Anda di halaman 1dari 83

BIBLIOLOGIA Conhecendo as Escrituras Sagradas

1. CONCEITUAO 1.1. O Termo Bblia O nome Bblia foi aplicado s Escrituras Sagradas por Joo Crisstomo, patriarca de Constantinopla no sculo IV da era crist. Quanto etimologia, a palavra Bblia vem da palavra grega Biblos, que tem a conotao de Livro Sagrado, referindo-se exclusivamente a coleo de Livros Sagrados. 1.2. O Termo Bibliologia Bibliologia vm da juno dos termos biblion (livros) e logia (estudo, discurso ou tratado racional sobre determinado assunto) sendo a doutrina que estuda a origem da Bblia, sua canonizao, traduo e preservao.

2. ORIGEM 2.1. Tradio Oral Escrita Muito antes de terem inventado o seu prprio sistema lingustico e mesmo depois de sua inveno, os hebreus contavam e recontavam suas histrias e experincias, processo conhecido como tradio oral. Desta forma Ado viveu 930 anos e passou a histria aos seus descendentes, chegando at Moiss que recebera a ordem da parte de Deus para escrever algo que de agora em diante seria ditado (Ex 17.14). 2.2. Os Autores A Bblia foi escrita por aproximadamente 40 autores humanos num perodo aproximado de 16 sculos. Foram homens em diferentes pocas, culturas e ambientes sociais, religiosos e polticos, no entanto, existe uma harmonia peculiar em seu contedo, prova da inspirao divina. 2.3. As Lnguas Originais O Antigo Testamento foi escrito em hebraico, lngua semtica, a linguagem dos israelitas, uma lngua prpria para expressar os anncios, as antecipaes e as profecias. Algumas passagens do AT foram escritas em aramaico (Esdras 4.8 a 6.18; 7. 12-26; Daniel 2.4 a 7.28; Jeremias 10.11). O Novo Testamento foi escrito em grego (koin = popular), que era a lngua universal da poca, suficiente para o propsito de Deus na comunicao universal do Evangelho. Claudionor de Andrade faz a seguinte observao sobre as lnguas originais:
Por conseguinte, Deus no somente inspirou os santos profetas e apstolos a registrarem os seus arcanos, como tambm deu-lhes dois idiomas que, passados j milhares de anos, continuam a ser carinhosamente estudados. O que vem isto demonstrar? Que as perfeies literrias da Bblia so de tais formas ilimitadas que at mesmo os idiomas que a compuseram foram divinamente preservados.
CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

2.4. Materiais de Escrita 2.4.1. Papiro (J 8.11) O papiro era uma planta aqutica de canios altos e finos que cresciam em moitas espessas s margens do rio Nilo, Egito. Foi o primeiro material leve, de baixo custo e durvel para a escrita, sendo que seu uso na escrita vem de 3.000 a.C., no Egito. 2.4.2. Pergaminho (2 Timteo 4:13) Surgido na cidade de Prgamo, o processo no qual a pele de animais, principalmente de cabrito, curtida e preparada para escrita. Permitia a escrita em ambos os lados sendo, alm de maior durabilidade, desta forma, superior ao papiro. 2.5. Formato Primitivo 2.5.1. Rolos A Bblia foi escrita originalmente em forma de rolos. Cada livro era um rolo que separadamente os leitores sagrados tinham em suas mos (Lc 4.17). 2.5.2. Cdices Este formato consistia de folhas de pergaminho agrupadas em forma de cadernos, que geralmente tinha o nmero de oito a doze folhas. A grande vantagem estava no manuseio. Surgiu no sculo I d.C., mas, somente nos sculos II e III foi grandemente propagado.

3. INSPIRAO DAS ESCRITURAS Todos os elementos envolvidos na formao bblica nos leva concluso que diferencia a Bblia de todos os livros: sua Inspirao Divina. A prpria Bblia reivindica para si a inspirao divina (J 32.8; 2Tm 3.16 e 2Pe 1.21). A expresso Assim diz o Senhor, como carimbo de autenticidade divina, ocorre mais de 2,6 mil vezes nos seus 66 livros. Mas, o que Inspirao Divina? Inspirao Divina a influncia sobrenatural do Esprito Santo como um sopro sobre os escritores da Bblia, capacitando-os a receber e transmitir a mensagem divina sem mistura de erro. O pastor e mestre Antnio Gilberto ressalta que:
Todas as partes da Bblia so igualmente inspiradas, sendo que seus escritores no funcionaram como mquinas inconscientes, mas houve cooperao vital e continua entre eles e o Esprito de Deus que os inspirava e capacitava. Escreveram a Bblia com palavras do seu vocabulrio cultural, porem sob uma influencia to poderosa do Esprito Santo que o que eles escreveram foi a Palavra de Deus... A inspirao plenria cessou ao ser escrito o ltimo livro do Novo Testamento.

3.1. a Bblia Final como Revelao de Deus? A finalidade da Bblia est sendo rejeitada hoje a favor de uma revelao que est ainda em processo. Esta ideia adotada por aqueles que esto contaminados de modernismo. Ningum que cr na divina inspirao da Bblia adotar esta ideia. Devemos voltar a Cristo por um estatudo autorizado concernente inspirao dos escritores apostlicos, o qual no nos d nenhuma garantia em pretender que esta inspirao se estendeu alm dos apstolos. O Novo Testamento manifestamente completo e final.
CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

4. CNON SAGRADO 4.1. Definio de Cnon De acordo com Norman L. Geisler em sua Introduo Bblia a palavra cnon deriva do grego kann ("cana, rgua"), que, por sua vez, se origina do hebraico kaneh, palavra do Antigo Testamento que significa "vara ou cana de medir" (Ez 40.3). Veio a significar regra de f, e finalmente, catlogo ou lista. (Gl 6.16). Aplicado Bblia o termo Cnon refere-se lista dos livros reconhecidos como inspirados divinamente, constituindo o contedo normativo e doutrinrio da f crist. 4.2. Diviso do Cnon Sagrado A Bblia est dividida em Antigo Testamento e Novo Testamento, perfazendo um total de 66 livros, sendo 39 no AT e 27 no NT. Os livros da Bblia esto classificados por assuntos, da seguinte forma:
I. Antigo Testamento 1. Pentateuco (A Lei): de Gnesis a Deuteronmio, chamados de O Pentateuco, trazemnos a revelao da criao e mostram-nos todo o cuidado de Deus em manifestar a lei, o cdigo de disciplina espiritual, civil e moral para todo o seu povo. 2. Histria: de Josu a Ester, estes livros trazem-nos a histria do povo de Deus (Israel), em suas mais diversas fases ou perodos, aps o estabelecimento em Cana. 3. Poesia: de J a Cantares, encontramos a poesia Bblica, em forma de revelao, adorao e conhecimento de Deus. 4. Profetas: nestes livros temos toda a revelao proftica. Esta seo est subdividida em: 4.1 Profetas Maiores: de Isaas a Daniel 4.2 Profetas Menores: de Osias a Malaquias II. Novo Testamento 1. Evangelhos: Os quatro evangelhos Mateus a Joo. Trazem-nos a vida maravilhosa de Jesus Cristo. Estes esto subdivididos em: 1.1. Sinticos: Mateus, Marcos e Lucas so chamados sinpticos do Gr. sn, juntamente + ptico adj., que tem forma de sinopse; resumido; que permite ver um conjunto de uma s vez e em que dada uma viso geral do todo. 1.2. Evangelho de Joo: com material exclusivo o apstolo Joo demonstrou atravs de milagres e sermes uma forte nfase a Jesus como verdadeiro homem e verdadeiro Deus. 2. Histria: Atos dos Apstolos - a histria da Igreja e seu desenvolvimento no primeiro sculo da era Crist, demonstrando parte do ministrio de Pedro e Paulo. Esta seo imprescindvel para uma compreenso melhor das cartas paulinas. 3. Doutrinas: desenvolvem a doutrina e a teologia dos ensinamentos de Jesus. Esta seo est sendo subdividida em: 3.1. Epstolas Paulinas: de Romanos a Filemom 3.2. Epstolas Gerais: de Hebreus a Judas

CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

4. Profecia: Apocalipse - Deus revela o encerramento de todas as coisas sob a gide de um Senhor soberano, eterno e glorioso. Revela a manifestao pessoal do Senhor Jesus Cristo e sua vitria final.

4.3. Formao do Cnon do Antigo Testamento De acordo com Esequias Soares os livros que formam o cnon do Antigo Testamento foram produzidos e, depois, selecionados na nao de Israel, exceto alguns escritos que foram redigidos na Babilnia e trazidos por Esdras juntamente com os demais que formavam as Escrituras da poca. Desta forma, quando Jesus Cristo iniciou seu ministrio terreno o Cnon do Antigo Testamento j estava completo e definido (Lc 24.27,44). 4.4. Formao do Cnon do Novo Testamento Com a circulao de ensinos e escritos herticos surgiu na Igreja Primitiva uma necessidade de um cnon do Novo Testamento para servir de fonte doutrinria e litrgica. Assim, a forma que conhecemos o Novo Testamento (27 livros) foi definida por completo, com a aceitao de toda a igreja, no Snodo de Cartago em 397 d.C. Entre os critrios de canonicidade, destacamos: a. Origem Apostlica: Toda e qualquer palavra a respeito de Cristo, fosse oral, fosse escrita, era submetida ao ensino apostlico, dotado de toda autoridade; b. Aceitao pela Igreja: aceitao desses livros pelas igrejas s quais eles foram escritos, e seu reconhecimento por um perodo de tempo longo e contnuo, e seu uso pelas geraes posteriores; c. Consistncia e ortodoxia doutrinria, assim como coerncia entre cada livro.

5. TRADUES E VERSES 5.1. Tradues Sempre houve empenho para que a Bblia fosse traduzida para lnguas comuns. Destacaremos a seguir duas tradues que so importantes e, por serem antigas, so testemunhas primitivas dos textos antigos. 5.1.1. Septuaginta uma traduo em grego do Velho Testamento, feita entre os anos 280 e 130 a.C., e, conhecida por Septuaginta, por que a tradio diz que o resultado do trabalho de setenta e dois sbios judeus, convocados em Alexandria, no Egito, pelo rei Ptolomeu Filadelfo. Essa verso era muito usada pelos apstolos. 5.1.2. Vulgata Latina Verso feita por Jernimo no fim do sculo IV. No sculo IV havia diversas verses em latim, divergentes entre si, e a Igreja entregou a Jernimo, grande conhecedor do hebraico e do grego, a tarefa de preparar uma verso confivel em latim. A Vulgata Latina durante dez sculos praticamente era a nica verso das Escrituras, sendo o latim a lngua universal da idade mdia. 5.2. Verses Portuguesas 5.2.1. A Verso de Almeida - Joo Ferreira de Almeida A realidade da Bblia em portugus veio com Joo Ferreira de Almeida que nasceu em Torre de Tavares em 1628, filho de catlicos e entre os holandeses aceitou a f
CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

evanglica na Igreja Reformada, aos treze anos de idade, cuja converso se atribui leitura de um folheto em Espanhol sobre a diferena entre a Igreja Reformada e a Romana. Antes de completar quinze anos de idade traduziu do espanhol para o portugus um resumo dos Evangelhos e Epstolas. Aos dezesseis anos, traduziu o Novo Testamento do latim, consultando as verses espanholas, italianas e francesas, como tambm a Liturgia e o Catecismo de Heidelberg; usou o para a traduo, o TEXTUS RECEPTUS. Escreveu vrias obras, sendo o destaque a Bblia em portugus. A primeira edio do Novo Testamento de Almeida foi impressa em Amsterd, em 1681, mas tinha terminado a traduo em 1670. A primeira edio completa do Antigo Testamento, de Almeida foi impressa de 1748 a 1753 em dois volumes. A parte que Almeida no chegou a traduzir, de Ezequiel 48.21, em diante, foi obra de Jacob Ofden Akkar, ministro na Batvia. Somente no sculo XVIII que a Bblia inteira de Almeida veio a pblico, depois de vrias correes e reformas. Revises das Obras de Almeida Em 1951 ARC, Almeida Revista e Corrigida Imprensa Bblica Brasileira. Em 1958 ARA, Almeida Revista e Atualizada Sociedade Bblica do Brasil. Em 1995 ARC/ARA, pela Sociedade Bblica do Brasil. 5.2.2. Padre Antnio de Figueiredo Outra grande traduo para o portugus foi feita pelo Padre Antnio Pereira de Figueiredo, nascido em Portugal. A traduo foi feita da Vulgata, mas sem os livros apcrifos. Figueiredo era mais culto do que Almeida. Mas, apesar de usar uma linguagem melhor, sua verso tinha mais erros pelo fato de ter usado latim, que era uma verso da Septuaginta.

CONCLUSO A Bblia uma histria de Amor - a redeno do ser humano. Ame sua Bblia! Leia-a, estude-a e faa dela instrumento de sua meditao. Ela nos garante que se fizermos isso, nossa vida ser como a rvore plantada junto s correntes de guas, a qual d o seu fruto na estao prpria, e cuja folha no cai... (Sl. 1:3). Assim, Aplique-se totalmente ao texto: aplique o texto totalmente a voc.

CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

REFERENCIA BIBLIOGRFICA

ANDRADE, Claudionor Corra de. Dicionrio Teolgico. Rio de Janeiro: CPAD, 1996. BRUCE, F. F.; HENRY, Carl F. H.; PACKER, J. L.; HARRISON, R. K. A Origem da Bblia. 4 Ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2004. GEISLER. Norman L. Introduo Bblica: como a Bblia chegou at ns. So Paulo: Editora Vida. HORTON, Stanley M. Teologia Sistemtica. 6 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2001. LINDOSO, Pedro Cardoso. Curso Bsico em Teologia. Vitria do Mearim: Edies Hokemh, 2004. MILLER, Stephen M. Miller & HUBER, Robert V., A Bblia e sua Historia o surgimento e o impacto da Bblia. Barueri, SP: Sociedade Bblica do Brasil SBB, 2006. SOARES, Esequias. Viso Panormica do Antigo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.

SUGESTO DE LEITURA Para um estudo mais exaustivo e abrangente da historia e produo da Bblia, sugerimos o livro A Bblia e sua Histria o surgimento e o impacto da Bblia publicado pela Sociedade Bblica do Brasil - SBB.

CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

DOUTRINA DE DEUS Conhecendo o nico e Verdadeiro Deus

1. CONCEITUAO 1.1. Deus Em sua definio de Deus, Orlando Boyer, afirma que Ele Ser existente por si mesmo. O termo Deus vem do hebraico Elohim e do grego Theos referindo-se ao Ser Supremo e pessoal, existente por Si mesmo, consciente, Perfeito, Absoluto e Infinito por excelncia, Criador e sustentador dos cus e da terra. 1.2. Disciplina Do grego Theos e do latim doctrina, a Doutrina de Deus uma disciplina teolgica que busca sistemtica e logicamente estudar a natureza, a obra e relacionamento de Deus com sua criao, em especial com o homem. Por ser o mesmo que Teologia como cincia (Theos = Deus e logia = estudo), estudando Deus e sua relao com o universo, tambm chamada de Teologia Prpria.

2. EXISTNCIA DE DEUS A Bblia no procura argumentar e provar a existncia de Deus atravs de provas formais. Ela, simplesmente, toma como verdadeira a existncia de Deus desde o incio de sua narrativa: No princpio Deus criou... (Gn 1.1). A partir daqui, a afirmao da existncia de Deus permeiam todas as pginas da Bblia. 2.1. Teorias falsas 2.1.1. Atesmo Basicamente, podemos classificar como atestas aqueles que no reconhecem e vivem como se Deus no existisse (Sl 10.4). Os ateus variam entre si no grau de fervor intelectual e prtico empenhados na negao de Deus. Flint faz a seguinte distino de ateus tericos: a. Ateu Dogmtico que de incio nega que haja um Ser Divino. b. Ateu Ctico que duvida da capacidade da mente humana admitir que haja Deus. c. Ateu Capcioso que sustenta no haver prova vlida da existncia de Deus. 2.1.2. Agnosticismo O agnosticismo afronta a Revelao que Deus faz de si mesmo ao homem. Esta corrente filosfica ensina que o homem incapaz de saber se Deus existe. Com nfase naquilo que pode ser palpvel e visvel eles descartam qualquer forma de prova da existncia de Deus. 2.1.3. Desmo Tal ensino alega a existncia de Deus, porm, segundo eles Deus no est interessado no homem. No desmo, Deus se limitou somente a criar a humanidade e abandon-la sua prpria sorte.

CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

2.1.4. Materialismo Nega a realidade espiritual ensinando que somente a matria a realidade ultima do universo. Assim o homem apenas um animal destitudo de qualquer composio espiritual, podendo fazer o que quiser, pois no ser responsvel por nada, pois no tem ningum a quem prestar contas. 2.1.5. Pantesmo Ensina que no Universo, Deus tudo e tudo Deus. Confunde o Criador com a criao, pois ensina que Deus o prprio Universo, a prpria natureza Deus. 2.2. Argumentos Verdadeiros 2.2.1. Cosmolgico (ou da Criao) Este argumento defende a ideia de que para todo efeito h uma causa. Todo o Universo, que o efeito, precisa ter uma causa satisfatria. Pearlman diz que nossa mente constituda de tal forma que espera que todo efeito tenha uma causa. Tendo como base toda a extenso e perfeio do Universo, chegamos concluso de que tudo teve uma Causa Primeira. Tudo leva a Deus como ponto de partida e origem. 2.2.2. Teleolgico (do Desgnio) Este argumento apresenta a ordem, o desgnio e a finalidade com que todas as coisas funcionam no Universo. Esta ordem no funcionamento indica claramente a existncia de um arquiteto, de uma Mente Criadora e Inteligente. 2.2.3. Ontolgico Este argumento tem como base a ideia que o homem traz em sua alma de um Ser Supremo, levando-nos concluso de que este Ser existe, pois o homem no pode pensar em algo que no exista, haja vista que tal conhecimento bsico da existncia de Deus foi colocado no homem pelo prprio Deus Criador. De acordo com Myer Pearlman a alma no enganaria o homem com sede daquilo que no existe (Sl 42.2). 2.2.4. Crena Universal Este argumento se baseia na tendncia que o homem, em todos os lugares e culturas, demonstra em adorar e procurar a Deus, embora de forma pervertida e grotesca com ideias supersticiosas. O homem uma criatura adoradora que, forosamente, procura um objeto de culto. O autor Myer Pearlman desta os seguintes pontos que conduzem este argumento: a. Aceitao da existncia de um ser acima e alm das foras da natureza e humana; b. Um sentimento humano de dependncia para com Deus; e, c. Convico de que o homem pode desfrutar de uma unio amistosa e que nessa unio o homem encontra segurana e felicidade em Deus. 2.2.5. Moral Ainda na esfera da natureza humana surge outro argumento, o da Moral ou da Conscincia. o senso de moral e tica do ser humano, quer em relao a si mesmo, quer em relao ao prximo, quer em relao ao desconhecido. Como todas as civilizaes e culturas apresentam um conjunto de regras morais para viverem e preservarem sua civilizao, reguladas por conceitos do bem e do mal, conclui-se que a

CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

moral/conscincia foi colocada na alma do homem para lembr-lo de que h um Deus Supremo a quem, um dia, prestaremos contas.

3. REVELAO DE DEUS Deus expressa o desejo de ser conhecido (Sl 46.10) para tanto se revelou (Jo 5.20; 17.3; At 14.17; Rm 1.18-20). Mas, o que Revelao? 3.1. Definio de Revelao Segundo Esdras Bentho revelao a manifestao que Deus faz de si mesmo e de sua vontade aos homens. Russell E. Joyner completa este pensamento da seguinte maneira:
Se temos algum conhecimento de Deus porque Ele optou por se nos revelar, mas esse conhecimento que agora temos, embora confessadamente limitado, mui glorioso e constitui-se a base suficiente de nossa f.

3.2. Tipos de Revelao Podemos observar alguns meios ou tipos de revelao que Deus utilizou: 3.2.1. Revelao Geral: uma revelao mediadora, onde Deus no se revela diretamente, contudo possui qualidade de informao suficiente para que o homem conhea a Deus e o adore. So elas: a. Revelao externa na Criao (Sl 19.1-6; Rm 1.20); e, b. Revelao interna da Conscincia em cada indivduo (Gn 3.8; Rm 2.15; 9.1). 3.2.2. Revelao Especial: a. Palavra Escrita (Bblia) conhecimento divino preservado nas Sagradas Escrituras humanidade, sendo que foi revelado o necessrio para nos relacionarmos com Deus (Dt 29.29; 1 Co 14.37; 2 Tm 3.16); e, b. Verbo Vivo Jesus Cristo (Jo 1.1,14,17-18; 14.8-9; Hb 1.1-3). 3.2.3. Revelao Direta (Ativa): Segundo Esdras Bentho, Deus revelando-se diretamente ao homem, sem qualquer permeio humano. Como por exemplo, a revelao de Deus a Moises no Monte Sinai. Ainda se enquadram neste aspecto os profetas (Is 6.1; Jr 31.3; Ez 1.26-28; Dn 10.5-6; Am 9.1) e as teofnias (Gn 15.17; 16.11; 18.1-16; Ex 3.2-6; Jz 13.15-22).

5. A NATUREZA DE DEUS 5.1. Nomes Divinos Na cultura semita a escolha do nome vai alm da elegncia das letras e pronncia. Alm de distinguir algum elemento ou pessoa, o nome expressava a essncia e destino do portador. Desta forma, cada nome utilizado na Bblia para designar o Deus nico e Verdadeiro, revela alguma faceta do seu carter, natureza, vontade ou autoridade. 5.1.1. El, Elohim (Deus) El usado com outras combinaes que descrevem a autoridade de Deus, tais como: El-Elyon, o Deus Altssimo (Gn 14.1820), Aquele que exaltado acima de todo deus ou deuses; El-Shaddai, Deus Todo-Poderoso (Gn
CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

48.3,4; Ex 6.3); El-Olam, Deus Eterno (Gn 21.33). A forma plural Elohim ocorre de 2000 vezes e sugere o Deus Criador, tambm trazendo a ideia de triunidade (Gn 1.1,26). 5.1.2. Adonai - Significa literalmente Senhor ou Mestre e transmite a ideia de governo, soberania e domnio (Ex 23.17; Is 10.16,33; Dt 10.17; Js 3.11). Significa Sua posio como Aquele que tem autoridade (como Senhor) sobre Seu povo para recompensar o obediente e castigar o desobediente (Os 12.14). 5.1.3. Jeov (YAHWEH) - a designao mais elevada e frequente de Deus na Bblia. o nome pessoal do Deus de Israel, que provem do Tetragrama YHWH, termo teolgico que se d s quatro letras consoantes hebraicas que formam o nome de Jeov: YHWH. Este nome divino s aparece na Bblia. Deus o escolheu como Seu nome pessoal pelo qual Ele se relacionava especificamente com Seus escolhidos ou o povo do concerto, Israel (Ex 3.13-15; 34.5). Sua primeira ocorrncia em Gn 2.4. O nome Jeov ainda ajunta-se com outros nomes especficos, que indicam a natureza, carter e atividade do Deus de Israel. Vejamos: a. Jeov-Jir, que significa O Senhor prover (Gn 22.13,14); b. Jeov-Mequedesh, que significa O Senhor que santifica (Ex 31.13); c. Jeov-Nissi, o que significa O Senhor a nossa bandeira (Ex 17.15); d. Jeov-Raf, que significa O Senhor que nos cura (Ex 15.26; Sl 103.3); e. Jeov-Roi (Ra-ah), que significa O Senhor meu Pastor (Sl 23.1); f. Jeov-Sabaote, que significa O Senhor dos Exrcitos (Sl 24.10; Sl 6.7-11; Is 6.1-3); g. Jeov-Sham (shamah), que significa O Senhor que est presente (Ez 48.35; Is 7.14; cf. Mateus 1.23); h. Jeov-Shalom, que significa O Senhor envia (ou ) paz; e, i. Jeov-Tsidquenu (Tsidkenu), que significa O Senhor, justia nossa (Jr 23.6). O Yahweh-Tsidkenu revelou Jesus Cristo para que fossemos feitos justia de Deus (2 Co 5.21; 1 Co 1.30). 5.1.4. Theos - Este o termo mais comum para Deus no NT. Traduz equivalente, os termos El e Elohim do AT. 5.1.5. Kurios - Significa Senhor. Toma no NT o lugar de Adonai e Jeov, embora no tenha exatamente o mesmo significado deste ultimo. um nome que se aplica a Deus e a Jesus Cristo. Designa Deus como possuidor, governador de todas as coisas, muito especialmente do seu povo. 5.1.6. Pater - Significa Pai. Este ttulo quase peculiar ao Novo Testamento, trazendo a ideia de um relacionamento que pode ser plenamente experimentado (Mt 6.9).

6. OS ATRIBUTOS DE DEUS 6.1. Definio de Atributos Divinos Os atributos de Deus, segundo a definio do Dicionrio Teolgico (CPAD), so:

CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

10

Qualidades inerentes a Deus. Distintos de sua substncia, nos ajudam a analis-la e a ter uma viso mais clara de sua constituio. Atravs de seus atributos, passamos a compreender como Deus existe e atua.

6.2. Classificao Para fins didticos, faz-se necessrio uma classificao dos atributos de Deus, que possibilite uma melhor compreenso. Dentre as muitas citadas por autores, ficaremos aqui com a do telogo Myer Pearlman, que os classifica da seguinte forma: 6.2.1. Naturais - Atributos que revelam o que Deus em si mesmo, independentemente da criao. Vejamos: a. Espiritualidade Deus Esprito (Jo 4.24). Deus esprito com personalidade; ele pensa, sente e fala, portanto pode ter comunho direta com suas criaturas feitas sua imagem. Sendo Esprito:
1. Deus no est sujeito s limitaes s quais esto sujeitos os seres humanos dotados de corpo fsico; 2. Ele no possui partes corporais nem est sujeito s paixes; sua pessoa no se compe de nenhum elemento material e no est sujeito s condies de existncia natural; e, 3. No pode ser visto nem apreendido com os olhos e sentidos naturais.

b. Infinitude Deus no est sujeito s limitaes naturais e humanas, por isso Ele infinito (1 Rs 8.22-27; Jr 23.24). c. Eternidade e Imutabilidade Em relao a Deus, o termo eterno, ganha sentido absoluto, significando que Ele sem incio e sem fim. Com Ele s existe o presente eterno (Sl 90.2; Sl 102.12,24-27; Ex 3.14; Ap 1.8). d. Imutabilidade - Deus possui uma natureza que no conhece mudanas, imutvel (Ml 3.6; Tg 1.17). e. Unidade Deus nico (Ex 20.3; Dt 6.4; Ne 9.6; Is 44.6-8; 1 Tm 1.17). Este atributo que independe da criao um dos principais, se no o principal, fundamento da religio do AT, o monotesmo. 6.2.2. Ativos Os atributos ativos expressam o que Deus em relao ao universo. So eles: a. Onipotente Deus onipotente (Gn 1.1; 17.1; Ex 15.7; Dt 3.24; 1 Cr 16.25; J 40.2; Is 40.12-15; Jr 32.17). aquela perfeio divina pela qual Deus pode, atravs do mero exerccio da sua vontade, realizar tudo quanto resolve levar a efeito (Paulo Davidson). b. Onipresena Deus impossvel de ser limitado pelo espao material, Ele onipresente (Gn 28.15-16; Dt 4.39; Js 2.11; Sl 139.7-10; Pv 15.3-11; Is 66.1; Jr 23.23-24; Ef 1.23). c. Oniscincia Por conhecer todas as coisas, Deus onisciente (Gn 18.18-19; 2 Rs 8.10-13; 1 Cr 28.9; Sl 94.9; Sl 139.1-16; Pv 15.3; Is 29.15-16; Is 40.28; Jr 1.4-5; Ez 11.5; Dn 2.22-28; Hb 4.13; 1 Pe 1.2). Seu conhecimento do passado, do presente e do futuro instantneo. d. Sabedoria Deus sbio (Sl 104.24; Pv 3.19; Jr 10.12; Dn 2.20-21; Rm 11.33; 1 Co 1.24 -25,30; Ef 3.10). A sabedoria de Deus a associao de sua oniscincia com sua onipotncia. e. Soberania Deus soberano, pois tem o direito absoluto de governar suas criaturas e dispor delas como lhe apraz (Is 46.9-11; Dn 4.35; Mt 20.15; Rm 9.21).
CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

11

6.2.3. Morais - Podemos caracterizar tambm os atributos morais como atributos comunicveis de Deus. Comunicveis porque tais atributos morais de Deus podem (e devem) ser encontradas no ser humano... quando nos convertemos a Cristo. a. Santidade Deus santo (Ex 15.11; Lv 11.44-45; 20.26; Js 24.119; 1 Sm 2.2; Sl 5.4; Jr 23.9; Lc 1.49; Tg 1.13; 1 Pe 1.15-16; Ap 4.8; 15.3-4). Esta santidade de Deus implica que Ele possui pureza moral absoluta; ele no peca nem tolera o pecado. b. Justia Deus justo (Sl 119.137). Justia santidade em ao, se manifesta no tratamento correto com suas criaturas (Gn 18.25). c. Fidelidade Deus fiel (Dt 7.9; Sl 89.1-2). Ele absolutamente digno de confiana, sua Palavra no falha. (Ex 34.6; Nm 23.19; Dt 4.31; Js 21.43-45; Jr 4.28; Is 25.1; Ez 12.25; Dn 9.4; Rm 3.4; 1 Co 1.9; 10.13; 2 Co 1.20; Ap 15.3). d. Misericrdia Deus misericordioso (Tt 3.5; Lm 3.22; Dn 9.9; Jr 3.12; Sl 32.5; Is 49.13; 54.7; Sl 103.8-18; Sl 130.7). e. Amor - Deus amor. o atributo de Deus que faz com que ele deseje ter um relacionamento pessoal com aqueles que possuem sua imagem e, mais especialmente, com aqueles que foram santificados e cujo carter se assemelha ao dEle. Observe:
1. Como o amor de Deus descrito (Dt 7.8; Ef 2.4; Sff 3.17; Is 49.15-16; Rm 8.39; Os 11.4; Jr 31.3); 2. A quem manifestado (Jo 3.16; 16.27; 17.23; Dt 10.18); 3. Como foi revelado (Jo 3.16; 1 Jo 3.1; 4.9-10; Rm 9.11-13; Is 38.17; 43.3-4; 63.9; Tt 3.4-7; Ef 2.4-5; Os 11.4; Dt 7.13; Rm 5.5).

f. Bondade Deus bom. (Sl 25.8; 31.19; 68.10; 85.5; 145.9; Na 1.7; Mt 5.45; At 14.17; Rm 2.4.

7. SANTSSIMA TRINDADE (ou Triunidade) A Doutrina da Trindade um dos temas inescrutveis da Bblia. Como conciliar a doutrina da Trindade Trs Pessoas distintas, o Pai, o Filho e o Esprito Santo - com a sustentao Bblica do monotesmo? 7.1. Terminologia A primeira observao a se fazer, que o termo Trindade no se encontra nas Escrituras Sagradas. A palavra Trindade foi usada pela primeira vez em sua forma grega trias por Tefilo, Bispo de Antioquia da Sria. Tertuliano, em cerca do ano 220, usou a mesma palavra em sua forma latina trinitatem. 7.2. Conceituao De acordo com o Dicionrio Teolgico de Claudionor de Andrade (CAPD), uma doutrina bblica segundo a qual a divindade, embora una em essncia, subsiste nas Pessoas do Pai, do Filho e do Esprito Santo. As Trs Pessoas so iguais na substncia e nos atributos absolutos, metafsicos e morais. A doutrina da Trindade, segundo Ron Rhodes, reconhece apenas um nico Deus, e na unidade da Trindade h trs pessoas co-iguais e co-eternas, fundamentada em trs linhas de evidncias bblicas: a. H apenas um nico Deus; b. As trs Pessoas da Trindade so Deus; e, c. Na Trindade, h trs pessoas em um s Deus.
CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

12

7.3. Constituio da Divindade Apesar da nomenclatura no se encontrar na Bblia, toda doutrina da Trindade revelada nas pginas das Sagradas Escrituras. 7.3.1. No Antigo Testamento O Antigo Testamento enftico ao apresentar Deus em um s, revelado por seus nomes, atributos, atos; no entanto, alguns textos do AT lanam luz sobre a Trindade:
a. Gn 1.26: FAAMOS o homem NOSSA imagem, conforme a NOSSA semelhana.... b. Gn 3.22: ... Eis que o homem se tornou como um de NS.... c. Gn 11.7: Vinde, DESAMOS e CONFUNDAMOS ali a sua linguagem....

7.3.2. No Novo Testamento Tudo o que pode se dizer em relao a Deus Pai pode ser dito em relao a Jesus Cristo: Em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade (Cl 2.9; cf. Rm 9.5 e Jo 14.9-11). Jesus reivindica plena divindade para o Esprito Santo: E eu rogarei ao Pai, e ele vos dar outro Consolador, pra que fique convosco para sempre (Jo 14.16). Ainda sobre o Esprito Santo Pedro se refere a ele como Deus (At 5.3-4). Outros fatos apresentam e afirmam a doutrina da Trindade: a. O Nascimento virginal de Jesus Cristo (Lc 1.35); b. O Batismo de Jesus Cristo (Mt 3.16,17); c. A ressurreio de Jesus Cristo (Rm 1.4; At 17.30-31; Jo 2.19-21; Rm 8.11); d. A Grande Comisso (Mt 28.19); e. Os Escritos dos Apstolos (Jo 1.1; Ef 1.1-14; 1 Pe 1.2; 2 Co 13.13; 1 Ts 1.2-5; 1 Co 12.4-6; 1 Jo 5.7). 7.4. Falsos Conceitos Alguns erros surgiram na tentativa de se explicar e negar a Trindade. Vejamos os principais erros: 7.4.1. Arianismo Negavam a divindade do Filho. Criam que Cristo era preexistente antes da encarnao, mas era criatura, inferior a Deus, maior que o homem, porm de natureza diferente do Pai. 7.4.2. Semi-Arianos Ensinavam que Ele tinha uma natureza semelhante do Pai, mas era subordinado a ele. 7.4.3. Sabelianismo o mesmo que modalismo. Ensinavam que h apenas uma pessoa na Deidade, porm, com trs modos/maneiras ou manifestaes. 7.4.4. Tritesmo Ensina a existncia de trs deuses. A Doutrina da Trindade, no entanto, ensina haver trs pessoas, mas uma s essncia indivisvel da Divindade.

8. IMANNCIA E TRANSCENDNCIA DE DEUS No estudo sobre Deus, devemos ter ateno redobrada sobre sua imanncia e transcendncia.
CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

13

8.1. Definio a. Imanncia quer dizer que Deus est aqui e entre ns(1 Co 6.19; 2 Co 6.16). b. Transcendncia se refere individualidade em relao ao universo criado e humanidade (Gn 1.1; 1 Rs 8.27) .. 8.2. Equilbrio entre Imanncia e Transcendncia Deus, portanto, imanente e transcendente. O problema se encontra quando destacamos a imanncia em detrimento da transcendncia, ou vice-versa. A soluo e ponto de equilbrio quanto a esta verdade que tanto Deus Criador e habita fora de sua criao, quanto mantm um relacionamento com suas criaturas (Is 57.15; Ne 9.6; Sl 36.6; Sl 37.28; At 17.28).

CONCLUSO Falando aos israelitas, o profeta Osias lana o seguinte desafio que tambm nos alcana: Conheamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR (YaHWeH)... (Os 6.3; cf. Jr 29.13). Raimundo de Oliveira tece o seguinte comentrio:
Imperioso Conhecermos o Senhor: Conheamos..., mostra o dever do homem, principalmente, do crente, de conhecer o Senhor. Fechar a porta do conhecimento de Deus anula a possibilidade do homem vir a conhecer a vontade divina para a sua prpria vida.

O Nosso Esforo de Conhecer a Deus Ser Recompensado: ... como a alva, a sua vinda certa; e ele descer sobre ns como a chuva, como chuva serdia que rega a terra.

CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

14

REFERENCIA BIBLIOGRFICA

ANDRADE, Claudionor Corra de. Dicionrio Teolgico. Rio de Janeiro: CPAD, 1996. BENTHO, Esdras Costa. Hermenutica Fcil e Descomplicada. 6 ed. Rio de Janeiro, CPAD, 2007 DAVIDSON, Paulo. Apostila: A Doutrina de Deus. HOUSE, Paul R. Teologia do Antigo Testamento. So Paulo: Editora Vida Acadmica, 2005. HORTON, Stanley M. Teologia Sistemtica: Uma Perspectiva Pentecostal. 11 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2008. LINDOSO, Pedro Cardoso. Curso Bsico em Teologia. Vitria do Mearim: Edies Hokemh, 2004. OLIVEIRA, Raimundo Ferreira de. A Doutrina de Deus: o Eterno Criador e Sustentador de Tudo. 3 ed. Campinas SP: EETAD, 1997. PEARLMAN, Myer. Conhecendo as Doutrinas da Bblia. Rio de Janeiro: Editora Vida. RHODES, Ron. O Cristianismo Segundo a Bblia a religio cultural e a verdade bblica. Rio de Janeiro: CPAD, 2007.

SUGESTO DE LEITURA O autor A. B. Langston em seu livro Esboo de Teologia Sistemtica (JUERP) desenvolve uma analise sobre a Revelao Divina, os Atributos Divinos.

CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

15

ANGELOLOGIA
Ministros e Enviados de Deus

1. CONCEITUAO 1.1. Anjos O termo anjo vem do grego angelos e do latim angelus significa mensageiro. Sobre o vocbulo grego angelos no NT, o autor Wagner Gaby comenta:
Angelos usada poucas vezes no Novo Testamento para mensageiros humanos. Na maioria das vezes, a palavra refere-se aos mensageiros de Deus que habitam o cu e assistem em sua presena... Os anjos so, pois, uma ordem de seres sobrenaturais ou celestiais cuja atividade adorar a Deus e tambm servirem como mensageiros de Deus a favor do povo salvo (Hb 1.13-14).

1.2. Angelologia Angelologia a seo da Teologia Sistemtica que se dedica s verdades bblicas referentes aos seres angelicais. Esta disciplina estuda sobre os anjos bons e maus, sobre a origem, classificao, funo e carter, alm da posio desses seres angelicais na consumao dos tempos. (ANDRADE, CPAD, 2007) 1.3. Importncia e Posio Dentro da Teologia Crist A importncia do estudo da Angelologia est no fato de sua relao com outras doutrinas centrais do cristianismo. Neste sentido, ela implica nos estudos da: natureza da Palavra inspirada de Deus, posto que os anjos mediaram a outorga da Lei (At 7.38,53; Gl 3.19;Hb2.2); a natureza de Deus, pois os anjos atendem ao Deus santo do Universo; e a natureza de Cristo e os tempos do fim, posto que anjos esto includos nos eventos da Primeira e Segunda Vinda de Cristo.

2. A NATUREZA DOS ANJOS 2.1. Seres Criados Os anjos no so eternos como Deus, nem auto-existentes, mas so criaturas; passaram a existir em um dado momento. Em Colossenses 1.16 encontramos que em Cristo todas as coisas, no cu e na terra, foram criadas, incluindo-se, naturalmente, os anjos. Refletindo: o que eterno? algum que no teve comeo e nem ter fim. Agora complete as frases abaixo. O nico ser eterno _______ porque sempre____________, os anjos tiveram um __________ Deus no morre, e os anjos tambm no morrem, se os anjos no podem morrer eles so_________________

2.1.1. A Criao 2.1.1.1. O Tempo Observe a seguinte pergunta de Deus a J: Onde estavas tu, quando eu lanava os fundamentos da terra?... quando as estrelas da alva, juntas, alegremente cantavam, e

CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

16

rejubilavam todos os filhos de Deus? (Jo 38.4,7). Esta pergunta ressalta duas verdades sobre a criao dos anjos: a. Quando Deus criou as demais coisas, os anjos j existiam e contemplaram e jubilaram pelas maravilhas da Criao; b. A deduo deste fato que foram criados num princpio longnquo.

2.1.1.2. nico Momento Passagens como Salmos 148.2,5 e Mt 22.30, levam a uma concluso lgica de que os anjos foram criados numa s ocasio. O telogo Louis Berkhof afirma que todos eles foram criados no principio; nenhum deles tem indcio de um cronograma de criao. Ex: Gabriel o anjo mais velho foi enviado a Maria.... 2.1.2. Numerosos Em Hebreus 12.22 e outras passagens bblicas, os anjos so indicados como uma companhia inumervel, literalmente mirade. Acaso, tm numero os seus exrcitos?... (J 25.3; cf. Dt 33.2; Ap 5.11; Dn 7.10). 2.1.3. No Devem Ser Adorados Como criaturas os anjos no merecem e no devem ser adorados. O apstolo Joo ao ser tentado a adorar um anjo, foi duramente repreendido pelo ser angelical: ... prostei-me ante os ps do anjo que me mostrou essas cousas, para ador-lo. Ento, ele me disse: V, no faas isso; eu sou conservo teu, dos teus irmos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus (Ap 22.8,9). Comentando o texto bblico de Colossenses 1.18-19 em que Paulo combate ensinos errneos referentes aos anjos, Raimundo de Oliveira alerta:
Cremos na possibilidade da apario de anjos em nossos dias, e, sempre que justifique, Deus permite aparies dessa natureza, mas hoje, como antes, h o grande perigo de se transformar essas aparies numa nova fonte de orientao para a vida, em desarmonia com a Palavra de Deus.

2.2. Seres Espirituais Os anjos so seres espirituais e invisveis, desta forma: a. No so dotados de corpos fsicos, mas de corpos espirituais (Hb 1.14); b. No esto limitados s condies fsicas e materiais (Dn 9.21); 2.2.1. Aparies Fsicas Apesar de serem seres espirituais, ocasionalmente, os anjos assumem a forma humana (Gn 18.1-10; Dn 9.21; 10.10; 22.11). Desta forma, nos textos bblicos: a. Seres humanos experimentaram os efeitos da presena de um anjo, mas no viam ningum (Nm 22.21-35); b. Em outras ocasies, os anjos foram vistos (Gn 19.1-22; Jz 2.1-4; 6.11-22; Lc 1.26-38; At 5.19-202); e, c. Os anjos podem ser vistos sem serem reconhecidos como anjos (Hb 13.2). 2.3. Possuem Personalidade Os anjos possuem atributos da personalidade:
CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

17

a. Inteligncia: os anjos tem grande sabedoria (2Sm 14.20) e grande discernimento (2Sm 14.17) e utilizam sua mente para observar as questes que desejam saber (1Pe 1.12). b. Emoes: os anjos se renem nos cus em assembleias jubilantes na presena de Deus (Hb 12.22). Eles rejubilaram no momento da criao (J 38.7) e se alegram nos cus sempre que um pecador se arrepende (Lc 15.7). c. Vontade: os anjos do evidencia de ter uma vontade moral em muitas decises morais que tomam. Por exemplo, um anjo exercitou sua vontade moral ao proibir que Joo o adorasse, reconhecendo que apenas Deus merece adorao (Ap 22.8-9). (RHODES, Ron. CPAD, 2007) 2.4. Seres Poderosos As Escrituras geralmente descrevem os anjos como seres poderosos e magnficos. Assim o salmista se refere aos anjos: ... magnficos em poder, que cumpris as suas ordens, obedecendo voz da sua palavra (Sl 103.20; cf. 2Ts 1.7)). 2.4.1. Poderosos, mas no Todo-Poderosos. Os anjos, apesar de poderosos, possuem limitaes. O autor Ron Rhodes sugere que:
O poder dos anjos tem sua origem em Deus e reside no fato de que eles dependem do Senhor. Eles exercitam seu poder em nome de Deus, jamais buscam alcanar seus prprios objetivos.

3. AGENTES DE DEUS 3.1. Ministradores a Favor dos Santos O autor aos Hebreus coloca precisamente uma faceta da misso doa anjos: ... espritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que ho de herdar a salvao (Hb 1.14). 3.1.1. No Antigo Testamento: A narrativa de 2 Rs 6.17, Eliseu e seu servo foram cercados por muitos anjos gloriosos. Destacamos ainda outros exemplos: a. O conforto a Hagar (Gn 16) b. O livramento de L e suas filhas da destruio de Sodoma e Gomorra (Gn 19) c. Preservao da vida de Ismael quando da peregrinao pelos desertos (Gn 21) d. Consolo e alimentao de Elias (1 Rs 19). 3.1.2. No Novo Testamento: Nos primrdios da Igreja, em diversas ocasies, os anjos so enviados para socorrer os discpulos de Cristo (At 5.19; 12.17). Destacamos ainda outros exemplos: a. A orientao a Jos quanto sua fuga com Maria e o menino Jesus para o Egito (Mt 2.13-15) b. Conforto ministrado a Jesus no final da tentao sofrida no deserto (Mt 4.11) c. Na agonia de Cristo no Getsmane (Lc 22.43) d. Conforto a Paulo, quando dos perigos de sua viagem martima a Roma (At 27.23-24). 3.2. Guardas de Israel

CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

18

No desenvolver da histria da nao de Israel, o servio dos anjos foi constante. Nos ltimos dias, de acordo com Daniel 12.2, levantar-se- Miguel, o grande prncipe, para proteger Israel (cf. Ap 12.7-8). 3.3. Aplicam os Juzos Divinos Tanto no Antigo como no Novo Testamento, encontramos como parte do ministrio dos anjos, a aplicao dos juzos de Deus. Como parte dessa funo, destacamos: 3.3.1. No Antigo Testamento: Por toda a era do Antigo Testamento Deus usou os anjos como agentes na manifestao de seus juzos. Entre os exemplos destacamos: a. A destruio de Sodoma e Gomorra (Gn 19.12-13, 24-25); b. Destruio do Exrcito Assrio (2 Rs 19.35); e, c. Ameaa de Destruio de Jerusalm (1 Cr 21.15-16) 3.3.2. No Novo Testamento: Embora a aplicao do juzo de Deus tenha maior nfase no AT, no Novo Testamento destacam-se dois exemplos: a. O ferimento mortal do tetrarca Herodes feito por um anjo (At 12.20-23); e, b. No Apocalipse, os anjos so encontrados a despejar a ira divina sobre os mpios na Grande Tribulao (Ap 8.7; 16.2). 3.4. Comunicam Boas Novas O ato de anunciar Boas Novas da misericrdia de Deus outro aspecto do ministrio dos anjos. Grandes acontecimentos no plano de salvao tiveram como agente de comunicao os anjos, entre os quais destacamos: a. O nascimento de Isaque (Gn 18.10) b. O nascimento de Joo Batista (Lc 1.11-13) c. O nascimento de Jesus (Lc 1.30-31) d. A Ressurreio de Jesus (Lc 24.5-6) e. A Volta de Cristo (At 1.11) 3.5. Na Consumao do Sculo De acordo com Raimundo de Oliveira:
Os anjos que estiverem disposio de Deus desde o princpio da criao, assumem posio de realce nos escritos profticos que tratam de eventos do porvir, relacionados com a Igreja e com o povo de Israel... Os anjos tero papel decisivo como agentes de libertao dos escolhidos e de condenao daqueles que rejeitaram os favores oferecidos por Cristo e Seu Evangelho.

Entre os eventos profticos nos quais os anjos tomaro parte, destacamos: a. Ressurreio dos Mortos (1 Ts 4.16) b. Ajuntamento dos Escolhidos (Mt 24.31) c. Na manifestao de Cristo (Mt 16.27) d. Na ceifa final (Mt 13.39) e. No julgamento das naes (Mt 25.31-33) 3.6. O Carter dos Anjos De acordo com a disposio feita por Myer Pearlman do carter dos anjos:

CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

19

3.6.1. Os anjos so obedientes: Eles cumprem os seus encargos sem questionar ou vacilar. Por isso oramos: Seja feita a tua vontade, assim na terra como no cu (Mt 6.10; Sl I03.20; Jd v.6; I Pe 3.22). 3.6.2. Os anjos so reverentes: Sua atividade mais elevada a adorao a Deus (Ne 9.6; Fp 2.9-I I; Hb I.6). 3.6.3. Os anjos so sbios: Como um anjo... para discernir o bem do mal (2 Sm I4.17). A inteligncia dos anjos excede a dos homens nesta vida, porm evidentemente finita. Os anjos no podem diretamente discernir os nossos pensamentos (I Rs 8.39) e os seus conhecimentos dos mistrios da graa so limitados (I Pe I.I2). Como diz certo escritor, a capacidade intelectual dum anjo vastssima em relao a nossa; uma s imagem na mente angelical contempla mais detalhes do que uma vida toda de estudos poderia proporcionar aqui. 3.6.4. Os anjos so mansos: No abrigam ressentimentos pessoais, nem injuriam os seus opositores (2 Pe 2.11; Jd v.9). 3.6.5. Os anjos so santos: Sendo separados por Deus e para Deus, so santos anjos (Ap I4.10). O Senhor Jesus trata-os de santos (Mt 25.31).

4. CLASSIFICAO DOS ANJOS Os anjos so organizados e obedecem a uma hierarquia angelical como apresentados na Bblia. 4.1. Uma Hierarquia dos Anjos 4.1.1. Arcanjo A palavra arcanjo (gr. archangelos) significa anjo principal. Na Bblia, somente Miguel tido como arcanjo (Jd 9; cf. 1 Ts 4.16; Ap 12.7).O arcanjo Miguel, alm de sua posio superior aos demais anjos, tem uma misso protetora em relao ao povo de Israel (Dn 10.13,21; 12.1). 4.1.2. Querubins Do hebraico kerub o termo querubim significa guardar, cobrir. Os querubins esto diretamente ligados ao trono, santidade de Deus e sua adorao (Ex 25.22), recebendo a misso de guardar a entrada do jardim do den, como guardies da santidade de Deus (Gn 3.24; cf. Nm 7.89; 2 Sm 6.2; Is 37.16). Em Ezequiel (1.5-26; 10.1-22; 41.18-20), os querubins so criaturas altamente simblicas com caractersticas humanas e animais, tendo dois ou quatro rostos. Sobre este simbolismo Myer Pearlman declara: isto sugere que representam uma perfeio de criaturas fora de leo, inteligncia de homem, rapidez de guia, e servio semelhante ao que o boi presta. 4.1.3. Serafins Do hebraico sarap a palavra serafim significa ardentes, fogo do Senhor. Esta classe de anjos mencionada somente em Isaas 6.2-7. Eles dedicam uma devoo e uma adorao fervorosa a Deus, na santidade insondvel de Deus. Eles proclamam continuamente a santidade perfeita de Deus (RHODES, Ron. CPAD, 2007).
CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

20

4.1.4. Gabriel O nome Gabriel significa literalmente o poderoso de Deus. A Bblia no menciona Gabriel como um arcanjo. Sua meno na Bblia aparece quatro vezes, sempre como porta-voz de Deus ou como revelador do propsito divino (Dn 8.15-27; Lc 1.19, 26-27). 4.2. Outras Categorias Em Colossenses 1.16 e Efsios 1.21 encontramos classificaes dos seres angelicais. Sobre estas categorias, analise o seguinte texto:
Tronos refere-se queles que esto sentados sobre eles, participando do governo divino; Domnios, aqueles que dominam determinada rea celestial ou terrena; Principados, aqueles que governam reinos espirituais; Poderes aqueles que exercem poderes sobre qualquer resistncia boa ou m; e, Autoridade, aqueles que esto investidos de responsabilidade imperial.

5. OS ANJOS MAUS 5.1. Livre-Arbtrio e o Surgimento dos Anjos Maus Deus criou os anjos dotados de livre-arbtrio, a fim de que servissem amorosa e voluntariamente. De acordo com Claudionor de Andrade, eles so tratados por qualitativos que lhes ressaltam a responsabilidade moral: ministros e servos de Deus (Hb 1.7; Ap 19.10). Desta forma, podemos concluir: a. Todos os anjos foram criados no mesmo nvel de justia, bondade e santidade; e, b. Dotados de livre-arbtrio, esses seres angelicais podiam escolher o caminho a seguir. Est claro que os anjos foram criados perfeitos, sem pecado. A corrupo e pecado em que alguns anjos entraram surgiu, exclusivamente, da escolha livre desses seres de rebelio contra Deus, no que caram em grande condenao. 5.2. Lcifer Lcifer o personagem principal dessa grande rebelio. Literalmente, seu nome significa o brilhante, ou estrela da manh. Sobre a classe angelical a que pertencia, Claudionor de Andrade faz o seguinte comentrio:
Pertencia a mais excelsa classe de anjos. Se o querubim j era de um raro esplendor, o que no dizer de um querubim ungido? Era ele, portanto, o querubim dos querubins.

5.2.1. A Queda de Lcifer Criado num estado de perfeio, assim permaneceu perfeito em seus caminhos at que se encontrou nele a iniquidade (Ez 28.12-18). Diante de sua perfeio e formosura, Lcifer comeou a desejar para si a hora e a glria que pertenciam apenas a Deus. Assim, o pecado que corrompeu Lcifer foi o orgulho autogerado (cp.1Tm 3.6 com Is 14.12-14; Ez 28.15-18). Em Isaas 14.13-14 vemos o orgulho ganhando dimenses nas seguintes declaraes: a. Eu subirei ao cu. b. Acima das estrelas de Deus, exaltarei o meu trono. c. No monte da congregao, me assentarei, da banda dos lados do Norte.
CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

21

d. Subirei acima das mais altas nuvens. e. Serei semelhante ao Altssimo. 5.2.2. A Expulso de Satans dos Cus A expulso de Lcifer era inevitvel: ... Sers precipitado para o reino dos mortos, no mais profundo do abismo... vens a ser objeto de espanto e jamais subsistirs (Is 14.15; Ez 28.19). Totalmente corrupto Lcifer passou a ser reconhecido como Satans, i. e., adversrio, com seu poder completamente pervertido. 5.3. Anjos Cados Satans, na sua rebelio inicial contra Deus, arrastou consigo um tero dos anjos, que, escolheram seguir a perverso de Satans. Sobre os anjos cados podemos definir dois grupos: a. Parte dos anjos cados foi lanada no inferno, onde esto acorrentados at o dia do julgamento (2 Pe 2.4; Jd v.); e, b. Os demais permanecem em liberdade e agem em oposio vontade de Deus, servindo a Satans (Ef 2.2; Ap 12.7). Sobre isso, Merrill Unger chama a ateno:
Esses espritos, aps fazer a escolha irrevogvel de seguir Satans, ficaram de maneira irremedivel confinados perversidade e, de modo irreparvel, desiluso. Assim, eles so totalmente solidrios com seu prncipe e prestam-lhe servio em suas mais diversas hierarquias e posies de servio no altamente organizado reino das trevas.

5.3.1. Os Demnios Como os anjos cados livres e em ao, os demnios servem aos propsitos malficos de Satans. O autor Wagner Gaby (CPAD, 2008) destaca as seguintes observaes sobre os demnios: a. Esto sob a autoridade de Satans (Mt 12.24b; Ef 6.12); b. Sabem quem Jesus Cristo (Mc 1.24); c. Conhecem o seu destino final (Mt 8.29); d. Possuem um sistema doutrinrio atraente, permissivo, maligno, enganador (1 Tm 4.1-2); e. So a fora motriz promotora da idolatria (1 Co 10.19-20); f. Podem habitar no corpo os incrdulos (Lc 4.41; 8.29-30); g. So capazes de falar atravs das vozes das pessoas que eles possuem (At 19.15; 16.17-18; Mc 1.26; At 8.1) h. Na Grande Tribulao 5.4. A Posio da Demonologia na Teologia Crist Com base na mensagem e estudo da Bblia podemos definir, em trs declaraes, o real lugar das foras demonacas na Teologia Crist: a. O triunfo da graa divina sobre as foras das trevas no concede a elas nenhuma posio legtima e digna de respeito, e declara que Satans, como o deus deste sculo, tem uma posio ilegtima que lhe foi concedida pela cegueira e rebelio da prpria humanidade (2 Co 4.4); b. A Bblia encoraja-nos a resistir s foras enganadoras das trevas, e no estudlas e amarr-las. O enfoque exclusivo recai em conhecer melhor a Deus, resistindo, ao mesmo tempo, quaisquer tentativas de Satans de obter a nossa ateno (Tg 4.7);
CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

22

c. O que compete a cada crente resistir sob o poder vencedor do sangue de Jesus aos ataques do inimigo, equipado com cada pea da armadura de Deus e o poder do Esprito Santo na batalha espiritual (Ef 6.10-18).

CONCLUSO Quantos anjos conseguem danar na cabea de um alfinete? Esta velha pergunta escolstica apresenta um estudo sem propsito e irrelevante para a praxe crist. No entanto, todo estudo teolgico deve ser relevante para o exerccio cristo, assim, a angelologia pode encorajar as virtudes crists como (Stanley Horton, CPAD, 2008): a. Humildade apesar dos seres angelicais habitarem junto ao trono de Deus, eles servem continuamente aos salvos maneira invisvel e, s vezes, imperceptvel. So o mais puro exemplo de servio humilde. b. Confiana, segurana e serenidade a mesma confiana demonstrada pelos anjos em sua misso deve caracterizar o viver cristo. c. Responsabilidade Crist. d. Reverente Temor.

CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

23

REFERENCIA BIBLIOGRFICA

ANDRADE, Claudionor de. As Verdades Centrais da F Crist. Rio de Janeiro: CPAD, 2006. ANDRADE, Claudionor Corra de. Dicionrio Teolgico. Rio de Janeiro: CPAD, 1996. GILBERTO, Antnio e Et. Al. Teologia Sistemtica Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2008. HORTON, Stanley M. Teologia Sistemtica: Uma Perspectiva Pentecostal. 11 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2008. OLIVEIRA, Raimundo de. As Grandes Doutrinas da Bblia. 10 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007. RHODES, Ron. O Cristianismo Segundo a Bblia a religio cultural e a verdade bblica. Rio de Janeiro: CPAD, 2007. SILVA, Severino Pedro da. Os Anjos sua natureza e ofcio. Rio de Janeiro: CPAD

SUGESTO DE LEITURA Para um estudo exaustivo da natureza e oficio dos anjos dentro do texto bblico, sugerimos o livro Os Anjos, sua Natureza e Ofcio do autor Severino Pedro da Silva pela editora CPAD.

CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

24

ANTROPOLOGIA BBLICA Homem, a Obra-Prima do Criador

1. CONCEITUAO 1.1. O Termo Homem Os significados etimolgicos do termo homem j sugerem sobre sua formao e origem: a. Hebraico: no hebraico o termo adamah, significando terra; b. Latim: o vocbulo utilizado humos carregando o mesmo significado do termo hebraico, aquele que veio da terra; e, c. Grego: o termo utilizado anthropos, significando aquele que olha para cima. 1.2. O Termo Antropologia Antropologia vem da juno dos termos gregos anthropos (homem) e logia, (estudo/tratado), significando um estudo sobre o aparecimento, estrutura e realizaes culturais do ser humano (ANDRADE, 2007). Dentro da Teologia a disciplina Antropologia estuda o homem em todos os seus aspectos tendo como base as declaraes encontradas nas Sagradas Escrituras.

2. ORIGEM DO HOMEM A compreenso de como o homem teve origem, determinar todo o desenvolver dos estudos antropolgicos. Assim, a narrativa bblica sobre a origem do homem deve ser abraada, pois a Verdade. 2.1. Testemunho das Escrituras Os dois primeiros captulos de Genesis mostram a criao como ato exclusivo de Deus, que, atravs de sua Palavra chama existncia tudo o que existe: Pela f entendemos que o universo foi formado pela Palavra de Deus, de modo que aquilo que se v no foi feito do que visvel (Hb 11.3). 2.1.1. Conselho Divino Especial Aps ver que tudo o que tinha criado era bom, o versculo 26 do captulo primeiro de Genesis nos apresenta uma espcie de dialogo consultivo em que Deus diz: Faamos o homem nossa imagem, conforme a nossa semelhana. 2.1.2. Coroa da Criao
CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

25

De acordo com Eugene H. Merrill a criao do homem aparece como o clmax do processo criativo. O homem tem privilegio de ter sob seu domnio todas as criaturas para servirem sua vontade e a seu propsito, para ele e todo o seu glorioso domnio glorificassem ao Todo-Poderoso Criador e Senhor do universo. 2.1.3. Propsito da Criao a. Adorar de acordo com o autor Timothy Munyon "o propsito de Deus para sua criao, mais especificamente para a humanidade, captado na bem conhecida confisso: O fim principal do homem glorificar a Deus e desfrut-lo para sempre. b. Cultivar Deus jamais admitiria que a obra prima da sua criao fosse inativa. Deu-lhe trabalho, no como punio pelo pecado, mas porque era digno de bnos. c. Reinar Como ponto alto da criao o homem recebe a responsabilidade de sujeitar e dominar a terra e as criaturas vivas do mar, da terra e do ar. Longe de um sentido explorador, Victor P. Hamilton diz que esse domnio deve ser exercido com cuidado e responsabilidade. No permitido nada destrutivo.

3. UNIDADE RACIAL 3.1. Testemunho Bblico O testemunho bblico mostra que as geraes que surgiram at o dilvio vieram como consequncia do relacionamento de Ado e Eva. Deste argumento bblico surge o monogenismo que "a doutrina bblica que assevera serem todos os seres humanos provenientes de um nico casal (ANDRADE, Claudionor de, 2007). O apstolo Paulo em seu discurso aos gregos em Atenas faz referencia a este conceito ao afirmar que de um s homem fez Deus todas as raas humanas, a fim de que povoassem a terra... (At 17.26/ KJ). Quanto distino de aspectos fsicos das raas, segundo M. K. Mayers, a Bblia no desenvolve nenhum conceito quanto superioridade e inferioridade de uma sobre a outra. A Bblia sempre mostra uma igualdade quanto capacidade de conhecer a Deus e o servir. Esta uma caracterstica distintiva fundamental... que toda a humanidade tem em comum (Erickson). 3.2. Formao das Naes Com o Dilvio e a sua destruio, a tarefa de povoar a terra fica sobre No e sua famlia (Gn 9.19), sem, contudo, sair da unidade racial a partir do primeiro casal Ado e Eva, j que No descende deles (Gn 5). Partindo dos trs filhos de No, muitos autores esboam a formao das naes psdiluvianas. Aqui adotaremos a utilizada por N. Lawrence Olson em O Plano Divino Atravs dos Sculos adaptado de Paul E. Ihrke. 5.3.1. Os Descendentes de Co (Gn 10.6-20) Os descendentes de Co povoaram as terras da frica, da Arbia oriental, da costa do Mediterrneo, e do grande vale dos rios Tigre e Eufrates. As primeiras monarquias orientais eram dos descendentes de Co, pela linhagem de Cuxe.

CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

26

Segundo opinio de alguns estudiosos, alguns de Co teriam emigrados para a China e de l para as Amricas pelo Estreito de Bringue e do Alasca. 5.3.2. Os Descendentes de Sem (Gn 10.21-32) Sem foi pai de cinco filhos que se tornaram cinco grandes raas e numerosas tribos menores. Arfaxade foi pai dos caldeus, que povoaram a regio marginal do Golfo Prsico. Foi progenitor de Abrao, oito geraes anteriores. Um de seus descendentes foi Joct, de quem vieram traze tribos (Gn 10.5-30) as quais ocuparam as partes sul e sudeste da Pennsula Arbica. Devemos notar que alguns destes nomes so mencionados na genealogia de Co, fato que pode indicar miscigenao entre as raas. 5.3.3. Os Descendentes de Jaf (Gn 10. 2-5) Deram origem a raas e tribos indo-europias, entre as quais se destacam as germnicas, os celtas que emigraram para as Ilhas Britnicas, Gales, Esccia e Irlanda.

4. TRPLICE CONSTITUIO DO HOMEM O homem formado por natureza material (ou fsica) e pela natureza imaterial (ou metafsica). A natureza material do homem se constitui apenas de um elemento: o corpo; sendo que, a natureza imaterial do homem constituda de dois elementos distintos: a alma e o esprito. Assim, segundo a viso tricotmica, o homem compe-se de trs elementos essenciais, que vem a ser o esprito, alma e o corpo. 4.1. Esprito Do grego pneuma, o esprito do homem tem como caracterstica a capacidade de abertura e/ou relacionamento ntimo com Deus. Das funes que encontramos no esprito destacamos a conscincia e a comunho. 4.1.1. Conscincia a capacidade do esprito para aceitar ou rejeitar uma coisa. Segundo o autor Elienai Cabral, uma lei moral e espiritual dentro do esprito humano, que aprova ou desaprova os atos pessoais do homem. o sensor moral do seu eu interior, que trabalha com o seu comportamento em questes de certo e errado. 4.1.2. Comunho o ato ou efeito que o esprito tem de se comungar com seu Criador (Rm 8.15). Este desejo de comunho e adorao ao Criador parte essencial de toda a humanidade. 4.2. Alma Do grego psiqu, a alma outro elemento da natural imaterial do homem, tendo como principal caracterstica a conscincia de si mesmo e o relacionamento com o mundo sua volta. Para se relacionar com o mundo volta, a alma utiliza-se do corpo. Para melhor compreenso a alma pode ser definida em trs partes: emoo, razo e vontade. Vejamos: 4.2.1. Emoo

CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

27

o conjunto de sentimentos bons e ruins que existem no interior do homem. Segundo Silas Daniel, a oficina da alma, refere-se a coisas profundas da personalidade (Pv 4.23). 4.2.2. Razo Refere-se ao intelecto, pensamento, a racionalidade. a capacidade de raciocinar, ponderar sobre o mundo sua volta. 4.2.3. Vontade A vontade est entre a razo e a emoo. Ela, atravs do corpo, torna real o que a razo e emoo sugerem. " ela que decide e determina as aes; ela que reprime ou d evaso aos sentimentos e pensamentos (DANIEL, Silas, 2001). Observe que mesmo distintos, devemos sempre considerar a alma e o esprito como inseparveis, pois somente a Palavra de Deus pode distingui-los perfeitamente (Hb 4.12). 4.3. Corpo O corpo compe a natureza material do homem, tendo como principal caracterstica a interao direta com o mundo fsico e material. O corpo, segundo Silas Daniel, o invlucro da alma e o meio pelo qual ela se comunica com o mundo ao redor. Para absorver e sentir o meio que o cerca o corpo utiliza-se dos cinco sentidos, isto , viso, audio, olfato, tato e paladar.

5. IMAGEM E SEMELHANA DE DEUS Dentro da amplitude de afirmaes sobre a imagem e semelhana de Deus no homem, vamos analisar duas afirmaes de dois autores conceituados. Timothy Munyon falando sobre a imagem de Deus no homem afirma:
Vrios textos do Novo Testamento oferecem alicerce nossa definio de imagem de Deus na pessoa humana. Em Efsios 4.23-24, Paulo relembra aqueles crentes de que foram ensinados assim: que vos renoveis no esprito do vosso sentido, e vos revistais do novo homem, que, segundo Deus, criado em verdadeira justia e santidade. Em outro trecho, o apstolo diz que a razo de fazermos escolhas morais apropriadas est em nos vestirmos do novo homem, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou (Cl 3.10). Esses versculos indicam que a imagem de Deus pertence nossa natureza moral-intelectual-espiritual.

Sobre a semelhana de Deus na natureza humana, o autor A. B. Langston afirma:


A revelao de Deus traz evidencia de que, intelectualmente, o homem se parece com Deus, porque, se no houvesse conformidade na estrutura mental, seria impossvel a comunicao de um com outro, e no poderia haver, portanto, tal revelao. O fato de Deus manifestar-se ao homem prova que o homem pode receber e compreender esta manifestao. O homem uma pessoa como Deus uma Pessoa, e a semelhana entre um e outro se acha no esprito, naquilo que o homem na sua natureza pessoal... O homem no poder jamais deixar de ser uma pessoa como Deus o . A semelhana moral (por outro lado) consistia nas qualidades morais que faziam, e
CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

28

ainda hoje fazem parte do carter de Deus. O homem foi criado bom. Todas as suas tendncias eram boas. Todos os sentimentos do seu corao inclinavam-se para Deus, e nisto consistia a sua semelhana moral com o Criador.

6. A QUEDA DO HOMEM 6.1. Provao Com sua personalidade fsica e espiritual boa (Gn 1.31), Deus criou o homem como ser moral e livre para escolher espontaneamente. O homem tinha a plena liberdade de escolher no pecar. Assim, a rvore do conhecimento do bem e do mal aparece como princpio de prova para o homem, levantando o suspense de que at que ponto o homem era capaz de usar seu livre-arbtrio para escolher manter obedincia exortao do Criador?. 6.2. Queda A palavra queda faz referncia ao pecado cometido por Ado e Eva enquanto se achavam no paraso (Gn 3.1-24). O autor Victor P. Hamilton em seu livro Manual do Pentateuco destaca dois pontos cruciais na estratgia de tentao utilizada pela serpente: a. Primeiramente, a serpente levanta dvidas na mente de Eva quanto integridade de Deus, utilizando a alterao e distoro das palavras divinas a respeito da proibio: assim que Deus disse: no comers de nenhuma rvore do jardim? (cp. Gn 2.15-17 com Gn 3.1-2). A imagem mental que Eva tem de Deus sofre um ataque. b. Em segundo lugar, a serpente tenta Eva ao incentivar ela a declara-se autnoma, dona de si mesma. Quanto a isto a serpente declara: Certamente no morrereis, [...] no dia em que dele comerdes, 'se abriro os vossos olhos e sereis como Deus', sabendo o bem e o mal. 6.3. Consequncias De acordo com Raimundo de Oliveira em seu livro As Grandes Doutrinas da Bblia, as consequncias do pecado atingem principalmente duas reas: a espiritual e fsica. 6.3.1. Fsicas a. Existncia Fsica Reduzida: o pecado trouxe, ainda, a morte fsica (Gn 6.3). O pecado e a morte sempre andam juntos; b. Corrupo dos Poderes do Homem: Na queda, alm do homem perder a semelhana moral que tinha com Deus, todos os seus poderes se perverteram. Todos os seus pensamentos e desejos se degeneraram em corrupo; e, c. Sujeio s Enfermidades: embora nem todas as enfermidades seja causada pelo pecado direto do enfermo, todas elas so frutos do pecado de Ado. 6.3.2. Espirituais O relacionamento do homem com Deus foi profundamente afetado e alterado pelo pecado. a. Morte Espiritual: a palavra morte a mais usada em toda a narrativa bblica para falar da separao entre o homem e Deus (Rm 5.12); b. Perda da semelhana Moral com Deus: o homem, desde sua origem, estava destinado a experimentar cada vez um nvel maior de perfeio, at que
CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

29

adquirisse perfeita identidade com a Pessoa do Deus que o criou. Contudo, essa marcha foi interrompida, levando o homem a nveis baixos de moral; c. Incompatibilidade com a Vontade de Deus: Rm 8.7-8; e, d. Escravido ao Pecado e ao Diabo: Jo 8.34,44.

7. O HOMEM NO NOVO TESTAMENTO 7.1. Restaurao da Comunho Com Deus De acordo com Victor P. Hamilton "em Genesis 3, pelo menos em sua segunda parte, o enfoque de Deus a redeno. Tal preocupao evidenciada no fornecimento de vestes, na promessa de uma semente da mulher nas palavras de juzo, que possuem um propsito de redeno, no de vingana". 7.2. Templo do Esprito Santo Dentre as vrias ilustraes tipolgicas que o corpo recebe, destacamos a figura do templo do Esprito Santo exclusiva do texto do NT que expressa bem a comunho restaurada com Deus (1 Co 6.19). O corpo passa a ser habitao do Esprito de Deus. Analisando o contexto do texto paulino S. E. McNair pergunta como o cristo pode glorificar o Senhor no seu corpo? Ao que ele responde: a. Primeiro, tomando o devido cuidado para no prejudic-lo pelo uso de coisas nocivas; b. Segundo, no usando nunca suas faculdades ilicitamente; e, c. Terceiro, exercitando-o no servio de Deus, a ponto de poder dizer que cada membro do seu corpo tem contribudo para algum fim espiritual. 7.3. Futura Glorificao Paulo apresenta uma nobre viso sobre o futuro do corpo do cristo que anseia por um revestimento celestial. Abre-se uma perspectiva sublime na antropologia bblica: a glorificao e redeno final do corpo (2 Co 5.1-5; 1 Co 15.35-54). A confirmao e garantia desta viva esperana est na Ressurreio e Ascenso de Cristo e presena do Esprito Santo da promessa no corpo do homem justificado (1 Co 15.20-23; 2 Co 5.5; Ef 1.13-14; 1Pe 1.3).

CONCLUSO A antropologia que tem como parmetro de desenvolvimento o Deus Criador e sua Revelao nas Escrituras oferece maior dignidade e honra ao ser humano em todos os aspectos de sua constituio. O homem que tem seu relacionamento com Deus restaurado mediante a f em Jesus Cristo passa a vivenciar e desfrutar de uma nova histria antropolgica planejada e executada pelo prprio Deus Criador.

CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

30

REFERENCIA BIBLIOGRFICA

ANDRADE, Claudionor Corra de. Dicionrio Teolgico, Rio de Janeiro: CPAD, 1996. CABRAL, Elienai. A Sndrome do Canto do Galo: Conscincia Crist, Um Desafio tica dos Tempos Modernos. Rio de Janeiro: CPAD, 2000. DANIEL, Silas. Reflexo Sobre a Alma e o Tempo. Rio de Janeiro: CPAD, 2001. OLSON, N. Lawrence. O Plano Divino Atravs dos Sculos. 27 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005. HORTON, Stanley M. Teologia Sistemtica: Uma Perspectiva Pentecostal. 11 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2008. HAMILTON, Victor P. Manual do Pentateuco. Rio de Janeiro: CPAD, 2006. LANGSTON, A. B. Esboo de Teologia Sistemtica. 11 ed. Rio de Janeiro: JUERP, 1994. McNAIR, S. E. Bblia de Estudo Explicada. Rio de Janeiro: CPAD, 2006. OLIVEIRA, Raimundo de. As Grandes Doutrinas da Bblia. 10 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007.

SUGESTO DE LEITURA O autor Silas Daniel em seu livro Reflexo Sobre a Alma e o Tempo (CPAD) desenvolve uma anlise sobre a alma, afunilando ainda mais sobre a relao interna entre Emoo, Intelecto e Vontade, bem como sua interao com o mundo atravs do corpo. Esta obra um excelente tratado teolgico-filosfico sobre a Alma.

CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

31

HAMARTIOLOGIA A Depravao da Imago Dei no Homem

1. CONCEITUAO 1.1. Hamartiologia Da juno das palavras gregas hamartia e logia, Hamartiologia significa a cincia ou doutrina do pecado. Como uma das disciplinas da Teologia Sistemtica, a disciplina Hamartiologia busca estudar e compreender a origem, natureza, influncia e consequncias do pecado (Hamartia) na humanidade, tendo como parmetro maior as Escrituras Sagradas. 1.2. Pecado O autor A. H. Strong define o pecado como a falta de conformidade com a lei moral de Deus quer em ato, disposio ou estado. Pecado tudo o que, deliberada e conscientemente, confronta a vontade de Deus, levando ao erro do alvo proposto pelo Criador s suas criaturas glorific-lo.

2. ORIGEM DO PECADO A ideia de que Deus seja o criador do pecado claramente inconcebvel dada sua natureza Santa e Justa (Is 6.3; Dt 32.4; Sl 95.15). Em J 34.10 encontramos que longe de Deus o praticar ele a perversidade, e do Todo-Poderoso o cometer injustia. 2.1. Origem no Mundo Angelical Duas declaraes neotestamentrias lanam luz sobre a origem do pecado: Jesus diz que Ele o diabo foi homicida desde o princpio e o apstolo Joo reafirma esta verdade ao dizer que o diabo peca desde o principio (Jo 8.44 e 1 Jo 3.8). A origem do pecado, portanto, transcende a este mundo visvel e a criao do homem. Lcifer e legies de anjos se rebelaram contra Deus, pelo que caram em terrvel condenao. Lcifer o autor do pecado, desviando-se do propsito de sua criao quis tomar o lugar do Criador Onipotente. O tempo exato dessa queda no dado a conhecer na Bblia. O texto de Ezequiel 28.12-19 descreve o estado perfeito de Lcifer: Tu eras querubim ungido para proteger, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas... Perfeito eras nos teus caminhos..., e, sua queda e consequncias: ... at que se achou iniquidade em
CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

32

ti... Elevou-se o teu corao por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei... fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu a ti, e te tornei em cinza sobre a terra... em grande espanto te tornaste e nunca mais sers para sempre (cf. Isaas 14.12-14) 2.2. Origem na Raa Humana Sendo o homem criado imagem e semelhana do Criador, a disposio de sua alma era boa. No entanto, neste ambiente de disposio para o bem que o homem deixou entrar o pecado neste mundo (Gn 1.26 3.1-24). Langston (1994, p. 150) coloca precisamente esta incoerente escolha do homem:
Segundo as condies em que foi criado, era de esperar-se que o homem escolhesse o bem. Toda a tendncia era esta, era a coisa mais natural. Mas, ao revs disto, o homem, com grande e geral desapontamento, fez a pior escolha que poderia imaginar-se. E isto depois mesmo de Deus o haver aconselhado a que escolhesse o bem. Deus fez o mximo que lhe era possvel fazer no sentido de garantir o bom xito da escolha que esse ser livre teria de fazer. No obstante, o homem escolheu, livre e voluntariamente, o mal. E da, dessa escolha livre e deliberada, originou-se o pecado [no mundo]. Pelo que,

como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte... (Rm 5.12).

3. PECADO: NATUREZA E DECLARAES 3.1. Uma Definio de Pecado Ficaremos neste compilado com a observao de Bruce R. Marino na obra editada por Stanley M. Horton Teologia Sistemtica sobre uma definio mais objetiva de pecado:
Parece prefervel definir o pecado como algo cometido contra Deus. Somente Ele uno, consistente e absoluto, e a qualidade perversa e inqua do pecado revelada contra o pano de fundo de sua santidade. Talvez a melhor definio do pecado seja a encontrada em 1 Joo 3.4: o pecado iniquidade. Seja o que mais o pecado for, ele , no mago, uma violao da lei de Deus.

Neste sentido destacamos dois pontos: 3.1.1. O Pecado Sempre Contra Deus: Em todos os seus aspectos o pecado apresenta como principal caracterstica sua orientao contrria a Deus (Sl 51.4; Rm 8.7). compreendido como a falta de conformidade com a lei de Deus (1 Jo 3.4). 3.1.2. O Pecado uma Classe Especifica de Mal: Apesar de todo o pecado ser um mal, nem tudo o que consideramos mal pecado. O pecado no deve ser confundido com o mal fsico que produz prejuzos e calamidades. O pecado a causa do mal, enquanto que o mal o efeito do pecado. 3.2. Pecado Original Para se referir condio de pecaminosidade em que todo ser humano nasce usamos a expresso Pecado Original. De acordo com Raimundo de Oliveira trs observaes lanam luz definio de pecado original:
CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

33

a. Porque se deriva de Ado, o tronco original da raa humana; b. Porque est presente na vida de cada indivduo desde o momento do seu nascimento, pelo que no pode ser considerado como resultado de simples imitao; e, c. Porque a raiz interna de todos os pecados atuais que maculam a vida do homem. 3.3. O Pecado Presente As vrias classes de pecados, como atos ou palavras, que o homem comete atualmente desdobram-se do pecado original. Nisto h uma relao entre pecado atual e pecado original como analisa o autor Raimundo de Oliveira em 1 Jo 1.8-9:
Se dissermos que no temos PECADO, enganamo-nos a ns mesmos, e no h verdade em ns. Se confessarmos os nossos PECADOS, ele fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustia. (1 Jo 1.8-9) A palavra PECADO, no singular... uma referencia precisa e direta ao pecado original, ou seja, natureza cada do homem; enquanto que a palavra PECADOS, no plural... Refere-se ao pecado atual, do dia-adia.

3.4. O Pecado Imperdovel Em Mateus 12.31-32 e textos correlatos (Mc 3.28-30; Lc 12.10) Jesus Cristo coloca em evidencia o que chamamos de pecado imperdovel, sendo impossvel a mudana de corao depois de algum o haver cometido, e pelo qual no se deve orar (Oliveira). 3.4.2. Uma Definio o Pecado Imperdovel Esse pecado, de acordo com Raimundo de Oliveira, consiste na rejeio consciente, maliciosa e voluntaria da evidencia e convico do testemunho do Esprito Santo com respeito graa de Deus manifesta em Jesus Cristo. A pessoa acaba atribuindo a influencia de Satans aquilo que reconhecidamente obra do Esprito Santo. um ultraje ao Esprito Santo, uma declarao infeliz de que o Esprito de Deus um esprito maligno. Peca-se contra o Esprito Santo quando, conscientemente, se pronuncia palavras injuriosas contra Ele, ou quando se resiste sua voz (Hb 3.7-8) assim, o homem rejeita o nico Ser que poderia convenc-lo do pecado, da justia e do juzo (ANDRADE, CPAD, 2007).

4. UNIVERSALIDADE DO PECADO A pergunta de J: Como, pois, seria justo o homem perante Deus, e como seria puro aquele que nasce de mulher? e a afirmativa de Davi: Eis que em iniquidade fui formado e em pecado concebeu-me minha me (J 25.4; Sl 51.5) apontam diretamente para o fato da universalidade do pecado, ou seja, que toda a humanidade alienada de Deus, pois compartilha do pecado original (Rm 5.12). Augustus H. Strong no desenvolvimento de sua Teologia Sistemtica - Vol. II (p. 1017-1032) faz o seguinte esboo sobre provas da universalidade do pecado:
1. Prova da Escritura: A universalidade da transgresso : A. Estabelecida em declaraes diretas da Escritura (1 Rs 8.46; Sl 143.2; Ec 7.20; Rm 3.10-12,23)

CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

34

B. Implcita nas declaraes da necessidade universal de expiao, de regenerao e de arrependimento (Jo 3.16; 6.50; 12.47; At 4.12; 17.30) C. Apresentada na condenao que incide em todos os que no aceitaram a Cristo (Jo 3.18,36; Rm 3.9; 1 Jo 5.19) D. Declara-se que todo homem, por natureza filho da ira (Ef 2.3). O texto implica que: a) O pecado uma natureza no sentido de depravao congnita da vontade; b) Essa natureza culpada e condenvel; e, c) Todo homem participa dessa natureza e dessa consequente culpa e condenao. 2. Prova da Historia, da Observao e do Juzo Comum da Humanidade. A. Todo homem sabe que tem falta de perfeio moral e, na proporo de sua experincia no mundo, reconhece que todos tm essa falta; B. O juzo comum da humanidade declara que h um elemento de egosmo em cada corao humano e que todo homem propende a alguma forma de pecado. Esse juzo comum se expressa nas mximas: Ningum perfeito; Todo homem tem seu ponto fraco.

5. IMPUTAO DO PECADO 5.1. A Realidade da Imputao do Pecado A universalidade do pecado nos leva a um ponto comum, o pecado de Ado pecado original , de onde toda a humanidade recebe uma herana maldita, o pecado (Rm 5.12,15,19; Ef 2.3). Mas seria justa a imputao das consequncias e maldio do pecado de um nico ser aos demais? Sobre esta questo oferecemos as seguintes argumentaes:
Deus criou somente uma raa humana e Ado era o primeiro homem, e constitua, portanto, a raa naquela ocasio. Por isso, quando ele pecou e caiu, a raa caiu tambm com ele... (portanto) Quando se fala da imputao do pecado sua posteridade, quer-se simplesmente dizer que Deus reconhece o homem como responsvel por uma coisa que realmente lhe cabe... (A. B. LANGSTON) O pecado de Ado a causa da depravao, culpa e condenao de toda a sua posteridade, simplesmente porque Ado e sua posteridade so um e, em virtude de sua unidade orgnica, o pecado de Ado o pecado da raa. (A. H. STRONG)

5.2. Teoria Agostiniana (ou, Encabeamento Natural de Ado). Mas, de que maneira o pecado de Ado passou ou passa sua posteridade? Das diversas teorias sobre esta questo, neste apostilado adotamos a explicao formulada por Santo Agostinho por ser a mais satisfatoriamente adequada mensagem bblica. Segundo esta teoria, Deus atribui o pecado de Ado imediatamente a toda a posteridade em virtude da unidade orgnica da humanidade por intermdio da qual toda a raa existiu no tempo da transgresso de Ado, no individual, mas conforme a semente daquele que o cabea da raa, i. e., Ado. O autor Langston (JUERP/94) apresenta as seguintes objees e refutaes sobre esta teoria:
T
OBJEES

A g o s t i n i a n a

e o r i a

REFUTAES

CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

35

No h pecado antes da idade de conscincia prpria; a pessoa precisa chegar ao estado de responsabilidade antes de poder pecar. O homem no pode ser responsabilizado por uma natureza pecaminosa a que ele no deu origem por si mesmo. O pecado de Ado no nos pode ser imputado, porque no podemos nos arrepender dele.

As Escrituras afirmam que, quem quer que nasa j nasce com uma natureza corrupta (Sl 51.5).

Esta objeo despreza a unidade da raa. Entretanto, ningum pode fugir realidade de que faz parte da raa, sendo assim, a culpa se distribui entre todos os homens.

Se bem que em nada tenhamos que nos arrepender dos pecados pessoais de Ado, no entanto o pecado da raa nosso, isto , somos parte integrante da raa e podemos nos arrepender daquilo que nos toca. A salvao uma ddiva de Deus; no vem de nenhum homem, sendo assim, que, aquele que recebe no pode transmiti-la a outrem. Mesmo se quisesse transmitir a justia o homem no poderia pois sua natureza corrupta pelo pecado desde seu nascimento.

Se os pecados de Ado nos pode ser imputados, tambm o pode a justia dos nossos pais. Isto , se herdamos o mal da raa, podemos tambm herdar o bem dos nossos pais crentes.

6. CONSEQUENCIAS DO PECADO Como objeto central da Queda analisaremos trs consequncias que Ado e sua posteridade adqueriram: Depravao, Culpa e Pena. 6.1. Depravao A depravao moral caracteriza-se pela falta de retido original, com uma tendencia para o mal. De acordo com Charles Finney (CPAD, 2001) o termo depravao sempre implica em um distanciamento de um estado de integridade original. A natureza humana totalmente depravada, no entanto, devemos compreender bem o que isto significa: 6.1.1. Negativamente a depravao no significa que cada pecador : a. Destituido de conscincia; pois a existencia de fortes impulsos para o certo, e o remorso pelo erro mostram que a conscincia est com frequncia aguada; b. Desprovido de todas as qualidades agradveis ao homem e teis quando julgadas segundo os padres humanos; pois a existencia de tais qualidades reconhecida por Cristo (Jo 8.9). (STRONG, A. H.) 6.1.2. Positivamente a depravao significa que cada pecador : a. Destituido daquele amor a Deus que constitui a exigncia fundamental; b. Supremamente determinado em sua preferncia do eu em relao a Deus; c. No credor de nenhum pensamento, emoo ou ato que a santidade divina pode aprovar (Rm 8.8). (STRONG, A. H.) 6.2. Culpa Culpa o merecimento de punio, ou a obrigao de tributar satisfao justia de Deus pela deliberada (e espontnea) violao da lei (Rm 1.18), segundo a definio de Strong. Somos culpados do pecado que temos originado ou de cuja origem temos participado. Devemos no entanto entender que h uma diferena entre culpa e castigo.

CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

36

Langston assinala que o castigo provm da culpa, que o resultado de um ato mau, assim, uma vez estabelecido a culpa do ru declara-se um castigo como consequncia. 6.3. Pena Langston define a pena como o castigo, as dores que o mpio sofre em razo dos seus maus feitos. A justia, naturalmente, exige e atribui punio a todo pecado. Representa um dbito do pecador para com Deus que deve ser irremediavelmente quitado. A morte, biblicamente, a grande pena em relao ao pecado (Rm 6.23). H uma ligao direta entre pecado e morte nas Escrituras Sagradas (Rm 5.12). Strong, e a maioria dos estudiosos, v esta morte como dplice: 6.3.1. Morte Fsica Separao da alma em relao ao corpo, incluindo todos os males temporais e sofrimentos que resultam da perturbao da harmonia original entre o corpo e a alma e que so obra da morte em ns (Gn 2.17: ... certamente morrers e 3.19: ... ao p voltars). 6.3.2. Morte Espiritual o rompimento da comunho entre o homem e Deus em consequncia do pecado; incluindo toda a dor da conscincia, perda da paz, e tristeza do esprito, segundo Strong, que ainda faz as seguintes observaes: a. Apesar de que a morte fisica parte da pena do pecado, de modo nenhum a principal. O termo morte com frequncia usado na Escritura no sentido moral e espiritual, denotando a ausencia daquilo que constitui a verdadeira vida da alma, a saber, a presena e favor de Deus; b. No se pode duvidar de que a pena denunciada no jardim e imposta sobre a raa , primeiro e principalmente, a morte da alma, que consiste na sua separao de Deus. S neste sentido, a morte foi plenamente visitada em Ado no dia em que comeu o fruto proibido. S neste sentido o cristo escapa da morte (Jo 11.26). Por essa razo, no paralelo entre Ado e Cristo (Rm 5.12-21), o apstolo passa do pensamento da simples morte fsica na primeira parte da passagem para a morte fsica quanto espiritual no seu encerramento; e, c. A morte eterna pode ser considerada a culminncia e complementao da morte espiritual (At 1.25; Mt 25.41;2 Ts 1.9;Ap 14.11).

CONCLUSO Assim como a queda da humanidade ocupa lugar na histria como realidade incontestvel, assim tambm o amor de Deus, Jesus Cristo, ocupa um espao na histria onde foi revelado e consumou nossa redeno: ... assim a graa reinou atravs da justia para a vida eterna por Jesus Cristo, Nosso Senhor (Rm 5. 21). Se o pecado afastou o homem da presena de Deus (Gn 3), em Jesus Cristo, Deus estava pessoalmente reconciliando o mundo consigo mesmo (2 Co 5.19).

CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

37

REFERENCIA BIBLIOGRFICA

ANDRADE, Claudionor Corra de. Dicionrio Teolgico, CPAD, Rio de Janeiro, 1996. HORTON, Stanley M. Teologia Sistemtica: Uma Perspectiva Pentecostal. 11 ed. CPAD. Rio de Janeiro, 2008. HOFF, Paul. O Pentateuco. Editora Vida, So Paulo, 2007. LANGSTON, A. B. Esboo de Teologia Sistemtica. 11 ed. JUERP, Rio de Janeiro, 1994. McNAIR, S. E. Bblia de Estudo Explicada. CPAD, Rio de Janeiro, 2006. OLIVEIRA, Raimundo de. As Grandes Doutrinas da Bblia. 10 ed. CPAD, Rio de Janeiro, 2007. RHODES, Ron. O Cristianismo Segundo a Bblia a religio cultural e a verdade bblica. CPAD, Rio de Janeiro, 2007. STRONG, Augustus Hopkins. Teologia Sistemtica Volume 2. 2 ed. Hagnos, So Paulo, 2007. VINE, W. E.; UNGER, Merril F.; WHITE, William Jr. Dicionrio Vine. 6 ed. CPAD, Rio de Janeiro, 2002. ZUCK, Roy B. Teologia do Antigo Testamento. CPAD, Rio de Janeiro, 2009.

SUGESTO DE LEITURA Para uma reflexo mais exaustiva sobre a imputao do pecado e seus efeitos sobre a humanidade, sugerimos o livro Esboo de Teologia Sistemtica do autor A. B. Langston pela editora JUERP.
CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

38

CRISTOLOGIA A Encarnao do Verbo

1. CONCEITUAO 1.1. Cristo Esta palavra vem do grego christos e significa Ungido, sendo o titulo oficial de Jesus lhe atribudo por Deus (At 2.36). O nome Cristo equivale ao nome Messias (Maschiach) na lngua hebraica. 1.2. Cristologia a juno de logia (estudo) com christos (Cristo), significando o estudo sobre a pessoa de Cristo. Como uma das disciplinas da Teologia Sistemtica, a Cristologia analisa todas as referncias a Cristo na Bblia Sagrada, ordenando-as e sistematizando-as, tem como objeto de estudo a vida e obra de Cristo.

2. CRISTO NAS ESCRITURAS VETEROTESTAMENTRIAS Jesus Cristo o tema central da Revelao de Deus aos homens. Desde Gnesis encontramos consideraes que apontam para a vinda Dele. Dentre as muitas situaes que apontavam para a vinda do Messias destacamos as seguintes: 2.1. Revelado na Tipologia Segundo Claudionor de Andrade, tipologia um estudo sistemtico dos fatos e pessoas que no AT, antecipavam o que ocorreria durante o ministrio, paixo, morte e ressurreio de Cristo Jesus. Portanto, a tipologia relao entre o tipo e o anttipo; entre os fatos, eventos, pessoas e instituies que prefiguravam a Cristo Jesus. Exemplo: a. Pessoas - Moiss com sua funo de profeta e libertador foi um tipo de Cristo, sendo Cristo o anttipo e cumprimento final das prefiguraes (Dt 18.15-19 cp. At 7.37).
CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

39

b. Eventos na ocasio em que Moiss levantou a serpente de bronze no deserto, para salvar e curar a todos os que olhavam para ela, apontava para o sacrifcio de Cristo no Calvrio (Nm 21.4-9; Jo 3.14-15). c. Instituies nesta categoria encontramos o tipo, o Tabernculo e seus utenslios, os sacrifcios de animais, o sacerdcio, o templo. 2.2. Profecias do Nascimento, Morte e Ressurreio de Cristo a. Nascimento Em Isaas 7.14 encontramos uma profecia mais especfica: Portanto o Senhor mesmo vos dar um sinal: Eis que a virgem conceber, e dar luz um filho, e lhe chamar Emanuel. Ainda em Miquias encontramos: E tu, Belm Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Jud, de ti me sair o que h de reinar em Israel, e cujas origens so desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade (5.2). b. Morte dentre muitas referncias morte e sofrimento de Jesus Cristo no AT, destacamos as passagens do Salmo 22 e de Isaas 53. No Salmo 22 encontramos expresses que foram literalmente cumpridas em Jesus e em Isaias 53 encontramos a figura do Servo sofredor cabalmente cumprido em Cristo Jesus. c. Ressurreio a mais notvel profecia Veterotestamentria sobre a ressurreio de Cristo encontra-se no Salmo 16.10: ... no deixars a minha alma na morte, nem permitirs que o teu Santo veja corrupo. Pedro em Atos 2.25-31 e Paulo em Atos 13.3437 referem-se a este texto proftico para se referirem ressurreio de Cristo Jesus. 2.3. Profecias dos Ofcios de Cristo Na literatura Veterotestamentria encontramos ainda referncias profticas ao trplice ofcio de profeta, sacerdote e rei que o messias deveria exercer. Jesus como o Cristo de Deus, exerceu os trs ofcios. Vejamos: 2.3.1. Profeta As promessas de Dt 18.15,18-19 e Is 42.1-11 e 61.1-2 encontram seu cumprimento em Cristo Jesus, com o maior ministrio proftico de toda a Bblia (At 3.22-26; 7.37). Cristo no apenas permitia ser considerado profeta (Lc 7.16; Jo 4.19), mas Ele prprio se apresentou como tal (Lc 4.17-21; 13.33). 2.3.2. Sacerdote A profecia do Salmo 110.4 se refere a Jesus como sumo sacerdote eterno. A misso mais importante do sacerdote era a reconciliao do homem com Deus. Os sacrifcios oferecidos pelo sacerdcio de Aro e seus filhos era imperfeito (Hb 10.11). Suas posies eram impedidas de permanecerem (Hb 7.23). Todavia, Deus estabelecera, mediante Cristo, um sacerdcio eterno e imutvel, de uma ordem sacerdotal nica e singular (Hb 7.11,17, 20-28; cf. Hb 9.11-15; 10.12). 2.3.3. Rei Em Gnesis 49.10 nas palavras profticas de Jac vemos a misso real de Cristo. Posteriormente, a promessa de um reino eterno que Deus fez a Davi (2 Sm 7.16; Sl 89.3-4,34-37; Is 9.6-7; 11.1; Jr 23.5-6) encontra em Jesus seu cumprimento (Lc 1.3033). A maior profecia sobre o Rei-Messias em Zacarias 9.9 tem seu cumprimento apresentado nos quatro Evangelhos (Mt 21.7-11; Mc 11.1-11; Lc 19.29-38; Jo 12.1219).

CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

40

O Reino de Cristo apresentado na narrativa bblica tem dois aspectos: 2.3.3.1. Reino Espiritual: este para a Igreja, pois ela controlada e vive em funo desse Reino. 2.3.3.2. Reino Material: ainda no se concretizou e, s se concretizar aps sete anos do arrebatamento da Igreja quando implantar o seu Reino literalmente na terra por mil anos (Ap 20.6).

3. A ENCARNAO DE CRISTO 3.1. Conceito de Encarnao O que encarnao? tornar-se humano; revestir-se de carne. Na Teologia Crist a expresso encarnao refere-se ao fato de que Cristo, a Segunda Pessoa da Trindade, tomou a forma e substncia humana sem alterar a divindade que lhe inerente. 3.4. A Plenitude dos Tempos Poderia Jesus Cristo ter vindo em qualquer tempo? No seria necessrio o mundo estar em condies de receb-lo? Escrevendo aos glatas o apstolo Paulo usa a expresso a plenitude dos tempos para o momento exato em que Deus enviou Jesus (Gl 4.4). Mas, que fatores caracterizaram do tempo certo da encarnao de Cristo? O que aconteceu na plenitude dos tempos que o diferenciasse de outras pocas? Armando Cohen, em sua obra A Vida Terrena de Jesus (CPAD, 2001), apresenta alguns fatores determinantes para a plenitude dos tempos. Vejamos: a. Um governo central consolidado, que atingisse a maior rea possvel do mundo civilizado de ento, O Imprio Romano; b. Paz entre os povos e raas, que proporcionasse o entendimento imprescindvel vinda; c. Um idioma que fosse mais ou menos conhecido entre as naes facilitando a comunicao e a compreenso entre os homens; d. Algum conhecimento de Deus na terra, respeito autoridade, e culto, por parte de um povo, ao santo nome de Deus; e. Que os homens sentissem desejo de algo melhor em suas vidas do que os prazeres da carne; do que a pratica do pecado, em que jaziam miseravelmente mergulhados. Todas as situaes histricas para o cumprimento do nascimento de Cristo foram cumpridas no exato momento denominado de plenitude dos tempos.

4. A PREEXISTNCIA DE CRISTO Ser se Jesus passou a existir em algum momento especifico? Ser se veio a existir s na plenitude dos tempos? A expresso teolgica que responde a estas questes

CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

41

preexistncia de Cristo, que se refere sua existncia antes da encarnao. Alguns textos bblicos sustentam e fundamentam este ensino: 4.1. Antes Criao do Mundo em duas situaes Jesus afirma sua existncia antes que o mundo viesse a existir: E agora glorifica-me pai contigo mesmo com a gloria que tive junto a ti antes que houvesse mundo (Jo 17.5; cf. Jo 17.24). 4.2. Antes de Abrao em Jo 8.56-58 Jesus diz que ... antes que Abrao existisse eu sou. 4.3. Pai da Eternidade Referindo-se ao Messias que havia devir, Isaas chama-o de pai da eternidade em 9.6. Ele antes do tempo eterno, o que a teologia chama de eternidade passada. 4.4. o Verbo Eterno de Deus ... O Verbo era Deus. No original o termo para verbo logos. Esta expresso apresenta o Senhor Jesus Cristo como o Eterno, o Criador e Sustentador do Universo (Jo 1.1-3; Hb 1.1-3; Cl 1.15-17). 4.5. Igualdade com o Pai Eu e o Pai somos um, a afirmao de Jesus Cristo em Jo 10.30. Jesus compartilha a mesma eternidade de Deus Pai, significando que jamais existiu um perodo em que o Jesus Cristo no existisse juntamente com o Pai (Jo 1.1).

5. AS DUAS NATUREZAS DE CRISTO A vinda de Jesus Cristo essencialmente para redeno e reconciliao da humanidade para com Deus, o que acarreta uma personalidade com abertura para o homem e para Deus. A. B. Langston apresenta claramente esta viso ao afirma que:
A redeno da raa havia de realizar-se por um Mediador que em si mesmo reunisse as duas naturezas: a divina e a humana. Isto porque o seu trabalho seria o de reconciliar o homem com Deus e Deus com o homem. E, para que o Mediador estivesse entre ambos, era necessrio que ele no somente conhecesse perfeitamente o homem, mas tambm a Deus. Este Mediador ideal, temos em Cristo Jesus... Deus-homem.

5.1. Natureza Divina Joo inicia seu relato do ministrio de Jesus Cristo declarando sua natureza divina: ... e o Verbo era Deus (Jo 1.1). Jesus mesmo confirma esta declarao de Joo sobre sua deidade, ao declarar acerca de Si mesmo: Eu e o Pai somos um (Jo 10.30). 5.1.1. Nomes Divinos a. Eu Sou a expresso Eu Sou, foi o nome pelo qual o nico e Verdadeiro Deus se revelou a Moises no AT (Ex 3.13-14). Jesus em vrias situaes utiliza esta expresso para Si mesmo (Jo 8.58; 15.1-5; 8.12; 10.7-9; 10.11; 11.25). b. Senhor as palavras Yahweh e Adonai (Senhor) no hebraico veterotestamentrio so traduzidas para o grego por Kurios. Este termo utilizado varias vezes em referencia a Jesus Cristo como Senhor (Jo 6.68; 13.13; 20.20,28; At 2.36; 15.11; Fp 2.11; Cl 3.17; Sl 110.1). c. Deus textos bblicos apresentam Jesus como Deus (Hb 1.8; Jo 1.1; 20.28; Fp 2.7)
CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

42

d. Cristo equivalente ao Messias na lngua hebraica refere-se a Jesus como o Ungido de Deus. O nome Cristo trata do ttulo oficial e de sua misso. 5.1.2. Atributos Divinos a. Morais para se relacionar com suas criaturas, Jesus Cristo possua atributos morais como o Amor (Jo 15.13; Ef 3.19); Fidelidade (1 Ts 5.24; 1 Jo 1.9; 1 Pe 4.19); Justia (1 Jo 1.9; Jo 5.30; 1 Pe 3.18); Bondade (Jo 10.10; Fp 1.6); Misericordioso (Fp 1.8; Tt 3.5; Tg 5.3; 1 Pe 1.3). b. Naturais/Ativos Imutvel (Hb 1.12; 13.8; Cl 1.17); Soberano (Fp 3.14; 1 Tm 6.15; Ap 1.5); Eterno (Is 9.6; Mq 5.2; Jo 1.1; Cl 1.17); Onisciente (Ap 2.19; 2.13; 3.15); Onipresente (Mt 28.20; 18.20; Ef 1.23); Onipotente (Mt 28.18; Ap 1.8).

5.1.3. As Obras Divinas a. A Criao Jesus Cristo a origem da criao, pois tudo foi criado por Ele e para Ele. Ele o Senhor da Criao. (Cl 1.16; Jo 1.3; Hb 1.2) b. A Preservao - Jesus Cristo sustentador e preservador de sua criao. Hb 1.3 diz que Ele sustenta ... todas as coisas pela palavra do seu poder. Paulo ainda acrescenta quando diz que todas as coisas subsistem por Ele (Cl 1.17). 5.2. Natureza Humana No mesmo captulo em que afirma que o Verbo o prprio Deus, o apostolo Joo acrescenta que este Deus encarnou: o Verbo se fez carne e habitou entre ns (Jo 1.14a). Quanto a esta encarnao as Escrituras fornecem vrias afirmativas. 5.2.1. Encarnao do Verbo O Verbo Divino se humanizou, passando por um processo chamado de Kenosis, palavra grega que significa esvaziamento baseado em Fp 2.6-7. Ao esvaziar-se a si mesmo, assumindo a forma de homem, Jesus Cristo no perdeu seus atributos divinos, como a oniscincia, onipotncia, mas assumiu plenamente a aparncia fsica humana depositando toda a sua glria natural nas mos de Deus Pai. 5.2.2. Parentesco Humano Jesus vem da descendncia de Abrao e Davi, sendo esta genealogia apresentada por Mateus 1.17 e Lucas 3.23-38. Outras passagens fazem referencia ao parentesco de Jesus Cristo (Mc 3.21,31; Mt 12.46; Lc 8.19-20; Jo 7.5; At 1.14). 5.2.3. Sob as Leis de Desenvolvimento Humano Lucas reala o desenvolvimento humano de Jesus como qualquer outro homem: e crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graa para com Deus e os homens (Lc 2.46-47); 5.2.3.1. Necessidades Biolgicas a bblia aponta pelos menos trs necessidades biolgicas de Jesus: fome (Mt 4.2); sede (Jo 19.28); e, cansao fsico (Jo 4.6). 5.2.3.2. Aspectos Emocionais Hora Jesus apresenta emoes como o choro (Jo 11.35), outra Ele sente pavor e angustia (Mc 14.3). Jesus apresentou um medo passageiro e repentino, e no um medo como sinnimo de culpa.

CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

43

5.2.3.3. Nomes Humanos Jesus, este era o seu nome pessoal (Lc 1.31). Este nome vem do original hebraico YEHOSHUA, e significa salvador. Nomes Filiais compreendem sua filiao natural com sua descendncia como Filho de Davi (Lc 1.31-32; Mt 20.30), Filho de Jos ou filho do carpinteiro (Mt 13.55; Lc 4.22), Filho de Maria (Mt 13.55; Mc 6.3); Nomes de Cidadania, so nomes relacionados com as cidades e regies de habitao de Jesus Cristo como Galileu (Mt 26.69) e Nazareno (Mt 2.23). Porm, oportuno ressaltar algumas peculiaridades da natureza humana de Jesus Cristo, como observa A. B. Langston: a. A natureza humana de Cristo foi sobrenaturalmente concebida (Lc 1.34-35) b. A natureza humana de Cristo sempre se revela livre de depravao (Hb 4.15; 7.26; 1 Pe 1.19) c. A natureza humana de Cristo cresceu juntamente com a natureza divina, no tendo paralelo entre ele e ns, neste sentido Jesus nico. 5.3. Unio e Relao das Duas Naturezas A Bblia representa Jesus Cristo, nas palavras de Langston, como uma s Pessoa, em que se unem as duas natureza, divina e humana, e cada uma delas perfeita quanto essncia e quanto aos seus atributos. Estas duas naturezas, inseparavelmente unidas numa s personalidade divino-humana, constituem para ns um mistrio. Cem por cento Deus, e, ao mesmo tempo, cem por cento homem. A discusso na Igreja Primitiva e nos Pais da Igreja resultou na declarao ortodoxa da doutrina da Unio Hiposttica no Conclio de Calcednia em 451 d.C., confirmando a perfeita e harmoniosa unio entre as naturezas, humana e divina, de Cristo. Robert Lightner, explica a questo da seguinte forma:
Na unio do humano e do divino em Cristo, cada natureza mantm seus atributos prprios. A divindade no se permeia de humanidade, nem a humanidade absorvida pela divindade. As duas naturezas mantm suas identidades completas embora se juntem em uma unio pessoal. Adotar uma perfeita humanidade no o tornou menos Deus, nem a manuteno de sua divindade intacta, o tornou menos humano.

Esta doutrina claramente se encontra nas paginas da Bblia, entre as quais ressaltamos dois pontos: a. Jesus falava de si mesmo, ou algum falava dele, atribuindo a ele as duas naturezas, mas, sempre o considerando como uma s pessoa (Jo 17.22 e 1 Jo 4.2). b. Os atributos e poderes das duas naturezas so entregues a uma s pessoa, Jesus (Rm 1.13; 1 Pe 3.18; Ef 44.10).

6. TEORIAS E ENSINOS FALSOS SOBRE CRISTO As discusses sobre a pessoa e natureza de Jesus Cristo criaram diversos ensinos herticos nos primrdios da Igreja. Entre eles destacamos: 6.1. O Ebionismo: Era o judasmo dentro das igrejas crists, pois tentava explicar a pessoa de Jesus conforme ideias judaicas sobre a natureza de Deus. Eles negavam a natureza divina de Jesus, atribuindo-lhe somente a humana.
44

CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

6.2. O Arianismo: Formulado por rio em incios do sculo IV. Negava a divindade de Jesus, afirmando que Jesus era apenas um dos seres mais altos do Criador, sendo Jesus Cristo uma criatura do Pai. 6.3. O Docetismo: Negava a humanidade de Jesus ao ensinar que seu sofrimento e sua morte foram aparentes. Eles acreditavam que a matria era m por natureza como pregavam os gnsticos e, por isso, Jesus no poderia ter um corpo real, mas apenas um corpo ilusrio. 6.4. O Apolinarismo: negava a integridade da natureza humana de Jesus. Para Apolinrio bispo de Laodicia, formulador desta teoria, Jesus Cristo no tinha mente humana. Jesus possua corpo e esprito, mas a alma foi dominada pelo Verbo Divino. Jesus seria meio Homem e meio Deus. 6.5. O Nestorianismo Negava a unio hiposttica entre as duas naturezas de Cristo. Nestrio dizia que Cristo tinha duas partes ou divises, uma humana, outra divina. Quando dormia Jesus usava a parte humana, porm, quando repreendia os ventos, ele usava a parte divina. 6.6. O Eutiquianismo: Ao contrrio de Nestrio, Eutquio (utico) foi ao extremo de atribuir tamanha unio das duas naturezas que criou uma terceira natureza, que nem era humana e nem divina. 6.7. O Kenoticismo: Este ensino surgiu na Inglaterra no sculo 19, defendendo que Jesus no era Deus quando esteve aqui na terra, negando a divindade de Jesus Cristo. Eles utilizam a expresso esvaziou-se de Fp 2.7 como base para sustentar tal posio.

7. O SACRIFCIO DE CRISTO O apstolo Paulo diz que ... Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras (1 Co 15.3). Todo o sistema de sacrifcios do Antigo Testamento apontava e tinha como fim o sacrifcio de Jesus (Hb 10.1-12; 9.11-14), bem como outros textos do Antigo Testamento (Sl 22 e Is 53). Passemos a analisar trs aspectos do sacrifcio de Jesus Cristo: a. Sua Morte foi Voluntria Ele mesmo se entregou conscientemente de sua misso e do sofrimento que estava por vir (Jo 18.11; 19.30; Fp 2.8). Durante seu ministrio Jesus ensinava o que lhe aconteceria: ... o prprio Filho do Homem no veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate por muitos (Mc 10.45; 9.31-32; Mt 16.21; Jo 3.14-15). b. Sua Morte foi Vicria significa que seu sacrifcio no Calvrio foi substituto, porque Ele morreu em nosso lugar (Is 53.5; 1 Pe 2.21-24). Mostra o carter do ministrio e misso de Jesus Cristo, como nosso sacrifcio vicrio, por toda a humanidade (Is 53.6; Jo 3.16; Hb 10.10). c. Sua Morte trouxe Redeno Por causa de sua morte vicria, Jesus nos proporciona o resgate, libertao da condenao mediante a f Nele (Hb 5.9). Assim sua morte foi expiatria ao nos remindo da culpa e das consequncias eternas do pecado original (Rm 3.24-26; Ef 1.7)

CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

45

8. A RESSURREIO E ASCENSO DE CRISTO 8.1. A Importncia da Ressurreio Jesus Cristo ressuscitar vai alm de tornar a viver, o fato singular que ele no voltou a morrer. Sua ressurreio quer dizer sua glorificao e exaltao (Jo 7.39; Rm 6.4; Fp 3.20-21) bem como a vitria sobre o pecado, a morte e o inferno (Ap 1.17-18; 1 Co 15.54-55). Jesus as primcias dos que dormem e o primognito dentre os mortos (1 Co 15.20; Cl 1.18). A ressurreio de Jesus ... gerou-nos para uma viva esperana (1 Pe 1.3-5), que o pilar do cristianismo verdadeiro. Jesus a nossa garantia de que ressuscitaremos para a vida eterna. 8.2. A Ascenso Aps quarenta dias se apresentando com provas incontestveis, Lucas diz que enquanto a multido o observava, Jesus ... foi elevado s alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos (At 1.9). Salmos profticos anunciaram este acontecimento (68.18; 47.5; 24.7). Jesus em seus ensinos j anunciara tambm esta realidade ao dizer que ... ainda por um pouco de tempo estou convosco, e depois irei para junto daquele que me enviou (Jo 7.33).

CONCLUSO ... E vs, quem dizeis que Eu Sou? Simo Pedro respondeu: Tu s o Cristo, o Filho do Deus Vivo Mt 16.13-16). pergunta mais importante de sua vida, Pedro respondeu o que todos os fatos o revelavam e o fizeram crer, que Jesus, o filho do carpinteiro, o nazareno, o galileu era o Cristo que havia de vir. As evidencia da existncia de Jesus como o Cristo, filho de Deus, requer uma deciso.

CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

46

REFERENCIA BIBLIOGRFICA

ANDRADE, Claudionor Corra de. Dicionrio Teolgico, Rio de Janeiro: CPAD, 1996. COHEN, Armando Chaves. A Vida Terrena de Jesus. 5 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2001. FILLION, Louis-Claude. Enciclopdia da Vida de Jesus. 2 ed. Rio de Janeiro: Central Gospel, 2008. HORTON, Stanley M. Teologia Sistemtica: Uma Perspectiva Pentecostal. 11 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2008. LANGSTON, A. B. Esboo de Teologia Sistemtica. 11 ed. Rio de Janeiro: JUERP, 1994. LINDOSO, Pedro Cardoso. A Vida de Cristo. Vitria do Mearim: Edies Hokemh, 2000. RHODES, Ron. O Cristianismo Segundo a Bblia a religio cultural e a verdade bblica. Rio de Janeiro: CPAD, 2007. ROYER, Gary Luther. Apostila: Cristologia, O Verbo Eterno e Divino se Fez Carne, 3 ed. Campinas SP: EETAD, 1997. WALTON, Robert C. Histria da Igreja em Quadros. So Paulo: Editora Vida, 2000.

SUGESTO DE LEITURA Para um estudo exaustivo do contexto histrico-cultural da poca da encarnao de Jesus Cristo, bem como analise e comentrio sobre seu ministrio terreno, sugerimos o estudo da obra Enciclopdia da Vida de Jesus, autoria de Louis-Claude Fillion pela Editora Central Gospel.
CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

47

SOTERIOLOGIA
Ddiva e Esforo

1. CONCEITUAO 1.1. Soteriologia Da juno das palavras gregas soteria que significa salvao ou libertao e logia que significa estudo ou tratado, Soteriologia vm a ser a doutrina da Salvao. Na Teologia Sistemtica a disciplina Soteriologia estuda analiticamente as declaraes bblicas sobre o plano divino de redeno e salvao, sistematizando-as para uma compreenso da necessidade, promessa e cumprimento deste plano, centralizado em Jesus Cristo, o Redentor. 1.2. Salvao Claudionor de Andrade assim define salvao: libertao de um perigo iminente. Livramento do que aceita a Cristo do poder e da maldio do pecado. Restituio do homem plena comunho com Deus. Raimundo de Oliveira dar nfase ao fato de que neste termo Salvao est incluso tanto o perdo do pecado passado, assim como a libertao do poder do pecado presente, e a preservao contra as invases do pecado no futuro.

2. PROVISO DA SALVAO 2.1. Necessidade Ressaltada no AT Vrios textos especficos no AT expem a necessidade que o homem possui de salvao ao colocar sua natureza pecaminosa diante da Santidade de seu Criador. Desta forma a necessidade da salvao relaciona-se com a exata compreenso do que realmente pecado e a santidade exigida para uma comunho com Deus. A necessidade de salvao evidenciada, ainda, de diversas formas no Antigo Testamento, sendo de grande destaque a Lei com seu sistema sacrificial. 2.1.1. A Lei
CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

48

O apstolo Paulo afirma que A Lei foi instituda para que a transgresso fosse ressaltada chegando assim irrefutvel concluso de que somos todos pecadores (Rm 5.20; 3.20/ Verso King James). A Lei instituda como aliana entre Deus e Israel no Sinai, exps a santidade de Deus e a pecaminosidade dos homens na medida em que tentavam obedecer aos requisitos santos de Deus; confiando em suas obras na observncia da Lei eles a cada dia se descobriam mais defeituosos e distantes da santidade de Deus (Rm 8.8), descobrindo na Lei o que Paulo chama de ministrio da condenao e morte (2 Co 3.7,9). 2.1.2. Sistema Sacrificial medida que erravam, naturalmente tinham que pagar por seus pecados. Apontando para uma perfeita expiao dos pecados, Deus institui os sacrifcios de sangue visando encobrir as transgresses naqueles dias. No entanto, por serem temporrios, naturalmente havia a necessidade de um concerto e sacrifcio definitivos. A necessidade de salvao era agora visvel e constantemente alimentada pelas profecias sobre o Messias que havia de vir. 2.2. Plano de Salvao Jesus Cristo a expresso mxima do amor de Deus Pai pela humanidade (Rm 5.8) alm de ser autor e consumador (Hb 12.2) de um plano elaborado na eternidade passada (Ap 13.8; At 2.23; 4.28; 1 Pe 1.19-20) que tinha como propsito a salvao de todo pecador que o aceitasse (Jo 3.16). Dessa forma, o plano de salvao que Deus proveu tem de ser observado sob o ponto de vista da eternidade, pois o plano da salvao foi formulado no passado eterno e executado na histria humana. (RHODES, Ron)

3. SALVAO: A INICIATIVA DIVINA 3.1. Amor, Graa e Misericrdia de Deus Escrevendo igreja de feso Paulo expe a condio da natureza humana alienada pelo pecado e a iniciativa Divina de nos salvar por sua misericrdia e graa (Ef 2.1-8). A exposio do apstolo Paulo reala a correta idia de misericrdia e graa: sempre implica que, quem a recebe no tem mritos para cobr-la de quem a pode oferecer. O carter da graa na salvao que Deus oferece humanidade deve ser entendida sob dois aspectos: a. Para Toda a Humanidade, como favor imerecido da parte de Deus para com todos os pecadores, indistintamente. b. Para os Salvos, como poder restringidor do pecado, operante na reconciliao do homem com Deus, e na santificao do crente (OLIVEIRA, Raimundo de). 3.2. A Soberania de Deus A soberania de Deus quanto salvao do homem, quer dizer que Deus que toma a iniciativa com o propsito de que todos se salvem; Como soberano, Ele estabeleceu um nico e verdadeiro meio de salvao escolhendo indivduos, Israel e a Igreja para anunciar a vinda e concretizao de tal salvao a todos os homens (Gn 12.1-3; At 1.8; 3.25-26; 4.32-33; 7.1-53; 1 Pe 2.9). Devemos lembrar que este atributo de soberania no tolhe, a quem quer que seja, o privilgio de procurar e aceitar a salvao em Cristo Jesus (LANGSTON).

CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

49

3.3. Predestinao A doutrina da predestinao comprovadamente bblica, tendo como principal declarao o texto paulino da carta aos Romanos 8.28-30 (cf. Ef 1.4-5,11). Dentre as vises sobre esta doutrina destacamos duas: calvinismo e arminianismo. 3.3.1. Calvinismo Elaborada por Joo Calvino (1509-1564), segundo a qual a predestinao resulta da soberania de Deus que, desde a mais remota eternidade, j havia determinado previamente os que usufruiro da vida eterna, os que sero salvos. Segundo Caludionor de Andrade, este pensamento teolgico enfatiza: a. a depravao total da raa humana; b. a predestinao (dos que sero salvos, o que fica implcito a escolha dos que se perdero); c. a expiao limitada aos eleitos; d. a graa irresistvel; e, e. a perseverana dos santos. 3.3.2. Arminianismo Elaborada por Jacobus Arminius (1560-1609) tem como essncia o ensinamento de que a eleio no incondicional... alicerou a capacidade humana de livremente crer em Cristo, de se arrepender e ser salvo, por meio da graa preveniente de Deus de acordo definio de Roger Olson. Podemos resumir a teologia arminiana da seguinte forma: a. a predestinao depende da forma de o pecador corresponder ao chamado da salvao. No um ato arbitrrio de Deus; b. Cristo morreu, indistintamente, por toda a humanidade, mas somente sero salvos os que crem; c. Como o ser humano no tem a capacidade de crer, precisa da assistncia da graa divina; d. Apesar de sua infinitude, a graa pode ser resistida; e, e. Nem todos os que aceitaram a Cristo perseveraro. Esta viso influenciou diversos ramos do cristianismo evanglico, dentre eles o pentecostalismo. 3.3.3. Viso Bblica Levando-se em conta toda a mensagem da Bblia este apostilado considera a predestinao como um aspecto da soberania de Deus, segundo o qual, por amor e graa, Ele preordenou um plano geral e original de salvao para toda a humanidade, pois: a. Todos pecaram (Rm.3:9-12); b. A justia e salvao para todos (Rm.3:22-23); c. A graa foi para todos (Rm.5:18); d. Condio para todos serem filhos (Rm.8:14; Jo.3:16); e. Deus entregou Jesus por todos ns (Rm.8:32; Jo.6:39); f. Deus rico para com todos os que o invocam (Rm.10:12); g. Misericrdia para todos (Rm.11:32); h. Santos so todos os que invocam a Jesus (1Co.1:2); i. Todos mortos em Ado e todos vivificados em Cristo (1Co.15:22); j. Jesus morreu por todos, mas todos os querem? (2 Co.5:15);

CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

50

k. Deus quer que todos se salvem pelo nico mediador (1 Tm.2:3-6) e se arrependam (2Pe.3:9); l. Jesus morreu por todos (Hb.2:9); Realamos dois pontos fundamentais desta doutrina: a. A predestinao universal. Deus, em seu profundo e inigualvel amor, predestinou todos os seres humanos comunho e vida eterna; e, b. Mas, o fato de o homem ser predestinado vida eterna no garante ao homem a salvao, antes ele tem que atender o chamado divino mediante arrependimento e f em Jesus Cristo. 3.4. Prescincia Por prescincia compreendemos um aspecto da oniscincia de Deus, atravs do qual Ele se faz eternamente presente no tempo e no espao, conhecendo todas as coisas antecipadamente (1 Sm 2.3; 1 Jo 3.20). Em relao com o plano de salvao, Deus sabe antecipadamente quem aceitar livremente sua oferta de salvao atravs de Cristo (1 Pe 1.2). 3.5. Eleio Ato soberano de Deus em graa, pelo qual Ele escolheu em Jesus Cristo para a Salvao todos aqueles que de antemo Ele sabia que O aceitariam (1 Pe 1:2; 2 Pe 1:5-12). Portanto, eleio a escolha de Deus de algumas pessoas para a salvao baseada na escolha livre inicial feita por essas mesmas pessoas. 3.6. O Esprito Santo No Evangelho de Joo 16.8-11 vemos a obra do Esprito Santo diretamente ligada ao Plano de Salvao. O autor S. E. McNair comenta a relao entre Salvao e Esprito Santo enfatiza que: Ele o Esprito Santo arguir o mundo do pecado, da justia e do juzo. O Esprito Santo procura preocupar o homem com Cristo em toda a sua perfeio e santidade, e, na presena de Cristo, o corao sincero reconhece-se pecador (Lc 5.8).

4. SALVAO: A RESPOSTA HUMANA Cabe ao homem uma nica resposta para ser salvo: aceitar, mediante a f, a Jesus Cristo como nico suficiente Salvador. Esta essncia da resposta humana precisamente colocada nos comentrios do texto de Romanos 10.8-11:
No versculo 10 encontramos duas verdades igualmente importantes: justificao e salvao, e vemos que a nossa justificao perante Deus depende da nossa f na obra expiatria, e nossa salvao do pecado e do vcio depende da nossa confisso do senhorio de Cristo em toda a nossa vida. (S. E. McNair) Se um homem tem confessado sua f em Jesus como Senhor e Salvador dos pecadores perdidos, e realmente cr em seu corao que Deus o levantou dentre os mortos, para mostrar que tinha aceitado a expiao, deve ser salvo pela justia de Cristo, imputada a ele por meio da f. (Matthew Henry)

CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

51

5. ASPECTOS DA OBRA SALVFICA DE JESUS CRISTO


John Stott levanta a seguinte questo: Como, pois, podia Deus expressar simultaneamente sua santidade no juzo e seu amor no perdo? Somente providenciando um substituto divino pelo pecador, de modo que o substituto recebesse o juzo, e o pecador o perdo (1 Pe 1.19).

5.1. O Sacrifcio ... o sangue que far expiao pela alma e ... sem derramamento de sangue no h remisso (Lv 17.11; Hb 9.22) realam o significado e importncia do sacrifcio de Jesus Cristo no Calvrio. O sacrifcio perfeito de Cristo trouxe efeitos plenos e eternos. Entre eles destacamos: 5.1.1. Propiciao Significa que a Justia Divina foi satisfeita com o sacrificio de Jesus Cristo; a lei divina violada (pecado) exigia uma pena que foi quitada em nosso lugar, por Jesus Cristo, nossa propiciao (Rm 3.5; 1Jo 2.2). 5.1.2. Substituio No ato de ser nossa propiciao, Jesus Cristo tornou-se um substituto sacrificial. A figura da substituio ou sacrifcio vicrio amplamente explorada no AT. Sobre isso, John Stott comenta:
Ao colocar as mos sobre o animal, o ofertante certamente estava se identificando com ele e solenemente designando a vtima como estando em seu lugar... O animal substituto, tendo tomado o lugar do ofertante, era morto em reconhecimento de que a penalidade do pecado era a morte, seu sangue (simbolizando que a morte havia sido realizada) era aspergido, e a vida do ofertante era poupada.

5.2. Expiao De acordo com Dicionrio Teolgico (CPAD) expiao o cancelamento pleno do pecado com base na justia de Cristo, propiciando ao pecador arrependido a restaurao de sua comunho com Deus (1 Jo 1.17). Em vez de abrandar, a expiao cancelada e elimina toda nossa dvida para com Deus (Cl 2.13-14; Hb 9.25-28). 5.3. Reconciliao Deus o agente principal da reconciliao. Ele toma a iniciativa e concretiza esta possibilidade de reconciliao real (Rm 5.9-11; 2 Co 5.18-19; Cl 1.20-22). O apstolo Paulo enfatiza o benefcio da reconciliao ao afirmar igreja de Corinto que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, aos Colossenses ele reala que esta reconciliao foi estabelecida por um alto preo, pelo Seu Jesus Cristo sangue vertido na cruz (2 Co 5.19; Cl 1.20). 5.4. Redeno Redeno significa salvar, resgatar, libertar, livrar. A redeno mais frequente no AT atravs de leis/ritos sobre resgate ou redeno referentes a pessoas ou bens (Lv 25; cf. Rt 3 4). Jesus se apresenta como o redentor ao declarar que tinha como propsito servir e dar a sua vida como nico resgate por muitos (Mt 20.28). O autor Lawrence O. Richards faz o seguinte comentrio sobre o termo grego redeno encontrado no texto paulino de 1 Timteo 2.6:
A palavra para resgate antilytron... No sculo I, lytron era o preo
CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

52

pago para libertar um escravo. A palavra composta que temos aqui significa o que dado em troca ao preo da libertao. Este preo de resgate ou redeno foi pago por [a favor de] toda a humanidade.

6.

Ordo Salutis: UMA ORDEM DOS ATOS NA SALVAO

Atribuda a Jakob Karpov, telogo luterano, a expresso ordo salutis refere-se sequncia com que o Plano de Salvao concretiza-se na vida do pecador redimido. uma tentativa de colocar em ordem os fatores salvficos como arrependimento, converso, regenerao etc. 6.1. Ordem Humana da Salvao 6.1.1. Arrependimento Atos 17.30: ... agora ordena que todas as pessoas, em todos os lugares, cheguem ao arrependimento (cf.Jr 3.7; Os 6.1; Mt 3.2; 4.17; At 2.38). O arrependimento caracterizado por uma profunda tristeza causada pelo pecado, pela qual a pessoa voltase para Deus disposta a pedir-lhe perdo e obedecer-lhe. O arrependimento deve envolver toda a personalidade e seus poderes. Sobre isto Langston observa: a. O arrependimento em relao ao poder do intelecto: gera uma mudana no modo de pensar em Deus, em nosso pecado e em nossas relaes com o prximo. O arrependido condena hoje o que seu pensamento aprovava ontem. b. O arrependimento em relao com o poder emocional: muda suas emoes no sentido de que o homem arrependido dos seus pecados deixa de amar ou apreciar o que antes amava ou apreciava. c. O arrependimento em relao com o poder da vontade: o arrependimento cria na pessoa um novo propsito; a pessoa agora quer fazer a vontade de Deus, quer ser dirigido por ele, porque est convencido de que a vontade e a direo de Deus lhe so melhores do que a vontade e a direo que, at ento, subordinara sua vida. 6.1.2. F A f destacada e de forte papel quanto salvao tanto no AT quanto no NT (Hb 11.1,6). Raimundo de Oliveira afirma que a f no um ato isolado na vida, mas uma maneira de se viver... No uma simples confisso, mas uma dedicao ou entrega, evidenciada pelas obras da f, na vida da pessoa (Tg 2.18; Hb 11). 6.1.3. Converso A converso a juno do arrependimento e f, no qual a pessoa volta-se da perdio para a salvao. Na parbola do filho prdigo (Lc 15) podemos observar trs passos quanto converso: a. Crer no perdo do Pai (v. 18); b. Voltar para casa do Pai (v. 20); e, c. Confessar o seu pecado (v. 21). 7.2. Ordem Divina da Salvao A regenerao, justificao e adoo ocorrem simultaneamente naquele que se converte; porm, veremos estes atos separadamente.
CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

53

7.2.1. Regenerao Regenerao, de acordo com o autor Daniel Pecota, a ao decisiva e instantnea do Esprito Santo, mediante a qual Ele cria de novo a natureza moral interior; o convertido vivificado com/por Jesus Cristo (Ef 2.1-2); o novo nascimento, nova criao, renovao (2 Co 5.17; Gl 6.15; Ef 2.5,6,10; Tt 3.5; Cl 3.10). 7.2.2. Justificao o ato de Deus declarar justo o pecador que pela f aceita Jesus por seu Salvador (Rm 5.1,9); diante de Deus tal pessoa vista como se jamais tivera pecado em toda a sua vida (Jr 31.34). A justia de Cristo nos imputada (1 Co 1.30). O autor S. E. McNair, sobre a justificao em Rm 3.21-31 faz as seguintes consideraes: a. inteiramente gratuita, no sendo paga por ns com merecimento, promessas, esforos ou qualquer outra coisa; b. pela redeno que h em Cristo Jesus e f no valor do sangue derramado (vv. 22,25; cf. 1 Pe 2.24); e, c. A f permite a Deus ser justo em justificar o crente, visto que o pecado no tolerado, mas expurgado; 7.2.3. Adoo Deus nos adota em sua famlia. Ato da graa soberana mediante o qual Deus concede todos os direitos, privilgios e obrigaes da afiliao queles que aceitam Jesus Cristo (Ef 1.4,5; Rm 8.15; Hb 2.11). 7.2.4. Perseverana Este fator salvfico claramente um processo em toda a caminhada crist: Mas aquele que perseverar at ao fim ser salvo (Mt 24.13). No grego o termo para perseverana serve para ilustrar a coragem demonstrada pelo soldado em plena batalha. Visto a jornada crist ser comparada a uma batalha ela refere-se capacidade que o crente recebe, atravs do Esprito Santo, para permanecer fiel at a vinda de Cristo Jesus (ANDRADE) 7.2.5. Santificao Santificao significa separar-se do mundo para pertencer unicamente a Deus. Atravs da santificao o homem regenerado passa a ter um relacionamento ntimo com Deus em sua vida diria. Langston observa na expresso santificao duas ideias: a. Uma relao especial com Deus; e, b. Um carter santo que esta relao exige. Assim, a santificao um processo contnuo que compreende o homem por completo (1 Ts 5.23) at que alcance medida da estatura da plenitude de Cristo (Ef 4.13), sendo que os meios de santificao so: a. A Palavra de Deus (Jo 17.17; Ef 5.26); b. Sangue de Jesus Cristo (Hb 13.12; 1 Jo 1.7); e, c. Esprito Santo (Rm 1.4; 8.13; 15.16; Gl 5.17-21). 7.2.6. Glorificao Quanto ao plano (e ordem lgica) de salvao a glorificao a etapa final a ser atingida por aquele que recebe a Cristo (Rm 8.17-19). Assim como Cristo foi

CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

54

glorificado, ns seremos sua semelhana (1 Jo 3.2-3). A glorificao do corpo garantida pelo Esprito Santo como o penhor de Deus em nossas vidas (2 Co 5.2-5).

CONCLUSO Existe, portanto, um sentido muito real em que a salvao deve ser vista por cristos como algo que j aconteceu na histria estas so as palavras de Roger Olson colocar o fato singular do cristianismo autntico entre outras religies mundiais. A salvao pregada na Bblia consistente e verdadeira. Pode ser verificada na histria como foi consumada; Ressalta a santidade, justia e amor do Deus nico e Verdadeiro; mostra a necessidade de redeno que a humanidade precisa; oferece o nico Caminho Verdadeiro para a salvao; a salvao oferecida por Deus envolve plenamente o homem: corpo, alma e esprito.

REFERENCIA BIBLIOGRFICA

ANDRADE, Claudionor Corra de. Dicionrio Teolgico. Rio de Janeiro: CPAD, 1996. HOFF, Paul. O Pentateuco. So Paulo: Editora Vida, 2007. HORTON, Stanley M. Teologia Sistemtica: Uma Perspectiva Pentecostal. 11 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2008. LINDOSO, Pedro Cardoso. Curso Bsico em Teologia. Vitria do Mearim: Edies Hokemh, 2004. LANGSTON, A. B. Esboo de Teologia Sistemtica. 11 ed. Rio de Janeiro: JUERP, 1994. McNAIR, S. E. Bblia de Estudo Explicada. Rio de Janeiro: CPAD, 2006. OLSON, Roger E. Histria das Controvrsias na Teologia Crist: 2000 anos de unidade e diversidade. So Paulo: Editora Vida, 2004. OLIVEIRA, Raimundo de. As Grandes Doutrinas da Bblia. 10 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007. RHODES, Ron. O Cristianismo Segundo a Bblia: a religio cultural e a verdade bblica. Rio de Janeiro: CPAD, 2007. STOTT, John R. W. A Cruz de Cristo. So Paulo: Editora Vida, 2006. SPROUL, R. C. Eleitos de Deus: o retrato de um Deus amoroso que providencia salvao para seres humanos cados. 2 ed. So Paulo: Cultura Crist, 2002.

CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

55

SUGESTO DE LEITURA Para uma compreenso dos aspectos teolgicos do sacrifcio de Cristo Jesus, sugerimos o estudo do livro A Cruz de Cristo do autor John R. W. Stott pela Editora Vida.

PNEUMATOLOGIA O Consolador Prometido

1. CONCEITUAO 1.1. Esprito Santo

O Esprito Santo (do hb. Ruach Kadosh; do gr. Hagios Pneumathos) a Terceira Pessoa da Santssima Trindade. um ser dotado de personalidade e vontade prprias. Possui os mesmos atributos morais e espirituais que o Pai e o Filho, segundo definio de Claudionor de Andrade.
1.2. Pneumatologia

Do grego pneuma (esprito) + logia (estudo) a Pneumatologia a doutrina do Esprito Santo. Estuda quem o Esprito Santo, o que Ele faz e os dons que concede. Como disciplina teolgica, a Pneumatologia procura estudar e analisar a atividade singular do Esprito Santo na histria da humanidade atravs de indivduos especficos, Israel e a Igreja.
2. NATUREZA E DEIDADE DO ESPIRITO SANTO

A natureza e deidade so destacadas nas Escrituras Sagradas por sua personalidade, nomes e smbolos. 2.1. Personalidade do Esprito Santo Ao contrrio da ideia errnea que define o Esprito Santo como uma fora e energia que emana de Deus, a Bblia o apresenta como uma Pessoa. inquestionvel a necessidade de compreender corretamente que o Esprito Santo uma pessoa, com personalidade distinta e inconfundvel, e no uma fora da qual voc pode se apoderar. A. B. Langston em seu Esboo de Teologia Sistemtica faz a seguinte observao:
H muitas falhas em nossa vida crist que se originam de uma falsa noo do Esprito Santo e de uma falsa atitude nossa para com Ele. H grande diferena entre a ideia de fazermos muita coisa por meio do Esprito Santo (como se ele fosse algum objeto) e a ideia de o Esprito
CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

56

Santo operar maravilhas por nosso meio (como sendo uma pessoa, assim como a Bblia o apresenta).

Langston apresenta quatro provas da personalidade do Esprito Santo: 2.1.1. Primeira Prova Todos os atributos de uma pessoa so, pela Bblia, atribudos ao Esprito Santo: Assim ao Esprito Santo atribudo: a. O poder de saber at as coisas mais profundas de Deus (1 Co 2.10-11; Jo 14.26); b. O poder de querer (1 Co 12.11; Rm 8.27); c. O poder de sentir (Ef 4.30).

2.1.2. Segunda Prova A Bblia atribui ao Esprito Santo obras que s podem ser praticados por uma pessoa. O Esprito Santo: a. Fala e clama (Ap 2.7; Gl 4.6; Rm 8.26; 2 Pe 1.21); b. Testifica e ensina (Jo 14.26; 15.26); c. Guia, ordena e comissiona pessoas para o servio (Rm 8.14; At 8.29; 13.4). 2.1.3. Terceira Prova A Bblia apresenta seu ofcio de tal forma que s uma pessoa poderia exercer. Ele chamado Consolador, uma pessoa singular consolando outras pessoas. 2.1.4. Quarta Prova feita uma referncia ao Esprito Santo como a uma pessoa (Is 63.10; Hb 10.29). Reforam esta prova as ideias bblicas de que: a. O Esprito Santo enviado pelo Pai assim como foi Jesus Cristo (Jo 14.26; 16.7; 6 38); b. Existe a possibilidade de blasfemar e mentir contra o Esprito Santo (Mt 12.32; Mc 3.29,30; At 5.3). 2.2. Nomes Divinos O Esprito Santo recebe nomes e atributos atribudos somente ao nico e Verdadeiro Deus. Desta forma, os nomes divinos atribudos ao Esprito Santo na Bblia sempre revela alguma faceta do seu carter, natureza, vontade ou autoridade. O Novo Testamento geralmente identifica o Esprito Santo com o Senhor (Jeov) Deus quando faz referncia a passagens profticas do Antigo Testamento, assim, o Esprito Santo tido como o Senhor Deus que falou aos profetas. fato singular e comum que podemos observar, por exemplo, nas passagens correlatas de Isaas 6.8-9/Atos 28.25-26 e Jeremias 31.33-34/Hebreus 10.15-16. Ainda no decorrer de toda a Escritura, o Esprito Santo chamado: a. Esprito de Deus, o que abarca a sua total divindade 1 Co 3.16; Gn 1.2; b. Esprito do Senhor Jz 14.6; c. Esprito de Cristo 1 Pe 1.11; d. Esprito de Vida Rm 8.2; e. Esprito de Adoo Rm 8.15;
CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

57

f. g. h. i. j.

Esprito Santo At 2.4; Esprito da Graa Hb 10.29; Esprito de Orao Rm 8.26; Esprito de Verdade Jo 15.26; Consolador Jo 14.16.

2.3 Atributos Divinos Ao Esprito Santo as Escrituras Sagradas conferem os atributos divinos de: a. Eternidade Hb 9.14; b. Onipresena Sl 139.7, 8-10; c. Oniscincia 1 Co 2.10; d. Onipotncia Lc 1.35; Rm 15.19; e, e. Santo Jo 16.7-14. 2.4 Obras Divinas A divindade do Esprito Santo tambm ressaltada quando o texto bblico confere a Ele obras que somente Deus pode fazer. Vejamos: a. Envolvido na obra da criao Gn 1.2; J 33.4; Sl 104.30; b. Inspirou as Escrituras Sagradas 2 Tm 3.16; 2 Pe 1.21; c. Transforma o homem pecador em uma nova criatura, por meio do novo nascimento Jo 3.3-8; d. Ativo na Ressurreio de Jesus Cristo Rm 8.11. 2.5. Smbolos do Esprito Santo Mark D. Mclean na Teologia Sistemtica editada por Stanley M. Horton menciona duas observaes quanto aos smbolos do Esprito Santo:
Os ttulos e smbolos do Esprito Santo so chaves para o entendimento de sua obra em nosso favor. Os smbolos do Esprito Santo tambm so arqutipos, i. e., uma personagem, tema ou smbolo comum a vrias culturas e pocas.

Entre os smbolos que descrevem as operaes do Esprito Santo destacamos: 2.5.1. Fogo (Is 4.4; Mt 3.11; Lc 3.16): Envolve a ao purificadora do Esprito Santo. 2.5.2. Vento (Ez 37.7-10; Jo 3.8; At 2.2): Obra regeneradora do Esprito, de maneira misteriosa e independente, penetrante, purificante e vivificante, alm de fazer referncia natureza invisvel do Esprito Santo. 2.5.3. gua (Ex 17.6; Ex 36.25-27; 47.1; Jo 3.5; 4.14; 7.38,39): Representa a ao do Esprito Santo como fonte de gua viva, mais pura, rio da vida inundando nossas almas, limpando a poeira do pecado, refrescando, saciando a sede, tornando frutfero o estril, purificando o que est sujo e restaura a beleza. 2.5.4. Selo (Ef 1.13; 2Tm 2.19; 2 Co 5.5; Ap 7.3): Segundo o autor Raimundo de Oliveira o selo prova de propriedade, legitimidade, autoridade, segurana ou preservao. Representa domnio e posse de propriedade divina (Ef 4.30). 2.5.5. Azeite (Zc 4.2-6; At 10.38; 1Jo 2.20-27): O azeite simboliza a consagrao divina do crente para o servio no reino de Deus.
CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

58

2.5.6. Pomba (Mt 3.16-17; Mc 1.9-11; Lc 3.21-22; Jo 1.32-34): Como os outros smbolos, este um arqutipo que significa brandura, doura, amabilidade, inocncia, suavidade, paz, pureza e pacincia. A OBRA DO ESPRITO SANTO A realidade e ao do Esprito Santo permeiam a Bblia desde Gnesis a Apocalipse. Assim passamos a analisar as caractersticas das obras do Esprito Santo no desenvolver do texto bblico.

3.1. No Antigo Testamento O autor Stanley Horton ressalta que geralmente aceito, que "no Antigo Testamento a personalidade separada do Esprito Santo no plenamente revelada. O Esprito Santo comparado ao poder ou presena pessoal de Deus em ao". Desta forma destacamos sua obra no AT como: 3.1.1. Dinmico ou doador de poder Consagra e capacita homens para a obra de Deus. Neste sentido podemos destacar sua ao nos homens veterotestamentrios em duas categorias de ao: a. Obreiros homens de ao, organizadores e executivos como, por exemplo, Josu, Otoniel, Jos, Moiss, Gideo, Sanso, Davi, etc. b. Profetas recebiam mensagens de Deus e entregavam ao Povo; mediante o Esprito de Deus estes homens recebiam de tempos em tempos mensagens no concebidas por suas mentes, que o distinguia dos falsos profetas. 3.1.2. Esprito Regenerador Embora j atuasse como regenerador na vida de homens o AT sua presena est muito mais acentuada e destacada como bno futura, com a vinda do Messias. Neste sentido destacamos duas caractersticas: a. Bno futura derramar geral do Esprito como fonte de santidade, sem precedentes, para purificar o corao do povo (Jl 2:28-32), sobre toda a carne sem distino de idade, sexo ou posio; b. Conexo com a vinda Messias Ponto culminante do derramamento a vinda do Messias-Rei, onde o Esprito Santo pousar com poder (Profeta Perfeito). O Messias o doador do Esprito Santo. Cristo morre, glorificado, parte e envia o Consolador (Jo.16:7; Jo.7:39; Jo.12:23) 3.2. No Novo Testamento 3.2.1. No Ministrio de Jesus Cristo 3.2.1.1. Nascimento: O Esprito Santo foi o agente da milagrosa concepo de Jesus, descendo sobre Maria. 3.2.1.2. Batismo: Concebido pelo Esprito e Sendo Templo do Esprito, Jesus foi agora, ungido pelo Esprito; Assim como desceu sobre Maria na concepo, desceu em Jesus, ungindo-o como Sacerdote, Profeta e Rei (Lc 3.21-23).

CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

59

3.2.1.3. Ministrio: a. Foi levado pelo Esprito ao deserto (Mc 1.12); b. Sabia que o Esprito estava sobre Ele para se cumprir o ministrio profetizado em lsaas (Lc 4.16-21; Lc 11.20; At 10.38); c. Jesus testificou que o Pai estava nEle e era o operador de milagres (Jo14.10). 3.2.1.4. Crucificao Lhe deu fora para continuar at a morte Hb 9.14 suportando a afronta e dor pelo Esprito Santo (Hb.12.2). 3.2.1.5. Ressurreio O Esprito Santo foi o agente vivificante na ressurreio de Cristo (Rm1.4; 8.11). 4.2.1.6. Ascenso Aps a ascenso, o Esprito veio a ser o Esprito de Cristo no sentido de ser concedido a outros; 3.2.2. Na Igreja Primitiva Ao exercer esta natureza de Consolador o Esprito Santo focaliza a ateno no Fundamento e Pedra Angular da Igreja, isto , Jesus Cristo, sempre procurando glorific-lo (Jo 15.26; 16.14). Alm disso, podemos ver a operao do Esprito Santo no cristo da seguinte maneira: a. Regenerando-o Jo 3.3-6; b. Batizando-o no corpo de Cristo Jo 1.32-34; c. Habitando nele 1 Co 6.15-19; d. Selando-o Ef 1.13-14; e. Proporcionando-lhe segurana Rm 8.14-16; f. Fortalecendo-o Ef 3.16; g. Enchendo-o da sua virtude Ef 5.18-20; h. Libertando-o da lei do pecado e da morte Rm 8.2; i. Guiando-o Rm 8.14; j. Chamando-o para servio especial At 13.2-4; k. Orientando-o para servio especial At 8.27-29; l. Iluminando-o, instruindo-o e capacitando-o 1 Co 2.12-14; Jo 16.13-14; 1 Ts1.5. O BATISMO COM O ESPRITO SANTO A promessa de Jesus Cristo em Atos 1.4-5 e seu cumprimento em Atos 2.1-4 impulsionaram o Ide comissionado Igreja. Neste sentido A. B. Langston enfatiza que:
O dia de Pentecostes foi um grande passo dado por Deus para a redeno do mundo. Pela vinda do Esprito Santo o reino de Deus entrou no perodo de maiores atividades e de maior prosperidade.

4.1. A Promessa Embora a ao do Esprito Santo j fosse evidente nos tempos do Antigo Testamento, John Stott lembra que:
Alguns profetas predisseram que nos dias do Messias, Deus concederia uma difuso liberal do Esprito Santo, nova e diferente, bem como acessvel a todos. Neste sentido Isaas falou do dia em que o Esprito seria "derramado sobre ns l do alto" (Is 32.15; 44.3; cf. Ez 39.2829). Da mesma forma, em uma passagem mais conhecida, Deus disse: "E acontecer depois que derramarei o meu Esprito sobre toda a
CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

60

carne" Joel 2.28. Joo Batista, o ltimo profeta da ordem antiga, resumiu esta expectativa em seu dito conhecido, que creditou o derramamento do Esprito ao prprio Messias: "Eu vos tenho batizado com gua; Ele, porm, vos batizar com o Esprito Santo" Mc 1.8.

4.2. A Natureza A natureza do batismo com o Esprito Santo encontrada nas seguintes expresses bblicas: 4.2.1. Derramamento: Neste termo encontramos a designao da vinda do Esprito Santo vida do crente. O sentido original da palavra, segundo Oliveira, refere-se comunicao de alguma coisa vinda do cu, com grande abundncia. 4.2.2. Batismo: Este termo expressa a total e sobrenatural imerso do Divino Esprito, o que revela a maneira gloriosa como o Esprito Santo envolve, enche e penetra a alma do crente. 4.2.3. Enchimento: No Pentecostes os discpulos foram, a tal ponto, cheios do Esprito que pareciam est embriagados. A plenitude do Esprito os encheu inteiramente. 4.3. A Evidncia O falar em lnguas estranhas a evidncia fsica inicial de que o crente foi batizado com o Esprito Santo. Esta evidncia tem suas bases lanadas no fato de que o falar em outras lnguas est constantemente ligado aos casos de batismos com o Esprito no livro de Atos dos Apstolos. Vejamos: a. No Dia de Pentecostes 2.4; b. Entre os Crentes Samaritanos 8.14-18; c. Sobre Paulo 9.17-18; 1Co 14.18; d. Casa do Centurio Cornlio 10.44-46; e. Sobre os Discpulos em feso 19.6. OS DONS DO ESPRITO SANTO Os dons do Esprito Santo, segundo Antnio Gilberto, so uma dotao ou concesso especial e sobrenatural de capacidade divina para a Igreja e atravs dela. O prprio Esprito Santo distribui todos os dons segundo o seu poder criador e sua soberania 1Co 12.11. 5.1. Propsitos Ao afirmar que a cada um concedida a manifestao do Esprito, com finalidade de que todos sejam beneficiados 1Co 12.7, o apstolo Paulo apresenta um propsito para a concesso de dons aos cristos. Podemos, resumidamente, apresentar trs objetivos dos dons espirituais: a. A glorificao do Senhor Jesus (Jo 16.14); b. Progresso qualitativo e quantitativo da obra de Deus (At 6.7; 9.31; 19.20; Rm 15.19); e, c. Aperfeioamento e edificao da Igreja (1 Co 12.12-27; Ef 4.11-12). 5.2. Classificao dos Dons Haja vista a diversidade de dons, David Lim observa que:
CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

61

Existem muitos, e nenhuma das listas visa ser exaustiva. Vinte e um deles so alistados no NT. Todos no entanto so complementares entre si: nenhum completo em si mesmo.

Para fins didticos e levando em considerao as passagens em que so citados, classificamos os dons da seguinte forma: 5.2.1. Dons Espirituais de Manifestao do Esprito em 1Co 12. 8-10: 5.2.1.1. Dons que manifestam o SABER de Deus: a. A Palavra da Sabedoria (v. 8) manifesta a sabedoria sobrenatural pelo Esprito, necessrio ao pastoreado e administrao; b. A Palavra da Cincia (v. 8) manifesta o conhecimento sobrenatural atravs do Esprito Santo; est relacionado ao ensino das verdades da Palavra de Deus. Donald Gee observa que este conhecimento est muito alm do estudo por si s, como se fosse raios de introspeco da verdade que penetram alm da operao do intelecto humano. c. Discernimento de espritos (v. 10) envolve uma sensvel percepo para distinguir espritos, cuja preocupao est em proteger a Igreja de ataques satnicos. um dom especfico para ocasies especficas. 5.2.1.2. Dons que manifestam o PODER de Deus: a. F (v. 9) No devemos confundir este do com a f salvfica, mas como uma f milagrosa para uma situao ou oportunidade especial. b. Dons de Curar (v. 9) Literalmente a expresso significa dons de curas. Manifesta o poder sobrenatural pelo Esprito para a cura de enfermidades do corpo, alma e do esprito. c. Operao de Maravilhas (v. 10) dos plurais, no original grego, dunamis que significa faanhas de grande poder sobrenatural e energma que significa resultados eficazes, este dom pode est relacionado proteo, proviso, expulso de demnios e alterao de circunstncias. So operaes de milagres extraordinrios e espantosos pelo poder de Deus. 5.2.1.3. Dons que manifestam a MENSAGEM de Deus: a. Profecia (v. 10) manifesta sobrenaturalmente a mensagem verbal pelo Esprito para a edificao, exortao e consolao do povo de Deus. So mensagens espontneas e inspiradas pelo Esprito em situaes especficas propsitos de aperfeioamento e juzo. b. Variedade de Lnguas (v. 10) o professor e pastor Antnio Gilberto declara este dom como um milagre lingustico sobrenatural. Aqui vale lembrar que nem todos os cristos batizados com o Esprito Santo recebem este dom 1Co 12.30. c. Interpretao das Lnguas (v. 10) tambm um dom de manifestao sobrenatural verbal, em que interpretado as lnguas estranhas, assim deve est intimamente ligado com o exerccio do dom de variedades de lnguas. 5.3. Dons Espirituais de Ministrios Prticos em Rm 12.7-8 e 1Co 12.28: a. Ministrio Rm 12.7; b. Ensinar Rm 12.7; c. Exortar Rm 12.8;
CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

62

d. e. f. g. h.

Repartir Rm 12.8; Presidir Rm 12.8; Exercitar Misericrdia Rm 12.8; Socorros 1Co 12.28; Governos 1Co 12.28.

5.4. Dons Espirituais e Ministeriais So encontrados em Efsios 4.11 e 1Co 12.28-29, os quais so: Apstolo; Profetas; Evangelistas; Pastores; e, Doutores ou mestres.

O FRUTO DO ESPRITO SANTO John Stott afirma que pelo poder do Esprito que habita em ns os desejos maliciosos da nossa natureza decada so controlados e o bom fruto do carter cristo produzido Gl 5.16-25. Esta afirmao acentua precisamente a relao que o Fruto do Esprito tem com o crescimento e o carter do cristo. O apstolo Paulo destaca o fruto do Esprito em Glatas 5.22, o qual : 6.1. Amor: amor agap o amago em cada um desses textos bblicos (Rm 12.9-21; 1Co 13; Ef 4.25; 5.2). o princpio tico, a fora motivadora e a metodologia correta para todos os ministrios. a prpria natureza de Deus. 6.2. Alegria (Gozo): reala a ideia de um deleite ativo; como mago da adorao, em celebrao da nossa futura vitria total em Cristo. 6.3. Paz: condio fundamental para crescermos na unio, para acolhermos os ministrios de outras pessoas e para aprendermos, ainda que atravs dos fracassos. 6.4. Longanimidade (Pacincia): com relao ao prximo, especialmente, tolerar a m conduta dos outros contra ns, sem nunca buscar vingana. 6.5. Benignidade (Ternura): a benignidade nos une, medida que aprendemos a dar valor uns os outros. 6.6. Bondade: o significado essencial no original grego traz para a generosidade que flui de uma santa retido dada por Deus. 6.7. F (Fidelidade): medida que amadurecemos em f, nossa confiana em Deus fortalecida. 6.8. Mansido: expressa a ideia de ternura humildade que tem mais solicitude pelo prximo que consigo mesmo. 6.9. Temperana (Domnio Prprio): uma capacidade espiritual que nos permite controlar emoes e vontade pecaminosas. Embora procedentes do mesmo Esprito o fruto e os dons do Esprito Santo apresentam caractersticas prprias. Raimundo de Oliveira faz a seguinte distino entre o fruto e os dons do Esprito:
CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

63

DONS DO ESPIRITO

FRUTO DO ESPIRITO

So dados e recebidos Vm aps o batismo com o Esprito Santo Vm de fora, do Alto Vm completos, perfeitos Dotaes de poder de Deus So distintos Identifica-se com o que fazemos

gerado no cristo Comea com a obra do Esprito, a partir da regenerao Vm do interior, produzido no interior do cristo Requer tempo para crescer e desenvolver-se Expresso do carter de Cristo Sendo nnuplo indivisvel Identifica-se com o que somos

7. O ESPRITO SANTO E O CRISTO A necessidade de o cristo encher-se do Esprito Santo est no fato de: a. O Esprito Santo quem nos garante a vitria Rm 8.2; Gl 5.16-18; b. o Esprito Santo que torna real ao crente a sua posio em Cristo Jesus Gl 4.6; c. o Esprito Santo que produz qualidades crists em nossa vida Gl 5.22-23; d. o Esprito Santo quem nos fortalece o homem interior Ef 3.16; e. o Esprito Santo quem nos ajuda em nossas fraquezas Rm 8.26; f. O Esprito Santo o nosso grande Consolador e Ensinador Jo 14.16-17.

CONCLUSO No entanto, para onde quer que olhemos na igreja hoje em dia, h uma carncia evidente de uma obra mais profunda do Esprito Santo como lembra John Stott. Embora esta carncia seja palpvel na igreja visvel, na Igreja Invisvel, o Corpo de Cristo, a Igreja do arrebatamento o Esprito Santo continua sua obra de santificao, transformao e, sobretudo, como o selo da promessa, nossa garantia de que seremos transformados para adentrar no que celestial e eterno, exercendo sua obra na Igreja at o final de sua histria na terra.

CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

64

REFERENCIA BIBLIOGRFICA
ANDRADE, Claudionor Corra de. Dicionrio Teolgico, Rio de Janeiro: CPAD, 1996. HORTON, Stanley M. O que a Bblia Diz sobre o Esprito Santo. 4 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1995. HORTON, Stanley M. Teologia Sistemtica: Uma Perspectiva Pentecostal. 11 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2008. LANGSTON, A. B. Esboo de Teologia Sistemtica. 11 ed. Rio de Janeiro: JUERP, 1994. OLIVEIRA, Raimundo de. As Grandes Doutrinas da Bblia. 10 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007. RHODES, Ron. O Cristianismo Segundo a Bblia a religio cultural e a verdade bblica. Rio de Janeiro: CPAD, 2007. RICHARDS, Lawrence O. Comentrio Histrico-Cultural do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2007. STOTT, John R. W. Batismo e Plenitude do Esprito Santo. So Paulo: Vida Nova, 1988.

SUGESTO DE LEITURA
Para uma compreenso bblica e histrica da atualidade do Batismo no Esprito Santo e dos Dons do Esprito, sugerimos o estudo do livro Surpreendido Pelo Poder do Esprito do autor Jack Deere pela editora CPAD. Neste livro, Jack Deere narra sua experincia como um renomado professor universitrio de Teologia que no acreditava na atualidade do Batismo e Dons do Esprito Santo e como passou a acreditar e recebeu a ddiva divina, dando respaldo histrico e bblico durante a narrao de sua enriquecedora experincia.

CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

65

ECLESIOLOGIA Igreja, A Comunidade de Cristo

1. CONCEITUAO 1.1. Termo Igreja O significado do termo igreja destaca-se melhor quando estudado no contexto grego e veterotestamentrio. A palavra grega usada no Novo Testamento para designar a igreja (ekklsia) referia-se simplesmente a uma assembleia dos cidados de uma localidade. O termo Ekklsia derivado de duas palavras gregas, o prefixo "ek" e o substantivo "Klsia", significando "os chamados para fora"; indica que o povo reunido era composto de cidados livres, chamados para um determinado fim (cf. At 19.39). 1.2. Contexto do Termo "Ekklsia" Originalmente, os chamados para fora constituam o grupo de legisladores gregos, convocados de suas comunidades para tratarem de assuntos de interesse pblico. Quando nos referimos a uma sesso da Assembleia Estadual, estamos usando a palavra assembleia exatamente como os gregos empregavam ekklsia. Desta forma, nos tempos do Novo Testamento, quando Jesus aplicou a palavra ekklsia para designar o corpo que Ele iria formar, Ele tomou de emprstimo seu sentido pelo menos de duas fontes: a. O uso judeu da palavra congregao de Israel; e, b. O emprego da palavra grega para referir-se a uma reunio de pessoas como um corpo constitudo e organizado. 1.3. Termo Eclesiologia Eclesiologia o estudo da igreja em sua natureza, ordenanas, ministrio, misso e governo. Desde que a igreja o corpo divinamente constitudo, atravs do qual o evangelho pregado e os crentes so instrudos, o estudo cuidadoso e uma compreenso clara sobre ela so evidentemente importantes.

2. A FUNDAO DA IGREJA 2.1. poca da Fundao Alguns afirmam que a Igreja nada mais que a Israel espiritual do Novo Testamento, isto , a continuao de Israel do Antigo Testamento; creem necessariamente que a Igreja comeou nos tempos do Antigo Testamento. H os que afirmam que ela comeou
CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

66

com Joo Batista. Ele foi o apstolo de uma nova dispensao, e, portanto, a Igreja comeou com ele. Kramer afirma que a igreja crist comeou quando os doze apstolos foram enviados. Alguns afirmam que ela comeou com Cristo. 2.1.1. Dia de Pentecostes No entanto, mais acertadamente, a Igreja surgiu no dia de Pentecostes pela uno do Esprito Santo, como retorno da shekinah, a Glria manifestada no tabernculo, onde a obra foi feita pelo Esprito, operando mediante os apstolos, que lanaram os fundamentos e edificaram a igreja por sua pregao, ensino e organizao (Ef 2.20). 2.2. O Fundamento da Igreja A igreja catlica romana, com base em Mt 16.18, ensina que Pedro a pedra sobre a qual a Igreja edificada. Entretanto, est equivocada nos princpios de interpretao aplicados; o significado real desta passagem que Cristo edificar a sua Igreja sobre a verdade da confisso feita por Pedro e os demais discpulos, isto , que Jesus o Cristo, o Filho do Deus Vivo (v. 16; At 3.13-26). Neste texto, Jesus emprega um trocadilho. Ele chama seu discpulo de Pedro (do gr. petros, que significa uma pedra pequena). A seguir, Ele diz: sobre esta pedra (do gr. petra, que significa uma grande rocha macia ou rochedo) edificarei a minha igreja isto , sobre a confisso feita por Pedro.

3. DOIS SENTIDOS DE IGREJA No Novo Testamento, a palavra igreja tem dois sentidos. Quando a palavra Igreja denota todos os salvos em Cristo em todas as pocas e lugares ela est no sentido de Igreja Universal, como encontrado em Mateus 16.18, em que Jesus promete que construir sua igreja. Este sentido universal ainda desenvolvimento ainda na figura do corpo de Cristo, desenvolvida por Paulo (Ef 1.22,23; 4.4; 5.23). No entanto, com maior frequncia, a palavra igreja refere-se a um grupo de salvos em dada localidade geogrfica, assumindo o sentido de Igreja Local. Esse o sentido claro em textos como 1 Corntios 1.2 e 1 Tessalonicenses 1.1. 3.1. Exemplos do Sentido de Igreja Local a. Um grupo de salvos reunidos numa casa (Rm 16.5; Fm v.2); b. Os salvos de uma determinada cidade ou localidade (1 Co 1.2; 1 Ts 1.1); c. Os salvos de uma provncia, regio, pas ou continente (1 Ts 2.14; Gl 1.2); d. A casa de orao ou templo onde se rene a igreja tambm chamada igreja. Da falarmos em torre da igreja, dimenses da igreja, inaugurao da igreja etc; 3.2. Exemplos do Sentido de Igreja Universal a. O fato de essa palavra ser usada no sentido universal provado por Cristo ter falado de construir Sua Igreja (1 Co 15.9; Gl 1.13; Fp 3.6; At 8.3); b. Por estar escrito que Cristo amou a Igreja e a Si mesmo se entregou por ela (Ef 5.25); c. Por nosso Senhor estar purificando e santificando a Igreja (Ef. 5.26,27); d. Por ser Ele o cabea da Igreja (Ef 1.22; 5.23; Cl 1.18); e. Por Ele ter estabelecido apstolos, profetas, mestres, etc., na Igreja (1 Co 12.28); f. E por ser a assembleia universal dos salvos desta era chamada de igreja dos primognitos arrolados nos cus (Hb 12.23).

CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

67

4. A CONSTITUIO DOS MEMBROS DA IGREJA Discorrendo sobre a natureza da Igreja, Cipriano (258 D.C.) a descreve como uma instituio salvadora, espiritual e fiel. Desta forma, as pessoas que formam a ekklsia apresentam caractersticas peculiares apresentadas na nomenclatura que recebem. a. Irmos: A igreja uma fraternidade ou comunho espiritual, devendo ser abolidas as divises raciais, culturais e econmicas que separam a humanidade. Ex.: Nem grego nem judeu; Nem grego nem brbaro; Nem servo nem livre; Nem macho nem fmea (1Co14.26; Cl 3.11; Gl 3.28). b. Crentes: Porque em sua doutrina a caracterstica a f no Senhor Jesus, conforme (1 Co 1.21; Gl 3.22; 1Tm 6.2). c. Santos (consagrados ou piedosos): porque esto separados do mundo e dedicados a Deus, conforme (Rm 1.7; 1Co 7.14; Ef 3.8); d. Os eleitos (escolhidos): porque Deus os escolheu para um ministrio importante e um destino glorioso, conforme (Cl 3.21; Rm 11.7; Mc 13.20); e. Discpulos: Aprendizes sob preparao espiritual com instrutores inspirados por Cristo, conforme (Mt 5.1;At 21.4;Jo 21.8); f. Cristos: porque a sua religio gira em torno da Pessoa de Cristo, conforme (At 11.26); g. Os do Caminho: Nos dias primitivos porque viviam de acordo com uma maneira especial de viver (At 9.2).

5. FIGURAS BBLICAS DA IGREJA Precisamos indagar a respeito das qualidades ou caractersticas da verdadeira Igreja. Vamos abordar este tpico examinando algumas das figuras que Paulo usou para a Igreja. Apesar de haver grande nmero de figuras, examinaremos as principais delas. 5.1. Povo de Deus Paulo escreveu sobre a deciso divina de fazer dos crentes seu povo: Ele prprio [Deus] disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles sero o meu povo (2 Co 6.16). A igreja constituda do povo de Deus. Ela pertence a Ele e Ele pertence a ela. No Antigo Testamento encontramos alguns textos em que Israel identificado como povo de Deus: xodo 15.13,16; Nmeros 14.8; Deuteronmio 32.9,10; Isaas 62.4; Jeremias 12.7-10 e Osias 1.9,10; 2.23. Em Romanos 9.24-26, Paulo aplica as declaraes de Osias ao ato de Deus tomar os gentios juntamente com os judeus: Deus tambm chamou, no s dentre os judeus, mas tambm dentre os gentios. Assim como tambm diz em Osias: Chamarei povo meu ao que no era meu povo; e amada, que no era amada; e no lugar em que se lhes disse: Vs no sois meu povo, ali mesmo sero chamados filhos do Deus vivo. Desta forma, espera-se do povo de Deus uma qualidade especial de santidade (Ef 5.25b-27). 5.2. Corpo de Cristo Talvez a figura mais extensa da igreja seja sua representao como o corpo de Cristo. Essa figura salienta que a igreja agora o centro da atividade de Cristo, assim como seu corpo fsico a centralizava durante seu ministrio terreno. O fato singular desta figura para a Igreja que ela usada tanto para a igreja universal (Ef 1.22,23) como para
CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

68

congregaes locais (1 Co 12.27). A figura do corpo de Cristo tambm salienta a ligao da igreja, como um grupo de crentes, com Cristo. Destacamos alguns fatores da figura da Igreja como Corpo de Cristo: a. Cristo a cabea desse corpo (Cl 1.18) do qual os salvos, como indivduos, so membros ou partes. Os crentes, unidos a Ele, esto sendo alimentados por meio dEle, a cabea a que esto ligados (Cl 2.19). b. A figura do corpo de Cristo tambm fala da ligao mtua entre todas as pessoas que compem a igreja. No existe algo como uma vida crist isolada, solitria. c. O corpo deve ser caracterizado pela comunho genuna. d. O corpo deve ser unido. Paulo alerta para o fato de que todos os crentes so batizados no corpo pelo mesmo Esprito (1 Co 12.12,13; Ef 4.4-6). e. O corpo de Cristo tambm universal. para todos os que se chegaro a Ele. f. Sendo o corpo de Cristo, a igreja a extenso de seu ministrio. 5.3. Edifcio de Deus Vejamos algumas caractersticas de um edifcio material, representando verdades mais profundas do edifcio espiritual de Deus a Igreja: 5.3.1. O alicerce (1 Co 3.9-11) Muitos edifcios tm rudo, o exame pericial revela falhas na fundao. Ora material inferior, ora a mo de obra; ora a planta na qual houve falha de clculo. Tudo isso fornece lies espirituais a respeito da Igreja quando consideramos que o seu alicerce nosso Senhor Jesus Cristo. Cristo a pedra fundamental desse edifcio (Mt 16.18). 5.3.2. A estrutura (1 Co 3.10) Um prdio no pode ser construdo de maneira imprevista ou casual. Ele obedece a um plano traado que pode ser o de um simples e humilde prdio at a um arranha-cu. Uma vez que o alicerce da igreja ilimitado ela pode crescer sem parar, mas medida que ela cresce precisa cuidar da sua estrutura para que esta apresente aos olhos de Deus simetria, ordem, equilbrio, beleza e perfeio e assim receba a aprovao dEle no dia do seu acabamento e inspeo. 5.3.3. A planta (Hb 8.5) Essa planta a palavra de Deus. atravs dela que as almas se salvam e so edificadas na f crist. Veja a planta da Igreja em 2 Tm 1.13; 1 Pe 4.11; 1 Co 4.6. 5.3.4. O construtor (Ef 2.22; 4.4) O supremo construtor o Esprito que dirige a Igreja, mas Ele a edifica atravs de homens chamados para isso. 5.3.5. Os materiais (1 Co 3.12) Vemos nesta passagem a meno de seis materiais de construo. Trs materiais so bons, so aprovados por Deus. Trs outros no servem. Ei-los: 5.3.5.1. Ouro: Fala da glria de Deus (comparar as expresses bblicas querubins de ouro, e querubins de glria, em x 37.7 Hb 9.5). Ento, trabalhar com ouro na edificao da Igreja trabalhar para a glria de Deus, em tudo o que fizermos para Ele
CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

69

(1 Co 10.31). Ouro o trabalho feito exclusivamente para glria de Deus. A f em Deus (1 Pe 1.7 Ap 3.18). A f o nico elemento denominado santssimo no Novo Testamento (Jd 20). trabalhar sempre na dependncia de Deus pela f, sem jamais confiar em nossa prpria capacidade. 5.3.5.2. Prata: Isso fala da redeno da alma mediante a expiao (x 30.11-15). Trabalhar com prata empenhar prioritariamente nossos dons, tempo, na salvao dos perdidos. 5.3.5.3. Pedras Preciosas: Representam as doutrinas da Palavra de Deus (cp. x 28.1720,30; Sl 119.130; 2 Pe 1.19). Agora vejamos na simbologia bblica o que representam estes trs materiais seguintes, que podemos dizer, so inteis: 5.3.5.4. Madeira: Representa a humanidade. A madeira vive da terra e tem durao limitada. (Sl 1.3; Lc 21.29). 5.3.5.5. Feno: capim. comida de animais (Dn 4.25, 32-33). Trabalhar com feno alimentar a natureza carnal do homem natural, ou do crente carnal. 5.3.5.6. Palha: a casca vazia, sem gro. Representa a hipocrisia, inclusive quanto a falsos ensinamentos; mero ritualismo sem vida, meros preceitos humanos destitudos de poder divino. (Sl 1.4). 5.4. Noiva de Cristo (2 Co 11.2,3; Ef 5.24,31,32; Ap 19.7) Como noiva de Cristo, a Igreja est desposada com Ele; como tal, ela deve ser fiel a Cristo (Tg 4.4), preparada para a cerimnia das bodas (Ap 19.7,8); como tal, tambm, vai um dia ser a esposa de Cristo (Jo 3.29; Ap 19.7) e reinar com Ele (Ap 19.6-20).

6. A MISSO DA IGREJA 6.1. Evangelizao O tpico que se destaca nos dois relatos sobre as ltimas palavras de Jesus aos discpulos a evangelizao. Em Mateus 28.19 ele os instrui: lde, portanto, fazei discpulos de todas as naes. Em Atos 1.8 ele diz: Mas recebereis poder, ao descer sobre vs o Esprito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalm como em toda a Judia e Samaria e at aos confins da terra. Esse foi o ltimo assunto que Jesus tratou com seus discpulos. Parece que Ele via a evangelizao como a prpria razo da existncia deles. Note a amplitude da comisso: ela totalmente inclusiva. Em Mateus 28.19 Jesus fala de todas as naes e em Atos 1.8 Ele fornece uma enumerao especfica: sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalm como em toda a Judia e Samaria e at aos confins da terra. No havia restrio geogrfica comisso. Os discpulos deveriam levar o evangelho a todos os lugares, a todas as naes e a todos os tipos de pessoas. No podiam, claro, cumprir a tarefa sozinhos. Antes, medida que conseguissem convertidos, esses convertidos, por sua vez, evangelizariam outros. Assim, a mensagem se difundiria em crculos cada vez maiores e por fim a tarefa se completaria.

CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

70

6.2. Edificao A segunda grande funo da igreja a edificao dos crentes. Embora Jesus tenha destacado muito mais a evangelizao, a edificao dos crentes logicamente anterior. Paulo falou repetidas vezes sobre a edificao do corpo. Em Efsios 4.12, por exemplo, ele afirma que Deus deu vrios dons para a igreja com vistas ao aperfeioamento dos santos, para o desempenho do seu servio, para a edificao do corpo de Cristo. Todos os vrios membros da igreja receberam dons. Esses dons no so para satisfao pessoal, mas para a edificao do corpo como um todo (1Co 14.4,5,12). Embora haja diversidade de dons, no deve haver divises dentro do corpo. Alguns desses dons so mais notveis que outros, mas nem por isso so mais importantes (1Co 12.14-25). Nenhum dom comum a todos (12.27-31); isso significa, por outro lado, que nenhuma pessoa possui todos os dons. H vrios meios pelos quais os membros da igreja devem ser edificados. Um deles a comunho. O Novo Testamento fala de koinonia, literalmente, posse ou gerncia comum de todas as coisas. E, alis, de acordo com Atos 5, os membros da igreja primitiva tinham at suas posses materiais em comum. Paulo fala de um participar das experincias dos outros: Se um membro sofre, todos sofrem com ele; e, se um deles honrado, com Ele todos se regozijam (1 Co 12.26). Enquanto a dor se reduz, a alegria aumenta quando partilhada. Devemos nos incentivar mutuamente e ser solidrios uns com os outros. 6.3. Adorao Enquanto a edificao centra-se no crente e o beneficia, a adorao centra-se no Senhor. A igreja primitiva se reunia para adorar regularmente, uma prtica ordenada e recomendada pelo apstolo Paulo. Sua orientao aos corntios para que separassem dinheiro no primeiro dia da semana (1 Co 16.2) insinua que eles se reuniam regularmente para adorao naquele dia. O autor de Hebreus exorta seus leitores a no negligenciarem sua prpria assembleia, como era costume de alguns (Hb 10.25). Embora a adorao coloque Deus em evidncia, tambm deve beneficiar os adoradores. 6.4. Preocupao Social Atravessando as vrias funes da igreja at aqui examinadas, existe a responsabilidade de praticar atos de amor e compaixo crist tanto para crentes como para descrentes. claro que Jesus se importava com os problemas dos necessitados e dos sofredores. Ele curou os doentes e por vezes at ressuscitou mortos. Se a igreja for dar continuidade ao ministrio dEle, estar engajada em alguma forma de ministrio aos necessitados e sofredores. A nfase na preocupao social transporta-se tambm para as epstolas. Tiago especialmente vigoroso ao salientar o cristianismo prtico. Considere, por exemplo, sua definio de religio: A religio pura e sem mcula, para com o nosso Deus e Pai, esta: visitar os rfos e as vivas nas suas tribulaes e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo (Tg 1.27). Ele categrico contra a demonstrao de favoritismo em relao aos ricos, um mal que existia mesmo dentro da igreja (2.1-11). Ele denuncia o incentivo verbal desacompanhado de ao: Se um irmo ou irm estiver necessitado de roupas e do alimento de cada dia e um de vocs lhe disser: V em paz, aquea-se e alimente-se at ficar satisfeito, sem porm lhe dar nada, de que

CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

71

adianta isso? Assim, tambm a f, por si s, se no for acompanhada de obras, est morta (2.15-17, NVI).

7. MORDOMIA DAS FINANAS NO CORPO DE CRISTO A mordomia crist refere-se administrao correta de todos os bens que Deus colocou nossa disposio. Desta forma, o cristo, como mordomo, responsvel pelos interesses de outra pessoa; ele no dono, apenas administra aquilo que lhe foi entregue. A mordomia crist envolve o tempo, talentos, posses e outros benefcios recebidos do Senhor. No entanto, destacaremos os dzimos e ofertas aladas. 7.1. Dzimos O dzimo a dcima parte de tudo quanto ganhamos; um percentual que no nos pertence, consagrado e de propriedade de Deus. 7.1.1. Aspectos Histricos Com Abrao em Gn 14.18-24 encontramos a primeira meno de dzimo quando, ao retornar vitorioso de uma batalha com muitos despojos, ele entrega em gratido a Deus 10% (dez por cento) de tudo o que havia conseguido nas mos do sacerdote Melquisedeque. O dzimo anterior lei mosaica, mas com a instituio da lei, o dzimo passou a ser parte do culto no AT (Nm 18.21-14; Dt 12.5-6). No NT a prtica continua como parte essencial de reconhecimento e gratido a Deus (Mt 23.23; Lc 11.42; 18.12). 7.1.2. Princpios de Entrega dos Dzimos De acordo com a mensagem bblica observamos alguns princpios para a entrega dos dzimos. So eles: a. Devem ser acompanhados de um corao sincero (Mt 23.23); b. No entreg-lo roubar a Deus (Ml 3.8); c. No devem ser entregues s pessoas, mas Igreja (Ml 3.10); e, d. Devem ser a primcias da nossa renda (Pv 3.9), no o que sobra, mas o nosso primeiro compromisso. 7.2. Ofertas Aladas As ofertas no substituem o dzimo. A Bblia est repleta de exemplos de pessoas que ofertavam para o suprimento, construo e manuteno da casa de Deus. Alguns princpios devem acompanhar a entrega das ofertas: a. Ter um corao generoso (Pv 11.24); b. Quem d recebe (Lc 6.38); c. A oferta gera uma colheita (2Co 9.6); d. O amor deve ser a maior motivao (2Co 9.7); e. Contribua na proporo das suas posses (Lc 21.1-4; 2 Co 8.3,12); f. Faa doaes altrusticas (Lc 14.12-14).

CONCLUSO

CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

72

Atualmente o sentido da Igreja como projeto de Deus est sendo modificada para um conceito liberal moderno de Igreja como um mero centro social, uma instituio humana, ao invs de plantio de Deus, lembra o telogo Louis Berkhof. A Igreja atual precisa manter o foco de tornar conhecida a multiforme sabedoria de Deus (Ef 3.9-11), conservando o alicerce na iniciativa e vocao divinas, como um povo chamado para fora por Deus, incorporado em Cristo e habitado pelo Esprito (Robert L. Saucy). REFERENCIA BIBLIOGRFICA BBLIA DE REFERNCIA THOMPSON. Ed. Vida, 1990, Flrida -EUA. GILBERTO, Antnio; Et. Al. Teologia Sistemtica Pentecostal. Rio de Janeiro, CPAD, 2008. SANTOS, Rosevaldo C. Eclesiologia. Apostila, 2006, Teresina. HORTON, Stanley M. Teologia Sistemtica: Uma Perspectiva Pentecostal. 11 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2008. OLIVEIRA, Raimundo de. As Grandes Doutrinas da Bblia. 10 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007. RHODES, Ron. O Cristianismo Segundo a Bblia a religio cultural e a verdade bblica. Rio de Janeiro: CPAD, 2007. RICHARDS, Lawrence O. Comentrio Histrico-Cultural do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2007.

SUGESTO DE LEITURA Para uma compreenso da Igreja dentro dos textos paulinos, sugerimos a leitura do cap. IX do livro Paulo e Sua Teologia, organizado por Loureno Stelio Rega, pela Editora Vida. O autor discorre neste captulo sobre os smbolos que descrevem a Igreja alm de adorao e comunho. Para um estudo histrico-teolgico do termo Ekklsia o autor Esdras Bentho desenvolve em seu livro Igreja: identidade e smbolos (CPAD), uma anlise conscienciosa sobre o emprego do termo utilizando o AT, o NT e literatura histria da poca para traar uma compreenso da abrangncia da palavra Ekklsia aplicada ao povo de Deus.

CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

73

ESCATOLOGIA BBLICA Revelao das ltimas Coisas

1. CONCEITUAO DE ESCATOLOGIA BIBLICA 1.1. Significado Etimolgico Segundo Claudionor de Andrade o termo escatologia vm do grego escathos que significa ltimas coisas e de logia significando tratado e/ou doutrina. Desta forma a etimologia sugere o significado de estudo sistemtico e lgico das doutrinas concernentes s ltimas coisas. 1.2. Abrangncia Doutrinria da Escatologia Sobre a abrangncia temtica e doutrinria da Escatologia Bblica, o pastor e mestre Antnio Gilberto ressalta: A doutrina da morte e do estado intermedirio; a doutrina dos juzos; a doutrina da ressurreio; a doutrina da vinda de Jesus; a doutrina do Milnio; A doutrina da revolta de Satans; a doutrina do eterno e perfeito estado e a doutrina das dispensaes e alianas da Bblia.

2. ESCOLAS ESCATOLGICAS DE INTERPRETAO No desenvolver dos estudos escatolgicos, por causa de divergncias de hermenutica e exegese, trs escolas de interpretao se destacaram: a Ps-Milenista, a Amilenista e a Pr-Milenista. Vejamos o foco de ensino de cada uma separadamente. 2.1. Escola Ps-Milenista Desenvolve o ensino de que a Segunda Vinda de Cristo acontecer somente aps o milnio. Sobre a Igreja, defende que sua trajetria final dentro do Milnio, perodo este conseguido atravs dos trabalhos que a Igreja realizar com esse objetivo. 2.2. Escola Amilenista Seu ensino defende que o Milnio no acontecer na terra, mas no cu. Interpreta alegoricamente as passagens bblicas sobre o Milnio, compreendendo, desta forma, que Cristo no tm por objetivo estabelecer o seu reino na terra, quer antes, quer depois de sua vinda (ANDRADE, CPAD, 2007). Acreditam que Cristo vai voltar quando o mundo e a Igreja passarem pela grande tribulao. 2.3. Escola Pr-Milenista
CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

74

Esta escola defende que Cristo Jesus voltar antes do Milnio. No entanto, esta escola divide-se ainda em duas vises interpretativas: pr-milenismo adventista e pr-milenista dispensacionalista. 2.3.1. Pr-Milenismo Adventista Segundo Pedro Lindoso o pr-milenismo adventista afirma que o milnio acontecer no cu, logo aps Cristo arrebatar a sua Igreja para estar com Ele no cu. S depois de mil anos no cu que Cristo voltar com seus santos, ocasio em que acontecer a ressurreio dos mpios para o castigo eterno juntamente com Satans. 2.3.2. Pr-Milenismo Dispensacionalista Esta est dividida em trs outras interpretaes: 2.3.2.1. Pr-tribulacionista: Esta ala do pr-milenismo dispensacionalista ensina que Cristo voltar no s antes do milnio, mas tambm ocorrer antes da Grande Tribulao. 2.3.2.2. Mesotribulacionista: Acreditam que a Igreja vai ser arrebatada no meio da Grande Tribulao. 2.3.2.3. Ps-tribulacionista: Acreditam que a Igreja passar pela Grande Tribulao e somente vai ser arrebatada aps a Tribulao. Este apostilado adota em seu estudo escatolgico a escola de interpretao PrMilenista Dispensacionalista Pr-Tribulacionista, pois esta escola de interpretao:
Tm o cuidado de estudar as profecias, fazendo distino do que figurativo, do que simblico e literal, do que passado, presente e futuro, como tambm do que para gentios, Judeus e Igreja.
(LINDOSO, Edies Hokemh, 2000)

3. A SEGUNDA VINDA DE CRISTO A Segunda Vinda de Cristo mencionada, segundo Antnio Gilberto, 318 vezes no Novo Testamento, o que pode levar a conceitos conflitantes se interpretadas erroneamente. Exemplo: Cristo voltar nos ares (1 Ts 4.17), enquanto outro texto diz que Ele vir como ladro e outro ainda que ... todo olho o ver. Da a importncia da aplicao da Hermenutica e Exegese nas interpretaes das profecias. 3.1. Natureza da Segunda Vinda de Cristo Para compreender a Segunda Vinda de Cristo preciso conhecer a natureza deste evento escatolgico, bem como situ-lo no tempo e sequncia bsica destes eventos. Desta forma, a Segunda Vinda de Cristo ter duas fases distintas: a. Arrebatamento da Igreja de natureza invisvel 1 Co 15; 1 Ts 4.13-17. b. Revelao ou Volta Triunfal de Cristo de natureza visvel Zc 14.4-5; 1Ts 4.17. 3.1.1. Termos Originais Relacionados Segunda Vinda de Cristo destacam-se dois termos gregos: a. Parousia significa presena, chegada rpida, visita, ocorrendo nas Escrituras 24 vezes, com referncia mais estreita ao Arrebatamento da Igreja, a primeira fase da Segunda Vinda (1 Ts 4.17);
CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

75

b. Epiphania significa vir luz, resplandecer ou brilhar. Este termo refere-se mais estreitamente com a segunda fase da Segunda Vinda de Cristo, quando Jesus Cristo voltar pessoalmente em visvel e gloriosa revelao juntamente com sua Igreja glorificada (2 Ts 2.8). Vejamos separadamente as duas fases da Segunda Vinda de Cristo: 3.1.2. Primeira Fase ARREBATAMENTO O sentido literal do termo arrebatamento como retirada brusca e inesperada vem do verbo grego harpazo. Este sentido reala a doutrina da iminncia encontrada em passagens como 1 Tessalonicenses 5.6, Tito 2.13 e Apocalipse 3.3 que alertam o crente a aguardar o prprio Senhor Jesus a voltar a qualquer momento. Este evento exclusivamente para a Igreja Santa e Imaculada (Ef 5.26-27), invisvel para o mundo, visto que Jesus Cristo, nesta primeira fase, no vem Terra (solo), mas somente at s nuvens. 3.1.2.1. Caractersticas Claudionor de Andrade em seu Dicionrio Teolgico apresenta as seguintes caractersticas milagrosas deste evento: a. A ressurreio fsica e espiritual dos que morreram em Cristo (1Co 15.52); b. A remoo violenta e transformao dos salvos que estiverem vivos (1Co 15.5158); e, c. Unio mstica e celestial da Igreja com o Cordeiro de Deus (1Ts 4.15-17). 3.1.2.2. Pr-Tribulacionista Algumas escolas de interpretao ensinam que a Igreja passar pela Grande Tribulao total ou parcialmente. No entanto, bblica e hermeneuticamente, a viso prtribulacionista, ou seja, de que a Igreja ser arrebatada antes da Grande Tribulao se sustenta coerentemente (Rm 5.9; 1Ts 1.9-10; 5.9; Ap 3.10) . 3.1.3. Segunda Fase REVELAO De acordo com Antnio Gilberto:
A segunda fase, diz respeito manifestao fsica e pessoal de Jesus, acompanhado dos seus santos a Igreja glorificada e anjos. Isto concerne a Israel e demais naes do mundo, sobreviventes naquela ocasio.

Esta segunda fase em que se manifestar em grande glria (Zc 14.4-5; Mt 24.30; Cl 3.4; 2 Ts 2.8; Jd 14; Ap 17.14;) acontecer no final da Grande Tribulao depois da qual Jesus Cristo instalar o Reino Milenial na Terra Ap 20.1-6. Como objetivos da Volta Triunfal de Cristo destacamos: a. Punir os mpios Jd 14-15; b. Socorrer Israel Zc 14.1-4; c. Levar Israel converso - Zc 12.7-10; d. Derrotar as foras do Anticristo e implantar o Milnio Ap 20.1-4. O Arrebatamento da Igreja desencadear eventos escatolgicos no Cu e na Terra. Vejamos:
76

CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

4. EVENTOS ESCATOLGICOS NO CU 4.1. O Tribunal de Cristo Este evento escatolgico, dentro do estudo sistemtico, situado entre o Arrebatamento e as Bodas do Cordeiro. Tendo como texto bblico bsico as palavras de Paulo em 1 Co 3.11-15, o Tribunal de Cristo no ser para reprovar nenhum salvo e sim para retribuir segundo as obras de cada um. Segundo Antnio Gilberto, agora o crente ser julgado como servo, isto , quanto ao ser servio prestado a Deus Rm 14.12; 1Co 4.5; 2Co 5.10; 2Tm 4.8; Ap 22.12. Cristo Jesus ser o Supremo e Reto Juiz 2Tm 4.8. 4.1.1. Termo Original Aqui o termo grego para tribunal bema tirado por Paulo de seu contexto histrico que revela a importncia deste evento. Segundo D. Pentecost acrescenta que associa-se a essa palavra a ideia de proeminncia, dignidade, honra e recompensa, e no a ideia de justia e julgamento judicial. 4.1.2. Resultado do Bema Baseado em 1Co 3.14-15 este Tribunal ter dois resultados: um galardo recebido ou um galardo perdido. Sendo fator determinante a prova pelo fogo (1Co 3.13). J. D. Pentecost reala a peculiaridade da provao pelo fogo ao declarar que todo o propsito de uma prova pelo fogo identificar o que destrutvel e o que indestrutvel. 4.2. As Bodas do Cordeiro Este evento escatolgico, baseado na figura do noivo e da noiva para Cristo e a Igreja, ser a Igreja Arrebatada e galardoada chamada a ter acesso sala do banquete da festa das Bodas do Cordeiro. Cristo e a Igreja se tornaro o centro das atenes de todos os seres celestiais (Ap 19.7). Dwight Pentecost destaca os seguintes pontos sobre as Bodas do Cordeiro: 4.2.1. O Local das Bodas visto que, quando o Senhor retornar, a igreja vir nos ares (Ap 19.14), as bodas devem ocorrer no cu. Nenhum outro local seria adequado a um povo celestial (Fp 3.20). 4.2.2. Participantes das Bodas as Bodas do Cordeiro constituem um acontecimento que inclui Cristo e a Igreja exclusivamente.

5. EVENTOS ESCATOLGICOS NA TERRA Enquanto a Igreja est em festa e regozijo com Cristo no Cu, na Terra a humanidade, aps o Arrebatamento, enfrentar uma serie de acontecimentos dentro do perodo denominado Grande Tribulao. 5.1. Grande Tribulao 5.1.1. Definio o perodo de maior aflio e angstia j experimentada na Histria da humanidade (Mt 24.21). Claudionor de Andrade assim define este evento escatolgico:
Perodo de aflio e angstia incomuns que ter incio aps o Arrebatamento da Igreja (...). A Grande Tribulao o dia do Senhor, no qual Deus entrar em juzo com um mundo altivo, rebelde e impenitente Is 13.9-11; Ml 4.1. 77

CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

5.1.2. Natureza da Grande Tribulao Tendo como base os textos bblicos referentes a este perodo, J. D. Pentecost esboa a natureza deste evento da seguinte forma:
A natureza desse perodo de ira (Sf 1.15-18; 1Ts 1.10; 5.9; Ap 6.1617; 11.18; 14.10-19; 15.1-7; 16.1-19), julgamento (Ap 14.7; 15.4; 16.5-7; 19.2), indignao (Is 26.20-21; 34.1-3), provao (Ap 3.10), problemas (Jr 30.7; Sf 1.14-15; Dn 12.1), destruio (Jl 1.15; 1Ts 5.3), escurido (Jl 2.2; Am 5.18; Sf 1.14-18), desolao (Dn 9.27; Sf 1.14-15), transtorno (Is 24.1-4, 19-21), castigo (Is 24.20-21). Em nenhuma passagem encontramos alvio para a severidade desse tempo que vir sobre a terra.

5.1.3. Tempo Levando em considerao o tempo de durao da Grande Tribulao relevante a observao de Antnio Gilberto:
Consiste de dois perodos tendo cada um trs anos e meio de durao: o primeiro chamado simplesmente de Tribulao; o segundo, que pior, chamado de Grande Tribulao... Geralmente o perodo todo chamado de Grande Tribulao, sabendo-se, contudo que so duas fases.

5.1.3.1. Septuagsima Semana de Daniel Dn 9.24-27 Para compreendermos a linha de tempo e acontecimentos dentro da Tribulao, a Septuagsima Semana de Daniel ocupa lugar central. Jesus Cristo em seu discurso proftico situa a maior angstia de Israel entre os dias da septuagsima semana proftica de Daniel (Dn 9.27; Mt 24.15-22; Mc 13.14-20). Desta forma: a. A primeira metade da semana ser marcada pelo reinado absoluto do Anticristo que, assentado no Santo Templo em Jerusalm, ser aceito tanto pelos judeus quanto pelos gentios. b. A segunda metade ser ocupada pela Grande Tribulao propriamente dita 1Ts 5.3. (ANDRADE, 2006) 5.1.4. Quem passar pela Grande Tribulao Dois grupos: a. Os judeus que no tiveram aceitado a Cristo (Jr 30.7; Ap 12.7; Mt 24.15-28). b. Os gentios (Ap 7.9-14). 5.1.5. Personagens 5.1.5.1. Anticristo 5.1.5.1.1. Surgimento (Ap 13.1-8): Subiu do mar significa que o anticristo surgir dentre as naes gentias, visto que simbolicamente o termo mar compreende povos e naes, como em Ap 17.15. Paulo denomina o ministrio do anticristo como o ministrio da iniquidade (2 Ts 2.78), que, conforme ressalta Antnio Gilberto, enfatiza o diablico princpio oculto de rebelio contra Deus. Este personagem ser a personificao do diabo levantando-se contra o Cristo e tudo o que se chama Deus (Dn 11.36; 2 Ts 4.3). Exercer uma influncia e um fascnio extraordinrio sobre o mundo com suas habilidades e capacidades sobrenaturais, a tal ponto de que ... toda a Terra se maravilhar aps a Besta (Ap 13.3).
CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

78

5.1.5.1.2. Misso: Destruir as bases da religio divina; Enganar a Israel; Destruir os que se ho de converter durante a Grande Tribulao; e, Multiplicar a iniquidade no mundo. 5.1.5.1.3. Pacto com Israel: o acordo com Israel ser no incio da septuagsima semana de Daniel (Dn 9.27), no entanto, na metade da semana, Israel quebrar este acordo com o anticristo.

5.1.5.2. Falso Profeta Apocalipse 13.11-17 apresenta o falso profeta como a segunda Besta. Nesta simbologia ele visto com dois chifres que, segundo Claudionor de Andrade (CPAD, 2006) representa sua atividade de governo misto: poltico-religioso. Atravs de atos milagrosos (Ap 13.13), o falso profeta promover um grande movimento religioso levando o mundo a adorar ao anticristo (Ap 13.11-12) e aceitar a marca do anticristo (Ap 13.16-17). 5.1.5.3. Os Cento e Quarenta e Quatro Mil Apocalipse 7.4-8 menciona a extraordinria converso e consequente trabalho missionrio de 144 mil judeus a Jesus Cristo, sendo doze mil de cada uma das doze tribos de Israel. 5.1.5.4. As Duas Testemunhas Apresentados em Apocalipse 11.3-12, esses dois homens permanecero intocveis at que cumpram sua misso. Ron Rhodes declara acerca deles: Recebem poder de Deus da mesma forma que Moiss e Elias o receberam. Elas se vestiro de pano de saco... profetizaro por mil duzentos e sessenta dias... um chamado ao arrependimento. Ambos sero mortos pela Besta, mas depois de trs dias e meio ressuscitaro e subiro ao Cu ao chamado de uma grande voz, revelando o poder magnfico de Deus. 5.2. Armagedom 5.2.1. Israel e Sua Fuga na Grande Tribulao Com o pacto quebrado o anticristo intentar destruir Israel conduzindo seus exrcitos contra a cidade de Jerusalm (Mt 24.20; Ez 20.35-38; Os 2.14; Dn 11.40-41; Ap 12.614). Israel buscar e encontrar refgio nos montes e abrigos naturais nos territrios de Edom, Moabe e Amom (Dn 11.41). Estes territrios sero poupadas do juzo divino durante a investida arrasadora do anticristo contra Israel (OLIVEIRA, CPAD, 2007). 5.2.2. Batalha de Armagedom O termo armagedom significa monte de Megido lugar famoso pelas guerras no AT. Este ser o local que Deus reunir todas as naes para peleja (Zc 14.1-3). Sobre esta batalha: a. Ser preparada e dirigida por Cristo Zc 14.1-2; Ap 14.11-21; b. Ser revidada pela trindade satnica Ap 16.13-14; 19.19; c. Ter como alvo a cidade de Jerusalm Zc 12.13; 14.2,14; d. Todas as naes estaro envolvidas nesta batalha Ap 16.14; Jz 33.2; Zc 12.3; 14.1-3. No pice da batalha de Armagedom, acontecer a segunda fase da Segunda Vinda de Cristo (Ap 19.11-16). Em resposta ao aflitivo clamor dos filhos de Israel, aparecer no
CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

79

cu o sinal do Filho do homem; todos os povos da terra se lamentaro e vero o Filho do homem vindo sobre as nuvens do cu com poder e muita glria (1Ts 4.17).

6. JULGAMENTO DAS NAES Neste evento escatolgico aps a Volta Triunfal de Cristo acontecer o julgamento das naes, estabelecendo, segundo Oliveira (CPAD, 2007), quais naes tero participao no Milnio... no h dvida de que naes tomaro parte do Milnio, enquanto que outras sero completamente aniquiladas. Neste julgamento destacam-se trs grupos: a. Irmos so todos os israelitas vivos na ocasio do julgamento Mt 25.40; b. Ovelhas so todas as naes aliadas a Israel Mt 25.33-34; c. Bodes so as naes confederadas sob a besta que sero julgadas de acordo com Mateus 25.41-46.

7. O REINO MILENAR Aps o aprisionamento de Satans (Ap 20.1-3), seguir-se-o mil anos de paz e governo perfeito sob o reinado de Sua Majestade o Senhor Jesus Cristo, dando incio a uma nova dispensao (Is 65.17-25). Jerusalm ser sede do governo milenial e mundial de Cristo (Mq 4.2; Is 22; 62.1-12). Podemos, sinteticamente, destacar esta dispensao milenial em relao: 7.1. A Israel Em relao a Israel podemos observar: a. Israel ocupar a terra da Promessa Gn 15.18-21; b. Israel ter muita glria Zc 8.22-23; c. Israel ter justia perfeita e paz Jr 23.5; Is 32.18; d. Celebrar culto com todas as naes Zc 14.16; e. Ser cheio do Esprito Santo Ez 39.29; Jl 2.28. 7.2. A Igreja O Reino Milenial de Cristo na terra no ser para a Igreja, mas com ela. Neste sentido, Raimundo de Oliveira salienta que neste perodo a Igreja estar glorificada com Cristo na Jerusalm celeste. A Igreja exercer a co-regncia com Cristo durante esse perodo ureo da histria da humanidade. 7.3. Ao Mundo Em relao ao mundo, Pedro Lindoso elenca os seguintes pontos: a. A vida humana ser prolongada Is 65.20.22; b. No haver deficincia fsica 35.3-6; c. O reino animal ser mudado Is 11.6-9; d. A abundncia de alimentos Jr 31.12; e. Justia e Paz universal Zc 14.16;

8. JULGAMENTO DE SATANS Depois de mil anos satans ser solto (Ap 20.7-9). Este acontecimento servir para: a. Provar aquelas pessoas que nascero durante o Milnio;
CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

80

b. Revelar que o corao do homem no-convertido, permanece inalterado, mesmo no reino pessoal do Filho de Deus; c. Demonstrar pela ltima vez quo pecaminosa a natureza humana, e que o homem por si mesmo jamais se salvar, mesmo sob melhores condies; d. Demonstrar que satans completamente incorrigvel. Enganando a muitos ele arregimentar muitas naes na ltima rebelio contra Deus na batalha de Gogue e Magogue. O fim deste levante est expresso nos seguintes termos: ... um fogo desceu do cu e as devorou. O Diabo, que as enganava, foi lanado no lago de fogo que arde com enxofre, onde j haviam sido confinados a Besta e o Falso profeta. Eles sero atormentados dia e noite pelos sculos dos sculos.

9. JULGAMENTO FINAL O Juzo Final retratado basicamente em Apocalipse 20.11-15 sendo que mortos em todos os tempos experimentaro uma ressurreio prpria para, diante do trono de Deus, ouvir a sentena final condizente com as suas obras. Os salvos por Cristo no passaro por este julgamento, uma vez que j esto glorificados por Cristo. Raimundo de Oliveira ainda destaca o fato de que os mortos salvos durante o Milnio certamente ressuscitaro nessa ocasio para serem tambm recompensados com a vida eterna. S assim se explica a presena do livro da vida nesse julgamento. Claudionor de Andrade destaca como os fundamentos deste julgamento: a. A natureza justa e santa de Deus Rm 2.5-10; b. A Palavra de Deus Jo 12.48; e, c. A conscincia das criaturas morais Rm 2.15; Ap 20.12.

10. A NOVA JERUSALM E O ESTADO ETERNO DOS JUSTOS Tudo quanto santo, perfeito e belo, se associa ao eterno e perfeito estado quando a ordem divina abolir e substituir o caos hoje dominante no reino dos homens. O escritor aos Hebreus 11.9-10 afirma o fato curioso de que Abrao viveu como forasteiro na Terra Prometida pelo fato revelador que ele esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artfice e construtor Deus (cf. Gl 4.26; Hb 11.16). Esta cidade, o lar eterno dos redimidos a Nova Jerusalm (Ap 21.1-4):
Deus criar novos e maravilhosos cus e terra que ficaro para sempre livres de toda a mancha de pecado. A haver uma alegria eterna... A descrio da Nova Jerusalm demonstra que Deus tem para ns um lugar melhor do que o Jardim do den, com todas as bnos do den intensificadas. Deus to bom! Ele sempre nos restaura a algo melhor do que aquilo que perdemos. Desfrutamos da comunho com Ele agora, mas o futuro reserva-nos a comunho intensificada com o Pai, o Filho e o Esprito Santo e com todos os santos... E posto que as portas da cidade sempre estaro abertas (Ap 21.25; Is 60.11), quem sabe o que os novos cus e terra tero para explorarmos? (HORTON, CPAD, 2008)

CONCLUSO

CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

81

A Escatologia permeia toda a narrativa bblica sempre focalizando o futuro, entretanto este futuro deve influenciar a vida prtica do cristo (Fp 3.13-14). Concordando com a citao acima, Justo L. Gonzlez destaca que a expectativa escatolgica genuna tem consequncias para a vida presente, que verdadeiramente espera certo resultado no final de suas vidas e da Histria que h de vir segundo essa esperana.

REFERENCIA BIBLIOGRFICA

ANDRADE, Claudionor de. As Verdades Centrais da F Crist. Rio de Janeiro: CPAD, 2006. ANDRADE, Claudionor Corra de. Dicionrio Teolgico, CPAD, Rio de Janeiro, 1996. LINDOSO, Pedro Cardoso. Escatologia. Coque MA: Edies Hokemh, 2000. HORTON, Stanley M. Teologia Sistemtica: Uma Perspectiva Pentecostal. 11 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2008. OLIVEIRA, Raimundo de. As Grandes Doutrinas da Bblia. 10 ed. CPAD, Rio de Janeiro, 2007. PENTECOST, J. Dwight. Manual de Escatologia uma anlise detalhada dos eventos futuros. So Paulo: Editora Vida, 2006. RHODES, Ron. O Cristianismo Segundo a Bblia a religio cultural e a verdade bblica. CPAD, Rio de Janeiro, 2007.

SUGESTO DE LEITURA O autor J. Dwight Pentecost em seu livro Manual de Escatologia (editora Vida) desenvolve uma minuciosa abordagem sobre os mtodos de interpretao empregados na escatologia, apresenta a viso escatolgica de diversas escolas de interpretao, e, desenvolve os principais temas escatolgicos histrica e teologicamente sob uma viso pr-milenista dispensacionalista. Esta obra desfruta de confiabilidade nos seminrios evanglicos brasileiro, desta forma, uma leitura obrigatria para esta disciplina.

CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

82

CURSO BSICO EM TEOLOGIA Escola Bblica Dominical Assembleia de Deus Sen. Alexandre Costa (MA)

83

Anda mungkin juga menyukai