Anda di halaman 1dari 11

Professora Daniela

Professora Daniela

Sistema Muscular

O Sistema Circulatrio responsvel por entregar oxignio e outros nutrientes a praticamente todas as clulas do corpo e remover delas o dixido de carbono e outros produtos de excreo. Essa complexa rede tambm tem em comum com os sistemas nervoso e linftico estender-se para o interior de cada fenda do corpo.

O Sistema Circulatrio se compem do corao, dos vasos sanguneos e do sangue. Embora o corao seja relacionado a emoes e virtudes, como amor e coragem, ele simplesmente uma bomba muscular. Seus batimentos regulares enviam sangue por tubos elsticos resistentes, denominados artrias, que se ramificam em vasos menores e transportam sangue rico em oxignio para todo o corpo. As artrias dividem-se finalmente em minsculos capilares, cujas paredes so to finas que oxignio , nutrientes, minerais e outras substncias as atravessam para chegar a clulas e tecidos circunjacentes. Substncias de excreo fluem dos tecidos e clulas para o sangue, para eliminao. Os capilares juntam-se e alargam-se para criar tubos que finalmente tornam-se veias, as quais levam o sangue de volta ao corao. Os vasos que carregam sangue oxigenado (geralmente artrias) so mostrados em vermelho e aqueles que carregam sangue desoxigenado (geralmente veias) aparecem em azul. A intricada rede tem comprimento de cerca de 150.000 km, equivalente a quase quatro voltas Terra.

Professora Daniela

Sistema Muscular

O QUE O SANGUE?
O sangue forma cerca de 5 litros em volume do nosso corpo. Cerca de 5055% do sangue plasma. O plasma 90% gua contendo substncias dissolvidas, como glicose (acar no sangue), hormnios, enzimas, e tambm produtos de excreo, como uria e cido lctico. O plasma tambm contm protenas como albuminas, fibrinognio (importante na coagulao), e protenas globulares. Os restantes 45-50% do sangue compem-se de trs tipos de clulas especializadas. As clulas vermelhas, ou eritrcitos transportam oxignio; diversas clulas brancas, conhecidas como leuccitos, fazem parte do sistema de defesa; e os fragmentos celulares (plaquetas ou trombcitos) esto envolvidos no processo de coagulao.

Professora Daniela

Sistema Muscular

ARTRIAS As artrias transportam sangue para longe do corao, em direo aos rgos e tecidos. Todas as artrias transportam sangue oxigenado. A maior artria a aorta com dimetro de 25mm, nela a velocidade do sangue de 40cm por segundo. VEIAS Uma veia mais flexvel que uma artria e suas paredes so consideradas mais finas. Elas impedem o sangue de fluir de volta para baixo. As duas principais veias que retornam o sangue do corpo so denominadas veias cavas superior e inferior. CAPILARES Os menores e os mais numerosos vasos sanguneos , os capilares, conduzem sangue entre artrias e veias. Um capilar tpico tem comprimento de 1mm ou menos. Muitos capilares penetram em tecidos para formar um leito capilar a rea na qual oxignio e outros nutrientes so liberados e na qual as substncias excretadas passam para o sangue.

Professora Daniela

Sistema Muscular

Professora Daniela COMO O CORAO BATE

Sistema Muscular

O corao uma bomba dupla, dinmica, incansvel e precisamente ajustvel, que fora o sangue por toda a imensa rede de vasos sanguneos talvez mais de trs bilhes de vezes durante a vida. A fora do corao provm das suas duas cmaras inferiores (ventrculos ), cujas espessas paredes musculares contraem-se para impulsionar o sangue para fora, em direo s artrias. As cmaras superiores (trios) tm paredes mais finas e funcionam, em parte, como reservatrios passivos para o sangue proveniente das veias principais. Cada batimento cardaco tem duas faces principais: na primeira fase (distole), o corao relaxa-se e preenche-se de sangue; durante a segunda fase (sstole), ele contrai-se, forando o sangue para fora. O ciclo completo dura, em mdia, menos de um segundo. Durante atividade vigorosa ou tenso, tanto a taxa de batimento quanto o volume bombeado para fora do corao aumentam grandemente.

Professora Daniela COMO O CORAO BATE

Sistema Muscular

1 RELAXAMENTO (FINAL DA DISTOLE) Durante essa fase da sequencia do batimento cardaco, as paredes musculares do corao relaxam-se. Os trios inflam-se levemente ao serem preenchidos por sangue que chega das veias cabas sob presso bastante baixa. O sangue desoxigenado do corpo entra no trio direito, enquanto o sangue oxigenado dos pulmes entra no trio esquerdo. Uma parte do sangue dos trios flui para os ventrculos. Ao final dessa fase, os ventrculos esto cheios at cerca de 80% da sua capacidade. 2 CONTRAO DOS TRIOS (SSTOLE ATRIAL) O marca-passo natural do corao, conhecido como n sinoatrial, localiza-se na parte superior do trio direito. Ele dispara impulsos eltricos, muito semelhantes queles gerados pelos nervos, que incitam a fase de contrao. Alguns impulsos alastram-se atravs das paredes dos trios e estimulam sua musculatura a contrair-se. Isso fora o sangue dos trios atravs das valvas atrioventriculares (direita e esquerda) para os ventrculos, cujas paredes mantm-se relaxadas.

Professora Daniela COMO O CORAO BATE

Sistema Muscular

3 CONTRAO DOS VENTRCULOS (SSTOLE VENTRICULAR) Durante essa fase, a mais ativa e poderosa do batimento cardaco, a espessa musculatura das paredes dos ventrculos contrai-se, estimulada por impulsos eltricos retransmitidos pelo n atrioventricular. Isso causa um aumento da presso ventricular, que abre as vlvulas da aorta e do tronco pulmonar nas sadas dos ventrculos. O sangue forado para as artrias principais, fazendo as valvas atrioventriculares se fecharem. 4 RELAXAMENTO (INCIO DA DISTOLE) As paredes dos ventrculos comeam a relaxar-se, causando reduo da presso ventricular. A presso do sangue recm-ejetado nas artrias principais est agora elevada, por isso as valvas da aorta e do tronco pulmonar fecham-se. Isso impede o refluxo para os ventrculos. Quando a presso ventricular sobre as valvas atrioventriculares relaxa, elas se abrem. Isso reduz a presso sobre os trios, permitindo novamente a entrada do sangue vindo das veias cavas.

Professora Daniela

Sistema Muscular

Professora Daniela

Sistema Muscular

Professora Daniela

Sistema Muscular

CONTROLE DA FREQUENCIA CARDACA


Sem controle, o corao bateria de acordo com a sua frequncia natural intrnseca de cerca de 100 vezes por minuto. Todavia, uma regio da medula obloga, conhecida como centro cardiorregulatrio, envia impulsos eltricos ao longo de nervos (especialmente o nervo vago) para estabelecer uma taxa de repouso de, em mdia, 70 batimentos por minuto. Durante atividade ou tenso, os sinais nervosos cardacos do simptico, controlado pelo hipotlamo, transportam informaes para acelerar a frequncia cardaca. A frequncia tambm influenciada por hormnios, como a adrenalina. O corao controla seu prprio ritmo, mas sua frequncia controlada pelo sistema nervoso central.

Anda mungkin juga menyukai