Anda di halaman 1dari 4

LUTO: Morre aos 97 anos Maria Dulce Barbosa a primeira prefeita eleita da Paraba

Dona Dulce, grande pioneira poltica natural de Queimadas, faleceu na manh desta sexta-feira (08), justamente no Dia Internacional da Mulher Lamartinne Miranda | Queimadas-PB | 08 Mar 2013 |
Atualizada 19h00

A Paraba perde no dia internacional da mulher, um grande nome no pionerismo poltico estadual. Aos 97 anos, morre Maria Dulce Barbosa, a primeira prefeita eleita da Paraba. Natural de Queimadas, Dona Dulce, como era conhecida em sua terra natal, faleceu na manh desta sexta (08) aps uma parada cardio-respiratria. Maria Dulce Barbosa, foi uma grande pioneira poltica da Paraba, obtendo seu primeiro cargo poltico na primeira legislatura de Campina Grande (1947 a 1951), ela fora eleita vereadora daquela cidade por trs mandatos consecutivos, obtendo o ttulo de primeira vereadora do Nordeste. Seu pionerismo no pra por a, em 1963, Maria Dulce se elegia a primeira prefeita da Paraba, a terceira mulher prefeita no pas, pela cidade de Queimadas.

O velrio acontece nesta sexta-feira (8) no plenrio da Cmara Municipal campinense. No Sbado o corpo vir a Queimadas para velrio, na prefeitura municipal, a chegada est prevista para s 12h30. O sepultamento acontecer na manh do domingo no cemitrio do Monte Santo, em Campina Grande O presidente do Poder Legislativo campinense, vereador Nelson Gomes Filho, que decretou luto oficial no Poder Legislativo, como uma homenagem pstuma senhora Dulce Barbosa Ele disse que este um momento de tristeza, quando Campina Grande perde a parlamentar pioneira que integrou com muita honra os quadros da Cmara Municipal. lamentvel que Campina Grande perca esta desbravadora, essa verdadeira baluarte que tantos servios prestou ao nosso municpio. O Poder legislativo est de luto por essa perda irreparvel. Nelson Gomes afirmou ainda que triste que essa notcia da morte de Dulce Barbosa venha a ser dada exatamente no Dia Internacional das Mulheres. Ele se solidariza com a famlia Barbosa e pede a Deus que a console. A prefeitura de Queimadas decretou luto oficial de quatro dias com ponto facultativo em toda a esfera municipal, que volta s atividades normais somente na tera-feira (12). O prefeito de Campina Grante tambm decretou luto oficial, por trs dias.

Biografia Poltica natural de Queimadas (PB). Maria Dulce Barbosa, foi a primeira vereadora eleita do Nordeste e primeira prefeita eleita na Paraba. Participou das agitaes polticas dos anos 1930 e 1940, principalmente o movimento das mulheres na Paraba. Eleita vereadora de Campina Grande por trs mandatos consecutivos, chegou prefeitura de Queimadas (PB), em 1963. Fora da esfera poltica, Dona Dulce, foi professora da Escola Jos Tavares, ainda emprestou seu nome a Escola Municipal Maria Dulce Barbosa que posteriormente seria considerado um dos mais respeitados colgios particulares da cidade de Queimadas, hoje desativado. Bastante querida e respeitada na cidade natal, Dona Dulce recebeu diversas homenagens enquanto viva, uma em particular, bastante marcante aconteceu no desfile cvico de 7 de setembro do ano de 2011, quando ela, j com a sade debilitada, desfilou em carro aberto pelas ruas centrais recebendo diversas honrarias de alunos das escolas municipais e estaduais de Queimadas.

MARIA DULCE BARBOSA 1915 2013 11/08/1915 08/03/2013

Confira imagens

Anda mungkin juga menyukai