Anda di halaman 1dari 11

MANUAL DO TCC

(TRABALHO DE CONCLUSO DE CURSO)

Orientaes para o Aluno

Faculdade Pitgoras Ncleo de Ps-Graduao

Belo Horizonte 2010

Manual do TCC Orientaes para o Aluno

A resoluo N 1, de 8 de Junho de 2007, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de ps-graduao, menciona em seu artigo 5 ...Os cursos de ps-graduao lato sensu, em nvel de especializao, tm durao mnima de 360 (trezentas e sessenta) horas, nestas no computado o tempo de estudo individual ou em grupo, sem assistncia docente, e o reservado, obrigatoriamente, para elaborao individual de monografia ou trabalho de concluso de curso... Desta forma, fica estabelecida a obrigatoriedade do trabalho de concluso de curso (TCC) para os cursos de ps-graduao lato sensu do Ncleo de Ps-Graduao Pitgoras. Sendo assim, este manual tem por finalidade organizar a elaborao e apresentao do trabalho de concluso de curso (TCC), como requisito parcial para a concluso do curso realizado nesta instituio de ensino, normalizado pela Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT ). Contribui, ainda, com a padronizao do uso de mtodos e tcnicas necessrios elaborao do trabalho pelos alunos concluintes, sugerindo formas de diagramao de texto para uma melhor visualizao, estilo e beleza, alm das recomendaes na organizao do trabalho cientfico. Caber ao coordenador definir o tipo de TCC a ser aplicado em seu curso, adequando-o rea de saber do mesmo, alm da definio se o trabalho ser realizado individualmente ou em grupo. O TCC ser orientado e corrigido pelo coordenador do curso ou professores selecionados por ele. Ao longo do curso os alunos sero informados pelo coordenador de como ocorrero essas orientaes e se ser realizada a apresentao do trabalho ou apenas a entrega do mesmo. A quantidade e formato das verses do trabalho que devero ser entregues ao longo das orientaes, sero comunicadas pelo professor orientador e/ou, pelo coordenador do curso. A responsabilidade final pela qualidade do TCC ser do coordenador do curso. Aps anlise e correo do professor orientador, o aluno dever entregar a verso definitiva, seguindo as seguintes orientaes: 1. Local: secretaria de sua unidade 2. Forma: 2 verses - Impressa e encadernada com capa dura na cor correspondente do seu curso (verificar no Regulamento do Aluno) - Digital em CD 3. Prazo: at 180 dias aps a concluso da ltima disciplina cursada pelo aluno, desde que no ultrapasse o limite mximo para concluso do curso, estabelecido pela Instituio do Regulamento do Aluno. O contedo desse manual ser abordado de forma mais detalhada na disciplina Metodologia Cientfica.

Manual do TCC Orientaes para o Aluno

Indicamos tambm a consulta das normas da ABNT vigentes - www.admbrasil.com.br/ abnt.htm

ESTRUTURA DO TCC Pela NBR 14724:2005, o trabalho de concluso de curso dever conter,

obrigatoriamente, a seguinte estrutura: elementos pr - textuais, textuais e ps-textuais.

Elementos Pr-Textuais
Esta parte composta por elementos que antecedem o texto principal do trabalho: capa, folha de rosto, termo (folha) de aprovao, agradecimentos, dedicatria, resumo, palavra-chave e sumrio. Desses elementos, os que so considerados obrigatrios, so: capa, folha de rosto, termo (folha) de aprovao, resumo, sumrio. Os demais so optativos, variando de acordo com a rea e os temas abordados. Os trabalhos realizados em cursos do Ncleo de Ps-Graduao Pitgoras, devero conter obrigatoriamente, alm dos itens acima, o elemento lombada.

Capa Proteo externa do trabalho contendo as informaes que o identificam, devendo ser em capa dura e na cor correspondente ao curso. composta pelos elementos, abaixo: Nome da instituio ( em cima da folha, centralizado, em caixa-alta e negrito);

Manual do TCC Orientaes para o Aluno

Ttulo principal do trabalho - se houver subttulo ele ser colocado aps o ttulo principal seguido de dois pontos (:); Nome completo do(s) autor(es); Nmero de volumes, que deve constar em cada capa, se houver mais de um; Local (cidade sede da Instituio); Ano de entrega. Obs.: ver modelo obrigatrio Anexo 01 Lombada Parte da capa do trabalho que rene as margens internas das folhas. Os dados, nome do(s) autor(es) e ttulo, devem ser impressos em sentido longitudinal (de cima para baixo). Esta forma possibilita a leitura quando o trabalho est no sentido horizontal, com a face voltada para cima. Em seguida vm os nmeros alfanumricos, nmero do volume e ano de entrega do trabalho.

Folha de Rosto Compe os elementos essenciais identificao do trabalho e deve apresentar as seguintes informaes: Nome do(s) autor(es) (nomes completos, centralizados, junto margem superior, em fonte 14); Ttulo do trabalho (situa-se no centro da pgina, centralizado, com fonte 16); Subttulo, se houver (separe-se do ttulo por dois pontos, sendo escrito em fonte 14); Nota indicando a natureza acadmica do trabalho (alinhado direita e escrita a partir do meio da pgina);

Manual do TCC Orientaes para o Aluno

Nome do orientador (abaixo da nota anterior) Local e ano de concluso do trabalho. Obs.: ver modelo obrigatrio Anexo 02

Folha de Aprovao Elemento obrigatrio que contm o nome do(s) autor(res) do trabalho, ttulo do trabalho e data de aprovao com nome, assinatura e instituio do(s) professor(es) orientador(es) ou dos membros da banca examinadora. Obs.; ver modelo obrigatrio Anexo 03

Resumo na Lngua Verncula Este elemento obrigatrio dever ser constitudo de uma apresentao concisa, feita pelo prprio autor, dos pontos relevantes do contedo e das concluses do trabalho.

Resumo em Lngua Estrangeira Elemento obrigatrio que se localiza na folha aps o resumo da lngua verncula. a verso em outro idioma do resumo do trabalho.

Manual do TCC Orientaes para o Aluno

Sumrio Enumerao das principais divises, sees e partes do trabalho, acompanhadas dos respectivos nmeros das pginas. Mais informaes sobre a elaborao de um sumrio podem ser obtidas na Norma ABNT NBR 6027.

ElementosTextuais
Os componentes dos elementos textuais so: introduo, desenvolvimento e concluso. O texto refere-se parte do trabalho em que o assunto desenvolvido e pode ser distribudo em sees numeradas progressivamente, conforme as partes e/ou captulos.

Manual do TCC Orientaes para o Aluno

Introduo Parte inicial do texto que deve assinalar a relevncia e o interesse do trabalho pesquisado, enunciando, de forma clara e concisa, seu tema, seu problema, sua tese e os procedimentos que sero adotados para desenvolver o raciocnio. Desenvolvimento Conforme a NBR 14724:2005 a parte principal do texto, que contm a exposio ordenada e pormenorizada do assunto, dividido em sees e subsees, que variam em funo da abordagem do tema e do mtodo. O termo desenvolvimentono deve ser utilizado como ttulo de captulo. Sugerem-se os seguintes passos: Para trabalhos com coleta de dados (objetivos, metodologia, resultado, discusso e concluso). Para trabalhos de pesquisa bibliogrfica (objetivos, reviso da literatura e concluso). Para projetos que envolvam diagnstico/ prognstico (objetivos, justificativa, metodologia, diagnstico, prognstico, cronograma).

Concluso Parte final do texto na qual, se apresentam concluses correspondentes aos objetivos ou hipteses.

Manual do TCC Orientaes para o Aluno

Elementos Ps-Textuais
Os componentes dos elementos ps-textuais so: referncias, glossrio, apndice e anexos. Referncias Bibliogrficas So elementos obrigatrios e compreendem a relao detalhada de todas as obras consultadas, citadas e ou transcritas no desenvolvimento de acordo com a NBR 6023:2002. Pode ser apresentada em ordem alfabtica ou numrica. A ordem alfabtica considera o sobrenome do autor e a data para ordenar as referncias. A ordem numrica utilizada quando adotado o Sistema de citao no texto. Neste caso, as referncias so numeradas a partir de sua utilizao no trabalho. Este sistema somente sugerido quando o nmero de referncias inferior a 100. importante ressaltar que todas as obras citadas no trabalho devem figurar nas referncias bibliogrficas.

APRESENTAO GRFICA Apresentao grfica a maneira de organizar fsica e visualmente um trabalho. Os textos devem ser apresentados em papel branco, formato A4 (21cm X 29,7 cm) digitados em preto, escritos em apenas uma das faces e em disposio vertical. Quando for necessria a utilizao de ilustraes, fotografias, tabelas e outros, em formato maior que A4, recomenda-se a utilizao do formato duplo dobrado ao meio. No permitida a apresentao de pginas soltas ou encadernadas no volume. Sobre a utilizao das fontes na digitao do trabalho recomenda-se a fonte Times New Roman no corpo 12 e tamanho menor para citaes, notas de rodap, paginao e legendas. O trabalho deve apresentar as margens esquerda e superior de 3 cm; e a direita inferior, de 2 cm, alm de que o texto deve estar justificado. Os pargrafos devem ser do tipo tradicional, com recuo de 2 cm na primeira linha. As linhas do texto so separadas por espao 1,5. Usa-se espao simples apenas para citaes longas, notas de rodap, nota de trabalho. Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas seqencialmente, porm a numerao colocada a partir da primeira folha da parte textual em algarismos arbicos, no canto superior direito da folha. A capa do trabalho dever seguir as seguintes especificaes: Formato: 21 cm X 29 cm (fechada); Capa dura na cor corresponde do curso; Fonte na cor dourada. ANEXOS

NOME COMPLETO DO ALUNO 1 NOME COMPLETO DO ALUNO 2 .....

TTULO DO TRABALHO: SUBTTULO OU COMPLEMENTAO

BELO HORIZONTE

FACULDADE PITGORAS - NCLEO DE PS-GRADUO


2010

NOME COMPLETO DO ALUNO 1 NOME COMPLETO DO ALUNO 2 .....

TTULO DO TRABALHO: SUBTTULO OU COMPLEMENTAO


Trabalho de Concluso de Curso apresentado Faculdade Pitgoras, como requisito parcial obteno do grau de especialista em NOME DO CURSO. Orientador(a): Prof. (Nome do professor orientador) Coorientador: (se houver: nome do professor)

BELO HORIZONTE

FACULDADE PITGORAS - NCLEO DE PS-GRADUO


2010

NOME COMPLETO DO ALUNO 1 NOME COMPLETO DO ALUNO 2 .....

TTULO DO TRABALHO: SUBTTULO OU COMPLEMENTAO

Este trabalho foi julgado adequado como parte dos requisitos para a obteno do grau de especialista em XXXXX da Faculdade Pitgoras.

___________________________________________________________ Prof. (Nome do professor orientador) PROFESSOR ORIENTADOR

____________________________________________________________ Prof. (Nome do coordenador do curso), MSc. COORDENADOR DO CURSO

Data: ____/____/____

Anda mungkin juga menyukai