Anda di halaman 1dari 7

Pesca Artesanal A Pesca uma das atividades produtivas mais antigas da Humanidade.

. Os recursos pesqueiros martimos, costeiros e continentais constituem importante fonte de renda, gerao de trabalho e alimento e tm contribudo para a permanncia do homem no seu local de origem. O pescador (a) artesanal o profissional que, devidamente licenciado pelo Ministrio da Pesca e Aquicultura, exerce a pesca com fins comerciais, de forma autnoma ou em regime de economia familiar, com meios de produo prprios ou mediante contrato de parcerias, desembarcada ou com embarcaes de pequeno porte. Para a maior parte deles o conhecimento passado de pai para filho ou pelas pessoas mais velhas e experientes de suas comunidades. Os pescadores conhecem bem o ambiente onde trabalham como o mar, as mars, os manguezais, os rios, lagoas e os peixes. Do total de cerca de 970 mil pescadores registrados, 957 mil so pescadores e pescadoras artesanais (setembro 2011). Esto organizados atualmente em cerca de 760 associaes, 137 sindicatos e 47 cooperativas. So produzidos no Brasil 1 milho e 240 mil de pescado por ano, sendo que cerca de 45% dessa produo da pesca artesanal. Os maiores desafios da pesca artesanal esto relacionados participao dos pescadores nas organizaes sociais, ao alto grau de analfabetismo e baixa escolaridade, ao desconhecimento da legislao na base, aos mecanismos de gesto compartilhada e participativa da pesca. Desde sua criao em 2003, ainda SEAP/PR, o MPA, como rgo de formulao, coordenao e implementao de polticas e diretrizes para o desenvolvimento e fomento das atividades de pesca e aqicultura, tem articulado atores e aes com vistas a atingir esses objetivos.

.Pesca industrial O segmento da pesca industrial no Brasil de grande relevncia social e econmica para muitos municpios litorneos. Trata-se de uma atividade de base, fornecedora de matria prima para as grandes indstrias de centros de distribuio de alimentos. A pesca industrial caracteriza-se em funo do tipo de embarcao empregada (mdio e grande porte) e da relao de trabalho dos pescadores, que diferentemente do segmento artesanal, possuem vnculo empregatcio com o armador de pesca (responsvel pela embarcao), seja pessoa fsica ou jurdica. A pesca industrial no Brasil responsvel pelo desembarque de metade da produo de pescados de origem marinha. Apesar da vasta extenso da costa brasileira, as condies naturais do nosso litoral sempre foram limitantes para o desenvolvimento de uma frota pesqueira industrial massiva. A pesca industrial composta por cerca de 5.000 embarcaes, envolvendo 40.000 trabalhadores somente no setor de captura. Os principais portos de desembarque esto localizados nos seguintes municpios: 1. a)Belm/PA; 2. b)Camocim/CE;

3. c)Natal/RN; 4. d)Vitria/ES; 5. e)Rio de Janeiro Niteri/RJ; 6. f)Santos Guaruj/SP; 7. g)Itaja Navegantes/SC, e; 8. h)Rio Grande/RS. Os principais produtos capturados pela frota industrial so o camaro rosa, a piramutaba, o pargo e as pescadas na regio Norte, os atuns no Nordeste, a sardinha, a corvina, a tainha, o bonito listrado (matria prima da indstria do atum enlatado), nas regies Sudeste e Sul. A atividade de pesca industrial costeira no Brasil tem apresentado serias dificuldades, seja pela defasagem tecnolgica associada s diversas etapas da cadeia produtiva, excesso de esforo de pesca ou baixa qualidade dos produtos pesqueiros. O desenvolvimento desenfreado da pesca industrial no Brasil na dcada de 1970 resultou em um esforo de pesca muito alm da capacidade de recuperao dos estoques pesqueiros. Para reverter esse cenrio negativo, o Governo Federal vem promovendo polticas estruturantes para assegurar a sustentabilidade da pesca. As aes tm se focado no ordenamento da cadeia produtiva, de maneira a garantir a sua continuidade em mdio e longo prazo, assim como assegurar a competitividade no mercado internacional alm da qualidade do pescado para o consumidor nacional. Por outro lado, a pesca industrial ocenica, aquela voltada para a captura de grandes peixes pelgicos, ainda constitui uma fronteira de desenvolvimento pesca no Brasil. A pesca dos grandes atuns e albacoras, do bonito listrado e tambm da anchoita podem representar o futuro da pesca industrial no Brasil. Atualmente a pesca dos atuns e afins regulamentada pela Comisso Internacional para a Conservao do Atum Atlntico ICCAT, do qual o Brasil signatrio, por meio da alocao de cotas de captura aos pases. Para os estoques do Atlntico Sul, exceo do espadarte (Xiphias gladius), no foi ainda estabelecido cotas de captura para as demais espcies, o que permite um incremento no esforo de pesca atuante sobre estes recursos. Alm da consolidao da pesca de atuns e afins, o Brasil apresenta um potencial de aumento da produo pesqueira atravs da explorao racional do recurso anchoita (Engraulis anchoita), e vem investindo massivamente em pesquisas na regio sul para o desenvolvimento de uma cadeia produtiva baseada neste recurso.

Defeso Marinho e Defeso continental

O potencial brasileiro para a aquicultura Com 12% da gua doce disponvel do planeta, um litoral de mais de oito mil quilmetros e ainda uma faixa martima, ou seja, uma Zona Econmica Exclusiva (ZEE), equivalente ao tamanho da Amaznia, o Brasil possui enorme potencial para a aquicultura.

Apenas com o aproveitamento de uma frao desta lmina dgua possvel criar com fartura, de forma controlada, peixes, crustceos (camares etc.), moluscos (mexilhes, ostras, vieiras etc.) e algas, entre outros seres vivos. Mercado o que no falta. O consumo de pescado est em alta no mundo inteiro. O pescado um alimento saudvel e cada vez mais procurado pela populao, em todas as faixas de renda. J as algas so um bom exemplo da diversidade de aplicao dos produtos e subprodutos do setor aqucola. Elas so empregadas desde na alimentao fabricao de produtos cosmticos e frmacos. A Organizao Mundial da Sade (OMS) recomenda o consumo anual de pescado de pelo menos 12 quilos por habitante/ano. O brasileiro ainda consome abaixo disso. Entretanto, houve um crescimento de 6,46 kg para 9,03 kg por habitante/ano entre 2003 e 2009. O programa Mais Pesca e Aquicultura, do Ministrio da Pesca e Aquicultura (MPA), previa o consumo de 9 kg por habitante/ano apenas em 2011. Portanto, esta meta foi atingida com dois anos de antecedncia. A previso de que at 2030 a demanda internacional de pescado aumente em mais 100 milhes de toneladas por ano, de acordo com a Organizao das Naes Unidas para Agricultura e Alimentao (FAO). A produo mundial hoje da ordem de 126 milhes de toneladas. O Brasil um dos poucos pases que tem condies de atender crescente demanda mundial por produtos de origem pesqueira, sobretudo por meio da aquicultura. Segundo a FAO, o Brasil poder se tornar um dos maiores produtores do mundo at 2030, ano em que a produo pesqueira nacional teria condies de atingir 20 milhes de toneladas.

Participao da aquicultura no setor pesqueiro nacional Atualmente o Pas produz aproximadamente 1,25 milhes de toneladas de pescado, sendo 38% cultivados. A atividade gera um PIB pesqueiro de R$ 5 bilhes, mobiliza 800 mil profissionais entre pescadores e aquicultores e proporciona 3,5 milhes de empregos diretos e indiretos. O potencial brasileiro enorme e o Pas pode se tornar um dos maiores produtores mundiais de pescado. Nos prximos anos os brasileiros devero assistir a uma verdadeira revoluo social e econmica, com o crescimento da atividade pesqueira, sobretudo por meio da aquicultura. Segundo levantamento estatstico divulgado pelo MPA em 2010, essa atividade j apresentou significativo crescimento nos ltimos anos, passando de 278 mil toneladas em 2003 para 415 mil em 2009, o que equivale a 35% de incremento em menos de uma dcada. J a produo da piscicultura atingiu 60,2% de crescimento apenas entre 2007 e 2009. Isoladamente a produo de tilpia aumentou 105% em apenas sete anos (2003-2009). Em conjunto, a aquicultura cresceu 43,8%, entre 2007 e 2009, tornando a produo de pescado a que mais cresceu no mercado nacional de carnes no perodo. Todos estes resultados demonstram a pronta resposta do setor s polticas de fomento. O Brasil possui condies extremamente favorveis para incrementar a sua produo aqucola. Existem mais de 3,5 milhes de hectares de lmina dgua em reservatrio de usinas hidreltricas (ANEEL) e propriedades particulares no interior

do pas. O Pas tambm conta com uma extensa rea marinha passvel de uso sustentvel para a produo em cativeiro. A estratgia do Ministrio da Pesca e Aquicultura para fortalecer a produo nacional de pescado incorpora a criao de parques aqucolas continentais e marinhos em guas de domnio da Unio. At 2011, a meta do Ministrio, presente em seu plano Mais Pesca e Aquicultura, demarcar e entregar ttulos de cesso em 40 reservatrios e ainda ordenar os espaos destinados a aquicultura marinha em nove estados litorneos brasileiros.

Espcies mais cultivadas no Brasil Atualmente cada regio brasileira vem se especializando em determinados tipos de pescado. Na Regio Norte predomina peixes como o tambaqui e o pirarucu. No Nordeste a preferncia pela tilpia e pelo camaro marinho. No sudeste a tilpia tem grande presena na aquicultura. No sul predominam as carpas, as tilpias, as ostras e os mexilhes. J no centro-oeste os destaques so o tambaqui, o pacu e os pintados. Nos parques aqucolas continentais, os peixes preferidos so a tilpia, o pacu, o tambaqui e a pirapitinga. A legislao brasileira limita a criao de espcies exticas nos diferentes corpos de gua, exceto quando a espcie j esteja comprovadamente detectada em uma bacia hidrogrfica, de acordo com a Portaria do IBAMA n145/N, de 29 de outubro de 1998. Outras espcies nativas devem fortalecer a aquicultura nacional nos prximos anos, como o caso do beijupir (Rachycentron canadum), um peixe que j est sendo criado em cativeiro em alto mar na costa de Pernambuco, de alto valor no mercado internacional, e o pirarucu (Arapaima gigas), proveniente da Amaznia, considerado um dos maiores peixes de gua doce do mundo, podendo alcanar at 10 quilos no primeiro ano de cultivo com rendimento de carcaa de aproximadamente de 50%. Novas espcies, alm do beijupir, devero adentrar na piscicultura marinha brasileira, tornando-a uma atividade altamente promissora. Contudo, o Brasil possui cerca de 40 espcies de peixes de gua doce com potencial para cultivo, entre outras marinhas. Estas espcies da fauna brasileira so o foco dos estudos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria - Embrapa Pesca, Aquicultura e Sistemas Agrcolas, criada em 2009, com o apoio do Ministrio da Pesca e Aquicultura. Esta unidade da Embrapa tem sede em Palmas (TO) e ir coordenar uma rede nacional de pesquisas voltadas a este setor. Espcies mais produtivas e sistemas de alimentao mais baratos e eficientes podero ser disponibilizados para todos. No passado, a Embrapa esteve frente de pesquisas que revolucionaram a agropecuria nacional. Hoje, o Brasil campeo mundial na produo de carne, soja, etanol e em muitos outros produtos. O mesmo deve ocorrer com o setor de pescado nacional.

Gerao de emprego e renda O crescimento populacional, a alterao no padro de consumo e o aumento do poder de compra tm gerado uma presso sobre a demanda por alimentos de boa qualidade. Dentre estes alimentos o pescado apresenta um grande destaque, por

ser considerado um alimento facilmente digervel, altamente protico e de baixo valor calrico, e ainda excelente fonte de vitaminas e minerais. Alm da disponibilidade de recursos hdricos no Brasil para incrementar a produo deste alimento saudvel, a aquicultura tambm pode dar uma grande contribuio para a gerao de emprego e renda no Pas. Na regio Amaznica, por exemplo, a realizao de projetos de aquicultura, nas comunidades, pode substituir atividades econmicas depredatrias, como a criao de gado e a extrao de madeira. J no Nordeste pode servir de frente de trabalho em regies com poucas opes de desenvolvimento econmico, inclusive por restries hdricas, como o caso da produo em poos salinizados. As consequncias destas e de outras aes projetam avanos scio-econmicos em todas as regies do pas. Neste contexto, a cadeia produtiva do pescado cultivado que envolve aquicultores, fabricantes de rao e insumos, empresas de beneficiamento, transporte e comercializao - apresenta perspectivas de gerao de emprego e renda em diferentes elos. A atividade considerada uma das mais promissoras do setor primrio tambm em funo da manuteno do homem no campo. A aquicultura se apresenta como a melhor opo para as indstrias de processamento e beneficiamento do pescado. A produo contnua, com duas ou trs safras por ano. No existe, como na pesca, o dispositivo do defeso a poca em que a pesca proibida para proteger as espcies durante o seu perodo de reproduo e, tambm, as incertezas quanto disponibilidade dos estoques. Afinal, os alevinos (filhotes de peixe) e juvenis so produzidos em laboratrios. Esta caracterstica incentiva o aumento da produo e a instalao de frigorficos para o beneficiamento do pescado, dado o fornecimento regular de matria-prima nas especificaes das linhas de produo. A economia de escala permite ainda a reduo de preos ao consumidor final. No caso da piscicultura, os peixes so cultivados em audes, viveiros escavados, tanques de diferentes materiais, gaiolas flutuantes ou em tanques-rede. O cultivo de peixes em viveiros escavados tornou-se uma importante alternativa para os sistemas de produo agropecuria, principalmente para pequenos produtores rurais que trabalham com a agricultura familiar. Uma das vantagens dessa atividade tem sido a agregao de renda propriedade em reas marginais com a utilizao da mo de obra familiar que intensifica o uso da terra. Alm dessa modalidade de cultivo, a utilizao de gaiolas ou tanques-rede tornou-se uma alternativa de investimento de menor custo e maior rapidez de implantao, por utilizar ambientes aquticos j existentes, como o mar, esturios, rios, grandes reservatrios e lagos naturais para produo peixes, possibilitando melhor retorno zootcnico.

Boas prticas de manejo na aquicultura A produo de pescado com qualidade a principal exigncia do mercado consumidor. Para isto, as boas prticas de manejo precisam ser adotadas, como o atendimento das condicionantes ambientais, o controle da qualidade da gua, a adequao da rao ofertada, a limpeza e manuteno das estruturas e petrechos de cultivo e a sanidade dos animais. Todos estes aspectos so fundamentais para que a atividade seja economicamente e ambientalmente vivel. Outros aspectos que os produtores tambm devem estar atentos referem-se conservao, o beneficiamento, o transporte e a comercializao do pescado.

Assim sendo, os interessados devem seguir sempre a orientao dos tcnicos em aquicultura, para obter os melhores resultados, alm de embasar-se nas legislaes vigentes.

Produtores Aqucolas tm desconto entre 60% e 90% na conta de energia eltrica A aquicultura brasileira cresceu 43,8%, entre 2007 e 2009, tornando a produo de pescado a que mais se expandiu no mercado nacional de carnes no perodo, segundo o Ministrio da Pesca e Aquicultura (MPA). Esta tendncia de expanso tem tudo para continuar firme nos prximos anos e dcadas. Uma mostra disso que o governo federal, alm de criar linhas especiais de crdito para os aquicultores, apresenta mais uma vantagem: os produtores que se dedicarem atividade passaram a ter descontos entre 60 e 90% na conta de energia eltrica, a exemplo do que j ocorre tradicionalmente no setor agropecurio. A resoluo da Agncia Nacional de Energia Eltrica (ANEEL) de nmero 414, publicada no dia nove de setembro de 2010, reconheceu a aquicultura como atividade agropecuria e ainda como classe includa no desconto de tarifas de energia eltrica em regulamentao consolidada. Com a medida, os aquicultores podero reduzir custos e oferecer populao brasileira um alimento saudvel e com demanda em alta, a um preo mais competitivo, avalia Altemir Gregolin, ministro da Pesca e Aquicultura. A resoluo entende aquicultura como a atividade de criao ou reproduo de animais ou vegetais aquticos, com o objetivo de produzir alimentos para o consumo humano. A conquista dos aquicultores o resultado da articulao entre o Ministrio da Pesca e Aquicultura por meio de sua Secretaria de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura e rea de Assuntos Estratgicos e Relaes Institucionais - e o Ministrio de Minas e Energia (MMA), atravs da Secretaria de Energia Eltrica. Tambm participou das negociaes a Superintendncia de Regulao da Comercializao da Eletricidade da ANEEL.

Dados estatiscos de 2010 Tabela 1. Produo de pescado (t) mundial dos trinta maiores produtores em 2008 e 2009 Tabela 3. Produo de pescado (t) mundial da aquicultura dos trinta maiores produtores em 2008 e 2009 tabela 4. Produo de pescado (t) nacional por modalidade no perodo de 2009 e 2010, discriminada por regio e unidade da federao Figura 3. Produo de pescado (t) nacional em 2009 e 2010 discriminada por regio Figura 4. Produo de pescado (t) nacional em 2009 e 2010 discriminada por Unidade da Federao Figura 9. Distribuio regional dos pescadores profissionais registrados no Brasil em

2010, de acordo com o gnero. Diferenas entre pesca e aquicultura Resumidamente, na pesca, o produto apenas extrado (retirado/capturado) do ambiente e vendi- do em seguida, o que a caracteriza como atividade extrativista, enquanto na aquicultura, primeiro o produto plantado para crescer, e depois, colhido para vender, processo chamado de culti- vo. A atividade da pesca exercida no mar, nos rios ou lagoas (reas pblicas), enquanto a aquicultura pode utilizar estes mesmos ambientes e mais as propriedades privadas. A Figura 1 apresenta o universo da pesca e da aquicultura. As chaves mostram a diviso entre uma e outra. O texto desta Sntese contempla aspectos relacionados tanto pesca quanto aquicultura. No caso da situao estadual, enfoca as atividades de maior importncia no Estado. No que diz res- peito pesca, este trata basicamente da produo pesqueira industrial e, no caso da aqicultura, aborda tanto a produo da piscicultura de gua doce quanto da maricultura.

Anda mungkin juga menyukai