Anda di halaman 1dari 21

CENTRO UNIVERSITRIO DA GRANDE DOURADOS

JUSSARA HECK VIDAL

RELATRIO FINAL DO ESTGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

DOURADOS

2012

CENTRO UNIVERSITRIO DA GRANDE DOURADOS

JUSSARA HECK VIDAL RGM 053.237

RELATRIO FINAL DO ESTGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Relatrio das atividades desenvolvidas durante o perodo de Estgio Supervisionado, componente curricular obrigatrio na disciplina de Estgio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental II do curso de Pedagogia a Distncia UNIGRAN - Centro Universitrio da Grande Dourados, sob a coordenao da Professora Mestre Lucia Eugenia Pittas Martini, relatrio este que se constitui em instrumento de avaliao final da referida disciplina.

DOURADOS 2012

SUMRIO

INTRODUO 1. ESTGIO DE GESTO ESCOLAR 1.1Dados de identificao da escola ............................................................................ 6 1.2 Caracterizao da estrutura fsica e material da escola .......................................... 6 1.3 Aspectos organizacionais da escola ........................................................................ 7 1.4 Caractersticas do Projeto Poltico Pedaggico ...................................................... 8 1.5 Aspectos da organizao didtico-pedaggica da escola ...................................... 9 1.6 A Anlise comparativa: o real e o ideal da Gesto Escolar ................................... 10 2. ESTGIO DE DOCNCIA ASSISTIDA 2.1 Aspectos observados na turma do quarto ano ........................................................ 11 2.2 Descrio crtica da Docncia Assistida ................................................................ 13 2.3 Anlise reflexiva da ao docente no estgio ........................................................ 17 CONSIDERAES FINAIS REFERNCIAS ANEXOS

INTRODUO

O presente relatrio componente curricular obrigatrio na disciplina de Estgio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental II, stimo semestre, do curso de Pedagogia a Distncia UNIGRAN - Centro Universitrio da Grande Dourados e tem a finalidade registrar as atividades desenvolvidas, pela aluna Jussara Heck Vidal, RGM 053.237, durante o perodo de Estgio Supervisionado, e foi elaborado como instrumento de avaliao final para aprovao na referida disciplina. O estgio foi desenvolvido na Escola Municipal Lide Bonfim Andrade, localizada no Jardim gua Boa, em Dourados MS, na turma do 4 ano vespertino da professora Sirlei Aparecida Spessoto Rodelini. O relatrio est dividido em dois captulos. No primeiro, so apresentados dados colhidos na rea de Gesto Escolar, observao dos aspectos organizacionais, estruturais e didticopedaggicos da escola Lide Bonfim Andrade. No segundo, esto descritos as observaes da turma do 4 ano, a forma de elaborao do Projeto de Ensino e como foi executado, e ainda uma anlise sobre a ao docente. O estgio uma oportunidade de desenvolver um aprendizado significativo, superar dificuldades como exemplo, o domnio da sala de aula, e contribui para o auto-conhecimento e a percepo das deficincias do futuro professor, testar conhecimentos como forma de aperfeio-los e construir uma identidade profissional. Uma das maiores dificuldades que encontrei durante o desenvolvimento do estgio, foi ter acesso s informaes da escola, como o Projeto Poltico Pedaggico, o regimento escolar, e os Projetos de Ensino. Outro grande desafio foi o domnio da sala, uma vez que o estagirio um ser intruso no mundo escolar da criana, mas este aspecto demonstrou um elemento de surpresa que colaborou de forma muito produtiva no desenrolar das atividades, mantendo a sala atenta e concentrada. As sugestes feitas pela professora, para integrar o ldico e formas de registrar as atividades desenvolvidas, contribuiu para o aperfeioamento de futuras atividades.

1 ESTGIO DE GESTO ESCOLAR

Durante o perodo de estgio em que estive em contato com as coordenadoras pedaggicas, a direo e a secretaria escolar, foram muito proveitosos, pois pude observar a rotina administrativa da escola e fazer uma anlise crtica, baseada nas informaes do guia de estudos, como deve ser uma escola democrtica. Tomo como base para minhas observaes da Gesto Escolar as seis reas, destacadas por Libneo, para que o gestor e a coordenao pedaggica possam dar apoio pedaggico e operacional para o sucesso da escola. A primeira rea destacada pelo autor com relao ao planejamento, formulao e execuo do PPP. Elaborado em 2011, o documento traa em linhas gerais as metas para o ano letivo e as atividades de cada setor da escola, inteno da escola formar cidados crticos, independentes e solidrios, porm no defini quais as atitudes prticas para atingir este objetivo. A coordenao relata que o maior desafio no esta em fazer as mudanas necessrias, mas sim em sustent-las, garantindo sua aplicao. Quanto utilizao do PCN, a coordenao pedaggica busca adequ-lo a realidade escolar, para nortear a proposta pedaggica. Mas destaca que ainda existe muita resistncia, principalmente dos professores mais antigos, em desenvolver uma proposta mais moderna de ensino. A organizao e o desenvolvimento do ensino, acontece em dois momentos, no planejamento anual, feito no incio do ano letivo, por professores, coordenadores e a direo da escola, onde organizado o calendrio escolar e os projetos que sero desenvolvidos durante o ano. Neste ano o eixo temtico abordado foi Cidadania, desenvolvido atravs do Projeto Cidade Educadora. E outro momento de reflexo, acontece uma vez por ms, onde os professores e a coordenao pedaggica se renem para tratar dos ajustes no planejamento e analisar a situao dos alunos que esto com dificuldades, desenvolvendo estratgias para melhor o processo ensino-aprendizagem. Dentre as atribuies da gesto tcnica-administrativa, a diretora executa principalmente atividades administrativas e financeiras, cabendo ao seu adjunto as atividades de coordenador e articulador junto aos funcionrios, alunos e pais. A formao continuada dos funcionrios determinada pela Secretaria Municipal de Educao anualmente, e so planejadas conforme os resultados das avaliaes internas da

6 escola. A avaliao do aprendizado acontece, de forma contnua e cumulativa, prevalecendo o aspecto qualitativo sobre o quantitativo, possibilitando a acelerao de estudos para alunos com atraso escolar, estudos de recuperao paralelos ao perodo letivo e processos avaliativos bimestrais. A avaliao da instituio feita no final de cada ano letivo e tem por finalidade discutir e melhorar os pontos negativos, valorizar os pontos positivos, discutir metas e aes para o novo ano letivo, tendo como base o ano anterior, garantindo desta forma a qualidade no ensino.

1.1 Dados da identificao da escola O estgio foi realizado na Escola Municipal Lide Bonfim Andrade, localizada rua Maria de Carvalho n 560 no Jardim gua Boa, tem como diretora Sandra Santos de Oliveira e seu adjunto Diogo Ferreira de Moraes, criada atravs do Decreto 147 de 18/07/1991, tem como licena de funcionamento o Alvar n 14.879 de 01/09/2010, expedido pela Prefeitura Municipal de Dourados, oferece desde a pr-escola na educao infantil, ensino fundamental e EJA, primeira e segunda fases Atualmente a escola est terminando uma reforma que contemplou duas salas de aula, um depsito, um bicicletrio e uma horta.

1.2 Caractersticas da estrutura fsica e material da escola A escola tem mais de 83 funcionrios, sendo que o corpo docente concursado com formao superior compreende 52 profissionais e 4 contratados. Na rea administrativa, 27 funcionrios ocupam cargos variados como, cozinheira, faxineira, vigia, secretarias, coordenadoras, inspetoras, diretora e vice. Dois teros destes funcionrios possuem o ensino superior, o restante com ensino mdio e a minoria somente com ensino fundamental. A estrutura da escola bem ampla e suas instalaes esto em perfeito estado, pois passou por uma grande reforma no ano passado. Atualmente est concluindo a ampliao de duas salas de aula, um depsito, um bicicletrio e uma horta.

7 Das 23 salas de aula, 5 possuem ar condicionado, as demais ventiladores de teto, boa iluminao e cortina nas janelas. A parte administrativa conta com 1 sala multiuso, 1 sala de reforo escolar, 1 sala de professores, 2 de coordenao, 1 secretaria, 1 biblioteca, e laboratrio de informtica. Entre os materiais didticos disponveis existe uma copiadora, 5 computadores, 2 televisores, 2 vdeos, 1 mimegrafo e um data show. A escola conta ainda com 1 cozinha, 1 despensa e o refeitrio fica em rea aberta e coberta em frente da cozinha, disposto com mesas e bancos fixos. As reas livres da escola compreendem, 1 quadra coberta, um parquinho com areia e brinquedos infantis, rea isolada para a recreao da pr escola, um salo de eventos chamado de Plem, e uma rea de convivncia com mesinhas e bancos de concreto em baixo de rvores.

1.3 Aspectos organizacionais da escola No mbito organizacional, a gesto da escola procura ser democrtica, buscando a opinio de todas as partes envolvidas para resolver os impasses. O relacionamento da diretora com o pessoal tcnico, docente e administrativo muito bom, a maioria aprova sua maneira de administrar a escola. As atividades administrativas so um tanto burocrticas, devido a prestao de contas junto a Secretaria de Educao, ocupando com isso, a maior parte do tempo da diretora com reunies e acompanhamento de relatrios, etc. Fica a cargo do diretor adjunto o contato maior com os alunos, professores e a comunidade. A forma de difundir as informaes dentro e fora da escola ainda precria, consiste em anexar avisos nos portes e corredores, promovendo uma poluio visual o que muitas vezes dificulta atingir o objetivo que o de informar. Quanto ao funcionamento da escola, funciona nos trs perodos, matutino, vespertino e noturno. Neste ltimo com um nmero bem reduzido de salas, somente quatro, do EJA. O nmero de vagas fixado pela Secretaria de Educao, contemplando no mximo 30 alunos por sala e com reduo de cinco alunos para cada aluno especial. Todo ano acontece uma disputa por vagas no perodo matutino, pois a maioria se destina aos alunos da zona rural que dependem do nibus da Prefeitura para chegarem at a escola. Para tentar amenizar esta situao organizada uma distribuio de senhas para matrculas no

8 perodo matutino dos demais alunos, com isso muitos pais chegam a dormir na escola para conseguir matricular os filhos neste perodo. Durante o perodo letivo, pode ocorrer o remanejamento de alunos por transferncia de turno ou quando estes no conseguem uma adaptao satisfatria em determinada sala e ainda nos casos de atraso no acompanhamento da turma. A recuperao feita no final do ano, dentro do horrio normal de aula, quando o aluno, aps passar pelo conselho de classe ainda no atingiu a mdia esperada. A entrada e sada dos alunos organizada, exigncia do uniforme e os alunos do pr-escolar so entregues diretamente na sala de aula para a professora e saem quinze minutos antes dos demais alunos para evitar o atropelo dos alunos maiores. O controle de faltas feito atravs do dirio e do acompanhamento semanal da coordenao pedaggica com o intuito de diminuir a evaso escolar. Quanto merenda escolar, servida diariamente pelas cozinheiras, quinze minutos antes do horrio para o recreio, o que de certa forma prejudica e interfere nas atividades pedaggicas, pois diminui o tempo disponvel.

1.4 Caractersticas do Projeto Poltico Pedaggico A escola possui um Projeto Poltico Pedaggico, elaborado em 2011, onde participaram todos os funcionrios da escola com a colaborao da Secretaria de Educao e atualmente esta passando por uma avaliao para possveis alteraes. Na escola existem duas cpias, uma na secretaria e uma na coordenao pedaggica. Ao analisar o PPP, percebi a preocupao em definir metas para o ano letivo em linhas gerais, bem como as atividades de cada setor da escola, a inteno da escola formar cidados crticos, independentes e solidrios, porm no defini quais as atitudes prticas para atingir este objetivo, tambm no traz de forma clara como se d a avaliao dos processos e resultados previstos no projeto. Segundo a coordenao, o PPP foi discutido por todos, porm muitos professores foram substitudos durante o ano passado, sendo necessria uma nova reunio para passar a proposta curricular. Ela diz que apesar dos esforos da coordenao a maioria dos professores no recorre ao PPP para elaborar o plano de ensino.

9 1.5 Aspectos da organizao didtico-pedaggica A organizao didtico-pedaggica acontece em planejamento anual, por professores, coordenadores e a direo da escola, onde organizado o calendrio escolar e o Projeto Cidade Educadora, desenvolvido dentro do eixo temtico da cidadania. Acontecem reunies mensais, onde os professores e a coordenao pedaggica tratam dos ajustes no planejamento e analisam a situao dos alunos que esto com dificuldades, desenvolvendo estratgias para melhor o processo ensino-aprendizagem e ainda semanalmente para as orientaes sobre os planos de aula, existe uma tentativa por parte da coordenao em desenvolver este planejamento em conjunto entre as reas de conhecimento, porm a dificuldade em estabelecer um horrio que atenda todos os professores o maior obstculo. Os livros didticos so escolhidos pelos professores no incio do ano e analisado pela coordenao, a escolha encaminhada pela direo Secretaria Municipal de Educao, que verifica quais os livros escolhidos pela maioria das escolas do Municpio e faz a compra e posterior distribuio entre todas as escolas Municipais de Dourados, o que muitas vezes compromete o desenvolvimento escolar segundo o contexto social do aluno, pois uma escola do centro da cidade no tem as mesmas situaes de uma escola da zona rural. Quanto organizao interna das salas, convencional. Salas sem muita decorao ( a no ser as do pr-escolar), carteiras dispostas em fileiras, armrio para guardar atividades dos professores e material de apoio s aulas, no existe os cantos de leitura, etc., pois o espao fsico acaba reduzido pelo excesso de alunos. Forma esta que acaba por gerar um problema de disciplina, muito difcil dar aula em salas muito cheias, exige muito do professor e dos alunos, que devem ficar quietos para poder ouvir o professor, acarretando um stress coletivo, desencadeando algumas vezes bate boca, inimizade e agresses fsicas. O maior problema de infraes disciplinares da escola so as discusses e brigas entre alunos, gerados por desentendimentos banais, tais como namorado, inveja, esbarro na hora do recreio, etc. e casos de porte de objetos proibidos: canivete, estilete, soco-ingls, etc. onde necessrio a presena da Guarda Municipal. Dependendo dos casos de indisciplina so aplicadas sanes como, advertncia verbal para o aluno, solicitao da presena do responsvel, suspenso ou nos casos mais graves o encaminhamento ao conselho tutelar.

1.6 Anlise comparativa: o real e o ideal da Gesto Escolar

10 O sistema de ensino brasileiro requer uma nova postura dos diretores frente s escolas de educao bsica, onde a Gesto deve contar com a participao popular na tomada de deciso, aqui entendida como Gesto Democrtica. O que caracteriza uma autonomia progressiva no mbito pedaggico, administrativo e financeiro, conforme destacam os artigos da LDB:
Art. 14. Os sistemas de ensino definiro as normas de gesto democrtica do ensino pblico na educao bsica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princpios: I participao dos profissionais da educao na elaborao do projeto poltico pedaggico da escola; II participao das comunidades escolar e local em Conselhos Escolares ou equivalentes. Art. 15. Os sistemas de ensino asseguraro s unidades escolares pblicas de educao bsica que os integram progressivos graus de autonomia pedaggica e administrativa e de gesto financeira, observadas as normas gerais de direito financeiro pblico.

Comparando os Artigos com o contexto observado, durante o estgio supervisionado, na Escola Municipal Loide Bonfim Andrade, percebe-se que a existncia da Lei e os esforos da diretora e sua equipe, no garante na prtica a Gesto Democrtica idealizada. A efetiva participao do Conselho Escolar, a escolha do diretor atravs de eleio e a autonomia para elaborar o Projeto Pedaggico, so importantes mecanismos de descentralizao do poder para consolidar uma gesto democrtica, porm, na realidade da escola observada, o PPP, por exemplo, no utilizado para a elaborao dos planos de aula com regularidade, seja porque os professores planejam isoladamente suas aulas, ou porque nem todos os professores conhecem os recursos pedaggicos disponveis (brinquedos, vdeos, jogos, acervo da biblioteca, programas), devido a rotatividade de substitutos por causa de afastamentos dos professores por atestados mdicos, fator este, que deve ser evitado para no trazer a descontinuidade dos processos de amadurecimento para a transformao (Martini, 2011/2). Conforme Luck (2000) um dos fundamentos para o modelo democrtico de gesto esta em ... priorizar a participao conjunta e mobilizar equipes atuantes..., sendo o gestor um agente articulador. Como a gestora da escola Loide, foi eleita em 2012, ocupa ainda, a maior parte do tempo com a burocracia, Secretaria de Educao e atendimento a pais de alunos. Centralizando muitas atividades, acaba perdendo o foco na funo efetiva do gestor: coordenar e acompanhar as equipes, delegar responsabilidades, planejar, organizar e avaliar procedimentos, aes estas, que facilitam a organizao escolar interferindo diretamente no desempenho dos alunos.

11 O outro fator determinante da gesto democrtica o dilogo. Para Ferreira (2004), esta caracterstica entendida como ... uma generosa disposio de abrir-se ao outro que ir somar compreenses convergentes ou divergentes no sentido da construo da humanizao das relaes. Neste sentido, a diretora Sandra, procura fortalecer as relaes sociais e culturais dentro da comunidade escolar, valorizando e reconhecendo os esforos da equipe, atravs de confraternizaes, reunies, confeco de lembrancinhas em datas comemorativas (dia dos professores, do servidor pblico, etc.), como forma de aproximao entre a direo e os funcionrios, mas observando a realidade da coordenao pedaggica, percebe-se a dificuldade dos professores em compartilhar capacidades, habilidade e trocar experincias. Segundo as Coordenadoras, nas reunies pedaggicas a discusso se resume aos avisos e questes administrativas, tornando distante o entrosamento e o dilogo propulsor de um planejamento que valorize as competncias. J na formao continuada, ofertada pela Secretaria de Educao, os temas abordados no correspondem s reais necessidades da unidade educacional. Assuntos como gesto de conflitos, relacionamento interpessoal, motivao, tica e postura profissional contribuem para a apropriao de novos conhecimentos, que venha de encontro superao de vcios profissionais, fruto de uma formao profissional centralizadora de uma escola tradicionalista. Diante das observaes e comparaes aqui descritas, conclu que a gesto da Escola Municipal Loide Bonfim Andrade, apesar de almejar uma Gesto Democrtica, ainda esta descobrindo os caminhos que deve percorrer para chegar escola que deseja ser. O processo de democratizao da escola pblica no deve ser uma utopia, mas uma realidade, construda no dia a dia, atravs da disposio para a mudana, e a quebra de paradigma, no s da direo, mas de professores, funcionrios, pais e alunos, atendendo s caracterstica especificidades das comunidades nas quais est inserida e com as quais deve assumir um carter educativo que desenvolva o ser humano.

2. ESTGIO DE DOCNCIA ASSISTIDA O Estgio de Docncia Assistida proporcionou um conhecimento prtico de aplicar a teoria abordada nesta matria, pude compreender minha ao como educadora e as competncias necessrias uma boa gesto escolar. Inicialmente fiz contato telefnico, para combinar o dia da minha visita, me apresentei na Escola Municipal Loide Bonfim Andrade, fui muito bem recebida pela diretora Sandra que me

12 apresentou coordenadora responsvel pelas sries iniciais, conheci as dependncias da escola, e fui apresentada a outros funcionrios. Combinei com a coordenadora de acompanhar seu trabalho durante dois dias e a turma de 4 ano durante uma semana, a ps este perodo faria a regncia. No dia seguinte fui apresentada professora e sala, acertei os detalhes para iniciar a observao da turma do 4 ano. Tudo correu tranquilamente, porm com o falecimento do pai da diretora e o feriado da Proclamao da Repblica minha regncia foi alterada.

2.1 Aspectos observados na turma do 4 ano A observao foi realizada nos dias 15 e 16/10/12. No primeiro dia, fui apresentada turma pela professora, os alunos ficaram eufricos e falavam todos ao mesmo tempo, ento ela explicou que eu estava aprendendo a ser professora, por isso ficaria dois dias com eles. A turma composta por 33 alunos, sendo 11 meninas e 22 meninos, por ter maioria masculina um pouco agitada, porm com boa participao. A professora iniciou a aula com a orao do Pai Nosso, a maioria dos alunos repete a orao de modo mecnico e no entendem muito bem o que esto fazendo. Nas duas primeiras aulas de Lngua Portuguesa, o objetivo foi produo textual, a estratgia utilizada foi distribuir imagens da histria Chapeuzinho Vermelho para cada aluno escrever um texto sobre elas. Minha presena tumultuou um pouco a aula, pois tudo que os alunos faziam vinham me mostrar ou solicitavam minha presena para auxili-los em tarefas passadas pela professora, isso me deixou um pouco insegura, pois no sabia se podia ajudar ou no, na hora do intervalo conversei com a professora e ela me pediu para ficar s observando, conversou com a turma e pediu que eles no me procurassem mais, pois eu tinha que fazer umas anotaes. Aps o intervalo para o recreio os alunos retornaram muito agitados devido ao intenso calor, apesar de dois ventiladores de teto, no foram suficientes para amenizar o cheiro de suor ( os alunos tem o hbito de jogar bola no intervalo). Foi bem difcil acalmar a turma, ento a professora liberou os alunos de dois em dois para tomar gua e lavar o rosto, enquanto isso foi distribuindo uma avaliao de Geografia sobre diferenas entre a rea rural e urbana, realizou a leitura da avaliao, explicando as questes. Um aluno chamado Lucas, comeou a chorar dizendo que no tinha estudado para a prova, que a professora no havia avisado e que, se tirasse nota baixa, iria apanhar do pai.

13 Fiquei muito preocupada com a reao intensa do garoto prova. A professora explicou para a sala que no era uma prova que valia nota para o boletim e sim para ver como eles estavam aprendendo. Este acontecimento me fez refletir como um professor precisa ser sensvel e afetivo, e como o relacionamento dos pais interfere na educao dos filhos. Conforme os alunos terminavam a prova ficavam conversando e esperando tocar o sinal da sada, atrapalhando os demais. Ao analisar este primeiro dia, conclu que, se a professora tivesse aplicado a avaliao nos dois primeiros tempos os alunos poderiam ter rendido mais, pois estariam descansados e se tivesse explicado o motivo da prova, talvez o aluno Lucas no tivesse a mesma reao. No segundo dia, os alunos j no estavam interessados na minha presena, o que facilitou o registro das observaes. Na aula de Matemtica, o objetivo foi fixar a tabuada, atravs da resoluo de uma lista de exerccios contendo contas de multiplicao e diviso alm de problemas. Percebi que muitos alunos recorriam professora, pois no estavam conseguindo resolver os problemas, depois de aproximadamente 40 minutos, a professora realizou a correo no quadro, devido ao acumulo de alunos em sua mesa. Nas duas ltimas aulas de Cincias, os alunos copiaram um texto sobre o sistema circulatrio, os alunos reclamaram muito de ter que copiar um texto to grande e ainda sete questes para responder, porm durante a explicao do texto toda turma participou ativamente com comentrios e perguntas, depois fomos biblioteca conhecer um modelo do sistema circulatrio em um esqueleto humano. Os recursos pedaggicos utilizados durante as aulas foram: lousa e material impresso, modelo de esqueleto humano. A organizao da sala tradicional, alunos em fileiras, e a estratgia utilizada para apresentao dos contedos foi expositivas, eventualmente a professora perguntava para a sala sobre o conhecimento prvio do assunto, novos conhecimentos so registrados pelos alunos na forma de aplicao de questionrios ou sabatina individual. Houve avaliaes no perodo de observao, e a professora costuma verificar os cadernos dos alunos como forma de compor a nota final, que consiste na mdia entre a nota da prova, de conceito e do caderno. A professora observada do tipo tradicional, pois no utiliza de metodologias mais dinmicas, como sala de informtica, biblioteca, filmes, jogos, debates, etc. para tornar o processo ensino-aprendizagem menos enfadonho para os alunos, contribuindo para assimilao dos contedos. O relacionamento entre ela e os alunos e bom, mas muitas vezes os alunos reclamam de ter que copiar muito do quadro e tambm que precisam copiar as questes dos livros didticos

14 para o caderno e depois resolv-las, isso gera bastante estresse na turma e atrasa o rendimento da aula. Ao conversar sobre o assunto com a professora, soube que os livros so devolvidos e reutilizados no ano seguinte por outro aluno, por isso, os alunos no podem escrever diretamente no livro. Sugeri a professora que fizesse da tarefa, a cpia dos exerccios antecipadamente, otimizando desta forma o tempo em sala de aula. Ao final destes dois dias, percebi que a dinmica da sala de aula muito intensa, mediar conflitos o tempo todo, ser criativa, ter equilbrio, ser justa, dar bons exemplos, e ainda ensinar... Realmente no fcil ser professora! Ao perguntar a professora se ela gostava de ser professora, ela respondeu que sim, mas muito cansada por dar aula os dois perodos. Esse talvez seja um dos principais motivos que levam muitos professores a perder o brilho em suas aulas e de encantar seus alunos, o que uma pena, pois educar maravilhoso! Sugeri ento a professora alguns filmes como o O Clube do Imperador que trata da postura e avaliao docente e a Onda que trata de estratgias pedaggicas.

2.2 Descrio crtica da Docncia Assistida A escolha do projeto Dourados Presente e Passado, foi feito por sugesto minha e a professora aceitou, pois o assunto tema do livro de Histria, e segundo a grade curricular da escola, precisa ser abordado. O objetivo despertar nos alunos o respeito e o comportamento preservacionista em relao s tradies, saberes e culturas locais, consideradas como patrimnio coletivo. A compreenso do passado e do presente fundamental para buscar a explicitao da origem dos alunos, e para o entendimento e a preservao da cultura. A partir da compreenso da realidade vivida, pretendeu-se desenvolver a cidadania consciente e a socializao do conhecimento, disseminar os fatos histricos relacionados trajetria de Dourados e seu desenvolvimento. O projeto foi desenvolvido em cinco aulas, contemplando as disciplinas de Lngua Portuguesa, Geografia, Matemtica, Cincias, Histria, totalizando 16 horas/aulas. A metodologia utilizada, levando em considerao a idade dos alunos, foi desenvolvida atravs de pesquisa feita pelos alunos com a famlia e no laboratrio de informtica, com o intuito de levantar dados suficientes para o desenvolvimento do projeto.

15 No primeiro dia, cheguei sala do Quarto ano D junto com a professora os alunos vieram ao nosso encontro e me reconheceram, ficaram muito eufricos e perguntaram se eu j tinha virado professora, respondi que durante cinco dias eu daria aula para eles e se gostassem da aula eu seria ento professora. A professora explicou aos alunos que eu ficaria no lugar dela como se fosse um teste para ver como eu me sairia dando aula e que ela ia ficar observando. Um aluno deu risada e disse que hoje ia ser a professora que ia anotar as coisas, fazendo uma aluso aos dias em que eu fiz a observao. Ento iniciamos a aula com o Pai nosso, depois eu me apresentei novamente para que eles lembrassem meu nome, expliquei o que era o Projeto e pedi que eles falassem o que entenderam, virou uma confuso na sala, todos queriam falar ao mesmo tempo, ento a professora teve que intervir. Grudei algumas fotos antigas e recentes na lousa: Hospital Evanglico, Farmcia Popular, Avenida Marcelino Pires, Praa Antonio Joo e Usina Velha. Fui explicando que com o passar do tempo todas as coisas vo mudando inclusive eles, perguntei se eles lembravam como era a sua rua ou o bairro onde moravam antigamente e falei sobre cada foto numa comparao entre o passado e o presente. Todos queriam falar alguma coisa, ento pedi que eles escrevessem as suas observaes no caderno, depois que eles terminaram sugeri que eles levassem para casa um questionrio para pesquisar com a famlia hbitos e costumes antigos, como comida, maneira de falar, roupas, acessrios etc. Bateu o sino para o recreio, eu e a professora fomos para a sala dos professores e ela me apresentou para alguns professores que eu ainda no conhecia. Depois do intervalo mostrei o Mapa de Dourados, expliquei sobre a escala e a medida de cumprimento, usei uma rgua de madeira grande para medir a distncia entre os bairros e a escola. Muitos alunos disseram que j sabiam medir as coisas. No livro de matemtica copiaram situaes problemas para resolver no caderno, somente trs alunos tiveram dificuldade na resoluo dos problemas. A professora interveio solicitando que guardassem os materiais, pois ia bater o sinal. Ento todos saram correndo e eu acompanhei a professora at a sala de professores, ela me disse que gostou muito da aula e que era normal no primeiro dia eles ficarem muito afoitos, por isso ele se manifestou algumas vezes. No segundo dia, quando cheguei na escola e os alunos j vieram me encontrar e acompanharam at a sala, a professora atrasou um pouco porque foi pegar o toca CD na coordenao. Iniciei com a orao de costume, assim que a professora chegou, todos os alunos perguntaram para que o toca CD, ento expliquei que hoje iramos ouvir o Hino de Dourados e depois iramos fazer umas frases bem bonitas sobre nosso cidade. Aprontei o

16 equipamento e iniciei a msica, todos ficaram em silncio, quando terminou alguns alunos disseram que j tinham ouvido o Hino, ento expliquei a importncia do amor a nossa ptria e a nossa cidade, e que a pessoa que escreveu esta msica gostava muito da cidade, pedi que cada um redigisse duas frases exclamativas sobre Dourados, e duas interrogativas ao escritor do Hino. Depois que todos escreveram entreguei um caa palavras para procurar as palavras contidas no Hino. Alguns alunos entregaram muito rpido, outras demoraram um pouco. Depois que todos entregaram o caa palavras, expliquei que iriam conhecer desenhos muito interessantes e que representavam muitas coisas, fiz um pouco de suspense e os alunos ficaram agitados. Fixei trs modelos de grficos: barras, pizza e linha, falei que servia para representar alguma coisa e dei um exemplo simples, contei as meninas e os meninos e fiz duas barras na lousa, ento pedi que usassem o livro de Matemtica para resolver alguns problemas, onde teriam que desenhar alguns grficos. Conforme iam resolvendo vinham me mostrar os seus desenhos todos orgulhosos e eu dei um incentivo, escrevendo parabns! Pedi quem no terminou, fazer em casa, pois o sinal j ia bater para o intervalo. Me despedi, desejando um bom final de semana a todos, pois as outras aulas eram de Artes e Ed.Fsica. Acompanhei a professora que me disse que difcil controlar o horrio para que o planejamento seja aplicado corretamente. Na segunda-feira dia 26/11/12, cheguei bem cedo pra pegar na biblioteca alguns dicionrios, alunos me viram e ajudaram a lev-los para a sala, entramos a professora chegou, ela fez a chamada e muitos alunos faltaram. Perguntei aos alunos se lembravam do Hino de Dourados, todos responderam que sim, ento entreguei a letra do Hino e pedi que eles fizessem quatro grupos com 5 alunos e um grupo com 6, chamei um aluno para distribuir os dicionrios aos grupos, enquanto alguns meninos mais agitados perguntavam toda hora o que iam fazer, expliquei que iria ler o texto e depois eles deveriam procurar no dicionrio as palavras desconhecidas. Esta experincia foi muito marcante para mim, pois eles tiveram muita dificuldade em usar o dicionrio e tive que explicar como era, e demorou muito, a sala virou um tumulto e eu fiquei apavorada e pedi a professora que me ajudasse, aos poucos eles se acalmaram e conseguiram fazer a atividade. Durante o intervalo peguei na coordenao os materiais para fazer o jogo dos cartes. Ao retorna do intervalo permaneceram nos grupos e utilizei o livro de Geografia para explicar o que relevo, clima e hidrografia, ento distribui pedaos de cartolina e canetinha para cada grupo. Dividi o texto entre os grupos para fazer trs perguntas sobre cada parte. Depois expliquei as regras do jogo: eu vou ler todas as perguntas e embaralhar as cartas, sorteio um grupo para iniciar e fao a pergunta, quem

17 acertar faz ponto. Foi muito divertido e para minha surpresa a maioria das perguntas eles sabiam, o grupo que ganhou ficou caoando dos outros, ento distribu um pirulito para todos e disse que todos eram vencedores pois se esforaram e aprenderam a matria. Ao termino da aula alguns pais vieram me conhecer, pois as crianas haviam comentado que estavam com professora nova, ento expliquei que era s um estgio e logo iria deix-los. Na tera-feira, iniciei com a orao e depois utilizamos o livro de Matemtica para resolver problemas e construir um grfico em forma de pizza com papel pardo, canetinha e lpis de cor, dividi a sala em grupos de quatro e distribui informaes sobre a escola, como quantidade de salas, quantos meninos e meninas tem na escola, quantas professoras, quantos funcionrios, etc. a cada grupo construir o seu grfico, os alunos ficaram muito compenetrados em realizar a tarefa, de vez em quando algum solicitava a minha opinio sobre o seu desenho, outros perguntavam para a professora como estava. Depois do intervalo, dialoguei com os alunos sobre o que uma alimentao saudvel, o que eles gostavam de comer o que era saudvel ou no, li um texto sobre a cultura alimentar no livro didtico de Cincias e pedi que eles consultassem o questionrio que haviam feito no primeiro dia e pesquisasse quais os alimentos que eram mais consumidos antigamente e fizessem um quadro comparativo no caderno entre os costumes alimentares antigos e atuais, alguns alunos perceberam que antigamente se comia muito mais frutas e verduras que hoje, pois a maioria vivia na zona rural como citou uma aluna que morava no stio, ento sugeri que com base na pesquisa e nos conhecimentos sobre alimentos saudveis, cada aluno confeccionasse um cardpio em papel sulfiti, para uma refeio do dia: caf da manh, ou almoo ou jantar. Ao terminarem, guardaram os materiais e nos despedimos. No ltimo dia de estgio tive somente as duas ltimas aulas, quando entrei na sala as crianas j vieram me perguntar se no nos veramos mais, eu as tranqilizei e disse que amanh eu iria vir para colocarmos nossos trabalhos na biblioteca para todos verem. Ento sugeri que eles fizessem uma releitura do Hino de Dourados, substituindo as palavras desconhecidas por sinnimos, num cartaz bem grande. Fizemos um esboo e corrigimos a ortografia, depois cada aluno escreveu uma linha e todos decoraram com canetinha e papel crepon. No dia seguinte, cheguei cedo e os alunos vieram me encontrar, entramos na sala e reunimos os trabalhos, a professora ajudou a arrumar um local na biblioteca para acomodar e pendurar as produes dos alunos, enquanto arrumamos tudo a professora foi chamar as outras duas turmas do quarto ano para visitarem a nossa exposio. Foi um sucesso, os alunos ficaram muito orgulhosos em expor suas produes.

18

2.3 Anlise reflexiva da ao docente no estgio

Ao final do estgio pode-se observar que os objetivos propostos no plano de aula no puderam ser totalmente aplicados, houve algumas adaptaes e supresses. Promover a socializao, a autonomia, fornecer elementos estimuladores para a produo de conhecimento, proporcionando aos alunos a comparao entre o passado e o presente como forma de despertar o sentimento de pertencimento e preservao do que local. Considerando a quantidade de alunos em sala, a faixa etria e a forma ativa de participao da turma, as expectativas iniciais foram superadas. Um dos grandes desafios foi o domnio de sala, uma vez que o estagirio um ser intruso no mundo escolar da criana, mas este aspecto demonstrou um elemento de surpresa que colaborou de forma muito produtiva no desenrolar das atividades, mantendo a sala atenta e concentrada. As observaes feitas pela professora, contriburam para o aperfeioamento de futuras atividades. Percebi a importncia de conhecer as crianas, pois cada uma delas tem um ritmo diferente de aprendizagem, uns pegam as coisas no ar, outros precisam ser mais estimulados. Este conhecimento s conquistado com o convvio tanto com os alunos como com os pais, pois a educao de casa influncia muito na escola. preciso conhecer o contexto de cada um. No incio tive muita dificuldade em administrar o tempo de cada matria com o planejamento, depois que a professora explicou que isso era normal e que o projeto deve ser flexvel e acomodar o ritmo dos alunos, e que os mesmos contedos devem ser retomados vrias vezes de formas diferentes para que os alunos assimilem melhor os contedos. A disciplina de Estgio sem dvida um espao de construo da profisso de professor, proporcionando uma formao consciente do papel social na ao, refletindo sobre ela e sobre o conhecimento adquirido durante ela, num processo de significao permanente, enriquecendo a formao acadmica, possibilitando por em prtica os conhecimentos adquiridos.

19 CONSIDERAES FINAIS

Apesar das dificuldades que encontrei em concluir esta disciplina, me sinto fortalecida, pois acredito que mudei muitas concepes erradas que tinha sobre a educao e a escola. Sempre fui uma me atuante na escola onde meus filhos estudam, mas depois de vivenciar um pouco da realidade de uma escola, percebi a diferena que faz a participao de toda a sociedade para garantir uma educao de qualidade. O Estgio Supervisionado uma oportunidade de desenvolver um aprendizado significativo, superar dificuldades, como a minha de domnio da sala de aula, alm da contribuir para o meu autoconhecimento, perceber minhas deficincias e ajudar a construir uma identidade profissional. Todas as atividades testaram meus conhecimentos, me fizeram refletir e compreender o que diz Freire (1981): Ningum educa ningum, ningum se educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo. A relao da teoria com a prtica possibilita desenvolver a competncia tcnica e a prxis pedaggica, imprescindvel ao profissional do futuro. Percebi a importncia de conhecer cada criana e seus pais, o contexto de cada um, pois tudo esta interligado influenciando no desenvolvimento de todos, inclusive do professor Levo comigo o rosto destas crianas e a certeza de que ensinar, no transmitir o conhecimento, mas criar as possibilidades para sua prpria construo.

20 REFERNCIAS BIZZO, N. Cincias: fcil ou difcil? 2. ed.So Paulo: tica, 2007. BRASIL. IBGE Censo Demogrfico de Mato Grosso do Sul -1940, 1950, 1960, 1970, 1980, 1991 e 1996. Censo 2000, Contagem da Populao 2007 e *Estimativa IBGE, 2009. ORG.: SILVA, V. F. (2010). _____. IBGE - Censo Demogrfico de Mato Grosso - 1940, 1950, 1960 e 1970, 1980, 1991, 2000 e 2010. ORG.: SILVA, V. F. (2010) e CALIXTO, M. J. M. S. (2008). ______. Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional LDB n 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Senado Federal, 1996. _____. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros curriculares nacionais: matemtica. Braslia: MEC/SEF, 1997. _____. Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros curriculares nacionais: histria, geografia Braslia: MEC/SEF, 1997.166p. Disponvel em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro051.pdf (acesso em 10/11/2012 s 22h). CAVALCANTI, L.S. Geografia, escola e construo de conhecimento. 3 ed. Campinas: Papirus, 2001. CITELLI, B. Produo e leitura de textos no ensino fundamental. 3.ed. So Paulo: Cortez, 2003. FERREIRA, Naura Syria Carapeto. Gesto democrtica da educao na cultura globalizada. Educao & Sociedade, Campinas, vol. 25, n. 89, p. 1227-1249, Set./Dez. 2004

LUCK, Helosa. Perspectivas da Gesto Escolar e Implicaes quanto formao de seus gestores. Em aberto, Braslia, v.17, n.72, ll-33, fev./jun.2000.

MARTINI, Lucia Eugenia Pittas. Estgio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental II. Lucia Eugenia Pittas Martini. Dourados: UNIGRAN, 2011/2. PELOZO, Rita de Cassia Borguetti. Prtica de Ensino e o estgio Supervisionado enquanto mediao entre ensino, pesquisa e extenso.

21 Fonte:http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/conteudo/artig os_teses/2010/Pedagogia/apratestagiosuperv.pdf (acesso em 20/10/2012 as 22h)

PIMENTA, S.G. (org.). O estgio e a docncia. So Paulo: Cortez, 2004. _____. O estgio na formao de professores: unidade teoria prtica? So Paulo: Cortez, 2001 SAVIANI, D. Pedagogia Histrico-Crtica: primeiras aproximaes. So Paulo: Cortez, 1992. Revista Nova Escola Abril/2007; Maio 2007 e Julho 2007. Disponvel em: http://www.novaescola.org.br (acesso em 10/11/2012 s 18h).

Anda mungkin juga menyukai