oramentos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municpios e de contribuies sociais. Segundo o princpio da solidariedade, no apenas os segurados do sistema, mas a sociedade como um todo concorre para o seu custeio. O regime de financiamento da seguridade social brasileira o de repartio simples com pacto intergeracional e no de capitalizao (poupana) individual. Os contribuintes de hoje sero os beneficirios no futuro, enquanto que os beneficirios atuais j foram contribuintes no passado. Isto explica a possibilidade de trabalhador, mesmo sem carncia, receber benefcio, desde que atendidas outras condies estabelecidas em lei,
2 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

como por exemplo, no caso de acidente do trabalho ocorrido com um empregado no seu primeiro dia de trabalho.

FINANCIAMENTO DIRETO E INDIRETO O financiamento da seguridade social pode ser direto ou indireto. O financiamento direto aquele em que os recursos so provenientes das contribuies sociais, cuja finalidade especfica o custeio exclusivo da seguridade social. O financiamento indireto ocorre mediante receitas oramentrias da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, cuja finalidade, a princpio, a cobertura das despesas gerais decorrentes das atividades estatais, tais como, educao e segurana pblica, dentre outras.

REGIME CONTRIBUTIVO A fruio das prestaes da Previdncia Social condicionada ao pagamento de contribuies sociais, ou seja, o recolhimento das contribuies condio indispensvel para o acesso s prestaes. Na sade e na assistncia social no h necessidade de contribuio especfica dos beneficiados.

PRINCPIOS CONSTITUCIONAIS APLICVEIS AO CUSTEIO Equidade na forma de participao no custeio As contribuies devem estar relacionadas com as possibilidades de cada contribuinte. Portanto, buscando uma justa participao no custeio da Seguridade Social, apenas aqueles que estiverem em iguais condies contributivas que tero que contribuir da mesma forma, ou seja, as pessoas devem contribuir para com a Previdncia de acordo com as suas possibilidades.

Diversidade da base de financiamento O financiamento da Seguridade deve buscar vrias fontes de custeio, vedada a aquisio de recursos atravs de fonte nica, sob pena de esgot-la. O custeio provm de toda a sociedade, de forma direta e indireta, e da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, sendo as principais receitas: Os oramentos pblicos;
3 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

As contribuies dos empregadores e empresas, incidindo sobre: folha de salrios, receita ou faturamento e lucro; As contribuies dos trabalhadores e demais segurados da previdncia social; A receita proveniente de concursos de prognsticos (loteria); A do importador ou equiparado.

LEGISLAO INFRACONSTITUCIONAL Os principais instrumentos normativos infraconstitucionais sobre o financiamento da Seguridade Social so a Lei n 8.212, de 24 de julho de 1991, que dispe sobre a organizao da Seguridade Social e institui o respectivo plano de custeio e o Decreto n 3.048, de 6 de maio de 1999 (Regulamento da Previdncia Social).

RECEITAS DA SEGURIDADE SOCIAL NO MBITO FEDERAL De acordo com o artigo 11, da lei 8.212/91 (Custeio) c/c o artigo 195 do Decreto 3.048/99 (Regulamento da Previdncia Social), no mbito federal, o oramento da Seguridade Social composto das seguintes receitas: I - receitas da Unio (oramentrias); II - receitas das seguintes contribuies sociais (tributrias): a) das empresas, incidentes sobre a remunerao paga, devida ou creditada aos segurados e demais pessoas fsicas a seu servio, mesmo sem vnculo empregatcio; b) dos empregadores domsticos, incidentes sobre contribuio dos empregados domsticos a seu servio; o salrio-de-

c) dos trabalhadores, incidentes sobre seu salrio-de-contribuio; d) das associaes desportivas que mantm equipe de futebol profissional, incidentes sobre a receita bruta decorrente dos espetculos desportivos de que participem em todo territrio nacional em qualquer modalidade desportiva, inclusive jogos internacionais, e de qualquer forma de patrocnio, licenciamento de uso de marcas e smbolos, publicidade, propaganda e transmisso de espetculos desportivos; e) incidentes sobre a receita bruta proveniente da comercializao da produo rural;
4 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

f) das empresas, incidentes sobre a receita ou o faturamento e o lucro; e g) incidentes sobre a receita de concursos de prognsticos. III - receitas de outras fontes (excludas s receitas oramentrias e tributrias).

NORMAS CONSTITUCIONAIS
LEGISLAO CONSTITUCIONAL O art. 195 da Constituio Federal dispe sobre as regras gerais do financiamento da seguridade social, estipulando as fontes de recursos por meio dos quais mantido o sistema de seguridade social. Tradicionalmente, esse dispositivo muito cobrado nas provas das entidades organizadoras dos concursos pblicos. Eis o inteiro teor desse artigo: Art. 195, CF. A seguridade social ser financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos oramentos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, e das seguintes contribuies sociais: I - do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, incidentes sobre: a) a folha de salrios e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer ttulo, pessoa fsica que lhe preste servio, mesmo sem vnculo empregatcio; b) a receita ou o faturamento; c) o lucro; II - do trabalhador e dos demais segurados da previdncia social, no incidindo contribuio sobre aposentadoria e penso concedidas pelo regime geral de previdncia social de que trata o art. 201; III - sobre a receita de concursos de prognsticos. IV - do importador de bens ou servios do exterior, ou de quem a lei a ele equiparar.

CONTRIBUIES MUNICPIOS

DOS

ESTADOS,

DISTRITO

FEDERAL

DOS

5 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

As receitas dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios destinadas seguridade social constaro dos respectivos oramentos, no integrando o oramento da Unio (Art. 195, 1, CF). Alm dos recursos dos Entes Pblicos, outra forma de financiamento atravs das contribuies sociais. As contribuies sociais so consideradas pela maioria dos doutrinadores e pelo STF como modalidade de tributo, distintas dos impostos, taxas, contribuies de melhoria e dos emprstimos compulsrios, tendo como principal peculiaridade a destinao especfica de seu produto seguridade social.

RECEITAS DA SEGURIDADE SOCIAL COM DESTINAO ESPECIAL Em regra as receitas da seguridade no tem destinao vinculada, compondo como um todo o oramento da seguridade. Na elaborao do oramento da seguridade que h a distribuio do montante dos recursos, at ento indiscriminados, conforme a rea na qual se dar sua aplicao, garantindo-se a cada uma delas (previdncia, sade e assistncia social) a gesto dos seus respectivos recursos (CF, art. 195, 2).

EMPRESAS EM DBITO COM A SEGURIDADE SOCIAL A pessoa jurdica em dbito com o sistema da seguridade social sofre diversas restries. Entre elas, temos as seguintes proibies: contratar com o poder pblico e receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios do poder pblico (art. 195, 3, da Constituio Federal). Isto se justifica pelo fato de no ser razovel uma empresa em dbito com o poder pblico receber recursos originrios dos cofres pblicos.

COMPETNCIA RESIDUAL A Constituio Federal no exaustiva das fontes de custeio da Seguridade Social, tendo em vista que o art. 195, 4, determina que possam ser institudas outras fontes para o custeio, observado o art. 154, I, CF (competncia residual para a criao de novas contribuies no previstas na CF). Este artigo determina que somente atravs de lei complementar possa ser criada uma nova contribuio social sem previso expressa na Constituio. Todavia, ao contrrio, caso a contribuio j esteja prevista na CF, bastar uma lei ordinria para a sua criao.

PRINCPIO DA PREEXISTNCIA DA FONTE DE CUSTEIO OU DA CONTRAPARTIDA


6 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

Conforme a Constituio Federal, para garantir a solvabilidade do sistema, evitando assim um desequilbrio no sistema securitrio, nenhum benefcio ou servio da seguridade social pode ser criado, majorado ou estendido sem que haja lei estabelecendo previamente sua fonte de custeio (CF, art. 195, 5).

PRINCPIO DA ANTERIORIDADE NONAGESIMAL Conforme o art. 195 6, CF, da Constituio Federal, as contribuies sociais s podero ser exigidas decorridos noventa dias da data da publicao da lei que as houver institudo ou modificado. Segundo este princpio conhecido como anterioridade nonagesimal ou noventena, necessrio o interstcio de noventa dias para se efetuar alguma modificao quanto exigibilidade das contribuies sociais, no apenas para seu aumento ou criao. Este princpio (noventena) no se confunde com o da anterioridade comum, estabelecido no art. 150, III, b, da CF que probe a cobrana dos tributos em geral (exemplo: imposto) no mesmo exerccio financeiro da publicao da lei que os instituiu ou aumentou, vale dizer, nesse caso, a exigncia s poder ocorrer a partir do ano seguinte a sua instituio, o que no ocorre com as contribuies sociais, que podem ser exigidas dentro do mesmo exerccio financeiro (ano civil), desde que observado o perodo de noventa dias.

IMUNIDADE A Constituio Federal estabelece no art. 195, 7, da Constituio Federal, que so isentas de contribuio para a Seguridade Social as entidades beneficentes de assistncia social que atendam s exigncias estabelecidas em lei. Na verdade, trata-se de uma imunidade. O STF j pacificou o entendimento que, quando a prpria Carta Constitucional exclui alguma hiptese da incidncia tributria caso de imunidade e no de iseno, mesmo quando ela no faa uso expressamente deste termo, entretanto este distino s relevante quando a organizadora do concurso fizer essa distino, caso contrrio tanto faz considerarmos como iseno, conforme consta do texto constitucional ou imunidade. Para as provas de concursos fundamental considerarmos que, nem todas as entidades beneficentes de assistncia social so isentas (imunes) em relao ao pagamento de contribuies previdencirias, mas apenas as entidades que cumpram as exigncias estabelecidas em lei.
7 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

A lei que estabelece os requisitos bsicos e essenciais deve ser complementar, cabendo lei ordinria competncia para os requisitos meramente formais, conforme entendimento do STF.

CONTRIBUIO DO SEGURADO ESPECIAL A categoria dos segurados especiais composta do produtor rural, do parceiro rural, do meeiro rural, do arrendatrio rural e do pescador artesanal e assemelhados. Segundo o art. 195, 8, da Constituio Federal, o segurado especial contribui para a seguridade social mediante a aplicao de uma alquota sobre o resultado da comercializao da sua produo. Ao contrrio do que muitos pensam, nessa hiptese, a CF no estabelece uma iseno para o segurado especial, mas apenas determina que o fato gerador dessa contribuio seja a comercializao da sua produo. evidente que, se no houver comercializao, tambm no haver recolhimento de contribuio, como ocorre, na prtica, com quase todos os segurados especiais. O segurado especial contribui atualmente com o valor equivalente a 2% da receita bruta da comercializao da sua produo, alm de 0,1% dessa mesma receita, a ttulo de seguro de acidente do trabalho.

PROGRESSIVIDADE DAS CONTRIBUIES SOCIAIS Atendendo ao princpio da equidade no custeio, o art. 195, 9, da Constituio Federal prev a possibilidade de progressividade das alquotas e da base de clculo das contribuies sociais, ou seja, podem ser estabelecidas de forma diferenciada em funo da atividade econmica ou da utilizao intensiva de mo-de-obra, do porte da empresa e a condio estrutural do mercado de trabalho. Este dispositivo constitucional permite que sejam criados, atravs de lei, mecanismos para estimular contratao de trabalhadores e de favorecimento as pequenas empresas, que possuem um menor capital ou de incentivo a certas atividades econmicas consideradas estratgicas, como por exemplo, de tecnologia da informao - TI.

TRANSFERNCIA DE RECURSOS O art. 195, 10, da Constituio Federal, preceitua que Unio deve transferir recursos para os demais entes federativos e os Estados para os Municpios, destinados ao Sistema nico de Sade, conforme preceitos estabelecidos em lei.
8 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

VEDAO DE ANISTIA OU ISENO O pargrafo 11, do art. 195, da Constituio Federal, proibiu a concesso de perdo das contribuies previdencirias atravs de lei em montante superior aquele que for estabelecido em lei complementar, objetivando, com isso, o no comprometimento do equilbrio financeiro da Previdncia Social.

CUMULATIVIDADE DAS CONTRIBUIES A teor do artigo 195, pargrafos 12 e 13, da Constituio Federal, as contribuies sociais incidentes sobre o faturamento das empresas e do importador sero no-cumulativas, de acordo com o que dispuser lei especfica. Obs.: a Unio no pode fazer uso das receitas oriundas das contribuies sobre a folha de salrios e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados a pessoas fsicas pela prestao de servios para pagamento de despesas com seu regime previdencirio prprio (previdncia dos servidores pblicos, p. ex.), com o quadro funcional ou com a administrao geral do INSS e demais entidades constantes no art. 18 da Lei 8.212/91. As contribuies das empresas sobre a receita ou faturamento e o lucro podem ser utilizadas com tal finalidade, desde que assegurados os recursos necessrios para as reas de sade e assistncia social.

VEDAO DE CONTRIBUIO SOCIAL SOBRE APOSENTADORIAS A Constituio Federal (art. 195, inciso II, segunda parte) veda a incidncia de contribuies sociais sobre aposentadoria e penses concedidas pelo regime geral da previdncia social. No h vedao semelhante para os aposentados e pensionistas dos regimes previdencirios prprios (art.40, CF), como os servidores federais ocupantes de cargo efetivo, que podero ter seus proventos tributados normalmente.

CONTRIBUIES SOCIAIS PARA CUSTEIO DA SEGURIDADE SOCIAL

FATO GERADOR Em regra, constitui fato gerador da obrigao previdenciria principal, tanto em relao ao segurado de qualquer categoria, como em relao
9 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

empresa ou equiparado empresa, ou ainda em relao ao empregador domstico, o exerccio de atividade remunerada. Notem que este fato gerador (atividade remunerada) aplica-se exclusivamente as contribuies para o custeio especfico da previdncia social e no para as contribuies destinadas a seguridade social (faturamento, lucro). No caso das contribuies previdencirias, ocorre uma operao casada onde o mesmo fato gerador (atividade remunerada) gera contribuies do contratante (empresa) e do contratado (trabalhador). Na prtica, caso um empregado receba uma remunerao mensal de R$ 1.000,00 da empresa tomadora do seu servio, este valor representar a base de clculo sobre a qual vai incidir a alquota de 20% da contribuio bsica da empresa e de 8% da contribuio do empregado. Essa regra do fato gerador das contribuies previdencirias (atividade remunerada) poder ser excepcionada nos termos da legislao vigente, como por exemplo, no caso das contribuies substitutivas incidentes sobre a comercializao do produtor rural, cuja finalidade desonerar (substituir) as contribuies sobre a folha de pagamento, conforme iremos analisar mais adiante.

CONTRIBUIO DA UNIO
O custeio da seguridade social financiado tambm pelo Estado, que destina parcela de seu oramento para tal finalidade (financiamento indireto). Como j afirmamos anteriormente, os recursos oramentrios destinam-se, a princpio, ao custeio das despesas gerais do Estado. A proposta de oramento da seguridade social ser elaborada de forma integrada pelos rgos responsveis pela sade, previdncia social e assistncia social, tendo em vista as metas e prioridades estabelecidas na lei de diretrizes oramentrias, assegurada a cada rea a gesto de seus recursos. Porm, em face da autonomia financeira dos entes federativos, as receitas dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios destinadas seguridade social constaro dos respectivos oramentos, no integrando o oramento da Unio (Art. 195, 1 e 2, CF). A contribuio da Unio constituda de recursos adicionais do Oramento Fiscal, fixados obrigatoriamente na Lei Oramentria anual. A Unio participa do financiamento da seguridade social mediante recursos adicionais de seu oramento fiscal, fixados obrigatoriamente na lei oramentria anual.

10 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

Estes recursos se encontram no oramento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e rgos a ela vinculados, da administrao direta ou indireta, bem como os fundos e fundaes institudos e mantidos pelo Poder Pblico e assegurada a destinao de recursos, alm do pagamento dos encargos previdencirios, para as aes de sade e assistncia social.

COBERTURA DE INSUFICINCIAS O dficit do sistema de financiamento que atinge os segurados deve ser coberto com recursos do Tesouro Nacional, pois alm dos recursos previstos no oramento, a Unio responsvel pela cobertura de eventuais insuficincias financeiras oriundas do pagamento dos benefcios de prestao continuada da previdncia social.

CONTRIBUIES DO EMPREGADOR, DA EMPRESA E DE ENTIDADES EQUIPARADAS


CONCEITO DE EMPRESA O legislador conceitua empresa como firma individual ou sociedade que assume o risco da atividade econmica urbana ou rural, com fins lucrativos ou no, a ela equiparando-se os rgos e as entidades da administrao pblica direta ou indireta. Ainda de acordo com a legislao previdenciria, equipara-se a empresa para fins de cumprimento de obrigaes previdencirias: I - o contribuinte individual, em relao ao segurado que lhe presta servios; II - a cooperativa, conforme definida nos arts. 1.093 a 1096 da Lei n 10.406, de 10 de janeiro de 2002 (Cdigo Civil); III - a associao ou a entidade de qualquer natureza ou finalidade, inclusive o condomnio; IV - a misso diplomtica e a repartio consular de carreiras estrangeiras; V - o operador porturio e o rgo Gestor de Mo-de-Obra (OGMO); VI - o proprietrio do imvel, o incorporador ou o dono de obra de construo civil, quando pessoa fsica, em relao a segurado que lhe presta servios.
11 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

Observem que, de acordo com o exposto, uma empresa de trabalho temporrio, os Municpios, uma instituio financeira, uma agroindstria, uma entidade beneficente e at mesmo uma embaixada enquadram-se no conceito de empresa. Portanto, para facilitar nosso entendimento, basta verificar que, para fins previdencirios, o conceito de empresa amplssimo.

CONTRIBUIO DAS EMPRESAS Noes iniciais: Conforme foi observado acima, a empresa obrigada a recolher especificamente para o custeio da Previdncia Social contribuies que recaem sobre o exerccio de atividade remunerada (exemplo: a folha de salrios). Vamos analisar essas contribuies sociais previdencirias a cargo da empresa ou do equiparado, observadas as disposies especficas da legislao previdenciria acerca do tema. Contribuio bsica Corresponde a alquota de 20% Incidente sobre o total das remuneraes pagas, devidas ou creditadas, no decorrer do ms, a segurados que lhes prestem servios (pessoas fsicas: empregados, avulsos, contribuintes individuais), a qualquer ttulo. Alquotas SAT (seguro de acidentes do trabalho) Destina-se ao financiamento dos benefcios concedidos em razo do grau de incidncia de incapacidade laborativa decorrente dos riscos ambientais do trabalho (benefcios de natureza acidentria). As alquotas variam de acordo com o grau de risco de acidentes e molstias ocupacionais, na seguinte proporo: a) 1% - grau leve; b) 2% - grau mdio; c) 3% - grau grave. Obs.: caso o segurado exera atividade em condies especiais que possam ensejar aposentadoria especial aps 15 (quinze), 20 (vinte) ou 25 (vinte e cinco) anos de trabalho sob exposio a agentes nocivos prejudiciais sua sade e integridade fsica, alm da contribuio acima, devida pela empresa ou equiparado a contribuio adicional destinada ao financiamento das aposentadorias especiais, sendo aplicados os seguintes percentuais sobre a
12 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

remunerao paga, devida ou creditada ao segurado empregado e trabalhador avulso, conforme o tempo exigido para a aposentadoria especial seja de 15 (quinze), 20 (vinte) ou 25 (vinte e cinco) anos, respectivamente: 12% (doze por cento), 9% (nove por cento) e 6% (seis por cento). Servios prestados por cooperados atravs da cooperativa de trabalho Corresponde a alquota de 15 % sobre o valor bruto da nota fiscal ou fatura de prestao de servios, relativamente a servios que lhes so prestados por cooperados, por intermdio das cooperativas de trabalho. Ateno: cuidado para no confundir, o contribuinte de direito nesse caso a empresa contratante dos cooperados atravs da cooperativa de trabalho, e no a prpria cooperativa. Entretanto, caso a cooperativa possua outros trabalhadores no cooperados que lhe prestaram servios remunerados (exemplo: empregados), dever recolher a contribuio bsica de 20% sobre o total das remuneraes desses trabalhadores. Instituies financeiras Estas entidades devem recolher um adicional de 2,5% sobre a folha de salrio de seus empregados e tambm sobre a remunerao paga aos contribuintes individuais. CONTRIBUIES SUBSTITUTIVAS Conforme j foi analisado, essas contribuies tm por finalidade afastar a incidncia das contribuies sobre a folha de pagamento (trabalho remunerado) substituindo-as por outros fatos geradores, como ocorre, por exemplo, com a receita decorrente da comercializao da produo rural e da receita bruta dos espetculos esportivos. Dessa forma, a inteno do poder pblico, atravs de opo poltica do legislador, incentivar o exerccio de certas atividades, diminuindo o peso da carga tributria. Produtor rural (pessoa jurdica) A contribuio calculada com a aplicao de 2,5% sobre a receita bruta da comercializao da produo rural do produtor rural pessoa jurdica, inclusive da agroindstria e 0,1% da receita bruta proveniente da comercializao dessa produo, para financiamento especfico das prestaes por acidente do trabalho. No se aplica a substituio s agroindstrias de piscicultura, de carcinicultura, de suinocultura e de avicultura, bem como s sociedades cooperativas. Observem que, nesse caso, a contribuio da pessoa jurdica rural incide sobre a comercializao da produo rural e no sobre as
13 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

remuneraes dos empregados, da serem consideradas como substitutivas da folha de pagamento. Portanto, importante ratificar que no h substituio em relao s contribuies a seu cargo, incidentes sobre o total das remuneraes ou das retribuies pagas ou creditadas, a qualquer ttulo, no decorrer do ms, aos segurados contribuintes individuais. Clubes de futebol A contribuio dos Clubes de Futebol Profissional destinada seguridade social corresponde a 5% da receita bruta decorrente dos espetculos desportivos de que participe em todo territrio nacional, em qualquer modalidade desportiva, inclusive jogos internacionais, e de qualquer forma de patrocnio, licenciamento de uso de marcas e smbolos, publicidade, propaganda e transmisso de espetculos desportivos. Tambm nessa hiptese ocorre a substituio, porque no h contribuio sobre a folha de pagamento (empregados), porm obrigatrio que a associao desportiva mantenha equipe de futebol profissional, filiada federao de futebol do respectivo Estado, ainda que mantenha outras modalidades desportivas, e que seja organizada na forma da Lei n 9.615, de 1998. Cabe entidade promotora do espetculo, assim entendida como a federao, a confederao ou a liga responsvel pela organizao do evento, a responsabilidade de efetuar o desconto de 5 % da receita bruta decorrente dos espetculos desportivos e o respectivo recolhimento RFB, no prazo de at 2 dias teis aps a realizao do evento. No caso do contrato de patrocnio, a empresa ou entidade patrocinadora, que aquela que destina recursos associao desportiva que mantm equipe de futebol profissional a ttulo de patrocnio, licenciamento de uso de marcas e smbolos, publicidade, propaganda e transmisso de espetculos desportivos, tem o prazo de at o dia 20 do ms seguinte ao da celebrao do contrato para efetuar o recolhimento de 5% da receita bruta decorrente do contrato. Para fins de aferio de base de clculo, considera-se receita bruta: I - a receita auferida, a qualquer ttulo, nos espetculos desportivos de qualquer modalidade, devendo constar em boletins financeiros emitidos pelas federaes, confederaes ou ligas, no sendo admitida qualquer deduo, compreendendo toda e qualquer receita auferida no espetculo, tal como a venda de ingressos, recebimento de doaes, sorteios, bingos, shows; II - o valor recebido, a qualquer ttulo, que possa caracterizar qualquer forma de patrocnio, licenciamento de uso de marcas e smbolos, publicidade, propaganda e transmisso de espetculos desportivos.
14 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

Ateno: no podem ser substitudas, portanto a associao desportiva que mantm clube de futebol profissional fica obrigada ao pagamento das seguintes contribuies: I - 20% (vinte por cento) sobre os valores pagos a contribuintes individuais que lhe prestem servios; II - 15% (quinze por cento) sobre o valor bruto da nota fiscal, fatura ou recibo de servios prestados por cooperados, por intermdio de cooperativas de trabalho.

Empresas optantes pelo Simples Nacional A microempresa (ME) e a empresa de pequeno porte (EPP) optantes pelo Regime Especial Unificado de Arrecadao de Tributos e Contribuies devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte contribuem na forma estabelecida nos artigos 13 e 18 da Lei Complementar n 123, de 2006 (Simples Nacional), em substituio s contribuies previdencirias de que tratam os artigos 22 e 22-A da Lei n 8.212/91.

Contribuio do segurado especial A categoria do segurado especial composta do produtor rural, do parceiro rural, do meeiro rural, do arrendatrio rural e do pescador artesanal e assemelhados. Segundo disposio constitucional j analisada anteriormente, o segurado especial contribui para a seguridade social mediante a aplicao de uma alquota sobre o resultado da comercializao da sua produo (tambm incide para o contribuinte individual como produtor rural). Essa contribuio funciona da seguinte forma: a) 2% da receita bruta da comercializao da sua produo; b) 0,1% da receita bruta da comercializao da sua produo para financiamento das prestaes por acidente de trabalho; O curioso que essa contribuio compulsria no exerce nenhuma influncia no valor do benefcio do segurado especial, por outras palavras, em relao ao valor do benefcio irrelevante que este segurado comercialize ou no o produto rural. Outro aspecto relevante que o segurado especial tambm poder contribuir facultativamente como contribuinte individual, sendo que, somente nesse caso, ter direito a percepo dos benefcios previdencirios calculados de acordo com o valor da mdia das suas contribuies.
15 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

CONTRIBUIO DO EMPREGADOR DOMSTICO


CONCEITO DE EMPREGADOR DOMSTICO Empregador domstico a pessoa, a famlia ou a entidade familiar que admite empregado domstico a seu servio, mediante remunerao e sem finalidade lucrativa. Detalhe importante do empregador domstico diz respeito ao seu enquadramento legal: no segurado do INSS, mas tambm no equiparado empresa. Em relao s questes dos concursos, devemos lembrar que o tratamento dispensado ao empregador domstico, na forma da lei, diferenciado quando comparado com o das empresas. Por exemplo: o empregador domstico est dispensado de apresentar a GFIP (obrigao acessria comum s empresas), a base de clculo da sua contribuio o salrio-de-contribuio (com observncia de limite mximo) do empregado domstico a seu servio, e no o total das remuneraes pagas, devidas ou creditadas, como ocorre com as empresas.

CONTRIBUIO A contribuio do empregador domstico de 12% sobre o salrio-decontribuio do empregado domstico a seu servio, que a remunerao registrada na Carteira de Trabalho e Previdncia Social. Notem que a base de clculo dessa contribuio o salrio-decontribuio do empregado domstico e no o total das remuneraes dos trabalhadores a seu servio, como ocorre com a base de clculo da contribuio bsica das empresas em geral. Isto significa que, no caso da contribuio do empregador domstico, deve ser observado o limite mximo (teto) estabelecido pela Previdncia Social.

RECEITA PROVENIENTE DA CONTRIBUIO SOBRE OS CONCURSOS DE PROGNSTICOS Constitui receita da seguridade social a renda lquida dos concursos de prognsticos, excetuando-se os valores destinados ao Programa de Crdito Educativo. Consideram-se concursos de prognsticos todos e quaisquer concursos de sorteios de nmeros, loterias, apostas, inclusive as realizadas em reunies hpicas, nos mbitos federal, estadual, do Distrito Federal e municipal.
16 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

A renda lquida o total da arrecadao, deduzidos os valores destinados ao pagamento de prmios, de impostos e de despesas com a administrao, conforme fixado em lei, que inclusive estipular o valor dos direitos a serem pagos s entidades desportivas pelo uso de suas denominaes e smbolos. Uma parcela de sua arrecadao tem por destino obrigatrio o custeio do Programa de Crdito Educativo, e o restante do produto apurado vertido para a seguridade em geral.

OUTRAS RECEITAS Constituem outras receitas da Seguridade Social, todas aquelas que no tenham natureza oramentria ou natureza tributria, assim sendo, todos os demais ingressos estaro enquadrados nas hipteses abaixo: a) as multas, a atualizao monetria e ou juros moratrios; b) a remunerao recebida por servios de arrecadao, fiscalizao e cobrana prestados a terceiros; c) as receitas provenientes de prestao de outros servios e de fornecimento ou arrendamento de bens; d) as demais receitas patrimoniais, industriais e financeiras; e) as doaes, legados, subvenes e outras receitas eventuais; f) 50% (cinqenta por cento) dos valores obtidos da apreenso de todo e qualquer bem de valor econmico em decorrncia do trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins; g) 40% (quarenta por cento) do resultado dos leiles dos bens apreendidos pelo Departamento da Receita Federal; h) outras receitas previstas em legislao especfica.

17 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

QUESTES COMENTADAS
(procurador do Estado AL CESPE 2009) Com relao ao custeio da seguridade social, analise os itens abaixo. 01. A CF veda a utilizao de recursos provenientes das contribuies sociais incidentes sobre a folha de salrios para a realizao de despesas outras que no as decorrentes do pagamento de benefcios do RGPS. Comentrios As contribuies sociais destinadas seguridade social, previstas no artigo 195, da Constituio Federal, podem ser de natureza previdenciria e no previdenciria. So contribuies sociais previdencirias: da empresa, incidentes sobre a folha de salrios e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer ttulo, pessoa fsica que lhe preste servio, mesmo sem vnculo empregatcio; do trabalhador, incidente sobre o seu salrio-de-contribuio. Todas as demais contribuies sociais destinadas seguridade social, previstas no artigo 195, da CF so de natureza no previdenciria, como por exemplo, as da empresa sobre a receita ou faturamento, sobre o lucro, sobre a receita de concurso de prognsticos e do importador de bens ou servios do exterior. Conforme determina o artigo 167, XI, da Constituio Federal, as contribuies sociais previdencirias so destinadas com exclusividade ao pagamento de benefcios do Regime Geral de Previdncia Social RGPS. Portanto, o citado dispositivo veda a utilizao dessas contribuies para a realizao de outras despesas. Gabarito: certo 02. As empresas devero contribuir para o custeio do seguro de acidente do trabalho com uma alquota fixa de 3%, incidente sobre o total da remunerao paga ou creditada a qualquer ttulo, no decorrer do ms, aos segurados empregados e trabalhadores avulsos. Comentrios
18 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

Ao contrrio do que afirma o item da questo, a alquota da contribuio para o custeio de acidente de trabalho varivel, conforme o grau de risco da atividade da empresa e de acordo com a seguinte tabela: a) 1% - grau leve; b) 2% - grau mdio; c) 3% - grau grave. Gabarito: errado 03. Constitui receita da seguridade social 50% do resultado dos leiles dos bens apreendidos pelo departamento da Receita Federal. Comentrios As outras receitas destinadas ao financiamento da seguridade social so todas aquelas que no possuem natureza oramentria ou tributria, como por exemplo, uma doao. Nesse contexto, o resultado dos leiles dos bens apreendidos est no rol dessas receitas, entretanto o percentual destinado por lei seguridade social de 40% (quarenta por cento). O percentual de 50% (cinquenta por cento) aplica-se na hiptese dos valores obtidos da apreenso em decorrncia do trfico ilcito de entorpecentes. Gabarito: errado

(procurador do Estado AL CESPE 2009) Analise os itens acerca dos princpios constitucionais da seguridade social. 04. A CF veda a instituio de alquotas e bases de clculo diferenciadas para as contribuies devidas seguridade social pelas empresas em razo do porte de cada uma delas. Comentrios Atendendo ao princpio da equidade no custeio, o art. 195, 9, da Constituio Federal prev a possibilidade de progressividade das alquotas e da base de clculo das contribuies sociais, permitindo que possam ser estabelecidas de forma diferenciada em funo da atividade econmica ou da
19 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

utilizao intensiva de mo-de-obra, do porte da empresa e a condio estrutural do mercado de trabalho. Estas medidas, alm de serem compatveis com o princpio da isonomia, tm por objetivo estimular a contratao de trabalhadores e favorecer as pequenas empresas, que possuem um menor capital. Gabarito: errado 05. possvel a instituio de outras fontes destinadas a garantir a manuteno ou expanso da seguridade social alm daquelas previstas na CF, desde que por lei complementar. Comentrios Realmente, a Constituio Federal no exaustiva nas fontes de custeio da Seguridade Social, tendo em vista que o art. 195, 4 determina que possam ser institudas outras fontes para o custeio, observado o art. 154, I, CF (competncia residual). O artigo 154, I, CF, determina que somente atravs de lei complementar possa ser criada um novo imposto (contribuio social) sem previso expressa na Constituio. Cuidado com a pegadinha, ao contrrio da regra acima citada, caso seja criada uma contribuio social com previso expressa na constituio, basta uma lei ordinria (exemplo: do importador prevista no artigo 195, IV, CF). Gabarito: certo

(procurador MP TCM GO CESPE 2007) Considerando o sistema da seguridade social brasileiro definido na CF, julgue o item abaixo. 06. O empregador deve contribuir para o financiamento da seguridade social com contribuies incidentes, entre outras, sobre a folha de salrios, o faturamento e o lucro. Comentrios A despeito das demais contribuies sociais destinadas seguridade social, as contribuies do empregador, da empresa ou entidade a ela equiparada, devem incidir sobre a folha de salrios, o faturamento e lucro, de acordo com o que preceitua o artigo 195, inciso I, alneas a, b e c. Gabarito: certo
20 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

________ (procurador MP TCM GO CESPE 2007) Em relao aos princpios constitucionais que regem a seguridade social brasileira, cada um dos itens abaixo apresenta uma situao hipottica, seguida de uma assertiva a ser julgada. 07. A empresa Construtora Solar Ltda. no recolheu as contribuies previdencirias relativas parte patronal nem as que foram arrecadadas dos segurados empregados nos ltimos doze meses. Nessa situao, com fundamento nos princpios da igualdade e da livre iniciativa, a empresa poder participar de licitao e ser contratada pela administrao pblica. Comentrios O artigo 195, 3, da Constituio Federal determina que a pessoa jurdica em dbito com o sistema da seguridade social sofra diversas restries. Entre elas, temos as seguintes proibies: contratar com o poder pblico e receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios do poder pblico. A lgica da proibio que no faria o menor sentido a empresa em dbito com o poder pblico receber recursos provenientes dos cofres pblicos. Gabarito: errado 08. O orfanato So Jos entidade beneficente de assistncia social. Nessa situao a entidade tem direito iseno em relao s contribuies para a seguridade social mesmo que no tenha o certificado de utilidade pblica federal e estadual ou municipal. Comentrios Estabelece o art. 195, 7, da Constituio Federal, que so isentas de contribuio para a Seguridade Social as entidades beneficentes de assistncia social que atendam s exigncias estabelecidas em lei. Vejam que no basta que a entidade seja beneficente de assistncia social, fundamental tambm que cumpram os requisitos estabelecidos em lei complementar para que possa fazer jus imunidade. Dentre esses requisitos est a apresentao do certificado de utilidade pblica. Gabarito: errado
21 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

09. As contribuies devidas pelas empresas para custeio dos benefcios concedidos em razo do grau de incidncia de incapacidade laborativa proveniente de riscos ambientais do trabalho sero proporcionais ao risco presente em cada qual das atividades preponderantes por elas desenvolvidas e tero como base de clculo os respectivos faturamentos mensais. Comentrios Assim como ocorre com a contribuio bsica, as contribuies das empresas destinadas ao financiamento da aposentadoria especial e dos benefcios em razo do GILRAT tero como base de clculo o total das remuneraes pagas, devidas ou creditadas, no decorrer do ms, a segurados que lhes prestem servios (pessoas fsicas), a qualquer ttulo. Portanto, basta lembrarmos que o fato gerador das contribuies previdencirias o trabalho remunerado. Faturamento mensal e lucro das empresas fato gerador das contribuies para a seguridade social. Gabarito: errado 10. As associaes desportivas que mantm equipe de futebol profissional devem contribuir com o pagamento de 5% da receita lquida resultante dos espetculos desportivos de que participem em todo o territrio nacional, inclusive jogos internacionais, cabendo entidade promotora do evento a responsabilidade pela reteno de tais valores e pelo respectivo recolhimento aos cofres da seguridade, no prazo de dois dias aps a sua realizao. Comentrios A contribuio dos Clubes de Futebol Profissional destinada seguridade social corresponde a 5% da receita bruta decorrente dos espetculos desportivos de que participe em todo territrio nacional, em qualquer modalidade desportiva, inclusive jogos internacionais, e de qualquer forma de patrocnio, licenciamento de uso de marcas e smbolos, publicidade, propaganda e transmisso de espetculos desportivos. Cuidado com esse tipo de questo, muito comum na CESPE, essa contribuio incide sobre a receita bruta (total da arrecadao sem desconto) e no sobre a receita lquida (com deduo das despesas). Gabarito: errado

(analista INSS CESPE 2008) Em relao seguridade social brasileira, sua organizao e seus princpios, julgue os seguintes itens.
22 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

11 A importncia da proteo social justifica a ampla diversidade da base de financiamento da seguridade social. Com o objetivo de expandir ou de garantir a seguridade social, a lei poder instituir outras fontes de financiamento, de acordo com o texto constitucional. Comentrios O art. 195, 4, CF, assim dispe: A lei poder instituir outras fontes destinadas a garantir a manuteno ou expanso da seguridade social, obedecido o disposto no art. 154, I (mediante lei complementar). Conforme j analisamos em item anterior, trata-se da competncia residual atribuda a Unio para garantir os recursos necessrios para a seguridade social atravs de novas fontes. Gabarito: certo 12 Lucas beneficirio de aposentadoria especial em razo de ter trabalhado exposto a agentes nocivos durante um perodo que, de acordo com a lei pertinente, lhe garantiu o referido direito. Nessa situao, as despesas relativas ao pagamento da aposentadoria de Lucas devem ser custeadas com recursos arrecadados pela cobrana do seguro de acidente de trabalho. Comentrios O art. 22, lei 8.212/91, estabelece uma contribuio a cargo da empresa de 1%, 2% ou 3% para o financiamento dos benefcios concedidos em razo do grau de incidncia de incapacidade laborativa decorrente dos riscos ambientais do trabalho, sobre o total das remuneraes pagas ou creditadas, no decorrer do ms, aos segurados empregados e trabalhadores avulsos: No caso da aposentadoria especial devida ao segurado que tiver trabalhado sujeito a condies especiais que prejudiquem a sade ou a integridade fsica, durante 15 (quinze), 20 (vinte) ou 25 (vinte e cinco) anos, conforme dispuser a lei, essas alquotas sero acrescidas de doze, nove ou seis pontos percentuais, conforme a atividade exercida pelo segurado a servio da empresa permita a concesso de aposentadoria especial aps quinze, vinte ou vinte e cinco anos de contribuio, respectivamente. Essa contribuio adicional sobre o SAT (12%, 9 % ou 6 %) para o custeio da aposentadoria especial foi criada a partir da Lei 9.732/98. Gabarito: errado

23 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

(defensor pblico CE CESPE 2008) Considerando a legislao previdenciria e a orientao dos tribunais superiores a ela relacionada, julgue o seguinte item. 13 A legislao previdenciria, tanto em matria de benefcios como de custeio, submete-se a uma das regras gerais presentes na Lei de Introduo ao Cdigo Civil, passando a viger, portanto, 45 dias aps a sua publicao, ressalvadas as estipulaes em contrrio. Comentrios No tocante s contribuies sociais previdencirias vige o princpio da anterioridade nonagesimal ou mitigada ou noventena. Este princpio determina que a sua exigibilidade s possa ocorrer aps 90 dias da publicao da lei que as houver institudo ou majorado, mesmo que seja dentro do mesmo exerccio financeiro. Portanto, nesse caso, inaplicvel a regra geral da vigncia aps 45 dias da publicao da lei, estabelecida na lei de introduo s normas do direito brasileiro (antiga lei de introduo ao Cdigo Civil). Gabarito: errado

(DPU CESPE 2010) Com base no direito previdencirio, julgue o item abaixo. 14. Caso a CF previsse que determinado benefcio previdencirio deveria abranger somente os empregados urbanos, rurais e trabalhadores avulsos, norma infraconstitucional posterior que fosse editada estendendo o benefcio aos contribuintes individuais, com a precedente fonte de custeio, deveria ser considerada constitucional. Comentrio Conforme a Constituio Federal, para garantir a solvabilidade do sistema, nenhum benefcio ou servio da seguridade social pode ser criado, majorado ou estendido sem que previamente seja estabelecida sua fonte de custeio (CF, art. 195, 5). Portanto, a extenso do benefcio com a correspondente fonte de custeio obedece ao princpio constitucional da contrapartida. Gabarito: certo

(procurador municipal Boa Vista CESPE 2010) Julgue o item a seguir,


24 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

relativo s legislaes previdenciria e da seguridade social. 15. A equidade na forma de participao no custeio princpio constitucional atinente seguridade social, no entanto, as entidades beneficentes de assistncia social que atenderem s exigncias estabelecidas em lei sero isentas de contribuio para a seguridade social. Comentrio A Constituio Federal estabelece no art. 195, 7, da Constituio Federal, que so isentas de contribuio para a Seguridade Social as entidades beneficentes de assistncia social que atendam s exigncias estabelecidas em lei. Na verdade, trata-se de uma imunidade. O STF j pacificou o entendimento de que quando a prpria Carta Constitucional exclui alguma hiptese da incidncia tributria caso de imunidade e no de iseno, mesmo quando ela no faa uso expressamente deste termo. Desta forma, determinadas entidades beneficentes de assistncia social so imunes em relao ao pagamento de contribuies previdencirias. A lei que estabelece os requisitos bsicos e essenciais deve ser complementar, cabendo a lei ordinria competncia para os requisitos meramente formais. Gabarito: certo _________

QUESTES SEM COMENTRIOS


(procurador do Estado AL CESPE 2009) Com relao ao custeio da seguridade social, analise os itens abaixo. 01. A CF veda a utilizao de recursos provenientes das contribuies sociais incidentes sobre a folha de salrios para a realizao de despesas outras que no as decorrentes do pagamento de benefcios do RGPS.
25 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

02. As empresas devero contribuir para o custeio do seguro de acidente do trabalho com uma alquota fixa de 3%, incidente sobre o total da remunerao paga ou creditada a qualquer ttulo, no decorrer do ms, aos segurados empregados e trabalhadores avulsos. 03. Constitui receita da seguridade social 50% do resultado dos leiles dos bens apreendidos pelo departamento da Receita Federal.

(procurador do Estado AL CESPE 2009) Analise os itens acerca dos princpios constitucionais da seguridade social. 04. A CF veda a instituio de alquotas e bases de clculo diferenciadas para as contribuies devidas seguridade social pelas empresas em razo do porte de cada uma delas. 05. possvel a instituio de outras fontes destinadas a garantir a manuteno ou expanso da seguridade social alm daquelas previstas na CF, desde que por lei complementar.

(procurador MP TCM GO CESPE 2007) Considerando o sistema da seguridade social brasileiro definido na CF, julgue o item abaixo. 06. O empregador deve contribuir para o financiamento da seguridade social com contribuies incidentes, entre outras, sobre a folha de salrios, o faturamento e o lucro. ________ (procurador MP TCM GO CESPE 2007) Em relao aos princpios constitucionais que regem a seguridade social brasileira, cada um dos itens abaixo apresenta uma situao hipottica, seguida de uma assertiva a ser julgada. 07. A empresa Construtora Solar Ltda. no recolheu as contribuies previdencirias relativas parte patronal nem as que foram arrecadadas dos segurados empregados nos ltimos doze meses. Nessa situao, com fundamento nos princpios da igualdade e da livre iniciativa, a empresa poder participar de licitao e ser contratada pela administrao pblica. 08. O orfanato So Jos entidade beneficente de assistncia social. Nessa situao a entidade tem direito iseno em relao s contribuies para a seguridade social mesmo que no tenha o certificado de utilidade pblica federal e estadual ou municipal. 09. As contribuies devidas pelas empresas para custeio dos benefcios concedidos em razo do grau de incidncia de incapacidade laborativa
26 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

proveniente de riscos ambientais do trabalho sero proporcionais ao risco presente em cada qual das atividades preponderantes por elas desenvolvidas e tero como base de clculo os respectivos faturamentos mensais. 10. As associaes desportivas que mantm equipe de futebol profissional devem contribuir com o pagamento de 5% da receita lquida resultante dos espetculos desportivos de que participem em todo o territrio nacional, inclusive jogos internacionais, cabendo entidade promotora do evento a responsabilidade pela reteno de tais valores e pelo respectivo recolhimento aos cofres da seguridade, no prazo de dois dias aps a sua realizao.

(analista INSS CESPE 2008) Em relao seguridade social brasileira, sua organizao e seus princpios, julgue os seguintes itens. 11 A importncia da proteo social justifica a ampla diversidade da base de financiamento da seguridade social. Com o objetivo de expandir ou de garantir a seguridade social, a lei poder instituir outras fontes de financiamento, de acordo com o texto constitucional. 12 Lucas beneficirio de aposentadoria especial em razo de ter trabalhado exposto a agentes nocivos durante um perodo que, de acordo com a lei pertinente, lhe garantiu o referido direito. Nessa situao, as despesas relativas ao pagamento da aposentadoria de Lucas devem ser custeadas com recursos arrecadados pela cobrana do seguro de acidente de trabalho.

(defensor pblico CE CESPE 2008) Considerando a legislao previdenciria e a orientao dos tribunais superiores a ela relacionada, julgue o seguinte item. 13 A legislao previdenciria, tanto em matria de benefcios como de custeio, submete-se a uma das regras gerais presentes na Lei de Introduo ao Cdigo Civil, passando a viger, portanto, 45 dias aps a sua publicao, ressalvadas as estipulaes em contrrio.

(DPU CESPE 2010) Com base no direito previdencirio, julgue o item abaixo. 14. Caso a CF previsse que determinado benefcio previdencirio deveria abranger somente os empregados urbanos, rurais e trabalhadores avulsos, norma infraconstitucional posterior que fosse editada estendendo o benefcio aos contribuintes individuais, com a precedente fonte de custeio, deveria ser considerada constitucional.

(procurador municipal Boa Vista CESPE 2010) Julgue o item a seguir,


27 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

relativo s legislaes previdenciria e da seguridade social. 15. A equidade na forma de participao no custeio princpio constitucional atinente seguridade social, no entanto, as entidades beneficentes de assistncia social que atenderem s exigncias estabelecidas em lei sero isentas de contribuio para a seguridade social.

28 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

GABARITO
01 C 02 E 03 E 04 E 05 C 06 C 07 E 08 E 09 E 10 E 11 C 12 E 13 E 14 C 15 C
29 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodosconcursos.com.br

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIRIO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGUNDES

Bons estudos e at a prxima aula.

30 PROFESSOR: PAULO ROBERTO FAGUNDES www.pontodosconcursos.com.br

Anda mungkin juga menyukai