Anda di halaman 1dari 5

FILOSOFIA E DIMENSES HISTRICAS investiga o surgimento das manifestaes da cultura do movimento do corpo humano, o crescimento e o desenvolvimento destas manifestaes

s em diferentes perodos da histria. interpreta as influncias da atividade fsica nas diferentes culturas e sociedades. o estudo da histria tem funo importante no cotidiano do profissional de Educao Fsica = demonstra um referencial dos acontecimentos do passado ensinando com as glrias/vivncias dos povos antigos, mas tambm alerta para os erros cometidos pelos nossos antecessores. a histria da Educao Fsica, deve ser compreendida a partir de uma anlise crtica sobre a sua evoluo dentro de um contexto histrico. O QUE HISTRIA? no apenas um amontoado de fatos, datas e nomes em seqncia cronolgica, mas um instrumento para a discusso crtica do passado, comparando e analisando acontecimentos relevantes que proporcionem solues para problemas do presente. a histria humana construda por evidncias, achados, documentos e depoimentos materializados por caracteres simblicos conhecidos como escrita. pode-se afirmar ento que a histria humana teve incio junto com a aquisio da habilidade de escrever e isto teria ocorrido a aproximadamente 5 mil anos, mas o que teria ocorrido antes da escrita? a arqueologia a cincia que desvendou uma srie de pistas e indcios sobre a vida humana anterior escrita e levantou hipteses sobre como teria sido o perodo prhistrico. EVOLUO HUMANA E A IMPORTNCIA DAS HABILIDADES MOTORAS acredita-se que h cerca de 12 milhes de anos, pequenos macacos com aproximadamente 1m. de altura viviam em regies da Europa, sia e frica e o desenvolvimento dessa espcie seria a chave para a evoluo do homem. Ramapithecus era dotado de algumas habilidades que o diferenciavam de outros macacos: atirava objetos em seus inimigos; carregava seus filhotes nos braos; apoiava nas patas traseiras para vigiar seu territrio.

em funo da seleo natural (Teoria evolucionista de Charles Darwin) o Ramapithecus tornou-se cada vez mais bpede e seus ps foram se adaptando a caminhar com segurana.

os filhotes adaptados a caminhar no conseguiam mais agarrar com os ps o plo de suas mes, com isso foram aperfeioando a postura ereta e as mes em consequncia liberaram as mos para carregar os filhotes. com a evoluo das mos (as habilidades motoras) eles aprimoraram o crebro: passaram a manipular ferramentas com objetivo de defesa e ataque. neste processo evolutivo originou-se diferentes espcies de descendentes devido alteraes climticas e ambientais (fsseis com cerca de 3 milhes de anos) revelam a existncia do Australopithecus africanus, Australopithecus boisei e do Homo habilis. as evidncias arqueolgicas apontam para a frica como o bero da humanidade migrando para o mundo e espalhando seus descendentes pelo planeta. apenas o Homo sapiens evoluiu e sobreviveu at os dias atuais, devido seu desenvolvimento intelectual superior e melhor adaptao aos obstculos colocados pelo meio ambiente: uso mais evoludo de ferramentas e armas construo de abrigos mais seguros; domnio do uso do fogo.

atualmente, todos os homens pertencem a subespcie Homo sapiens e as variaes fsicas ocorreram devido a adaptaes s exigncias do meio nas diferentes regies do planeta onde o homem se instalou h milhares de anos. constatou-se: pigmentao da pele mais intensa nos habitantes de regies com maior irradiao solar e habitantes das frias regies polares com mais gordura corporal que serve como reserva energtica e proteo trmica contra as baixas temperaturas. durante toda jornada evolutiva o homem teve como atividades de subsistncia a caa e a coleta de razes/ramos/frutos. Em funo dessas atividades teve que desenvolver habilidades fsicas especficas como: a corrida, os saltos, a natao, a escalada, o mergulho, o uso e lanamento de implementos (machado, lana, arco e flecha). 10 mil anos atrs o homem passou por perodo de grande mudana no comportamento: 1. Revoluo Agrcola descobriu-se o plantio como recurso para a obteno de alimentos = fixou o homem em um mesmo local (antes era nmade, quando a caa ficava escassa, o grupo migrava para outra regio), o plantio gerou um excedente de produo alavancando um grande aumento da populao humana. 2. com a fixao em um s lugar e o acmulo de recursos trouxe problemas para o homem = a fartura atraa a cobia de outros grupos que passaram a saquear e a necessidade de proteger-se levou o homem a intensificar sua preparao guerreira e a destreza humana para manipular armas (princpio usada na caa, passou a ser aperfeioada para defender os

territrios de inimigos), surge ento o treinamento do fsico para a guerra: lanamentos, arco e flecha, marchas e lutas. ATIVIDADE FSICA NAS PRIMEIRAS CIVILIZAES conceito de civilizao nasce junto com a fundao das primeiras cidades na Mesopotmia e Egito (5 mil anos a. C.). os homens agruparam-se em grandes comunidades para realizar grandes empreendimentos (barragens, muralhas) controlando a produo agrcola resultando = desenvolvimento tecnolgico, econmico e intelectual. no Ocidente este processo ocorreu com diferenciao social = diviso do trabalho, urbanizao e concentrao do poder poltico econmico. junto s primeiras civilizaes dos povos antigos a prtica de atividade fsica humana representava quase toda a energia gasta para sobrevivncia, produo de alimentos e atividade sociais. atualmente com o desenvolvimento tecnolgico as foras produtivas so predominantemente automatizadas, no exigindo do homem grande esforo fsico para sua sobrevivncia. De forma geral o homem usava o fsico com as seguintes funes/objetivos:

a. subsistncia: atividades voltadas para caa, pesca, fuga, defesa e o trabalho braal agrcola ou urbano. b. cerimnias sagradas: nos primrdios o homem no dominava o pensamento racional, com isso delegava a feitos divinos todos aqueles fenmenos que no podiam explicar, principalmente aqueles relacionados com as foras da natureza. As danas e os jogos eram componentes essenciais dos rituais sagrados (pontes que ligavam os homens aos deuses da natureza). De forma geral estas atividades eram seguidas de sacrifcios, muitas vezes humanos, para homenagear ou aclamar aos deuses. EX: Tlachtli, antigo jogo Maia (povo do Mxico) disputado at o sculo XVI, 7 jogadores de cada time tentavam fazer com que uma pesada bola de resina passasse por um aro de pedra fixado na parede e aps o jogo os artilheiros do time vencedor eram sacrificados para acalmar o deus Sol.

c. preparao guerreira: os povos vizinhos ou nmades passaram a cobiar terras e riquezas, atacando vilarejos e comunidades. O treinamento fez-se necessrio para aperfeioar as destreza dos guerreiros, que princpio usavam suas habilidades motoras e capacidade fsica apenas para caar, (corrida, lanamentos e saltos). Na guerra aquele que fosse mais eficiente sobrevivia e a oportunidade de errar no era mais oferecida, qualquer erro na pontaria poderia significar sua prpria morte.

d. jogos, brincadeiras e educao: por meio de jogos/brincadeiras, crianas e jovens imitavam e aprendiam as atividades da vida cotidiana adulta e os jogos adultos serviam como dramatizaes de episdios importantes para a vida do seu povo (guerras, representaes do trabalho, etc). Desta forma os jogos e brincadeiras adquiriam um grande potencial pedaggico para os povos antigos. nas civilizaes contemporneas a atividade fsica humana no era mais uma ferramenta essencial para a sobrevivncia, pois os meios produtivos apresentam-se automatizados, eletrnicos, com fontes de energia fssil (petrleo) eltrica, quando no atmica; o homem no precisa mais de seu corpo para se locomover, automveis, motocicletas e elevadores cumprem melhor o papel; a comida no tem mais que ser caada, est pronta para o consumo, enlatada, ensacada, industrializada. atualmente existe uma explicao racional para quase tudo e o homem perde cada o contato com o sagrado. As religies no usam mais o movimento do corpo como meio de comunicao com Deus e a prtica de atividade fsica foi racionalizada. a preparao guerreira ainda usa o treinamento do corpo como instrumento de combate, apesar da tecnologia reduzir cada vez mais a presena do homem no local de combate (msseis inteligentes, veculos blindados, avies); outra questo importante o fato de apenas uma pequena parcela da populao participar do contingente militar; hoje a guerra no mais uma constante para todos os pases e os acordos diplomticos e alianas estratgicas (econmicas e polticas) reduziram as guerras. os jogos e brincadeiras continuam assumindo o papel educacional na vida contempornea e a atividade fsica resiste ao tempo passando de gerao para gerao como importante ferramenta de socializao entre os homens. no entanto, mesmo as brincadeiras e jogos ldicos envolvendo o movimento do corpo humano, encontram-se ameaados pelos avanos tecnolgicos (brinquedos eletrnicos reduzem drasticamente a execuo de atividade fsica: vdeo-games, computadores, simuladores de modalidades esportivas, onde os dedos so as nicas partes do corpo que se movimentam). entretanto o sedentarismo humano contemporneo tem levado a gerao de uma cultura de prtica de atividades fsicas (a cultura da necessidade) assolado por doenas causadas pelo sedentarismo, pelo estresse, pela alimentao industrializada (obesidade, hipertenso, diabetes e depresso) passou a procurar locais para praticar atividades fsicas.

a cultura mundial do fitness alavancada por dois fatores principais: as questes da sade (preventiva ou remediada) e a esttica (padres inatingveis de corpos construdos e amplamente divulgados pela mdia). contudo o homem em sua busca desenfreada por conforto e tecnologia e eficincia baniu a atividade fsica de sua vida e agora tem de resgat-la atendendo o chamado do seu corpo e de sua herana gentica de milhes de anos.

Anda mungkin juga menyukai