Anda di halaman 1dari 8

A FILOSOFIA MUDA O MUNDO AO MANTER-SE COMO TEORIA *

ENTREVISTA DE T. ADORNO

Spiegel: Senhor professor, h duas semanas o mundo ainda parecia em ordem... Adorno: No para mim. Spiegel: ... O senhor dizia que sua relao com os estudantes no foi afetada. Nas suas atividades de ensino haveria debates fecundos e objetivos, sem perturbaes privadas. No entanto, agora o senhor suspendeu suas aulas. Adorno: No as suspendi por todo o semestre, s temporariamente. Em algumas semanas pretendo retom-las. o que todos os colegas fazem quando h invases de salas. Spiegel: Houve violncia contra o senhor? Adorno: No violncia fsica, mas fizeram tanto barulho que a aula tornou-se impraticvel. Isso claramente foi planejado. Spiegel: O senhor sente-se incomodado apenas pela forma como agora o atacam os estudantes que antes o apoiavam ou tambm o incomodam os objetivos polticos? Afinal, antes havia concordncia entre o senhor e os rebeldes. Adorno: No nessa dimenso que esto em jogo as divergncias. H dias declarei numa entrevista televiso que, embora eu tivesse elaborado um modelo terico, no poderia ter imaginado que as pessoas quisessem realiz-lo com bombas. Essa frase foi citada inmeras vezes, mas necessita muito de interpretao.
* Die Philosophie ndert, indem sie Theorie bleibt. Gesprch mit Theodor W. Adorno. Entrevista revista Der Spiegel, n.o 19, 1969. Traduo de Gabriel Cohn. Publicado anteriormente no Caderno Mais! da Folha de S. Paulo, 31.08.2003.

132

LUANOVA N 60 2003

Spiegel: Como o senhor a interpretaria hoje? Adorno: Jamais ofereci em meus escritos um modelo para quaisquer condutas ou quaisquer aes. Sou um homem terico, que sente o pensamento terico como extraordinariamente prximo de suas intenes artsticas. No agora que eu me afastei da prtica, meu pensamento sempre esteve numa relao muito indireta com a prtica. Talvez ele tenha tido efeitos prticos em conseqncia de alguns temas terem penetrado na conscincia, mas nunca eu disse algo que se dirigisse diretamente a aes prticas. Desde que ocorreu em 1967 em Berlim um circo contra mim, determinados grupos de estudantes insistiram em forar-me solidariedade e exigiram aes prticas da minha parte. Isso eu recusei. Spiegel: Mas a teoria crtica no quer deixar as condies tal como se encontram. Isso os estudantes esquerdistas aprenderam do senhor. Mas agora, senhor professor, d-se a sua recusa da prtica. verdade, ento, que o senhor cultiva uma liturgia da crtica, como afirmou Dahrendorf? Adorno: Em Dahrendorf ressoa uma despreocupada convico: a de que, se apenas melhorarmos as coisas aos poucos, talvez tudo venha a melhorar. No posso reconhecer isso como premissa. Nas organizaes estudantis de esquerda, contudo, defronto-me sempre com a exigncia de entregar-se, de ir junto, e a isso eu venho resistindo desde muito jovem. E nisso nada se modificou em mim. Tento exprimir aquilo que reconheo e que sinto. Mas no posso acomod-lo ao que se far disso e ao que disso resultar. Spiegel: Cincia como torre de marfim, portanto? Adorno: No tenho temor algum da expresso torre de marfim. Essa expresso j teve dias melhores, quando Baudelaire a empregou. Contudo, j que o senhor fala de torre de marfim: creio que uma teoria muito mais capaz de ter conseqncias prticas em virtude da sua prpria objetividade do que quando se submete de antemo prtica. O relacionamento infeliz entre teoria e prtica consiste hoje precisamente em que a teoria se v submetida a uma pr-censura prtica. Tenta-se, por exemplo, proibir-me de exprimir coisas simples, que mostram o carter ilusrio de muitas propostas de determinados estudantes. Spiegel: Mas bem claro que esses estudantes tm muitos seguidores. Adorno: Sempre volta a ocorrer que um pequeno grupo seja capaz de exercer obrigaes de lealdade s quais a grande maioria dos estudantes de esquerda no conseguem se furtar. No entanto, quero repetir: eles no podem invocar modelos de ao que eu lhes tivesse dado para depois distanciar-me deles. No faz sentido falar desses modelos.

ENTREVISTA DE ADORNO

133

Spiegel: Seja como for, ocorre que os estudantes referem-se, s vezes direta e outras vezes indiretamente, sua crtica da sociedade. Sem as suas teorias talvez nem tivesse surgido o movimento de protesto estudantil. Adorno: Isso eu no quero negar; apesar disso, tenho dificuldade para captar essa relao. Estou disposto a acreditar que a crtica manipulao da opinio pblica, que vejo como inteiramente legtima tambm na forma de demonstraes, no teria sido possvel sem o captulo sobre indstria cultural que Horkheimer e eu publicamos na Dialtica do Iluminismo. Mas acredito que muitas vezes a relao entre teoria e prtica representada de modo demasiado sumrio. Quando se ensinou e publicou durante 20 anos como eu, com essa intensidade, isso acaba mesmo passando para a conscincia geral. Spiegel: E assim tambm para a prtica, no? Adorno: Pode ocorrer mas no necessariamente. Nos nossos trabalhos o valor das chamadas aes isoladas fica extremamente limitado pela nfase na totalidade social. Spiegel: Mas como o senhor quer modificar a totalidade social sem aes isoladas? Adorno: Essa pergunta me ultrapassa. Diante da questo que fazer eu na realidade s consigo responder, na maioria dos casos, no sei. S posso tentar analisar de modo intransigente aquilo que . Nisso me censuram: j que voc exerce a crtica, ento tambm sua obrigao dizer como se deve fazer melhor as coisas. Mas precisamente isso que eu considero um preconceito burgus. Verificou-se inmeras vezes na histria que precisamente obras que perseguiam propsitos puramente tericos tenham modificado a conscincia, e com isso tambm a realidade social. Spiegel: Nos seus trabalhos o senhor distinguiu entre a teoria crtica e quaisquer outras teorias. Ela no deve ater-se mera descrio emprica da realidade mas especificamente introduzir na reflexo a ordenao correta da sociedade. Adorno: Neste ponto tratava-se da crtica ao positivismo. Preste ateno no que eu disse: introduzir na reflexo. Veja que nessa sentena nada me permite atrever-me a dizer como ento se agir. Spiegel: Mas uma vez o senhor afirmou que a teoria crtica quer erguer a pedra sob a qual incuba o monstro. Se agora os estudantes jogam essa pedra isto to incompreensvel? Adorno: Incompreensvel certamente no . Creio que o ativismo basicamente se deve ao desespero, porque as pessoas sentem quo pouca fora tm para modificar a sociedade. Mas estou igualmente con-

134

LUANOVA N 60 2003

vencido de que essas aes isoladas esto condenadas ao fracasso, como se viu na revolta de maio na Frana. Spiegel: Se ento no h sentido nas aes isoladas, ficaremos apenas com a impotncia crtica, da qual a organizao estudantil de esquerda (SDS) o acusa? Adorno: O poeta Grabbe tem uma sentena: Pois nada seno o desespero pode salvar-nos. Isto provocador, mas nada tem de tolo. No vejo como condenar que se seja desesperanado, pessimista, negativo no mundo em que vivemos. Mais limitados sero aqueles que se aferram compulsivamente ao otimismo do oba-oba da ao direta, para obter alvio psicolgico. Spiegel: Seu colega Jrgen Habermas, que tambm um defensor da teoria crtica, acaba de conceder, num artigo, que os estudantes manifestaram senso de provocao com muita fantasia, e que conseguiram de fato mudar alguma coisa. Adorno: Nisso eu concordaria com Habermas. Creio que a reforma universitria, da qual ainda no sabemos no que vai dar, nem sequer teria sido iniciada sem os estudantes. Creio que a ateno generalizada aos processos de emburrecimento que dominam a sociedade contempornea jamais teria ganho forma sem o movimento estudantil. E tambm acredito para citar algo bem concreto que foi somente em conseqncia da investigao sobre a morte do estudante Benno Ohnesorg [em 1967, na represso a uma manifestao contra o ditador persa, x Reza Pahlevi] que essa histria macabra veio a atingir a conscincia pblica. Com isso quero dizer que em absoluto no me fecho a conseqncias prticas, quando so transparentes para mim. Spiegel: E quando foram transparentes para o senhor? Adorno: Participei de manifestaes contra as leis de emergncia e, no caso da reforma da legislao penal, fiz o que podia. Mas inteiramente diferente se eu fao coisas desse tipo ou se participo de uma prtica realmente um tanto insana e jogo pedras contra institutos universitrios. Spiegel: Como o senhor avaliaria se uma ao faz sentido ou no? Adorno: Em primeiro lugar, a deciso depende em grande medida da situao concreta. Depois, tenho as mais graves reservas contra qualquer uso da violncia. Eu teria que renegar toda a minha vida a experincia sob Hitler e o que observei no stalinismo se no me recusasse a participar do eterno crculo da violncia contra a violncia. S posso conceber uma prtica transformadora dotada de sentido como uma prtica no violenta.

ENTREVISTA DE ADORNO

135

Spiegel: Tambm sob uma ditadura fascista? Adorno: Certamente haver situaes em que isso se apresente de outro modo. A um fascismo real s se pode reagir com violncia. Nisso no sou de modo algum rgido. No entanto, nego-me a seguir aqueles que, aps o assassinato de incontveis milhes nos estados totalitrios, ainda preconizem a violncia. neste limiar que se d a separao decisiva. Spiegel: Foi superado esse limiar quando os estudantes tentaram impedir, mediante aes de sit-in, a distribuio de jornais da cadeia [conservadora] Springer? Adorno: Esse tipo de manifestao eu considero legtimo. Spiegel: Foi superado esse limiar quando estudantes perturbaram a sua aula com barulho e exibies sexuais? Adorno: Justo comigo, que sempre me voltei contra toda sorte de represso ertica e contra tabus sexuais! Submeter-me ao ridculo e atiar contra mim trs mocinhas fantasiadas de hippies! Achei isso abominvel. O efeito hilariante que se consegue com isso no fundo no passava da reao do burgueso, com seu riso nscio quando v uma garota com os seios nus. Naturalmente essa imbecilidade era calculada. Spiegel: Ser que esse ato inslito pretendia confundir suas teorias? Adorno: Parece-me que nessas aes contra mim importa menos o contedo das minhas aulas; tudo indica que para a ala extrema mais importante a publicidade. Essa ala sofre do medo de cair no esquecimento. Com isso torna-se escrava da sua prpria publicidade. Uma aula como a minha, que conta com uma presena de cerca de 1000 pessoas, evidentemente um cenrio maravilhoso para a propaganda ativista. Spiegel: Pode tambm esse ato ser interpretado como ao da desesperana? Talvez esses estudantes se sentissem abandonados por uma teoria da qual pelo menos acreditavam que pudesse converter-se em prtica modificadora da sociedade? Spiegel: Os estudantes nem tentaram discutir comigo. O que tanto dificulta meu relacionamento com os estudantes hoje a primazia da ttica. Meus amigos e eu temos a sensao de no passarmos de objetos em planos bem calculados. A idia do direito das minorias, que afinal constitutivo da liberdade, no desempenha mais papel algum. As pessoas recusam-se a enxergar a objetividade da coisa. Spiegel: E diante desses constrangimentos o senhor abre no de uma estratgia defensiva? Adorno: Meu interesse dirige-se cada vez mais teoria filosfica.

136

LUANOVA N 60 2003

Se eu desse conselhos prticos, como em certa medida fez Herbert Marcuse, isso seria feito custa da minha produtividade. Pode-se dizer muito contra a diviso do trabalho, mas j Marx, que na sua juventude a atacou com a maior veemncia, reconheceu mais tarde que sem ela no seria possvel. Spiegel: Ento o senhor decidiu-se pela parte terica, para os outros fica a parte prtica; e o senhor j est empenhado nisso. No seria melhor que a teoria refletisse simultaneamente a prtica? E com isso tambm as aes presentes? Adorno: H situaes em que eu faria isso. No momento, contudo, parece-me muito mais importante comear a refletir sobre a anatomia do ativismo. Spiegel: De novo para a teoria, portanto? Adorno: No momento eu atribuo teoria uma posio superior. J toquei sobretudo na Dialtica negativa nessas questes muito antes de ocorrer esse conflito. Spiegel: Na Dialtica negativa encontramos a constatao resignada: Afilosofia, que j parecera superada, mantm-se em vida porque o instante da sua realizao foi perdido. Uma filosofia como essa externa a todos os conflitos no se converte em preciosismo? Uma pergunta que o senhor mesmo se props. Adorno: Continuo a pensar que justamente sob os constrangimentos prticos de um mundo funcionalmente pragmatizado que devemos manter a teoria. E tambm no pelos eventos recentes que serei levado a desviar-me do que escrevi. Spiegel: At agora, como formulou seu amigo Habermas, a sua dialtica abandonou-se nos pontos mais negros da resignao esteira destrutiva da pulso de morte. Adorno: Eu preferiria dizer que o apego compulsivo ao positivo que provm da pulso de morte. Spiegel: Seria ento a virtude da filosofia encarar de frente o negativo, mas no invert-lo? Adorno:A filosofia no pode, por si s, recomendar medidas ou mudanas imediatas. Ela muda precisamente na medida em que permanece teoria. Penso que seria o caso de perguntar se, quando algum pensa e escreve as coisas como eu fao, se isso no tambm uma forma de oporse. No ser tambm a teoria uma forma genuna da prtica? Spiegel: No haver situaes, como por exemplo na Grcia [sob ditadura militar] em que o senhor, para alm da reflexo crtica, apoiaria aes?

ENTREVISTA DE ADORNO

137

Adorno: evidente que na Grcia eu admitiria toda sorte de aes. L reina uma situao totalmente diferente. Mas ficar em lugar seguro recomendando aos outros que faam revoluo tem algo de to ridculo que chega a ser constrangedor. Spiegel: O senhor continua a ver, portanto, como a forma mais significativa e necessria da sua atividade na Repblica Federal Alem fazer progredir a anlise das condies da sociedade? Adorno: Sim, e mergulhar em fenmenos singulares muito determinados. No me envergonho de tornar pblico que estou trabalhando em um grande livro de esttica.

ADENDO: UMAINTERVENO DE ADORNO1 Contra as leis de emergncia Um no-jurista pode dizer algo sobre a proposta de leis de emergncia na conscincia de que a questo no jurdica, mas realmente social e poltica. Embora outras naes tenham leis anlogas, que no papel no se apresentam em nada mais humanas, a situao alem de tal modo diferente que disso no se pode derivar qualquer justificativa para essa proposta. O que ocorreu no passado depe contra o plano (...), a comear pelo Pargrafo 48 da Constituio de Weimar. Ele permitiu que a democracia fosse entregue s intenes autoritrias do senhor von Papen. Leis como essas abrigam, entre ns, tendncias regressivas, diferena da Suia, por exemplo, em que a democracia penetrou na vida do povo de maneira incomparavelmente mais substancial. Ao contrrio do que alguns nos atribuem, no preciso estar carregado de histeria poltica para temer aquilo que a se anuncia. J o governo atual e seus predecessores demonstraram h anos uma atitude perante a Constituio que permite esperar algo

1 Na entrevista, Adorno refere-se sua participao nos protestos contra a proposta de leis de emergncia na ento Repblica Federal da Alemanha. Como exemplo da sua atuao nesse caso, e tambm do modo como esse intelectual supostamente alheio s questes palpveis do dia-a-dia, na realidade no se furtava a manifestar-se em pblico, junta-se aqui o texto de fala sua em manifestao realizada em Frankfurt, em maio de 1968. (A propsito: no tocante referncia de Adorno ao Artigo 48 da Constituio de Weimar, que permitia ao presidente da recm-fundada Repblica suspender garantias e instaurar o estado de emergncia, encontrase boa informao em Lua Nova, n.o 24/1991). [Nota do tradutor].

138

LUANOVA N 60 2003

para o futuro. Por ocasio do chamado caso [da revista] Spiegel, o falecido chanceler Adenauer falava de um caso terrvel de traio nacional, que nos tribunais resultou em nada. Do lado do governo houve quem tivesse o cinismo de declarar que os rgos de proteo do Estado no poderiam andar para cima e para baixo com a Constituio debaixo do brao. A expresso um pouco fora da legalidade foi incorporada por aquele humor popular que no se deixa fazer de criancinha. Com uma tradio como essa, quem no desconfia de nada porque no quer ver. As tendncias restauradoras, ou como quer que as chamemos, no se tornaram mais fracas, mas, pelo contrrio, fortaleceramse. Nossa Repblica Federal nem mesmo fez algo srio em relao ao seqestro de pessoas perpetrado por agentes sul-coreanos. S um otimismo extremo poderia esperar das leis de emergncia outra coisa do que a continuidade dessa tendncia, s porque so formuladas com tanta considerao de direito pblico. A lngua inglesa conhece uma expresso que fala de profecias que se cumprem a si mesmas. o que ocorre com o estado de emergncia. O apetite aumenta com o comer. To logo se esteja seguro de quanto se pode abranger com as leis de emergncia se achar a oportunidade de p-las em prtica. Esta a verdadeira razo pela qual devemos protestar do modo mais incisivo contra essa situao, em que o esvaziamento da democracia, que j se encontra em curso, ainda por cima seja legalizado. Ser tarde demais quando as leis permitirem deixar sem ao aquelas foras das quais se poderia esperar que impedissem no futuro o abuso: exatamente o que o abuso no permitir acontecer. Deve-se fazer oposio no mbito pblico mais amplo possvel s leis de emergncia, em nome da suspeita de que aqueles que as propem tenham por elas especial simpatia. A circunstncia de que a simpatia pelo estado de emergncia no casual, mas exprime uma poderosa tendncia social, no deveria diminuir a oposio proposta, e sim aument-la.

Anda mungkin juga menyukai