Anda di halaman 1dari 2

ESCOLA SECUNDRIA DE VALONGO

FICHA DE TRABALHO DE GEOGRAFIA 7 ANO

/ Abril / 2007 2 pginas


Nome: N: Turma: D _________

L a prova com ateno, situando correctamente todas as perguntas


1. Assinala com uma cruz (X) a opo que torna cada frase numa afirmao verdadeira.

_ .

O rio
um curso de gua que nasce no mar. um curso de gua permanente que corre geralmente num vale. um curso de gua permanente que corre geralmente numa montanha. todas as opes anteriores so verdadeiras.

Os afluentes so
rios principais. cursos de gua que se juntam a outros cursos de gua de menor importncia. o local onde nascem os rios. nenhuma das opes anteriores verdadeira.

A nascente
o local onde desagua o rio. o local onde nasce o rio. local do rio de maior altitude. duas das opes anteriores so verdadeiras.

O curso superior do rio caracteriza-se por


vales profundos, e declive pouco acentuado. vales estreitos e pouco profundos. vales encaixados, profundos e declive acentuado. nenhuma das opes anteriores verdadeira.

Professor: Rui Pimenta

p. 1

Nome:

N:

Turma: D

[2 PARTE]

2. Considera as afirmaes que se seguem. 2.1 Assinala com V ou F as frases que consideras, respectivamente, Verdadeiras ou Falsas. a) O rio um curso de gua permanente, porque no Vero o leito fica sem gua. b) Margem a rea envolvente ao leito do rio. c) O leito o espao compreendido entre dois afluentes, ocupado pelas guas do rio. d) Caudal mede-se em m3/s. e) caudal a quantidade de gua que passa em determinado sector do rio, por unidade de tempo. f) Regime a variao do caudal ao longo do ano. g) A nascente dos rios coincide com o local de maior altitude do percurso do rio. h) A foz dos rios sempre o mar. i) A foz dos afluentes sempre no mar. j) O curso superior corresponde foz do rio. l) O curso superior caracteriza-se por vales estreitos, encaixados e profundos. m) O curso inferior tem um declive muito acentuado. n) O rio tem quatro tipos de curso: superior, mdio, inferior. 2.2. Corrige trs das afirmaes que assinalaste como falsas na questo anterior. Alnea__)___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ Alnea__)___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ Alnea__)___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ 3. Observa a Figura 1. 3.1. Assinala no mapa (Figura 1) um rio principal e um rio afluente, de acordo com a legenda. 1 Rio principal 2 Afluente Figura 1 Bom trabalho!
Professor: Rui Pimenta
p. 2

Anda mungkin juga menyukai