Anda di halaman 1dari 4

ESCOLA DE ENS. FUND.

E MDIO BURITI AVALIAO DE INTERPRETAO DE TEXTO TERCEIRO BIMESTRE 1 ANO DO ENSINO MDIO TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO O autor do texto abaixo critica, ainda que em linguagem metafrica, a sociedade contempornea em relao aos seus hbitos alimentares. "Vocs que tm mais de 15 anos, se lembram quando a gente comprava Ieite em garrafa, na leiteira da esquina? (...) Mas vocs no se lembram de nada, p? Vai ver nem sabem o que vaca. Nem o que leite. Estou falando isso porque agora mesmo peguei um pacote de leite - leite em pacote, imagina, Tereza! - na porta dos fundos e estava escrito que pasterizado, ou pasteurizado, sei l, tem vitamina, garantido pela embromatologia, foi enriquecido e o escambau. Ser que isso mesmo leite? No dicionrio diz que leite outra coisa: 'Lquido branco, contendo gua, protena, acar e sais minerais'. Um alimento pra ningum botar defeito. O ser humano o usa h mais de 5.000 anos. o nico alimento s alimento. A carne serve pro animal andar, a fruta serve pra fazer outra fruta, o ovo serve pra fazer outra galinha (...) O leite s leite. Ou toma ou bota fora. Esse aqui examinando bem, s pra botar fora. Tem chumbo, tem benzina, tem mais gua do que leite, tem serragem, sou capaz de jurar que nem vaca tem por trs desse negcio. Depois o pessoal ainda acha estranho que os meninos no gostem de leite. Mas, como no gostam? No gostam como? Nunca tomaram! M!" (FERNANDES, Millr. "O Estado de S. Paulo", 22 de agosto de 1999)

2. As histrias em quadrinhos, por vezes,

utilizam animais como personagens e a eles atribuem comportamento humano. O gato Garfield exemplo desse fato. Van Gogh, pintor holands nascido em 1853, um dos principais nomes da pintura mundial. dele o quadro abaixo.

O 3 quadrinho sugere que Garfield a. desconhece tudo sobre arte, por isso faz a sugesto. b. que todo pintor deve fazer algo diferente. c. defende que para ser pintor a pessoa tem de sofrer. d. conhece a histria de um pintor famoso e faz uso da ironia. e. acredita que seu dono tenha tendncia artstica e, por isso, faz a sugesto. 3. Os provrbios constituem um produto da sabedoria popular e, em geral, pretendem transmitir um ensinamento. A alternativa em que os dois provrbios remetem a ensinamentos semelhantes : a. "Quem diz o que quer, ouve o que no quer" e "Quem ama o feio, bonito lhe parece". b. "Devagar se vai ao longe" e "De gro em gro, a galinha enche o papo". c. "Mais vale um pssaro na mo do que dois voando" e "No se deve atirar prolas aos porcos". d. "Quem casa quer casa" e "Santo de casa no faz milagre". e. "Quem com ferro fere, com ferro ser ferido" e "Casa de ferreiro, espeto de pau".

1. A crtica do autor dirigida


a. ao desconhecimento, pelas novas geraes, da importncia do leiteiro para a economia nacional. b. diminuio da produo de leite aps o desenvolvimento de tecnologias que tm substitudo os produtos naturais por produtos artificiais. c. artificializao abusiva de alimentos tradicionais, com perda de critrio para julgar sua qualidade e sabor. d. permanncia de hbitos alimentares a partir da revoluo agrcola e da domesticao de animais iniciada h 5.000 anos. e. importncia dada ao pacote de leite para a conservao de um produto perecvel e que necessita de aperfeioamento tecnolgico.

4.

O mundo grande O mundo grande e cabe Nesta janela sobre o mar. O mar grande e cabe Na cama e no colcho de amar. O amor grande e cabe No breve espao de beijar

Neste poema, o poeta realizou uma opo estilstica: a reiterao de determinadas construes e expresses lingsticas, como o uso da mesma conjuno (em + esta = nesta; em +a = na; em + o = no) para estabelecer a relao entre as frases. Essa conjuno estabelece, entre as idias relacionadas, um sentido de a. b. c. d. e. oposio. comparao. concluso. alternncia. finalidade.

ANDRADE, Carlos Drummond de. "Poesia e prosa." Rio de Janeiro. Nova Aguilar 1983.

ESCOLA DE ENS. FUND. E MDIO BURITI AVALIAO DE INTERPRETAO DE TEXTO TERCEIRO BIMESTRE 1 ANO DO ENSINO MDIO

nota

Professor: MAURO SRGIO DEMCIO

DATA:______ de _____________de 2009 N________

ALUNO(a)________________________________________________

GABARITO
Preencha a esfera conforme sua opo.

QUESTES 1 2 3 4

ESCOLA DE ENS. FUND. E MDIO BURITI AVALIAO DE INTERPRETAO DE TEXTO TERCEIRO BIMESTRE 1 ANO DO ENSINO MDIO

nota

Professor: MAURO SRGIO DEMCIO

DATA:______ de _____________de 2009 N________

ALUNO(a)________________________________________________

GABARITO
Preencha a esfera conforme sua opo.

QUESTES 1 2 3 4

GABARITO
1. [C] 2. [D] 3. [B] 4. [A]

Anda mungkin juga menyukai