Anda di halaman 1dari 11

BULLYING

NO BRINCADEIRA.

BULLYING
NO BRINCADEIRA.

PESQUISA E REDAO FINAL Soraya Soares da Nbrega Escorel Promotora de Justia da Infncia e Juventude Joo Pessoa/PB Ellen Emanuelle de Frana Barros Assessoria de Promotoria Infncia e Juventude PROJETO GRFICO Rafael Leal Ao Marketing Promocional IMPRESSO Grfica JB Maro de 2008

Todos os dias, alunos no mundo todo sofrem com um tipo de violncia que vem mascarada na forma de brincadeira. Estudos recentes revelam que esse comportamento, que at bem pouco tempo era considerado inofensivo e que recebe o nome de bullying, pode acarretar srias conseqncias ao desenvolvimento psquico dos alunos, gerando desde queda na auto-estima at, em casos mais extremos, o suicdio e outras tragdias. Diogo Dreyer

01

O QUE BULLYING?
Ainda pouco estudado e pouco difundido no Brasil, quase totalmente desconhecido pela comunidade jurdica e equipes de atendimento, o bullying comea a ganhar espao em estudos e pesquisas desenvolvidas por especialistas, pedagogos e psiclogos que lidam com a educao. O termo bullying de origem inglesa, utilizado para descrever atos de violncia fsica ou psicolgica, intencionais e repetidos, praticados por indivduos caracterizados como Bully ou por um grupo deles. Segundo Llio Braga Calhau, Promotor de Justia de Minas Gerais e estudioso do assunto, a falta de conhecimento sobre o tema pode levar a um atendimento inadequado s vtimas que procuram ajuda. Assim, pode acontecer de um caso chegar a uma autoridade do meio jurdico e ela nem mesmo entender o que est acontecendo. Por isso, conclui o referido Promotor que pior do que a falta de providncias, a falta de entendimento e atendimento adequado ao caso.

Frente a isto, este manual informativo pretende evidenciar a importncia de um trabalho educativo para disseminar informaes que alcancem todos os campos de atuao em que o bullying possa estar presente. Com isso inteno do Ministrio Pblico do Estado da Paraba, atravs da Promotoria da Infncia e Juventude da Capital, dar conhecimento sobre o fenmeno supracitado, despertando nas pessoas a ideologia do trabalho preventivo, capaz de inibir aes de violncia, de forma direta ou indireta, seja na escola, na rua, em casa ou no meio virtual. Afinal, o bullying no tratado aqui como uma brincadeira despretensiosa, mas como caso de violncia que se sobrepe ao limite ldico e estimula a delinqncia, produzindo por si s vitimas e agressores, culpados e inocentes. Nesses casos, embora a responsabilizao seja obrigatria, melhor do que punir ou reprimir, necessrio caminhar em direo a uma compreenso mais profunda do problema, agindo na preveno, para evitar que novas vtimas e culpados surjam. Importante registrar, por fim, que o Ministrio Pblico do Estado da Paraba no est encarando o bullying como brincadeira, mas como algo srio e que precisa ser combatido com urgncia. O objetivo deste trabalho o de sensibilizar educadores, famlias e sociedade em geral para existncia do bullying, suas vrias facetas e conseqncias, sendo elas psicolgicas, pedaggicas ou jurdicas, buscando despert-los para o reconhecimento do direito de toda criana e adolescente de desfrutar de um ambiente escolar seguro e solidrio, exercitando a tolerncia como via capaz de gerar cidados conscientes, de respeito pessoa humana e s suas diferenas.

02

COMO OCORRE?
SINAIS
FALTA DE VONTADE DE IR ESCOLA SENTIR-SE MAL PERTO DA HORA DE SAIR DE CASA PEDIR PARA TROCAR DE ESCOLA CONSTANTEMENTE PEDIR PARA NO SER LEVADO ESCOLA APRESENTAR BAIXO RENDIMENTO ESCOLAR VOLTAR DA ESCOLA COM ROUPAS OU LIVROS RASGADOS ABANDONO DOS ESTUDOS

O bullying a intimidao, uma prtica de excluso, uma violncia que se manifesta por atitudes agressivas, intencionais e repetitivas, mesmo no apresentando nenhum motivo explcito. Embora muitos entendam que se trata daquela velha brincadeira, que sempre existiu, s vezes sem graa, em que pessoas so apelidadas conforme suas particularidades, na verdade, o bullying no uma brincadeira. sem dvida um problema mundial presente em todas as escolas e outras instncias da sociedade, no estando restrito a nenhum tipo especifico de instituio. O gordinho o bola sete, baleia, rolha; o rico o filhinho de papai, playboy; quem usa culos o quatro-olhos; o negro o neguinho ou nego; e o inteligente, o CDF.

SINTOMAS
DEPRESSO AGRESSIVIDADE AUTO-DESTRUIO, SENTIMENTO DE VINGANA BAIXA AUTO-ESTIMA ANSIEDADE SENTIMENTOS NEGATIVOS PROBLEMAS INTERPESSOAIS

Como se v, o assunto srio, porm pouco conhecido, at mesmo na comunidade jurdica. Bullying traduzido ao p da letra, seria algo como intimidao. Para ser ainda mais claro, importa dizer que quem sofre com bullying aquele aluno que perseguido, humilhado, intimidado, ignorado ou excludo, no sendo capaz de reagir nem demonstrar seu sofrimento em razo da timidez.

11

CIBERBULLYING

O CIBERBULLYING a verso virtual do bullying,

medida que ocorre no espao da rede mundial

de computadores (Internet). Essa modalidade

vem preocupando especialistas e educadores, por

seu efeito multiplicador do sofrimento das vtimas

e pela velocidade em que essas informaes so

veiculadas. As modernas ferramentas da Internet

e de outras tecnologias de informao e comuni-

cao mveis ou fixas, so os instrumentos

utilizados para disseminar essa prtica com intuito

de maltratar, humilhar ou constranger, sendo uma

forma de ataque perverso que extrapola em muito

os muros das escolas, ganhando dimenses

incalculveis, sendo elas os conhecidos orkut,

msn, blogs, flogs, chats e celulares. Nestes casos,

o bullying ocorre atravs de e-mails, torpedos e/ou

scraps, muitas vezes de forma annima.

O autor insulta, espalha rumores e boatos sobre os

seus colegas e seus familiares, at mesmo sobre

os profissionais da escola. E essa situao se torna

difcil de ser enfrentada por algumas pessoas.

A principal diferena do bullying para o ciberbullying

est nos mtodos e ferramentas utilizadas pelo

praticante. Enquanto o bullying ocorre no mundo

real, o ciberbullying ocorre no mundo virtual.

13

Geralmente, nas demais formas de maus-tratos, a vtima conhece o seu agressor, mesmo que os ataques sejam indiretos. No ciberbullying, os agressores se valem do anonimato, utilizando-se de nomes falsos, apelidos ou fazendo-se passar por outras pessoas. Ao ficar no anonimato, a inteno da vtima do bullying se tornar uma pessoa forte e capaz de reagir e provocar medo nos outros, j que, em virtude de sua timidez, no procura ajuda dos familiares nem consegue intimidar ou resolver diretamente a questo com o seu agressor. E, s vezes, infelizmente, essa reao se torna violenta e atinge outras pessoas inocentes, que nada tiveram com o problema.

AGRESSORES. QUEM SO?


So geralmente os lderes da turma, os mais populares, aqueles que gostam de colocar apelidos e fazer gozaes com os colegas mais frgeis. So aqueles que no respeitam as diferenas alheias e se aproveitam da fragilidade do colega para exclu-lo do grupo e executar as gozaes e humilhaes. comum abordarem colegas com problemas de obesidade, baixa-estatura, deficincia fsica, ou outros aspectos culturais, tnicos ou religiosos, o que muito srio, por trazer conseqncias jurdicas, muitas vezes desconhecidas pelos autores, seus familiares e a prpria vtima. Os agentes de bullying, se no tratados por profissionais, tm grande probabilidade de se tornarem adultos com comportamentos anti-sociais e/ou violentos, podendo vir a adotar, inclusive, atitudes delinqentes ou criminosas. Fica a o alerta para a famlia!

VTIMAS DO BULLYING
So pessoas mais tmidas e retradas, pouco sociveis e geralmente no dispem de recursos ou habilidades para se impor. No conseguem reagir, so inseguras e tm dificuldades de relacionamento. Em razo disso se sentem desamparados e encontram profundas dificuldades em ser aceitos e em se adequar ao grande grupo. No pedem ajuda e so os principais alvos de apelidos, gozaes e exposio ao ridculo. A baixa auto-estima sempre agravada pelas intervenes crticas ou pela indiferena das pessoas frente ao seu problema.

TESTEMUNHAS
As testemunhas so alunos que no sofrem nem praticam bullying, mas convivem diariamente com o problema e se omitem por medo e insegurana. So representadas pelos alunos que sabem de tudo, presenciam muitas vezes o abuso, mas se sentem ameaadas, porque, se delatarem o autor, podero se tornar as prximas vtimas. Da a omisso, o silncio. Mas elas terminam por ser os cmplices da situao. Isso causa um incmodo e uma insegurana que podem influenciar negativamente em sua rotina. PRECISO, POIS, ATENO!

03

15

CONSEQNCIAS

Baixo rendimento escolar Absentesmo e evaso escolar Dficits de ateno e concentrao Depresso Transtornos ansiosos Stress Ideaes suicidas Alteraes do humor

DENUNCIE
PARA CASOS DE BULLYING DISQUE 100 SUA IDENTIDADE SER PRESERVADA.
Contribua com a preveno. No permita que algum sofra. No silencie. No seja omisso. Caso seja vtima, procure ajuda dos seus pais, da escola, de um profissional ou simplesmente procure ajuda da justia. O Ministrio Pblico da Paraba estar pronto para ajudar. Telefones: 2107-6000 ou 2107-6110.

ARTIGO 146 DO CDIGO PENAL


Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, ou depois de lhe haver reduzido, por qualquer outro meio, a capacidade de resistncia, crime de constrangimento ilegal.

ARTIGO 147 DO CDIGO PENAL


Ameaar algum, por palavra, escrita ou gesto, ou qualquer outro meio simblico, tambm crime e o autor dever responder na justia.

ARTIGO 5 - Lei 8.069/90 ESTATUTO DA CRIANA E DO ADOLESCENTE


Nenhuma criana ou adolescente ser objeto de qualquer forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso, punido na forma da lei qualquer atentado, por ao ou omisso, aos seus diretos fundamentais.

ARTIGO 17 - Lei 8.069/90 ESTATUTO DA CRIANA E DO ADOLESCENTE


O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade fsica, psquica e moral da criana e do adolescente, abrangendo a preservao da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, idias e crenas, dos espaos e objetos pessoais.

04
So dois os caminhos que podem ser utilizados para viabilizar o trabalho preventivo. O primeiro segue a via da orientao (educao) e o outro a imposio de limites por meio do dilogo e do exemplo. Investir na preveno, em qualquer aspecto que seja, valido para proteger quem sofre com o bullying, para alertar a sociedade sobre a temtica ainda pouco estudada e para coibir que aes violentas se disseminem. E a famlia? Como pode ajudar o filho que pratica bullying ou sofre em decorrncia dessa prtica? importante que os pais dialoguem sempre com seus filhos, orientando-os e participando mais de sua vida escolar e estabelecendo limites, prprios da educao. necessrio tambm que os pais estejam mais presentes e atentos ao comportamento de seus filhos, observando qualquer mudana brusca de suas atitudes, sempre ensinando o respeito s diferenas, que fundamental. preciso ainda saber ouvir o filho, sem julgar ou criticar, reforando os sentimentos de segurana e confiana no ambiente familiar, no ignorando a timidez do filho ou o seu jeito mais gozador, pois ambos precisam de ajuda e acompanhamento. E a escola? Como pode ajudar? As escolas devem investir mais na preveno, atravs do esforo permanente de sua equipe, procurando sempre incluir nas suas prticas educacionais dirias e atividades extras, temas para discutir com a famlia e os alunos. Somente com o fortalecimento da relao PAIS, ALUNOS e ESCOLA, cada um colaborando dentro de sua competncia, haver resultado qualquer trabalho para coibir as manifestaes de violncia dentro da escola. importante ainda estimular a discusso aberta sobre a temtica juntamente ao corpo docente, pais e alunos, com a execuo de propostas de atividades que trabalhem a afetividade e a emoo, o respeito e a tolerncia.

17

PREVENO

PARA SABER MAIS:

FILMES UM AMOR PARA RECORDAR MENINAS MALVADAS TIROS EM COLUMBINE NUNCA FUI BEIJADA BANG-BANG VOC MORREU! LEONEL, P DE VENTO REFERNCIAS E SUGESTES DE LEITURA Beaudoin e Taylor. Bullying - Estratgias de sobrevivncia para crianas e adolescentes. Editora Artmed Bookman. 2007. Beaudoin e Taylor. Bullying e Desrespeito: Como acabar com essa cultura na escola. Editora Artmed.2006. Cleo Fante. Fenmeno Bullying. Editora Verus. 2005. SITES WWW.OBSERVATORIODAINFANCIA.COM.BR WWW.DIGANAOAOBULLYING.COM.BR WWW.BULLYING.PRO.BR NOMOREBULLYING.BLIG.IG.COM.BR

BULLYING
NO BRINCADEIRA.

Mensagem Final O bullying uma prtica que vem crescendo a cada dia, de forma assustadora, merecendo ateno da sociedade em geral e aes concretas de preveno capazes de inibir a sua disseminao. Se verdade que o autor do bullying, uma vez identificado, no pode e nem deve ficar impune, porque a legislao (Lei 8.069/90 ECA) determina que os que praticam atos dessa natureza respondero a procedimentos, ficando sujeitos a cumprir medida scio-educativa proporcional ao ato praticado, enquanto adolescentes, menores de 18 anos, verdade tambm que deve haver um trabalho de sensibilizao junto aos pais e familiares no sentido de orient-los quanto ao tema, para que entendam que no se trata de brincadeira e que o assunto realmente srio e traz conseqncias e marcas profundas. Felizmente os episdios que terminam em homicdio ou suicdio so raros, mas no so poucas as vtimas do bullying que por medo ou vergonha sofrem em silncio durante anos, e quando resolvem reagir, as conseqncias podem ser desastrosas. Da, a importncia da preveno e do enfrentamento direto do problema. importante o entendimento de que esse comportamento anti-social, considerado normal por muitos pais, alunos e at professores, est longe de ser inocente. Dessa maneira, a preveno o caminho. Mas isso s ser possvel se houver o envolvimento de todos os atores. Temos plena convico de que o combate prtica do bullying o nico meio de garantir que crianas e adolescentes sejam mais respeitadas, atravs da construo de um novo entendimento da situao. O grande desafio convocar a todos para trabalhar no incentivo a uma cultura de paz e ao respeito s diferenas individuais.
Soraya S. Nbrega Escorel Promotora de Justia Infncia e Juventude - Joo Pessoa/PB

REALIZAO:

PATROCNIO:

MINISTRIO PBLICO DA PARABA PROCURADORIA GERAL DE JUSTIA


PROMOTORIA DA INFNCIA E JUVENTUDE DA CAPITAL
GOVERNO MUNICIPAL

Anda mungkin juga menyukai